• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO COMEMORA MEIO SÉCULO DE VIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO COMEMORA MEIO SÉCULO DE VIDA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ANO 36 | Julho / Agosto de 2018 | Nº 228

|

www.anfipmg.org.br

FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT

ASSOCIAÇÃO COMEMORA MEIO SÉCULO DE VIDA

GDAT BLOQUEADA

Após julgamento de apelação

em 17/07/2018, o TRF1

deci-diu manter as contas judiciais

bloqueadas até o trânsito em

julgado da ação.

(PÁGINA 8)

CONTAS APROVADAS

Em Assembleia Geral Ordinária,

realizada no dia 26 de junho

de 2018, os associados

aprova-ram as contas da ANFIP-MG

re-ferentes ao biênio 2016/2018!

(PÁGINAS 3)

A ANFIP-MG celebrou seus 50

anos em grande estilo. No

evento realizado no dia 15/06

teve lançamento de vídeo,

revista, placa, bem como

ho-menagens aos ex-presidentes

da entidade. Veja como foi a

festa!

(PÁGINAS 4 E 5)

ENCONTRO

Vem aí o III Encontro do

Su-deste dos Auditores-Fiscais. O

evento acontece em BH, entre

os dias 11 e 13 de outubro de

2018

. Não perca!

(PÁGINA 7)

REAJUSTE SALARIAL

O Congresso Nacional aprovou,

no dia 11 de julho de 2018 a

Lei de Diretrizes Orçamentárias

de 2019, com previsão de

rea-juste para os Auditores-Fiscais.

(PÁGINA 3)

ELEIÇÕES

Os integrantes dos Conselhos

Executivo e Fiscal que estarão

à frente da ANFIP-MG no biênio

2018/2020 já estão definidos.

Confira!

(PÁGINA 3)

(2)

A ANFIP-MG acaba de alcançar a marca histórica de 50 anos de exis-tência, que foram celebrados em um grande evento, realizado no dia 15 de junho de 2018, em Belo Horizonte (veja matéria nas páginas 4 e 5).

Neste momento, também pre-senciamos a habitual renovação dos Conselhos Executivo e Fiscal, que dão início à condução da entidade nos próximos dois anos (confira na página 3 os membros dos respecti-vos conselhos que atuarão durante o biênio 2018/2020).

O grande desafio — que já se impõe há algum tempo — é fortalecer a solidez estabelecida em seus 50 anos de existência, sempre na de-fesa dos interesses dos associados, do serviço público e da justiça fiscal sem, contanto, perder de vista a pro-moção de atividades voltadas para o

Órgão Informativo da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do

Brasil em Minas Gerais - ANFIP-MG

Fundador: Benedito César CONSELHO EXECUTIVO

Titulares Ana Maria Morais da Silva

Presidente

Afonso Ligório de Faria

Vice-Presidente

Lázaro Idino Bagliano

Vice-Presidente de Administração

Cássio José de Oliveira

Vice-Presidente de Finanças e Patrimônio

Ilva Maria Franca Lauria

Vice-Presidente de Políticas de Classe e Cultura Profissional

José Geraldo Heleno

Vice-Presidente de Comunicação e Relações Públicas

Maria Lisboa Macedo

Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas e Serviços Assistenciais

Maria de Fátima Carvalho Ponzo

Vice-Presidente de Esportes e Eventos Sociais

Marcos Barbonaglia da Silva

Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos

Suplentes Maria José Comanduci

1º Suplente

Walter Gandi Delogo

2º Suplente

Maria da Consolação dos S. Oliveira

3º Suplente

Mário Borges do Amaral

4º Suplente

Maria Geralda Vitor

5º Suplente

CONSELHO FISCAL Titulares Gabriel da Silva Neto

Presidente

Paulo Sérgio Lages

Coordenadora

Eliana de Oliveira Santos Ramos

Relatora

Suplentes Júnia Garcia de Mello Fróes

1º suplente

Expedito Antunes Gomes

2º suplente

Geralda Elizabete S. Castro Gilberto

3º suplente

REPRESENTANTES ANFIP-MG Albertina Maria Fonseca

(Sete Lagoas)

Bernadette Mourão Duarte

(Belo Horizonte)

Gabriel da Silva Neto

(Contagem)

Lázaro Idino Bagliano

(Gov. Valadares)

Luiz Roberto Aguiar

(Uberaba)

Marcos Barbonaglia da Silva

(Poços de Caldas)

Maria Regina de Souza

(Varginha)

Conselho Editorial

Ana Maria Morais da Silva, Afonso Ligório de Faria e José Geraldo Heleno

Jornalista responsável: Giuliano Peixoto (Reg. Prof. MG 15069 JP) Editoração eletrônica: Giuliano Peixoto Tiragem: 1.000 exemplares

Fale com a ANFIP-MG:

(31) 3201--3582 | Fax: (31) 3201-4829

Email: anfipmg@anfipmg.org.br Site: www.anfipmg.org.br Facebook: www.facebook.com/anfipmg

End.: Rua Carijós, 150, 7º Andar,

Centro, Belo Horizonte-MG Os artigos assinados são de inteira respon sabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do

jornal ou da ANFIP-MG.

FALE CONOSCO

www.anfipmg.org.br

@

anfipmg@anfipmg.org.br www.facebook.com/anfipmg (31) 3201-3582

RENOVAÇÃO AOS CINQUENTA

EDITORIAL

bem-estar e lazer de todos.

Para isto, é preciso ter criativi-dade e determinação, mas, antes de tudo, é fundamental pensar em estra-tégias consistentes a fim de ampliar o quadro associativo da entidade. Além disso, voltamos a frisar, é im-prescindível a participação de todos nas ações que a ANFIP-MG terá pela frente, sobretudo diante do atual ce-nário, de crises institucional, política e financeira. Uma Associação só pode demonstrar força e altivez quando está alicerçada firmemente nos an-seios daqueles que representa.

Teremos, adiante, uma discussão importante sobre os rumos da nossa entidade, no que se refere a sua rela-ção com a ANFIP Nacional. Trata-se do projeto ANFIP do Futuro, que lança as bases da unificação entre as entidades estaduais e a Associação

Nacional. Em breve, os detalhes da potencial mudança serão discutidos com todos os associados.

Por agora, vale a menção a um relevante trabalho que a ANFIP tem desenvolvido em conjunto com a Fe-deração Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco): a Reforma Tributária Solidária: Menos Desigual-dade, Mais Brasil (veja matéria sobre o tema na página 8). Entendemos que todos devemos apoiar essa pro-posta, que almeja um país mais justo e solidário.

A ANFIP-MG está atenta a todos esses assuntos que impactam, direta ou indiretamente, os associados, o serviço público e a sociedade de um modo geral. Devemos atuar, sim, em prol de nossos interesses institucio-nais, mas também em consonância com o bem maior do Estado.

SER ESPELHO

Com a tomada de posse do novo Conselho Executivo da ANFIP-MG para o biênio 2018/2020, vejo-me ante a respon-sabilidade de coordenar as ações neces-sárias ao seu bom funcionamento no que diz respeito, além das relaçõespúblicas, à comunicação, especialmente.

Agradeço a confiança de todos os colegas que contribuíram para eu ocupar este honroso cargo, tanto na votação, quanto na negociação das pastas. Pre-tendo não decepcionar. Esses poucos dias de empossado já me apontam algu-mas direções. Quero ser um dos atores de um mandato coordenado, e parte de uma equipe organicamente unida pelos interesses dos associados.

Qualquer coisa começa a existir a partir do nome que recebe. A ANFIP-MG dispensa definição. Sua importância só pode revelar-se na eficiência de suas ações. Sua imagem estabelecer-se na-quilo que ela dirá de si mesma, ao cum-prir suas finalidades, e ousar, dentro dos limites de suas atribuições, processos que se refletirão na comunicação.

A função desta Vice-Presidência é, por meio de seus veículos de comunica-ção, dizer ao público externo quem são a ANFIP-MG e seus associados e também ser o espaço em que cada Vice-Presi-dência se defina concretamente. Ser espelho.

A função interna é estimular o diálogo, mostrar ao associado as ideias, as iniciativas e os caminhos que podem garantir a existência da ANFIP-MG como entidade agrega-dora, representativa, viva e atuante. E acolher dele contribuições, além de sugestões e críticas. Parece um paradoxo. Por ser o espelho da en-tidade como um organismo, vejo a Comunicação como o setor menos li-vre para ser original. Isso exatamente porque ele é espelho. E espelho tem que ser fiel à imagem do todo e de suas partes harmonicamente conca-tenadas. Assim, a Comunicação não pode privilegiar nem a si própria, sob pena de falsear sua finalidade. Este setor, como qualquer outro, há que se definir enquanto órgão de um corpo maior. Todas as Vice-Presidências

VP COMUNICAÇÃO

são fundamentais como alimentadoras da Vice-Presidência de Comunicação e Relações Públicas. Esta, por sua vez, não deve pautar sua existência por si mesma, mas ser receptiva, de maneira equânime, aos pleitos de todos os de-mais órgãos da Entidade.

Até aqui escrevemos sobre a cons-tituição do processo comunicativo, do estabelecimento de sua competência. Falta o como essa competência poderá realizar-se. Aqui entra o principal: a finalidade de tudo isso. Sendo a co-municação um processo de dois polos, ela tem, de um lado, os comunicadores (Vice-Presidências, profissionais de co-municação e de apoio) e do outro, o As-sociado, mantenedor e razão de ser de tudo isso. Por mais que nossos veículos se esforcem por oferecer matérias de interesse e qualidade, se o Associado não as lê, o processo comunicativo não vinga.

Lidar com escrita e outras ações próprias da comunicação fazem parte de um projeto pessoal meu, que cabe perfeitamente dentro do projeto maior para o qual me proponho trabalhar den-tro da Entidade: duas forças que se so-mam e se alimentarão reciprocamente.

José Geraldo Heleno

VP de Comunicação e RP

Giuliano Peixoto

(3)

NOVOS CONSELHEIROS DA ANFIP-MG ESTÃO DEFINIDOS

ELEIÇÃO 2018

A ANFIP-MG tem novos conselheiros a partir do dia 1º de julho de 2018. A relação dos integrantes dos Conselhos Executivo e Fiscal que estarão à frente da Associação no biênio 2018/2020 pode ser conferida ao lado, bem como os respectivos cargos, definidos após reunião realizada no dia 25/06/2018.

Foram eleitos os nove primeiros colocados para o Conselho Executivo — que contará com cinco suplentes — e os três primeiros colocados para o Conselho Fiscal — que terá três suplentes.

Ao todo, 216 associados participaram das eleições, sendo 33 presencialmente e 176 por correspondência, totalizando 209 votos válidos [houve 06 (seis) envelopes sem carimbo dos Correios e 01 (um) com data posterior à estipulada no cronograma do processo eleitoral].

Compuseram a Comissão Eleitoral João Sérgio Nazareth, Jair Arcanjo Ribeiro, Maria de Lourdes Miranda do Vale, Maria Eterna Martins de Oliveira e Rojane Chaves Padilha da Costa, aos quais a ANFIP-MG agradece pela dedicação, lisura em todo o processo eleitoral e excelente trabalho prestado.

A ANFIP-MG realizou, no dia 26/06/2018, uma Assembleia Geral Ordinária (AGO), em que o Conselho E x e c u t i v o e o C o n s e l h o F i s c a l prestaram contas da gestão no período de julho de 2016 a junho de 2018.

A vice-presidente de Finanças e Patrimônio, Maria José Soares Freire, apresentou os números do Balanço Patrimonial de 2017 e também suas notas explicativas, destacando os procedimentos adotados na destinação dos recursos financeiros da Associação e a austeridade da gestão. “A única grande despesa foi com a reforma do elevador, uma obrigação condominial. Mas, mesmo assim, as despesas foram bem reduzidas, tanto que o superávit quase que dobrou em relação ao exercício anterior”, salientou.

Por fim, ela se colocou à disposição

ASSOCIADOS APROVAM CONTAS DO BIÊNIO

2016/2018

APÓS MOBILIZAÇÃO, LDO É

APROVADA SEM VEDAÇÃO

AO

REAJUSTE SALARIAL

CONSELHO EXECUTIVO

1º - Ana Maria Morais da Silva - Presidente (163 votos)

2º - Maria Lisboa Macedo - VP Aposentados e Pens. e Serv. Assistenciais (155 votos)

3º - Afonso Ligório de Faria - VP Executivo (153 votos)

4º - Ilva Maria Franca Lauria - VP Política de Classe e Cultura Profissional (136 votos)

5º - Marcos Barbonaglia da Silva - VP de Assuntos Jurídicos (132 votos)

6º - Cássio José de Oliveira - VP Finanças e Patrimônio (127 votos)

7º - José Geraldo Heleno - VP Comunicação e Relações Públicas (106 votos)

8º - Lázaro Idino Bagliano - VP Administração (89 votos)

9º - Maria de Fátima Carvalho Ponzo - VP Esportes e Eventos Sociais (83 votos)

10º - Maria José Comanduci - 1º suplente (83 votos)

11º - Walter Gandi Delogo - 2º suplente (80 votos)

12º - Maria da Consolação dos Santos Oliveira - 3º suplente (71 votos)

13º - Mário Borges do Amaral - 4º suplente (64 votos)

14º - Maria Geralda Vitor - 5º suplente (62 votos)

CONSELHO FISCAL

1º - Gabriel da Silva Neto - Presidente (133 votos)

2º - Paulo Sérgio Lages - Coordenador (122 votos)

3º - Eliana de Oliveira Santos Ramos - Relatora (109 votos)

4º - Júnia Garcia de Mello Fróes - 1º suplente (108 votos)

5º - Expedito Antunes Gomes - 2º suplente (98 votos)

6º - Geralda Elizabete Santos Castro Gilberto - 3º suplente (92 votos)

para auxiliar o próximo vice-presidente da pasta no que for necessário.

Posteriormente, o presidente do Conselho Fiscal, Sebastião Lenes Freire Murta, fez a leitura do relatório fiscal consolidado do biênio 2016/2017 e uma análise comparativa dos dois exercícios, ressaltando os respectivos s u p e r á v i t s : R $ 11 9 . 2 6 6 , 1 6 e R $ 323.282,02. “Os recursos da entidade foram aplicados integralmente em sua finalidade institucional, conforme prevê o Estatuto Social, motivo pelo qual o Conselho Fiscal recomenda a aprovação, sem ressalvas, dos balanços de 2016 e 2017, bem como d o s d e m o n s t r a t i v o s c o n t á b e i s ” , observou.

Submetidas à assembleia, as contas de 2016 e 2017 foram aprovadas por unanimidade.

O Plenário do Congresso Nacional aprovou, no

dia 11 de julho de 2019, o projeto de Lei de Diretrizes

Orçamentárias (LDO) para 2019 (PLN 2/2018), cujo

texto contempla o reajuste salarial dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, previsto na Lei nº 13.464/17.

No parecer inicial, o relator do projeto, senador Dalírio Beber (PSDB-SC), vedou o reajuste aos servidores públicos (mesmo previsto em lei), bem como reduziu em 10% as despesas de custeio administrativo, o que prejudicaria a boa prestação dos serviços públicos.

No entanto, após intensa mobilização e pressão de entidades representativas dos servidores públicos — especialmente da ANFIP —, o relator complementou seu voto e a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) aprovou o projeto com a permissão dos reajustes já previstos em lei (caso dos Auditores-Fiscais) e a modificação de 10% para 5% da redução das despesas de custeio administrativo em relação à programação orçamentária de 2018.

MEDIDAS PRESERVADAS O Plenário preservou as demais medidas fiscais propostas pelo senador, como a proibição de concessão de novos benefícios tributários e a revisão dos já concedidos, restrição à convocação de aprovados em concursos públicos, proibição de pagamentos a agentes públicos com efeitos retroativos, e de reajustes do auxílio-alimentação e auxílio-moradia

(confira no endereço https://goo.gl/bmM8ZZ). Com

informações da ANFIP

Giuliano Peixoto

3

(4)

EM SOLENIDADE HISTÓRICA, ASSOCIAÇÃO

CELEBRA SEU CINQUENTENÁRIO

Um evento memorável, à altura da impor-tância da ocasião. Assim foi a solenidade de comemoração dos 50 anos da ANFIP-MG — realizada no dia 15 de junho de 2018, no Châ-teu Belvedere, em BH —, em que associados, ex-presidentes, conselheiros e convidados se confraternizaram em grande estilo.

Compuseram a mesa de honra da cerimô-nia a presidente do Conselho Executivo, Ana Lúcia Guimarães Silva; o primeiro presidente da ANFIP-MG, José Lamacié Ferreira, e os ex--presidentes Ilva Franca Lauria, Afonso Ligório de Faria, Mara Calabria, Marcos Barbonaglia da Silva e Juliana de Araújo Mart Alves; o pre-sidente da ANFIP Nacional, Floriano Martins de Sá Neto; o presidente do Conselho Fiscal da ANFIP-MG, Sebastião Lenes Freire Murta; o superintendente de Administração do Mi-nistério da Fazenda em Minas Gerais, Acácio Cândido da Silveira; e os deputados federais Jô Moraes (PCdoB/MG), Subtenente Gonzaga (PDT/MG) e Weliton Prado (PROS/MG). Tam-bém marcaram presença o deputado federal Lincoln Portela (PR/MG), representado pela assessora Patrícia Gonçalves; o deputado es-tadual Leo Portela (PR) e a vereadora Marilda Portela (PRB), representados pelo chefe de

gabinete da vereadora, Carlos Henrique Silva Rodrigues.

Após a execução do Hino Nacional Brasilei-ro, a presidente Ana Lúcia deu início à soleni-dade saudando e agradecendo a presença dos convidados. Depois disso, tomaram a palavra os deputados federais, que, em síntese, exal-taram o papel da ANFIP-MG — especialmente no que diz respeito à defesa da Previdência Social pública e da justiça fiscal — e reiteraram a parceria que mantêm com a entidade.

Posteriormente, o superintendente Acácio Cândido da Silveira também destacou o com-partilhamento da Associação com as ideias ins-titucionais do Ministério da Fazenda em Minas

Gerais e reafirmou o profundo agradecimento que tem pela entidade, em razão de sua efetiva colaboração com o órgão.

O presidente da ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto, disse que é uma grande alegria reencontrar os colegas que não via há muitos anos e destacou o compromisso da ANFIP e da ANFIP-MG com a defesa dos interesses da categoria e da sociedade brasileira “à qual ser-vimos enquanto servidores públicos”.

Confira no endereço https://goo.gl/

gAeUXx a galeria de fotos do evento (é necessário entrar na área restrita do site da ANFIP-MG).

Turma de Auditores-Fiscais que ingressaram em 1981, reunida pela associada Cecília Buzzelli, para sessão de fotos. Esq. p/ dir.: Acácio Silveira, Floriano Neto, Marcos Barbonaglia, Afonso Ligório, José Lamacié,

Ana Lúcia Silva, Ilva Franca, Mara Calabria, Juliana Mart Alves e Sebastião Murta.

Comemoração aconteceu no dia 15/06/2018, em Belo Horizonte

Fotos: W

agner Costa

JULHO | AGOSTO / 2018

(5)

Revista comemorativa dos 50 anos da ANFIP-MG, lançada durante o evento.

HOMENAGENS

VÍDEO INSTITUCIONAL DOS

50

ANOS E COMEMORAÇÃO

O momento marcante da solenidade foram as homenagens prestadas aos ex-presidentes da ANFIP-MG que ainda estão entre nós e à associada Cecília Buzzelli dos Santos, de Juiz de Fora.

Na ocasião, foram entregues placas aos homenageados, que tiveram a oportunidade de deixar sua mensagem [confira todos os

pronunciamentos no endereço https://goo.gl/

Sx1otW].

Após o discurso de Ana Lúcia, foi exibido o vídeo produzido em comemoração ao cinquen-tenário da Associação, que pode ser assistido

no endereço https://goo.gl/XmqV3G.

Depois da solenidade, os convidados tive-ram a oportunidade de se confraternizar com os colegas, sendo embalados pelo som da dupla Eldon Moreira & Isah Medeiros.

INAUGURAÇÃO DE PLACA COMEMORATIVA

E LANÇAMENTO DA REVISTA

Na sequência, a então presidente da ANFIP-MG, Ana Lúcia Guimarães, a presidente que atuou no primeiro ano da gestão 2016/2018, Ilva Franca, e o primeiro presidente, José Lamacié Ferreira, fizeram o descerramento da placa comemorativa aos 50 anos da entidade.

Em seu pronunciamento, Ana Lúcia exal-tou as vitórias, conquistas e momentos felizes da Associação ao longo dos anos, bem como registrou que as perdas contribuíram para o crescimento e deram força para continuar a luta pelos direitos dos associados, por melho-res condições de trabalho e pela “impmelho-rescin- “imprescin-dível justiça fiscal que nossa sociedade tanto merece”.

Ana Lúcia fez um apelo para que a cate-goria não se acomode, assim como não se acomodaram os colegas no passado. “Deseja-mos que os próxi“Deseja-mos conselheiros continuem com essa garra na luta pela valorização da

categoria e na busca incessante pelos direitos e bem-estar dos associados. Mas é necessá-rio ressaltar que, se não estivermos atuantes juntos com a entidade nas mobilizações que certamente virão, não vamos obter êxito. Além do embate com a administração e o governo, infelizmente, temos que lidar com a divisão da categoria, o que é muito ruim. A desunião que presenciamos hoje tem nos causado muitos prejuízos, a exemplo da última campanha sa-larial, cujo resultado foi a perda da paridade entre ativos e aposentados e pensionistas”, observou.

Por fim, ela agradeceu aos integrantes dos Conselhos Executivo e Fiscal, aos represen-tantes, aos assessores e aos funcionários da ANFIP-MG pela parceria, paciência, esforço e dedicação e, finalmente, apresentou ao público a revista em comemoração aos 50 anos da entidade.

Cecília Buzzelli dos Santos.

José Lamacié Ferreira. Mara Calabria.

Ilva Franca. Juliana de Araújo Mart Alves.

Marcos Barbonaglia da Silva.

Afonso Ligório de Faria.

(6)

Neide Lopes Silveira | Pensionista-Juiz de Fora (15/05/2018)

FALECIMENTOS

FALECIMENTOS

A ANFIP-MG solidariza-se com os familiares e, aos colegas que se foram, que Deus ilumine seus caminhos.

ANIVERSARIANTES

Adylles Cheab Santiago de Crestoni...01

Heloisa Maria de Moura Linhares...01

Inês Zanetti...01

Bernadete Cristina Luz Brochado...02

Félix Borém de Oliveira...02

Janete de Oliveira Pinheiro Armond...02

José Bonifácio Pereira...02

Judite Izabel Reis...02

Fernando de Bulhões Lacerda Pereira...04

José Carlos Pereira Júnior...05

Maria Angélica Salomé...05

Maria do Carmo Lage Soares...05

Washington Luiz de Souza...05

Ivonilde Rodrigues Milagres...06

Marcos Tadeu Rodrigues Vieira...06

Maria Elisabeth Vieira...06

Maria Helena Araújo...06

Andréa M. de Castro Teixeira Franco...08

Maria Madalena Theodora...08

José Maria Borges...09

Luiz Roberto Aguiar...09

Renato da Silva Gonzaga...09

Vânia Rodrigues Alves de Meneguetti...09

Célia Lúcia Faria de Alvarenga...11

Arilton de Paula Faria...12

Dora Bely Brandão Marques...12

Ednor Santos Fuchs...12

Jacira Miranda Cavalini...12

Nilton Santos de Sena...12

Delcy Portes Ervilha...13

Hilda Silveira de Moraes Oliveira...13

Ivanete Tânia Silva Gontijo Figueiredo...13

Maria de Lourdes Pereira Moreira...13

Maria Mônica de Castro R. Silva...13

Maria Regina de Souza...13

Maria Lúcia Dâmaso...14

Thais Ramos Tannure...14

Clélia Perotti Cantudo...15

Dilcea Canabrava Viana...15

Adilson Monteiro Gonzaga...18

Arnalda dos Santos Ferreira...18

Eliana Maria Vilas Boas Moras...18

Tânia Régia Silva Nunes...18

Giselle Libânio Beghini Percope...20

Maria Christina Lima Rocha...20

Paulo Vicente de Azevedo...20

Tânia A. de Vasconcelos Pedroso Balbo...20

Wilson Silva de Miranda...20

Aciclea Verdolim Barbosa...21

Adelmo França Malta...21

Maria José Soares Freire...21

Neuza da Paz Matozo Oliveira...21

Daisy Coutinho Brandão...22

Nelson Madalena Penitente...22

Jair Arcanjo Ribeiro...23

Maria Célia Cordeiro Tupynambá...23

Mária Luiza Jorge...23

Antônio Augusto Roman...24

Theresa Martha Vieira Peixoto...24

Walkyria Gianna B. O. Barcelos Corrêa...24

Ângela Maria Lamounier...25

Anna Lúcia de Almeida...25

Clara Grynberg Tochner...27

Hilda Pereira Barroso...27

Renato Orozimbo de Oliveira...27

Fernando Luiz Duque Estrada...28

Ana Maria dos Reis...29

Gilvano Monteiro Alvarenga...29

Lucília Aarão Rodrigues...29

Maria de Fátima Silva Santos...29

Vanda da Conceição Tavares...29

Vicente Carlos Hippert Soares...29

Geralda de Lourdes Pereira Possa...30

Ana Lucia Salgado dos Santos...31

Maria Elisa Ruas...31

Ilza Rodrigues de Souza...01

Etelvina Maria da Rocha...02

Gercino Parreiras da Silva...02

Joaquim Jarbas de Oliveira Viana...02

Olga Rodrigues de Paula...02

José Aparecido de Castro...03

Sebastião Carvalho...03

Celma Marques Modesto...05

Dileia Marly Thomaz Siuves Tavares...07

Helena Carvalho da Fonseca...08

Maria Ignez Paes Barreto...08

Helio Fabio Pereira...10

Edward Castro Dias...11

Maria da Conceição Souza Linhares...11

Clarice de Almeida Mesquita...12

Dimas Antonio Alves da Silva...12

Lídia Maria de Moura Rocha...12

Maria Lucia Carazza Ferreira...13

Mariza Barbosa de Abreu Leonardo...13

Marcelo Soares Coelho...14

Ivone Amâncio da Silva...15

Monica Assunção Polignano...15

Nilton Machado...15

Evandro Cesar de Almeida Carneiro...16

Maria das Graças Rocha da Silva...16

Milton Walter dos Santos...16

Danilo Drumond Avelino...17

José da Cruz Machado...17

Vicentina Gonçalves Vieira Silvério...17

Clélia Perazzoni Gabriel...18

Oscar Pedrosa...18

Ana Maria Morais da Silva...19

Helenice Silva Rocha...19

Cláudio Maia...20

Geraldo José Januário...20

José Fabiano...20

Maria Stella Gazzinelli de Oliveira...20

Luci Porto Teixeira Leite...21

Maria da Glória Ferreira Pimenta...21

Paulo Alvarenga de Faria...21

Valéria Ragonezi Resende Avelino...21

Lucia Helena Carvalho Pinto Bittencourt...22

Maria Alice Fernandez de Vasconcellos...22

Ângela Maria Moreira Canut...23

Eunício França...24

José Maércio Pereira...24

Nanci Bicalho de Pádua Freitas...24

Vânia Maria Neves...24

Juliana de Araújo Mart Alves...25

Luiz Sérgio Fonseca Soares...25

Maria das Graças Maciel Vidigal...25

Marília Garcia Iglesias F. Amaral...25

Cristina Mendes Raid...27

Ivoni Veneranda Gobbi Lima...27

Agostinha Duarte Lobo...28

Ilva Maria Franca Lauria...28

Norvindo Teixeira Trindade...28

Rosimeire da Silva...28

Hélio de Souza Monteiro...29

Maria Letícia Rocha Pimenta...29

Luciléia Alves Vaz...30

Mário Lúcio Guerra...30

Licurgo Leão Silveira...31

Valdelice Cunha de Almeida...31

JULHO

AGOSTO

A ANFIP-MG

deseja muitas felicidades, saúde e paz

todos os aniversariantes

meses de JULHO e AGOSTO.

dos

a

REAJUSTE NOS PLANOS DA UNIMED-BH

PROMOÇÃO DE ISENÇÃO DE CARÊNCIA

A ANFIP-MG informa que, após intensa negociação, con-seguiu que o reajuste anual dos planos de saúde da Unimed-BH — administrados pela Aliança Ad-ministradora — oferecidos aos as-sociados fechasse em 8% sobre o valor do contrato (mensalidade) e em 7% sobre a coparticipação nos procedimentos como consultas,

exames etc.

Os novos valores vigoram a partir de agosto de 2018, mês de aniversário do contrato firmado pela prestadora com a ANFIP-MG.

Para saber detalhes, entre em contato com a Secretaria da As-sociação pelo telefone (31)

3201-3582 ou pelo e-mail secretaria@

anfipmg.org.br.

A Unimed-BH está realizando mais uma promoção de isenção de carência para novas adesões aos planos de saúde administra-dos pela Aliança Administradora, para associados da ANFIP-MG. A

promoção vai até 15 de

agos-to de 2018.

Lembramos que a isenção de carência é total, exceto para

A ANFIP-MG agradece aos novos associados e se compromete a aprimorar cada vez mais as ações que atendam, de forma efetiva, aos interesses e expectativas de todos em favor do fortalecimento e da união de toda a categoria.

NOVOS ASSOCIADOS

NOVOS ASSOCIADOS

Lúcia Helena Carvalho Pinto Bittencourt | Pensionista-BH

Ilca Lopes Kaluma | Aposentada-BH

Silvana Santos | Ativa-BH

doenças ou lesões pré existen-tes (DLP).

Para saber detalhes, acesse

o endereço

https://goo.gl/1Jf-tCB ou entre em contato com

a Aliança Administradora, pelo telefone (31) 3048-2800, ou com a ANFIP-MG, pelo telefone (31) 3201-3582. NÃO PERCA ESTA

OPORTUNIDADE!

JULHO | AGOSTO / 2018

(7)

ARACAJU RECEBE O XVI ENCONTRO NACIONAL DOS AUDITORES-FISCAIS

A ANFIP realizou, entre os dias 27 e 29 de maio de 2018, em Aracajú-SE, o XVI Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, que contou com boa partici-pação dos associados mineiros — cerca de 50 pessoas.

No evento, os participantes tiveram a opor-tunidade de rever os colegas, se confraternizar e desfrutar as belezas que a capital sergipana oferece.

Além disso, o encontro serviu para discutir importantes temas de interesse da categoria, que foram abordados nas seguintes pales-tras: Educação Fiscal, com o secretário de Estado da Tributação – SEFAZ/RN e membro do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, André Horta Melo; Orientações

atuais para longevidade saudável, com o

ANFIP

VEM AÍ O

III ENCONTRO DO SUDESTE

DOS AUDITORES-FISCAIS

Acontece entre os dias

11 e 13 de outubro

de 2018, no hotel Hilton Garden Inn., em Belo

Horizonte/MG, o

III Encontro do Sudeste dos

Auditores-Fiscais, promovido pela ANFIP-MG,

APAFISP, AFIPERJ e ANFIP-ES, com apoio da

ANFIP.

O evento está sendo preparado com muito

carinho e contará com variada programação, que

inclui palestras técnicas, de interesse dos

Audi-tores-Fiscais e da sociedade em geral — como

a reforma tributária —, e momentos de

entreteni-mento e lazer. Ainda haverá um painel dedicado à

divulgação das ações da ANFIP.

Em breve, será divulgada a programação

ofi-cial, bem como detalhes sobre os procedimentos

para inscrição e o respectivo prazo. Fiquem

aten-tos e não percam!

médico geriatra e gerontólogo Antônio Cláudio Neves; O papel da tributação na redução de

desigualdades, com o economista e professor

da Unicamp, Eduardo Fagnani; e A poesia

que transforma, com o escritor, artista e poeta

Bráulio Bessa.

O presidente Floriano Sá Neto agradeceu o esforço dos associados em estar em Aracaju, especialmente diante das dificuldades enfren-tadas nos aeroportos brasileiros [em razão da greve dos caminhoneiros, que atingiu seu ápi-ce naquela semana]. Ressaltou as qualidades da cidade, a receptividade das pessoas e a im-portância do clima acolhedor para o espaço de integração entre a carreira e o andamento dos debates a serem realizados durante o even-to. “Entendemos a necessidade de estarmos unidos na defesa de nossos direitos. Divididos somos fracos. O evento será intenso no propó-sito de união. Vamos discutir vários assuntos e trazer à luz várias informações”, disse.

A então presidente do Conselho Executivo da ANFIP-MG, Ana Lúcia Guimarães Silva, afir-mou que o encontro foi muito positivo, repleto de ótimas palestras. “A exposição do poeta Bráulio Bessa foi um show à parte”, ressaltou. ESCOLA VIRTUAL Durante o evento, a ANFIP e a Fundação ANFIP lançaram a plata-forma Escola Virtual de Educação a Distância,

um serviço inovador cujo propósito é oferecer cursos para os Auditores-Fiscais ativos, apo-sentados e também para pensionistas.

A plataforma apresenta um avatar em ho-menagem à associada mineira Cecília Buzzelli dos Santos, que será a tutora da Escola Virtual e assim se expressou: “Essa homenagem, que recebo neste momento, transfiro para os cole-gas aqui presentes. Sou anfipiana e muito me orgulho disso. Podem contar comigo sempre”, agradeceu Buzzelli. E aconselhou os colegas: “O principal da vida é saber envelhecer. Eu tenho 88 anos, tive câncer de mama, mas hoje posso dizer que sou muito feliz. Quem não sabe viver, não sabe morrer”, finalizou.

Evento acontece em Belo Horizonte, entre os dias 11 e 13 de outubro de 2018

Lançamento da Escola Virtual.

(8)

ENDEREÇO PARA DEVOLUÇÃO:

AGF GONÇALO COELHO

RUA GONÇALO COELHO, 56, CIDADE NOVA. BELO HORIZONTE/MG. CEP: 31.170-970

GDAT PERMANECE BLOQUEADA ATÉ TRÂNSITO EM JULGADO

POR UMA REFORMA TRIBUTÁRIA SOLIDÁRIA

Um tema que toma corpo no Congresso Nacional, por meio da PEC 293/04, é uma das principais pautas da ANFIP nos últimos meses. Trata-se de uma proposta de remode-lação completa do modelo tributário nacional, imprescindível para que o governo corrija uma das maiores mazelas do país: a desigualdade social.

Em 13 de junho de 2018, foi formada a Comissão Especial que irá analisar a PEC na Câmara dos Deputados. A presidência ficou com o deputado Hildo Rocha (MDB/MA) e a relatoria com o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR).

Em breve, serão realizadas audiências públicas pela Casa para debater a proposta, sendo a primeira com o movimento Reforma Tributária Solidária: Menos Desigualdade, Mais Brasil, articulado pela ANFIP e pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafis-co), em parceria com o economista e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani.

No Senado, já aconteceu uma audiência pública sobre o assunto. O aumento da tri-butação para as altas rendas e a diminuição dos impostos sobre o consumo foi o foco da discussão na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), realizada no dia 21/06/2018.

O projeto Reforma Tributária Solidária teve início em agosto de 2017 e foi lançado, oficial-mente, em 25/04/2018. Ele institui sólidos fun-damentos para subsidiar a discussão do tema no Parlamento.

O projeto reúne mais de 40 especialistas — coordenados por Eduardo Fagnani —, que elaboraram um diagnóstico completo de todos os impostos existentes no Brasil. A ideia é apresentar a proposta para uma reforma que incentive o desenvolvimento e ajude a diminuir as desigualdades no país.

Ao longo do mês de maio, a Reforma Tribu-tária Solidária foi divulgada em vários estados brasileiros, inclusive Minas Gerais.

Em BH, o tema foi abordado em um semi-nário realizado no dia 17/05, ocasião em que o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Francelino das Chagas Valença Junior, proferiu esclarecedora palestra.

No início de junho, aconteceu em São Pau-lo o Fórum Internacional Tributário (FIT), que contou com a participação de especialistas de vários países. Na ocasião, foi lançado o livro A Reforma Tributária Necessária: Diagnóstico e Premissas.

Como fruto do fórum, reiterou-se o consen-so de que o Brasil precisa corrigir as iniquida-des do Sistema Tributário Nacional tributando menos o consumo e mais a renda e as gran-des fortunas e patrimônios, a exemplo do que acontece em outras nações mais justasl.

A ANFIP-MG apoia a iniciativa da ANFIP e da Fenafisco e está a postos para mobilizar os congressistas no sentido de aprovarem uma reforma tributária nos moldes propostos pelo projeto Reforma Tributária Solidária.

A Associação também sugere que os asso-ciados se informem e se engajem no projeto. É fundamental que essa mudança tenha apoio de toda a sociedade, para que possamos reto-mar o crescimento do país.

O INÍCIO DO MOVIMENTO FÓRUM INTERNACIONAL

APOIO E MOBILIZAÇÃO

REFORMA TRIBUTÁRIA

NOS ESTADOS

Após julgamento de apelação interposta pela União no processo da GDAT, a Turma Ampliada do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu manter as contas judiciais blo-queadas até o trânsito em julgado da ação, por considerar que a União cer-tamente recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Entretanto, a vitória da ANFIP foi confirmada em todos os quesitos da ação, especialmente naquele que be-neficia os servidores que possuem o acréscimo de 20% no provento quan-do ocupantes da última classe da car-reira (artigo 184, II, da Lei nº 1.711/52).

A ANFIP acompanhou a sessão de julga-mento, que aconteceu no dia 17/07/2018, e adianta que a análise do recurso no STJ se limitará exclusivamente a lesão à jurisprudên-cia do Tribunal ou à lei, o que não aconteceu na referida ação. Portanto, a interposição do recurso tem por objetivo da União apenas pro-telar a liberação do pagamento.

A ANFIP-MG está constantemente em con-tato com a ANFIP, para levar as informações sobre o andamento do processo aos associa-dos de Minas Gerais.

A ANFIP informou que está analisando todos os meios judiciais para a defesa dos as-sociados, de modo que o pagamento seja feito o mais breve possível.

Divulgação

ANFIP

JULHO | AGOSTO / 2018

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Tautologia – Quando uma proposição sempre é verdadeira, o que acarreta que toda sua coluna na tabela- verdade possui somente valores Verdadeiros. Contradição – Oposto à

Se o canhão antitanque dispara um obus com velocidade de disparo de 240 m/s e com elevação de 10,0 o acima da horizontal, quanto tempo a equipe do canhão teria de esperar antes

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Para inserir um banner de arquivo único (Flash, gif ou jpg) vá ao menu WebAdmin Site / Configuração Site no área Conteúdo, selecione no campo Flash da Home e procure em seu

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

Neste pressuposto, esta pesquisa terá como enfoque central, investigar como os sistemas WMS poderão impactar na gestão de estoques, em uma empresa do ramo comercial