• Nenhum resultado encontrado

Marista e Vaticano II: Eles não têm mais vinho? Márcio L. de Oliveira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Marista e Vaticano II: Eles não têm mais vinho? Márcio L. de Oliveira"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Marista e Vaticano II: “Eles não têm mais vinho?”

Márcio L. de Oliveira

1. Celebrar e (Re) Pensar

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que venhamos a ter um coração sábio” (Sl 90,12). As palavras do salmista parecem bastante propícias nesses tempos de celebração: bicentenário Marista e cinquentenário do Vaticano II. A canonização de João XXIII e João Paulo II fazem “fervilhar” ainda mais esta festa: João que abre a porta; João Paulo que entra, embora fazendo barulhos diversos.

Nesta festa, com sua intercessão inquietadora, Maria vem nos interpelar como outrora o fez ao seu filho Jesus: “Eles não têm mais vinho” (cf. Jo 2,3b): que vinho nos deixou Champagnat? Que vinho falta ao Marista? Alguns falam de Vaticano III, mas e o vinho do Vaticano II? Que sabor nos trouxe esse kairós? O que tem provocado e o que precisa evocar no Corpo de Cristo, a Igreja? Afinal, como precisamos degustar da tradição desses “vinhos nobres”: Marista e Vaticano II? Qual o significado de cada um no hoje da história?

2. Água da Rocha: água em vinho

Devemos abrir os ouvidos sempre para os ecos dos golpes de picareta nas rochas de l’Hermitage deflagrados por Champagnat. Cada tilintar na rocha grita para nós: “Precisamos de irmãos!” Qual seria o significado de tal expressão para hoje? A Missão Marista nunca deixou de ser e, ainda mais hoje, é uma obra comum partilhada entre Irmãos e Leigos Maristas. Nesta água, o que já é vinho? Cito três:

a) A herança espiritual de Pe. Champagnat – “Uma das principais influências na formação da espiritualidade de Marcelino foi a experiência pessoal de ser intensamente amado por Jesus e especialmente acolhido por Maria” (AR, 7). Esse

(2)

homem amado por Jesus tinha uma incrível sensibilidade para a ação de Deus no cotidiano; era envolto às vidas das pessoas que atinavam para vontade de Deus, como foi com a experiência Montagne. Existia uma convicção muito grande no coração de Marcelino que a vontade de Deus era o melhor, como diz ao Ir. Dominique: “que se cumpra a santa vontade de Deus!” (Carta 36). Essa torrente que escorre da rocha de l’Hermitage sacia a sede de muitos no mundo todo, Irmãos, Leigos que partilham a fé cristã; educadores, colaboradores e agente sociais, de outras igrejas e religiões também bebem dessa fonte, também degustam deste vinho. O que Jesus entregou a Champagnat ele distribuiu para a Igreja e para o mundo: a terra está encharcada com essa água; na adega ainda há vinho.

b) O espírito missionário marista – Desde a primeira comunidade dos discípulos de Champagnat, existia uma vontade missionária que alimentava sua fé: “A exemplo de Maria, ‘partindo apressada em direção a uma cidade na região montanhosa’ (cf. Lc 1,39), todas as semanas eles se dirigiam aos vilarejos, nos arredores da cidade, procurando tornar Jesus conhecido e amado. Davam especial atenção às crianças pobres e acolhiam-nas em casa” (AR, 5). O próprio Champagnat dizia que “todas as dioceses estão em nossos planos”; ele “ousou imaginar outras possibilidades” (MEM, 19). Por isso a Missão Educativa Marista chegou aos cinco continentes, de forma particular a cada um de nós, fazendo Jesus conhecido, amado e seguido a partir de uma educação integradora.

c) O cuidado com a educação – Deus oferece o carisma, dom, múnus, mas é o ser humano quem o molda na realidade. O Evangelho, para Marcelino, passa pela veia da Educação. Educar, ensinar as letras, e mais, ensinar a viver, tornou-se sinônimo de evangelização: “Ajudar a crescer em humanidade é parte integrante do processo de evangelização. Os Educadores Maristas, promovendo os valores evangélicos por meio das nossas iniciativas, participam da Missão de construir o Reino de Deus aqui e agora”

(3)

(MEM, 70).

Temos todos esses vinhos em nossa adega, mas ainda há muita água em nossas talhas que carece ser transubstanciada em vinho. O que será que o Vaticano II pode nos dizer sobre isso?

3. Enchei as talhas de água: o Concílio

Cinquenta anos é muito pouco tempo para avaliar um evento histórico. Contudo, o impacto do Concílio Vaticano II é tamanho, entre prós e contras, que parece que estamos diante de uma onda de séculos. Mas João Batista Libanio nos tranquilizava: “Estamos ainda em tempos de recepção do Concílio”. Que vinho, então, podemos beber desta talha?

a) Diálogo – Entre as marcas do Concílio, sem sombra de dúvidas, a ideia que mais traz seu significado é o diálogo. Não só pelos documentos que discutem o diálogo propriamente dito, como Unitatis Redintegratio (sobre o Ecumenismo) e Nostra Aetate (sobre a relação da Igreja com as religiões não cristãs), entre outros, mas o Vaticano II como um todo suspirava ventos dialogais, desde a construção até a proposta de encaminhamento. “As alegrias e esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo” (GS 1). O que deixa bem claro a Gaudium et Spes é a vontade e necessidade da Igreja, a partir de então, de abrir suas portas. Tudo isso trouxe e traz muito conflito para nossa Igreja Católica (Universal) que, por ser tão grande, abarca todos os corações, os que querem o milagre do vinho novo e os que preferem terminar a festa por que o vinho acabou.

b) Povo - Alguns teólogos falam do capítulo II da Lumen Gentium como o coração do Concílio. O que está em jogo aqui é a reviravolta dos lugares de poder ou se serviço. A Igreja passa de uma proposta eclesiológica piramidal – papa, bispos, padres, religiosos e povo – para uma eclesiologia circular, onde todos são Povo de Deus, cada um com seu ministério servindo ao Reino no hoje da história. Independente se o ranço

(4)

da “hierarcologia” ainda esteja presente do seio da Igreja, o povo “participa cada qual a seu modo, do único sacerdócio de Cristo” (cf. LG 28).

c) Missão – O impulso missionário sempre presente na Igreja agora toma novo ardor quando o cristão é convidado pelo Concílio a que “com alegria e respeito reconheçam as sementes do Verbo ali ocultas” (AG 11) na cultura ou no outro para quem eu levo o Evangelho. O missionário não é mais detentor da mensagem da salvação; seu germe já está lá no outro. A função do missionário é mais pedagógica agora: evidenciar Jesus ali já presente.

Nossa adega se enche mais ainda, outras talhas estão cheias de água esperando a transformação que será realizada no campo aberto da missão da Igreja: o vento que nos trouxe até aqui, Ele sopra onde quer (cf. Jo 3,8). O necessário é ouvir sua vós e seguir seu mandamento.

4. Práxis pastoral educativa: “Tu guardaste o vinho bom até agora!”

“Assim, pois, por toda parte se empenham esforços para promover mais e mais a obra da educação” (GE, Proêmio). O chamamento do Concílio nos toma em cheio como Maristas: um Concílio Pastoral não se esquece da necessidade e do valor da educação para uma Igreja nova e uma sociedade diferente.

É aqui que herança de Champagnat e Missão Marista se encontram com o espírito do Vaticano II: o contínuo empenho missionário de evocar a Vida que já está presente em cada espaço – Jesus é a vida. Educação e Evangelização se encontram em Jesus como necessidade permanente de oferecer o melhor vinho que os outros vão pensar que estava guardado, mas os discípulos sabem que é o vinho da última ora, o vinho do maior esforço, o vinho do milagre de Jesus.

Nestes tempos fransciscanos da chegada de um Papa com o nome de Francisco – e esse nome traz consigo entre outras coisas essência e reforma – nós nos propomos a

(5)

esta festa com Jesus, Maria, Champagnat, nossas crianças e jovens e todos aqueles que dela quiserem participar; também os que não forem convidados. A festa do Marista, a festa do Concílio – “nossa vida e missão são festas!” – são festas de Jesus: missão de todos.

Abreviaturas e Siglas

AG Ad Gentes – Decreto do Concílio Vaticano II.

AR Água da Rocha – Espiritualidade Marista fluindo da tradição de Marcelino Champagnat.

GE Gravissimum Educationis – Declaração do Concílio Vaticano II. GS Gaudium et Spes – Constituição do Concílio Vaticano II.

LG Lumen Gentium – Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II. MEM Missão Educativa Marista – Um projeto para nosso tempo.

Referências

Documentos relacionados

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

1º HOMOLOGAR o afastamento do Professor do Magistério Superior FERNANDO SÉRGIO VALENTE PINHEIRO, matrícula nº 388424, lotado no Campus Capanema, no período de 16

Certificamos que Eliade Ferreira Lima apresentou trabalho em forma de painel:. “Propagation of UHECRs in Extragal´ actic Magn´

Deve aplicar a multa porque a decisão do Supremo Tribunal Federal somente se aplica a processos judiciais, não tendo influência sobre processos administrativos.. Deve aplicar a

Incapacidade, um conceito abrangente que engloba deficiências, limitações de atividade ou restrições na participação, decorrentes da interação dinâmica entre a pessoa e o contexto

Essas preferências devem ser indicadas nos termos do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho, sendo que, quando o candidato não esgote a totalidade dos agrupamentos

Se por um lado não se pode entender, nas cartas pastorais, a Igreja como mera instituição estabelecida na terra, por outro lado é verdade que a tensão escatológica se esvazia,