• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 01/ PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2016 MESTRADO EM PSICOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 01/ PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2016 MESTRADO EM PSICOLOGIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL 01/2015 - PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2016 MESTRADO EM PSICOLOGIA

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) torna público o edital para o Processo Seletivo 2015, onde serão ofertadas vagas para ingresso no curso de Mestrado em Psicologia.

1. DAS VAGAS

1.1. Um total máximo de 34 (trinta e quatro) vagas será distribuído pela Comissão Examinadora, com aprovação do Colegiado do Programa, conforme o disposto nesse Edital.

1.2. Candidatos aprovados poderão ser redirecionados para a orientação de outros professores, com anuência formal de ambas as partes e aprovação do Colegiado do Programa.

1.3. A totalidade das vagas será preenchida dependendo dos resultados de cada etapa do processo seletivo e da anuência do professor-orientador indicado pelo candidato, podendo o total de aprovados ser inferior ao total de vagas.

1.4. Para o período contemplado no presente edital informamos que os professores Amer Cavalheiro Hamdan, Nadja Nara Barbosa Pinheiro , Luciana Albanese Valore e Jocelaine Martins da Silveira NÃO abrirão vagas para novos orientandos. Todos os outros professores dispõem de vagas. Os nomes dos professores integrantes do corpo docente do Programa constam no sítio eletrônico do mesmo (http://www.psicologiamestrado.ufpr.br/).

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 09 de setembro a 09 de outubro de 2015, de segunda a quinta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00, na Secretaria do Programa, localizada à Praça Santos Andrade nº50 (Prédio Histórico), 2º Andar, sala 216 – CEP 80060-010 – Curitiba - PR.

2.1.1. Será aceita inscrição por procuração, com firma reconhecida.

2.1.2. Será aceita também inscrição enviada via correio, obrigatoriamente por SEDEX, postado até o dia 05 de outubro de 2015. O formulário de inscrição deverá estar com firma reconhecida e os documentos deverão ser enviados aos cuidados da

COORDENAÇÃO DO MESTRADO EM PSICOLOGIA (PPGPSI) para o seguinte

endereço: Praça Santos Andrade nº50 (Prédio Histórico), 2º Andar, sala 216 – CEP 80060-010 – Curitiba - PR.

2.1.3. Conforme art. 14, parágrafo 2 da Resolução 65/09-CEPE, 5% das vagas são dedicadas a funcionários e servidores da Universidade Federal do Paraná.

2.1.4. O candidato devera informar no ato da inscrição possui algum tipo de necessidade específica para realização da prova escrita ou demais etapas do processo seletivo. Esta solicitação será analisada pela comissão responsável pelo processo seletivo e poderá ou não ser atendida.

2.1.5. No caso do candidato se declarar pessoa com necessidades educativas especiais, devera obrigatoriamente se enquadrar nas categorias discriminadas no Decreto Federal nº 3.298/1999, em seus artigos 3º e 4º, este último com a redação dada pelo Decreto nº 5.296/2004 e informar no ato da inscrição se possui algum tipo de necessidade específica para a realização da prova escrita ou demais etapas do processo seletivo.

(2)

§1º - O candidato com deficiência participará do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos.

§2º - O candidato que se declarar pessoa com necessidades educativas especiais deverá, DURANTE O PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA CANDIDATOS QUE SE INSCREVEM VIA CORREIO, apresentar ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia os seguintes documentos:

a) Atestado médico assinado por um médico especialista na área da deficiência do candidato, contendo na descrição clinica o grau ou nível de deficiência, com expressa referencia ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência. Deve ainda conter o nome legível ou carimbo, assinatura e CRM do médico que forneceu o atestado. Este atestado deverá ter sido realizado nos últimos doze meses.

b) Formulário de Solicitação para Atendimento Especial (anexo II) para os candidatos que necessitam de condições especiais para a realização das provas. c) O atestado médico apresentado será avaliado por profissional integrante de banca designada pelo NAPNE (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais), a qual apresentará um parecer, validando os documentos apresentados e verificará se a condição do candidato atende o caput deste artigo.

3. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO

3.1. Formulário de inscrição do Programa de Mestrado em Psicologia, previamente preenchido (especificar linha de pesquisa e a primeira e a segunda opção de orientadores).

3.2. Recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais). Para pagamento da taxa de inscrição o candidato deverá acessar o link “Impressão da Guia GRU”, no nosso site ou diretamente em https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, preencher, imprimir a GRU e efetuar o pagamento, em dinheiro, no Banco do Brasil. 3.3. Duas fotos 3x4 recentes com fundo branco;

3.4. Cópia simples dos seguintes documentos: 3.4.1 carteira de identidade civil

3.4.2 CPF

3.4.3 diploma de graduação de curso reconhecido pelo MEC ou documento que comprove que está em fase final do curso de graduação.

3.4.4 histórico escolar da graduação.

3.5. Cópia do certificado de aprovação no teste de suficiência em língua estrangeira moderna emitido por universidades federais, cuja validade é de 2 (dois) anos. Serão aceitos os certificados de aprovação no teste de suficiência das seguintes línguas:

3.5.1. Linha Educação, Trabalho e Subjetividade: Inglês, francês ou espanhol. 3.5.2. Linha Psicologia Clínica: inglês, francês ou alemão;

3.5.3. Demais Linhas e Projeto Isolado: inglês.

3.5.4. O candidato só estará dispensado deste certificado de aprovação no caso de apresentar, em seu lugar, certificado de aprovação nos testes aceitos pelo CNPq, com a pontuação mínima exigida pelo mesmo, conforme discriminado abaixo:  Língua inglesa: TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ITP com o mínimo

de 550 pontos, TOEFL PBT com o mínimo de 550 pontos, TOEFL CBT com o mínimo de 213 pontos, TOEFL iBT com o mínimo de 80 pontos ou IELTS (International English Language Test), com o mínimo de 6,0 pontos. Todos os testes têm validade de 2 (dois) anos; aceita-se igualmente o teste Cambridge, a partir do Cambridge English First (FCE), assim como o TEAP (Test of English for

(3)

Academic Purposes), emitido por www.teseprime.org, com o mínimo de 70 pontos.

Língua francesa: teste específico da Aliança Francesa, com nota mínima de

70/100 pontos, com validade de 2 (dois) anos;

Língua espanhola: teste DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira),

nível intermediário, emitido pelo Instituto Cervantes, cuja validade é de 3 (três) anos. Aceita-se igualmente o TEPLE (Test de Proficiencia en La Lengua Española), emitido por www.teseprime.org, com o mínimo de 70 pontos.

Língua Alemã: Teste TestDaF (Test Deutsch als Fremdsprache), Nível B2, emitido

pelo Instituto Goethe, com validade de 2 (dois) anos. 3.6. Para candidatos estrangeiros:

3.6.1 o documentos constante no item 3.4.1 poderá será substituído por cópia do passaporte ou, no caso de residente, da cédula de identidade de estrangeiro (RNE). 3.7. Currículo Lattes (modelo completo), em 03 (três) cópias, sendo uma cópia documentada e

os documentos numerados na ordem dos itens do currículo, mesmo para alunos estrangeiros.

3.7.1. Somente será considerado o currículo que estiver devidamente comprovado e conforme o modelo estabelecido;

3.7.2. A não documentação do currículo implicará em eliminação do candidato. 3.8. Anteprojeto de pesquisa em 03 (três) vias impressas.

3.8.1. Formato do Projeto: Impresso em folha A4 com, no máximo, 10 páginas (exceto folha de rosto), fonte Times New Roman 12, espaçamento duplo, margens 2.

3.8.2. Estrutura do projeto:

 Folha de rosto: Nome do Pesquisador, Nome da Linha, Nome dos Orientadores Indicados (1ª e 2ª opção), Título do Trabalho, Ano.

 Delimitação do tema, objetivos, revisão de literatura, método e referências.

 Referências – estruturadas de acordo com as normas da APA (American Psychological Association) ou ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

3.9. Memorial acadêmico em 03 (três) vias impressas, com no máximo 5 (cinco) laudas. 3.10. No ato da inscrição os candidatos receberão comprovante de inscrição.

4. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA

4.1. No ato da matrícula, o candidato aprovado deverá entregar, caso não o tenha feito na

inscrição:

4.1.1. Cópia autenticada da carteira de identidade civil

4.1.1.1 Para candidatos estrangeiros o item 4.1.1 será substituído por cópia do passaporte, obrigatoriamente com visto temporário de estudante ou, no caso de residente, da cédula de identidade de estrangeiro (RNE).

4.1.2. Cópia autenticada do diploma de graduação de curso reconhecido pelo MEC ou documento oficial da instituição certificando a conclusão do curso.

4.1.2.1 Para candidatos estrangeiros apresentar cópia legalizada do diploma constando o

carimbo consular brasileiro, emitido no país de origem.

4.1.3. Cópia simples do histórico escolar da graduação.

4.1.4. No caso de estrangeiro, o certificado de aprovação no teste de suficiência em língua estrangeira, mencionado no item 3.5 deverá ser substituído por teste de suficiência em língua portuguesa emitido por universidades federais ou pela Celpe-bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros emitido pelo Ministério da Educação-MEC), cuja validade é de 2 (dois) anos.

(4)

4.1.5. Currículo Lattes (modelo completo), em 03 (três) cópias, sendo uma cópia documentada

4.1.6. Os candidatos que não apresentarem estes documentos no ato da matrícula

perderão o direito à vaga. 5. DO PROCESSO SELETIVO

5.1. O processo de seleção será constituído pelas seguintes etapas, que ocorrerão no período de 09 de setembro a 15 de dezembro de 2015 e seguirá o seguinte cronograma:

5.2. Todas as etapas serão realizadas nas dependências do Departamento de Psicologia. A divulgação dos locais e horários de cada uma das etapas será feita por Edital na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Nenhuma informação será

dada por telefone.

5.3. Os candidatos deverão trazer o comprovante de inscrição e um documento de identidade com foto em todas as etapas da seleção.

5.4. Apenas participarão do processo seletivo os candidatos cujas inscrições forem DEFERIDAS.

5.5. Primeira Etapa – Prova Escrita (Eliminatória). 5.5.1. Prova dissertativa

Datas Horário Etapa

09/09/2015 a 09/10/2015

Segunda a quinta-feira das 10h00 – 12h00 e das 13h30 – 16h00

Período de Inscrições.

16/10/2015 11h00 Divulgação do Edital 02 - inscrições DEFERIDAS / INDEFERIDAS e ensalamento para prova escrita. 21/10/2015 das 14h00 – 17h00 1ª etapa - Prova escrita (Eliminatória).

10/11/2015 18h00 Divulgação do Edital 03 - resultado da 1ª etapa.

11/11/2015 a 20/11/2015 Período de trabalho interno da comissão de seleção no exame da 2ª etapa.

24 /11/2015 18h00

Divulgação do Edital 04 - resultado da 2ª etapa – Análise do anteprojeto de pesquisa (Eliminatória).

Divulgação do Edital 05 - horários e ensalamento para a 3ª etapa. 26 a 07/12/2015 - 3ª etapa - Análise do currículo e defesa do memorial acadêmico

(Eliminatória).

08/12/2015 18h00 Divulgação do Edital 06 - resultado final do processo seletivo 14 a 15/12/2015 das 10h00 – 12h00 e

das 13h30 – 16h00 Pré-Matrícula dos candidatos classificados A definir (segundo

aprovação do calendário acadêmico de 2016)

09h00 – 12h00 Matrícula dos candidatos classificados

A definir (segundo aprovação do calendário acadêmico de 2016)

(5)

5.5.1.1. Serão avaliados os seguintes itens: a) capacidade de argumentação, b) organização textual e domínio da língua portuguesa, c) coerência e coesão textual, d) linguagem científica, e) domínio teórico-metodológico.

5.5.1.2. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta). 5.5.1.3. A prova será corrigida por até 3 (três) professores componentes da banca

designada pela comissão examinadora, de forma independente e não informados da identidade do candidato.

5.5.1.4. Não será permitida a entrada na sala após o início da prova.

5.5.1.5. A prova deverá ser redigida manualmente, com caneta azul ou preta. 5.5.1.6. O período máximo para realização da prova será de 3 (três) horas. 5.6. Segunda Etapa - Análise de Anteprojeto de Pesquisa (Eliminatória).

5.6.1. Serão avaliados os seguintes itens: a) linguagem científica, b) adequação à estrutura proposta, especificada no Item 3.8, c) adequação à Linha de Pesquisa e às pesquisas atuais do orientador, d) consistência teórico-metodológica.

5.6.2. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta).

5.6.3. O anteprojeto será analisado por no mínimo 2 (dois) professores, sendo um deles a primeira opção de orientador do candidato e outro designado pela comissão examinadora.

5.7. Terceira Etapa – Defesa do Memorial Acadêmico e Análise de Currículo (Eliminatória). 5.7.1. A Defesa do Memorial Acadêmico e a Análise do Currículo serão analisados por no

mínimo 2 (dois) professores, sendo um deles a primeira opção de orientador do candidato e outro designado pela comissão examinadora. Serão avaliados os seguintes itens: a) perfil adequado para a carreira em pesquisa, b) adequação da trajetória acadêmica e da produção à Linha de Pesquisa e às pesquisas atuais do orientador, c) consistência teórico-metodológica, d) disponibilidade para a realização das atividades exigidas pelo Mestrado.

5.7.2. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta).

6. DA BANCA DO PROCESSO SELETIVO

6.1. A seleção será coordenada por comissão examinadora composta por professores doutores membros do Programa de Mestrado em Psicologia. A comissão examinadora é designada e aprovada em reunião do Colegiado do Mestrado em Psicologia.

6.2. A comissão examinadora designará os professores do programa que comporão as bancas nas diferentes etapas do processo seletivo.

7. DO RESULTADO FINAL

7.1. O resultado final obedecerá, para cada linha de pesquisa, a classificação final do processo seletivo. As vagas oferecidas não serão obrigatoriamente preenchidas. As notas finais serão disponibilizadas para consulta dos candidatos na Secretaria do Programa até 60 (sessenta) dias após o término do processo seletivo.

7.2. Em caso de empate no resultado final o candidato com maior idade terá preferência.

8. DA REALIZAÇÃO DO CURSO

8.1. As aulas terão início no primeiro semestre de 2016, em data a ser definida. Os alunos terão o prazo de 24 meses para conclusão do curso, conforme Resolução 65/09 – CEPE – UFPR. A data da matrícula será divulgada até o final da seleção.

(6)

9. DA DEVOLUÇÃO DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS NO ATO DA INSCRIÇÃO

9.1. Os candidatos não selecionados poderão retirar os documentos entregues no ato de inscrição, na Secretária da Pós-Graduação, a partir do dia 01 de fevereiro até 31 de maio de 2016. Após esta data a documentação será destruída.

10. DOS RECURSOS

10.1. Os recursos das etapas do processo seletivo devem ser entregues em formulário próprio (anexo I), por escrito, à Comissão Examinadora em um prazo de até quarenta e oito horas após a divulgação dos resultados de cada etapa e podem ser encaminhados das seguintes formas:

a) Entregue pessoalmente na secretaria

b) Enviado digitalizado para o email pgpsicologia@ufpr.br mencionando no campo assunto RECURSO PROCESSO SELETIVO - ETAPA

10.2. O resultado do recurso pode ser retirado pessoalmente na secretaria do Mestrado ou, caso seja solicitado, enviado ao endereço eletrônico informado na ficha de inscrição do candidato.

10.3 É facultado aos candidatos pedir vista da prova escrita, devidamente corrigida, até 24hs após a divulgação dos resultados da 1ª etapa. O prazo de 48hs para interposição de recursos passa a contar , apenas nesta etapa, somente após esse período de vistas.

11. DAS BOLSAS

11.1. Poderão ser contemplados com bolsas de estudo os candidatos que obtiverem as melhores notas na 1a. Etapa (prova escrita).

11.1.1. O número de bolsas a ser distribuído ficará condicionado a quantidade de bolsas liberadas pelos órgãos de fomento financiadores.

11.1.2. A classificação será em ordem decrescente, pela nota obtida na 1a. Etapa (prova escrita) do processo seletivo;

11.1.3. Em caso de empate, terá prioridade o candidato com maior idade.

11.1.4. Os candidatos classificados e interessados só serão beneficiados com as bolsas se cumprirem os critérios das Normas de Bolsas do PPGPSI e os requisitos da agência de fomento financiadora da bolsa;

11.1.5. Para aceite de bolsa, os contemplados deverão preencher formulário próprio de solicitação de bolsas no ato da matrícula.

12. DOS CASOS OMISSOS

12.1. As situações não previstas neste Edital serão resolvidas em primeira instância pela Comissão Examinadora e, em segunda instância, pela Direção do Setor de Ciências Humanas da UFPR, atendendo à legislação vigente.

Curitiba, 01 de julho 2015

(7)

ANEXO I - FORMULÁRIO DE RECURSO

PROCESSO SELETIVO 2016-2018 - MESTRADO EM PSICOLOGIA ORIENTAÇÃO:

A. PREENCHER O FORMULÁRIO EM LETRA DE FORMA LEGÍVEL.

B. ENTREGAR ESTE RECURSO EM DUAS VIAS, UMA VIA SERÁ DEVOLVIDA PROTOCOLADA. TIPO DE RECURSO:

( ) CONTRA O EDITAL

( ) CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO

( ) CONTRA RESULTADO DE PROVA ESCRITA ( ) OUTROS: ________________________

INFORMAÇÕES DO CANDIDATO

NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: ENDEREÇO:

BAIRRO: CIDADE/UF: CEP: TELEFONE: E-MAIL:

DO OBJETO DO RECURSO, ARGUMENTAÇÃO E PEDIDO

____________________________ ___________________________

(8)

ANEXO II - FORMULÁRIO ATENDIMENTO ESPECIAL

PROCESSO SELETIVO 2016/2018 - MESTRADO EM PSICOLOGIA

PARA CANDIDATOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ORIENTAÇÃO:

A. PREENCHER O FORMULÁRIO EM LETRA DE FORMA LEGÍVEL.

B. APRESENTAR NO ATO DA INSCRIÇÃO (Atenção que neste caso o prazo de inscrição é o mesmo para

candidatos que se inscrevem via Correio)

B. ENTREGAR ESTE RECURSO EM DUAS VIAS, UMA VIA SERÁ DEVOLVIDA PROTOCOLADA.

SOLICITAÇÃO:

Eu ____________________________________________________________ (telefone para contato __________________________, candidato ao Processo Seletivo 2015 do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado em Psicologia, informo que sou Portador de Necessidade Educativa Especial, e solicito providências necessárias para realização das provas, conforme discriminado abaixo.pessoa com necessidades educativas especiais

1. Deficiência: _________________________________________________________________________ 2. Tipo de impedimento: ________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 3. O que precisa para realizar a prova? (tempo/equipamento/etc.):

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 4. Laudo médico anexo: ( ) Sim ( ) Não

ATENÇÃO!

Este pedido fica condicionado ao parecer emitido pelo NAPNE (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais) conforme letra C, do parágrafo 2º do item 2.1.5 do edital 01/2015 e análise da Comissão de Seleção.

____________________________ ___________________________

Referências

Documentos relacionados

a) Este caderno com 30 questões objetivas sem repetição ou falha. b) Um CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas da prova. c) Para realizar sua prova, use apenas o

Os tratamentos (milho expressando diferentes proteínas Bt) apresentaram um comportamento diferencial (p<0,05), tanto para biomassa aos sete dias como para

F) APROPRIAÇÃO INDÉBITA; G) ESTELIONATO. PARA O PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO PREVISTA NESTA GARANTIA, ALÉM DAS PROVIDÊNCIAS ELENCADAS NO ITEM 10 E SEUS SUBITENS, O

Os direitos humanos, a Constituição Federal (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990) são fundamentais na construção da Política Nacional de

A melhor coisa que você pode fazer quando o assunto é produtos digitais é começar no mercado mais..

Aula online pelo ZOOM dia 15/07 - às 10h20 (link estará disponível no E-Class) Livro didático.. Não precisa

Este artigo concentra-se em uma análise exploratória dos efeitos da pandemia no total de anúncios e preços médios de seis categorias de eletroeletrônicos nas redes

Com o objetivo de determinar a ocorrência dos diferentes clostrídios envolvidos nas mionecroses em bovinos no Brasil, foi realizado um estudo retrospectivo a partir de 30