• Nenhum resultado encontrado

Regulamento. Preâmbulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento. Preâmbulo"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

Regulamento

Preâmbulo

A Academia de Comércio é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e dinamizada pela SBI Consulting. Neste documento e de ora em diante é designada por iniciativa ou Academia de Comércio. O presente regulamento refere-se à 1ª edição que decorrerá durante o ano de 2017.

A Academia de Comércio de Lisboa é uma iniciativa que tem como principal objetivo contribuir para a competitividade e dinamização do comércio de Lisboa, apostando na implementação de novos conceitos a instalar ou a desenvolver na cidade de Lisboa.

Por outro lado, esta iniciativa pretende também reforçar a competitividade e a sustentabilidade dos negócios já instalados e apoiar as Lojas com História na reflexão sobre os seus negócios, sobre a sua sustentabilidade financeira, em complementaridade com a estratégia do programa Lojas com História, já desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa

Artigo 1º Objetivos São objetivos da presente iniciativa:

a) Contribuir para a dinamização e revitalização do tecido comercial de Lisboa b) Pensar a relação entre o comércio e o espaço urbano

c) Contribuir para o sucesso de novos conceitos a instalar e/ou desenvolver na cidade de Lisboa

d) Reforçar a competitividade e sustentabilidade dos negócios já instalados na zona do Beato

e) Apoiar as Lojas com História na reflexão sobre os seus negócios e sustentabilidade financeira das mesmas, garantindo o melhor retorno possível da aplicação do fundo para as Lojas com História, promovido da Câmara Municipal de Lisboa.

(2)

2 Artigo 2º

Eixos do programa

a) A Academia de Comércio é constituída por três programas, tendo cada um deles destinatários, objetivos e intervenção diferenciados;

b) A presente iniciativa é composta pelos seguintes programas:

i. Programa de aceleração de novos negócios de comércio ii. Programa de apoio aos comerciantes de Lisboa

iii. Programa de apoio às Lojas com História

Eixo 1 – Aceleração de Novos Negócios Artigo 3º

Objetivo

Neste eixo de intervenção pretende-se efetuar a aceleração de negócios e capacitar empreendedores que desejem estabelecer novos conceitos de comércio na cidade de Lisboa, integrando tanto projetos offline como online e potenciando, sempre que possível, a integração de ambos os modelos.

Artigo 4º Destinatários

a) À presente iniciativa podem candidatar-se pessoas singulares maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade, concorrendo individualmente ou em equipa e que tenham uma ideia e/ou projeto inovador no setor do comércio a serem concretizados na cidade de Lisboa. b) Podem ainda candidatar-se à presente iniciativa, empresas já constituídas com menos de 1 anos de existência formal. Por existência formal considera-se a data de constituição jurídica da empresa.

c) Valorizam-se projetos que agreguem a componente offline e online.

d) Não são elegíveis projetos que se pretendam enquadrar em redes de franchising já existentes

Artigo 5º

Processo de candidatura

a) As candidaturas deverão ser apresentadas através de formulário próprio disponível no website da iniciativa: www.academiadecomercio.org

b) O período de candidaturas decorre entre 15 de Maio de 2017 e 15 de Junho de 2017 (23:59h inclusive).

c) A organização reserva-se no direito de unilateralmente e mediante aviso publicado no website do programa, prolongar o prazo de apresentação de candidaturas.

d) Cada promotor / empresa apenas poderá apresentar uma candidatura.

e) O promotor ou equipa de promotores deverá ser proprietário da ideia a apresentar no âmbito da presente iniciativa.

(3)

3 f) No caso de equipas, deverá ser indicado um promotor que para além de representar a sua equipa perante a organização, servirá de ponto de contato e de porta-voz em todo o processo.

Artigo 6º

Avaliação de candidatura

a) As candidaturas serão objeto de uma análise prévia para verificação das condições formais de elegibilidade dos promotores e da ideia/projeto. Os promotores / projetos que não cumprirem as condições referidas ou cujos projetos não disponham de informação suficiente serão informados, por e-mail, que não prosseguem para avaliação.

b) A organização reserva-se ao direito de convidar promotores a reformular projetos para nova submissão.

c) A avaliação tem por base a informação que consta no formulário de candidatura.

d) Decorrida a análise prévia, os projetos terão a possibilidade de apresentar o seu projeto a um júri, com vista à seleção dos 20 projetos a integrar o programa de aceleração.

e) Esta sessão de júri consistirá numa apresentação de 3 minutos que deverá ser apoiada por meios digitais ou outros que os promotores considerarem oportunos. Esta sessão de júri irá ser realizada após a data de fecho de candidaturas e a avaliação do júri terá em consideração os seguintes critérios:

i. Projeto / empresa com modelo de negócio diferenciado na área do comércio (25%) ii. Qualidade da equipa e capacidade da mesma em implementar o projeto (25%) iii. Exequibilidade da ideia apresentada (15%)

iv. Inovação ao nível do processo de venda, do produto ou do marketing associado relativamente a negócios já instalados (15%)

v. Que contribua para uma maior competitividade da cidade de Lisboa (10%) vi. Ter potencial de crescimento e/ou de escalabilidade (10%)

Cada critério será classificado de 1 a 10, sendo 1 mau classificado e 10 muito bem classificado.

f) O júri referido no ponto anterior é constituído por membros da CML, SBI Consulting, Startup Lisboa e especialistas convidados.

g) A decisão da seleção dos 20 projetos finalistas será comunicada por e-mail aos promotores, até ao dia anterior ao inicio do programa. A organização encetará todos os esforços para garantir a seleção de 20 projetos finalistas contudo, a mesma não poderá ser considerada responsável caso não seja possível a seleção desse número de projetos.

Artigo 7º Metodologia

a) Entenda-se por programa de aceleração um programa que permita apoiar a validar as ideias / modelos de negócio num contexto de mercado.

(4)

4 presencial é obrigatória para pelo menos um membro da equipa.

c) O programa é composto por: Workshops, reuniões de mentoria e acompanhamento individual para cada projeto, eventos de networking, formação específica em modelos de negócio, formação em pitch e uma apresentação pública final dos projetos finalistas.

d) O programa terá inicio no dia 23 de Junho e terá uma duração de 20 dias, em horário laboral, e as sessões realizar-se-ão em Lisboa.

e) A apresentação pública final dos projetos decorrerá em Julho de 2017 em local e horário a indicar posteriormente aos projetos finalistas.

Artigo 8o

Prémios

a) Prémios a atribuir ao vencedor a selecionar no DemoDay: • Incubação na Startup Lisboa, durante 6 meses;

• Acompanhamento e consultoria estratégica, durante 6 meses após a conclusão do programa;

• Assessoria de imprensa e estratégia de comunicação, no lançamento do projeto; • Quotas da UACS pelo período de 1 ano;

• Possibilidade de utilização de um espaço comercial durante 1 mês para prova de conceito (se aplicável ao tipo de negócio)

b) Aos projetos participantes da presente iniciativa e que pretendam efetuar investimentos resultantes da análise estratégica do seu negócio, têm acesso privilegiado à linha de financiamento Finicia que consiste numa linha de financiamento até €45.000 em que 20% do valor se traduz num incentivo reembolsável sem juros e sem encargos concedido por parte da CML e os restantes 80% consiste num financiamento bancário com taxa de juro protocolada. A aprovação do financiamento dependerá da análise de risco efetuada pelo banco e pela sociedade de garantia mútua associados a esta linha de financiamento.

Artigo 9º Confidencialidade

As partes comprometem-se a manter sigilo sobre o conteúdo de todas as informações a que tiverem acesso ao abrigo da presente iniciativa, incluindo a propriedade intelectual e propriedade industrial, mesmo após o término da mesma, exceto na medida do estritamente necessário para a execução desta iniciativa e do que for estritamente necessário para a divulgação e promoção do programa.

Artigo 10º Propriedade Intelectual

a) A propriedade industrial e os direitos intelectuais das ideias / projetos candidatos pertencem ao(s) promotor(es).

(5)

5 b) Os promotores concedem à organização a permissão para utilizar informação não confidencial, na sua atividade de promoção e marketing.

c) A organização desta iniciativa não poderá ser responsável por qualquer violação de propriedade intelectual, uso indevido ou plágio por outro promotor candidato ou por outro promotor ou empresa extra iniciativa.

Eixo 2 – Apoio a Comerciantes já instalados na zona do Beato Artigo 11º

Objetivo

Este eixo de intervenção tem como objetivo apoiar a requalificação do tecido comercial da zona adjacente ao Hub Creativo do Beato, através de um programa de capacitação que proporcione uma reflexão sobre o negócio atual e o seu potencial futuro, e contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente urbano e das dinâmicas da comunidade numa área que se prepara para grandes transformações a nível urbanístico e populacional.

Artigo 12º Destinatários

a) À presente iniciativa podem candidatar-se empresas de comércio tradicional ou restauração que se localizem na Freguesia do Beato, mais especificamente as localizadas nas seguintes artérias: Rua do Grilo, Alameda do Beato, Rua da Manutenção, Travessa da Manutenção e Rua de Xabregas.

Artigo 13º

Manifestação de Interesse

a) A empresa poderá propor-se a participar no presente programa através da apresentação de manifestação de interesse em formulário próprio disponível no website da iniciativa:

www.academiadecomercio.org, que poderá ser enviado por e-mail para

hello@academiadecomercio.org ou ainda através da entrega da mesma em papel na Junta Freguesia do Beato.

b) O período para apresentar a sua manifestação de interesse decorre entre 15 de Outubro a 15 de Novembro de 2017 (23:59h inclusive).

c) A organização reserva-se o direito de unilateralmente e mediante aviso publicado no website do programa, prolongar o prazo indicado.

Artigo 14º

Programa de intervenção

c) Às empresas que apresentem a sua manifestação de interesse e que cumpram os critérios de acesso indicados no artigo 12º, será disponibilizado um programa de capacitação, cuja

(6)

6 participação presencial é obrigatória para pelo menos um representante das mesmas.

d) Entenda-se por programa de capacitação um programa que proporcione workshops, sessões de capacitação, consultórios personalizados, entre outros, abordando temas como o desenvolvimento do empresário/promotor enquanto líder duma organização, a viabilidade do modelo de negócio, a otimização dos espaços de loja, como potenciar as comunidades locais – entre outros temas fundamentais para revitalizar o comércio na zona do Beato, sem descaracterizar o espaço urbano.

e) O programa terá uma duração de 5 semanas, em horário pós-laboral, e realizar-se-á em Lisboa.

f) Aos projetos participantes da presente iniciativa e que pretendam efetuar investimentos resultantes da análise estratégica do seu negócio, têm acesso privilegiado à linha de financiamento Finicia que consiste numa linha de financiamento até €45.000 em que 20% do valor se traduz num incentivo reembolsável sem juros e sem encargos concedido por parte da CML e os restantes 80% consiste num financiamento bancário com taxa de juro protocolada. A aprovação do financiamento dependerá da análise de risco efetuada pelo banco e pela sociedade de garantia mútua associados a esta linha de financiamento.

Artigo 15º Confidencialidade

As partes comprometem-se a manter sigilo sobre o conteúdo de todas as informações a que tiverem acesso ao abrigo da presente iniciativa, incluindo a propriedade intelectual e propriedade industrial, mesmo após o término da mesma, exceto na medida do estritamente necessário para a execução desta iniciativa e do que for estritamente necessário para a divulgação e promoção do programa.

Eixo 3 – Apoio às Lojas com História Artigo 16º

Objetivo

a) Este eixo de intervenção tem como objetivo apresentar um apoio complementar ao programa Lojas com História já existente e que passa sobretudo por:

i. Ajudar a identificar as áreas prioritárias de intervenção e prioritizar os investimentos nos seus negócios;

ii. Ajudar a refletir sobre o seu negócio e sustentabilidade financeira do mesmo;

iii. Contribuir para que o fundo de que as Lojas com História podem beneficiar, tenha o melhor retorno possível para os negócios;

b) Este apoio consubstancia-se na dinamização de ciclos de 4 sessões temáticas que abordem as principais áreas de interesse para as empresas que decidem investir na modernização do negócio, requalificação do espaço, marketing e divulgação da atividade, entre outros, de acordo

(7)

7 com o regulamento do Fundo Municipal Lojas com História.

Artigo 17º Destinatários

A presente iniciativa destina-se às empresas de comércio que já tenham a distinção de Loja com História.

Artigo 18º Acesso

a) Para poder participar nas ações previstas, as empresas têm apenas que se inscrever através do site www.academiadecomercio.org no ciclo como um todo ou nas sessões que tenham interesse em estar presentes.

b) As datas, agenda e local das sessões serão disponibilizados atempadamente no site

www.academiadecomercio.org na área indicada como “Agenda”

Artigo 19º Confidencialidade

As partes comprometem-se a manter sigilo sobre o conteúdo de todas as informações a que tiverem acesso ao abrigo da presente iniciativa, incluindo a propriedade intelectual e propriedade industrial, mesmo após o término da mesma, exceto na medida do estritamente necessário para a execução desta iniciativa e do que for estritamente necessário para a divulgação e promoção do programa.

Disposições Finais Artigo 20º Disposições Finais

a) A organização reserva o direito de alterar o presente Regulamento a qualquer momento, dando conhecimento das modificações aos promotores que se candidatem/participem em qualquer um dos eixos;

b) As situações não contempladas no presente Regulamento serão devidamente analisadas e definidas pela organização;

c) A participação no Programa implica a aceitação expressa, por parte dos promotores, dos termos e condições do presente regulamento.

Referências

Documentos relacionados

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

Foram avaliados os frameworks SWAN e INSIGNIA, integrados com os protocolos de roteamento DSR e AODV, com base nas métricas de atraso fim-a-fim, vazão, jitter e overhead de

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..