• Nenhum resultado encontrado

Lê com atenção e reflecte antes de responder. Boa sorte!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lê com atenção e reflecte antes de responder. Boa sorte!"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

2º Teste Sumativo (90 minutos)

DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turmas A e B TEMA: Reprodução Humana e Engenharia Genética

Dezembro 2013 Professora Isabel Lopes

Lê com atenção e reflecte antes de responder. Boa sorte!

1. O início do desenvolvimento de um embrião acarreta um significativo nº de alterações hormonais. Denomina a hormona produzida pelo embrião no início do seu desenvolvimento, bem como a sua função.

2. Observa a figura 1 que pretende representar o processo de fecundação.

2.1. Atribui uma das fases assinaladas com as letras de A a G, a cada uma das seguintes etapas do processo de fecundação:

____ 1 – Cariogamia

____ 2 – Degradação da zona pelúcida pelas enzimas acrossomáticas.

____ 3 – Formação do ovo ou zigoto. ____ 4 – Aproximação do

espermatozóide ao oócito II. ____ 5 – Entrada do núcleo do

espermatozóide no citoplasma do óvulo. ____ 6 – Formação da membrana de fertilização (alteração da zona pelúcida). ____ 7 - Ligação das proteínas da cabeça do espermatozóide aos receptores proteicos do gâmeta feminino.

2.2. Explica a importância da

formação da membrana de fertilização devido à alteração da zona pelúcida que envolvia oócito, após a fusão das membranas das células sexuais.

Nome:________________________________ Nº:_____ Data: ____/____/______ Classificação: ________,___ valores A profª:__________ 6 po nt os

14

6 pon tos

(2)

Professora Isabel Lopes Página 2

3. Os anexos embrionários são estruturas que resultam dos folhetos embrionários e que na altura do nascimento são expelidos.

3.1. Faz a correspondência possível, utilizando uma letra da chave para classificar cada uma das afirmações

Afirmações Chave

1.Resulta da fusão do córion com a mucosa uterina A. Alantóide e saco vitelino 2. Permite a comunicação entre embrião e placenta através de

vasos sanguíneos

B. Cordão umbilical 3. Membrana que delimita a cavidade amniótica C. Âmnio

4. Estruturas quer incorporam o cordão umbilical D. Placenta 5. Tem função endócrina e garante, através do cordão umbilical, a

troca de nutrientes com o feto.

E. Embrião

3.2. Faz a legenda das letras de A a F da figura 2.

3.3. Completa a tabela, onde estão já referidas a origem embrionária de algumas estruturas, com as seguintes: a. músculos b. sistema digestivo c. epiderme d. esqueleto e. sistema nervoso f. fígado 15 pon tos 6 pon tos 9 pon tos

(3)

Professora Isabel Lopes Página 3

3.4. Para cada uma das seguintes afirmações, assinala a opção correta:

3.4.1. Nos embriões humanos, a estrutura embrionária formada por três folhetos germinativos é constituída do interior para o exterior respectivamente por…

A. Endoderme, mesoderme e ectoderme. B. Ectoderme, endoderme e mesoderme. C. Endoderme, ectoderme e mesoderme. D. Mesoderme, endoderme e ectoderme. 3.4.2. A gestação é …

A. o período que medeia entre a fecundação e a nidação. B. O período que medeia entre a fecundação e o parto. C. O período que medeia entre a ovulação e o parto. D. O período que medeia entre a fecundação e a ovulação. 3.4.3. Uma das funções da placenta é…

A. Proteger o embrião de choques mecânicos. B. Formar parte do tubo digestivo.

C. Produzir hormonas.

D. Manter o embrião num meio líquido.

3.4.4. A sucessão de acontecimentos que ocorre durante o parto é… A. Expulsão da placenta, expulsão do bebé e dilatação. B. Expulsão do bebé, expulsão da placenta e dilatação. C. Dilatação, expulsão da placenta e expulsão do bebé. D. Dilatação, expulsão do bebé e expulsão da placenta. 3.4.5. A oxitocina…

A. Aumenta no final da gestação com a diminuição dos teores de estrogénio e aumento da progesterona, o que vai inibir as contracções uterinas.

B. Diminui no final da gestação com a diminuição dos teores de estrogénio e de progesterona, o que vai desencadear as contracções uterinas.

C. Aumenta no final da gestação com a diminuição dos teores de progesterona, o que vai desencadear as contracções uterinas.

D. Aumenta no final da gestação com o aumento dos teores de estrogénio e de progesterona , o que vai desencadear as contracções uterinas.

3.4.6. A lactação é estimulada pela __________ produzida pelas hipófise e que atua nas ____________________, enquanto a __________ atua nas células secretoras.

A. prolactina (…) células do mamilo (…) oxitocina B. oxitocina (…) células contráteis (…) prolactina C. oxitocina (…) células do hipotálamo (…) prolactina D. prostaglandinas (…) células contráteis (…) oxitocina 6 x 7

(4)

Professora Isabel Lopes Página 4

4. Na fase final da gravidez e após o parto, há um aumento significativo da produção das hormonas oxitocina e prolactina. Menciona a função destas hormonas na fase final da gravidez, referindo quais os factores que condicionaram os seus valores reduzidos durante a maior parte do tempo e o que desencadeia as alterações nos valores que ambas sofrem nesta fase da gestação.

5. Estabelece a ligação entre cada um dos métodos contraceptivos da coluna I e a(s) correspondente(s) forma(s) de acção da coluna II.

Coluna I Coluna II

Preservativo feminino 1 - Impede a libertação de gâmetas 2 - Impede a fecundação 3 – Impede a nidação Diafragma Pílula combinada Preservativo masculino Laqueação de trompas Espermicidas Abstinência periódica Dispositivo intra-uterino Adesivo transdérmico Pílula do dia seguinte

6. Analisa as seguintes situações e para cada caso, explicita a técnica de reprodução medicamente assistida que pode responder ao problema de cada casal, justificando a tua opção.

Situação I – A mulher produz um muco cervical muito hostil. Todas as tentativas de engravidar foram infrutíferas. O seu parceiro não apresenta qualquer problema.

Situação II - Num determinado casal, o espermograma do homem evidenciou azoospermia.

14

po

nt

os

14

16

po

nt

os

(5)

Professora Isabel Lopes Página 5

7. Desde Louise Brown, primeira “bebé-proveta”, nascida em 1978, a fecundação in vitro (FIV)sofreu um considerável desenvolvimento.

A seguir apresenta-se um exemplo de tratamento hormonal associado à FIV, seguida de transferência de embriões.

1ª fase: tem início no 1º dia do ciclo e utiliza um análogo estrutural da GnRH que impede esta hormona de agir sobre a hipófise. Normalmente, após cerca de 14 dias de tratamento, inicia-se a 2ª fase.

2ª fase: utiliza-se uma hormona sintética que estimula o desenvolvimento de vários folículos, a fim de se obter oócitos. O processo de maturação folicular é monitorizado por ecografia.

3ª fase: a fim de desencadear a ovulação, quando a maturação folicular é adequada, administra-se hCG. A punção dos oócitos é realizada cerca de 36 horas após a injecção hormonal.

4ª fase: após a punção dos oócitos, a mulher recebe um outro tratamento hormonal, por via endovaginal, durante 8 dias, com o objectivo de preparar o útero para a nidação.

7.1. Explica a designação de bebé proveta atribuída a Louise Brown.

7.2. Seleciona a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.

A hormona de síntese administrada na 2.ª fase do tratamento hormonal tem uma acção semelhante _____, enquanto a administração de HCG, na 3.ª fase, visa simular o pico de _____.

(A) aos estrogénios […] LH (B) à FSH […] progesterona

(C) aos estrogénios […] progesterona (D) à FSH […] LH

7.3. Seleciona a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

A hormona utilizada na última fase do tratamento hormonal deve actuar directamente sobre o útero e ter uma acção semelhante à da…

(A) … progesterona. (B) … FSH. (C) … LH. (D) … GnRH.

5

po

nt

os

7

po

nt

os

7

po

nt

os

(6)

Professora Isabel Lopes Página 6

7.4. Seleciona a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. Contrariamente à fecundação in vitro, a inseminação artificial…

(A) … implica a recolha de oócitos II.

(B) … possibilita a ocorrência da fecundação na trompa de Falópio. (C) … requer transferência de embriões.

(D) … requer a injecção de um espermatozóide no interior do oócito II. 8. A figura representa uma

tecnologia recente que revolucionou muitas áreas das Ciências Biológicas.

8.1. Refere nome desta Técnica.

8.2. Identifica o tipo de vector usado nesta situação.

8.3. Identifique o tipo de enzimas X e Y representadas na figura.

X- Y-

8.4. No caso representado, quantas enzimas diferentes do tipo X foram usadas? Justifica a tua resposta, explicando qual o papel desse tipo de enzimas nesta técnica.

8 .5. Dá exemplos de duas situações em que o recurso a esta tecnologia pode ser útil ao Homem.

Fim do teste!

7

po

nt

os

6

po

nt

os

4

po

nt

os

6

po

nt

os

10

po

nt

os

6

po

nt

os

Referências

Documentos relacionados

A two-way (eccentric versus concentric training) repeated measures (pre-training versus post-training) ANOVA, with a 5% significance level, was used to compare:

Neste panorama, o principal objetivo desse estudo é entender a importância da competitividade de destinos turísticos pontuando quais políticas tem sido adotadas

Anderson (2003) reduz a importância da interação aluno-aluno se o planejamento do curso é baseado em abordagens pedagógicas cognitivistas ou behavioristas, ao

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Foram implementados algoritmos para: o c´alculo de estimativas das medidas de risco, a selec¸˜ao de um portf´olio de risco m´ınimo, o ajuste do modelo de retornos a dados hist´oricos

Natureza Jurídica: SOCIEDADE POR QUOTAS Sede: Rua Ivens n.º 3, Edifício Dona Mécia, 6.º andar Distrito: Ilha da Madeira Concelho: Funchal Freguesia: 9000 - 045 Funchal. Pela