• Nenhum resultado encontrado

A MODA PELO VIÉS DA MEMÓRIA: DAS PASSARELAS PARA O MUSEU. Fashion by bias of memory: the catwalk to museum

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A MODA PELO VIÉS DA MEMÓRIA: DAS PASSARELAS PARA O MUSEU. Fashion by bias of memory: the catwalk to museum"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

A MODA PELO VIÉS DA MEMÓRIA: DAS PASSARELAS PARA O MUSEU Fashion by bias of memory: the catwalk to museum

Diêgo Jorge Lobato Ferreira1 (IFMA) diego.ferreira@ifma.edu.br

Resumo: O presente artigo busca entender a relação da moda com a memória nos museus de arte e moda bem como seu percurso no ambiente museológico. Ao compreender o estudo da memória como algo de suma importância nos dias de hoje, entendemos que os artefatos roupas e acessórios são memórias. Desta forma, o design de moda nos museus vêm complementar os acervos que falam de um tempo, neste sentido nossa pesquisa se propõe a investigar o encontro esses espaços produtores de sentido.

Palavras chaves: Design de Moda, Memória e Museu.

Abstract: This article seeks to understand the relationship of fashion with the memory in art museums and fashion as well as your route in the museum environment. By understanding the study of memory as something very important these days, we understand that the artifacts clothes and accessories are memories. Thus, the fashion design in museums will complement the collections that speak of a time in this sense our research aims to investigate the meeting the producers of meaning spaces.

Keywords: Fashion Design, Memory and Museum.

1. MODA, MEMÓRIA E MUSEU

Recentemente temos observado um aumento crescente de acervos museológicos da área de moda, tanto em museus específicos da área quanto nos museus históricos e de arte, além de institutos, galerias de arte e fundações que preservam a memória de designers e artistas. Fato é que não se pode negar que a roupa é um indicador de memória.

O estudo da moda nos museus chama a atenção para um ponto importante: o da memória. Museus são considerados guardiões da memória, espaços para preservar a cultura, história e objetos. Em 2011 o Conselho Internacional de Museus (ICOM), apresentou o como tema anual " museu e memória" Em seu site o ICOM apresenta o tema dizendo que: “Os museus guardam memórias e contam histórias. Eles têm numerosos objetos em suas coleções que são

1 Mestrando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM sob orientação da Prof.ª Dra. Priscila Arantes, bolsista CAPES.

(2)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

fundamentais para a memória das comunidades em que vivemos”2 É importante lembrar a correlação entre guardar memórias e contar histórias. Isso porque a memória a respeito de um assunto não é a definição desse assunto, mas uma relação de características a serem guardadas e a serem esquecidas a respeito dele, que constituem significado julgado importante naquela sociedade/cultura a respeito daquele assunto num determinado momento.

Assim como contar uma história das sociedades nos museus, por exemplo, a da moda não significa falar de uma memória única, que é verdadeira sobre aquele assunto. Mas sim, eleger alguns aspectos, trajes e objetos importantes sobre essa história naquele determinado momento da sociedade. Aspectos e objetos esses, que podem de mudar, conforme o tempo ou o contexto, modificando nossa memória sobre o tema. Outra característica importante sobre a memória no museu, é a formação da memória individual. Uma exposição forma a memória de nossa sociedade em determinado momento, mas ao mesmo tempo, também faz parte da memória individual e da história de cada um dos visitantes. Na memória de cada visitante a exposição será lembrada de forma diferente, estando associada com a história individual e a vivência de cada visitante diante daquela exposição. Deste modo, tomamos o museu como um local de produção de memórias coletivas e individuais, que vão construindo a identidade cultural de nossa sociedade, tornando-a um diálogo.

A fala dos museus de moda é construída a partir de narrativas ao longo da exposição. Levando em consideração sempre o tema e a proposta da exposição, desta forma, entendemos que o que está sendo construído é a memória da moda na sociedade ao longo dos séculos. Um exemplo interessante de curadoria de moda que trata justamente da relação Moda e Memória é a exposição Spectres, de Judith Clark no Victoria and Albert Museum em Londres.Em Spectres Judith Clark aborda a relação da moda contemporânea com a história, criando uma colagem de referências visuais que oferecem uma visão sobre as origens, em conta ponto com designers contemporâneos, abordando temas como: alienação, trauma, e fantasmagoria. A partir de imagens de designers como Alexander McQueen, Hussein Chalayan, Viktor e Rolf justapostos com detalhes de vestidos históricos das coleções permanentes, do V & A e do MoMu. A exposição revela as sombras e as experiências que formaram uma "memória fashion 'no vestir contemporâneo monstrando conexões ocultas, entre a moda contemporânea e a moda do passado, usando peças de designers de vanguarda, do V & A e do arquivo em ModeMuseum da

2http://www.museus.gov.br/museu-e-memoria-e-tema-do-dia-internacional-dos-museus-2011/ acessado em 12/01/2015

(3)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

Antuérpia. A exposição trouxe à tona a questão da complexidade do vestir hoje em contra ponto com o passado.

Sendo assim, entendemos que as roupas trazem sensações, lembranças que nos rementem a momentos importantes de nossas histórias e vivências; elas mesmas contam e recontam histórias. Para compreendermos a relação da moda com a memória, precisamos entender como se dá a interação do homem com a memória, e de que maneira se relacionam. A memória está associada à história social humana e possui um papel norteador cronológico de sua evolução. " o estudo da memória social é um dos meios fundamentais de abordar os problemas do tempo e da história. (LE GOFF, 2013 p. 390) Sendo ela peça fundamental para que haja conhecimento atual relacionado ao passado, bem como a construção da base social e histórica de um povo. Michael Pollak no ensaio "Memória e Identidade Social" descreve o significado de memória segundo o sociólogo Maurice Halbwachs:

A priori, a memória parece ser um fenômeno individual, algo relativamente intimo, próprio da pessoa. Mas Maurice Halbwachs, nos anos 20 e 30, já havia sublinhado que a memória deve ser entendida também, ou sobretudo, como um fenômeno coletivo e social, ou seja, como um fenômeno construído coletivamente e submetido a flutuações, transformações, mudanças constantes. (POLLAK, 1992 p. 2)

A construção da memória se dá pela reunião de acontecimentos que caracterizam a vivência de cada ser humano em determinados grupos. Para entendermos mais dessa relação do homem com a memória em relação ao ambiente que o circunda e os objetos, precisaremos entender um pouco mais sobre a memória, para isso pontuaremos ao longo do texto alguns conceitos a respeito do assunto. A memória pode ser entendida por várias esferas, que vão desde a memória individual, coletiva e social.

A memória individual é aquela fruto das relações vividas pelo ser humano a partir de suas próprias experiências, sendo assim, entendemos que a esfera pessoal é o principal cenário para sua delimitação e formação. A relação com a família, amigos e pessoas em geral são alguns dos fatores que influenciam na estruturação dessa memória. Esses são os acontecimentos "vividos por tabela" definidos por Michel Pollak: " São acontecimentos dos quais a pessoa nem sempre participou mas que, no imaginário tomaram tamanho relevo que, no fim das contas, é quase impossível que ela consiga saber se participou ou não”. (POLLAK, 1992 p. 2).

Esses campos estão ligados já que o individuo apresenta relações individuais e coletivas ao mesmo tempo. Deste modo, Helenice Rodrigues da Silva afirma: A memória não é só um

(4)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

fenômeno de interiorização individual, ela é também e sobretudo, uma construção social e um fenômeno coletivo. Sendo uma construção social a memória é em parte modelada pela família e pelos grupos sociais. Vale dizer, a memória individual se estrutura e se insere na memória coletiva. A relação entre ambas está ligada à dinâmica social em que o ser humano vive. Por mais que tenhamos momentos únicos, ainda sim estamos inseridos em uma sociedade movida a relações interpessoais, que nos levam ao coletivo.

:

[...] a memória individual existe sempre a partir de uma memória coletiva, posto que todas as lembranças são construídas no interior de um grupo. A origem de várias ideias, reflexões, sentimentos e paixões que atribuímos a nós são, na verdade, inspiradas pelo grupo. (CARVALHO, 2007 p.206).

A memória individual vai sendo construída a partir das referências e lembranças próprias do grupo, referindo-se a um ponto de vista sobre a memória coletiva, sobre essa ligação Halbwachs pontua: é preciso também que ela não tenha deixado de concordar com suas memórias e que haja suficientes pontos de contato entre ela e as outras para que a lembrança que os outros nos trazem possa ser reconstruída sobre uma base comum.

1.2 ROUPA COMO DISPOSITIVO DE MEMÓRIA

A memória excede o campo humano e assume os objetos como parte complementar de sua existência. Elas são tão importantes quanto os indivíduos que as vivenciam essas experiências, são ajudantes na dinâmica dos acontecimentos. Elas participam de muitos acontecimentos da vida humana, os objetos servem como menção para demarcação da memória, por exemplo, uma determinada peça de roupa da moda, ou objeto utilitário nos remetem a uma determinada época onde aquele objeto ficou em evidência, seja pela forma ou pelo desejo de tê-lo. Esses objetos se tornam objetos-documento, pois retratam uma experiência, sendo importantes resquícios de memória. Com relação aos objetos- documentos Joyce Fagundes esclarece que:

Um objeto se torna documento a partir do momento em que indagamos sua origem, sua forma, sua funcionalidade, quais são seus autores e sua importância (CHAGAS, 1994). Desta forma, o objeto se torna um documento no momento em que há um interesse sobre ele, podendo ser utilizado para ensinar alguém sobre algum fato. Os documentos, por sua vez, são meios de aprendizagem para o indivíduo, a partir da agregação de valor que atribuímos a esses objetos. A constituição de um objeto como documento ocorre a partir do contexto social em que ele se encontra inserido. (FAGUNDES, 2011 p. 3)

(5)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

A partir desse prisma, podemos analisar a roupa como um documento da sociedade, já que a mesma assume a identidade de seu usuário e caracterizando-se em momentos e histórias.

A roupa não é apenas um objeto de um fenômeno efêmero que é a moda, mas ela resiste aos corpos, os corpos vem e vão e elas sobrevivem. A roupa veste o seu próprio “eu”, usando o corpo em sua forma mais pura e por uma espécie de tautologia remete ao próprio vestuário. (BARTHES, 1979, p. 245).

Ela constrói situações que excedem o campo físico e alcançam o inconsciente. A roupa - como objeto material de uso cotidiano - é dotada de elementos subjetivos, composta por uma memória sensitiva e carregando nossa forma física, nosso cheiro, nosso suor. Carrega também memórias, nomes e o espírito de quem a pertenceu. (FAGUNDES, 2011 p. 1). A memória é constituída por pessoas, personagens. (POLLAK, 1992 p. 2) A roupa assumiria para o homem esse papel de personagem diante dessa relação estabelecida entre homem e objeto, uma vez que são peças chaves e acumulam acontecimentos que elas vivenciam.

A roupa3 para além da moda pode ser descrita como um invólucro, uma segunda pele à qual aderimos, entendemos que, a roupa é um objeto que pode nos instiga, sobretudo com relação a memória afetiva, onde determinado objeto nos traz lembranças. Ressalta-se que elementos materiais tem como papel maior despertarem as lembranças de modo a elaborar uma memória (LE GOFF, 1984). Sobre a ligação entre memória e objetos que carregam lembranças, comecemos pelos artefatos que são feitos para lembrar. (BRUNO, 1996) Estão ligadas sobre ao universo sensorial e despertam nossa sensibilidade Patrícia Sant´Anna esclarece:

Vestuários são objetos que recaem diretamente no universo sensorial: visão, tato, olfato e mesmo audição (quem não passou por um trecho de literatura que descrevia o farfalhar de um tecido?). Neste sentido as peças estabelecem-se como elementos de conestabelecem-servação silenciosa, pois despertam a sensibilidade, levando-a uma significação a partir do estimulo. Este traço semântico que a roupa pode portar é apropriado de diversas maneiras pelos museus. (SANTANNA, 2010, p. 220)

O vestuário-moda é de fato como um artefato privilegiado, que nos permite pensar sobre a maneira como ele se torna um objeto-documento. De modo geral, quando uma peça adentra o

3 Moda - Sentido geral, sendo ela uma construção da modernidade, é uma intencionalidade/ Roupa-preocupação da sobrevivência.

(6)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

museu ela é sempre tratada como documento, e é isso que dá inicio a aventura do processo de musealização de uma peça de moda (roupa, acessório, calçado). (SANTANNA, 2010 p. 222) O Os objetos de design possuem memória? Eles podem estar em um museu mesmo sendo fabricados em escala industrial, pois bem, "lembre-se que o objeto de design é produzido em escala industrial o que a principio, vai de encontro com o conceito de aura, pois esta só ocorre junto ao objeto uno, raro, exclusivo e quase inacessível. (DELLARI, 2008 p.160) No caso específico do design o processo de atribuição de significado ocorre pela fetichização, ou seja, pela atribuição de valores não essenciais ao uso do objeto, transmitidos pelas exterioridades, despertando desejos, idealismos, emoções e devaneios. (DELLARI, 2008 p.163) Sobre a relação do deslocamento do artefato industrial e sua entrada no museu a autora explica que:

Com a museificação, o artefato industrial é deslocado do contexto prático e cotidiano para o qual foi produzido, ocorrendo uma apropriação erudita do objeto enquanto obra de interesse estético. O valor de uso passa a valor de culto, havendo fetichização do design. O museu serve, então, de base técnica para avaliar e testar aura, no sentido elaborado por Walter Benjamim, ao objeto. Os espaços de exposição são planejados de maneira a reafirmar uma dignidade aferida pela instituição às peças que exibe. (DELLARI, 2008 p.158)

Essas peças de roupa em museus nos suscitam questionamentos em torno da memória afetiva das coisas, como objetos elas não estariam mortas mais sim vivificadas como pontua Baudelaire em um de seus escritos a respeito da presença da roupa em museus.

Roupas em museus são além de coisas mortas mas, para serem verdadeiramente apreciadas, as modas não devem ser consideradas como coisas mortas; seria o mesmo que admirar os trapos pendurados, frouxos e inertes como a pele de São Bartolomeu, no armário de um vendedor de roupas usadas. É preciso imaginá-las vitalizadas, vivificadas pelas belas mulheres que os vestiam, somente assim compreenderemos seu sentido de espírito. (BAUDELAIRE, 1996 p. 58)

Roupa. Toda emoção suscitada ou conservada pela roupa que o sujeito usava no encontro amoroso, usa com intenção de seduzir o objeto amado. (BARTHES, 1994 p. 174) Essas emoções e sensações que a roupa produz evidenciam que ela sobreviveu e sobrevive como um objeto memorialístico ao longo dos tempos, como um registro evidente e claro da memória coletiva, a despeito disso:

(7)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

A roupa quando vira memória evidencia trajetos propondo reflexões que pode ser comparadas a reproduções textuais e imagéticas, nos livros, fotografias e ilustrações podemos observar como a roupa sobreviveu e está de acordo com o ideal estético proposto." (BERNARUSH, 2010 p.4).

Sobre longevidade e representatividade da roupa como um documento vivo e importante do ponto de vista cultural e histórico entendemos que:

As roupas são objetos que tem uma circulação social. Sua longevidade, geralmente maior que a humana possibilita-lhes transitar por diferentes espaços e tempos. Para pensar as roupas numa perspectiva cultural e histórica é necessário apreendê-las em, já que contextos específicos, já que sua condição circulante e suas inerentes propriedades deteriorantes deslocam-se continuamente para novas situações, para novos estados. (ANDRADE 2008, p.16)

Objetos incorporam informações exclusivas sobre a natureza do homem na sociedade: a elucidação de abordagens por meio do qual este pode ser desbloqueado é a nossa tarefa, a única contribuição que coleções de museus podem fazer para a nossa compreensão de nós mesmos. (CLARK e HAYE 2014, p. 78 - tradução nossa). A peça de roupa tende a estar associada a memória, Stallybrass esclarece que: “quando a pessoa está ausente ou morre, a roupa absorve sua presença ausente” (2008, p.14). Após essa citação o autor cita a artista Nina Payne descrevendo como ela mexia nas roupas de seu marido falecido e de como este ato lhe trouxe lembranças:

Tudo que tinha que ser guardado estava armazenado num armário no segundo andar da casa: jaquetas e calças que Eric ou Adam podiam eventualmente usar, blusas, gravatas, três camisas feitas de uma pelúcia axadrezada (azul-cinza vermelho-tijolo e ocre-amarelo). Vi que a camisa (azul-cinza tinha sido usada uma vez, depois de ter sido passada a ferro e, então, recolocada em seu cabide para ser vestida outra vez. Se eu colocasse minha cabeça no meio das roupas, eu podia cheirá-lo. (STALLYBRASS, 2012, p.14)

Isto é, a roupa acaba se tornando um objeto de memória e contemplação, perdendo seu caráter utilitário e efêmero e ganhando caráter afetivo e insubstituível por qualquer outro objeto, diz ele, “os corpos vêm e vão: as roupas que receberam esses corpos sobrevivem” (Idem, p.11). Esses novos atributos dados ao objeto são conceituados por Pierre Nora como lugar de memória: é um lugar duplo: um lugar de excesso fechado sobre si mesmo, fechado sobre sua identidade, e recolhido sobre seu nome, mas constantemente aberto sobre a extensão de suas significações”

(8)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

(1993, p.27). Em 1982, o historiador de arte Jules Prown propões uma metodologia para análise de objetos com base em três etapas sequenciais. A primeira, é a descrição, que envolve a articulação das propriedades físicas do objeto. O segundo e o terceiro são culturalmente determinados. Prown ressaltou que, os objetos, ao contrário de outras evidências históricas continuam a existir em nosso tempo (CLARK e HAYE 2014, p. 78 - tradução nossa)

A prática do design produz roupas que estabelecem um vínculo com a memória devido a sua materialidade. Estas roupas como representações da sociedade, nos direcionam ao campo do design como espaço de relações sociais que são guiadas para a produção destes artefatos. Assim podemos dizer que as noções de tempo compreendidas nestas relações sociais se dão através da produção, recepção e circulação das roupas. "A roupa tende a estar poderosamente associada com a memória, ou para dizer de forma mais forte, é um tipo de memória". (STALLYBRASS, 2012). Ela tem uma relação muito estreita com a memória. Segundo o autor, a sociedade moderna se caracteriza como uma "sociedade de roupas" porque os objetos materiais são carregados de significado simbólico que corporificam as relações sociais. (STALLYBRASS, 2012 p.13-14).

Por esse viés a roupa pode ser entendida não só como um objeto utilitário, passando pelo status de objeto de memória ativa, pelo qual as pessoas se apegam por se tratar de contar parte de sua história. Se finalmente por passado adiante, estes queridos que se identifiquem com aquela memória ou identidade e que queiram mantê-la "viva" poderão herdá-lo; muitas vezes o objeto atravessa gerações e gerações.

Diante dessa identificação com o objeto o Design Reflexivo atua baseado nessas emoções. Afinal de que outra maneira o objeto poderia ser criado pelo designer para evocar lembranças através do emprego de estampas, texturas ou tecido, senão provocando este tipo de correlação afetiva, em que o consumidor se lembre de algo significativo, de uma época, momento ou experiências de senso comum? Essa relação com o objeto pode estar intrínseca ou ser construída ao longo da "vida" do produto:

De modo igual o design reflexivo também pode ser criado com o passar do tempo pelo usuário do produto, através de seu uso continuado. Desta forma, pequenos desgastes, puídos, manchas, cheiros, deformação de tecido pela forma do corpo que surgem através do tempo, e também reforçam a ideia de lembranças da experiência emocional encaixam-se em um design reflexivo alterado pelo próprio consumidor. (NORMAN 2008 p.107)

(9)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

A memória está presente em tudo e em todos, afinal somos seres da memória. Nós somos tudo aquilo que lembramos ser. Ela não é só pensamento, imaginação e construção social; ela é também uma determinada experiência de vida capaz de transformar outras experiências a partir de resíduos deixados anteriormente. A moda têm adquirido importância nos estudos da história social e dos estudos culturais; além disso, cabe destacar a função social do traje, como indicativo de um contexto cultural. “O vestuário constitui uma indicação de como as pessoas em diferentes épocas, vêm sua posição nas estruturas sociais e negociam as fronteiras do status” (CRANE, 2006, p. 21). Em relação à interface design, moda e arte, a autora AZZI (2010, p.05) esclarece que:

Tradicionalmente, a crítica de arte questiona o estudo da moda como campo filosófico. No entanto como afirma a filósofa Marie-José Mondzain, “a moda não é a primeira vista, o que se pode poderia chamar de objeto de tradição filosófica, mas na verdade todo objeto pode se tornar filosófico, quando encontra uma forma de interrogá-lo a partir de sua história e de seus sentidos.

Assim, o vestuário passa a ser visto como documento-memória, pois faz referências a uma cultura em um período específico, refere-se às tradições, aos hábitos e aos costumes que caracterizam os grupos sociais em diferentes épocas (SORCINELLI, 2008). Sendo assim “a roupa fala, e para entendê-la, é preciso reposicioná-la como fonte histórica (GUEDES e TEIXEIRA, 2009, p.2)”. Contudo, apesar de adquirir espaço nas discussões históricas e culturais, ainda há certas restrições referentes à presença da moda nos museus. Albuquerque e Delgado dialogam com nossas proposições:

Apesar do traje e da moda estarem nos museus há muitos anos pela mão dos grandes mestres da pintura, somente no século XX se assume uma nova interdisciplinaridade entre a moda e a arte, ao passarem a ser sistematizadas e enquadradas nas discussões de abordagem artístico-científica. Dentro da temática agora apresentada, os museus podem-se assumir como locais privilegiados de desenvolvimento de competências ao nível da interpretação e análise crítica do Traje e da Moda, proporcionando oportunidades de pesquisa através das exposições das suas coleções de pintura e material interpretativo (ALBUQUERQUE E DELGADO, 2009, p. 324).

Vale ainda frisar que, somente na primeira metade do século XIX, alguns museus mostraram interesse por objetos referentes à moda. O tema design e moda, assim como sua presença nos museus. (AZZI, 2010). A autora lembra que:

em 1851 é fundado na Inglaterra o Victoria and Albert Museum, o museu consagrado às artes, com imenso acervo formado por pinturas, esculturas, objetos de metal e vidro, cerâmicas, desenhos, mobiliário, fotografias, arte

(10)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

islâmica e, ainda, tecidos, roupas, joias e acessórios, incluindo bolsas e sapatos. Atualmente, é o maior museu de arte e design do mundo (AZZI, 2010, p.41- 42).

Ao compreender a memória como algo que está presente em nossas vidas é possível entender os artefatos - roupas e acessórios - como memórias que falam de um tempo que já não existe mais, que caracterizam uma realidade específica. A moda durante muito tempo esteve distante dos campos de estudo por sua aparente "banalidade" e "futilidade", contudo, nas últimas décadas tem estado em grande evidência nas universidades. Ver a moda como objeto de pesquisa, é uma questão que vem se construindo de maneira lenta, mais firme. Pra muitos a roupa pode ser vista apenas como um mero acessório, porém se questionada ela pode ser vista como uma força motriz.

No museu nos defrontamos com objetos em suas múltiplas significações e funções, objetos do nosso cotidiano mais fora do contexto, e portanto capazes de atrair a observação ou estranhamento à vida corrente capazes de incorporar inúmeras experiências. As roupas em museus são indicadores de memória, pois revelam fases e épocas distintas cada uma a seu modo. Sobre o conceito de memória Le Goff pontua:

O conceito de memória é crucial. Embora o presente ensaio seja exclusivamente dedicado à memória tal como ela surge nas ciências humanas (fundamentalmente na história e na antropologia), e se ocupe mais da memória coletiva que das memórias individuais, é importante descrever sumariamente a nebulosa memória no campo científico global. A memória, como propriedade de conservar certas informações. (LE GOFF, 2013, p.387)

Entretanto, a roupa, como qualquer objeto de design, materializa um tempo passado, nos fornece uma noção ideológica e cultural da sociedade que a criou e consumiu.

“A coisa projetada reflete a visão de mundo, a consciência do projetista e, portanto, da sociedade e da cultura às quais o projetista pertence. Toda sociedade projeta (investe) na sua cultura material os seus anseios ideológicos e/ou espirituais e se aceitamos esta premissa, logo é possível conhecer uma cultura – pelo menos em parte – através do legado de objetos e artefatos que ela produz ou produziu” (DENIS, 1998, p. 37).

A roupa vista pelo viés histórico nos fala dos momentos das sociedades e de como eram as relações entre as pessoas, haja vista que a roupa era vista como um signo, certos tecidos,

(11)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

padronagens eram específicos para cada grupo da sociedade. Elas nos reportam a sensações e lembranças, e são objetos que nos remetem a um universo sensorial: tato, visão, olfato. Estabelecem conosco elementos de conversa, pois despertam nossa sensibilidade. Ao adentrar o espaço museal a peça de vestuário se torna um objeto de patrimônio cultural do grupo que mantém a instituição. Transforma-se em um objeto de contemplação, carregado de vários significados. A peça de vestuário perde o seu sentido original que é a questão prática da peça em si, que serve para vestir o corpo. Sendo agora um objeto de reflexão e memória, deixando de ser apenas uma peça de roupa para e se tornar um objeto “sacralizado” já que adquire uma aura que o valoriza o tornando “intocável”. Sobre a relação do objeto que sai das passarelas da rua para o museu a pesquisadora Michelle Benarush pontua:

Os museus são, por natureza, instituições que transformam objetos em bens culturais. São regidos por missões que inspiram diretrizes de gestão do acervo. A maioria dos museus deseja preservar, pesquisar, e expor seus objetos de maneira relevante. Quando entram no museu, as roupas mudam de caráter, deixam de ser objetos utilitários e de adorno pessoal e passam a ser objetos de admiração. Tornam-se, portanto, testemunho de sua época, uma fonte primária, viram em si objeto de estudo. (BENARUSH, 2012, p.10)

A moda por sim só já nos faz refletir sobre a questão da admiração, afinal de contas ela impõe um rito segundo o qual a mercadoria se torna um fetiche, um “objeto de adoração”. E quando se pensa em objetos de adoração, a primeira coisa que nos vem a cabeça são objetos aureaticos, objetos de exposição, objetos de culto, objetos de arte. Objetos enfim, que nos provocam e nos despertam admiração e desejo. O que todos tem em comum é o lugar ideal ao qual ambos se destinam, espaços consagrados ao saber e ao sagrado, a exemplo dos museus e galerias de arte. É notável a presença de objetos de design de moda nos museus, onde se busca privilegiar o objeto em sua forma original, afim de que esses objetos-roupas despertem novos questionamentos sobre a relação da moda com a memória.

A memória da roupa reside nos sinais, nos desgastes, no suor, no puído da roupa, essas são evidências de uma história da roupa, sua materialidade e vida. Os museus de história social têm apreciam estes sinais de desgaste que eles interpretaram como evidência de uma vida vivida. Essas evidências garantem que o objeto não pereceu no processo, afinal de contas seria uma pena, por exemplo, para enviar para a lavanderia um vestido do século XIX. Sobre essas conexões e pertencimentos que a roupa estabelece a pesquisadora esclarece:

Nesse contexto, as roupas são capazes de oferecer um pertencimento a um lugar de memória, estas criam conexões com espaços e tempos diferentes,

(12)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

são objetos ladeados de significações emocionais que afetam seu usuário/proprietário/observador. São vistas como agentes ativos e hábeis a revelar lembranças e pertencimentos. Elas são encadeamento de acepções que produzem afetos e atingem lugares imateriais enriquecidos pela associação subjetiva proporcionada pela memória. Desse modo, pode-se aferir à roupa, por contextos sociais e semiológicos, subjetividades coletivas. (SOUZA, 2014 p. 10)

Contudo tudo isto, podemos dizer a roupa é capaz de despertar no indivíduo sensações subjetivas, que transitam entre fluxos de signos, sociais e materiais, podendo ser representados por um objeto, por uma roupa ou por uma associação de vários desses. Nesse sentido a roupa torna-se recurso da memória coletiva, tal como um vestido de noiva, que provoca ao indivíduo uma série de associações afetivas pessoais ou mesmo produzidas pela cultura social. É uma produção da memória coletiva, que acaba tornando os vestidos de noiva brancos referências claras a tudo aquilo que tange o universo feminino, seja cercado pela áurea de sonho ou em uma posição de aprisionamento social. A roupa, nesse sentido, associada a memória e sua semiótica tornando-se uma linguagem simbólica e expressiva.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por tudo isto, entendemos que a moda/roupa/acessório ao adentrar o espaço museal perde o seu sentido original de mera peça de vestuário, e passa adquirir novos significados, novas funções, ao se tornar um objeto exposto na vitrine de um museu, fazendo parte agora de uma narrativa maior, representando uma época, um contexto ou um estilo, torna-se memória viva de um tempo. Em outras palavras a moda deixa de lado a sua função utilitária para se tornar um objeto-comunicação. As roupas em museus são indicadores da memória as exposições de moda tem estado cada vez mais presente nos museus e esse fenômeno se deve sobretudo a estruturação do campo de conhecimento que apesar de ser recente vem se consolidando ao longo dos anos, fato que não se pode negar é que a relação da moda com arte foi importante nesse processo de saída das passarelas para o museu.

(13)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015 REFERÊNCIAS

Livros

AZZI, C. F. Vitrines e coleções: Quando a moda encontra o museu. Rio de Janeiro: Memória Visual, 2010.

BAUDRILLAND, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2006.

CRANE, Diana, A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: SENAC, 2006.

DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

FORTY, Adrian. Objetos de desejo: Design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify. 2007.

GONÇALVES, José Reginaldo S. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: IPHAN; Garamond, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

HENRIQUES, Rosali. Museus Virtuais e Cibermuseus: a internet e os museus. Dissertação de Mestrado. Lisboa, Portugal: Curso de Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Portugal. 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS – IBRAM. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Brasília, Brasil: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2009. KAUARK, Fabiana. Metodologia da pesquisa : guia prático / Fabiana Kauark, Fernanda Castro Manhães e Carlos Henrique Medeiros. – Itabuna : Via Litterarum, 2010.

LE GOFF, Jaques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.

LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem moderno. São Paulo: EDUSP, 2000. MEIRELES, Tais. A moda no Museu. Disponível em: http://nilrevista.com/a-moda-no-museu/. Acesso em 17/05/2013.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo: PUC, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos ou detestamos os objetos do dia-a-dia. 1ª edição. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992.

(14)

ISSN: 2358-5269 Ano II - Nº 1 - Maio de 2015

SORCINELLI, Paolo. Estudar a moda: corpos, vestuário, estratégias. São Paulo: SENAC. 2008. STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. São Paulo: Autêntica, 2012

Sites

MEIRELES, Tais. A moda no Museu. Disponível em: http://nilrevista.com/a-moda-no-museu/. Acesso em 17/05/2013.

Teses e dissertações

ANDRADE, Rita. Boué Soeurs RG 7091: a biografia cultural de um vestido. 2008. Tese (Doutorado) – Programa de História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

DALLARI, Heloisa. Design e Exposição: das vitrines para as novas telas. Tese de Doutorado. São Paulo, Brasil: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2008. NOROGRANDO, Rafaela. Como é formado o patrimônio cultural: Estudo museológico em Portugal na temática Traje/Moda. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social e Cultural) – Depto. De Antropologia/FCTUC - Universidade de Coimbra, Portugal, 2011.

SANT'ANNA, Patrícia. Coleção Rhodia do MASP - Um estudo sobre o design de vestuário no Brasil (1959-1972), 2010 Tese de Doutorado em História da Arte- Universidade Estadual de Campinas.

Referências

Documentos relacionados

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - Arquitetura e Urbanismo Universidade Anhembi Morumbi - Arquitetura e Urbanismo. Universidade Anhembi Morumbi

Os resultados da avaliação podem servir como ponto de partida para uma série de refl exões acerca das políticas públicas educacionais e das ações, pedagógicas e de gestão,

Você não deve usar Aldijet se apresentar as seguintes condições: alergia a qualquer um dos componentes do produto; estiver grávida ou com suspeita de gravidez; estiver amamentando

No entanto, o autor pareceu ainda tomar como referência certa concepção ideológica e política supostamente mais correta para os trabalhadores se organizarem (a formação

Com base na prerrogativa que “o trabalho [...] é uma categoria central para compreensão do próprio fenômeno humano-social” (NETTO & BRAZ, 2006, p.29), faremos aqui

1 Mestrando em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, especialização em Gestão de Negócios em hotelaria pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP/SP

2 Doutoranda em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM – Bolsista UAM)Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Pós-Graduada em

VI Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 10 e 11 de setembro de 2009 – Universidade Anhembi Morumbi – UAM/ São Paulo/SP [...] Eu me