• Nenhum resultado encontrado

ATA48 AGENTE DE TRATAMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA CADERNO: 1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES AGENDA INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA INFORMAÇÕES:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA48 AGENTE DE TRATAMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA CADERNO: 1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES AGENDA INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA INFORMAÇÕES:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CADERNO:

1

ATA48

AGENTE DE TRATAMENTO DE

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração das provas será de 4 (quatro) horas, já incluído o tempo de preenchimento do Cartão de Respostas.

2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os 3 (três) últimos candidatos a terminar a prova deverão permanecer na sala até que todos tenham finalizado suas provas e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas. 4 – O candidato NÃO poderá levar o seu Caderno de Questões (Provas

Objetivas) e NÃO poderá copiar o gabarito (assinalamentos). A imagem do seu Cartão de Respostas será disponibilizada na página do concurso em http://concursos.biorio.org.br na data prevista no cronograma.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1 - Confira atentamente se este Caderno de Questões (Provas), que contém 40 (Quarenta) questões objetivas, está completo.

2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 5 (cinco) opções e somente uma correta.

3 - Confira se os seus dados pessoais, o cargo/emprego escolhido, indicados no cartão de respostas, estão corretos. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado. 4 - Confira atentamente se o cargo/emprego e o número do caderno que

estão no caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas e na etiqueta com seus dados colada na mesa/cadeira onde foi designado para sentar. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local.

5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

7 – No decorrer da prova objetiva o fiscal de sala irá colher a sua digital no selo que está no seu cartão de respostas.

AGENDA

l 27/04/2014, Provas Objetivas. l 28/04/2014, Divulgação dos

Exemplares dos Cadernos de Questões (Provas) das Provas Objetivas.

l 28/04/2014, Divulgação dos Gabaritos Preliminares das Provas Objetivas.

l 29/04/2014, Disponibilização das Imagens dos Cartões Respostas das Provas Objetivas.

l 30/04 e 02/05/2014, Interposição de Recursos contra as questões das Provas Objetivas.

l 08/05/2014, Divulgação dos Gabaritos Definitivos das Provas Objetivas.

l 09/05/2014, Relação Final de Notas das Provas Objetivas.

INFORMAÇÕES:

l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h l Internet: http://concursos.biorio.org.br l E-mail: tresrios2014@biorio.org.br

(2)
(3)

3

ATA48

AGENTE DE TRATAMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

CADERNO

1

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO

O MUNDO QUE CONSTRUÍMOS

Neil MacGregor O século XX e o início do século XXI foram uma era sem precedentes em termos de conflitos, mudanças sociais e desenvolvimento científico. As inovações tecnológicas possibilitaram a produção e a utilização de mais objetos pela humanidade do que em qualquer outra época da história, mudando a maneira como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo material. Porém, muitos desses objetos (sobretudo depois da invenção do plástico) têm assumido um caráter efêmero e descartável, suscitando questões urgentes relacionadas ao meio ambiente e aos recursos globais. Como tem ocorrido nos últimos dois milhões de anos, os objetos que produzimos ao longo do último século refletem nossas preocupações, nossa criatividade e nossas aspirações, e continuarão a revelá-las às futuras gerações.

QUESTÃO 1

No início do texto, o autor destaca a época do século XX e o início do XXI como uma época de conflitos, mudanças sociais e desenvolvimento científico. No desenvolvimento do texto ele explora:

(A) apenas os conflitos.

(B) apenas as mudanças sociais.

(C) apenas o desenvolvimento científico. (D) apenas os conflitos e as mudanças sociais.

(E) apenas as mudanças sociais e o desenvolvimento científico.

QUESTÃO 2

“O século XX e o início do século XXI foram uma era sem precedentes em termos de conflitos, mudanças sociais e desenvolvimento científico”. Ao dizer que a época citada foi “sem precedentes”, o texto quer dizer que:

(A) nunca ocorreu antes o que agora ocorre.

(B) os fatos atuais envolvem um número muito maior de pessoas.

(C) os fatos anteriores tinham mais importância que os de agora.

(D) os acontecimentos do passado produziam menos impacto que os de hoje.

(E) todos os fatos anteriores perderam a importância diante dos de hoje.

QUESTÃO 3

Nos algarismos romanos presentes em século XX e século XXI, fazemos a leitura dos numerais do seguinte modo: (A) ambos como numerais cardinais.

(B) ambos como numerais ordinais.

(C) o primeiro como cardinal e o segundo como ordinal. (D) o primeiro como ordinal e o segundo como cardinal. (E) ambos como numerais multiplicativos.

QUESTÃO 4

O trecho entre parênteses – sobretudo depois da invenção do plástico - destaca o fato de que o plástico: (A) custa mais barato.

(B) polui bastante.

(C) quebra com facilidade. (D) não resiste ao calor. (E) prejudica o ar.

QUESTÃO 5

“...têm assumido um caráter efêmero...”; o adjetivo significa:

(A) que prejudica o meio ambiente.

(B) que leva muito tempo para desaparecer. (C) que dura relativamente pouco tempo. (D) que provoca doenças às pessoas. (E) que resiste ao passar do tempo.

QUESTÃO 6

O fato de muitos objetos modernos serem descartáveis está relacionado ao seguinte problema:

(A) a aceleração de mudanças sociais. (B) o atraso do desenvolvimento científico. (C) o esgotamento dos recursos globais. (D) a poluição do meio ambiente. (E) a provocação de conflitos graves.

QUESTÃO 7

“Como tem ocorrido nos últimos dois milhões de anos...”; a forma verbal mostra uma ação:

(A) que não ocorre mais no presente

(B) que se repete a partir de um momento no passado (C) que só ocorreu no passado

(D) que se vai iniciar em futuro próximo

(4)

QUESTÃO 8

“Como tem ocorrido nos últimos dois milhões de anos, os objetos que produzimos ao longo do último século refletem nossas preocupações, nossa criatividade e nossas aspirações, e continuarão a revelá-las às futuras gerações”. O pronome LAS, anexo à forma verbal “revela-las” se refere:

(A) apenas a aspirações.

(B) apenas a aspirações e criatividade. (C) apenas a criatividade e preocupações. (D) a preocupações, criatividade e aspirações. (E) apenas a preocupações.

QUESTÃO 9

“Como tem ocorrido nos últimos dois milhões de anos, os objetos que produzimos ao longo do último século refletem nossas preocupações, nossa criatividade e nossas aspirações, e continuarão a revelá-las às futuras gerações”. Assinale a afirmativa INADEQUADA sobre os componentes desse segmento do texto.

(A) o pronome relativo “que” se refere a “anos”.

(B) o numeral “últimos” se refere a “dois milhões de anos”.

(C) a expressão “ao longo de” significa “durante”. (D) o sujeito de “refletem” é “objetos”.

(E) o conectivo “e” antecede uma explicação.

QUESTÃO 10

No título “O Mundo que construímos”, o pronome “nós” (sujeito de construímos) se refere:

(A) aos cientistas atuais (B) aos cientistas do passado (C) a todos os seres humanos (D) ao autor e aos leitores (E) aos leitores do texto

RACIOCÍNIO LÓGICO

QUESTÃO 11

As idades de quatro irmãos formam uma “escadinha” de um em um ano, ou seja, o mais velho é três anos mais velho que o mais novo. Nesse caso, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:

(A) a soma das idades dos quatro é um número par. (B) a idade de dois deles é um número par.

(C) a idade de dois deles é um número impar.

(D) a soma das idades dos dois mais novos é um número par. (E) a média das idades dos quatro (ou seja, a soma das

idades dividida por 4) não é um número inteiro.

QUESTÃO 12

Se 13 pessoas de uma mesma empresa estão reunidas, avalie se as seguintes afirmativas são falsas (F) ou verdadeiras (V):

I - Ao menos duas fazem aniversário no mesmo mês. II - Ao menos duas têm a mesma idade.

III - Ao menos três foram contratadas numa segunda-feira.

As afirmativas I, II e III são respectivamente: (A) F. F e F (B) F, V e F (C) V, F e F (D) V, F e V (E) V, V e V

QUESTÃO 13

Numa sala estão reunidas vinte pessoas. Há apenas brasileiros, americanos e franceses na sala. Há mais brasileiros que americanos, menos americanos que franceses e mais brasileiros que franceses. Assim, o número de franceses pode ser no máximo igual a: (A) 4 (B) 5 (C) 6 (D) 7 (E) 8

QUESTÃO 14

A quantidade de números de quatro algarismos que podem ser formados com os algarismos 1, 1, 2 e 3 é igual a: (A) 8 (B) 12 (C) 16 (D) 20 (E) 24

QUESTÃO 15

O dobro da idade de André é igual ao triplo da idade de Augusto e a diferença entre as idades dos dois é de 21 anos. Daqui a 12 anos, a soma das idades dos dois será igual a: (A) 106 (B) 109 (C) 112 (D) 124 (E) 129

(5)

5

ATA48

AGENTE DE TRATAMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

CADERNO

1

QUESTÃO 16

Se Ana gosta de Bia, então Bia gosta de Clara. Se Bia gosta de Clara, então Clara gosta de cinema. Se Clara gosta de cinema, então Débora gosta de Clara. Mas Débora não gosta de Clara. Logo:

(A) Clara não gosta de cinema e Bia gosta de Clara. (B) Clara gosta de cinema e Bia gosta de Clara. (C) Bia não gosta de Clara e Ana não gosta de Bia. (D) Bia gosta de Clara e Ana gosta de Bia.

(E) Bia não gosta de Clara e Ana gosta de Bia.

QUESTÃO 17

Observe os cinco primeiros termos da sequência a seguir: 32, 33, 35, 38, 42, ... O décimo termo é o: (A) 77 (B) 78 (C) 79 (D) 80 (E) 81

QUESTÃO 18

No quadro abaixo, em cada linha, o terceiro número foi obtido a partir dos dois primeiros de acordo com uma mesma regra.

8

7

9

25

22

28

3

1

5

16

30

2

10

??

14

Assim, o valor de ?? é: (A) 6 (B) 8 (C) 9 (D) 10 (E) 12

QUESTÃO 19

Se CAMOMILA é 37484217 e FLORIDA é 9185207 então CLOROFILA é: (A) 310509218 (B) 318580217 (C) 428589127 (D) 318589217 (E) 198580297

QUESTÃO 20

Observe a sequência: 202, 190, 178, 166, ... O próximo termo é o; (A) 158 (B) 152 (C) 156 (D) 150 (E) 154

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

QUESTÃO 21

Observe a figura abaixo referente a um notebook .

A conexão universal indicada na figura é conhecida pela sigla: (A) PCI (B) USB (C) AGP (D) PCI-E (E) WVGA

QUESTÃO 22

Observe a especificação abaixo, referente a um tablet.

Tablet Philco 7A1-R111A com Android 4.0 TV Digital Tela 7” Touchscreen Rosa e Memória Interna 8GB

A citação “Android 4.0” faz referência ao seguinte componente: (A) driver da tela touchscreen

(B) gerenciador de pastas e arquivos (C) sistema operacional do dispositivo (D) aplicativo semelhante ao photoshop (E) browser para navegação na internet

(6)

QUESTÃO 23

Para mostrar a janela do gerenciador de arquivos do Windows 7 BR na tela de um computador, deve-se executar um atalho de teclado que corresponde a pressionar duas teclas em sequência, que são , denominada Windows, e: (A) E (B) R (C) L (D) D (E) W

QUESTÃO 24

Em uma máquina com sistema operacional Windows 7 BR, um usuário do Word está digitando um texto e, em certo momento, pressionou o ícone na barra de ferramentas de acesso rápido, por meio do ponteiro do mouse. O acionamento desse ícone teve por significado: (A) aplicar zoom ao texto.

(B) exibir texto em tela inteira.

(C) inserir marca d’água como fundo do texto. (D) realizar a impressão rápida do texto. (E) visualizar texto a ser impresso.

QUESTÃO 25

No Word 2010 BR, o acionamento do ícone tem por objetivo:

(A) aplicar itálico a uma citação selecionada. (B) aplicar negrito a uma palavra selecionada.

(C) aplicar sombreamento a um parágrafo selecionado. (D) sublinhar o texto selecionado.

(E) salvar o texto no disco rígido.

QUESTÃO 26

A planilha abaixo foi criada no Excel 2010 BR,

Para mostrar os valores indicados na planilha, em F10 e F12 foram inseridas, respectivamente, as seguintes expressões:

(A) =SOMA(B8;E8) e =MAIOR(A8:F8;1) (B) =SOMA(B8;E8) e =MÁXIMO(A8;F8:1) (C) =SOMA(B8:E8) e =MÁXIMO(A8:F8) (D) =SOMA(B8:E8) e =MAIOR(A8:F8) (E) =SOMA(B8:E8) e =MAIOR(A8:F8;1)

QUESTÃO 27

Atualmente, com o objetivo de garantir a integridade dos dados, é imprescindível que as pessoas que trabalham com computadores façam cópias de segurança. Na área de informática, essa atividade é denominada:

(A) proxy (B) dataflow (C) backup (D) firewall (E) isostick

QUESTÃO 28

As figuras abaixo mostram um cabo e um conector empregados na implementação de redes cabeadas padrão Fast Ethernet, por meio de par trançado categorias 5e e 6a.

O conector é conhecido pela sigla: (A) AUI

(B) RJ-45 (C) BNC (D) RG-6 (E) RCA

(7)

7

ATA48

AGENTE DE TRATAMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

CADERNO

1

QUESTÃO 29

A figura abaixo ilustra a tela do Google Chrome e mostra o site do Oi Mail, que oferece uma infraestrutura de correio eletrônico aos seus usuários, permitindo o envio e a recepção de mensagens de e-mail, de forma semelhante a um software específico como o MSOffice Outlook ou mesmo o Thunderbird Mozilla.

Essa infraestrutura é conhecida como: (A) BitMail (B) HotMail (C) SendMail (D) WebMail (E) ChangeMail

QUESTÃO 30

No que diz respeito às ferramentas de busca e de pesquisa na internet, além do , dois exemplos de sites semelhantes que se prestam à mesma finalidade, são:

(A) Ask e Mac (B) Mac e Intel (C) Intel e Gigabyte (D) Gigabyte e Bing (E) Bing e Ask

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 31

Uma rede de abastecimento de água deverá ser ampliada para uma população futura estimada em 20 000 habitantes. O manancial encontra-se a 3 000 m de distância, com desnível de 15 m, aproveitável para a adução por gravidade. Estimando-se o dia de maior consumo em 25% a mais e o consumo per capta em 200 litros por habitantes por dia ( 200 L / hab x dia ), a vazão necessária mais próxima para atender essa ampliação será de: (A) 40 L/s (B) 50 L/s (C) 60 L/s (D) 70 L/s (E) 75 L/s

QUESTÃO 32

De acordo com o manancial a ser aproveitado, podem ser utilizadas várias formas de captação. O quadro a seguir relaciona o tipo de manancial a ser aproveitado com a forma de captação:

Alternativas Tipo de manancial Forma de captação 1 Água de chuva Mananciais de

superfície 2 Nascente de encosta Lençol subterrâneo 3 Poço escavado Lençol freático 4 Tomada direta de rios Caixa de tomada Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

(A) 1 e 2. (B) 2 e 3. (C) 2. (D) 3. (E) 1 e 3.

(8)

QUESTÃO 33

O quadro abaixo relaciona cada doença veiculada pela água com seu tipo de organismo causador:

Afirmativa Doença Tipo de organismo causador 1 Febre tifóide Bactéria

2 Hepatite A Vírus

3 Cólera Vírus

4 Disenteria bacilar Vírus Estão corretas as afirmativas:

(A) 1 e 2, somente. (B) 2 e 3, somente. (C) 1, 3 e 4, somente. (D) 2, 3 e 4, somente. (E) 1, 2, 3 e 4.

QUESTÃO 34

Leia com atenção a seguinte frase:

“No ritmo atual, a devastação mudará o ciclo de chuvas e logo poderá ser tarde demais para salvar a Floresta Amazônica”

Ruth Costas em Revista Veja on-line Acesso: veja.abril.com.br/121005/p_114.html‎

Na análise do ciclo hidrológico, a autora se refere à seguinte consequência:

(A) aumento da transpiração. (B) aumento da condensação. (C) aumento da evaporação. (D) redução da temperatura. (E) redução da precipitação.

QUESTÃO 35

Quanto aos procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, é de competência exclusiva dos municípios:

(A) estabelecer prioridades, objetivos, metas e indicadores de vigilância da qualidade da água para consumo humano a serem pactuados na Comissão Intergestores Tripartite.

(B) garantir informações à população sobre a qualidade da água para consumo humano e os riscos à saúde associados.

(C) analisar pesquisa de vírus e protozoários, no que couber, ou encaminhamento das amostras para laboratórios de referência nacional, quando as amostras clínicas forem confirmadas para esses agentes e os dados epidemiológicos apontarem a água como via de transmissão.

(D) encaminhar aos responsáveis pelo abastecimento de água quaisquer informações referentes a investigações de surto relacionado à qualidade da água para consumo humano.

(E) estabelecer as prioridades, objetivos, metas e indicadores de vigilância da qualidade da água para consumo humano a serem pactuados na Comissão Intergestores Bipartite.

QUESTÃO 36

Nas análises físico-químicas realizadas nas águas bruta e tratada, aquela que quantifica a presença dos cátions Ca+2, Mg+2, sob a forma de bicarbonatos e carbonatos, é denominado parâmetro de:

(A) dureza. (B) alcalinidade. (C) pH. (D) cloretos. (E) acidez.

QUESTÃO 37

O tratamento convencional da água em uma ETA é subdividido em etapas que se sucedem hidraulicamente na seguinte ordem:

(A) coagulação, decantação, floculação, filtração, fluoretação e desinfecção.

(B) decantação, filtração, floculação, coagulação, desinfecção e fluoretação.

(C) coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.

(D) filtração, coagulação, floculação, decantação, desinfecção e fluoretação.

(E) coagulação, decantação, filtração, floculação, fluoretação e desinfecção.

QUESTÃO 38

Na atividade de operação e manutenção de Estações de Tratamento de Água, os trabalhadores estão expostos a alguns riscos ocupacionais. Assinale a alternativa que relaciona corretamente o agente de risco ambiental com seu respectivo grupo de risco.

(A) ruído- risco ergonômico. (B) quedas e cortes- risco biológico. (C) animais peçonhentos- risco físico. (D) calor e umidade- risco físico. (E) vapores tóxicos- risco biológico.

(9)

9

ATA48

AGENTE DE TRATAMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

CADERNO

1

QUESTÃO 39

Em função da natureza da água conduzida, as adutoras e subadutoras podem ser denominadas de:

(A) poço de sucção e conjuntos elevatórios. (B) tubulações e órgãos acessórios.

(C) barragens de acumulação e tomada d’água. (D) gravidade e recalque.

(E) água bruta e água tratada.

QUESTÃO 40

O processo de tratamento da água bruta que tem por objetivo transformar as impurezas que se encontram em suspensões finas, em estado coloidal, e algumas que se encontram dissolvidas, em partículas que possam ser removidas denomina-se:

(A) filtração. (B) coagulação. (C) floculação. (D) decantação.

(10)

Referências

Documentos relacionados

Systembox/Kanban boards/Heijunka box/Info boards Systembox KA N BA N / H EIJ U N KA T O O LS Etiquetagem do Systembox Small insert label..

• Vergewissern Sie sich darüber, dass keine Möglichkeit besteht, dass entzündbares Ma- terial, brennbares Material oder Vorhänge in Kontakt mit dem Heizer gerät oder sich in

Entende-se por oclusão ideal e estável aquela onde a transmissão resultante das forças oclusais está direcionada para o longo eixo dos dentes posteriores,

Em 2018, o curador e crítico de arte Bernardo Mosqueira, foi responsável por um novo programa na ArtRio, o Brasil Contemporâneo. Esse encontro

Para a produção dos AcM se usou vírus inteiro proveniente de uma vacina comercial, estirpe intermediaria (Bur-706) o qual se multiplico em células VERO e foi purificado

Gadamer considera que, quando Hegel assume como sua a tarefa de dar alma (movimento) a s determinaço es abstratas do pensar, dando vida ao mono logo do pensamento que se pensa a

O desafio agora se apre- senta num tempo em que o princıp ́ io da incerteza se torna a base do entendi- mento, seja da estrutura quântica da natureza, seja da

Assim, “a natureza não é mais analisada como uma categoria externa à sociedade” e a “geo- grafia humana não se confunde mais com estudo das relações do homem com