• Nenhum resultado encontrado

Integração pedagogica das TICs - biologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Integração pedagogica das TICs - biologia"

Copied!
115
0
0

Texto

(1)

Biologia 2

Biologia 2

Módulo de integração das tecnologias de

informação e comunicação no ensino e na

aprendizagem da biologia

 

 

Traduzido para Português por Benjamim BANDEIRA

 

 

African Virtual university UniversitéVirtuelleAfricaine Universidade Virtual Africana

Preparado por

 

Mamadou SARR

 

(2)

 

Nota

 

Este documento foi publicado sob uma licença Creative Commons 2.5 de paternidade 

(a menos restritiva). 

http://en.wikipedia.org/wiki/Creative_Commons Atribuição 

http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/ Licença (abreviada “cc-by”), Versão 2.5. 

(3)

 

Índice de Conteúdos

 

I. Módulo de integração das tecnologias de informação e de comunicação no ensino e na aprendizagem da biologia ________________________________________ 3  II. Pré-requisitos/conhecimentos previamente necessários __________________ 3  III. Volume horário/tempo ____________________________________________ 3  IV. Materiais didácticos ______________________________________________ 3  V. Justificação/Importância do Módulo __________________________________ 3  VI. Conteúdo ______________________________________________________ 4  6.1 contornos/grandes linhas ______________________________________ 4  6.2 representação gráfica _________________________________________ 6  VII. Objectivo Geral _________________________________________________ 7  VIII. Objectivos específicos para as actividades de aprendizagem _____________ 7  IX. Actividades de ensino e de aprendizagem _____________________________ 8  9.1 Auto-avaliação nas TIC’s _______________________________________ 8  9.2 Falsas noções _______________________________________________ 11  X. Conceitos-chave (glossário ) _______________________________________ 15  XI. Leituras obrigatórias _____________________________________________ 19  XII. Recursos multimédia ____________________________________________ 25  XIII. Links úteis ____________________________________________________ 27  XIV. Actividades de aprendizagem ____________________________________ 34  XV. Síntese do módulo _____________________________________________ 76  XVI. Avaliação somativa ____________________________________________ 82  XVII. Referências bibliográficas ______________________________________ 87  XVIII. Ficha de avaliação ___________________________________________ 90  XIX. Autores do módulo ____________________________________________ 91 

(4)

I. Módulo de integração das tecnologias de

informação e de comunicação no ensino e

aprendizagem da biologia

 

Mamadou SARR e Salomon TCHAMENI NGAMO 

II. Pré-requisitos/conhecimentos prévios necessários

 

Competências básicas nas TIC  Acesso a um computador 

Acesso à Internet* (fortemente recomendado para várias actividades) 

III. Volume horário/Tempo

 

120 horas das quais 40 centradas na aprendizagem das competências gerais na utilização das TIC em educação e 80 horas específicas ao ensino da biologia. 

IV. Material didáctico

 

Computador, CD-Rom, "software" de simulação, de animação 

V. Justificação/Importância do Módulo

 

A excelência em educação exige a integração de diversos meios de comunicação social, das tecnologias e das técnicas apropriadas para o ensino e a aprendizagem do ambiente. 

O acesso à uma nova geração de TIC oferece novas oportunidades ao professor (a) s e aos estudantes em ciências. No entanto, a integração eficaz das aplicações tecnológicas dependem do grau de familiaridade dos educadores e educadoras, e da utilização que estes fazem dos novos recursos. Um módulo sobre a integração das TIC para a aprendizagem da ciência na sala de aulas, é por conseguinte uma adição válida no desenvolvimento progressivo dos educadores e educadoras, das ciências e das matemáticas.

(5)

VI. Conteúdo

 

Nas demarches de integração das TIC na educação, as actividades a efectuar não são necessariamente executada por etapas sucessivas, uns após outros. Certas acções podem ser empreendidas paralela, concomitantemente ou de maneira circular. Sobreposições são às vezes perceptíveis. As etapas a atravessar variam de uma actividade ao outro, uma situação ao outro e por conseguinte, os elementos de contexto devem ser tidos em conta neste processo. A diligência é por conseguinte iterativa e não linear. Para isso, é conveniente especificar claramente as tarefas a efectuar e dar orientações precisas para uma utilização mais eficaz das TIC em pedagogia. São estas orientações que determinam a natureza e a qualidade das aprendizagens e os ensinos efectuados no processo. Com vista a ajudar os professores integrar melhor as TIC nas suas práticas pedagógicas e afim de permitir oferecer um melhor enquadramento à distância aos estudantes em Biologia, este documento apresenta as grandes linhas que facilitam a pôr em obra este processo. 

6.1 Contornos/grandes linhas

 

A integração das tecnologias de informação e comunicação para fins de preparação, pilotagem das actividades de aprendizagem e gestão do ensino, é um processo complexo que obedece à orientações claras. Com efeito, solicita para a sua realização, competências mínimas por parte do pessoal professor e alunos. Essencialmente, este módulo comporta duas grandes secções. A primeira secção é relativa às unidades teóricas de integração das TIC ou seja as orientações e aspectos pedagógicos necessários ao ensino e a apropriação das TIC na Biologia. A segunda secção é consagrada à prática, por conseguinte à aplicação das TIC no ensino e da aprendizagem da Biologia. As grandes linhas deste módulo se declinam assim como segue. 

Secção I: Teoria da integração das TIC na educação 

1.1 material didáctico adequado 

1.2 justificação da importância do módulo 

1.3 objectivos do módulo: objectivos gerais e objectivos específicos  1.4 actividades de aprendizagem 

1.4.1 avaliação preliminar e precauções a tomare  1.4.2 conceitos-chave na Integração das TIC 

I.4.3 leituras obrigatórias: referências, resumo e descrição  I.4.4 recursos multimédia obrigatórios 

(6)

Secção II: Aplicação das TIC no ensino das disciplinas científicas 

2.1 actividades comuns de aprendizagem para todas as disciplinas  (Biologia, Química, Física, Matemática) 

2.1.1 Relatório das leituras obrigatórias  2.1.2 Relatório das leituras à escolha 

2.2 actividades específicas ao ensino e aprendizagem da biologia  2.2.1 Primeira actividade de aprendizagem específica de biologia  2.2.2 Segunda actividade de aprendizagem específica de biologia  2.2.3 Terceira actividade de aprendizagem específica de biologia 

2.3 Síntese do módulo 

2.4 Avaliação somativa 

(7)

6.2 representação gráfica

 

Módulo de integração TIC em Biologia

 

(8)

 

VII. Objectivo Geral

 

O objectivo geral deste módulo é conduzir os estudantes a desenvolverem competências tecno-pedagógicas que lhes permite fazer um melhor uso das tecnologias na educação para planificar o seu ensino, procurar informação, comunicar, resolver problemas, desenvolver-se profissionalmente e conduzir os alunos a melhor aprender com as TIC. 

VIII. Objectivos específicos às actividades de

aprendizagem (Objectivos formadores)

 

O enunciado dos princípios e teorias de integração das TIC na educação se articula em torno de cinco eixos que são recapitulados sob forma de objectivos específicos de aprendizagem adaptável de acordo com as disciplinas de formação. Os princípios pedagógicos de integração das TIC em educação convergem em redor de 7 objectivos específicos que constituem os objectivos essenciais de aprendizagem em biologia. Ttrata-se nomeadamente de ser capaz de: 

1- exercer um espírito crítico e matizado em relação aos princípios pedagógicos de integração TIC em educação. 

2- exercer um espírito crítico e matizado quando ensina-se a biologia  3- avaliar o potencial TIC no ensino da biologia 

4- comunicar através de instrumentos multimédia relevantes e variados (correio, criação de sítios Web, etc.) quando se ensina a física. 

5- utilizar eficazmente as TIC para fazer investigações e para resolver problemas na (ou de) biologia. 

6- utilizar eficazmente as TIC para favorecer o desenvolvimento profissional no ensino das ciências da vida e da terra. . 

(9)

IX. Actividades de ensino e de aprendizagem

Avaliação preliminar/inicial:

 

Estão prontos para este módulo?

 

Estudantes/alunos: 

Nesta secção, encontrará perguntas de auto-avaliação que vos ajudará a testar o vosso nível a fim de melhor enfrentar este módulo. Deveriam efectuar um teste sincero e realizar a actividade recomendada no fim da auto-avaliação. 

Incentivamo-los a tomar o tempo necessário para responder às perguntas feitas nas secções A, D e E do quadro abaixo. 

Formadores: 

As perguntas de avaliação preliminar que são feitas aqui guiam os estudantes a saber se estão suficientemente preparados para receber o conteúdo aqui apresentado neste módulo. Esta avaliação preliminar é fortemente sugerida dado que ela permite, com base no resultado do teste do aluno, de propor acções adequadas. 

A título de formador, tu deverás incentivar os estudantes a procederem a sua auto-avaliação, que consiste em responder todas as perguntas feitas nas secções A, C e E do quadro abaixo. A investigação em educação mostra que isso pode ajudar os estudantes a melhor se prepararem, e articular seus conhecimentos prévios. 

9.1 Auto-avaliação nas TIC

 

Avaliar a vossa habilidade quanto à utilização das TIC.

 Se o total dos vossos pontos é superior ou igual à 60 sobre 75, estão prontos para utilizar este módulo.

 Se o resultado total estiver compreendido entre 40 e 60 será necessário actualizar vossos conhecimentos básicos nas TIC.

 Um total de pontos inferior à 40 sobre 75, indica que há necessidade de fazer um curso sobre as competências básicas de TIC. 

Tentar as perguntas seguintes e avaliar onde está no espectro de utilizador das TIC. 

(10)

Nível de confiança

 

Sector de competência

Baixo/ Fraco

Necessita de ajuda

Bom Elevado Muito elevado

1 2 3 4 5

A) competências gerais 

Familiarização com as competências TIC básicas 

da UVA (com ajuda dos "software" de tratamento de 

textos, "software" de balanço, Web, o navegador, etc. 

ver alista de pré-requisitos necessários).  Confiança na orientação do estagiário em formação 

à distância da UVA (planificação da lição, das referências, dos links, etc.). 

Emprego dum "software" ("software" interactivo para 

criar e salvaguardar as conferências, tabelas,  anotações, objectos, copiar e colar imagens). 

B.) Capacidades de utilização das TIC na  Matemática 

Ensino a toda turma e aos grupos de 

trabalho dos "software" Geogebra, gráfico, Activ-  Primary, maths de Easiteach, maths de RM, trabalho 

de grupo com TIC nas matemáticas, recursos nos sítios 

Web que empregam as matemáticas de RM  Uso das TIC para a formação 

Ensino a toda turma e trabalho de grupo 

"software" genérico de criação de recursos  como ActivPrimary (por exemplo TWAW, o  primeiro Word falante, o meu World3), sítios Web. 

C) Capacidades de utilização das TIC na  Física 

Emprego de laboratórios virtuais e simulações  (por exemplo o sistema óptico destacado pelo applet 

http://www.hazelwood.k12.mo.us/~grichert/optics/I ntro.html.física 2000). 

Utilização da física modelando o "software" 

(por exemplo agrafos de crocodilo). 

Utilização de outros recursos TIC (por exemplo  o equipamento júnior de perspicácia e de sensação, 

a máquina fotográfica digital, E-microscópio). 

(11)

Nível de confiança

 

Sector de competência

Baixo/ Fraco

Necessita de ajuda

Bom Elevado Muito elevado

D) Capacidades de utilização das TIC nas  ciências 

1 2 3 4 5

Utilização dos "software" genéricos para apresentar informação e para criar recursos acessíveis ao  público-alvo (por exemplo, TWAW, o 

primeiro Word falante, o meu mundo, programas  de processamento de dados), Pesquisa com ajuda de 

sítios Web e de discos compactos-ROM 

E) Capacidades de utilização das TIC para  outras aprendizagens 

ActivPrimary, criando recursos em "software" 

genérico (por exemplo, TWAW, primeiro Word  falante, o meu mundo), sítios Web, disco compacto-ROM 

de Micropedia, outros discos compactos-ROM  específicos, máquina fotográfica digital,  máquina fotográfica visual digital. 

Utilizando as plataformas de partilha sobre o  sítio da UVA e/ou um sítio qualquer (para ler,  escrever e dar os trabalhos de casa) e para  pôr programas calibrados e processos a  compartilhar pelos alunos. 

Emprego de "software" da Office (Word, Excel,  PowerPoint) para usos profissionais. Por  exemplo, criar e adaptar os recursos do ensino,  escrever relatórios, planificação de 

empregos de tempo, registo de dados e de 

notas dos alunos. 

Uso da Internet para o desenvolvimento profissional (recursos pedagógicos, informações para

enriquecer o ensino, download de imagens).  Emprego de "software" para registar o progresso dos 

alunos 

Utilização de outros recursos TIC (por exemplo 

o digitalizador ou "scanner", a máquina fotográfica digital 

(12)

9.2. Precauções/falsas ideias no ensino e a aprendizagem em

linha (falsas noções)

 

Estudantes:

 

Esta secção é um aviso para o aluno (s) que têm muitos preconceitos quando trabalha com computadores quando navega pela Internet. Encontrará nomeadamente algumas das importantes precauções a tomar para evitar cair na armadilha destas preconcepções que podem reservar surpresas às vezes desagradáveis. Para evitar tais armadilhas, é portanto, importante dar um passo para trás quando se aprende e ensina com as TIC e adoptar uma postura crítica vis-à-vis esses preconceitos.

As ideias falsas a respeito das TIC diferem dos erros e dos equívocos pois que existem nos estudantes um modelo mental da forma como as coisas funcionam, e que divergem dos pontos de vista admitidos.

A falsa ideia pode ser devida a um equívoco fundamental entre os mais jovens alunos. As crianças podem ter equívocos fundamentais sobre a maneira como os computadores funcionam, que lhes atribuem inteligência e perspicácia que estão para além das possibilidades reais de qualquer máquina corrente. 

As ideias falsas conduzem frequentemente as crianças a alterar as suas atitudes e a compreensão da natureza das tecnologias. As crianças são rápidas para tomar e adoptar as atitudes dos que estão em redor deles. Imagens TIC apresentadas nos meios de comunicação social, ou as atitudes a respeito da tecnologia mostrada por outros frequentemente são adoptada por crianças (mesmo por adultos). 

A título de exemplos, eis algumas falsas ideias procedentes das discussões com antigos alunos: “a Internet é perigosa e as pessoas querem exactamente vos vender coisas”; “os computadores são brinquedos para os rapazes e não são interessantes ou úteis para as raparigas”. 

Pode considerar as vossas próprias atitudes e preconcepções ao assunto das TIC.  Terá um importante papel de modelo a desempenhar para os alunos. 

(13)

Falsas ideias:

 

1. Que um ficheiro composto de gráfico é algo de diferente ou uma espécie de entidade procedente de um ficheiro texto, ou um processo de unidade de tratamento texto. Bem mais, que um de aplicação como Word, Excel, é uma espécie de entidade diferente dos ficheiros de documentos que produz. 

2. Que um ficheiro correntemente editado é simplesmente uma cópia do ficheiro armazenado no disco duro (também importante de notar a excepção para ficheiros que se encontram nas bases de dados). 

3. Os estudantes (alunos) pensam que um ficheiro de dados de uma imagem é também diferente de um ficheiro de dados de um texto da mesma maneira que a fotografia difere de uma página impressa. Mas, isso não é obviamente verdadeiro. 

4. Os estudantes pensam que editando o seu documento com uma aplicação de tratamento de texto, alteram consequentemente os dados do ficheiro. Mas, aquilo não é verdadeiro (até que seja salvaguardado de novo). A excepção reside numa base de dados onde, cada edição de dados provoca imediatamente a mudança dos dados do ficheiro. 

5. Todas as páginas Web aparecem indefinidamente disponíveis aos olhos dos alunos. Como isso não é sempre assim, deve controlar a funcionalidade dos endereços do sítio Web que vai empregar antes de os comunicar. Verifique se têm uma duração de vida limitada e se estão no ponto de alterar. 

Precauções

 

Os alunos têm necessidade de conselhos e de detalhes para a investigação das informações na Internet:

 

• Evitem “a investigação vaga” na Internet para diferentes tipos de actividades. A maior parte dos alunos tem necessidade de mais directivas. Se quer que os alunos façam uma investigação na Internet, dê uma actividade preparatória que lhes permitirá considerar as palavras chave adequadas para poder utilizar um motor de pesquisa. Isso pode ser uma actividade interessante de centralização de grande porte. Verifiquem que as palavras chave produzem resultados desejados antes do desenvolvimento da lição. 

• Verifique o tempo utilizado para o download do material sobre os sítios que escolheu. Se isso parece longo, deve poder ajustar o plano da lição para que os alunos façam o download dos recursos. 

(14)

• Terá necessidade de elaborar uma curta lista de palavras chave e dos conceitos para explicações aos alunos antes que tentem as actividades que foram propostas nos sítios Web. 

(15)

As vossas primeiras escolhas podem não estar disponíveis: 

• Faça uma lista de alguns endereços alternativos de sítios Web no caso de as primeiras escolhas estarem indisponíveis. 

Conexões indesejáveis e actualizações: 

• Os vossos sítios Web escolhidos retornam a links de sítios Web indesejáveis e de sítios de informações publicitários. Os novos links aparecem todo o tempo, verifique isso antes da lição. 

• Procure sítios Web que apresentem dispositivos de convite de correspondência por correio electrónico. Ver se o endereço do correio electrónico da escola pode ser apresentado ou se esta opção pode ser sujeita a um bloqueio. Evite empregar os sítios Web que solicitam respostas pessoais por correio electrónico. 

Palavras chave: A sua utilidade e a sua delimitação 

• Verifique particularmente as ortografias americanas das palavras científicas principais, por exemplo, “Sulfur” em vez “de sulphur”. 

O acesso ao computador da escola pode ser limitado: 

• Alguns computadores da escola são programados para bloquear o registo e download dos processos, ou o registo dos ficheiros é limitado. 

• Alguns computadores da escola bloqueiam certos sítios Web, e não permitem não aceder. 

• Examinem os computadores que utilizará, a fim de tomar as disposições necessários antes da lição. 

A protecção é um aspecto importante nas TIC: 

• Tente reconstituir os endereços do sítio Web formato electrónico, ou salvaguardar nos favoritos, como um e-mail, sobre uma disquete ou sobre um disco compacto (CD-ROM). Evite escrever em tabelas longos endereços que devem ser introduzidos em computadores à mão. Sítio Web erros de dactilografia: Escrever de maneira incorrecta os endereços dos sítios Web pode ser muito desmotivante para os alunos. 

• Conserve uma cópia disponível da vossa lista de endereços de sítios Web no seu disco instantâneo pessoal, disquete ou disco compacto (CD-ROM) e tenha isso consigo durante a aula. 

• Uma vez tenha feito a lista dos sítios Web seguros, torne-os disponíveis electronicamente, por um sítio Web departamental, uma conferência electrónica como a primeira classe ou o correio electrónico, aos alunos fora das horas de aulas.  • Se possível, tente salvaguardar os sítios Web escolhidos nos “favoritos” nos computadores 

(16)

que vai utilizar. Após terem clicado no botão “acrescentar favoritos”, clicar para tornar a caixa “disponível em diferido”. Não são todos os sítios Web que podem ser salvaguardados desta maneira. Os que podem, serão registados sobre as máquinas que utiliza. Isso vos dá a possibilidade de utilizar o sítio Web durante a aula sem o link activo da internet. De maneira alternativa, poderia queimar cópias de disco compacto (CD-ROM), sítios Web que deseja empregar durante a aula, utilizando “rewriter” de CD. Pode carregar o sítio Web destes discos compactos antes de começar a aula. 

O inconveniente desta abordagem é que as cópias de CD-ROM dos sítios Web não são actualizados quando os sítios Web são actualizados. 

Todos os alunos não têm acesso à Internet em casa: 

• Pode dizer aos alunos que utilizem a Internet para apoiar seus deveres. Contudo, deve assegurar o acesso aos computadores da escola aos que não têm acessos a um computador em casa, e, antes do fim do prazo da entrega dos deveres. 

• Se vocês apresentam aos alunos a vossa pequena colecção de sítios Web como um CD-ROM, eles não devem ir em linha, e podem eles ter uma experiência virtual de Internet. 

Desenvolvimentos correntes e futuros das TIC. 

As previsões a respeito das tendências futuras do desenvolvimento das TIC implicam geralmente adjectivos como “mais pequeno, mais rápido, melhor mercado”. A miniaturização, a mobilidade e a capacidade crescentes dos sistemas significam que a gama das utilizações das TIC aumenta exponencialmente. 

Os próximos desenvolvimentos essenciais são susceptíveis de ser: 

• Uma adopção mais larga das tecnologias como o USB, que reduzirá os números de fios que arrastam na parte traseira dos computadores, porque vários dispositivos “serão ferroutés” por uma conexão simples. 

• As tecnologias “Bluetooth” que permitem o encadeamento por rádio, e perfeitamente, a supressão dos cabos. Com um acesso mais rápido à Internet “à larga banda”, as conexões tornam-se mais largas, o que conduz a maior utilização dos recursos multimédia em linha como a acústica e o vídeo. A implicação das escolas é que elas devem continuar “ a recuperar-se”, consagrando importantes recursos no investimento em tecnologia e para a formação. 

(17)

X. Conceitos-chave (glossário)

 

Estudantes:

 

Nesta secção, encontrará os conceitos principais úteis para completar este módulo. Não deveria consultá-lo imediatamente. Em vez disso, incentivamo-lo a reler resumidamente suas descrições e passar para a próxima secção. 

Formadores:

 

Os conceitos principais definidos abaixo apresentam aos estudantes os recursos disponíveis para completar este módulo. Como formador, deverá incentivar os alunos a ler estas definições antes de passar ao estudo. A investigação em educação mostra que isso pode ajudar os alunos a estarem melhor preparados e a bem articularem seus conhecimentos prévios. 

TIC: Tecnologia (T) de Informação (I) e Comunicação (C) TIC designam em geral um conjunto de técnicas inovadoras no domínio audiovisual, da informática e de telecomunicações que permitem o armazenamento, o tratamento e a obtenção de informação. Trata-se por conseguinte de uma combinação de tecnologias procedentes da informática com outras tecnologias aparentadas, em particular de comunicação. Vários acrónimos que sugerem às vezes matizes frequentemente são utilizados para designar as Tecnologias de Informação e de Comunicação (NTIC, NT, NTI, TICE, NTF, TE). O acrónimo TIC parece cada vez mais vasto no mundo científico, da Formação Aberta e à distância e de Integração pedagógica das TIC. 

Integração pedagógica das TIC: Por esta noção, não se trata de limitar-se ao instaurado de redes e equipamentos, mas a utilização tecnologias a escola para a melhoria da aprendizagem e para fins desenvolvimento educativo. Além disso, entende-se por este conceito um processo de uso apropriado, habitual e suficientemente regular das tecnologias interactivas e comunicacionais conduzindo à uma modificação benéfica das práticas escolares com o propósito de uma melhoria das aprendizagens dos alunos. 

"software": São programas inicialmente concebidos para facilitar a utilização das TIC aos utentes. Estes programas são de vários tipos e comportam vários alternativas ("software" de aprendizagem, "software" de fontes livres ou gratuitos, etc.). Existe por conseguinte numerosos apoios desenvolvidos para ajudar os professores e os alunos a apropriar-se das TIC. Apresentam-se sob forma de programas informáticos educativos, de tutoriais, exercitadores, procedimentais, CD-ROM, etc. 

(18)

Sítios Web: É um conjunto de ficheiros (páginas HTML, imagens, PDF, son, vídeo, programa, animações flash SWF.) e de processos, formando a arborescência do sítio, colocados no mesmo espaço do disco duro de um posto de trabalho (fase de elaboração) ou um servidor (fase de publicação), e vinculados entre si por ligações hipertextos. O acesso a um sítio web pode ser mundial sobre a tela Web, a Internet ou limitado por uma rede local, a intranet. De modo que o sítio seja acessível desde uma rede mundial ou local, um servidor Web ("software") deve funcionar sobre o servidor (computador) quem aloja o sítio. 

FOAD: Formação Aberta e à distância ou Formação à distância (FAD) é o equivalente do termo inglês e-learning ou e-aprendizagem é geralmente um conceito utilizado na literatura europeia de língua francesa para designar o domínio da aprendizagem em linha. A auto-aprendizagem ocupa um lugar importante neste tipo de formação que exige mais autonomia da parte do estudante neste processo. Porque, as formações oferecidas podem fazer-se totalmente a distância graças à rede Internet ou integrar curtos períodos de formação presencial. 

Comunicação síncrona: Trata-se de um modo de comunicação instantânea em tempo real por meio dos bate-papos ou chats, dos fóruns de discussão e sistemas informatizados de conferências, fóruns electrónicos, etc.

Comunicação assíncrona: o FOAD apresenta a vantagem de dessincronizar tempo dos professores e o dos estudantes que poderiam comunicar de acordo com a sua disponibilidade de maneira assíncrona (ou seja em tempo diferido) através de redes multimédia de trocas de informações através de ferramentas como e-mail, plataformas de trabalhos, etc.

e-portfolio: Também chamado portfolio digital, este instrumento tem a particularidade de apresentar perto de uma dúzia de tipos de ficheiros: ficheiros de texto, imagens, ficheiros áudio ou vídeos, documentos de apresentação, hiperligações, etc. Esta tecnologia recente permite aos estudantes subscritos um portfolio organizar o seu trabalho, a ser informados, continuamente das actualizações e de efectuar testes informatizados/Quiz. É possível comunicar com o proprietário de um portfolio sobre Edu-portfolio.org, quer quando o correio é afixado, quer ainda pela função “comentários”. Assim, diversos públicos podem interagir com o proprietário do portfolio. Flexível, simples e de fácil uso, este instrumento permite a troca de informações, de organizar avaliações (testes informatizados/Quiz). O seu potencial para o professor e estudantes com efeito, um instrumento muito atractivo na Formação Aberta à distância. 

Internet: Conexão de um elevado número de computadores que utilizam redes de comunicação como o telefone para a troca de informações através do mundo. A

(19)

Internet é, no entanto diferente do WWW (World Wide Web), que, como o e-mail, faz parte dos principais tipos de serviços disponíveis através da Internet.

(20)

Intranet: Este conceito é utilizado geralmente para designar uma conexão restringido um grupo de utilizadores autorizados. A senha pode ser exigida aos membros deste grupo para trocar e aceder às informações via esta rede que utiliza as mesmas tecnologias que Internet. Os sítios Web ou páginas Web são exemplos de rede que utilizam a Intranet. Em formação Aberta à distância, a rede Intranet é muito eficaz para trocas de informações entre estudantes e formadores, e entre colegas. 

Trabalho colaborativo: É uma actividade na qual os estudantes realizam em conjunto um trabalho recorrendo à instrumentos de comunicação à distância. 

Puberdade: É a etapa do desenvolvimento do homem que traduz a passagem da infância à adolescência, noutros termos da infertilidade à fertilidade. É durante esta etapa que se desenvolvem os caracteres sexuais secundários no rapaz (pêlos, voz grave, ejaculação…) e na rapariga (aparecimento dos seios, menstruação, desenvolvimento dos quadris…). 

Ciclos sexuais: é um período cíclico do tempo durante o qual se desenrolam completamente os fenómenos fisiológicos e as modificações anatómicas num indivíduo. Caso dos ciclos menstrual na mulher 

Hormona: substância química fabricada pelas células endócrinas e que age por via sanguínea para regular a acção de órgãos específicos. 

Saída pedagógica: É uma actividade pedagógica que se desenrola fora das aulas e destinada a examinar os fenómenos naturais in situ.

Resolução de problema:  É uma demarche educativa baseada na aplicação de elementos para resolver um determinado problema e que implica um trabalho pessoal ou em equipa com orientação fortemente construtivista, isto é, centrado na aprendizagem

Simulação: A simulação animada de um fenómeno natural é uma estratégia de reprodução de um fenómeno complexo para fins científicos, lúdicos ou de formação. 

Animação: A animação é posta em movimento por um processo de montagem cinematográfico de imagens fixas constitutivas do desenrolar de uma acção. 

Chat: é uma forma de comunicação sincrónica por escrito utilizando meios de informática e permitindo aos participantes debater sobre um dado assunto. 

Fórum: é uma forma de comunicação assíncrona por escrito que utiliza meios de informática onde cada participante traz a sua contribuição que será lida ulteriormente pelos outros membros do grupo. 

Cadeia alimentar: A cadeia alimentar pode ser compreendida como um conjunto de seres vivos ligados entre si num processo de produção e consumo de energia e de matéria num dado ecossistema. 

(21)

Rede trófica: É um conjunto interligado de cadeias alimentares que liga os organismos de um ecossistema. 

(22)

Ecossistema: É a unidade estrutural e funcional da biosfera, quer dizer um grupo de comunidades biológicas que coexistem num mesmo meio físico. 

Modelização: É uma operação pela qual restitui-se sob forma gráfica compreensível e visual um fenómeno qualquer. 

Para enriquecer o vosso vocabulário sobre a Formação Aberta à Distância queira clicar nalgumas ligações úteis abaixo 

http://www2.educnet.education.fr/sections/superieur/glossaire/ http://www.ymca-cepiere.org/guide/glossaire.htm http://www.anemalab.org/eformateurs/glossaire.htm http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Gloss%E1rios/Gloss%E1rio%20EAD.pdf http://200.132.103.7/mod/glossary/view.php?id=1579 http://www.escolanet.com.br/dicionario/dicionario_a.html http://www.moodle.ufba.br/mod/glossary/view.php?id=18329&mode=&hook=ALL&s ortkey=&sortorder=&fullsearch=0&page=3

(23)

XI. Leituras obrigatórias

 

Estudantes:

 

Nesta secção, encontrará as leituras obrigatórias úteis para completar este módulo. Não deveriam consultá-lo logo de seguida. Em vez disso nós vos incentivamos a ler resumidamente a sua descrição e passar à próxima secção. 

Formadores:

 

As leituras obrigatórias apresentadas abaixo mostram aos alunos, os recursos disponíveis e úteis para completar este módulo. Como formador, vocês devam incentivar os alunos a ler as descrições que são fornecidas antes de passar ao estudo dos referidos textos. A investigação em educação mostra que aquilo ajuda os alunos melhor a ser preparados e articular de maneira coerente os seus conhecimentos anteriores. 

Leitura obrigatória #1 

Referência completa: UNESCO (2004). Tecnologias da informação e comunicação

em Educação: Um programa de ensino e um quadro para a formação contínua dos

professores. Divisão do ensino superior. ED/HED/TED/1 

Resumo: Este livro prossegue dois objectivos: o primeiro é definir um programa do aluno relativo às TIC para o ensino secundário, e que corresponde às tendências prevalecentes actualmente a nível internacional. O segundo objectivo é de traçar as grandes linhas de uma formação profissional que permita aos professores de ter êxito na aplicação de tal programa. Além disso, o documento apresenta uma abordagem prática e realista do programa escolar de formação de professores que permite metê-lo em obra em pouco tempo e a um bom custo, em função aos recursos disponíveis. 

Justificação: Este livro é uma contribuição da UNESCO para ajudar os formadores e estudantes a integrar o melhor possível as TIC, como a multimédia, o e-aprendizagem e o ensino à distância, no processo de formação e de aquisição dos conhecimentos em educação. Muito bem estruturado, este documento oferece exemplos de aplicações de TIC particularmente nos programas de ensino das matemáticas, Biologia, Física e Química. 

(24)

Leitura obrigatória #2 

Referência completa: Becta (2005). The Becta Review 2005Evidence on the

progress of ICT in Education. Becta ICT Research 

Resumo: Este documento é uma revista científica que refere as evidências dos impactos positivos das TIC na educação. Oferece nomeadamente um retrato dos progressos realizados no sector das competências no ensino na escola. Além disso, esta revista permite também compreender os desafios actuais e inerentes à realização em pleno do potencial das TIC em educação num ambiente político novo. 

Resumidamente, confirmando que os utentes têm cada vez mais confiança nas TIC e que o seu nível de utilização das TIC aumentou significativamente durante os dois últimos anos, este documento demonstra que existe evidências sobre os impactos positivos do uso das TIC na educação. 

Justificação: Este documento é um recurso importante que permite compreender a importância das TIC como instrumentos de apoio para a aprendizagem na educação em geral, e na Formação Aberta e à distância que permanece no fim de contas confrontado com numerosos desafios, em particular. As evidências claras sublinhadas neste texto oferecem orientações para o desenvolvimento dos conteúdos de programas de formação a distância. 

Leitura obrigatória #3 

Referência Completa: UNESCO (2004). Schoolnetworkings : Lessons learned. Bankok: UNESCO Bangkok (ICT lessonslearned series, Volume II). 

Resumo: Este documento é uma colecção de referências sobre ensinos com TIC nas escolas. Apresenta uma combinação de diferentes maneiras de integrar TIC no ensino. Redigido por especialistas em integração TIC directamente implicados na implantação das novas tecnologias nos seus países respectivos, o documento faz a síntese e oferece um extracto algumas lições aprendidas sobre a utilização TIC nas escolas de certos países - lições que poderiam permitir melhorar a planificação e a integração TIC na educação. O texto oferece nomeadamente instrumentos que podem servir de guia, ao mesmo tempo, policymakers e aos utentes para os seus argumentos e para apoiar as iniciativas das TIC na educação. 

Justificação: Este documento é um livro de referência em matéria de utilização TIC para a aprendizagem e o ensino das disciplinas científicas como as matemáticas, a Biologia, a Química e as Físicas. Muito como os outros textos da mesma série, ajuda melhor a compreender os processos de integração TIC nas disciplinas de ensino e a utilização dos computadores para apoiar a aprendizagem. 

(25)

Leitura obrigatória # 4 

Referência completa: Becta (2002). ImpactCT2: The Impact of Information and Communication Technologies. ICT in Schools Resarch and Evaluation Series - No. 7, Dépatement for education and skills

Resumo: Este texto dá seguimento à uma série de relatórios de investigações realizadas por firma britânica Becta sobre o impacto das TIC no processo de aprendizagem na escola. Aborda os aspectos relativos ao uso das TIC nas disciplinas científicas como as matemáticas e as ciências. Apresenta em quatro estágios, os ganhos relativos aos utentes regulares das TIC versus utentes ocasionais nestas diferentes disciplinas. 

Justificação: É importante ler este documento para melhor apreciar os limiares de significado, as medidas e os impactos reais ou potenciais da utilização das TIC na aprendizagem das disciplinas científicas. Os professores e estudantes de África que são confrontados com fortes desafios da melhoria da qualidade do seu sistema educativo, podem beneficiar da experiência desse estudo para integrar as TIC nas suas práticas pedagógicas ou de formação. 

Leitura obrigatória # 5 

Referência completa: UNESCO (2002). Teacher Education Guidelines: Using open

and distance learning. Education sector, Higher Education Division, Teacher

Education Section in cooperation with E-9 Initiative. 

Resumo: Este documento dirige-se as instâncias de decisão, a professores e utentes que são interpelados no quotidiano temível desafio de alargamento do ensino através da Formação Aberta à distância. Além disso, este documento tenta trazer respostas à uma série de perguntas essenciais perante o FOAD para professores. Em que consiste esta formação, qual é o currículo e quem são os professores? Esta formação é apropriada? Quais são os usos ? Como organizar e planificá-lo? Quais tecnologias podem ser utilizadas ? Como se pode financiá-lo? Como os professores desenvolvem competências? Como acedem eles? Estes são entre outros, as questões mais abordadas neste importante documento de referência em matéria de Formação Aberta à distância. 

Justificação: Este documento gira no horizonte sobre os diferentes problemas inerentes ao ensino na matéria de Formação Aberta e à Distância. Sua consulta permitirá ter respostas para o financiamento, organização e planificação das actividades bem como para as práticas educativas e de avaliação do ensino. Trata-se por conTrata-seguinte de um instrumento interessante que apreTrata-senta informações úteis permitindo trabalhar de maneira colaborativa e ter êxito na formação aberta e à distância. 

(26)

Leitura obrigatória # 6 

Referência completa: Tchameni Ngamo S. (2006). Princípios pedagógicos e Teorias

da integração na Educação. AVU. Atelier de desenvolvimento de conteúdo para

formação do professor. Nairobi - QUÉNIA, 21Agosto a 2 de Setembro. 

Resumo: Este texto aborda os grandes princípios fundamentais que devem servir de balizas para a integração das TIC na pedagogia. Além disso, os enunciados teóricos que são desenvolvidos articulam-se em redor de seis eixos essenciais que oferecem cada um, e, de maneira detalhada, os elementos essenciais a considerarem no processo de apropriação das TIC com fins de aprendizagem de uma disciplina científica. 

Justificação: Se é bom saber onde se vai, fica essencial de conhecer o caminho que leva a esse destino. Este princípio é aplicável também em educação. Porque, quando os objectivos a atingir são bem orientados e definidos, é necessário dominar as demarches que permitirão realiza-lo. Aí está porque parece importante de tomar conhecimento das orientações e os elementos que, servindo ao mesmo tempo parapeitos, facilitam o uso e a aplicação das TIC para fins de preparação, de pilotagem das actividades de aprendizagem e gestão do ensino. 

Leitura obrigatória # 7 

Referência completa: O trabalho colaborativo: What is Collaborative learning? by Barbara Leigh Smith and Jean T. MacGregor 

Leitura obrigatória # 8 

Referência completa: Pedra STOUFF. Posso transmitir a vida…  http://pst.chez-alice.fr/svtiufm/vie.htm 

Resumo: Este curso sobre a reprodução é subdividido em 5 capítulos: Reprodução nos dois sexos; Fecundação e trabalho de cooperação; Herança; Aplicações médicas e não médicas; Ética da reprodução. A abordagem é original e difere das dos manuais escolares. 

Justificação : Este texto é proposto porque a abordagem original permitirá tomar consciência de diferentes ângulos do ataque do tema da reprodução. As ilustrações bastante expressivas serão úteis para trabalhos de desenhos com os vossos alunos. 

(27)

Leitura obrigatória # 9 

Referência completa: Hédi Salem. A função de reprodução  http://www.svt.edunet.tn/Zaghouan/svtza01/accueil.htm 

Resumo: Este documento é notável. O estilo é muito simples. As imagens propostas são muito coloridas e agradáveis. Animações (anotações de esquemas) e simulações (foliculogénese, taxa hormonal,…) são propostos. É por conseguinte um documento muito didáctico que propõe exercícios no fim do texto. 

Justificação: Este documento será certamente de uma grande utilidade no sentido em que a abordagem didáctica é facilmente reprodutível na turma. Vocês podem decompor os elementos de simulação em imagens fixas analisáveis pelos alunos. 

Leitura obrigatória # 10 

Referência completa: Mamadou Sarr (2006). Parques e reservas do Senegal, UCAD/FASTEF 

Resumo: Este documento fornece informações muito variadas sobre os parques nacionais e as reservas do Senegal, mais particularmente o parque do Niokolo Koba (o maior), o parque do Basse Casamance, a Reserva da Biosfera do delta do Saloum, o parque dos pássaros de Djoudj. Está abundantemente ilustrado. 

Justificação: Este documento é proposto, pois poderá ajudar na reflexão como também orientar na pesquisa de informação relativa ao vosso país. Será necessário contudo alargar o campo de investigação aos aspectos regulamentares e jurídicos (textos específicos ao vosso país, acordos internacionais). 

Leitura obrigatória # 11 

Referência completa: David Leray. Simulação em biologia 

http://www.limsi.fr/~jps/enseignement/examsma/2005/3.simulation_2/LERAY/LERA Y.HTML 

Resumo: O autor identifica os âmbitos possíveis de aplicação da simulação (biologia humana, ecologia, imunologia). Mas, é necessário dizer que o essencial do texto trata da imunologia. 

Justificação: Este documento é proposto, porque vos permitirá de poder situar o lugar das simulações na biologia, mas também de ter em conta certos elementos (tempo, ambiente) podendo retornar nas categorias de critérios de avaliação. 

(28)

Leitura obrigatória # 12 

Referência completa: R. Lestournelle. Simulação em biologia  http://www.epi.asso.fr/revue/49/b49p119.htm

 

Resumo: Este documento mostra que a simulação é insubstituível em certos casos como a fotossíntese. Apresenta as vantagens da simulação, designadamente o ganho de tempo considerável, a experimentação livre, a confrontação dos estudantes à situações experimentais. 

Justificação: Este documento, embora sucinto, é um contributo considerável para os que se interrogam sobre as ajudas didácticas conferidas pelas TIC 

Leitura obrigatória # 13 

Referência completa: Hoch, Thierry (1998). Modelização da rede trófica pelágica e da produção primária na Mancha (Canal da Mancha). 15 p. 

Resumo: Este texto apresenta o modelo de produção pelágica na Mancha. Trata dos ciclos biogeoquímicos, nomeadamente do azoto. Por outras palavras, trata-se de compreender como se faz a transferência dos alimentos dos autotróficos (Diatomaceas, Dinoflagelados.) para os autotróficos (Mésozooplancton, Microzooplancton). 

Justificação: Este texto propõe um modelo de relação trófica que pode ser analisada no âmbito de uma classe. Este modelo pode a posteriori ajudar a adquirir competências na modelização. 

(29)

XII. Recursos multimédia

 

Estudantes:

 

Nesta secção, encontrará recursos multimédia úteis ao cumprimento deste módulo. Estes recursos variados permitem enriquecer vossas aprendizagens. Deverá consultar para melhor compreender certos aspectos de vossas lições. 

Formadores:

 

Nesta secção, são apresentados aos alunos importantes recursos multimédia disponíveis para completar este módulo. Como formador, devam incentivar os alunos a acede-los para completar os elementos e aspectos importantes do curso que não foram abordados. A investigação em educação mostra que o recurso aos recursos multimédia contribuem para consolidar o processo de aquisição dos conhecimentos e a formação dos alunos. 

Recursos relevantes para a aprendizagem da Biologia

 

Recurso 1: Vídeos Animação Aparelho genital da mulher e do homem 

Resumo: Estes vídeos mostram a estrutura e os aspectos do funcionamento de aparelhos genitais do homem e mulher. Por exemplo, a propósito do aparelho da mulher, os órgãos externos e internos são mostrados, mas também o desenvolvimento do folículo, a ovulação e uma parte da vida fetal. 

Justificação: Estes vídeos serão muito úteis porque, trata de documentos didácticos muito interessantes para ilustrar um curso sobre a reprodução. 

Recurso 2: CD Compilação imagens biologia 

Resumo: Este CD Rom é um banco de imagens sobre diversos níveis de biologia: molécula, célula, tecidos, órgão, organismo. 

Justificação: O CD Rom é um recurso didáctico. Poderá utilizar para ilustrar o ensino ou para desenvolver conteúdos de avaliação formativa ou somativa. 

(30)

Recurso 3: A descoberta das paisagens através da Internet 

FICHA PERCURSO: Nível 6ème 

claudia@parisbalades.com http://www.tice-hg.net/utiliser/paysages_6e.htm 

Resumo: Este sítio descreve uma experiência pedagógica realizada com alunos amargo a descoberta das paisagens por Internet. A diligência proposta, as instruções de trabalho são esclarecido lá. Fornece recursos de sítios para apoiar ensinos sobre a paisagem. 

Justificação: Neste sítio, encontrará uma diligência pedagógica reprodutível e capaz de inspirar-vos sobre a utilização das TIC em praticamente todos os domínios de ensino/aprendizagem. Explore-o com discernimento e você ganhará em desempenho. 

Recurso 4: Os clionautas 

Eric Mauriange (2003): PAISAGENS E TICE. Recursos para ensinar…  http://www.clionautes.org/spip.php?article214 

Recurso 5: Centro de Ensino Mediatizado em Biologia 

Lista dos "software" utilizáveis no ensino dos SVT ao colégio ou do liceu. Esta lista feita o download ao endereço URL abaixo figura entre os documentos anexados à este módulo. 

http://www.u-psud.fr/sitesiecle.nsf/logi_col_lyc!OpenPage 

Recurso 6: "software" Inspiração  http://inspiration.demarque.com 

Resumo: Inspiração é um "software" de ajuda à concepção de mapas conceptuais, de organigramas, de esquemas, de gráficos, de planos. Permite preparar uma apresentação; 

Justificação: É muito convivial. Facilita a preparação de uma apresentação e por conseguinte ajuda a melhor ensinar e a melhor aprender. Pode fazer o download. Existe também tutoriais. 

Recurso 7: "software" ThinkGraph http://www.thinkgraph.com/ 

Resumo: ThinkGraph é também um "software" de desenho 2D. Permite fazer mapas conceptuais graças à uma organização metódica das ideias. 

(31)

Justificação: Aconselhamos que se apropriem deste instrumento, pois ele vos será de uma grande utilidade no vosso ensino. Os vossos alunos poderão também facilmente dominá-lo. 

(32)

XIII. Links úteis

 

Estudantes

 

Nesta secção, encontrará links úteis para completar este módulo. Vocês não deveriam consultá-lo imediatamente. Em vez disso, incentivamo-los a ler resumidamente a sua descrição e passar para a próxima secção 

Formadores

 

Os links úteis apresentados abaixo retornam à sítios de recursos disponíveis para completar este módulo. Como formador, deverá incentivar os alunos a fazer um bom uso destes links. Uma breve descrição e um resumo sucinto dos sítios para os quais eles se referem são dados para cada um dos seguintes links. 

(33)

Link útil # 1 

Título: Big Brown Envelope Educational ICT Resources  URL: http://www.bigbrownenvelope.co.uk/

  Descrição: Este sítio Web permite aceder à recursos educativos variados que facilitam a utilização das TIC para o ensino. 

Justificação: O sucesso da integração pedagógica das TIC nos métodos de aprendizagem e ensino dependem largamente da disponibilidade de recursos dos quais se tem necessidade para ilustrar aspectos importantes dos conteúdos de formação. Este sítio contém vários recursos que poderiam ajudar os professores a completarem os ensinos, enriquecer as lições e tornar os cursos mais fascinantes.  Link útil # 2 

Título: Educ - Portfolio  URL: www.eduportfolio.org 

Descrição: Edu-portfolio é um sítio Web que apresenta de maneira clara e simples o portfolio digital, instrumento de formação muito importante particularmente na Formação Aberta à distância. 

Justificação: Em Formação Aberta à distância, a organização e a segurança de diversos trabalhos é fundamental para levar a bom termo a formação. Parece perfeitamente apropriado ter um portal seguro, que não só facilita a classificação e arquivo de pastas de diferentes conteúdos, mas, que constitui também uma plataforma para debates e trocas para tornar dinâmico o ambiente de formação

(34)

Link útil # 3 

Título: ICT resources and guidance for teachers at all Key Stages  URL: http://www.teachernet.gov.uk/teachingandlearning/subjects/ict/

  Descrição: Ajudas práticas sobre a maneira de utilizar as TIC no ensino são fornecido neste sítio Web especialmente dedicado aos professores como indica este nome “TeacherNet”. 

Justificação: A utilização dos instrumentos tecnológicos nos programas de Formação à distância supõe previamente conteúdos desenvolvidos e validados.  Para alcançar facilmente isso, e para ajudar os professores na complexa e fascinante tarefa de integração dos instrumentos tecnológicos nos métodos de ensino, Teachernet é um sítio que põe à disposição para fins essencialmente pedagógicos, vários instrumentos e elementos de conteúdos interessantes a consultar. 

Link útil # 4 

Título: UNESCO Bangkok: ICT Recursos for Teachers CD-ROM  URL: http://www.unescobkk.org/index.php?id=3871

  Descrição: ICT Recursos For Teachers CD-ROM contém um conjunto de recursos TIC bases para o ensino e a aprendizagem das ciências, matemáticas, etc. Especialmente concebidos para os alunos do secundário, estes recursos comportam simulações, agrafos visuais, dos objectos interactivos de jogos, da

(35)

animação, e de outros tipos de actividades de aprendizagem multimédia. Os materiais e planos de lição que lá se encontram são organizados e adequados aos temas abordados. Também possui um anuário apresentados  

(36)

separadamente, e que dá uma vista global dos tipos de recursos disponíveis. 

Justificação: Em pedagogia, a utilização dos recursos disponíveis e variados estimula a aprendizagem. Quando as actividades a efectuar beneficia de suportes audiovisuais adequados tendo conteúdos ricos em informações em domínios diversificados, a atenção dos estudantes parece mais amparada ao longo do processo de formação. Além disso, as actividades de aprendizagem aparecem menos monótonos. Este sítio Web da UNESCO merece por conseguinte ser visitado porque ele contém um conjunto de recursos para a aprendizagem das disciplinas científicas como as matemáticas e a física. 

Link útil # 5 

Título: 4Teachers: Centro Página  URL: http://www.4teachers.org/

  Descrição: 4Teachers.org trabalhe para ajudá-los a melhor integrar as tecnologias de informação e de comunicação na vossa sala de aula. Este sítio oferece instrumentos e recursos LIVRES em linha. É um sítio Web que pode ajudar os professores a localizar e criar lições na Internet que estejam prontos para ser utilizados. Isso inclui jogos, concursos, horários. Também inclui instrumentos destinados ao uso dos alunos. Você pode também descobrir recursos valiosos para o desenvolvimento profissional em relação com as questões tal como a planificação das tecnologias, os alunos em risco ou com necessidades especiais. Ninguém duvida que haverá certos recursos que ajudá-los-á a integrar a tecnologia no programa de estudos, com links para histórias escritas pelos professores que têm pessoalmente conquistado os desafios da integração. 

Justificação: Quando os recursos disponíveis são acompanhados de exemplos ou de ilustrações multimédia, isso apresenta vantagem de facilitar o processo de aprendizagem em linha. Do mesmo modo, a disponibilidade dos recursos em linha que são relativos às experiências sobre a integração das TIC, e de testemunhos

(37)

portadores, oferece a oportunidade aos professores de descobrirem assuntos de importância que podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional. 

(38)

Link útil # 6 

Título: Educação World: The Educators Best Friend 

URL: http://www.education-world.com/ 

Descrição:O sítio Web fornece gratuitamente possibilidades de projectos de colaboração, de navegação virtual agradável em vários domínios, os jogos educativos, e várias outras actividades interactivas extremamente interessantes. 

Justificação:A aprendizagem por resolução de problema ao nstar da aprendizagem de colaborativa são abordagens pedagógicas usuais em matéria de Formação Aberta e à distância. Por conseguinte, é inteiramente adequado para os estudantes e professores da área educacional visite o sítio Web de Educação Word sobre o qual os projectos e actividades interactivas de interesse estão disponíveis. 

Link útil # 7 

Título: Resources to help students pratice skills needed on state assessments  URL: http://www.internet4classrooms.com/ 

Descrição: Este sítio Web fornece recursos que ajudam os alunos a desenvolver competências exigidas em diversas avaliações. Módulos de cursos em linha são

(39)

disponíveis para vir em ajuda aos alunos dos níveis elementares, secundário e superior. 

(40)

Justificação: Internet ocupa um lugar cada vez mais importante a escola. Os professores e ensinando-o que são considerados como modelos vários dos seus alunos não devem permanecer ao arrastamento em matéria de utilização do correio ou navegação na Internet. O uso particular da Internet como a manipulação das TIC em geral, necessita de um bom controlo ou, por defeito, de conhecimentos mínimos ou competências básicas. Internet4Classrooms é por conseguinte um portal que abundam recursos susceptíveis de ajudar os professores a utilizar certamente a Internet. 

Link útil # 8 

URL: http://www.unescobkk.org/index.php?id=1366 

 

Descrição: Este sítio Web comporta numerosos recursos adequados e telecarregáveis gratuitamente para apoiar significativamente as actividades educativas de crianças. Encontra-se igualmente sobre este sítio "software" livres devendo servir de material pedagógico aos professores. 

Justificação: Os jogos ocupam um lugar de importância na vida das crianças. Contribuem largamente para o seu desenvolvimento motor e psíquico. Além favorecer o seu desenvolvimento a motor e o seu equilíbrio psíquico, aceleram neles o processo socialização e aquisição dos conhecimentos. O presente sítio Web da UNESCO é por conseguinte uma fonte de acesso fácil à vários tipos de actividades de aprendizagem interactiva que são favoráveis à este diferentes aspectos do desenvolvimento da personalidade da criança. 

(41)

Link útil # 9 

Título: UNESCO Banguecoque: ICT dentro Educação  URL: http://www.unescobkk.org/index.php?id=1366 

Descrição: Sobre este sítio Web da UNESCO, reencontra-se os 5 principais temas relativos à política de integração pedagógica TIC. Os aspectos relativos à formação dos professores, ao ensino, à aprendizagem assim que ao monotoring particularmente são desenvolvidos lá. 

Justificação: Entre múltiplos os factores favoráveis ao sucesso da integração a pedagógica TIC, formação dos professores é uma preliminar incontornável. Além de abundar das informações relativas principais aos actores processo de aprendizagem e de ensino, este sítio dá também informações úteis sobre temas conexos relativos à política de integração TIC. 

(42)

XIV. Actividades de aprendizagem

 

Título da actividade de aprendizagem

  Relatório de leituras obrigatórias 

NB: Em formação Aberta a distância, a leitura é uma actividade muito importante para sensibilizar-se à integração pedagógica TIC. As leituras adequadas recomendados para cada uma das actividades abaixo são por conseguinte obrigatórios. Dois textos são unidos respectivamente às actividades #1.1 e #1.4, e um único texto para as actividades #1.2 e #1.3 

Actividade de aprendizagem # 1.1

  Título da actividade de aprendizagem  Síntese crítica de leitura 

Resumo da actividade de aprendizagem 

Leitura atenta dos textos da UNESCO (2004) relativos ao programa-quadro de formação contínua dos professores e integração TIC nas disciplinas cientistas. Lições e aplicação TIC particularmente em programas de ensino das matemáticas, da Biologia, da Física e da Química. 

Referências dos textos adequados a lerem 

• UNESCO (2004). Tecnologias da informação e a comunicação Educação: Um

programa de ensino e um quadro para a formação continue professores. Divisão do

ensino superior. ED/HED/ TED/1 

• UNESCO (2004). Schoolnetworkings: Lesem learned. Bankok: UNESCO Banguecoque (ICT lessonslearned séries, Volume II). 

Descrição detalhada da actividade: Instruções para a realização do trabalho 

Trata-se de lira cuidadosamente o texto da UNESCO (2004) e de produzir: 

• Uma acta/resumo sucinto de 3 páginas no máximo (aproximadamente 1300 palavras entrelinha 1.5). O relatório crítico da leitura realizada deverá fazer surgir claramente as grandes linhas de um plano de formação profissional permitindo aos professores ter êxito a integração TIC na sua disciplina. 

(43)

• Uma ficha-síntese que apresenta as competências de base necessárias para a aplicação TIC na sua prática pedagógica. 

• Uma análise dos principais temas salientes assinalados nos dois textos e as possibilidades de aplicação na sua disciplina ou a sua prática que ensina. 

Avaliação formativa 

Os critérios gerais de avaliação das actividades a realizar são estabelecidos em função da qualidade do fundo (argumentos e ilustrações relevantes, profundidade da análise, riqueza e variedade das ideias, etc.) e a qualidade da forma (estruturação e encadeamento lógico das ideias, estilo e qualidade da língua, apresentação material o trabalho, etc.). Tendo em conta estes diferentes critérios, a ponderação desta actividade de avaliação estabelece-se do seguinte modo: 

• Resumo crítico (40% da nota) 

• Ficha-síntese das competências TIC fundamentais (30% da nota) 

• Possibilidade de aplicação no ensino ou a sua prática pedagógica (30%). 

Actividade de aprendizagem # 1.2

  Título da actividade de aprendizagem 

Elaboração de um perfil do formador em formação a distância 

Referência do texto a ler 

UNESCO (2002). Teacher Education Guidelines: Using open and distance learning.  Educação sector, Higher Educação Divisão, Teacher Educação Secção dentro cooperação with E-9 Iniciativa. 

Resumo da actividade de aprendizagem 

Preocupações essenciais em matéria de uso TIC pelos professores em contexto da Formação Aberta a distância. 

Descrição detalhada da actividade: Instruções para a realização da actividade  Após ter lido cuidadosamente o texto da UNESCO (2002) cuja referência completo é recordado acima, 

• Fazer um relatório sucinto e crítico (600 palavras, ou seja aproximadamente 2 páginas, entrelinha, 1.5) que apresenta as respostas dadas às perguntas essenciais ao qual são confrontados ensinando e professores Formação Aberta a distância. 

(44)

• Apresentar num quadro, uma síntese ilustrativa das competências necessárias e do perfil ideal que ensina e professores em Formação Aberta Distância. 

Avaliação formativa 

A avaliação desta actividade levará ao mesmo tempo sobre os aspectos de fundo (contido, expressão e língua, etc.) e de forma (apresentação material). 60% da nota serão atribuídos à análise de fundo enquanto 40% serão atribuídos à forma. 

Actividade de aprendizagem # 1.3

  Título da actividade de aprendizagem  Relatório de análise de leitura crítico 

Referência do texto a ler 

Tchameni Ngamo S. (2006). Princípios pedagógicos e Teorias da integração na

Educação. AVU. Atelier de desenvolvimento de Conteúdo para formação de

professor. Nairobi - QUÉNIA, 21WS Agosto ao 2 de Setembro. 

Resumo da actividade de aprendizagem 

Teorias e grandes princípios pedagógicos que orientam a integração pedagógica TIC em Educação. 

Descrição detalhada da actividade: Instruções para a realização da actividade  Ler cuidadosamente o texto relativo aos princípios fundamentais da integração TIC na educação, seguidamente redigir uma acta de leitura que apresenta resumidamente (2 páginas máximas entrelinha 1.5) os aspectos salientes da integração TIC sublinhados cada uma das principais secções deste documento.  Uma secção adicional relativa à análise critica do texto e à produção de uma ficha explicativa em relação com o desenvolvimento profissional dos professores e ensinando deverá completar o vosso relatório de leitura. 

Avaliação formativa 

Os critérios gerais de avaliação das actividades a realizar são estabelecidos em função da qualidade do fundo (argumentos e ilustrações relevantes, profundidade da análise, riqueza e variedade das ideias, etc.) e a qualidade da forma (estruturação e encadeamento lógico das ideias, estilo e qualidade da língua, apresentação material o trabalho, etc.). Tendo em conta estes diferentes critérios, a ponderação desta actividade de avaliação estabelece-se do seguinte modo: 

• Realização da acta de leitura (50%) 

(45)

Actividade de aprendizagem # 1.4

  Título da actividade de aprendizagem  “Sucess stories” sobre o impacto das TIC 

Referência das leituras adequadas  Referência do texto 1: 

Becta (2005). The Becta Review 2005: Evidência ele the progresso fora ICT dentro Educação. Becta ICT Research 

Referência do texto 2: 

Becta (2002). ImpactCT2: The Impacto fora Informação and Comunicação Tecnologias. 

ICT dentro Schools Resarch and Avaliação Séries - No. 7, Dépatement for education and skills. 

Resumo da actividade de aprendizagem 

Diferentes aspectos positivos relativos ao uso TIC nas disciplinas científicas como as matemáticas e as ciências. 

Descrição detalhada da actividade: Instruções para a realização da actividade  A partir lá leitura dos dois textos de Becta (2005, 2002) que levam sobre evidências dos impactos positivos TIC nas aprendizagens, 

• Elaborar uma ficha técnica sintética (1 página) e realizar uma apresentação Powerpoint da síntese dos impactos positivos TIC no processo de aprendizagem.  • Redigir duas anedotas relativas às vantagens dos ensinos com TIC (ou dois testemunhos convincentes sobre o seu limpo prático pedagógico com TIC) e apresentando relações com as vantagens significativas sublinhados no texto. As anedotas e testemunhos devem noutro lugar, fazer surgir claramente as principais lições a reterem (aposta em guarda sobre 

os riscos, perigos e dificuldades eventuais, etc.). 

Avaliação formativa 

Os critérios gerais de avaliação das actividades a realizar são estabelecidos em função da qualidade do fundo (argumentos e ilustrações relevantes, profundidade da análise, riqueza e variedade das ideias, etc.) e a qualidade da forma (estruturação e encadeamento lógico das ideias, estilo e qualidade da língua, apresentação material o trabalho, etc.). Tendo em conta estes diferentes critérios, a ponderação desta actividade de avaliação estabelece-se do seguinte modo: 

• Produção da Ficha-Síntese e Apresentação Powerpoint (50% nota)  • Redacção das anedotas ou os testemunhos (50% da nota) 

(46)

Título da actividade de aprendizagem  Relatório da leitura à escolha 

Descrição detalhada da actividade: Instruções para a realização da actividade  Fazer uma escolha de duas leituras na Internet. A partir das leituras efectuadas, assinalar dois factos ou dois pontos de vista científicos antagónicos ou diferentes.  Realizar seguidamente uma acta de 600 palavras (cerca de 2 páginas) sobre os elementos reencontrados na Internet ou noutro lugar. Que revelam-nos estes factos? Por exemplo, a teoria da evolução o Darwinismo e o Cristianismo sobre Wikipedia (www.wikipedia.org). A conclusão do relatório de leitura deve fazer surgir claramente os desafios que é chamada de assinalar como professor que trabalha com alunos. 

Avaliação formativa 

Os critérios gerais de avaliação das actividades a realizar são estabelecidos em função da qualidade do fundo (argumentos e ilustrações relevantes, profundidade da análise, riqueza e variedade das ideias, etc.) e a qualidade da forma (estruturação e encadeamento lógico das ideias, estilo e qualidade da língua, apresentação material o trabalho, etc.). Tendo em conta estes diferentes critérios, a ponderação desta actividade de avaliação estabelece-se do seguinte modo: 

• Autenticidade dos factos trazidos e as referências dos textos lidos (20%)  • Curto resumo dos dois textos (40%) 

• Análise-crítica dos acontecimentos trazidos (20%) 

• Expressão, respeito das instruções especificadas e apresentação material relatório (20%) 

(47)

Título da actividade de aprendizagem  Ensinar/estudar biologia com e TIC 

Introdução 

As tecnologias da informação e a comunicação (TIC) desenvolvem-se no campo educativo. Os professores e ensinando-o há quer para apresentar ou introduzir uma actividade, quer para illuster, explicar um facto ou um processo. A presente actividade deverá ajudar os beneficiários da formação a tomar consciência largas possibilidades que oferecem as tecnologias a informação e da comunicação (TIC) para melhorar a prática educativa no domínio da biologia em especial, e as ciências da vida e terra, em geral. Em outros termos, com o curso sobre a reprodução humana quem servirá de apoio à esta actividade de aprendizagem, tratar-se-á de apresentar maneira global as aplicações TIC em: 

• as tarefas de investigação e de organização da informação • as tarefas pedagógicas (apresentação por Powerpoint, utilização de um caderno de exercícios para auto-avaliaçãos e as avaliações, comunicação e trabalho de colaboração, modelização); 

• as tarefas administrativas (gestão das notas e o percurso dos alunos por a utilização de uma folha de cálculo Excel, por exemplo); 

• as tarefas sociais (abertura da escola ao meio social, aposta em comunicação).  Estas tarefas serão o pretexto para identificar os usos TIC em ensino e aprendizagem da biologia. 

Objectivos específicos da actividade 

Objectivos específicos de conhecimento 

No fim da actividade, serão capazes: 

• de definir os conceitos fundamentais de integração, de trabalho de colaboração, e; 

• de definir as noções de puberdade, viviparia, fecundação interna, de regulações fisiológicos, ciclos, hormona; 

• de citar diferentes possibilidades de integração e utilização TIC em os ensinos e aprendizagens em biologia e mais especificamente sobre a reprodução humana. 

Referências

Documentos relacionados

Além disso, é relevante informar que os cenários das médias das taxas de captura em função das bandeiras para cada fase de vida são similares, pois as bandeiras que configuram entre

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

São advogados de entidades conve- niadas com a Defensoria Pública e que foram contratados pelas entida- des para fazer atendimento jurídico, dentro do presídio/CDP, das pessoas

Uma segunda hipótese foi de que não haveria diferenças nas práticas educativas maternas e paternas aos 24 meses da criança, a exem- plo do que foi constatado no estudo

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança