• Nenhum resultado encontrado

Plano de negócios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de negócios"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual

Unidade de Aprendizagem: Trabalho de Conclusão de Curso em Administração I, Trabalho de Conclusão de Curso em Administração II

Curso:ADMINISTRAÇÃO

Nome do aluno: LUIS HENRIQUE AMORIM Data: 14 junho 2019

Nesta atividade você vai elaborar o seu projeto de pesquisa, a descrição do negócio e o plano estratégico. Essa atividade dará início ao desenvolvimento do plano de negócios. Sendo assim:

1. Identifique se você irá propor um novo negócio ou então a ampliação de um negócio já existente, apresentando uma justificativa. (0,5 pontos)

R – Irei apresentar um novo negócio, porque creio que começar algo do “zero”, para alguém que faz isso pela primeira vez, é, teóricamente, mais fácil, pois me deixa com muito mais opções de criação e não me limita em uma ampliação, onde teria que argumentar sobre algo pré-existente.

2. Descreva o negócio, apresentando: (0,5 pontos)

a) O nome da organização: “ Caminho da Vida ” Funerária e serviços funerários. b) A constituição legal: Empresa de pequeno porte.

c) Proprietário (s) da organização: Luis Henrique Amorim, sócio majoritario e Julio Cesar Amorim.

3. Descreva os produtos (bens e/ou serviços) que serão comercializados. (0,7 ponto) R- A empresa comercializará os seguintes produtos:

Documentação Tanatopraxia

(2)

Reparação facial Maquiagem Embalsamento Cerimonial Cremação

Oferecidos tambem aos Pets.

4. Desenvolva a metodologia de trabalho. Para isso, defina: (1,2 pontos)

a) A aplicabilidade da pesquisa.

R – Utilizado o procedimento estatistico para obter generalizações. b) A forma de abordar o problema de pesquisa.

R – Definida a problemática da pesquisa, os objetivos especificos, o tema é naturalmente indesejável, porém necessário, certo e definitivo.

c) A forma de tratar os objetivos da pesquisa.

R – pesquisa exploratória, para proporcionar maior familiaridade com o tema buscado.

d) Os procedimentos de coleta de dados.

R – Foi utilizado a técnica de levantamento de Campo, interrogando diretamente as pessoas.

e) A unidade de análise

R - Graficamente, tabulando os dados e comparando com as expectativas.

f) Os instrumentos de coleta de dados.

(3)

5. Elabore o plano estratégico do futuro empreendimento. Para fazer o plano estratégico:

a) Faça uma análise do macro-ambiente com base no modelo STEP. (1,2 pontos)

Fatores Aspectos analisados

Econômicos

Mercado regional, facilidade de crédito, planos de assistência funerária cada vez mais suaves e maiores prazos,

Político-legais

Área ainda pouco explorada no ramo, pouca regulamentação devida ao número quase inexistente de atuação.

Socioculturais Envelheciemento da população, violência desenfreada, preocupação com a estética e acesso a melhores condições culturais.

Tecnológicos

Comunicação facilitada nas redes sociais, maior possibilidade de marketing digital, menos invasivo, maior acessoa a

informação. Novas tecnologias que causam mais conforto as familias.

b) Analise o setor em que a sua empresa está inserida, por meio do modelo das forças competitivas de Porter. Para isso, utilize o modelo de análise estratégica do setor proposto ao final da unidade 3. Identifique a intensidade de cada uma das forças e o grau de atratividade do setor. (1,0 pontos)

(4)

c) Analise internamente o futuro empreendimento, analisando as diferentes áreas da empresa. (1,2 pontos)

Áreas Aspectos analisados

Produção

Recursos Humanos

Profissionais treinados para oferecer conforto e alento. Assitencia psicologica e jurídica experiente, tudo para deixar as

preocupações com os trâmites aos nossos cuidados e concentrar-se na despedida.

Finanças

Todos os custos das atividades são comportadas pelo caixa da empresa. Os serviços mais complexos serão realizados por empresas terceirizadas, o que eleva um pouco os custos mas propicia agilidade e total comprometimento da equipe com os clientes.

Marketing

Falar de Marketing nessa ramo é um pouco complicado. O produto é algo necessário porém indesejado. A propaganda é muito mais prática, visando facilitar os trâmites legais e oferecendo uma despedida solene e sóbria ao entes queridos. Material

comunicacional visual, voltado as facilidades oferecidas por nossa empresa em um momento tão dificil. Adesivagem da frota, cartão de visita e site institucional.

(5)

d) Elabore a matriz SWOT do futuro empreendimento com base nos aspectos analisados anteriormente. (1,2 pontos)

Ambiente interno

Pontos fortes Pontos fracos

Equipe qualificada, experiência no ramo, laboratório de tanatopraxia referência na região, frota de veiculos

nova, assistencia psicológica e jurídica. Relacionamento interpessoal,

treinamento e boa remuneração. A certeza de que não faltará clientes é

um motivador.

Instabilidade emocional dos familiares, reações imprevisiveis.

Ambiente externo

Oportunidades Ameaças

Fatores tecnologicos – a internet diminui as distâncias e leva

conhecimento a população. O tema é mais abordado e mais aceito hoje. Um serviço de transmissão de vídeo, possibilita um parente distante assistir a despedida do ente querido.

Fatores sociais – A violência faz cada vez mais vitimas.

Fatores econômicos, a maioria da população não pensa e se prepara.

Períodos eleitorais – Ainda é grande a troca de favores por votos,

principalmente em cidades

interioranas, onde politicos oferecem vantagens em momentos dificeis. Fatores culturais – a maioria dos velórios ainda acontece em casa, seja por falta de dinheiro ou por cultura.

e) Com base na matriz SWOT, defina objetivos estratégicos para o futuro empreendimento. (1,0 pontos)

R - Expansão do atendimento funerário e crescimento na região. Ser reconhecido como uma empresa referencia no ramo.

(6)

g) Defina um posicionamento estratégico para o futuro empreendimento, justificando a sua resposta. (1,0 pontos)

R – Ser referência no atendimento a familiares, oferencendo todos os serviços disponiveis para a ocasião. Em um ramo que trabalha com a dor humana, o melhor marketing é a satisfação dos contratantes, oferecendo um serviço de qualidade e dsicreto, não deixando que burocracia e trâmites legais sejam mais um problema em uma hora tão dificil.

1. Identifique as características do(s) produto(s). (0,5 ponto)

R – Serão produzidos e comercializados itens funerários destinados a atender as necessidades para todos os processos e ritos de passagem. Os produtos terão design original, acompanhando as tendencias do mercado no que tange a matéria-prima, fabricação, controle ambiental, operação e serviços de acompanhamento familiar. Todos os equipamentos de design, fabricação e customização são modernos e atendem as normas e especificações do mercado. Nossos produtos serão apresentados por equipe de vendas competente e experiente, conduzindo a negociação para um ambiente controlado, fazendo que os consumidores tenham pouco a se preocupar.

2. Identifique os diferenciais do(s) produto(s) em relação à concorrência. (1,0 ponto)

R – O principal diferencial do produto será o preço. Temos custos reduzidos de confecção, fabricação e personalização. Trabalhamos com material de reciclagem e material biodegradável, o que reduz os custos e o impacto ambiental. A principal preocupação é oferecer uma experiência menos desgastante e burocrática e ser lembrado pelos nossos clientes. Concluída a estratégia de entrada no mercado e fidelizando clientes, a qualidade dos produtos e atendimento será nosso diferencial.

3. Identifique os principais produtos substitutos e complementares. (1,0 ponto) R – Para o mercado funerário existe uma gama bastante grande de produtos substitutos e até produtos complementares. Com um publico alvo regional, maioria

(7)

classe média, consumidores que não levam em conta somente a marca, mas tambem a qualidade do serviço, pretendemos atacar esse mercado com produtos complementares como, Urnas funerárias, processos de cremação, despedidas personalizadas, despedidas temáticas. Enfim, a gama de produtos é imensa.

4. Analise o mercado consumidor, descrevendo: o perfil do cliente alvo, a abrangência geográfica do mercado a ser atingido, a demanda prevista e o potencial de crescimento deste mercado. (1,0 ponto)

R – O mercado inicial será o Sul de Minas Gerais, abrangido por 20 municipios, onde 17 tem população acima de 50 mil pessoas. A definição desse “limite” geográfico é determinada no momento por questões de logistica, capacidade de distribuição e atendimento. Sabemos que se trata de uma região com alto poder de crescimento e tambem altos indices de violência. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social e Polícia Militar, o número de homicídios na cidade em que operamos ( Três Corações – MG ) cresceu 130% em 2018. O Sul de Minas compartilha de estatísticas parecidas. Considerando o número de mortes por ano no País - cerca de 1 milhão - e o custo médio de um funeral, R$ 2.000,00, o mercado movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano, de acordo com último levantamento da Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (Abredif). Com a proposta de personalizar o funeral, as vamos oferecer cerimônias cada vez mais luxuosas, com direito a música e coquetel, e deixado as famílias cada vez mais livres das obrigações burocráticas que a situação exige.

5. Analise os fornecedores, descrevendo: quem são, onde estão localizados e as condições de fornecimento. Em seguida compare-os. (1,0 ponto)

R – Inicialmente temos os seguintes fornecedores:

1 – MFRURAL – Com mais de 30 anos de experiencia na região, atuando no ramo de madeiras renováveis, como eucalipto e madeira de reciclagem. Oferecendo serviço completo, até o transporte, se faz de grande importância para o nosso negócio.

2 - Madeireira Belato e Pagani - foi fundada em 1988 por José Fábio Belato em Varginha, Minas Gerais. Empresa tipicamente familiar, a Madeireira é tradicional na

(8)

produção de materiais em diversos ramos no Sul de Minas. Com a tradição de sempre, a empresa acredita na parceria que estabelece com seus colaboradores, fornecedores e clientes, trabalhando com o compromisso de oferecer qualidade, tanto no serviço quanto nos produtos apreciados pelos consumidores. Extraido de (http://www.madeireirabelatopagani.com.br/empresa/)

Critério Peso MFRURAL BELATO E PAGANI

A 3 9 9 B 2 5 8 C 2 8 8 D 1 9 8 E 1 8 9 F 1 8 8 Média ponderada 10 47 50

A – Preço D – Formas de pagamento B – Localização E – Capacidade de inovação C – Prazo de entrega F – Qualidade do produto

Pela média ponderada, observamos que Belato e Pagani se sobressai. No entanto, pode-se observar que as condições de fornecimento são muito parecidas, porém no quesito preço, a Belato e Pagani leva grande vantagem e aliada a proximidade e facilidade no trasnporte, fazendo com que a MFRURAL seja mais apta ao fornecimento de materiais com uma demanda menor.

6. Faça uma análise detalhada dos concorrentes. Em seguida faça uma síntese dos pontos fracos e fortes de cada concorrente. (1,0 ponto)

(9)

Item Caminho da Vida Concorrente A Concorrente B

Produto Ponto forte Ponto forte Ponto fraco

Participação do mercado (em

vendas)

Ponto fraco Ponto forte Ponto fraco

Atendimento Ponto forte Ponto forte Ponto fraco Atendimento

pós-venda Ponto forte Ponto forte Ponto fraco

Localização Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco

Divulgação Ponto forte Ponto forte Ponto fraco

Garantias

oferecidas Ponto forte Ponto forte Ponto fraco Política de

crédito Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco

Preços Ponto forte Ponto fraco Ponto forte

Qualidade dos

produtos Ponto forte Ponto forte Ponto fraco

Reputação Ponto fraco Ponto forte Ponto fraco

Tempo de

entrega Ponto forte Ponto forte Ponto fraco

Canais de venda

utilizados Ponto fraco Ponto fraco Ponto forte Capacidade de

produção Ponto forte Ponto forte Ponto fraco

Recursos

humanos Ponto forte Ponto forte Ponto fraco

Métodos

gerenciais Ponto forte Ponto forte Ponto forte Métodos de

produção Ponto forte Ponto forte Ponto fraco

Estrutura

(10)

financeira

Flexibilidade Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco Formas de

competição Ponto fraco Ponto forte Ponto fraco

Concorrente A – grupo Bom pastor

Concorrente B – Funerária Três Corações

Neste setor existem muitos concorrentes e das mais variadas condições. Existem concorrentes com bons produtos, mas com deficiência no serviço de entrega e pós-venda; concorrentes que possuem boa capacidade de produção, mas com canais de venda limitados. Consideramos a equipe de colaboradores peça chave na negociação e fidelização do cliente, portanto no crescimento da empresa, pois nada substitui o contato pessoal. Por fim, consideramos que temos preços competitivos e produtos de qualidade.

7. Segmente o futuro mercado de atuação. (1,0 ponto)

R – A empresa produzirá caixões e urnas funerárias que serão comercializados por equipe de vendas diretamente ou indiretamente através de vendas por web site. Segundo o censo 2048, divulgado pelo IBGE, os 163 municípios do Sul de Minas Gerais tem agora 2,909708 habitantes, número 6,73% maior que o registrado no último censo. A melhoria das condições do mercado de trabalho e a cultura “anti morte” da população tem melhorado. A preocupação com o futuro e a idéia de que somos seres finitos contribuem para uma maior procura de serviços funerários antecipados.

De acordo com o exposto, decidimos que o segmento a ser atingido será o de pessoas de classe média, ambos os sexos, com grau de instrução a partir do nivel médio, residentes da região Sul de Minas.

8. Defina o(s) objetivos(s) de marketing do futuro empreendimento. (1,0 ponto) R – garantir 95% de aprovação e satisfação dos nossos clientes;

Aumentar em 20% a participação no mercado ao final do 1º ano de existencia.

9. Estabeleça estratégias de produto, preço, promoção e distribuição para o futuro empreendimento. (1,0 ponto)

(11)

R – estratégia de produtos: os produto levarão discretamente, mas em local visivel, a marca da empresa “ Caminho da Vida”. Serão confeccionados com produtos de alta qualidade de modo a oferecer ao cliente um produto altamente satisfatório. Como nos encontramos em fase de introdução de produtos, focaremos no controle de qualidade, no pós vendas e no acompanhamento psicológico dos clientes.

Estratégia de preços – O preço é a melhor ferramenta de marketing, pois afeta a demanda, a influencia do produto e pode atingir o mercado alvo. Inicialmente nossa estratégia de preços estará voltado para a maximização da participação no mercado, buscando boa fatia do mercado. Uma vez concluída a fase de conquista do mercado, alcançada pela percepção da diferenciação da qualidade de nossos produtos, da qualidade e capacidade de nossa equipe de colaboradores, partiremos para a estratégia de maximização de lucros e consolidação da participação no mercado.

Estratégia de promoção – A fidelização nesse ramo é muito importante. Oferecer ao cliente uma experiência acolhedora em um momento tão difícil fará com que sejamos lembrados. É importante ter um banco de dados com as informações mais importantes dos nossos clientes, isso permitirá conhecermos melhor os nossos clientes e tornar nossa relação mais “familiar”. Os produtos serão apresentados aos clientes através de nosso “showroom”, de catalogo por funcionários e através de web site. A clientes estatais poderão ser firmados acordos com grandes quantidades em preços mais acessíveis. Estratégia de distribuição – o canal de distribuição será direto, por equipe de vendas, podendo a acordos com oŕgãos estatais ser oferecido quantidade para montagem de estoque.

10. Defina ações, responsáveis, prazos de execução e mecanismos de controle para cada uma das estratégias estabelecidas para o futuro empreendimento. (1,5 ponto)

Objetivo(s) de marketing Estratégia(s) de marketing Ações de marketing Responsáv el Prazo de execuçã o Mecanismo s de controle Aumentar em 20% as vendas a partir do segundo ano de existência Produto- investir na qualidade da fabricação Capacitar funcionário s,estabelec er contato com os Gerente de marketing Inicio do 2º ano de operaçõe s. Relatório de vendas, reuniões bimestrais.

(12)

órgãos assistenciai s estatais. Preço – adotar preços compativeis com o preço do mercado. Pesquisar preços, comparar, analisar custos. Gerente de marketing Inicio do 2º ano de operaçõe s. Relatório de vendas, reuniões bimestrais. O Plano de Operações

Esta etapa do seu TCC deve ser preenchida de acordo com os assuntos discutidos nas unidades 1 e 2 do material didático.

1. Tamanho (capacidade instalada):

Defina a capacidade de produção ou atendimento de clientes do futuro empreendimento. R – A produção baseia-se em produtos oferecidos aos clientes. Os insumos (madeira e acessórios), são comprados de fornecedores e entregues a oficina terceirizada, que realiza a confecção dos produtos sob demanda e com estoque próprio, o que otimiza a relação compra\entrega. A capacidade instalada baseia-se na quantidade de serviços funerários prestados, os quais terão como unidade de medida homem\hora. O serviço é dividido em duas etapas:

ETAPA Ritos Mortuários Ritos Fúnebres

Equipe 02 03

Tempo 04 horas 06 horas

Concluímos que nossa capacidade instalada e de operações, nos permite realizar 03 processos diários, rotacionando as duas equipes, trabalhando 24 horas e 07 dias da semana, totalizando uma capacidade total de 90 “processos” mensais.

(13)

a) Selecione os equipamentos, e, consequentemente, a tecnologia necessária para o funcionamento do futuro empreendimento.

TECNOLOGIA EQUIPAMENTOS

DA COMUNICAÇÃO

Telefone Celular corporativo Internet banda larga

Fax DA INFORMAÇÃO Computadores DE ESCRITÓRIO Mobiliário Suprimento de escritório DE OPERAÇÕES Bomba aspirador Bomba injetora Mesa para Tanatopraxia

Estufa de esterilização Chuveiro emergencial

Veiculo operacional Elevadores manuais

b) Descreva o processo de produção: como fabricar seus bens e/ou fornecer seus serviços; informação detalhada dos procedimentos operacionais para transformar insumos em produtos acabados, layout, fluxograma, etc.

R – O cliente é recebido pela recepcionista (em casos presenciais) ou por telefonista, que receberão as informações e anseios dos clientes e os encaminhará ao setor de operações. No Setor de Operações será desencadeado o pacote tradicional ou o VIP, de acordo com a escolha da família. Nesta etapa será providenciado o caixão mais adequado (ou da escolha dos familiares), os detalhes de homenagens, cerimonial, decoração, vestimentas (geralmente fornecida pela família, de acordo com o gosto do falecido). Nesta etapa ainda será verificado a necessidade de translado (IML) e do

(14)

acompanhamento psicológico dos familiares, atentando para todos os detalhes e minimizando a tomada de decisão da família. O corpo é levado a sala de tanatopraxia onde será preparado (de acordo com as condições que se encontra) para um adeus digno. Será conduzido ao velório para ultimas homenagens e ao local de enterro. A equipe de psicólogos permanece em contato com os clientes no período de luto imediato, para possível orientação e fixação de nosso apoio.

c) Elabore o projeto de construção civil / arquitetônico (se necessário)

d) Elabore a projeção da necessidade de mão-de-obra: equipe gerencial e operacional (organograma da empresa).

R – Projeção de mão de obra:

3. Localização

Descreva a localização. O que justifica a escolha do local? Utilize pelo menos uma das técnicas de análise de localização apresentadas na unidade 1 do material didático da disciplina de TCC II.

R – Como a empresa trabalha diretamente com a tragédia alheia, os centros urbanos são as melhores opções, preferencialmente próximo a unidades de sáude como hospitais, postos de sáude e institutos médico legais. Dentro da área de limitação do Plano de Marketing, conseguimos atuar em um raio de até 500km de nossa seda, realizando translados. Abaixo está o check-list qualitativo que nos orientou a decidir a melhor localidade para instalação da empresa.

Aspectos considerados Cidade A Cidade B Cidade C Cidade D

População + 5mil X X X X

GERENTE GERAL/ OPERAÇÕES

EQUIPE DE PSICOLOGOS EQUIPE DE CERIMONIAL EQUIPE TANATOPRAXIA

(15)

Aeroporto X X Potêncial de investimento

municipal X X X X

Estrutura urbana desenvolvida X X X

Proximidade setores de saúde X X X X

Indicie de mortalidade elevado X X

Infraestrutura funerária

(cemitérios) X X X

Após a análise do Check-list e escolha da Cidade A e cidade C como possíveis áreas de atuação e levando em consideração que a empresa não fará a construção de novas instalações e sim a locação de espaços para suas atividades, e após orçados os espaços necessários, fornecendo os seguintes aspectos: proximidades com hospitais, fácil localização de endereço comercial, local de estacionamento, espaço fisico para recepção de clientes adequados foi decidido que a Cidade A, após a análise do check-list

1. Investimento inicial

Descreva o investimento inicial do futuro empreendimento.

R- O investimento para montar uma funerária de pequeno porte irá girar em torno do que segue abaixo:

02 veículos – R$ 90000

04 carrinhos para transporte de urna – R$ 10000 08 conjuntos suporte para urnas – R$3500 03 mesas – R$ 600 10 cadeiras – R$ 1200 03 computadores – R$4500 02 impressoras a laser – R$1800 02 arquivos – R$ 900 04 telefones – R$ 200 10 conjuntos de candelabro – R$ 4200 10 conjuntos de castiçais – R$ 6400

10 conjuntos de suporte para coroas – R$ 1500 02 mesas para tanatopraxia – R$ 10000

(16)

Total do investimento – R$ 134800

2. Formas de financiamento

a) Descreva as formas de financiamento do futuro negócio (capital próprio ou de terceiros).

R – O capital será próprio.

b) Descreva as linhas de crédito para financiar o investimento (caso o empreendimento seja financiado por capital de terceiros).

3. Receitas

a) Descreva quanto à empresa pretende vender mensalmente/anualmente. R – Custo médio de um enterro – R$ 2500

Previsão de 02 serviços X dia – R$5000 22 dias – R$ 110000 mensalmente Previsão anual – 1320000

b) Descreva o preço estimado para cada produto/hora trabalhada.

Um enterro dura em média 6 horas trabalhadas; Custo médio para cada enterro, somado os gastos com pessoal, agua\luz\internet\telefone, urnas e caixões, produtos de higiene e tanatopraxia giram em torno de R$1300.

c) Descreva a receita mensal/anual prevista. R – Receita mensal – R$ 52800

Receita anual - R$633600 4. Custos

a) Descreva os custos operacionais mensais do futuro empreendimento. Exemplo: Item de custo

operacional

Tipo de custo (fabricação, administração, vendas ou

financeiros?)

Valor ($) *

Fabricação Fabricação Caixão R$ 300,00

(17)

b) Classifique os custos operacionais mensais em Fev 19, em fixos e variáveis. Exemplo: Item de custo Custo fixo (R$) * Custo variável (R$) *

Salários / comissões 6.000,00

Tributos\impostos\taxas 800,00

Aluguel \ Taxa Cond,\ Seg

1500,00

Prod Hig e Limpeza 300,00 Mnt preventiva eqp e inst 500,00 Eqp tanatopraxia 1000,00 Decoração 2500,00 Total 3300,00 9300,00

5. Projeção do fluxo de caixa

Elabore a projeção do fluxo de caixa mensal/anual do futuro empreendimento. Exemplo:

Fevereiro Total

Recebimentos R$ 110000 110000

Receitas à vista R$ 100000 100000

Receitas a prazo R$ 10000 10000

(a) Receita total (vendas) R$ 110000

Pagamentos Custos operacionais Variáveis 800,00 Compras à vista 13200,00 Compras a prazo 00,00 Comissão de vendas 1000,00 Tributos (PIS, ISS, etc.) 800,00 Total de custos operacionais

variáveis

(18)

Custos operacionais Fixos Aluguel\Tributos (IPVA, IPTU,

etc.)

1500,00

Despesas bancárias 25,00 Mensalidade internet 100,00

Salários 5000,00

Outros custos fixos 1800,00 Total de custos operacionais

fixos

6925,00

(b) Custo Total (CF + CV) 16225,00

(c) Investimentos 11000,00 10% receitas Saldo de caixa (a-b-c) 82775,00

6. Projeção do demonstrativo de resultados (DRE)

Elabore o Demonstrativo do Resultado do Exercício mensal/anual. Exemplo:

Demonstrativo de Resultado do Exercício FEVEREIRO 2019 (DRE) – em Reais

Receita Total (RT) 110000,00

(-) Custo Variável (CV) 9300,00 (=) Lucro Bruto (LB) 100700,00

(-) Custo Fixo (CF) 6925,00

(=) Lucro Operacional (LO) 93775,00

(-) Imposto de Renda (IR) 15% = 14066,25 (-) Contribuição Social (CS) 9% = 8439,75

(=) Lucro Líquido 71269,25

1. Avaliação econômica

Para avaliação econômica do empreendimento, foi estabelecida uma taxa minima de atratividade (TMA) a meta da taxa SELIC, que pode ser considerada adequada ao

(19)

investimento em um negócio inicialmente de pequeno porte. Tal taxa é estipulada pelo COPOM e está em torno de 11,25% ao ano. Considerando o cenário mais provável para o empreendimento e uma TMA de 11,25% ao ano, a empresa obteve uma TIR (Taxa Interna de Retorno) de 47,12%, portanto maior que a TMA. O VPL ( Valor Presente Liquido) foi de R$ 68528,12. Sendo este valor positivo, portanto, o capital inicial de R$ 134800,00, rende, quando aplicado no negócio R$ 68528,12 a mais do que renderia no mesmo periodo, se fosse aplicado em um investimento financeiro que tem uma taxa de 11,25% ao ano. Essas informações podem ser visualizadas no quadro a seguir:

Investimento inicial: R$ 134800,00 TMA: 11,25% ao ano

ANO 1 ANO 2 ANO 3 ANO 4 ANO 5

Geração de caixa

50521,23 55177,63 59189,17 63358,23 69370,25

TIR: 47,12% VPL: R$ 68528,12

Considerando que a utilização de recursos é proporcional para os diferentes serviços da empresa, foi elaborado um cálculo aproximado para verificar com qual a taxa de ocupação a empresa obteria seu ponto de equilíbrio. Verificou-se que o ponto de equilíbrio do empreendimento ocorre quando a empresa prestar 09 serviços, sendo este a quantidade de serviços que permite que a empresa não tenha prejuízos.

Foi verificado que o payback do empreendimento ocorreria com 2,89 meses. A partir dessa marca a empresa já teria recuperado o capital investido inicialmente. ( R$134800).

Assim como no cálculo do VPL e da TIR, foram utilizados os valores da geração de caixa do ano 1 ao ano 5, para determinar o payback. Porém, neste caso, foi considerada a geração de caixa acumulada, de modo que período de payback pudesse ser facilmente visualizado. Ainda com base nas receitas e na geração de caixa do ano 1 ao ano 5, foram calculadas a taxa de retorno sobre o investimento (ROI) e a taxa de

(20)

lucratividade (TCL) relativas ao primeiro ano do fluxo de caixa, conforme pode ser observado no quadro abaixo:

Indicador Financeiro Resultados

Investimento Inicial R$ 134800

Receita (1º ano) R$ 948000

Geração de caixa (1º ano) R$ 813200

ROI (1º ano) 47,12% ao ano

TL (1º ano) 64,79% ao ano

2. Análise de sensibilidade

A fim de se preparar melhor para eventos inesperados, os empreendedores optaram em simular a projeção de serviços para outros cenários, com o intuito de avaliar a viabilidade para estes. Foram considerados os cenários otimista, mais provável e pessimista; levando em consideração os efeitos da sazonalidade.

Cenário Otimista Pré

abertura

Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5

Receitas serviços R$ 894000 R$ 898000 R$ 900000 R$ 900000 R$ 90000 0 Receita total R$ 894000 R$ 898000 R$ 900000 R$ 900000 R$ 90000 0 Pagamentos R$ 83100 R$ 85000 R$ 100000 R$ 100000 R$ 10000 0 Custo total R$ 83100 R$ 85000 R$ 100000 R$ 100000 R$ 10000

(21)

0 Investimento Fixo R$134800 Caixa inicial do período R$ 00 R$ 00 R$ 810900 R$ 162390 0 R$ 2423,9 00 R$ 32239 00 Caixa total do período R$ 00 R$

810900 R$ 162390 0 R$ 2423,9 00 R$ 322390 0 R$ 40239 00

Cenário Mais provável Pré

abertura

Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5

Receitas serviços R$ 500000 R$ 510000 R$ 520000 R$ 530000 R$ 54000 0 Receita total R$ 500000 R$ 510000 R$ 520000 R$ 530000 R$ 54000 0 Pagamentos R$ 100000 R$ 110000 R$ 120000 R$ 130000 R$ 14000 0 Custo total R$ 100000 R$ 110000 R$ 120000 R$ 130000 R$ 14000 0 Investimento Fixo R$134800 Caixa inicial do período R$ 00 R$ 00 R$ 400000 R$ 800000 R$ 120000 0 R$ 16000 00 Caixa total do período R$ 00 R$ R$ R$ R$ R$

(22)

400000 800000 120000 0 160000 0 20000 00 Cenário Pessimista Pré abertura

Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5

Receitas serviços R$ 300000 R$ 310000 R$ 320000 R$ 330000 R$ 34000 0 Receita total R$ 300000 R$ 310000 R$ 320000 R$ 330000 R$ 34000 0 Pagamentos R$ 100000 R$ 110000 R$ 120000 R$ 130000 R$ 14000 0 Custo total R$ 100000 R$ 110000 R$ 120000 R$ 130000 R$ 14000 0 Investimento Fixo R$134800 Caixa inicial do período R$ 00 R$ 00 R$ 200000 R$ 400000 R$ 800000 R$ 10000 00 Caixa total do período R$ 00 R$

200000 R$ 400000 R$ 800000 R$ 100000 0 R$ 12000 00

Em seguida, a TIR e o VPL foram calculados para os diferentes cenários (utilizando uma TMA de 11,25% ao ano), conforme pode ser observado no quadro abaixo. Neste quadro, também podem ser observados o payback, a ROI para o primeiro ano e a taxa de lucratividade para o primeiro ano, com base nos diferentes cenários projetados para a empresa.

(23)

Cenários

Otimista Mais provável Pessimista Investimento inicial R$134800 R$134800 R$134800 Receita 1º ano R$ 894000 R$ 400000 R$ 300000 Geração caixa 1º ano R$ 894000 R$ 400000 R$ 300000

ROI 1º ano 47,12% ao ano 37,17% ao ano 32,49% ao ano TL 1º ano 64,79% ao ano 54,25% ao ano 46,58% ao ano

Payback 2,89 meses 4,26 meses 6,01 meses

TIR 47,12% 40,15% 34,26%

VPL R$ 68528,12 R$ 57520,54 R$ 48965,24

Levando-se em consideração as informações apresentadas no quadro acima, verifica-se que o empreendimento apresenta resultados favoráveis em todos os cenários.

O empreendimento possui uma ROI com alto potencial de viabilidade em todos os cenários.

Em todos os cenários o empreendimento apresenta alta taxa de lucratividade, contribuindo dessa forma para o elevado potencial de viabilidade econômica.

O cálculo do Payback para o empreendimento demonstrou curto prazo de recuperação em todos os cenários.

3. Avaliação social

O empreendimento pretende adotar algumas ações de responsabilidade social, como por exemplo: oferecer vagas para deficientes físicos; oferecer vagas de estágio para alunos carentes de diferentes áreas, como por exemplo: administração, envolver a comunidade local por meio da promoção de eventos que possibilitem a exposição de produtos locais; adotar ações que visem à conservação do meio ambiente, como programas de reciclagem de lixo, palestras sobre proteção ao meio ambiente para a comunidade local. Em função dessas ações e das atividades executadas pelo

(24)

empreendimento irá absorver matérias-primas processadas na região e a mão de obra local, contribuindo, dessa forma, para a geração de emprego e renda.

4. Conclusão

Positivo! Tratando-se de um mercado em crescimento, devido a diversos fatores como aumento da taxa de idade da população, estatísticas mortuárias diárias, apesar dos índices de violência, principalmente dos assassinatos violento terem uma queda de 24% no inicio do atual governo, ainda temos o fator natural, todo mundo vai morrer um dia. Custos baixos, serviço de qualidade e fator localização e oportunidade fazem deste um negócio viável e altamente rentável.

5. Referências

Inclua todas as referências utilizadas para a elaboração de seu TCC, em ordem alfabética. https://blog.financas360.com.br/o-que-e-o-ponto-de-equilibrio-em-uma-empresa/ http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/calculo-da-lucratividade-do-seu-n e g o c i o , 2 1 a 1 e b b 3 8 b 5 f

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Para entender isso, temos que entender a história de cada língua e, portanto,neste artigo, nós estudaremos como o inglês se expandiu pelo mundo, observaremos quais são as variantes

[r]

Neste trabalho, foi demonstrado que camundongos submetidos à isquemia focal permanente (pMCAO) apresentaram déficits na função neurológica e déficits na

O campo empírico dessa pesquisa foi a Escola Estadual José Lins do Rego, onde funciona além do Ensino Médio o Campus V da Universidade Estadual da Paraíba.Apenas o arquivo do

artery bypass and/or valve surgery with AF were assigned to left atrial surgical ablation with an argon-based cryoprobe (group A) or no treatment for AF (group B); the right and left

Elateridae representa um grande grupo da ordem Coleoptera, tendo várias espécies muito comuns (borror & D elong 1969). A presença de famílias de hábitos variados,