• Nenhum resultado encontrado

N o dia 20 de se tem bro, com o

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "N o dia 20 de se tem bro, com o"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Jornal do IV Congresso

Adusp - Associação dos Docentes da USP DCE - Diretório Central dos Estudantes Sintusp - Sindicato dos Trabalhadores da USP novembro

2

2000

N

N

NN

o dia 20 de se tem bro, com o An fi tea tro de Con ven ções lo ta do, foi aber to pu bli ca men te o IV Con gres so da USP. O evento cons ti -tuiu-se em reen con tro vi vi fi can te da que les que no pri mei ro se mes -tre, a par tir das lu tas vi to rio sas por rei vin di ca ções sa la riais, de sen vol ve ram du ran te os mais de cin -qüen ta dias, mo vi men to for te de bus ca da uni ver si da de, ma te rial e ideo lo gi ca men te, au tô no ma. O ato foi um su ces so. O ví deo da gre ve, exi bi do lo go no iní cio, fez a lem -bran ça dos mo men tos di fí ceis e emo cio nan tes vi vi dos jun tos aflo -rarem e o ato mos trou que, em que pe sem as di fe ren ças en tre os di ver sos seg men tos, es ta re mos jun tos, apro fun dan do as dis cus -sões e equi li bran do plu ra li da des na qui lo que se rá "um pon to de par ti da da nos sa USP".

A par ti ci pa ção na me sa de aber -tu ra, jun ta men te com o DCE, Adusp e Sin tusp, de um mem bro do Mo vi men to dos Sem Ter ra, sim bo li zou a in clu são do mo vi men to so cial or ga ni za do nes te pro ces -so, já que, no di zer de Flo res tan Fer nan des, ho me na gea do da aber -tu ra, "a uni ver si da de não cons ti -tui ins ti tui ção iso la da. Ela é par te dos pro ces sos glo bais de or ga ni za ção e trans for ma ção da so cie da de".

O de ba te que ocor reu a se guir e que se rá ana li sa do nes te jor nal, só rea fir mou is so, mos tran do a li ga ção di re ta en tre pro je tos de do mi -na ção so cial e fi -nan cia men to da uni ver si da de e, por ou tro la do, au -to no mia uni ver si tá ria crí ti ca.

De mos, por tan to, o pri mei ro pas so na cons tru ção do IV Con -gres so. As dis cus sões con ti nuam, em ba san do sua pre pa ra ção. Ain da em se tem bro, mês fér til de par ti -ci pa ção, ocor re ram os Con gres sos dos Es tu dan tes de Gra dua ção e Pósgra dua ção, que apro fun da ram suas pro po si ções. Um re sul ta do prá ti co im por tan te, na con cre ti za ção dos ideais de mo crá ti -cos da gre ve, foi a elei ção dos RD´s, re pre sen tan tes dis cen tes no CO e nos Con se lhos Cen trais, jun ta men te com a elei ção da no va di re to ria do DCE, por mais de 8.000 vo tos, ine gá vel pro va de le -gi ti mi da de.

Por outro lado, os fun cio ná rios continuam a pre pa rar seu Con -gres so atra vés da rea li za ção de Se mi ná rios, co mo de Car rei ra, o de Saú de e, re cen te men te, o de Re for ma Ad mi nis tra ti va, Pre vi den ciá ria e RJU e pe las dis cus sões e ci clos de de ba tes nas uni -da des, uni fi ca dos com do cen tes e alu nos.

Dan do con ti nui da de à pre pa ra -ção do Con gres so, rea li za re mos no dia 21/11 um de ba te so bre "Fun -da ções e Fi nan cia men to Pú bli co na USP", as sun to can den te que ho je di vi de a uni ver si da de e que exi gi rá mais do que ne nhum ou tro a uni fi ca ção da mi li tân cia na bus ca de so lu ções viá veis que bre quem a cres -cen te pri va ti za ção, sem so la par a exis tên cia da uni ver si da de pú bli ca.

Nes te jor nal, o 2º no es for ço con jun to de cons tru ção do Con gres so e dos pro ces sos de mo crá ti -cos do ano vin dou ro, te re mos, além da sín te se do de ba te en tre a Profª. Ma ri le na Chauí e o Prof. Bres ser Pe rei ra, o já co nhe ci do glos sá rio e pá gi nas re ser va das às en ti da des re pre sen ta ti vas da co mu -ni da de, com suas vi sões de mo de lo de uni ver si da de.

Es pe ra mos que es tas con tri bui -ções se jam o im pul so ne ces sá rio pa ra que o en ga ja men to se for ti fi que e uni fi que do cen tes, fun cio ná -rios e es tu dan tes.

C

Coo mmiiss ssããoo OOrr ggaa nnii zzaa ddoo rraa

Avançando na construção do IV Congresso

Daniel Garcia

Ato de abertura pública do IV Congresso

(2)

A

A

AA

Uni ver si da de pú bli ca tem mui tos ini mi gos, na pro por ção exa ta do que re pre sen ta pa ra a so cie -da de: es pa ço de re fle xão crí ti ca, de pro du ção de sa ber, de de sen vol vi -men to téc ni co, aber to a to dos os gru pos so ciais e gra tui to. Es pa ço pú bli co por ex ce lên cia e de ex ce -lên cia, a Uni ver si da de pú bli ca é uma con quis ta so cial e de ve aten -der às de man das da so cie da de. Man ter-se atua li za da, en fren tar os de sa fios con tem po râ neos, re pen -sar-se con ti nua men te são ta re fas per ma nen tes da Uni ver si da de pú bli ca. As trans for ma ções con tem po râ neas im põem que a USP mu -de, que se abra pa ra den tro e pa ra fo ra, pa ra as su mir ple na men te sua fun ção so cial. Mas em que sen ti do mu dar? Abrir a USP pa ra as leis de mer ca do? Dei xar im porse, co -mo meio e co -mo fim, o po der do di nhei ro? E co mo di ri gir a mu dan -ça ne ces sá ria nu ma Uni ver si da de co mo a USP? De mo do ge ren cial, au to ri tá rio, co mo tem si do a tô ni -ca há mui tos anos? Co mo de ve par ti ci par a co mu ni da de us pia na? Te re mos ain da for ças pa ra pen sar e atuar con jun ta men te, pa ra cons truir uma uni da de de ação que tal -vez ja mais te nha mos ti do?

O IV Con gres so da USP se rá o es pa ço pa ra co le ti vamente dis cu tir -mos nos sas pro pos tas de fu tu ro, nos sas vi sões de Uni ver si da de. Há um sen ti men to de es pe ran ça no ar. O IV Con gres so, afi nal, é fru to da úl ti ma gre ve. A gre ve de 2000 te ve uma im por tân cia his tó ri ca. Não ape nas por que foi vi to rio sa. Além do ga nho sa la rial, ser viu pa ra mos -trar que a Uni ver si da de po de atuar

uma voz co le ti va quan do amea ça da, e que sua co mu ni da de se pau ta, ma jo ri ta ria men te, por com por ta men -tos e ob je ti vos éti cos, mes mo num mun do mer can ti li za do, que acen tua o in di vi dua lis mo e a apa tia. Mas a gre ve per mi tiu tam bém cons ta tar, de mo do ca bal, que tra ba lha mos nu ma Uni ver si da de bas tan te con ser va do ra. Mui tos epi só dios da pró pria gre ve ser vi ram pa ra de mons -trar co mo o po der é hie rar qui za do e cen tra li za do na USP. E es se con ser va do ris mo se ma ni fes ta em vá rios ní veis: nos es ta tu tos e re gi men -tos, na atua ção dos ór gãos cen trais da ad mi nis tra ção, na cen tra li za ção bu ro crá ti ca, e de ci só ria e em mui tos ór gãos co le gia dos. Bas ta lem brar que em qua se to das as uni ver -si da des fe de rais a es co lha do rei tor se dá pe lo vo to da co mu ni da de uni -ver si tá ria. Em com pa ra ção com as Uni ver si da des Fe de rais, ou mes mo com UNESP e UNI CAMP, o po der da hie rar quia na USP, mes mo após a ex tin ção das cá te dras, per ma ne ce des co mu nal. A USP é co mo uma so cie da de do An ti go Re gi me: hie rar qui za da, com seus graus, pre ce -dên cias e es ta men tos. Re la ções de po der per meiam as re la ções de tra -ba lho, se ja en tre do cen tes, co mo en tre es ses e os fun cio ná rios téc ni -co-ad mi nis tra ti vos e os alu nos, num grau de se pa ra ção e con tra po si ção que se ria in sus ten tá vel em mui tas uni ver si da des.

É ne ces sá rio de mo cra ti zar a Uni -ver si da de, au men tar a par ti ci pa ção e o en vol vi men to de to dos na pro -du ção e di fu são do sa ber. Mas, e quan to aos fins da Uni ver si da de? Co mo de fi nir seus ideais? Os ideais

pelas con di ções atuais de tra ba lho. O sa ber pa re ce as so la do pe lo im pé rio da ne ces si da de. Avil ta men to sa la rial, pre sen ça cres cen te do in ves ti men to ex ter no e, so bre tu do, ava -lia ção da efi ciên cia por cri té rios de ren ta bi li da de, co mo pro du ti vi da de men su rá vel nu ma es ca la de ho -mens/ho ra... Vi ve mos a era da Uni ver si da de/Fun da ção, pres ta do ra de ser vi ços, ou an tes, ven de do ra de pro du tos cien tí fi cos. A USP pa re ce, por ve zes, cor rer o ris co de tor -nar-se uma me ra gri fe. E é um fa to que a USP/Fun da ção tem gran de po der de atrair di nhei ro, de com -ple men tar sa lá rios, de aten der a cer tas de man das so ciais. Mas se rá es se o mo de lo de Uni ver si da de ca -paz de aten der às ne ces si da des maio res do país?

Por fim, qual o des ti no da uni ver -si da de? Não nos ca be de fi nir des de já a uni ver si da de que que re mos. Es -ta é -ta re fa do IV Con gres so, um es-paço democrático de au to-re fle xão. É uma opor tu ni da de, de apon tar pa ra o fu tu ro, de in ter vir cons cien -te men -te na qui lo que de se ja mos ser. O IV Con gres so quer ser um ins tru -men to de ação efe ti va. Uma úl ti ma li ção nos vem da gre ve de 2000: que o con ser va do ris mo da USP é an tes um en tra ve que a ex pli ca ção pa ra sua ex ce lên cia. É pos sí vel cons truir uma USP me lhor: uma uni ver si da de pú bli ca vol ta da pa ra as ne ces si da des da so cie da de, da ciên -cia e do ho mem, em bus ca de uma so cie da de mais jus ta, mais fe liz, me lhor; uma uni ver si da de fi nan cei -ra men te viá vel, com pro fis sio nais do sa ber e da téc ni ca bem pa gos e re co nhe ci dos pe la so cie da de por sua

Um sentimento de esperança no ar

(3)

A

A

AA

uni ver si da de que que re mos é, an tes de tu do, a uni ver si da de que pos sa mos cons truir em con jun to com quem é to dos os dias de la ex -pul so. Por tan to, a uni ver si da de que que re mos, não po de mos ho je vis lum brar.

No en tan to, mes mo às ce gas, de se ja mos que ela se ja uma uni ver si -da de po pu lar. Que re mos, as sim, que o con teú do do co nhe ci men to pro du zi do se ja de fa to li vre, mas que re mos mais. Que re mos que a pro du ção cien tí fi ca se vol te con tra a opres são. Que re mos que a uni -ver si da de se ja mais que au tô no ma, mais que gra tui ta, mais que pú bli -ca. Que re mos mais. Que re mos que ela se ja mais que um me ro "or ga -nis mo so cial". Que re mos que a uni ver si da de se ja trans for ma do ra, eman ci pa do ra e aber ta.

Mas sa be mos que ho je só fa ze -mos re sis tir, de fen der, so bre vi ver e, co mo di ria Drum mond, "en tre -gar nos so lei te bom à gen te ruim". Tal vez se ja as sim mes mo, se ja tra ba lhan do, es tu dan do, fa zen do pes -qui sa, fa zen do gre ve, que a gen te se jun te.

Mas não po de mos es tar jun tos de im pro vi so. A uni ver si da de que que re mos pas sa ne ces sa ria men te pe la cria ção de es pa ços pú bli cos efe ti vos de dis pu ta e pro po si ção. Pas sa, por tan to, por gru pos de es tu do, por as sem bléias, por con -gres sos, pe la cria ção de con se lhos co mu ni tá rios da USP; pe la de mo cra ti za ção or ça men tá ria da uni ver -si da de, pas sa, en fim, pe la pró pria ges tão da uni ver si da de. Pa ra ques

tio nar e pro por não nos fal ta a me -mó ria das ex pe riên cias de gre ve.

Co mo sa be mos, o dia-a-dia das pes soas da co mu ni da de uni ver si tá ria es tá à par te das es fe ras de po -der uni ver si tá rio.Tão à par te que nem per ce be mos que os pro ces sos pe los quais os fa tos se su ce -dem na uni ver si da de im pe -dem que ela se ja real men te pú bli ca. Na gre ve, en tre tan to, es tes pro -ces sos es ta vam à mos tra.

Quan do os es pa ços de po der não são en ten di dos co mo de dis pu -ta, a uni ver si da de se pri va ti za, tor nase re fém de um úni co pro je -to. As sim, ex pli ci tar as es trei tas re la ções en tre as de ci sões to ma das e o co ti dia no aca dê mi co é fun da -men tal pa ra que a co mu ni da de cons trua o seu pro je to co le ti vo de uni ver si da de.

É im pres cin dí vel tor nar pú bli cas as re la ções co ti dia nas en co ber tas pe la bu ro cra cia e hie rar quia. As sim te re mos a exa ta no ção de co -mo nos en vol ve -mos na pro du ção de co nhe ci men to que aqui se dá e a quem ela in te res sa.

É pa pel fun da men tal da uni ver

si da de a crí ti ca aos pro ces sos so -ciais e eco nô mi cos vi gen tes e a cri-a ção de no vos co nhe ci men tos pcri-a rcri-a a sua su pe ra ção. Uma uni ver si da de po pu lar e aber ta pres su põe que os co nhe ci men tos ne la pro du zi dos o se jam con jun ta men te com os mo vi -men tos po pu la res - a uni ver si da de não de ve pro du zir co nhe ci men tos pa ra, e sim com os mo vi men tos po pu la res. A pes qui sa e a ex ten são de vem es tar in trin se ca men te li ga -das, o que de ve se re fle tir tam bém nas sa las de au la.

É im pos sí vel pen sar mos uma uni ver si da de po pu lar e aber ta con tro la da pe la ini cia ti va pri va da. Acre di ta mos que o Es ta do de va ga ran tir o fi nan cia men to das uni ver si da des: as ati vi da des de en si -no, pes qui sa e ex ten são de vem ter fi nan cia men to pú bli co, pois pú bli cos são os seus fins e a sua cons tru ção.

Tam bém não é pos sí vel pen sar -mos uma uni ver si da de po pu lar e aber ta pa ra pou cos: as uni ver si da des pú bli cas pre ci sam ter mais re -cur sos pa ra am plia rem-se. Pa ra tan to, não po dem ser re ti ra dos re -cur sos de ou tros ní veis de en si no ou ou tras " áreas so ciais": é ne ces sá rio lu tar por um Es ta do que ga ran ta re cur sos pa ra su prir as ne ces si da des so ciais, ao mes mo tem po em que nos or ga ni za mos e lu ta -mos por uma ou tra so cie da de.

E a uni ver si da de que que re mos vai se cons truir, ape sar e con tra a uni ver si da de au to ri tá ria e re pro du to ra da do mi na ção da so cie da -de -de ho je.

Universidade popular

Universidade aberta

DCE-Livre da USP “Alexandre Vannucchi Leme”

Também não é possível

Também não é possível

pensarmos uma

pensarmos uma

universidade popular

universidade popular

e aberta para poucos:

e aberta para poucos:

as universidades

as universidades

públicas precisam

públicas precisam

ter mais recursos

ter mais recursos

para ampliarem-se.

(4)

VI Congresso dos estudantes

O Con gres so foi rea li za do de 14 a 17 de se tem bro des te ano, e a ple ná ria fi nal con ti nuou em 24 de se -tem bro. Se guem aqui al gu mas de sua prin ci pais re so lu ções:

• Abai xo o ca pi ta lis mo. Fim da ex plo ra ção do ho mem pe lo ho mem e em de fe sa do so cia lis mo

• In ser ção da USP, co mo par te do mo vi men to so cial am plo, na cons tru ção po pu lar de um pro je to pa ra o Bra sil

• pe lo au men to do nú me ro de va gas nas uni ver si da des pú bli cas, ga ran tin do as con di ções de tra ba lho do -cen te e dis -cen te, com des ti na ção de va gas su ple men ta res pa ra es te fim

• é fun da men tal a des ti na ção de re cur sos pú bli cos pa ra a am plia ção de va gas nas uni ver si da des pú bli cas, pois é nes tas que de ve se dar a for ma ção de pro fes so res pa ra to dos os ní veis de en si no

• apoio ao PNE da so cie da de ci vil, ela bo ra do nos CO NEDs pa ra con ti nuar ele bo ran do um pro je to de edu ca ção que se con tra po nha ao pla no na cio nal do MEC, que foi apro va do no Con gres so Na cio nal e já es tá sen do apli ca do

• que o mo vi men to es tu dan til en ca be ce a lu ta por fi nan cia men to pú bli co dos pro je tos de ex ten são • lu tar con tra os cur sos de ex ten são pa gos na uni ver si da de pú bli ca

• va lo ri zar os pro je tos de ex ten são co mo lu gar de for ma ção po lí ti ca/aca dê mi ca • pe la am plia ção da mo ra dia es tu dan til em to da a USP

• re vo ga ção de fi ni ti va da por ta ria que res trin ge o uso do HU

• pe la im ple men ta ção de um con se lho ges tor pa ri tá rio no HU com es tu dan tes, pro fes so res, fun cio ná rios, on de se ja ga ran ti da a par ti ci pa ção das co mu ni da des ad ja cen tes ao cam pus

• cons truir o boi co te às elei ções de RDs pa ra os con se lhos cen trais e CO or ga ni za das pe la Rei to ria, rea -li zan do pa ra le la men te es sa elei ção pe lo ME e apre sen ta ção dos no mes elei tos na reu nião do CO.

I Congresso dos pós-graduandos

Mui tos pósgra duan dos da USP par ti ci pa ram ati va men te da gre ve des te ano, em suas uni da des, nas as sem bléias ge rais, na ocu pa ção da rei to ria. Do con ví vio na gre ve, sur giu a ne ces si da de de se pen sar ca mi -nhos que nor teas sem a ação dos pós-gra duan dos na lu ta em de fe sa da uni ver si da de pú bli ca. Foi or ga ni za do, en tão, o I Con gres so de PósGra duan dos da USP, en tre os dias 20 e 23 de se tem bro, no Ins ti tu to de Fí si -ca, que dis cu tiu e de li be rou so bre as ques tões da au to no mia e de mo cra cia na uni ver si da de, po lí ti cas pa ra ciên cia e tec no lo gia, si tua ção da pós-gra dua ção na USP e so bre a or ga ni za ção do mo vi men to. Res sal tou-se que os pósgra duan dos, na lu ta por suas pró prias de man das, de vem or ga ni zarse con jun ta men te com os es -tu dan tes de gra dua ção, pro fes so res e fun cio ná rios, de mo do a con tri buir pa ra que o IV Con gres so da USP pos sa con tar com a par ti ci pa ção do con jun to da co mu ni da de us pia na e ser o re fle xo de an seios.

O próximo debate:

“Fundações e Financiamento Público na USP”

com Guilherme Ary Plonski (Fundação Vanzolini)

representante da Fundação FIA ou FIPE

Benedito Honório Machado (FMRP)

Deputado César Callegari

Otaviano Helene (IFUSP)

Auditório Abrahão de Moraes (IF)

Dia 21/11/2000 das 17h30 às 20h

(5)

Para nós universidade

pública, é uma universidade:

1) Vol ta da pa ra os in te res ses da maio ria da po pu la ção, is to é, os tra ba lha do res e o po vo po bre e ex -cluí do.

2) É uma uni ver si da de gra tui ta e com fi nan cia men to in te gral men -te pú bli co.

3) É uma uni ver si da de com aces so li vre, aber to á to dos, sem ves ti -bu lar, pois uma uni ver si da de que faz um pro ces so se le ti vo en tre os que já com ple ta ram o cur so se cun dá rio, atra vés des te ab sur do cha ma do "ves ti bu lar", não é uma Uni -ver si da de Pú bli ca.

Universidade autônoma

É a uni ver si da de que de fi ne suas me tas, es co lhe seus di ri gen -tes sem qual quer in ter fe rên cia do es ta do de fun da ções, ou de em pre -sas pri va das, sen do o Es ta do um me ro re pas sa dor dos re cur sos pú -bli cos pa ra a uni ver si da de .

Universidade democrática

As ins tân cias má xi mas e que de

-fi ni rão as ques tões maio res da Uni ver si da de, co mo: Es ta tu to, Re gi men to In ter no, Car rei ra dos Tra ba lha do res em Edu ca ção, Cur rí cu -lo, ob je ti vos e me tas, de ve rão ser:-As sem bléia Ge ral Uni ver si tá ria ou o Con gres so Uni ver si tá rio.

Da As sem bléia Ge ral Uni ver si tá -ria e do Con gres so Uni ver si tá rio da Uni ver si da de Pú bli ca, de vem par ti ci par os mo vi men tos po pu la res, além dos fun cio ná rios, es tu -dan tes e pro fes so res.

O vo to de ve ser uni ver sal pa ra to dos as elei ções: de rei tor, di re to res de uni da de, or gãos co le gia dos, che fias e qual quer re pre sen -ta ção.

To dos os or gãos co le gia dos de ve -rão ser tri par ti tes.

Universidade crítica

En ten de mos co mo crí ti ca a Uni ver si da de em que o pen sa -men to hu ma no de ve de sen vol ver-se e ex pres sar-ver-se ver-sem li mi tes, ser vin do co mo ar mas de con tes ta -ção, en fren ta men to e su pe ra ção da or dem vi gen te e da trans for

-ma ção da so cie da de em to dos os as pec tos cul tu rais, so ciais e cien -tí fi cos.

Sobre as relações de

trabalho (carreira) na

universidade

So mos tra ba lha do res em edu ca ção. Es te é o "fa zer co mum" de to dos que tra ba lham na Uni ver si da de in de pen den te men te se en si na mos, fa ze mos os jar dins, pre pa ra -mos au las, fa ze -mos a ma nu ten ção, aten de mos pa cien tes e usuá rios, se cre ta ria mos ou pes qui sa mos, pa -ra nós não exis te "fun ções fins" ou "fun ções meio" e de fen de mos o fim da dis tin ção en tre os tra ba lha do res bra çais e os in te lec tuais, as -sim co mo so mos con tra à ab sur da dis tân cia en tre os me no res e os maio res sa lá rios.

Não acei ta mos mais a idéia de car rei ras dis tin tas, ela bo ra das à par tir do con cei to que clas si fi ca:-Do cen tes e não ca:-Do cen tes.

Que re mos a Car rei ra dos Tra ba -lha do res em Edu ca ção, que in clui to dos com di rei tos iguais.

A universidade que queremos

Magno de Carvalho, Neli Maria P. Wada e Givanildo de O. dos Santos

Diretores do Sintusp

Por uma universidade realmente autônoma

Diretores do Sintusp: Gerson, Jupiara, Regina, Marcelo, Vera

Militante: Eliana

U

U

UU

ma épo ca co mo a que vi ve mos no pri mei ro se mes tre, de in -ten sa mo bi li za ção e lu ta tem, pa ra além dos re sul ta dos mais vi sí veis al can ça dos, co mo vi tó rias sa la -riais, um gran de sal do de re fle xão re no va do ra. E é nes te pa ta mar par ti ci pan do do pro ces so de cons

-tru ção do 4º Con gres so, que nós co lo ca mos al gu mas per gun tas: que uni ver si da de que re mos? Que fa zer pa ra al can çála? Quais são os obs -tá cu los que te mos que en fren tar nes te ca mi nho?

Pa ra a pri mei ra per gun ta a res pos ta é am pla: bus ca mos uma uni

ver si da de real men te au tô no ma, on de a bus ca e a trans mis são do co nhe ci men to se dê de for ma to tal men te li vre de pres sões eco nô mi cas e que o mes mo, ain da que uni -ver sal, prio ri ze o diag nós ti co e a su pe ra ção dos nos sos pro ble mas ter cei ro mun dis tas, ad vin dos da ex

(6)

clu são so cial. Que re mos uma uni -ver si da de pú bli ca, com o aces so igual men te pos sí vel a to dos os fi lhos dos tra ba lha do res, que a sus ten tam e cons tróem, e on de a his tó ria, as raí zes e a cul tu ra da plu -ra li da de -ra cial b-ra si lei -ra não se jam mas ca ra das e sim re cu pe ra das.

Nos sa pers pec ti va de uni ver si da -de per pas sa pe lo tra ba lho -de equi pe uni fi ca da, em que a teo ria e a prá ti ca, o sa ber in te lec tual e o sa ber oriun do do co ti dia no pro fis -sio nal se am pa ram e se igua lam, em res pei to e com ple men ta ção mú tua, já que a au to no mia só se cons ti tui so bre uma ba se de mo crá -ti ca e par -ti ci pa -ti va

Nos sa lu ta é por uma uni ver si -da de on de os que de tém o po der de li de rar são in di ca dos por to dos e on de to dos são ele gí veis, se ja qual for seu grau de es co la ri da de e seu pos to na hie rar quia aca dê -mi ca. A es co lha se rá por tan to pau ta da na tra je tó ria e pro pos tas do can di da to.

Res pon der a se gun da per gun ta é apon tar di fi cul da des ine ren tes à bus ca de uto pias nu ma so cie da de ei va da de in jus ti ças.

Mas ain da sim, con si de ra mos que al guns pas sos po dem co me çar

a dar con cre tu de aos nos sos so -nhos. São eles: Uni fi car num só pro je to de Pes soal e car rei ra to dos os fun cio ná rios us pia nos (do cen tes e téc ni cos) e pro pi ciar reu niões

cons tan tes em to dos os es pa ços. É ne ces sá rio tam bém pla ne ja men to e ava lia ção, com a par ti ci pa ção de to dos, prin ci pal men te do usuá rio, a co mu ni da de que es ta mos in se ri -dos, di tan do os ru mos do en si no, pes qui sa e ex ten são.

Ou tro pas so é sus tar a pri va ti za ção, tor nan do de ca rá ter pú bli co to das as fun da ções, e im pe din do a cria ção de no vas, in cor po -ran do os ser vi do res ter cei ri za dos. É pre ci so lu tar pa ra au men tar as ver bas pa ra a Edu ca ção e por tan -to pa ra a uni ver si da de, im pe din do seu su ca tea men to.

Fi nal men te, sa be mos que to do es te pro je to de uni ver si da de é ine -xe quí vel se iso la do da so cie da de que a sus ten ta e ho je vi ve uma ter rí vel cri se eco nô mi ca cau sa das pe los di ta mes das ins ti tui ções fi nan -cei ras in ter na cio nais . O com ba te a elas, ao pro je to neo li be ral e a trans for ma ção do sis te ma são in -dis so ciá veis, de ven do ser por to dos nós as su mi dos.

Dan do con ti nui da de à pre pa ra ção do IV Con gres so, es te é um es pa ço pa ra elu ci dar suas dú vi das e aju dá-lo a par ti ci par das dis cus sões mais “en tur ma do” . Aqui va mos ten tar ex pli -car as fa mo sas si glas, que mui tos usam no dis cur so, achan do que são “fei jão com ar roz” e nos dei xam com ca ra de in ter ro ga ção.

EESSUU – Es ta tu to dos Ser vi do res da USP, é o con jun to de nor mas que re gu lam as re la ções ju rí di cas de em pre -go en tre a uni ver si da de de SP e seus servidores téc ni co-ad mi nis tra ti vos. Os do cen tes são su jei tos à le gis la ção apli cá vel ao fun cio na lis mo do Es ta do. CCJJ – Con sul to ria Ju rí di ca, é a as ses -so ria ju rí di ca do reitor (ad vo ga dos e p ro cura do res), que emi te, en tre ou

tros as sun tos, pa re ce res so bre de ci -sões a se rem to ma das na USP. CCOONN GGRREE GGAA ÇÇÃÃOO DDAA UUNNII DDAA DDEE É o ór gão co le gia do má xi mo da Uni da de, equi va len te ao Po der Le gis la -ti vo na or ga ni za ção po lí -ti ca usual; é cons ti tuí do por uma maio ria de pro -fes so res ti tu la res e por represen-tantes das outras categorias dos do-centes, dos estudantes e dos servi-dores técnico-administrativos. CCTTAA – Con se lho Téc ni co Ad mi nis tra -ti vo, é o ór gão que nas uni da des tem fun ções de ci só rias ad mi nis tra ti vas, no con tro le fi nan cei ro, ma te rial e de pes soal; após a am plia ção das re pre -sen ta ções do cen tes e dis cen tes nas Con gre ga ções, as su miu, em vá rias uni da des, fun ções an te rior men te ex -clu si vas das Con gre ga ções.

RRDD – Re pre sen ta ção dis cen te nos ór -gãos co le gia dos e nas co mis sões, tan to no ní vel cen tral, quan to nas Uni da des. Pelo atual estatuto, são elei tos em pro ces sos or ga ni za dos pe la Rei to ria e pe -las Uni da des; a úl ti ma elei ção pa ra RD no CO e Con se lhos Cen trais, boicotada pelos estuboicotadantes, foi depois or ga ni za da pe lo DCE; esta contou com ex pres si va vo ta ção e os es tu dan tes plei -teiam re co nhe ci men to dos elei tos. CCOONN SSEE LLHHOOSS CCEENN TTRRAAIISS – São os se guin tes: Con se lho de Gra dua ção, Pósgra dua ção, Pes qui sa, Cul -tu ra e Ex ten são Uni ver si tá ria. Ca da um é pre si di do por um pró-rei tor e tem co mo mem bros um re pre sen -tan te do cen te de ca da uni da de, no mí ni mo com tí tu lo de dou tor e re -pre sen ta ção dis cen te.

Glos sá rio do nos so co ti dia no...

Nossa perspectiva de

Nossa perspectiva de

universidade perpassa

universidade perpassa

pelo trabalho de

pelo trabalho de

equipe unificada,

equipe unificada,

em que a teoria

em que a teoria

e a prática, o saber

e a prática, o saber

intelectual e o saber

intelectual e o saber

oriundo do cotidiano

oriundo do cotidiano

profissional se amparam

profissional se amparam

e se igualam

e se igualam

(7)

O

O

OO

de ba te en tre a pro fes -so ra Ma ri le na Chauí e o pro -fes sor Bres ser Pe rei ra, rea li za -do no dia 20 de se tem bro, ex pli ci tou a exis tên -cia de di fe ren tes pro je tos pa ra a uni ver si da de pú -bli ca bra si lei ra. Pe ran te uma

pla téia aten ta, que lo tou o An fi tea tro de Con ven ções Ca mar go Guar -nie ri, os de ba te do res dis cor re ram so bre dois pos sí veis mo de los an ta -gô ni cos. Trans pa re ceu cla ra men te a ne ces si da de de que al guns con cei -tos, co mo por exem plo uni ver si da de produtiva ou produtivista, se jam elu ci da dos para evi tar que as pa la -vras nos le vem a equí vo cos.

A in ter ven ção ini cial cou be ao pro fes sor Luís Car los Bres ser Pe -rei ra, ex-mi nis tro da Fa zen da do go ver no Sar ney, e que tam bém ocu pou os car gos de mi nis tro da Ad mi nis tra ção e da Re for ma do Es ta do e de Ciên cia e Tec no lo gia no go ver no FHC. Pro fes sor da Fun da ção Ge tú lio Var gas (FGV), Bres ser, após uma lo cu ção in tro du -tó ria de cu nho aca dê mi co (dis se que ha via pas sa do o se gun do se -mes tre de 99 em Ox ford e es cri to um paper a res pei to da es tag na ção eco nô mi ca da Amé ri ca La ti na), co -lo cou seu pon to de vis ta de que a uni ver si da de de ve ser crí ti ca e pro--dutiva. En tre tan to, pou co avan çou

na de fi ni ção do que se ria, nem uma das con di ções, nem a ou tra. Afir mou ape nas que a uni ver si da de tem que ser “crí ti ca da pró pria ciên cia”, mas por ou tro la do, que “a ciên cia é a crí ti ca do co nhe ci -men to atual pa ra vo cê avan çar com ele”. E, de for ma aná lo ga, a uni ver si da de pro du ti va de ve “pro du zir co nhe ci men to, en si no, pes -qui sa, pu bli ca ções de qua li da de, com ex ce lên cia”.

Em se gui da, con for me se ria es -pe ra do, che gou às “ou tras ques tões que são mais im por tan tes, que são mais fun da men tais, e que vão mais ao cer ne da nos sa cri se”. A pri mei ra, evi den te men te, é “se a uni ver si -da de de ve ser pú bli ca ou pri va -da?”. Ex pon do seu ideá rio, já por mui tos co nhe ci do,, incluiu, den tre as uni ver si da des “pú bli cas”, além das “es -ta -tais”, -tam bém as par ti cu la res “sem fins lu cra ti vos” e que “exis tem em fun ção do in te res se pú bli co, e não no in te res se de seus pro -prie tá rios.” Ci tou co mo exem plo de uni ver si da de pú bli ca não es ta tal a

FGV, além de uni ver si da des ame ri ca nas e al -gu mas eu ro péias, co mo Ox ford.

Por ou tro la do, en qua drou co mo “abor to” al go que re co nhe ceu exis -tir no Bra sil e não na Fran ça, nem nos Es ta dos Uni dos, In gla ter -ra, Ale ma nha e Sué cia: a uni ver si da de que vi sa o lu cro, que é a úni ca que de no mi na de “pri va da”. Afir mou que es ta é “uma coisa ab so lu ta -men te ina cei tá vel do meu pon to de vis ta de va lo res”. Re co nhe ceu que é in con ce bí vel se “trans for mar em em pre sas, em ob je tos de lu cro coi sas que es tão re la cio na das com di -rei tos fun da men tais da hu ma ni da de, co mo é o ca so da edu ca ção e da saú -de”; re co nhe ceu, ain da, que pa ra que em pre sas “ ajam de for ma pú bli -ca é pre ci so que a mão in vi sí vel do Adam Smith fun cio ne”.

A ques tão abor da da a se guir por Bres ser Pe rei ra re fe ria-se à cri se no sis te ma uni ver si tá rio pú bli co es -ta -tal no Bra sil, ca rac te ri za da por sa lá rios “in cri vel men te bai xos”; “pro du ção aca dê mi ca mui to abai xo do que se ria ra zoá vel”; “gran de nú me ro de te ses de dou to ra do, mas de qua li da de lon ge de ser uma ma ra vi lha”; “exis tên cia, ao la do de uma eli te de pes qui sa do res e pro -fes so res de al to ní vel, em to das as uni ver si da des pú bli cas es ta tais de uma gran de quan ti da de de pro fes

-O debate: universidade crítica x

universidade produtivista

Fotos: Daniel Garcia

Bresser, Marilena e

(8)

so res me dío cres, e, o que é pior, que tra ba lham pou co, pou quís si -mo”; e tam bém por “não mais atrair os me lho res cé re bros do país”; “ter per di do a sua ca pa ci da -de crí ti ca, além -de sua ca pa ci da -de de pro du ção de co nhe ci men to.”

Sua con clu são é de que “es tá acon te cen do es sa cri se por que a uni ver si da de pú bli ca es ta tal bra si lei -ra é ine fi cien te. Ela é vis ta co mo não pro du ti va. Ela tem um cus to pa ra a so cie da de que é al to de mais em re la ção àqui lo que a so cie da de es tá dis pos ta a pa gar por ela.” Em su ma, Bres ser Pe rei ra diag nos ti ca uma cri se de le gi ti mi da de pa ra a uni ver si da de pú bli ca e es ta tal brasi--leira, e a li ga, em gran de par te, ao fa to de ela ser con si de ra da co mo ca ra e ex clu den te pe lo po vo. Pin ça, ain da, os sa lá rios atre la dos à car rei -ra aca dê mi ca co mo “es cân da lo”, já que “is so não in cen ti va nin guém, não aju da nin guém.” Con si de ra que “tem es sa gran de maio ria que não tra ba lha” e que “to dos sa be mos que a apo sen ta do ria dos pro fes so res uni ver si tá rios é em ida de ri di cu la -men te bai xa”. Por fim, en ten de que “pa ra en fren tar mos es sa cri se de le -gi ti mi da de, em que a uni ver si da de se en con tra, pa ra ter mos uma uni ver si da de que se ja crí ti ca e pro du ti va ao mes mo tem po, nós pre ci sa -mos de uma re for ma ins ti tu cio nal na uni ver si da de.”

A re for ma pre co ni za da pe lo exmi nis tro en vol ve tor nar a uni ver si da de “com pe ti ti va, au tô no ma fi nan cei ra men te, fi nan cia da de acor -do com o mé ri to, com a qua li da de de tra ba lho que ela rea li za”. Se gun do Bres ser Pe rei ra, “em pri -mei ro lu gar, pre ci sa mos de uma uni ver si da de que se ja com pe ti ti va, no ní vel na cio nal e no ní vel in ter -na cio -nal”. A par tir de ava lia ções for mais, mas prin ci pal men te in for

-ranking dos de par ta men tos. O ranking é mais ou me nos es se e quem es tá no al to do ranking tem os me lho res alu nos, tem as maio -res ver bas. Quem es tá lá em bai xo do ranking está mal. En tão a com -pe ti ção é du ra”. O fi nan cia men to de ve ria vir em três par tes se pa ra -das, sem pre de acor do com a qualidade e a quantiqualidade: uma, di re ta -men te pa ra “ca da pes qui sa dor ou gru po de pes qui sa, is so já tem no Bra sil”; ou tra “é pa ra o en si no, quer di zer pro por cio nal ao nú me ro de alu nos e a qua li da de do en si no, co mo a das pes qui sas, é pro por cio -nal à qua li da de das pes qui sas”; e a ter cei ra é “pro por cio nal à quan ti -da de de pes qui sa e à qua li -da de -da pes qui sa e da pu bli ca ção des sa uni -ver si da de”. Con cluiu afir man do que “há uma in com pa ti bi li da de in -trín se ca en tre a uni ver si da de ser essas coi sas e ser es ta tal”. Fi na li -zou, co lo can do o ônus: “por que a uni ver si da de es ta tal é uma uni ver -si da de de fun cio ná rios pú bli cos.”

Bres ser Pe rei ra pro põe “que a uni ver si da de bra si lei ra te nha mais ou me nos o mes mo mo de lo que pos sui a uni ver si da de ame ri ca na, ou a uni ver si da de in gle sa.” As sim, ela “po de rá, a mé dio pra zo, re cu -pe rar a sua le gi ti mi da de e tor nar-se a coi sa im por tan te de que nós pre ci sa mos.” En fim, lem brou que pro pôs um mo de lo que po de ser vir de ba se pa ra a re for ma, ou se ja, a cha ma da organização so cial.

Co mo cu rio si da des, po de ría mos ci tar ain da que o exmi nis tro afir -mou no meio de sua ex po si ção que “não vai fa zer pes qui sa de nú me ro ago ra, não é a mi nha área. Os nú -me ros que eu vi pa ra lá e pa ra cá in di cam sem pre que a uni ver si da de bra si lei ra es ta tal é pe lo me nos ca ra; se não é es can da lo sa men te ca -ra, é pe lo me nos ca ra em ter mos

“Quan do fi ze mos a aber tu ra da nos sa eco no mia, nós es tá va mos di -zen do pa ra os em pre sá rios: vo cês tra tem de com pe tir in ter na cio nal -men te, por que aliás vo cês não têm ou tra al ter na ti va, ou vo cê com pe te ou eles li qüi dam co nos co. Com es sa ta xa de câm bio qua se nos li qüi da ram, a ta xa de câm bio va lo ri za -da que eles fi ze ram du ran te cin co anos aí. Ago ra, quan do vo cê diz is so, por que não di zer a mes ma coi -sa para os in te lec tuais bra si lei ros, se jam eles os pro fes so res uni ver si -tá rios, se jam os ar tis tas? ”.

Por tan to, os con cei tos-cha ve do de ba te a ser tra va do na uni ver si da -de são: o que é público, o que é crítico, o que é produtiva, o que é autonomia, o que é organização so cial, o que é competitiva.

Ma ri le na Chauí, pro fes so ra de fi lo so fia da USP, ocu pou seu es pa ço con tra pon dose, de iní cio, à ten ta ti va de Bres ser Pe rei ra em trans -for mar a pa la vra produtivista em produtiva. Dis se que, na co mu ni da de aca dê mi ca, “o con cei to de uni -ver si da de pro du ti vis ta é o que vo cê

O auditório ficou lotado e, após a exposição inicial, os debatedores responderam a várias perguntas

(9)

“faz mais ou me nos dois anos que eu ve nho afir man do qual é a uni ver si da de que não que re mos”, lem bran do “to do um con jun to de de -ba tes e dis cus sões que fi ze mos, tex tos que aca bei pro du zin do, que fun da men tal men te se co lo ca vam co mo crí ti cas da uni ver si da de co -mo or ga ni za ção so cial.”

Re to mou, en tre tan to, di zen do que nes se de ba te ca mi nha ria “nu -ma di re ção -mais pro po si ti va, já que a per gun ta é que uni ver si da de nós que re mos.” Co me çou pe lo te -ma da au to no mia, dis cor ren do que, ao não ig no rar o po der, às ve zes im per cep tí vel, do mer ca do so bre as ar tes, a fi lo so fia e as ciên -cias, que ha viam se li ber ta do da su bor di na ção ao po der teo ló gi co, ao po der po lí ti co, ao po der ecle -siás ti co, ao po der es ta tal, is to não de ve ser to ma do co mo ratio ul ti ma das ins ti tui ções. “A bus ca da au to -no mia, e por tan to da idéia de uma uni ver si da de crí ti ca, é aque la que com preen de es se pro ces so, ex pli ca es se pro ces so, in ter pre ta es se pro -ces so. Re sis te a ele e cria ar mas de com ba te teó ri co e prá ti co con

-tra is so. En tão, não é dar as cos tas à de ter mi na ção eco nô mi ca da ins ti tui ção, mas é não fa zer des sa de ter mi na ção eco nô mi ca o nos so cre do.” Pa ra Ma ri le na Chauí, is so sig ni fi ca “o tra ba lho pe lo qual nós po de mos com preen der o que se pas sa, a ori gem da nos sa pró pria ins ti tui ção e os pro ble mas e con tra di -ções que ela en fren ta, na me di da em que ela tem co mo al vo, co mo ob je ti vo, a pro du ção au tô no ma de sa ber e tem co mo rea li da de ge ral e co ti dia na o blo queio ao exer cí cio de sua au to no mia.”

A se guir, foi in ci si va: “a uni ver si da de pú bli ca gratuita, o que Bres ser es que ceu de di zer, se in se re nu ma tra di ção re pu bli ca na ini cial men te, li ber tá ria de pois, de afir ma ção da edu ca ção em to dos os ní -veis co mo um di rei to.” En fa ti zou, co lo can do que “o que a uni ver si da -de pú bli ca, co mo o en si no pú bli co gra tui to de pri mei ro e se gun do graus, sig ni fi cam, é que, na par ti -lha re pu bli ca na, de mo crá ti ca, há uma uma lu ta po lí ti ca pe la dis tri -bui ção, re par ti ção e di vi são, e uso, do fun do pú bli co. Por que, se nós

dei xar mos só por con ta do Es ta do bra si lei ro tal co mo ele é (e co mo sem pre foi, oli gár qui co, au to ri tá rio) é ób vio que ele di ri gi rá a to ta -li da de dos fun dos pú b-li cos pa ra as ati vi da des eco nô mi cas e po lí ti cas da clas se do mi nan te.” Mais adian te, com ple tou: “ou se ja, es tou ten tan do ti rar a dis cus são da afir ma -ção de que ela é mui to ca ra, de que ela é ine fi cien te, e de que os ri cos de vem pa gar pe los po bres por que na uni ver si da de pú bli ca es -tão os ri cos. Eu que ro que a gen te se des lo que do sen so co mum so cial, por que é o sen so co mum so -cial que co la bo ra pa ra a cor ro são da nos sa le gi ti mi da de, a par tir evi -den te men te de to da uma ope ra ção sistematicamente rea li za da por al -guns par ti dos po lí ti cos e pe los meios de co mu ni ca ção.”

A de ba te do ra re co nhe ceu, a se guir, que te mos um pro ble ma es pe cí fi co, quan do se ana li sa a au to no -mia ad mi nis tra ti va: o po der real da bu ro cra cia, “ba sea do na hie rar quia, no se gre do e na ro ti na”. Afir ma que não se tra ta de “di mi nuir quan ti ta ti va men te a má qui na bu ro crá ti -ca, tra ta-se de do má-la, sem dú vi da ne nhu ma me xer ne la, mas sob a pers pec ti va do con tro le so bre es sa má qui na.” Adian te, afir mou: “a bu ro cra cia de fi ne a lei co mo uma en -ti da de trans cen den te, do ta da de asas e um ha lo e que des ceu do im pé rio ce les te, sem que nin guém sai -ba co mo, nem por quê, por uma ação mi ra cu lo sa, inex pli cá vel.” No en tan to, “a lei é a ex pres são de um con jun to de ações so ciais e po lí ti cas que ex pri mem, num da do mo men to his tó ri co, a ló gi ca das for ças, a ló gi ca do po der e a for ma as su mi da pe la lu ta de clas ses e a dis tri bui ção do po der na di vi são so -cial”. Ain da so bre a lei, Ma ri le na res sal tou que “ela foi fei ta por nós e ela po de ser, em con di ções de ter

-O auditório ficou lotado e, após a exposição inicial, os debatedores responderam a várias perguntas

(10)

mi na das, des fei ta e re fei ta por nós em no me, jus ta men te, de uma uni -ver sa li da de que a lei pre sen te não ga ran te e não aten de.”

Lem brou, a se guir, que, além da bu ro cra cia es ta tal, que opõe às ações uni ver si tá rias au tô no mas “a ca da pas so, a lei”, exis te atual men -te “uma bu ro cra cia que co pia o mo de lo de ad mi nis tra ção em pre sa -rial” que a elas “ opõe a efi ciên cia.”

Se gun do Ma ri le na Chauí, es ses dois ti pos de bu ro cra cia re gem a Uni ver si da de de São Pau lo. Con si -de ra, no en tan to, que te mos meios de re ver ter is so, “por que nós, co mo uni ver si tá rios, so mos ca pa zes de pen sar o pro ble ma, de com preen dêlo, au to no ma men te, e de bus car en -tão as for mas de ação pe las quais nós pos sa mos que brar os obs tá cu los à au to no mia. Do mes mo mo do que a ação po lí ti ca, se en fren ta o obs tá cu lo eco nô mi co na au to no mia do co nhe ci men to, a ati vi da de de de mo li ção do fe ti chis mo de uma fal sa le ga -li da de e do fe ti chis mo da efi ciên cia em pre sa rial, par ti cu lar men te que bran do o po der das fun da ções, sig ni -fi ca pa ra nós uma no va de -fi ni ção de au to no mia ad mi nis tra ti va e de au to -no mia fi nan cei ra. Es sas pa la vras não são pa la vras de or dem, slo gans, cha vões. Elas se re fe rem à nos sa ma nei ra mes ma de ser e de agir e às pos si bi li da des que es tão aber tas pa -ra nós de mu dan ça da uni ver si da de no cam po da au to no mia.”

A de ba te do ra vol touse, na se -qüên cia, à aná li se do que con si de ra a des va lo ri za ção da do cên cia e da pes qui sa. Ar gu men tou que hou ve “um pro ces so pe lo qual o que se deu foi a per da do ca rá ter pro pria -men te uni ver si tá rio da do cên cia, pa ra dar à do cên cia uma di men são de pu ra es co la ri za ção. E a pro va dis so é sim ples: as fa mo sas ava lia ções ava liam a pro du ção, e a pro

foi, quan tos pa péis pu bli cou, quan tos li vros es cre veu, em quan tas no tas de ro da pé apa re ceu… A do cên -cia não faz par te da ava lia ção. Ela nem en tra no côm pu to da ava lia ção uni ver si tá ria”. De fi ne que uma au la uni ver si tá ria é pre pa ra da. “O pro -fes sor que pre pa ra uma au la lê uma bi blio gra fia, ope ra com co -men ta do res, in tér pre tes, po si ções di fe ren tes, re di ge a au la, dá a au la, dis cu te. Pre pa ra se mi ná rios, dis cu -te os se mi ná rios. Co mo é pos sí vel um pro fes sor dan do duas, três, no nos so ca so qua tro ho ras de au la, ho je, ama nhã, de pois, pa ra uma clas se de cem, cen to e cin qüen ta, du zen tos? Que au la ele pre pa ra?”

Quan to à pes qui sa, co lo ca que “há uma con fu são en tre a ti tu la ção — e os pra zos de ti tu la ção, que fa zem par te da car rei ra — e a pes qui sa. Es sa con fu são não é gra tui -ta. É que no co me ço era a pes qui sa que fa zia de vo cê um dou tor. Era a pes qui sa que fa zia de vo cê um li vredo cen te. Ho je é o con trá rio. É por -que vo cê pre ci sa ser mes tre, ou é por que vo cê pre ci sa ser dou tor, ou é por que vo cê pre ci sa ser li vredo -cen te, ou vo cê pre ci sa ser ad jun to, ou vo cê pre ci sa ser ti tu lar, por que vo cê pre ci sa so bre vi ver — ou por -que vo cê -quer po der, de pen de, né? — que vo cê apre sen ta coi sas e cha -ma elas de pes qui sa. E é is so que é ava lia do e con si de ra do pro du ti vo.

Con clui que “re va lo ri zar a pes qui sa e re de fi nir a pes qui sa sig ni fi ca por -tan to ou re pen sar a car rei ra e o vín cu lo dis so com a pes qui sa, ou des vin cu lálas, e so bre tu do des vin -cu lar a pes qui sa das im po si ções das agên cias fi nan cei ras. Mas is so sig -ni fi ca tam bém uma mu dan ça na nos sa men ta li da de, e na nos sa prá -ti ca de orien ta ção. Vou di zer uma coi sa pe sa da, mas eu acho que é pre ci so ser di ta: orien tan dos são pes qui sa do res, eles não são ser vi -çais dos orien ta do res, nem são a via pa ra re ce ber a re ser va téc ni ca. Em se gun do lu gar, a pes qui sa não po de se su bor di nar às ne ces si da des do mer ca do. Por que o que são as ne ces si da des do mer ca do, so bre tu -do neste país, não é? So bre tu -do nes te país. Se ain da es ti ves se fa lan do do mer ca do lá em ci ma, ain da po dia ser. Mas aqui? Gen te, te -nha dó. Te -nha a san ta pa ciên cia. En tão, que é exi gên cia do mercado no Bra sil? Ro ti na, re pe ti ção, e tu -do que é so li ci ta -do é aqui lo que não in clui nem ino va ção, nem cria ti vi da de, nem ori gi na li da de, nem pro fun di da de. Ori gi na li da de e cria ti vi da de o mer ca do pe de pa ra às agên -cias de pu bli ci da de. Pa ra nós, não. En tão, se nós te mos ra zões teó ri -cas, prá ti -cas, po lí ti cas e his tó ri cas pa ra re sis tir mos à de ter mi na ção pe lo mer ca do, no ca so bra si lei ro nós te mos a obri ga ção de fa zê-lo,

(11)

O

O

OO

em ba te, que atual men te é tra va do na so cie da de, ex tra va sa pa ra a uni ver si da de. Es te em ba te opõe duas pos sí veis or ga ni za ções do tra ba lho e do fun cio na men to ge ral das re la ções so ciais: de um la do, a com pe ti ção, a to do cus to, en tre in di ví duos, em pre sas e na -ções, co mo úni ca pos sí vel fon te de pro gres so, do bem-es tar e de modernidade; de ou tro, a co la bo ra -ção, a coo pe ra -ção, o fo men to das ca pa ci da des dos in di ví duos, das ins ti tui çõeins e poins insi vel men te dains na -ções.

O re cen te de ba te en tre os pro fes so res Luiz Car los Bres ser Pe -rei ra, da FGV, e Ma ri le na Chauí, da USP, pro mo vi do pe la Adusp, pe lo Sin tusp e pe lo DCE na pre -pa ra ção do IV Con gres so da USP, ten tou co lo car a pú bli co par te des -tas dis tin -tas vi sões.

No mo de lo de Uni ver si da de de fen di do pe lo ad mi nis tra dor de em pre sas Bres ser Pe rei ra vi ge, evi -den te men te, a com pe ti ção: são trans fe ri das pa ra o Bra sil, um país em de sen vol vi men to, fór mu las e re cei tas que, se gun do sua vi -são, de ram bons re sul ta dos nos Es ta dos Uni dos e na In gla ter ra. Mas, se o fi nan cia men to for re gu -la do pe -las con di ções atuais de ca da uma das uni ver si da des, dos de -par ta men tos, se gun do trans pa re ce na pro pos ta, co mo desenvolver? Na ver da de, já as sis ti mos, diaadia, no ní vel na cio nal e in ter na cio nal, às con se qüên cias des ta pro -pos ta com pe ti ti vis ta pri mi ti va. É es can da lo so o au men to da di fe ren -ça en tre in di ví duos po bres e ri cos no Bra sil, e tam bém em ou tros paí ses; e, en tre na ções do di to

primeiro mun do e o res tan te da hu ma ni da de… Na uni ver si da de, in fe -liz men te, os re sul ta dos tam bém não se rão di fe ren tes.

De fa to, na uni ver si da de, a com pe ti ção de sen frea da por ver bas de pes qui sa, que es tá im plan -ta da há al gum tem po, mos tra suas con se qüên cias. Ape sar de ser, ou tal vez até por que é, uma uni ver si da de es ta be le ci da e re co

-nhe ci da no âm bi to da pes qui sa na cio nal, a USP já vi ve a rea li da -de do cada um por si: gru pos -de pes qui sa não mais trocam idéias ha bi tual men te em se mi ná rios e sim pó sios in ter nos; pes qui sa do res nãose dão o tem po pa ra um en -ga ja men to maior nas ta re fas da do cên cia; ta re fas as so cia das à im plan ta ção de pro je tos de ma tu ra -ção mais lon ga, ou não são nem em preen di das, ou re le ga das aos pou cos ab ne ga dos que ain da so bre vi vem. Nes te cli ma, uma par ce la con si de rá vel dos pes qui sa do res de di case ao que ofe re ce re -tor no mais rá pi do: en vol ve-se com

pro je tos de ou tras uni ver si da des, do ex te rior, com in fra-es tru tu ra já es ta be le ci da ou com ga ran tias maio res de re sul ta dos, em pu bli ca ções, a cur to pra zo. Se um pes -qui sa dor via ja, por se mes tre, três ou mais ve zes ao ex te rior, co mo con tri buir pa ra dividir os re sul ta -dos com os mais jo vens; co mo orientar, co mo ensinar, efe ti va men te? Em to dos os Ins ti tu tos e Fa cul da des co nhe ce mos, atual men te, es te pa ra dig ma: o bom pes -qui sa dor, a ser to ma do co mo ex-em plo pe los mais jo vens, exi be uma lis ta gran de de pu bli ca ções in ter na cio nais, pou cas orien ta -ções e so frí vel fre qüên cia nas suas ta re fas do cen tes, as quais são en -ca ra das co mo mal ne ces sá rio.

A in ter ven ção da pro fes so ra Ma ri le na Chauí, to ma da tal vez co mo lamentosa por Bres ser Pe rei -ra, é uma con se qüên cia des te estado de coi sas. De fa to, estado que va -lem pa ra a USP, e pa ra a na ção, es tas contribuições publicadas a ro do nas mui tas re vis tas es pe cia li -za das, se não se cons ti tuí rem em fon te para a ca pa ci ta ção de ou tras pes soas, se ja na pró pria área, se ja nos cursos de ser vi ço que mui tos Ins ti tu tos ofe re cem? Por ve zes, co mo bem sa lien tou Ma ri le na na sua fa la, não qua li fi cam nem ao me nos o pró prio pes qui sa dor, que, na pres sa, ape nas as su me as sun tos de re sul ta dos pre vi sí veis, de ro ti -na, pa ra ga ran tir o seu rá pi do pro gres so na car rei ra.

No pre sen te con tex to, a uni ver si da de tem vá rias con ten das a tra -var com es ta vi são produtivista, mío pe, en vol vi da ape nas com o aqui e ago ra e à mer cê de mo dis

-Que universidade queremos?

Lighia B. Horodynski Matsushigue

O

O

bom

bom

pesquisador, a

pesquisador, a

ser tomado como

ser tomado como

exemplo pelos mais

exemplo pelos mais

jovens, exibe uma lista

jovens, exibe uma lista

grande de publicações

grande de publicações

internacionais, poucas

internacionais, poucas

orientações e sofrível

orientações e sofrível

freqüência nas suas

freqüência nas suas

tarefas docentes, as

tarefas docentes, as

quais são encaradas

quais são encaradas

como

(12)

mos e do mer ca do. De fa to, a uni -ver si da de pú bli ca es tá sob ata que. Mas, a mu ni ção não tem ape nas ori gem ex ter na. En tre tan to, em con tra po si ção a afir ma ti vas de um exrei tor, atra vés de ar ti go pu bli -ca do por o-ca sião de re cen te gre ve nas Uni ver si da des Es ta duais Pau lis tas em jor nal de gran de cir cu la -ção, o ini mi go in ter no cer ta men te não é re pre sen ta do pe la ação dos sin di ca tos. Ao con trá rio, es tes de -mons tram, mais uma vez, na cons tru ção des te IV Con gres so da USP, que não têm o cor po ra ti vis -mo co -mo le ma.

O que vem es tran gu lan do a uni -ver si da de por den tro é a cres cen te fal ta de dis cus são e de re fle xão. Se mi ná rios va zios, co ló quios sem dis cus são re le van te, es tu dan tes pre mi dos a en ca rar a ti tu la ção co -mo des vin cu la da do cres ci men to in te lec tual e hu ma no, são es tes os sin to mas alar man tes! Se for ana li -sa da a evo lu ção des te fe nô me no, no tar-se-á que uma das prin ci pais cau sas da pre sen te si tua ção é que o saber é en ca ra do co mo produto, men su rá vel por ín di ces quan ti ta ti vos ina de qua dos, su jei to aos ca pri -chos do mer ca do; é es que cer que a pro du ção de sa ber ino va dor é ca rac te ri za da pe lo processo, um fa -zer ar te sa nal tí pi co. As Funda-ções, que se ins ta la ram no in te rior da uni ver si da de pú bli ca são, fre

-quen te men te, veí cu los e ce lei ros des sa vi são. Ou tra cau sa a con si -de rar é o cor po ra ti vis mo, sim, e a pou ca re no va ção, que ca rac te ri zam a cas ta di ri gen te da uni ver si -da de, a qual se ape ga de for ma mes qui nha ao po der. O aler ta vem sen do da do, já há al gum tem po, tam bém por pen sa do res e in te lec -tuais de en ver ga du ra.

Es tá na ho ra de re pen sar mos a USP; es tá na ho ra de de fi nir mos a uni ver si da de que que re mos: re fle xi va e crí ti ca; de mo crá ti ca na es -tru tu ra e no aces so; uni ver sal, mas não glo ba li za da; aten ta às ne ces si da des da so cie da de, mas não su -bor di na da ao mer ca do; pro du ti va, sim, mas não pro du ti vis ta.

O mo vi men to do cen te, que se or ga ni zou em mea dos da dé ca da de 70, tem re fle xões acu mu la das, ex pres sas tam bém em do cu men tos da An des, seu sin di ca to na cio nal:

quer uma uni ver si da de de mo crá ti ca no seu aces so, no seu fun cio na -men to in ter no e na des ti na ção de sua pro du ção; quer uma uni ver si -da de pú bli ca, gra tui ta e lai ca; quer uma uni ver si da de au tô no ma fren te a in te res ses ime dia tis tas dos po de res po lí ti co, fi nan cei ro e re li gio so. O mo vi men to do cen te uni ver si tá rio tem uma vi são abran -gen te e se en ga jou efe ti va men te na es tru tu ra ção de um Pla no Na -cio nal da Edu ca ção pa ra os três ní veis de en si no. Não pre ten de mos competir por ver bas com o en si no fun da men tal e mé dio, ao con trá rio do que o prof. Bres ser Pe rei ra tal -vez ima gi ne, to man do co mo ba se o seu pro nun cia men to. En tre tan to, te mos cla ro que sem pro fes so res bem for ma dos (e eles se for -mam nas uni ver si da des!), sem uma so cie da de que sa be re fle tir so bre seus pro ble mas, cri ti car a si tua ção e pro por so lu ções, o país e suas ins ti tui ções se trans for ma rão, no má xi mo, em exe cu to res de ta re fas des pre za das por ou tras so cie da -des, nu ma si tua ção per ma nen te de su bal ter ni da de.

A Adusp tem con fian ça que es te IV Con gres so, que vem na es tei ra, e des fru ta da com pe tên cia acu mu la da pe los três seg men tos na cons tru ção de três con gres sos an te rio res, se cons ti tui rá num es pa ço pri -vi le gia do de re fle xão pro po si ti va.

Uma das principais

Uma das principais

causas da presente

causas da presente

situação é que o

situação é que o

saber

saber

é

é

encarado como

encarado como

produto

produto

,

,

mensurável por índices

mensurável por índices

quantitativos

quantitativos

inadequados, sujeito aos

inadequados, sujeito aos

caprichos do mercado

caprichos do mercado

O próximo debate:

“Fundações e Financiamento

Público na USP”

Aud. Abrahão de Moraes (Instituto de Física)

Dia 21/11/2000, terça-feira, das 17h30 às 20h

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação