• Nenhum resultado encontrado

O que o conteúdo pode fazer por mim? Que resultados posso esperar? Colocando em prática - de olho nos resultados...18

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que o conteúdo pode fazer por mim? Que resultados posso esperar? Colocando em prática - de olho nos resultados...18"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)
(2)

Sumário

O que o conteúdo pode fazer por mim?...04

Que resultados posso esperar?...12

Colocando em prática - de olho nos resultados...18

Escolha as ferramentas...22

Crie o conteúdo...29

Cases de sucesso...33

Conheça nosssos serviços...39

(3)

E existem todos as outras: as pessoas que precisam do produto, conhecem o seu, mas estão analisando a concorrência; as pessoas que precisam do produto e não conhecem o seu; as pessoas que precisam e conhecem apenas a concorrência; as pessoas que precisam e não sabem onde comprar; as pessoas que nem sabem que precisam; as que podem precisar um dia. Entre várias outras situações.

Existem pessoas que precisam de um produto, conhecem o seu e acessam a sua loja virtual para comprá-lo.

Quando falamos sobre a importância do marketing digital, falamos, especialmente, sobre este segundo – e numeroso – grupo.

(4)

O que o conteúdo pode fazer por mim?

Como mencionamos anteriormente, na web, estamos lidando com pessoas em várias etapas diferentes de compra – das que já optaram por um produto específico às que ainda nem sabem que querem comprá-lo. O que vai guiar estas pessoas e determinar a decisão de compra é a informação que elas recebem online: quais são as empresas que oferecem determinado produto, como são os produtos, o que eles podem fazer por elas, quais os benefícios, entre outras.

(5)

Por isso, ter uma estratégia de conteúdo bem traçada pode fazer uma grande diferença para o seu e-commerce. Confira alguns dos benefícios de investir em marketing de conteúdo:

Gerar conhecimento sobre a marca

Quanto mais presente e ativa na web, maiores as chances de a sua marca ser lembrada pelos potenciais consumidores quando eles optarem por comprar. Por isso, posts em blogs e redes sociais sobre a empresa e assuntos relacionados à sua área de atuação, um site atualizado e completo, entre outras estratégias, são indispensáveis. É o conteúdo gerado e compartilhado pela sua empresa que vai dizer ao seu público alvo quem é você, o que você oferece, que benefícios seus produtos e serviços podem proporcionar e onde você pode ser encontrado.

1

(6)

Gerar credibilidade

Você, certamente, se sentiria mais seguro ao fazer negócio com uma empresa que é referência na área, não é? Uma boa estratégia de marketing de conteúdo tem esse poder. Produzindo conteúdo de qualidade sobre sua área de atuação, você mostra ao seu consumidor que entende do assunto e gera confiança. Se você tem um e-commerce de produtos esportivos, por exemplo, fale sobre os diferentes esportes, seus benefícios, dar dicas de treinos e vida saudável, falar sobre os melhores equipamentos e como escolher, entre outros assuntos pertinentes.

2

(7)

Informar

Quanto mais informado sobre um produto ou serviço, mais seguro o consumidor se sente para fechar o negócio. Por isso, gerar conteúdo sobre sua empresa é tão importante quanto gerar conteúdo relacionado à sua área de atuação.

Crie vídeos explicativos sobre os produtos para colocar em seu site, disponibilize manuais de instrução, compartilhe depoimentos de pessoas que já são clientes, crie álbuns de fotos de boa qualidade: você possui inúmeras ferramentas à sua disposição!

3

(8)

Criar e manter relacionamentos

Um conteúdo de qualidade, que realmente seja útil e relevante, é uma excelente ferramenta para criar e manter o relacionamento com seu público alvo. Sabendo que sua empresa compartilha boas informações, os consumidores irão até ela espontaneamente e farão questão de acompanhá-la. As pessoas querem saber mais sobre aquilo que gostam: os amantes da moda querem saber sobre as próximas tendências, corredores querem saber mais sobre a corrida, apaixonados por tecnologia querem ficar por dentro das novidades.

Ofereça essas informações ao seu público alvo e você terá fãs e seguidores fiéis, em contato constante com sua marca e, consequentemente, mais dispostos a comprar na sua loja virtual.

4

(9)

Ser acessível

A produção de conteúdo tem outra função importante, e nem sempre lembrada: fazer com que seu público encontre sua marca facilmente. O conteúdo é um dos principais fatores para uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization), o posicionamento do seu site nos buscadores.

Funciona assim: para encontrar resultados verdadeiramente relevantes para os usuários, mecanismos de busca, como o Google, estabelecem uma série de critérios que vão definir o posicionamento da página nos resultados de busca. Entre eles estão o número de ligações que a página tem com outras páginas e portais relevantes, as palavras-chave utilizadas no código fonte, a frequência de atualizações e.... O conteúdo!

Para estar entre os primeiros resultados – os mais relevantes e, consequentemente, os mais clicados – é preciso produzir conteúdo de qualidade, original, otimizado.

5

(10)

Custo x benefício

O conteúdo é uma forma relativamente econômica de divulgar a sua marca. Com ele, é possível crescer organicamente, sem investir em mídia online. Obviamente, os resultados podem ser mais lentos, mas certamente vale a pena como trabalho contínuo. O público que se aproxima de sua marca por causa do conteúdo gerado por ela é um público altamente qualificado – que já demonstra interesse –, sem falar nos consumidores que já conhecem sua empresa, a seguem por afinidade e podem se tornar grandes defensores da sua marca, atraindo ainda mais gente interessada.

6

(11)

Geração de Leads

Toda empresa sabe o valor de uma boa lista de contatos. Aproveite o conteúdo para criar a sua! Muitas pessoas não gostam de fornecer seus dados espontaneamente, mas elas certamente o farão em troca de informações de interesse. Você pode, por exemplo, uma boa newsletter e e-books exclusivos para quem se cadastrar no site. Assim, seus consumidores terão um conteúdo bom e útil e você terá uma lista preciosa de pessoas interessadas em sua empresa.

7

(12)

Que resultados posso esperar?

O conteúdo tem uma vantagem que se destaca: o poder de criar e manter o relacionamento com seu público alvo. Com um conteúdo de qualidade, sua empresa pode transformar aqueles clientes ocasionais, que só lembrariam da sua marca quando precisassem de um produto seu, em "fãs", "seguidores", amigos da sua marca. E, como bons amigos, eles voltam em busca dos seus conselhos, dicas e sugestões, eles o acompanham continuamente, eles defendem e recomendam sua empresa.

(13)

Partindo deste princípio, listamos alguns dos principais resultados que você, certamente, vai perceber:

Credibilidade

Em qualquer área, a credibilidade é um dos maiores bens que uma empresa pode construir. Ela que fará com que o consumidor confie em sua empresa e busque por ela, recomende, compartilhe.

O conteúdo pode ajudar a construir sua credibilidade de diversas formas. Informações claras no site, por exemplo, transmitem credibilidade quanto ao processo de compra - o consumidor sabe que pode ter uma boa ideia do que está comprando, que as transações financeiras estão sendo realizadas em ambiente seguro, que, se houver algum problema, ele será resolvido de acordo com os termos do site. Dicas e notícias sobre sua área postadas em blogs e redes sociais transmitem credibilidade quanto ao seu conhecimento e propriedade - quem entende o ramo em que atua é capaz de produzir bom conteúdo sobre ele.

1

(14)

Fidelização

Como mencionamos, quando os consumidores conversam com sua empresa e confiam nela para saber as últimas novidades, tendências e condições especiais de compra, por exemplo, eles deixam de ser meros compradores ocasionais. Eles passam a fazer questão de acompanhar você, para estar ciente das últimas novidades. Com isso, sua marca ganha presença, força e também poder na vida do seu público.

2

(15)

Novos clientes

O conteúdo é uma excelente forma de atrair e conquistar novos clientes. Imagine o caso de uma confeitaria recém-aberta, que decidiu aceitar encomendas via web. Se ela investir em posts nas redes sociais com fotos de seus produtos, se tiver um blog onde dá dicas e receitas sobre gastronomia, se caprichar na loja online, ela tornará não apenas sua marca conhecida, mas também seus produtos. Com um bom conteúdo, você mostra ao seu público a qualidade de deus produtos e serviços. Você pode criar, nele, o desejo ou necessidade de adquirí-los.

3

(16)

Aumentar as visitas ao site

Muito mais eficaz do que apenas compartilhar o link para o seu ecommerce é dar ao público motivos factuais e emocionais para conhecê-lo. Imagine, por exemplo, um post em blog sobre produtos decorativos para aquecer a casa no inverno, com dicas de como escolher materiais, como combinar, entre outras - e, claro, algumas sugestões estratégicas de produtos vendidos em um ecommerce da área.

Com conteúdo, você não apenas diz ao seu consumidor "este é o link para meu ecommerce". Você diz: "temos estes produtos que você precisa/quer, você pode usá-los de x maneiras e você terá y vantagens". Então... Você prefere entrar em uma página com preço, foto e uma rápida descrição ou em uma com dicas de utilização, descrição, reviews, aplicabilidade, foto e preço? Seu consumidor com certeza vai preferir a segunda opção!

4

SEU

SITE

(17)

Influenciar na decisão de compra

Fotos de qualidade, informações detalhadas e outros cuidados com o conteúdo aumentam não apenas a credibilidade e segurança que o consumidor sentirá, mas também dão uma visão bem clara das vantagens e da qualidade dos produtos - fatores que, certamente, podem ser o diferencial na hora de decidir entre comprar ou sair do site.

5

(18)

Colocando em prática – de olho nos resultados

Você tem uma loja virtual e precisa mostrar ao mundo o quanto ela é ótima. Para você chegar lá, separamos alguns passos fundamentais. Preparado?

(19)

Conheça a sua área de atuação

Você vende móveis? Objetos de decoração? Roupas? Acessórios para animais de estimação? Comece conhecendo bem a sua área, o que os concorrentes diretos e indiretos têm feito e, principalmente, que tipo de conteúdo pode ser aproveitado. Toda área tem ótimas possibilidades à disposição. Uma loja de flores, por exemplo, pode falar sobre jardinagem, decoração, presentes para ocasiões especiais, os benefícios dos chás e ervas naturais, plantas frutíferas e seus usos, conservação das plantas, plantio, entre vários outros assuntos.

Encontre o seu tema e construa a sua estratégia tendo ele como guia.

1

(20)

Conheça seu público alvo

Você pode ter mais de um público alvo: jovens descolados, recém-separados na faixa dos 40 anos, jovens casais iniciando a vida, solteiros convictos que amam viajar... Conheça todos os seus grupos de consumidores e escolha aqueles que são mais relevantes para seu negócio. Então, comece a moldar a sua estratégia pensando nestes grupos específicos. Que informação interessa para eles? Sobre o que querem saber? O que precisam saber? O que você quer que eles saibam?

Uma boa estratégia é montar as buyer personas – “personagens” que vão representar os perfis de interesse. Com estes personagens em mente, fica mais fácil criar conteúdo adequado para os grupos que representam.

Neste momento, lembre-se: é fundamental colocar o interesse do seu público à

2

(21)

frente do seu. Muitas empresas pecam ao produzir conteúdo com foco no que elas acham interessante, acham útil, acham relevante – fuja dos achismos. Conheça, de fato, as necessidades da sua audiência.

A definição de temas é uma via de mão dupla: você pode sugerir temas que ache pertinente ao seu público de interesse, mas também pode (e deve) transformar as dúvidas, questionamentos e questões de seus potenciais compradores em conteúdos de qualidade para toda a sua base. No lugar dos longos FAQs que poucos leem, os consumidores terão posts completos para tirar curiosidades e resolver dúvidas que muitas vezes podem levar ao abandono do carrinho de compras caso não sejam atendidas.

(22)

Escolha as ferramentas

Elas são várias e cada um tem vantagens importantes. Procure estudar mais a fundo cada uma das ferramentas das quais falaremos a seguir e avalie, friamente, quais são benéficas para a sua empresa ou não. Você não precisa estar presente em todas as redes sociais – acredite: uma página desatualizada em uma rede tem impacto mais negativo do que a ausência de resultados. Já pensou seu cliente publicar uma pergunta, postar uma dúvida e não ser atendido? O melhor (principalmente no início) é ter foco: esteja nas redes em que a maior parte do seu público está – e cuide bastante da atuação por lá, nos posts ativos e nas respostas aos comentários.

Vamos conferir as possibilidades?

(23)

3.1 Site

Sim, o seu site! É ele, indiscutivelmente, a sua melhor ferramenta, por isso, capriche. Invista em um design agradável, tome todo cuidado para que ele seja fácil de compreender e totalmente funcional e, principalmente, para que seja seguro – afinal, quando falamos de transações financeiras online, esta é uma das principais preocupações dos consumidores.

Depois, foque no preenchimento desta estrutura – o conteúdo!

Faça descrições claras e completas dos produtos. Quanto mais originais e objetivas, melhor! Fuja dos termos técnicos e informações, muitas vezes, irrelevantes, que são enviadas pelos fabricantes. Você conhece seus compradores melhor do que ninguém, por isso, tenha o cuidado de falar com eles de forma personalizada. E não se esqueça de utilizar as famosas palavras-chave, que vão ajudar a posicionar seu site nos buscadores.

#

(24)

Saiba também utilizar bem as imagens, tanto fotos quanto vídeos. Lembre-se que o consumidor não tem a experiência física da compra, por isso, ele precisa ver em detalhes o que está comprando, para se sentir mais seguro. Use várias fotos e fotos de alta qualidade. Se você vende serviços online, como no caso de agências de viagem, procure descrever detalhadamente tudo que está incluso, condições e termos.

Por último – e mais importante – aproveite a opinião dos consumidores que já compraram em sua loja. Opiniões positivas encorajam novos compradores – basta pensar na sua própria reação quando recebe a recomendação de um amigo. Ofereça espaço para que seus clientes comentem, avaliem produtos e serviços. Você pode criar uma caixa de comentários em cada produto ou espaço para depoimentos na página inicial do site, criar um fórum para discussões ou ainda uma série de publicações com reviews dos seus produtos, entre outras opções.

(25)

3.2 Blog

Os blogs são grandes aliados na web. Mas é preciso escolher o conteúdo com cuidado. Evite falar apenas de seus produtos e serviços; gere conteúdo relevante, que mostra ao seu público como eles podem ser usados, que benefícios trarão, por que eles são necessários.

Mantenha seu blog sempre atualizado. Estabeleça uma rotina de postagens e seja fiel a ela – o ideal é ter, pelo menos, duas postagens semanais. Assim, seu público sabe que encontrará novidades no seu blog sempre, voltará para ler e você pode aproveitar os novos conteúdos nas divulgações em outras redes sociais, e-mail marketing, entre outros.

Finalmente, o SEO. Além de informar, o blog também ajudará você a aparecer nas buscas de uma maneira conveniente. Se você vende roupas e quer aproveitar o Dia dos Namorados para aumentar as vendas online, faça postagens com sugestões de presentes para homens e mulheres. Assim, você aumenta as chances de ser encontrado por aqueles que buscam ideias de presentes, por exemplo, e não apenas pelos que já sabem que querem comprar roupas. Anote: conteúdo original, relevante, otimizado e atual sempre!

#

(26)

3.3 Mídias Sociais

Elas são a sensação do momento faz tempo. Sua empresa já está lá? E como ela as utiliza?

Mais dinâmicas do que os blogs e também mais sucintas, as mídias sociais são parte ativa da vida dos consumidores, seja na tela do notebook, no tablet ou smartphone. Estar nas mídias sociais é estar em contato constante com eles e é também interagir: falar, ouvir, conversar.

Por isso, escolha as mídias sociais mais adequadas aos seus objetivos e trace uma estratégia forte de conteúdo para elas. A regra é a mesma: postagens relevantes, originais e de qualidade. Porém, as redes sociais exigem um jogo de cintura a mais: o saber interagir de forma mais humana e menos institucional, mas sem perder a credibilidade e um certo grau de formalidade. É a sua empresa falando, e ela deve ser descontraída sem deixar de ser profissional!

#

(27)

Um último detalhe ao qual é importante estar atento é o conteúdo gerado pelo próprio usuário – aqui, em dimensões bem maiores do que em seu site. O monitoramento é importante, mesmo que a sua empresa não tenha página ou perfil na rede social em questão. Fique de olho no que estão falando, responda, quando necessário, e dê uma atenção especial aos comentários negativos. Ao contrário do que se costuma pensar, as reclamações não são os vilões. Os vilões são as respostas ruins a essas reclamações. Cada comentário negativo é uma oportunidade para a sua empresa mostrar o quanto se importa e quer resolver os contratempos dos consumidores, mantendo-os fiéis.

(28)

3.4 Email Marketing

Como falamos anteriormente, os e-mails são uma boa estratégia – afinal, chegam a um público extremamente relevante para a empresa – porém, eles devem ser bem elaborados para evitar a temida pasta de Spam.

Estabeleça uma frequência adequada para seus e-mails e procure enviar conteúdo de interesse. Evite newsletters repletas de conteúdo institucional ou promocional apenas. Invista, também, em matérias interessantes, dicas e outros formatos com conteúdo informativo, útil.

Outra boa estratégia para e-mail marketing é a pós-venda. Você já pensou em enviar um e-mail a quem já comprou com informações de uso e uma pesquisa de satisfação? Ou até mesmo sugerir outros produtos que possam ser interessantes para esta pessoa? Esta é uma possibilidade que, além de fazer bem para o seu relacionamento com seu cliente, pode gerar bons resultados de vendas.

#

(29)

Crie o conteúdo

Você já sabe sobre o que falar, para quem falar e que meios vai usar para isto. Agora, é hora de começar a gerar o conteúdo da sua empresa. Uma tática interessante é dividir o conteúdo de acordo com o funil de vendas:

Topo do Funil: composto por aquelas pessoas que ainda não desenvolveram nenhum interesse por seus produtos e, muitas vezes, nem conhecem a sua empresa. O objetivo aqui é se apresentar para elas e criar o desejo ou necessidade de adquirir seus produtos.

Meio do Funil: são as pessoas que já têm o interesse ou necessidade de comprar um produto, mas ainda não decidiram onde comprar ou que modelo comprar, por exemplo. São as pessoas que estão em fase de pesquisa. Aqui, a ideia é apresentar as vantagens de seus produtos e de sua empresa e convencê-las a optar por você.

(30)

Fundo do Funil: são as pessoas que já decidiram comprar seu produto e estão em

busca de informações que as ajudem a fechar a compra. Para elas, o importante é saber mais sobre o que estão comprando, como será o processo, a entrega, pós-compra, entre outras informações.

O funil de vendas ajuda a encontrar pautas relevantes de forma simplificada, sempre dentro dos assuntos que você já escolheu abordar em sua estratégia de conteúdo.

Um exemplo: vamos imaginar que você venda tênis para corrida. Para abordar as pessoas no topo do funil, uma boa pauta seria “Dores nos joelhos? Pode ser culpa do seu tênis”. No meio do funil, você poderia compartilhar uma matéria sobre modelos diferentes de tênis (disponíveis em seu site, claro) e como escolher entre eles. No fundo do funil, uma boa descrição do produto no site e avaliação de outros compradores pode ser fundamental para finalmente convencer estas pessoas a fechar a compra.

(31)

Novamente, é importante lembrar das preferências do seu público. Abuse das ferramentas que a própria internet oferece para descobrir o que eles procuram. Fique de olho nos comentários na sua página ou nas conversas em grupos do Facebook, acompanhe as discussões no Twitter, faça pesquisas de opinião com ajuda de formulários como Survey Monkey ou o próprio Google Docs. Pesquise também as palavras-chave referentes ao seu negócio no Google Trends, que mostra a quantidade de pesquisas e sua variação ao longo do tempo.

Conhecendo suas necessidades, busque por um conteúdo de qualidade. Invista no trabalho de profissionais da área, busque informações com especialistas (quando não houver dentro da empresa). Procure sempre por fontes confiáveis, para evitar informações erradas, mal elaboradas ou até mesmo copiadas de outros meios.

Com um bom conteúdo, adeque a linguagem ao meio, evite apenas reproduzir o material criado para um deles em todos os outros. Enquanto nos blogs as postagens podem ser mais aprofundadas, nas redes sociais elas, geralmente, são

(32)

mais concisas e imagéticas e no site elas devem ser objetivas e completas, por exemplo.

Com seu material publicado e enviado, fique atento ao feedback. Na web, a interação é a lei. Seu público sempre vai reagir ao que você oferece a ele, esteja atento a essa reação. Se ela é boa, a estratégia está no caminho certo. Se é ruim, há algo que pode ser melhorado ou inventado. Tão importante quanto saber falar na web é saber ouvir!

(33)

Cases de sucesso

Buscar inspiração em quem já deu certo é uma ótima maneira de encontrar ou criar ideias que podem ser interessantes para o seu negócio. Separamos alguns cases interessantes. Confira:

(34)

JCanedo

Além de um site de ótima aparência, boas fotos e descrições detalhadas sobre os produtos, o JCanedo possui um blog com ótimo conteúdo, que vai desde dicas de como escolher produtos disponíveis no ecommerce a sugestões de filmes. A marca também faz um bom trabalho no Facebook, com postagens sobre os produtos, sugestões relacionadas a eles e conteúdo de entretenimento para engajar os seguidores e levá-los ao site - gerando conversão de tráfego.

(35)

Camiseta Digital

A Camiseta Digital traduz muito bem o ambiente que construímos na web: altamente parcitipativo. Neste ecommerce, os consumidores podem criar seus próprios modelos de camisetas. No site, o público encontra conteúdo sobre como escolher estampas, inspirações, as vantagens de adquirir camisetas personalizadas e até dicas para empreendedores de como utilizar este produto. A Camiseta Digital também tem uma presença constante nas redes sociais.

(36)

About Home

O About Home trabalha muito bem as imagens - lembrando que elas também são parte importantíssima do conteúdo. O site é bem divido em categorias práticas e fáceis de enenteder, o que facilita muito a busca. A empresa ainda possui um blog com boas dicas de decoração e como usar os produtos e uma boa presença no Facebook.

(37)

LIVO

O ecommerce de óculos LIVO apostou em um site impecável, que possui até provador virtual, e em uma ampla presença nas redes sociais, além de um blog com conteúdo bem variado - de viagens a inspirações para a escolha do modelo. Tudo com linguagem adequada à web e bom uso de imagens.

(38)

Kanui

A Kanui é outro bom exemplo de uso de conteúdo. A marca, especializada em itens para praticantes de esportes radicais, publica conteúdo relacionado à área e à empresa em seu blog e também nas redes sociais. A Kanui possui uma página no YouTube também, onde disponibiliza vídeos sobre produtos e os esportes com que trabalha - os vídeos são outro formato muito interessante para se explorar!

(39)

Nós montamos a estratégia. Nós criamos

o conteúdo. Nós publicamos.

Você aprova...e aproveita!

O melhor criador de sites, blogs e lojas virtuais para

profissionais, pequenas e médias empresas.

Comece agora!

Fale com um consultor!

(40)

Sobre a Contentools

A Contentools foi criada por um grupo de empreendedores de Florianópolis que elaborou uma plataforma pioneira para automatizar processos de produção de textos com foco em Marketing de Conteúdo. De um lado, selecionamos uma base de redatores profissionais que atuam nas editorias em que têm experiência e afinidade. Do outro, beneficiamos empresas que querem compartilhar conhecimento em forma de conteúdo editorial, com o objetivo de manter ou adquirir clientes online.

Para promover o encontro desses públicos, a Contentools desenvolveu um software que encontra o melhor profissional para cada demanda de conteúdo, tema a tema. A plataforma cada vez mais robusta e completa para atender toda a gestão do Marketing de Conteúdo é o foco de nossa atuação – e é também apenas um passo para guiar a série de novidades que temos em andamento. Clique aqui saiba mais sobre a Contentools.

(41)

Sobre o SitePX

Com o objetivo de proporcionar oportunidades no mundo online, o SitePX, plataforma para a criação de sites, permite que o próprio empreendedor seja o criador e mantenedor do seu ambiente web, por meio de uma ferramenta simples e prática. Com a plataforma é possível integração com as principais redes sociais.

Também é possível montar seu site com registro de domínio próprio .com.br.

Fundado em junho de 2012 por Luciano Kalil e Ricardo Monteiro, o SitePX é perfeito para o desenvolvimento de sites para empresas, profissionais liberais, blogs e até uma loja virtual com todo o sistema de pagamento por cartão de crédito, fazendo o cálculo de fretes e permitindo criar uma lista de produtos e serviços, com preços e descritivos. Clique aqui e saiba mais sobre o SitePX.

Referências

Documentos relacionados

Embora a segunda opção (Temos três opções. Vamos votar entre nós) possa soar como colaborativa, ela, de fato, não ajuda a equipe a resolver o problema apresentado, pois

Mário Jabur Filho, conforme dispõe a legislação vigente, comunica que estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos para preenchimento de vaga para Médico

Devido ao reduzido número de estudos sobre fatores de risco para PI, optou-se por utilizar como categorias de referência as de menor risco para o BPN, conforme apontado pela

E, para tornar mais explícitos esses “eixos norteadores”, João dos Reis Silva Júnior aborda alguns traços constitutivos da produção do Nupes, entre os quais: embora seja focada

a !idr"lise #cida o amido é con$ertido, completamente, em glicose, isso ocorre a !idr"lise #cida o amido é con$ertido, completamente, em glicose, isso ocorre porque o

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Northern Dancer South Ocean Secretariat Crimson Saint Red God Runaway Bride Raja Baba Away Northern Dancer Special Le Fabuleux Native Partner Cannonade Cold Hearted Pretense Red

Os reatores MBBR (Moving Bed Biofilm Reactors) surgiram como uma alternativa ao sistema de lodo ativado, aumentando o desempenho da estação de tratamento onde