• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências Médicas Universidade Nova de Lisboa

Ano Lectivo 2014/2015

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina

6º Ano – Ano Profissionalizante

Aluna: Rebeca Jacinta Ferreira Rodrigues Número de aluno: 2009282

(2)

2

Índice

Introdução ... 3

Atividades desenvolvidas ... 4

Medicina Geral e Familiar ... 4

Pediatria ... 4 Ginecologia e Obstetrícia ... 5 Saúde Mental ... 6 Medicina ... 7 Cirurgia ... 8 Posicionamento crítico ... 9 Anexos ... 11

(3)

3

Introdução

O presente relatório final tem como objetivo apresentar as atividades que desenvolvi durante o estágio profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Este decorreu entre os dias 15 de setembro de 2014 e 22 de maio de 2015 e foi composto, cronologicamente, por seis estágios parcelares: Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina e Cirurgia. Este teve como principal objetivo a aquisição de conhecimentos e aptidões referentes à prática clínica, assim como a consolidação de conhecimentos previamente adquiridos. Os meus objetivos para o estágio profissionalizante do 6º ano foram: aperfeiçoar a técnica de comunicação com os doentes e aprender diversas técnicas que permitissem o desenvolvimento de uma boa relação médico-doente; entender a componente bio-psico-social das doenças; reconhecer as diversas patologias dentro de cada área, propor e discutir o seu diagnóstico de acordo com o exame objetivo e os exames complementares de diagnóstico e apresentar uma proposta terapêutica; e participar na prestação de cuidados médicos e na execução de procedimentos técnicos, integrada na equipa médica.

O presente relatório é constituído por quatro partes, a introdução; as atividades desenvolvidas, onde faço uma descrição sumária de cada estágio; e para finalizar, farei um pequeno posicionamento crítico relativamente a este ano profissionalizante e apresentarei em anexo os certificados de presença dos congressos e formações que participei durante este ano.

(4)

4

Atividades desenvolvidas

Medicina Geral e Familiar

Este estágio, sob a regência da Professora Doutora Isabel Santos, decorreu entre 15 de setembro e 10 de outubro de 2014, e foi realizado no Centro de Saúde de Câmara de Lobos, na Região Autónoma da Madeira, sob a tutoria do Dr. Sérgio Freitas.

Neste estágio, assisti à abordagem a indivíduos de diversas faixas etárias, à correlação entre conhecimentos das mais variadas áreas da medicina e ao seguimento do doente e da sua famíllia. Pude observar uma prestação de cuidados de forma contínua em consultas que abordavam a saúde de adultos, a saúde infantil e o planeamento familiar. Nestas participei ativamente na realização de colheita e registo da informação clínica, na observação do doente e na realização de exame ginecológico. Participei também nas consultas ao domicílio, o que me permitiu compreender como se processa a prática médica e de enfermagem fora do contexto do centro de saúde.

Pediatria

O estágio, sob regência do Professor Doutor Luís Varandas, decorreu no Hospital Cuf Descobertas e teve a duração de 4 semanas, com início no dia 13 de outubro e término no dia 7 de novembro de 2014, sob orientação da Professora Doutora Ana Serrão Neto e tutela da Drª. Sílvia Bacalhau.

Neste estágio tive a oportunidade de frequentar a unidade de internamento, a consulta externa de Pediatria com a minha assistente, o atendimento permanente, a neonatologia (Internamento e Unidade de Cuidados Especiais ao Recém-Nascido – UCERN) e ainda a consulta de algumas especialidades que dão apoio à Pediatria como a Ortopedia e a Cirurgia pediátricas no Hospital Cuf Descobertas. Tive também oportunidade de frequentar durante 2 dias o Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Marta (internamento, cuidados

(5)

5 intensivos, sala de hemodinâmica e consultas). Assisti também às reuniões clínicas, a uma sessão clínica do serviço de Pediatria e apresentei um seminário sobre Púrpura de Henoch-Schonlein.

Este estágio permitiu-me a aquisição de diversas aptidões relacionadas com a Pediatria, dentro das quais saliento a colheita de dados anamnésicos, a realização do exame físico, a avaliação do crescimento, desenvolvimento e estado nutricional, a interpretação de exames complementares diagnóstico e a discussão de hipóteses de diagnóstico e respetiva terapêutica.

Ginecologia e Obstetrícia

Este estágio, sob a regência da Professora Doutora Teresa Ventura, decorreu entre 10 de novembro e 6 de dezembro de 2014 na Maternidade Alfredo da Costa.

As primeiras duas semanas do estágio foram passadas na Ginecologia sob tutela do Dr. Carlos Barros. Acompanhei o tutor no exercício da sua atividade, nomeadamente na consulta de ginecologia oncológica, bloco operatório, urgência e enfermaria de ginecologia. Também frequentei a consulta de ginecologia geral e a unidade de histeroscopia. Durante este período tive oportunidade de fazer a colheita de dados anamnésicos, propor e discutir a terapêutica e a requisição de exames complementares de diagnóstico, assim como de fazer o exame ginecológico, nomeadamente observação com espéculo, exame colpocitologico para meio líquido e lâmina, palpação bi-manual e palpação mamária e de observar e participar como ajudante em várias cirurgias.

As últimas duas semanas do estágio foram dedicadas à Obstetrícia sob tutela da Drª. Vanessa Rosado. Tive oportunidade de frequentar a consulta de referência, a enfermaria de Medicina Materno-fetal e de puérperas, a unidade de ecografia e o serviço de urgência. Neste período realizei a colheita de dados anamnésicos, o exame ginecológico, o exame colpocitologico para meio líquido e lâmina e a interpretação de ecografias pélvicas por via abdominal e

(6)

6 endovaginal. Assisti uma sessão clínica acerca do “Parto pélvico vaginal” e apresentei ainda um workshop cujo tema foi “Placenta prévia, Placenta acreta e Vasa prévia”.

Saúde Mental

O estágio de Saúde Mental, sob a regência do Professor Doutor Miguel Xavier, decorreu entre 9 de dezembro de 2014 e 16 de janeiro de 2015, e foi realizado na Unidade de Tratamento e Reabilitação Alcoológica (UTRA) do Hospital Júlio de Matos, sob tutela da Dra. Teresa Mota.

O primeiro dia do estágio decorreu na Faculdade de Ciências Médicas, onde assisti a um seminário teórico-prático lecionado pelo Professor Doutor Miguel Xavier acerca de situações clínicas frequentes no dia a dia da Psiquiatria. O restante estágio decorreu na Unidade de Tratamento e Reabilitação Alcoológica (UTRA), onde acompanhei as consultas de alcoologia e as atividades desenvolvidas na área de dia e no serviço de internamento de Alcoologia e Novas dependências. Para além disso tive a oportunidade de frequentar a consulta de Psiquiatria Geral do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e a urgência psiquiátrica no Serviço de Urgência do Hospital de São José (CHLC). Durante o estágio fiz a colheita de dados anamnésicos dos diversos doentes que observei tanto em internamento quanto em consulta. Tive ainda oportunidade de assistir às aulas do internato médico sobre os seguintes temas: “Avanço na neurofisiologia clínica”, “Epilepsia e Doença afetiva”, “Personalidade – 3 modelos de personalidade” e “Diagnóstico em Pedopsiquiatria”. Assisti também às sessões formativas do Dr. João Cabral Fernandes acerca da “Introdução à alcoologia” e aos “Passos no tratamento dos alcoólicos”, bem como às reuniões do serviço para discutir a evolução clínica dos doentes internados.

(7)

7 Medicina

O estágio, sob regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, decorreu entre 26 de janeiro de 2015 a 20 de março de 2015, no Serviço de Medicina 4 do Hospital de Santa Marta, sob orientação da Dra. Teresa Garcia.

Durante este estágio integrei-me na equipa médica, acompanhei e realizei as diversas atividades diárias desenvolvidas na enfermaria e assisti às sessões e visitas clínicas. Das atividades desenvolvidas destaco a observação diária dos doentes, a realização dos seus diários clínicos, notas de entrada e de alta, a execução de procedimentos técnicos como punções arteriais e venosas, a prescrição de exames complementares de diagnóstico e terapêutica, e a comunicação da evolução clínica dos doentes aos prósprios e às respetivas famílias. Tive oportunidade de assistir à apresentação das seguintes sessões clínicas: “Journal Club: The guidelines battle as starting as statins”; “O doente hospitalizado: Da admissão à alta hospitalar”; “Hematoma dos Grandes Retos – Caso clínico” e “ROTEM – Contexto clínico”. Apresentei um seminário juntamente com outras colegas acerca da “Abordagem ao doente com síncope”.

Frequentei também o Serviço de Urgência do Hospital de São José onde acompanhei a Drª. Ana Sofia Galego no exercício da sua atividade, bem como tive a oportunidade de realizar a colheita de dados anamnésicos, o exame objetivo, a realização de punções arteriais e de discutir hipóteses de diagnóstco e exames complementares de diagnóstico, bem como de observar a instituição de medidas terapêuticas aos doentes na sala de observação.

Como parte integrante da Unidade Curricular de Medicina também assisti aos seminários semanais que decorreram na Faculdade de Ciências Médicas.

(8)

8

Cirurgia

O estágio de Cirurgia, sob a regência do Professor Doutor Rui Maio, decorreu entre 23 de março de 2015 e 22 de maio de 2015 no Hospital da Luz, sob tutela do Dr. Carlos Ferreira.

O estágio iniciou-se com uma semana inteiramente dedicada ao ensino teórico e teórico-prático onde foram apresentadas dezoito sessões sobre alguns temas gerais e outros mais específicos correspondentes às especialidades que integraram este estágio.

O estágio de Cirurgia decorreu em dois períodos, intercalados pela passagem pelo Serviço de Gastrenterologia: o primeiro entre os dias 6 e 24 de abril de 2015 e o segundo de 11 a 15 de maio de 2015. Durante o estágio, frequentei a enfermaria, o bloco operatório e a consulta externa de Cirurgia Geral. Na enfermaria observei o pós-operatório de alguns doentes, assim como realizei a colheita de dados anamnésicos e efetuei o exame objetivo. No bloco operatório, tive a oportunidade de assistir, desinfectar-me e participar como 1ª e 2ª ajudante em alguns atos cirúrgicos. Pude também acompanhar todo o processo que envolve uma cirurgia, desde a chegada do doente ao bloco operatório até ao seu pós-operatório. Na consulta externa observei e participei na colheita de dados anamnésicos, no exame objetivo e na prescrição de exames complementares de diagnóstico. Semanalmente assiti às reuniões de decisão multidisciplinar onde se discutia a evolução clínica dos doentes e a respetiva opção terapêutica a seguir.

No estágio de Gastrenterologia que decorreu durante 2 semanas (27/04/2015 a 8/05/2015) no bloco de exames especiais, pude assistir a vários procedimentos desta especialidade nomeadamente endoscopia digestiva alta, colonoscopia, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, pHmetria e manometria.

Na última semana do estágio frequentei o Serviço de Atendimento Permanente, onde observei o funcionamento de um serviço de triagem e como se processa a anamnese de um doente em contexto de urgência hospitalar. Assisti também à realização de ecografias de urgência e acompanhei a atividade na sala de observação. Tive oportunidade de utilizar um

(9)

9 eletrocardiógrafo e de interpretar o resultado do eletrocardiograma e de efetuar punções venosas periféricas na sala de tratamentos.

Participei também nas atividades semanais de formação do Hospital da Luz e preparei, juntamente com as minhas colegas, um caso clínico acerca da abordagem cirúrgica a um doente com adenocarcinoma do reto e metástases hepáticas síncronas, que foi apresentado no congresso que se realizou no último dia do estágio.

Posicionamento crítico

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina é um ano importante na formação de um estudante de Medicina uma vez que faz a ligação entre o percurso académico e o início do futuro profissional. Este permite-nos a consolidação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos primeiros cinco anos de formação devido à sua vertente mais prática do que observacional.

Assim sendo, pude cumprir, em cada estágio, os objectivos a que me propus por ter tido contacto com várias patologias e ter estado integrada no trabalho diário das equipas médicas dos locais onde estagiei. Desta forma, aperfeiçoei a técnica de comunicação com os doentes e estabeleci uma boa relação médico-doente, tive oportunidade de pôr em prática a realização do exame objectivo e a requisição de exames complementares de diagnóstico e de participar activamente nas propostas terapêuticas e em actos cirúrgicos. Desenvolvi ainda outras competências no que se refere à organização e registo diário do estado clínico dos doentes nos respectivos processos clínicos e à elaboração de notas de entrada e de alta hospitalares. A observação de uma grande diversidade de patologias e seguimento clínico dos doentes incentivaram à pesquisa bibliográfica e ao estudo das patologias subjacentes.

Destaco o estágio de Medicina pois durante o mesmo fui integrada na equipa médica e acompanhei diariamente, sempre com supervisão, vários doentes durante o seu período internamento. Tudo isto contribuiu para ter uma visão mais concreta do que é a prática clínica ao

(10)

10 mesmo tempo que me permitiu consolidar e adquirir conhecimentos, competências, maior segurança e melhoria progressiva na abordagem dos doentes, assim como autonomia e responsabilidade.

Relativamente à organização dos estágios considero que os horários deveriam ser uniformizados assim como os critérios de avaliação pois por vezes são bastante discrepantes entre os diversos Hospitais dentro do mesmo estágio de forma a efectuar uma avaliação mais justa no final de cada estágio.

Concluo salientando que o sucesso deste ano deveu-se à disponibilidade e apoio constantes dos tutores e das respectivas equipas médicas, aos objectivos bem delineados e à organização dos estágios. Faço um balanço deste ano bastante positivo pois proporcionou-me a oportunidade de adquirir conhecimentos e prática clínica importante para a minha prática futura.

(11)

11

(12)
(13)
(14)
(15)

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem