• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE ENSINO. Trabalho Educativo e os conteúdos escolares: contribuições dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE ENSINO. Trabalho Educativo e os conteúdos escolares: contribuições dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE ENSINO

Disciplina Código

Trabalho Educativo e os conteúdos escolares: contribuições dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica

Semestre Ano Letivo

Área de Concentração

Formação e Prática docente: o ensino de conteúdos escolares na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Curso: MESTRADO (X) DOUTORADO (X)

Número de créditos: 08 Carga Horária: 120h

Números de turmas: 01

Professor Responsável: Profa Dra ROSIANE DE FÁTIMA PONCE; CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- UNIDADE I – Trabalho educativo e Pedagogia Histórico-crítica

- O Manifesto de 1932 e a Escola Nova: o debate público e político em prol do progresso; - A Pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica revolucionária: os desafios da prática docente e apontamentos para uma práxis transformadora na educação;

- O trabalho educativo como reprodução dialética da humanidade;

- Fundamentos da Psicologia Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica; - A liberdade na Pedagogia Histórico-crítica e o currículo escolar;

- As diferentes formas de organização curricular e a sistematização de um currículo a partir da Pedagogia Histórico-crítica;

- UNIDADE II: Currículo e os conteúdos escolares na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica

- A relação dialética entre a vida humana e os conteúdos escolares; - Os conhecimentos escolares e a concepção de mundo;

- O trabalho pedagógico na educação infantil;

- A alfabetização na perspectiva da Psicologia histórico-cultural/Pedagogia Histórico-crítica; - Conteúdos de História nos anos iniciais do Ensino Funtamental a partir da Pedagogia Histórico-crítica;

- Conteúdos curriculares da educação ambiental e Educação ambiental escolar no Ensino Fundamental I: algumas contribuições da Pedagogia Histórico-crítica;

- Educação ambiental crítica e Pedagogia Histórico-crítica: para além dos interesses privados na educação;

(2)

Faculdade de Ciências e Tecnologia

DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS:

- Promover reflexões sobre a importância da educação escolar e do trabalho educativo do professor no processo de desenvolvimento e formação do indivíduo; - Apresentar a Pedagogia Histórico-crítica como uma teoria crítica visando compreender suas implicações na educação escolar e na formação de professores; - Enfatizar a importância das apropriações e objetivações histórico-sociais, materiais e humanas (filosofia, ciência, arte, ética, política, etc.) para a formação da consciência crítica; - Refletir sobre o currículo escolar na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica e Psicologia Histórico-cultural; - Apresentar e refletir sobre os elementos teórico-metodológicos no ensino dos conteúdos escolares de algumas áreas científicas na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica.

METODOLOGIA DE ENSINO:

- Aulas expositivas dialogadas com o apoio de recursos áudio-visuais; - Estudos dirigidos (individual e/ou em grupo) de conteúdos da disciplina; - Apresentação (individual e/ou em grupos) da sistematização das leituras/estudos dirigidos realizados; - Dinâmicas de grupo com recursos didáticos diversos; - Produção escrita de sínteses das Leituras realizadas;

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

O processo de avaliação será contínuo e considerará o domínio dos conteúdos desenvolvidos, a participação dos pós-graduandos nas várias etapas e atividades que exijam elaboração pessoal, além de sua freqüência conforme os critérios acadêmicos do PPGE/FCT. Os parâmetros a serem considerados para atribuição de menções serão: a elaboração e entrega de fichamentos/sínteses; a elaboração de texto analítico de temas

abordados, e ao final da unidade – individual; avaliação de um texto produzido por um

colega da turma indicando complementação e/ou alterações (critérios de avaliação: domínio conceitual; coerência/coesão na produção escrita); participação efetiva nas atividades propostas pelo coletivo da disciplina: trabalhos em grupos, painéis temáticos, seminários (para verificar a organização e participação em trabalho coletivo, no sentido de convivência com pensamentos divergentes e resoluções de conflitos, que são típicos em espaços escolares); texto dissertativo (individual) que vincule conteúdos da disciplina com a pesquisa do pós-graduando.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

AGUDO, M. M.; TEIXEIRA, L. A.; TOZONI-REIS, M. F. C. Educação ambiental crítica e pedagogia histórico-crítica: para além dos interesses privados na educação. In: MESQUITA, A.M. de; FANTIN, F.C.B.; ASBAHR, F.F. da S. (Org.). Currículo comum para o ensino fundamental municipal de Bauru. 2ed. Bauru: Prefeitura Municipal de Bauru, 2016, v. 1, pp. 337-360.

(3)

de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da pedagogia histórico crítica In: O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica.1 ed. CAMPINAS: Navegando Editora, 2016, v.1, p. 111-138. DUARTE, N. Os Conteúdos Escolares e a Ressurreição dos Mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

MALANCHEN, J. As diferentes formas de organização curricular e a sistematização de um currículo a partir da pedagogia histórico-crítica. PAGNONCELLI, C.; MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D. In: O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia Histórico-crítica. Campinas: Navegando, 2017.

MARSIGLIA, A. C. G. (org.) Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011.

L. M. MARTINS. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Autores Associados, 2013.

MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G.; A alfabetização para o construtivismo e para a psicologia histórico-cultural/pedagogia histórico-crítica. In: MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G.; As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas: Autores Associados, 2015, pp.35-71.

PAGNONCELLI, C.; MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D. O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Navegando, 2017.

SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas, UNICAMP, Projeto “20 anos do HISTEDBR”, 2005. Disponível:

http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/maria/materiais/Saviani_Concep

es_Pedag_gicas 200 5.pdf.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. A Pedagogia Histórico-Crítica e a Luta de Classes na Educação Escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In: SAVIANI, D. (org.). O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.

(4)

Faculdade de Ciências e Tecnologia Campinas: Autores Associados, 2008.

XAVIER, L. N. O Manifesto dos pioneiros da Educação Nova como divisor de águas na história da educação brasileira. In: XAVIER, Maria do Carmo (Org.) Manifesto dos Pioneiros da Educação: um legado educacional em debate. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2004, pp.21-38.

Professor Responsável pela disciplina: Profa Dra Rosiane de Fátima Ponce.

(5)

PPGE – Programa de Pós-graduação em Educação

CURSO: PPGE Departamento: Pós-graduação

DISCIPLINA: Trabalho Educativo e os conteúdos escolares: contribuições dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica

EMENTA PROGRAMÁTICA

Tendo por referência a reflexão teórica sobre a ontologia do ser social e do trabalho educativo, ambos de inspiração marxista, é importante refletir sobre o processo de formação humana propiciada via educação escolar. Enfatizar a Pedagogia Histórico-crítica como uma possibilidade teórico-metodológica do trabalho educativo do professor que se pretende crítico-reflexivo, visando a transformação da prática pedagógica em uma efetiva práxis transformadora das relações humanas nos espaços escolares, de uma visão de currículo diferenciada e que preserve a transmissão e aprendizagem dos conteúdos clássicos das várias ciências, tendo em vista a construção de processos educativos que contribuam para a emancipação humana e superação da sociedade alienada.

REQUISITOS Nenhum requisito

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

AGUDO, M. M.; MAIA, J. S. S. ; TEIXEIRA, L. A. A formação do professor educador ambiental crítico: o papel dos conteúdos em seu processo formativo. In: BACCON, A. L. I.; BRÍGIDO, E. I.; GABRIEL, F. A.; MARTINEZ, F.W. (Org.). Ensaios entre filosofia e educação. 1ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2016, pp. 11-37.

BATISTA, E. L.; LIMA, M.R. Os Desafios da prática docente na perspectiva da Pedagogia Historico-Crítica: Apontamentos para uma práxis transformadora na educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate. v.7, p.1 - 309, 2015

COSTA, M. C. da C. Em defesa da modernidade na educação: os liberais e a esquerda no manifesto 1932 e 1959. 2017. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação – Curso de Pós-graduação em Educação, UNICAMP, Campinas, 2017.

LOUREIRO, C. F. B.; TREIN, E. S.; TOZONI-REIS, M. F. C.; NOVICKI, V. Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cadernos CEDES (Impresso), v. 29/77, p. 81-98, 2012.

MARTINS, L. M. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, 2013, pp. 130-143.

TOZONI-REIS, M. F. C.; CAMPOS, L. M. L. A formação inicial dos professores no fortalecimento da educação ambiental escolar: contribuições da Pedagogia Histórico Crítica. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAMOSA, R. de A. (Org.). Educação Ambiental no contexto escolar. 1ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2015, p. 105-138.

Referências

Documentos relacionados

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Em suma, ainda que seja uma forma de trabalho vista como degradante pela sociedade, os “ catadores de materiais recicláveis ” fazem do lixo uma forma de obter renda para o

La asociación público-privada regida por la Ley n ° 11.079 / 2004 es una modalidad contractual revestida de reglas propias y que puede adoptar dos ropajes de

Fonte: elaborado pelo autor, 2018. Cultura de acumulação de recursos “, o especialista E3 enfatizou que “no Brasil, não é cultural guardar dinheiro”. Ainda segundo E3,..

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Folha estreito-elíptica, elíptica a ovada, 1,6-6,7 x 0,7-3,4 cm, pubérula, tricomas esbranquiçados; ápice agudo arredondado; base arredondada a cuneada; nervura média plana a