• Nenhum resultado encontrado

INTERESSADA: Escola de Educação Básica e Profissional da Fundação Bradesco

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTERESSADA: Escola de Educação Básica e Profissional da Fundação Bradesco"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EMENTA: Recredencia a Escola de Educação Básica e Profissional Fundação

Bradesco, situada no município de Caucaia-CE, renova o reconhecimento do Curso Técnico em Administração, com validade até 31 de dezembro de 2014.

RELATOR: Samuel Brasileiro Filho

SPU Nº: 10251771-1 PARECER Nº: 0407/2011 APROVADO EM: 09.08.2011

I – RELATÓRIO

1.1. Da Solicitação de Recredenciamento e Renovação do Reconhecimento do Curso Técnico em Administração

A Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, situada na Av. Dom Almeida Lustosa, 585, Parque Tabapuá, Caucaia – CE, instituição da rede particular vinculada à Fundação Bradesco, solicitou ao CEE a renovação de seu credenciamento e do reconhecimento do Curso Técnico em Administração, mediante ofício da sua Diretora ELENI GENTIL AMARAL, datado de 02 de agosto de 2010.

1.2. Situação Legal da Instituição

A Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco é instituição de ensino devidamente credenciada pelo CEE e que já oferta o Curso Técnico em Administração, devidamente reconhecido pelo Parecer CEC n° 726/2005, com validade até 31 de dezembro de 2010.

Documentação Apresentada e Analisada na instrução do Parecer:

• Projeto Pedagógico; • Regimento Escolar;

• Plano de Curso de Técnico em Administração.

Cumpridas todas as recomendações apontadas pela Assessoria Técnica do Núcleo de Educação Superior e Profissional, este emitiu a Folha de Despacho e Informações n° 046, de 21.03.2011, com a análise final do processo, onde concluí que a Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco cumpriu com todas as recomendações para ajustes em sua documentação e atende aos requisitos básicos para a oferta do curso técnico requerido e para seu recredenciamento, sendo designado o especialista avaliador Pedro Augusto Lopes Pontes, professor da

(2)

UECE, Doutor em Organização e Gestão, para realizar a verificação in loco e a avaliação do Plano do Curso Técnico em Administração.

1.3. Caracterização do Curso Técnico em Administração

O Plano do Curso Técnico em Administração ofertado pela Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, na modalidade presencial é organizado em 02(dois) módulos curriculares, com terminalidade intermediária em Assistente em Administração, conforme matriz curricular que segue, a qual integra 800 horas de formação específica e 200 horas de estágio, perfazendo um total de 1000 horas.

Matriz Curricular

MÓDULO I Unidade de Estudo CH

GESTÃO INTEGRADA

Gestão e Organizações 92h

Gestão Administrativa 100h

Introdução às áreas funcionais da gestão 160h O novo mundo do trabalho e empreendedorismo 48h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 100 horas TOTAL CARGA HORÁRIA 400 horas

MÓDULO II Unidade de Estudo CH

SISTEMAS DE GESTÃO

Gestão Financeira 80h

Gestão de Pessoas 80h

Gestão da produção e dos serviços 80h

Gestão de Marketing 80h

Gestão da Informação 60h

Inovação, aprendizagem e conhecimento nas organizações 20h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO2 100 horas

TOTAL CARGA HORÁRIA 400 horas

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 800 horas

(3)

1.4. Da organização Didática

A organização didática pedagógica está de acordo com a legislação e normas da Educação Profissional. O Plano do Curso Técnico em Administração tem sua matriz curricular organizada em dois módulos, estruturados em unidades de estudos, nas quais são detalhadas as competências e habilidades, com plena adequação ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

O Curso Técnico em Administração é coordenado diretamente pela Sra. Evelin Vanessa Correia do Santos, que trabalha na sede Fundação Bradesco, em São Paulo. Localmente a coordenação do curso é exercida pela Profa. Flávia Cristina Santos Soares, que tem Curso Superior Sequencial em Administração de Marketing e Criação Publicitária.

1.5. Do Corpo docente e Técnico-administrativo

O Corpo docente é constituído por 06 professores, cujas formações estão indicadas no quadro que segue:

Docente Formação

Zacarias Chaves dos Santos Junior Graduado em Contabilidade

Carlos Galdino Alves Neto Licenciado em História e Geografia com MBA em Gestão Empresarial

Antônio Edson Martins Oliveira Graduado em Ciência da Computação com Doutorado em Ciência da Educação

Docente Formação

Renata Rezende Ferreira Graduada em Administração de Empresas com Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas Eklésio Vieira Peixoto Bacharel em Economia

(4)

O relatório do especialista/avaliador aponta a necessidade de contratar docente para atender a unidade de ensino de Gestão de Marketing e orientação de estágio.

O Corpo técnico-administrativo da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco é constituído de 04 profissionais com as seguintes formações:

Técnico-Administrativo Formação

Eleni Gentil Amaral Diretora Pedagógica

Pedagoga Habilitada em Administração Escolar, com especialização em Psicopedagoga e MBA em Gestão Educacional

Genésio Luiz B. de Sá Leão

Assistente da Direção Pedagogo Rosangela Cardoso da Silva

Orientadora Pedagógica Licenciada em Filosofia, administração escolar e pedagógica Alexandrina Maria do Nascimento Soares

Secretária Escolar Secretariado Escolar – Reg 4.457/SEC

1.6. Das Instalações Físicas

A Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco tem instalações adequadas para oferta de Ensino Técnico em Administração, dispondo de salas de aulas, espaços administrativos e de convivência, laboratório de informática e biblioteca com acervo adequado.

1.7. Da Avaliação do Especialista e Resumo das Informações

O Conselho Estadual de Educação designou o Especialista Avaliador

Pedro Augusto Lopes Pontes, professor da UECE, Doutor em Organização e

Gestão, mediante a Portaria n° 091/2011, publicada no Diário Oficial do Estado em 30/05/2011, o qual realizou ao Centro de Educação Profissional Jessé Pinto e emitiu Relatório de Avaliação, em que constam os seguintes conceitos para as dimensões avaliadas do Curso Técnico em Administração:

(5)

Conceitos finais do Curso Técnico em Administração

Aspectos Avaliados Conceito Final

Coordenador do Curso I Plano de Curso B Corpo docente B Instalações E Biblioteca B Laboratórios E Recursos audiovisuais B

Aspectos de Inclusão Social E

O avaliador recomendou a aprovação do reconhecimento do Curso Técnico em Administração da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco orientado a indicação formal de um novo Coordenador local, com formação adequada.

II – FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Na análise realizada constatou-se que a Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco atende satisfatoriamente à legislação pertinente à educação profissional, encontrando-se o Plano de Curso organizado de acordo com o artigo 5º, parágrafo primeiro da Resolução CEC nº 413/2006, formatado conforme o Manual da Unidade Escolar do MEC e atendendo às determinações da Resolução CNE/CEB nº 03/2008 que dispõe sobre a implantação do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. Encontra respaldo, ainda, nos seguintes documentos legais: Resolução CNE/CEB nº 04/1999, Decreto nº 5.154/2004 e Lei nº 9.394/1996.

III – VOTO DO RELATOR

Considerando as Informações do NESP e, principalmente, o relatório do avaliador, somos de parecer favorável ao recredenciamento da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco e o reconhecimento do curso Técnico em Administração, até 31 de dezembro de 2014, recomendando que o coordenador do curso seja substituído por alguém com formação adequada.

(6)

IV – CONCLUSÃO DA CÂMARA

Processo aprovado pela Câmara de Educação Superior e Profissional do Conselho Estadual de Educação.

Sala das Sessões da Câmara de Educação Superior e Profissional do Conselho Estadual de Educação, em Fortaleza aos 09 de agosto de 2011.

SAMUEL BRASILEIRO FILHO

Relator e Presidente da CESP

EDGAR LINHARES LIMA

Referências

Documentos relacionados

A seleção para as vagas do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e

Tais unidades educacionais da EJA devem promover a autonomia do jovem e adulto de modo que eles sejam sujeitos do aprender a aprender em níveis crescentes de apropriação

Foram utilizados 24 cabritos ½ Boer ½ SRD com peso corporal médio inicial de 15 kg para estimar a composição corporal e as exigências nutricionais em proteína, energia,

Nro Lote Nro Guia Dt Emissão Nome do Paciente Cód... Nome: ALEXANDRE OLIVEIRA ARAUJO

Também foi apresentado o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que leva em conta educação, saúde e emprego e renda dos municípios, e que foi utilizado neste

Typically the parameters measured include atmospheric CO2fluxes and concentration, using Eddy Covariance [1,2,3]; soil gas flux and concentration, using soil accumulation

Considerando a função perda de qualidade de Taguchi e desconsiderando os custos do consumidor, Elsayed e Chen (1993) detenninam uma medida de qualidade, a qual chamam PerMQ.

O SINPEEM, que é formado pelo quadro de apoio pessoas que trabalham na secretária das escolas, na limpeza, na cozinha e como zelador, equipe técnicaDiretor, Vice-Diretor e Coordenador