• Nenhum resultado encontrado

Normas para publicação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Normas para publicação"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

1. Gerais

O objetivo primeiro da revista Tuiuti: Ciência e Cultura é promover a divulgação da produção intelectual do corpo docente da Universidade - ainda que esteja também aberta a produções de profissionais externos à instituição. A revista fará a publicação de artigos originais; revisões literárias; estudos de casos; pontos de vista; resenhas; e resumos de teses e dissertações de assuntos correlatos às diversas áreas.

1.1 Artigos originais: todo material que contenha resultados inéditos de pesquisa de natureza empírica.

1.2 Revisões literárias: revisão de literatura mediante a análise e interpretação de assuntos abrangentes e de interesse específico relacionados à área.

1.3 Estudos de casos: relatos e análises de casos.

1.4 Pontos de vista: considerações apresentadas em forma de comentários, que possam favorecer novas perspec tivas à temática.

1.5 Resenhas: análise crítica de artigos, livros, dissertações e teses com o objetivo de favorecer novas interpretações e trazer informações adicionais.

1.6 Resumos de dissertações e teses: publicação dos resumos de dissertações e teses que tenham sido apresentadas em programas de pós-graduação, tal qual constam nos respectivos trabalhos.

Apenas textos originais escritos em Português serão aceitos. Os professores da Universidade Tuiuti do Paraná deverão encaminhar seus textos diretamente ao Coordenador da Comissão Editorial da sua Faculdade. Profis-sionais externos à UTP deverão encaminhar seus textos para:

Coordenação da Comissão Editorial da Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes Universidade Tuiuti do Paraná - A/C Coordenadoria de Editoração Científica

Rua Sydnei Antônio Rangel Santos, 238 - Santo Inácio - CEP 82010-330 - Curitiba - Paraná Telefone: (41) 331-7654

E-mail: editoracao.proppe@utp.br

Três cópias impressas dos textos deverão ser submetidas. Os textos deverão ser digitados em espaço simples, justificados, com margem esquerda de 3 cm, margem direita, superior e inferior de 2 cm, em formato A4, em fonte Arial 12, com, no máximo, 20 páginas. Uma cópia em disquete 3½ digitada no programa MSWord 6.0 ou

(4)

superior, ambiente Windows, deverá ser enviada junto com o texto. Quando da digitação, preferencialmente não formatar o artigo. O texto deve estar corrido, sem tabulações, sem endentações e com “enter” (retorno) apenas ao final de cada parágrafo. Títulos, subtítulos e palavras podem ser destacados utilizando o atributo itálico nas letras, evitando, assim, o uso de negritos. O nome do arquivo deve ser o nome do autor, ex.: Santiago.doc. No disquete deve constar somente o material a ser publicado.

2. Condições para publicação

Todos os textos serão submetidos à Comissão Editorial de cada Faculdade e, quando necessário, à Comissão Editorial da UTP. Os textos enviados para esta revista deverão ser inéditos e não poderão ser submetidos a outras publicações. Os originais e disquetes não serão devolvidos. Um termo de cessão de direitos de publica-ção, em duas vias, deverá acompanhar os originais, contendo a assinatura do(s) autor(es). É responsabilidade do(s) autor(es) obter permissão para reproduzir ilustrações, tabelas, etc., de outras publicações. A revista Tuiuti: Ciência e Cultura requer que todos os procedimentos apropriados para a obtenção do consentimento para parti-cipação no estudo e aprovação dos comitês éticos tenham sido adotados.

3. Apresentação do trabalho

- Página de Rosto: a primeira página de cada texto deverá indicar o título (fonte 12, em itálico), o nome completo dos autores, titulação e local(is) de trabalho.

- Endereço Completo: o endereço completo com código postal deverá estar impresso na parte inferior da página de rosto. Pede-se que conste também o telefone, número de fax e e-mail.

- Cessão de direitos de publicação:

- Resumo: na terceira folha deverá constar um resumo em português de, no máximo, 300 palavras. O resumo deverá especificar o objetivo, uma breve descrição da metodologia, os achados principais e as conclusões. - Palavras-chave: após o resumo em português, na mesma folha, é essencial uma lista de 3 a 5 palavras em

(5)

- Abstract: ainda na mesma folha do resumo deverá constar o resumo em inglês, com no máximo 300 palavras, seguindo as mesmas especificações do resumo em português.

- Key words: abaixo do abstract deverá constar a lista das palavras-chave em inglês.

- Texto: Os artigos originais deverão obedecer, em linhas gerais, à seguinte sequência: introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas.

4. Ilustrações

Todo o material ilustrativo (fotografias, desenhos, figuras, quadros, gráficos e tabelas) deve ser enviado digitalizado e arquivado em disquete, com indicação no texto do local onde deverá ser inserido e as devidas fontes e referências. Na impossibilidade de digitalização, enviar o original de fotografias e desenhos. Originais fotográficos devem ser nítidos e ter formato máximo de 18x24 cm. No seu verso deverão estar anotados a lápis os créditos e a orientação da imagem (retrato ou paisagem). Fotocópias não podem ser utilizadas. Para imagens digitalizadas, solicita-se que as figuras sejam arquivadas isoladamente nos formatos .TIFF ou .BMP (resolução mínima de 200 dpi), visando uma melhor qualidade de impressão. O material enviado não será devolvido.

Ao construir figuras, gráficos, quadros e tabelas, dar preferência a softwares do Microsoft Office (Word e Excel). Na hipótese de utilizar outro software, salvar a imagem em formato .TIFF ou .BMP para viabilizar a utilização. Quadros e tabelas não devem usar linhas verticais. As linhas horizontais devem ser usadas para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma linha ao final.

O conteúdo da revista Tuiuti: Ciência e Cultura é, em princípio, impresso em uma cor, portanto todo o material ilustrativo deverá ser, preferencialmente, em preto e branco. A quantidade e o tamanho das ilustrações devem ser suficientes para facilitar a compreensão do texto, por isso devem-se evitar figuras muito grandes, que dificultem a editoração da revista (máximo de 17x17 cm).

Títulos e legendas devem constar imediatamente abaixo das figuras e gráficos e imediatamente acima dos quadros e tabelas. Todos deverão estar numerados consecutivamente em arábico.

Equações deverão ser numeradas na ordem em que aparecem no texto e o número deve estar entre parên-teses, próximo à margem direita. Caracteres específicos serão inseridos como objeto durante a formatação do texto no software Adobe PageMaker 6.5.

(6)

A revista Tuiuti: Ciência e Cultura reserva-se o direito de não publicar o material ilustrativo que não esteja adequado a essas orientações.

5. Notas de Rodapé (só as explicativas)

Exemplos: a. Certo:

Atualmente existem mais de trezentas unidades fechadas de... b. Errado:

ESTRADA, Santiago. Previdência Social e Complementar e os Mercados Comuns. p 13. (trata-se, neste caso, de uma citação referencial).

6. Citações Referenciais

Identificar as referências (em parênteses) no texto, colocando o sobrenome do autor em letras minúsculas (somente a primeira letra em maiúscula) e o ano. Um (1) autor: (Wenth, 1998); dois (2) autores: (Lamare & Soares, 1990); três ou mais autores: (Harris et al., 1998). O material que já tiver sido submetido para publicação mas ainda não tiver sido aceito, deve ser referido como “dados não publicados” e não deve ser incluído na lista de referên-cias bibliogáficas. As citações referenciais não vão em nota de rodapé, mas sim, no corpo do texto, logo após o trecho citado. Exemplo: (Kelsen, 1979, p. 91). A citação deverá vir em itálico e parágrafo específico quando ultrapassar cinco linhas.

7. Referências bibliográficas

A lista de referências deve estar em ordem alfabética de acordo com os exemplos citados abaixo. Os sobre-nomes dos autores, em letras maiúsculas, devem ser seguidos de suas iniciais, e cada nome de autor ser separado por ponto e vírgula. Citar todos os autores. Para publicações dos mesmos autores, a listagem deve seguir o ano de publicação, para publicações dos mesmos autores no mesmo ano, use as letras a, b, c, etc; logo após o ano, sem uso de espaço.

(7)

(a) Artigos publicados em revistas:

WENTH, R. C. (1998). “Psicologia analítica e educação visão arquetípica da relação professor-aluno.” Tuiuti: Ciência e Cultura, Curitiba, v.10, n.2, p. 7-15.

(b) Monografias, dissertações e teses:

ALEXANDRE, N. M. C. (1993). Contribuição ao estudo das cervicodorsolombagias em profissionais de enfermagem. Ribeirão Preto: 186 p. Tese de Doutorado - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

(c) Resumos:

HAREVEN, T. (1984). Tempo de família e tempo histórico. In: História: Questões & Debates, Curitiba, v.5, n.8,p. 3-4, jun. Resumo.

(d) Livros no todo:

BERLINGUER, G. (1996). Ética da saúde. São Paulo: HUCITEC. (e) Artigos de Periódico:

CUNHA, M. V. (1993). “A antinomia do pensamento pedagógico”. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, vol. 19. nº 2.

(f) Capítulo de Livro:

FACCHINI, L. A. (1994). Uma contribuição da epidemiologia: o modelo da determinação social aplicado à saúde do trabalhador. In: ROCHA, L. E.; RIGOTTO, R. M.; BUSCHINELLI, J. T. P.; (org). Isso é trabalho de gente? Vida, doença e trabalho no Brasil. Vozes, cap. 11, p. 178-186.

(g) Publicações periódicas consideradas em parte (suplementos, fascículos, números especiais)

CONJUNTURA ECONÔMICA.(1984). As 500 maiores empresas do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, v.38, n.9, set. (h) Periódico:

(8)

(i) Artigo de jornal:

ARANHA, J. R. P. (1998). “O princípio de gratuidade do Ensino Público”. Jornal da UTP. São Paulo, 31 ago., p.2. (j) Filmes cinematográficos

TÍTULO.(ano). Diretor. Local: Produtora: Distribuidora. Número de unidades físicas (duração em minutos): indicação de som (legenda ou dublagem), indicação de cor; largura em milímetros.

(l) Gravações de vídeo

TÍTULO.(ano). Diretor. Local: Produtora: Distribuidora. Número de unidades físicas (duração em minutos): indicação de som (legenda ou dublagem), indicação de cor; largura em milímetros. Sistema de gravação. A DREAM called Walt Disney World.(1981). Burbank, CA: Walt Disney Home Video: Walt Disney Telecommunication and Non-Theatrical Co. 1 videocassete (25 min.): son., color.; 12 mm. VHS NTSC

(m) Trabalho em evento:

MELO, A. C. (1999). “A influência francesa no discurso da moda”. In: Encontro do Grupo de Estudo Lingüístico do Estado de São Paulo - GEL. Franca.

(n) Leis, decretos, etc.

LOCAL DA JURISDIÇÃO. Título e número da lei, data. Ementa. Referenciação da publicação.

BRASIL. Decreto-lei nº2423, de 7 de abril de 1988. Estabelece critérios para pagamento de gratificações e vantagens pecuniárias aos titulares de cargos e empregos na Administração Federal direta e autárquicas e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, v. 126, n.66, p. 6009, 8 abr. 1988.

(o) Consultas à Internet:

AUTOR. (ano da publicação). “Nome do artigo”. Nome do periódico (online). Disponível em : endereço da Internet. (data da consulta).

KAWASAKI, J.I.; RAVEN, M.R. (1995). “Computer – administered Surveys in Extension”. Journal of Extension (online). Available: www.joe.org/Joe/index.html. (20 set. 1999).

Referências

Documentos relacionados

Por exemplo, temos um interesse legítimo em processar seus dados pessoais para fornecer, proteger e melhorar nossos serviços, para nos comunicarmos com você sobre as

No mínimo, você precisa enviar um lembrete por e-mail uma hora antes do horário de início do webinar. Também é uma boa ideia enviar um e-mail de lembrete imediatamente após o

Apesar de ainda não serem indicados como uma forma única para o controle de pragas, o uso do feromônio, por meio das técnicas do confundimento e da coleta massal, podem

Em relação a comparação das medianas entre o tempo de duração da visita, o teste de comparação múltipla de Dunn apresentou diferenças significativas, muito

Para maior facilidade de exposição podem ser acompanhados por Quadros, Tabelas, ou Figuras em geral (gráficos, desenhos, mapas, esquemas, modelos, fotografias,

Cp= coeficiente de correção do momento na saída do bueiro conforme Figura (106.7) γ= peso da água 9810 N/m 3. ρ= densidade da água 1000

8- Qualquer que seja o tipo da ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) sua

Informação e formalidades necessárias para verificar o cumprimento dos requisitos: a) Documento comprovativo da regularização da situação contributiva para com a segurança