• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ACIDENTES COM PERFURO CORTANTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ACIDENTES COM PERFURO CORTANTES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ACIDENTES COM PERFURO CORTANTES

*Cindy Heloisa Silva da Silva - NOVAFAPI *Frida Jéssica de Carvalho e Silva- NOVAFAPI *Renata Giordana de Sousa Andrelino- NOVAFAPI *Rinauria Marques Lima- NOVAFAPI **Maria Eliete Batista Moura – NOVAFAPI/UFPI INTRODUÇÃO

As infecções hospitalares (IH) existem deste a criação dos hospitais, possivelmente devido às condições sanitárias precárias com abastecimento de água de origem incerta, manejo inadequado de alimentos e até o compartilhamento de um leito por dois pacientes, nas instituições prestadoras de serviços de saúde (COUTO, PEDROSA, NOGUEIRA, 2003)

O Ministério da Saúde (MS), na Portaria nº 2.616 de 12/05/1998, define IH como a infecção adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e que se manifesta durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

Casos de infecções adquiridas durante a internação hospitalar ou mesmo após a alta, são causadas por bactérias, vírus e muitos outros microorganismos que podem ser transmitidos de uma pessoa para outra, podendo até atingir o profissional de saúde, que está em contato direto com materiais contaminados (COUTO, PEDROSA, NOGUEIRA, 2003).

O ambiente hospitalar oferece múltiplos e variados riscos aos trabalhadores da área da saúde, tais como os causados por agentes químicos, físicos, biológicos, psicossociais e ergonômicos sendo os principais geradores de periculosidade e insalubridade a esses trabalhadores. (MARZIANE, MHP, 2000, SUELIANDRADE AMARAL, et alli, 2005).

Quando o acidente ocorre com material contaminado pode acarretar doenças como a Hepatite B (transmite pelo vírus HBV), Hepatite C (transmitida pelo vírus HCV) e em casos mais letais, a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida AIDS (transmitida pelo vírus HIV). O acidente pode ter repercussões psicossociais, familiares e profissionais. As reações psicossomáticas, posprofilaxia, utilizada devido à exposição ocupacional e ao impacto emocional, também são aspectos preocupantes. (COUTO, PEDROSA, NOGUEIRA, 2003)

De acordo com os mesmos autores, estudo realizado entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem em um hospital escola no Brasil demonstra que a circunstância, que mais levou a exposição com material biológico foi a de manuseio de perfurocortantes após o seu uso. Os acidentes ocorreram durante o transporte de perfurocortantes para o recipiente de descarte ou para o local do reprocessamento, durante a lavagem dos antigos, pelo reencape de agulhas e por estas terem sido descartados em local inapropriado.

Diante da problemática da infecção hospitalar e da importância de se evitar acidentes com material perfurocortante no ambiente hospitalar resultando em complicações, principalmente, para os profissionais da saúde, definiu-se como objeto deste estudo o levantamento bibliográfico sobre acidentes com material perfurocortante entre os trabalhadores de Enfermagem.

Desta forma, o interesse pela temática surgiu pela relevância do tema e importância para a Enfermagem, considerando que se trata de um problema que coloca os profissionais de Enfermagem em risco no manejo dos materiais perfurocortantes no seu

(2)

ambiente de trabalho, havendo assim, a necessidade se prevenirem contra doenças como a hepatite e AIDS.

OBJETIVOS

• Fazer um levantamento bibliográfico dos artigos científicos relacionados com a ocorrência de acidentes com materiais perfurocortantes, publicados no período de 2000 a 2005.

• Apontar os vários tipos de doenças que podem ser adquiridas através da infecção hospitalar por perfurocortantes

• Discutir como o enfermeiro pode atuar na prevenção dessas doenças e no controle das infecções hospitalares.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Pode ser realizado independentemente ou como parte de pesquisa descritiva ou experimental. Em ambos os casos, buscam conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre determinado assunto, tema ou problema (AMADO, PREDRO, 2003)

Foi realizado um levantamento bibliográfico retrospectivo, dos últimos 5 anos (2000 - 2005), por meio dos bancos de dados no Scientific Electronic Library Online – SciELO, na Revista Brasileira de Enfermagem - REBEN e Revista NURSING, utilizando os unitermos “Perfurocortantes”, “Acidentes por perfurocortantes / enfermagem”.

Foram catalogados 11 artigos os quais foram analisados, buscando-se uma síntese das doenças que podem ser adquiridas através da infecção hospitalar por perfurocortantes e como os Enfermeiros vem atuando na prevenção dessas doenças e no controle das infecções hospitalares.

Para proceder à análise foram utilizados fatores relacionados à ocorrência dos acidentes com profissionais de enfermagem.

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

A partir da leitura dos 13 artigos pesquisados, percebeu-se uma preocupação com os profissionais de Enfermagem, os quais estão constantemente expostos aos acidentes com materiais perfurocortantes, que podem ocorrer nos serviços de saúde. Desse modo, abordaremos na análise e discussão dos dados uma reflexão dos artigos em relação a duas categorias: 1.Tipos de doenças adquiridas através da infecção hospitalar com perfurocortantes; 2. O papel dos profissionais de saúde na luta pela diminuição do índice de infecção hospitalar causadas por perfurocortantes.

1 Tipos de Doenças Adquiridas através da Infecção Hospitalar causadas por Perfurocortantes.

As causas da sub-notificação de acidentes de trabalho, na visão de trabalhadores de enfermagem de uma cidade do interior paulista, foram atribuídos à falta de importância

(3)

dada às pequenas lesões, tal como picada de agulha, e o desconhecimento sobre a importância da emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). A vivência profissional no âmbito assistencial e como integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), permitiu o contato freqüente com trabalhadores da área da saúde, principalmente os expostos a materiais perfurocortantes. (CANINI, S. R. M. da S. e et al, 2002)

Com relação ao tipo de acidente foi encontrado um percentual significativo de 88,6 por cento dos trabalhadores que sofreram acidente com instrumento perfurocortantes. Apenas uma pequena amostra de 11,4 por cento entrou em contato com fluidos biológicos através de respingos em mucosas oculares (MANSANO, L. M., e et al, 2005, p. 47-53)

Segundo o Manual de Condutas em Exposição Ocupacional à Material Biológico, do Ministério da Saúde (Brasil, 1999), o risco médio de se adquirir o HIV é de, aproximadamente 0,3% após exposição percutânea, e de 0,09% após exposição mucocutânea. A transmissão ocupacional de Hepatite B (HBV) representa maior risco do que para o HIV. O risco de transmissão ocupacional após acidente percutâneo é de 40% no caso do paciente-fonte apresentar sorológico HbsAg reativa. Para o vírus da Hepatite C (HCV), o risco médio é de 1,8%, podendo varia de 1 a 10% (Brasil, 1999). Apesar de outros patológicos serem transmitidos pelo sangue, são os vírus HIV, HBV e HCV que oferecem maior gravidade à saúde dos trabalhadores da área da saúde. (MOURA, GIR, CANINI, 2002)

Os acidentes com agulhas constituem sérios problemas nas instituições hospitalares, uma vez que as exposições percutâneas são as maiores responsáveis pela transmissão ocupacional de infecções sangüíneas para os profissionais de saúde. Após um acidente com agulha estima-se que o risco de contaminação com o vírus da Hepatite B (HBV) é de 6 a 30%, com o vírus da Hepatite C (HCV) é de 0,5 a 2%, e com o vírus da AIDS (HIV) é de 0,3 a 0,4%.

Dentre os fluidos corporais, tem-se reconhecido o sangue como o mais importante veicula de transmissão ocupacional dos vírus da Hepatite C (HCV), da Hepatite B (HBV) e o HIV. Os fatores de risco para aquisição do HCV após exposição ocupacional, dependeram do grau de contato com o sangue ou com instrumentos cortantes, podendo variar de 1 a 10%. Em relação ao HBV, o risco pode variar de 6 a 30%, podendo atingir até 40% em exposição relacionada com paciente-fonte que apresenta o antígeno de superfície HbsAg presente e quando nenhuma medida profilática é adotada. (CANINI, GIR, HAYASHIDA, et al 2002)

Quando o acidente ocorre com material contaminado pode acarretar doenças como a Hepatite B (transmitida pelo vírus HBV), Hepatite C (transmitida pelo vírus HCV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS (transmitida pelo vírus HIV). O acidente pode ter repercussões, levando a mudanças nas relações psicossomáticas pós-profilaxia, utilizada devido a exposição ocupacional e ao impacto emocional, também são aspectos preocupantes. (NISHIDE, BENATTI, CARDOSO, et al 2004)

2 Atuação do Enfermeiro na Luta pela Diminuição do Índice de Infecção Hospitalar com Perfurocortantes.

O processo da comunicação e informação é aprendido e pode ser influenciado por atitudes, experiências, conhecimento, características culturais e étnicas, habilidades de relacionamento pessoal e fatores ambientais. (MOREIRA, NÓBREGA, SILVA, 2003)

No Brasil, embora o risco de acidentes dessa natureza estejam presentes nas atividades dos profissionais de saúde, principalmente entre trabalhadores de enfermagem, do grande número de pacientes portadores dos vírus HIV, HBV e HCV e das más condições de trabalho oferecidos por muitos hospitais, é observada a existência de dados sistematizados sobre a ocorrência dos acidentes com material perfurocortantes que permitem conhecer a

(4)

realidade brasileira, é a falta de cultura para a notificação do acidente do trabalho. (MARZIANE, 2003)

O profissional de saúde deve planejar ações mais voltadas para o transporte e local de descarte do material. Trabalhadores de enfermagem, têm que avaliar a opção de adquirir materiais desenvolvidos com tecnologia mais avançada, com ativação de dispositivos de segurança imediatamente após a injeção de forma que a agulha permaneça presa no interior do protetor ativado. (TOMAZIN, 2001)

CONCLUSÃO

Conclui-se que os tipos de doenças adquiridas através da infecção hospitalar causadas por perfurocortantes se deve aos agentes biológicos veiculados pelo sangue e secreções corporais, principalmente o HIV, HBV e HCV que poderão estar presentes nos materiais causadores.

Dentre os vírus adquiridos durante o acidente com materiais perfurocortantes, o que mais oferece risco de ser contraído é o HBV.

Assim, os trabalhadores de enfermagem devem melhorar suas ações educativas recebendo treinamento com segurança e qualidade, viabilizando a esses profissionais tipos de dispositivos mais seguros como sistemas de agulhas-retráteis e protetores de agulhas e disponibilizando recipientes de descarte de perfurocortantes em locais de acesso fácil.

Portanto, os profissionais de enfermagem devem conhecer as normas de biosegurança que permitiram a eles desenvolver os eu trabalho com mais responsabilidade, segurança e garantia tanto para ele quanto para o cliente.

REFERÊNCIAS

AMARAL, S. A. et al. Acidentes com material perfurocortante entre proficional de saúde em hospital privado de Vitória da Conquista-BA. Sitientibus, n.33,p.101-114, julho-dezembro, 2005.

BREVIDELLI, M. M.; CIANCIAROLO, T. I. Análise dos Acidentes com Agulhas em um Hopital Universitário: Situações de Ocorrência e Tendências. Rev. Latino-am Enfermagem, n.6, v.10, p.780-786, dezembro, 2002.

CANINI, S. R. M. S. et al. Acidentes Perfurocortantes entre Trabalhadores de Enfermagem de um Hospital Universitário do Interior Paulista. Rev. Latino-am Enfermagem, n.2, v.10, p.172-178, março-abril, 2002.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Pearson Pretice Hall, 2002.

COUTO, R. C. ; PEDROSA,T. M. G.; NOGUEIRA, J. M. Infecção Hospitalar e outras complicações Não-Infecciosas da Doença: Epidermiologia, Controle e Tratamento. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. Médico e Científica Ltda, 2003.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico: Procedimento básicos, pesquisa bliográfica, projeto e relatório,publicações de trabalhos científicos.5 Ed.São Paulo:Atlas,2001.

(5)

MARZIALE,M.H.P.,NISHIMURA K. Y. N.,FERREIRA,M. M. Riscos de Contaminação Ocasionados por Acidentes de Trabalho com Material Perfuro-cortante entre trabalhadores de Enfermagem.Rev.Latino-am Enfermagem, n.1 v.12,p. 36-42, janeiro-fevereiro,2004. MOURA,J.P.,GIR,E.,CANINI,S.R.M. Acidentes Ocupacionais com Material Perfurocortante em um Hospital Regional de Minas Gerais.31 de dezembro , 2002.

NISHIDE,V.M.,BENITTI,M.C.C.,ALEXANDRE,N.M.C.,Ocorrência de acidente do trabalho em uma Unidade de Terapia Intensiva.Rev.Latino-am Enfermagem,n.2,v.12,p.204-211,março-abril,2004.

SARQUIS,L.M.M.et al.do A adesão ao Protocolo de Monitoramento dos Trabalhadores de saúde após Exposição a Flúidos Biológicos: Um Problema Vivenciado em um Ambulatório de Saúde Trabalhador no Paraná.Rev.Cogitare enferm,n.2,v.10,p.47-53, de maio-agosto de 2005.

TONIOLLI,A.C.S.et al.Pesquisa em Enfermagem e o Perfil Epidemiológico do Nordeste. Rev.Bras.Enfer,n.2,v.56,p.147-150,março-abril,2003.

*Alunas do Curso de Enfermagem da NOVAFAPI – cindyheloisa8@hotmail.com **Doutora em Enfermagem, professora da NOVAFAPI e UFPI

Referências

Documentos relacionados

Por fim, conclui-se que a maior parte das entrevistadas rela- tou satisfação com o atendimento pré-natal e com a assistência durante o trabalho de parto e essa satisfação foi devida

Concordamos com os autores em relação ao quanto um modelo com mais interação impacta no desenvolvimento de um OA, e destacamos que o uso de diretrizes

Frango grelhado ao azeite de manjericão, acompanhado de berinjela gratinada, muçarela de búfala, tomate italiano e parmesão. LAGOSTA FRUTAS TUTTI R$

Como as indústrias madeireiras utilizam vapor no processo de secagem da madeira serrada através da queima do resíduo em caldeiras sugere-se então inserir uma nova

Embora o momento ideal para obtenção de sementes de alta qualidade, seja logo após a maturidade fisiológica, a alta umidade da semente e da própria planta, associada ao

O objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de um protótipo de uma armadura fisioterapêutica para membros inferiores em tamanho reduzido, destinada à recuperação de

Trabalhar com as diferenças, com a diversidade, com o “novo” não é uma tarefa, e somos conscientes, principalmente de que não é apenas o professor que irá conseguir abolir

O planejamento para esta etapa é apresentado no Quadro 4: Quadro 3 - Planejamento para implantação do teste piloto do Protocolo de banho na UTI Adulto do Hospital Centenário,