• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO I A, II A E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO I A, II A E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO I “A” , II “ A” E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

(2)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO I “A” , II “ A” E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

1 – Objetivos

Objetivo geral

Inserir o acadêmico no contexto organizacional, aproximando o conhecimento teórico da prática profissional.

Objetivos Específicos

- Capacitar o(a) acadêmico (a) para a realização da práxis profissional com humanidade, consciência ética e responsabilidade social.

- Proporcionar às organizações inovações, a partir da troca do conhecimento adquirido na Faculdade e das necessidades da comunidade na qual a organização está inserida.

- Introduzir o conhecimento da Ciência da Administração na sociedade, gerando alternati-vas de solução face às suas demandas.

- Fomentar o desenvolvimento de sua capacidade empreendedora

- Proporcionar orientação que o direcione à análise crítica e contextualizada da dinâmica da Administração nas organizações estudadas e,

- Permitir ao acadêmico, através do contato com a realidade das empresas: observar, pes-quisar, diagnosticar e propor alternativas de solução para os problemas identificados, com a necessária sustentação teórica. O Curso de Administração da Faculdade Palotina de Santa Maria prevê o estágio Supervisionado, distribuídos em duas disciplinas, complementado pela disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

(3)

Para matricular-se nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Administração I “A”, Estágio Supervisionado em Administração II “A” e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC , o acadêmico(a) deve ter aprovação nas disciplinas abaixo:

Código Disciplinas Carga

horária Pré-requisito ADM

610 Estágio Supervisionado em Administração I “A” 60

ADM 402 Pesquisa em Administração II

ADM 709

Estágio Supervisionado em Administração II

“A” 120

ADM 610 Estágio Su-pervisionado em Admi-nistração I “A”

ADM

807 Trabalho de Conclusão de Curso 180

ADM 709 Estágio Su-pervisionado em Admi-nistração II “A”

Além disso, deverá ter completado:

a) Duzentos e dez (210) horas previstas como Atividades Complementares de gradua-ção ;

b) Cento e oitenta (180) horas de Disciplinas Complementares de Graduação.

2 - Organização dos Estágios Supervisionados e Trabalho de Conclusão de Curso-TCC .

2. .1 Ementas, Objetivo, Orientação, Estrutura do Trabalho e Verificação do Rendi-mento.

2.1.1 ADM 610 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO I “A” ( 60 horas)

EMENTA

Promover a integração teórico-prática dos acadêmicos do Curso de Administração da Faculdade Palotina no ambiente organizacional.

OBJETIVO

A disciplina objetiva aproximar o conhecimento teórico com a prática profissional, sob a orientação de um docente, permitindo o contato com o campo de trabalho e oportuni-zando ao estudante conhecer as áreas de atuação do administrador. Proporcionar ao estudan-te a oportunidade de articular reflexivamenestudan-te conhecimentos estudan-teóricos e práticos. Elaborar

(4)

rela-ESTRUTURA DO TRABALHO a) Título b) Introdução. c) Contextualização d) Objetivos do estágio e) Justificativa f) Metodologia

g) Apresentação dos tópicos desenvolvidos no relatório

h) A Empresa : - Histórico - Estrutura Societária - Estrutura Organizacional i) Análise Ambiental: Análise do Macro ambiente - Análise do Microambiente Análise descritiva das áreas a partir da estrutura organizacional da empresa.

Ressalta-se que devem ser contemplados, em cada uma das áreas, no mínimo, os se-guintes aspectos: função, objetivo e descrição da área, relacionando-os à análise, com ba-se no conhecimento teórico.

j) Conclusão ou considerações finais: ressaltar os principais aspectos observados durante a atividade.

k) Referências bibliográficas: devem seguir as normas da instituição que se encontram em Normas técnicas para trabalhos científicos. Editora Biblios, 2002, disponível na bibliote-ca da Faculdade Palotina- FAPAS.

2.1.2 ADM 709 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO II “A” ( 120 horas)

Ementa

Desenvolver o pensamento reflexivo, criativo e crítico, acerca de um conteúdo especí-fico da organização (área específica) com vistas a promover uma contribuição técnica rele-vante à área em estudo e, desta, com o todo organizacional.

OBJETIVOS

Estabelecer relações profissionais com as organizações da região. Propor e aplicar sugestões de melhorias.

(5)

ESTRUTURA DO PLANO DE TRABALHO: a) Título b) Introdução c) Contextualização d) Objetivos do estágio e) Justificativa f) Metodologia

g) Apresentação dos tópicos desenvolvidos no relatório.

h) A Empresa: - Histórico - Estrutura Societária - Estrutura Organizacional i) Análise Ambiental: Análise do Macro ambiente - Análise do Microambiente j) Apresentação, descrição e análise da área selecionada, com referencial teórico. k) Exposição e análise crítica dos itens específicos da área enfocada e respectivas

propostas de mudanças e melhorias. l) Conclusão e/ou Considerações Finais

m) Referências bibliográficas: Devem seguir as normas da instituição que se encon-tram em Normas técnicas para trabalhos científicos . Editora Biblios, 2002, disponível na biblioteca da Faculdade Palotina- FAPAS.

2.2.3 ADM 807 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (180 horas)

Ementa:

Planejamento e desenvolvimento de trabalho orientado, com características de pesqui-sa científica, estimulando o espírito investigativo e a capacidade de interpretação crítica nas áreas de interesse e linhas de pesquisa do Curso de Administração da FAPAS.

Objetivos:

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do curso de Administração da Faculdade Palotina de Santa Maria - FAPAS, apresenta os seguintes objetivos:

- Contribuir para a transformação da Instituição em um centro de produção científica, voltado para a democratização do saber e do fazer, integrados em prol da sociedade;

(6)

- Constituir-se parte da criação de conhecimentos, de soluções tecnológicas e de infor-mações voltadas ao desenvolvimento da Instituição e da região, na comunidade onde está in-serida;

Consolidar e aplicar, de forma integrada, os conceitos e estudos desenvolvidos ao longo do curso;

Proporcionar aos estudantes um espaço curricular que assegure o início do processo de formalização das atividades de produção científica, com vistas a estudos futuros de pós-graduação.

PLANO DE TRABALHO:

O trabalho de conclusão de curso pode ser caracterizado como uma investigação de caráter teórico e/ou aplicado dentro de uma área específica da administração.

A elaboração do artigo científico com, um mínimo 25 e um máximo de 32 páginas, deve se-guir as normas da instituição que se encontram em Normas técnicas para trabalhos cientí-ficos. Editora Biblios, 2002, disponível na biblioteca da Faculdade Palotina- FAPAS.

Devem ser observados os seguintes itens: a) Título;

b) Título em língua estrangeira (inglês); c) Autor- acadêmico / orientador d) Resumo

e) Palavras-chave

f) Resumo em língua estrangeira (inglês: Abstract) g) Palavras–chave em língua estrangeira

h) Introdução;

i) Revisão de literatura j) Metodologia

k) Análise de resultados

l) Conclusão ou considerações finais. m) Referências bibliográficas:

(7)

3- Prazos de Entrega dos Trabalhos

Os prazos para a entrega das versões do trabalho são estabelecidos no Calendário de Estágios, previsto para o semestre letivo.

As defesas dos trabalhos de Estágio Supervisionado em Administração II “A” e, Trabalho de Conclusão do Curso de Administração da Faculdade Palotina – FAPAS é de na-tureza pública.

O prazo para entrega e apresentação dos trabalhos de Estágio Supervisionado em Ad-ministração II “A

” e

do Trabalho Final- TCC é previsto no cronograma semestral do Ca-lendário de Estágios estabelecido pela Coordenação do Curso, de acordo com o CaCa-lendário Acadêmico.

A Coordenação do Curso estipulará um prazo, de sete dias, dependendo da avaliação da banca, para que as reformulações sugeridas pelos membros da banca sejam apresentadas ao professor orientador.

O aluno que não entregar o trabalho escrito no prazo determinado, ou aquele que não se apresentar para a defesa oral, será automaticamente reprovado, ficando o orientador deso-brigado dos encargos referentes à orientação.

Edição de atualização do Regulamento das Normas para Elaboração e defesa dos Está-gios Supervisionados em Administração e Trabalho de Conclusão de Curso –TCC Professores Orientadores de Estágio: Alexandre Galina Bolzan, Bruno Milani,Deisi Vi-viane Becker, Denise Medianeira Mariotto, Eliete dos Reis , Monize Sâmara Visentini, Renato Rodrigues Dias, Valéria da Veiga Dias , Vanderléia Leal Losekann, Ingri de Me-deiros Pozzobon.

Prof. Hélio Neis - Revisor

Referências

Documentos relacionados

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu