• Nenhum resultado encontrado

SÍNDROME DE BURNOUT: ATIVIDADES PREVENTIVAS COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA FAMÍLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÍNDROME DE BURNOUT: ATIVIDADES PREVENTIVAS COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA FAMÍLIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SÍNDROME DE BURNOUT: ATIVIDADES PREVENTIVAS COM PROFISSIONAIS DA

SAÚDE DA FAMÍLIA

ARAÚJO, Andréia1; RODRIGUES, Hingridy Aparecida2; FERRARI, Rogério3; MAGALHÃES, Josiane4; FRANÇA, Flávia Maria de5.

Palavras-chave: Burnout, Stress, Esgotamento.

Introdução

A Síndrome de Burnout pode ser definida como um transtorno adaptativo crônico associado às demandas e exigências laborais, cujo desenvolvimento é insidioso e freqüentemente não reconhecido pelo indivíduo, com sintomatologia múltipla, predominando o cansaço emocional.3

A síndrome de Burnout é caracterizada por três dimensões: Exaustão Emocional (EE), que se refere ao sentimento de esgotamento físico e mental. Envolvimento Pessoal no Trabalho (EPT), caracterizado pela sensação de baixa auto-estima, insatisfação com suas atividades e desmotivação. E a Despersonalização, caracterizada pelo desenvolvimento de atitudes negativas, ausência de sensibilidade, tratamento impessoal e frio aos pacientes.

Seu surgimento depende de alguns fatores predisponentes, sejam eles organizacionais, de trabalho, sociais e/ou pessoais. A identificação desses preditores é imprescindível no processo de discussão científica sobre Burnout.1

Resumo revisado pelo coordenador da Ação de Extensão “Burnout em profissionais da Estratégia de Saúde da Família: um diagnóstico da estafa profissional”, código121/2011. Nome do Coordenador: Rogério Ferrari. 1

Universidade do Estado de Mato Grosso – e-mail:and.araujo.91@gmail.com

2

Universidade do Estado de Mato Grosso – e-mail: hingridhi@gmail.com 3

Universidade Estácio de Sá – e-mail: rgrferrari@gmail.com 4

Universidade do Estado de Mato Grosso – e-mail: josimag@gmail.com 5

(2)

Por trabalharem inseridos na comunidade e serem referência de atenção à saúde da população residente em sua área de abrangência, os trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família (ESF) precisam assumir inúmeras e diversificadas atribuições. O trabalho nas Unidades de Saúde Pública é desenvolvido em um ambiente com vários fatores de risco ocupacional, que podem gerar danos à saúde dos trabalhadores e afetar a qualidade da assistência prestada.5

Por isso, foi elaborado o projeto “Burnout em profissionais da Estratégia de Saúde da Família: um diagnóstico da estafa profissional”, que vem sendo desenvolvido em 11 ESF na cidade de Cáceres-MT, tendo como publico alvo os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e agentes comunitários de saúde (ACS) dessas instituições.

O projeto foi criado tendo em vista a importância da valorização do trabalho realizado pelos profissionais da saúde, com o objetivo de melhoria na qualidade de vida e bem-estar, condições e ambiente de trabalho.

Método

O projeto “Burnout em profissionais da Estratégia de Saúde da Família: um diagnóstico da estafa profissional” esta sendo realizado em 11 ESF (Vitória Régia, CAIC, Paraíso, Vila Real, Rodeio, Marajoara, Vista Alegre, Cohab Nova, Guanabara, Vila Irene e DNER) da cidade de Cáceres.

As atividades desenvolvidas foram divididas em dois momentos: primeiramente o levantamento de dados nas ESF e posteriormente, a orientação aos profissionais por meio de palestras acerca da síndrome a fim de constituir em cada unidade grupos de trabalho preventivos.

Incluíram-se na amostra os médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Odontólogos e ACS dispostos a participar de forma livre, esclarecida e voluntária.

Para a avaliação da síndrome foi utilizado como instrumento o questionário Maslach Burnout Inventory (MBI) que avalia as três dimensões do Burnout. Já o

(3)

instrumento elaborado para delinear o perfil sociodemográfico, contém 12 perguntas, levando em conta as variáveis dicotômicas, de atributos e contínuas.

Após a aplicação dos questionários, tem sido realizados encontros, de modo que cada ESF receba a equipe do projeto em intervalos que variam de duas vezes na semana a um mês, aproximadamente, de acordo com a disponibilidade dos profissionais. O primeiro encontro com os profissionais foi para explanação das atividades propostas e do conceito simplificado da Síndrome para que houvesse maior aderência ao projeto.

Posteriormente, oficinas de grupos e discussões, atividades de palestras, têm sido desenvolvidas periodicamente, buscando discutir soluções para os principais estressores encontrados, discussões sobre melhoria da qualidade de vida, enfrentamento do trabalho, lazer, atividades saudáveis e apoio social.

Resultados e Discussão

De um total de 11 ESF inclusas no projeto, 9 já tiveram os dados levantados e as atividades iniciadas, exceto a ESF do DNER e CAIC. Participaram da pesquisa 55 profissionais. Cada ESF teve cerca de 3 a 8 profissionais participantes. Os ACS formam a grande parte dos profissionais que aderiram à pesquisa representando 60%, seguido dos técnicos de enfermagem e enfermeiros com 16,36% cada.

A maior parte dos pesquisados são do sexo feminino (87,27%), com idade entre 36-40 anos (25,45%), casados (61,82%), com renda de até 3 salários mínimos (69,09%) , carga horária de 40 horas semanais (94,54%).

Em relação à Síndrome foi identificado 3 profissionais acometidos. Os acometidos são todos do sexo feminino, sendo os profissionais, uma técnica de enfermagem, uma enfermeira e uma ACS, de distintas ESF.

Diante dos dados apresentados, percebe-se que é necessária atenção no gerenciamento da situação de saúde dos trabalhadores. O Burnout pode ser evitado, desde que a cultura da organização favoreça a execução de atividades preventivas do

(4)

estresse crônico, a partir da atuação em equipes multidisciplinares, numa perspectiva de resgatar as características afetivas contidas no cotidiano de quem cuida.2

Assim sendo, após os dados coletados, iniciou-se o segundo momento do projeto, que é exatamente a execução de atividades preventivas. Inicialmente foi marcada uma roda de conversa com cada equipe para serem esclarecidos os conceitos básicos da Síndrome, bem como seus sintomas, possíveis causas e estilos de vida que podem ser adotados para evitar o seu aparecimento.

As atividades são desenvolvidas com intuito de que possa configurar um importante objeto de reflexão aos profissionais de saúde. Convindo como alerta, acerca das causas do desenvolvimento desse tipo de estresse de caráter crônico.

Conseguintemente, foram realizados outros encontros, em que assuntos sobre como prevenir a Síndrome de Burnout foram abordados. Segue-se fazendo acompanhamento e aconselhamento das equipes para que enfrentem o stress de forma mais saudável e não desenvolvam a Síndrome de Burnout. Buscando sempre contribuir para a prevenção de casos da síndrome por meio da construção do conhecimentoevando a uma melhoria nas condições de vida e trabalho, garantindo ao trabalhador saúde física e mental.

A elaboração de estratégias organizacionais e individuais de intervenção, como treinamento, capacitação e supervisão dos profissionais dos PSF, é sempre necessário, de modo a minimizar os danos à sua saúde e melhorar a qualidade de vida no trabalho, repercutindo na qualidade dos serviços prestados a população.4

Conclusão

As atividades desenvolvidas pelo projeto têm-se mostrado eficientes no âmbito de levar o conhecimento desse problema aos profissionais e promover melhoria nas condições de trabalho. Pretende-se ainda reunir mais vezes com essas equipes, visando à melhoria da qualidade de vida e bem-estar de cada um, por meio de conversas, trocas de experiências e dicas que atingem o âmbito individual e coletivo.

(5)

Ressalta a necessidade de uma maior divulgação sobre a Síndrome de Burnout, por ser ainda pouco conhecida pelos profissionais de saúde, visto que quando os profissionais desconhecem as manifestações e causas desse fenômeno, não buscam formas efetivas de prevenção ou intervenção. Só assim poderemos obter subsídios para intervir nessa dimensão tão subjetiva e delicada, a dos desejos, das aspirações e realizações.

Referencias Bibliográficas

1. FRANCA, S.P.S. et al. Preditores da Síndrome de Burnout em enfermeiros de serviços de urgência pré-hospitalar. Acta paul. Enferm., São Paulo, v.25, n.1, p. 68-73, 2012.

2. JODAS, D.A.; HADDAD, M.C.L. Síndrome de Burnout em trabalhadores de enfermagem de um pronto socorro de hospital universitário. Acta paul. Enferm., São Paulo, v. 22, n.2, p.192-197, 2009.

3. MOREIRA, D.S. et al. Prevalência da síndrome de burnout em trabalhadores de enfermagem de um hospital de grande porte da Região Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n.7, p.1559-1568, 2009.

4. SILVA, A.T.C.; MENEZES, P.R. Esgotamento profissional e transtornos mentais comuns em agentes comunitários de saúde. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v.42, n.5, p.921-929, 2008.

5. TRINDADE, L.L. et al. Estresse e síndrome de burnout entre trabalhadores da equipe de Saúde da Família. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 23, n.5, p. 684-689, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

[r]

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Este artigo tem por objetivo a avaliação da vida marinha e terrestre na praia da vila no Município de Imbituba em Santa Catarina, o estudo traz uma avaliação da vida existente

Entretanto, existem acessos que apresentam produção potencial de sementes consistentemente superior à testemunha grama-batatais, tendo maior potencial para a exploração

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor