• Nenhum resultado encontrado

Sexto Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sexto Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TEMA: em definição

REALIZAÇÃO:

Programas de Pós-Graduação em:

PPGE/CPAN UFMS – Programa de Pós-graduação em Educação

PPGDL/UCDB - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local PROFLETRAS/CPTL UFMS – Mestrado Profissional em Letras

PPGMEL/UFMS - Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens PPGG/UFGD - Programa de Pós-graduação em Geografia

PPGEdu/UFMS – Programa de Pós-graduação em Educação PGLETRAS/UEMS – Programa de Pós-graduação em Letras PROFLETRAS/UEMS CG – Mestrado Profissional em Letras PROFEDUC/UEMS CG – Programa de Pós-graduação em Educação

ACOLHIMENTO:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL Unidade Universitária de Campo Grande

ORGANIZAÇÃO:

GEOFRONTER – Grupo de Estudos em Fronteira Turismo e Território CADEF – Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço

UnBRAL - Fronteiras - Portal de Acesso Aberto das Universidades Brasileiras sobre Limites e Fronteiras

(2)

Introdução

Este Sexto Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) é um encontro científico que agrupa mestres, mestrandos, doutores, doutorandos, estudantes de iniciação científica, iniciação à docência e pesquisadores renomados no sentido de consolidar o entrelaçamento multidisciplinar, o intercâmbio interinstitucional, regional e a valorização do conhecimento produzido na pós-graduação stricto sensu em Ciências Humanas e áreas conexas.

É justo explicar que o entendimento do termo AMÉRICA PLATINA está relacionado ao Centro-Sul do Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai (incluindo o Chile por afinidade). Ainda assim, a intenção jamais foi promover a exclusão de estudos, teorias e abordagens de alhures. Suscitamos apenas a necessidade de entrelaçar pesquisadores e estudantes ao convívio regional, buscando consolidar um espaço permanente de reflexão e comunicação. A base territorial, neste sentido, serve à intenção de localizar os pesquisadores, mais do que o assunto pesquisado.

Em sua sexta edição, aproveitamos a convergência de pesquisadoras para provocar uma discussão sobre os Estudos Fronteiriços na América Platina e no Brasil, em particular. Assim, iniciaremos as atividades com a realização do I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços.

Histórico

Em novembro de 2006 foi realizado o Primeiro Seminário Internacional

AMÉRICA PLATINA com o tema “Educação, Integração e Desenvolvimento

Territorial”, cujo objetivo foi fomentar o diálogo interdisciplinar entre as Ciências Humanas e áreas afins. Este Evento proporcionou um diálogo entre vários pesquisadores do Brasil, Paraguai, França e Argentina.

Em 2008 o Segundo Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (www.americaplatina.ufms.br) teve como tema “Diálogos regionais e Dilemas contemporâneos”, cujo intuito foi reforçar o diálogo entre estudiosos que se debruçam sobre a realidade cotidiana em seus múltiplos aspectos (economia, história, cultura e práticas regionais). Neste Evento estiveram presentes pesquisadores de 8 países (Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Itália e França).

O Terceiro Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA, em 2010, não se colocou como os anteriores, um evento de grandes proporções, senão o contrário. A intenção foi construir um ambiente de aproximações, com vagas limitadas e com práticas científicas capazes de provocar o debate de alto nível, aguçando contradições e contribuições compartilhadas. Mesmo assim, o Evento teve mais de 500 inscritos (Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai) e mais de 230 trabalhos para comunicações. A partir do III SIAP, optou-se por receber apenas textos completos para comunicações livres e coordenadas (para estudantes e professores

(3)

estudantes PIBIC ou PIBID).

O Quarto Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA, de 2012, foi realizado em Buenos Aires na Faculdad de Filosofia y Letras de la Universidad de Buenos Aires e a Universidad Popular de las Madres de Plaza de Mayo, hoje Instituto Universitario Nacional de Derechos Humanos Madres de Plaza de Mayo.

O Quinto Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA foi realizado na cidade de Dourados pela UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados em novembro de 2014.

Este Sexto Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP), completando dez anos após a sua primeira edição, torna-se um evento consolidado e com aceitação segura no meio acadêmico por sua perseverança e seriedade. Neste momento de crises e dúvidas sobre a integração e o futuro dos países da Bacia Platina (e o Chile por afinidade) este evento é, senão, mais um espaço de debate e diálogo a serviço da ciência, da integração e da democracia no continente latino-americano.

Como forma de otimizar recursos humanos e financeiros, no dia 16/11/2016, estará se realizando o I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços. O Portal de Acesso das Universidades Brasileiras sobre Limites e Fronteiras (http://unbral.nuvem.ufrgs.br) volta-se à organização e difusão da produção acadêmica brasileira sobre limites internacionais e traz à discussão, nesse fórum, os resultados de seus três anos de trabalho.

Objetivos

O Sexto Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) tem como tema América Platina: alargando passagens e desvendando os labirintos da integração, em cujo evento pretende-se:

 Divulgar e instigar estudos acadêmicos que envolvam, direta e indiretamente, a realidade platina e sua dinâmica no contexto local, regional, nacional e internacional;

 Estimular o diálogo entre as Ciências Humanas e áreas afins;

 Suscitar o encontro entre estudantes e pesquisadores do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina, além de estudiosos de outros países, integrando, desse modo, Universidades e Programas de Pós-Graduação. O I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços tem por objetivo:

 Compartilhar os resultados do projeto de pesquisa Unbral Fronteiras;

 Estimular a discussão sobre as fronteiras no Brasil e na América Platina, bem como sobre teorias, métodos e ética de pesquisa nesse tema multidisciplinar.

(4)

Cronograma

Chamada para inscrições de trabalhos – Datas importantes Adesão de outros programas de pós-graduação: até 10 de agosto

Envio de banners, resumos expandidos e textos completos para apreciação do comitê:

01 a 31 de agosto de 2016

Divulgação dos aceites dos trabalhos: 20 de setembro de 2016

Período de inscrição para apresentação de trabalho pós-aceite: 20 a 30 de setembro de 2016

Período para re-envio (definitivo) dos textos pós-aceite: 01 a 31 de outubro de 2016

Segunda Circular: 20 de agosto de 2016 Objetivo:

Informações preliminares sobre palestrantes e conferencistas já confirmados Divulgação da Comissão Científica

Informações sobre local do evento, inscrições, apresentação de comunicações livres e banners.

Terceira Circular: 20 de setembro de 2016 Objetivo:

Definição das comunicações coordenadas e mesas de debates Informações sobre inscrições alojamento e hospedagem

Definição sobre conferencistas e palestrantes Divulgação de trabalhos aceitos

Quarta circular: 10 de outubro de 2016 Divulgação do ISBN dos Anais do Evento Outras informações

Sobre os Eixos Temáticos

I – Educação, linguagem e literatura;

II – Fluxos econômicos, aspectos jurídicos, diálogo regional e conjuntura

internacional;

III – História, memória e identidade;

IV – Sociedade-natureza e seus dilemas ambientais na América Platina V – Fronteira e relações de vizinhança;

(5)

VII – Trabalho, Território e Fluxos migratórios.

Sobre os textos completos e resumos expandidos

Textos Completos: para comunicações livres ou coordenadas (para pós-graduação) entre 9 e 12 páginas, incluindo dois resumos (original mais língua inglesa), figuras, mapas, gráficos, tabelas, referências bibliográficas e notas de rodapé. Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,15, justificado, Word. Resumo Expandido: somente para PIBIC/PIBID e com encaminhamento via orientador, com texto de 3 a 5 páginas, incluindo dois resumos (original mais língua inglesa), figuras, mapas, gráficos, tabelas, referências bibliográficas e notas de rodapé. Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,15, justificado, Word. Idiomas – Os textos completos e resumos expandidos serão aceitos nas línguas oficiais do Mercosul (Espanhol, Guarani e Português). Todos deverão conter um resumo em Inglês.

Observação: Após a apresentação dos textos – assim como aconteceu nas edições

anteriores – o Comitê Cientifico fará uma seleção entre 10 e 15 textos que comporão os dois livros que serão publicados e lançados no VII SIAP (2018) em conjunto com os textos dos palestrantes e conferencistas. Tanto os autores completarão o texto para condição de artigo cientifico (15 a 20p).

Proposta Preliminar da Estrutura do Evento

Quarta (16/11)

Quinta (17/11)

Sexta (18/11)

Credenciamento (UEMS e SEBRAE) Comunicações Livres (SEBRAE) Fei ra de P a in

éis Comunicações Livres (SEBRAE)

Comunicações Coordenadas (SEBRAE)

Comunicações Coordenadas (SEBRAE)

1º Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços (UEMS)12 Segunda Conferencia (SEBRAE) Terceira Conferência (SEBRAE) Mesas de Debates (Convidados) (SEBRAE) Mesas de Debates (Convidados) (SEBRAE) Abertura Solene Primeira Conferência (UEMS) Livre Cultural (Lançamento de Livros) (local a definir)

Horários: Colóquio UnBral: 13h-18h; Abertura: 19:30h; Comunicações Livres: 8h-9:45h; Comunicações Coordenadas: 10h-11:45h; Segunda e Terceira conferência: 12h-13h; Mesas de Debates: 14:40h-17:30h; Cultural 20h-23h.

(6)

As Comunicações Coordenadas (total de seis) deverão ser indicadas pelos Programas realizadores com 3 ou 4 membros para discutir um assunto específico (para esta seção o Evento não destinará recursos financeiros).

As Mesas de Debates (total de seis) serão compostas por três membros convidados nacionais e internacionais.

Referências

Documentos relacionados

• Na sondagem de Inovação do primeiro trimestre de 2011, o número de empresas que introduziram algum tipo de inovação tecnológica, de produto ou processo, para a empresa ou para

Apesar do número de alunos matriculados em cursos de curta e média duração online e live ter aumentado consideravelmente, a partir da pandemia, alguns executivos relatam que foi

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa O local escolhido como cenário para a pesquisa foi a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Conseguir que as crianças em idade pré-escolar estejam preparadas para a aprendizagem da leitura, embora não seja uma tarefa fácil, pois implica método e

Esta investigação, em atenção ao objetivo proposto, utilizando o método indutivo- comparativo, avaliou com base no modelo da Análise Envoltória de Dados (DEA) se

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

3 — O disposto no número anterior não é aplicável à irradiação de géneros alimentícios, nos termos previstos no Decreto -Lei n.º 337/2001, de 26 de dezembro, presumindo-