• Nenhum resultado encontrado

05newsletter VISEUNOVO SRU. VISEU NOVO, SRU Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu... MARÇO 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "05newsletter VISEUNOVO SRU. VISEU NOVO, SRU Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu... MARÇO 2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Viseu Novo, SRU

Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu Morada

Casa do Miradouro

Largo António José Pereira, 3500-080, Viseu Contactos

Tel. 232 448 098 . 232 468 640 | Fax: 232 468 639

VISEUNOVO

SRU

VISEU NOVO, SRU

Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu

...

MARÇO 2015

newsletter

05

www.viseunovo.pt

1. Museu Grão Vasco vai ter estatuto nacional

2. Concurso de ideias para a revitalização do Mercado 2 de Maio tem luz verde

3. Lançado concurso público para conceção do hostel do Centro Histórico

4. Casa da Ribeira apresenta nova exposição com mais de 250 miniaturas

5. Participe na recuperação dos alicerces da nossa cidade

6. Memórias de Gente - Café, bar, espaço de lazer e…flash!

7. Município de Viseu lança 1º pacote de medidas pró-natalidade e de apoio

às famílias numerosas

(2)

Com o novo estatuto do Museu Grão Vasco,

Viseu passará a estar na lista restrita de cidades

portuguesas com “Museus Nacionais”, a par de

Lisboa, Porto e Coimbra.

No passado dia 25 de fevereiro, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, tornou público o compromisso do Governo em elevar o Museu Grão Vasco a estatuto de “Museu Nacional”.

“Esta elevação representa o reconhecimento nacional do valor cultural excecional do Museu Grão Vasco e é um grande trunfo para a sua afirmação e para a promoção cultural e turística da cidade de Viseu”, destacou Almeida Henriques, congratulando esta elevação do Museu

Grão Vasco, que irá incluir Viseu na lista restrita de cidades portuguesas com “Museus Nacionais”: Lisboa, Porto e Coimbra.

Num encontro realizado nos Paços do Concelho com o Presidente da Câmara, o Diretor do Museu Grão Vasco, Agostinho Ribeiro, defendeu que esta classificação “é uma reposição de

justiça do valor do Museu e do seu acervo”. O responsável considerou que o novo estatuto

será um ganho para “a promoção e internacionalização do Museu e da cidade”.

O processo de mudança de estatuto está em curso e será brevemente concluído, após parecer formal (não vinculativo) do Conselho Nacional de Cultura.

A coleção principal do Museu Grão Vasco é constituída por um conjunto muito relevante de obras, provenientes da Catedral de Viseu, de igrejas da região e de depósitos de outros museus, da autoria de Vasco Fernandes (c. 1475-1542), o “Grão Vasco”, considerado o

principal nome da pintura portuguesa quinhentista. O acervo inclui ainda outras obras e objetos do Românico ao Barroco, peças de arqueologia e uma coleção importante de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, entre outras peças de património cultural histórico. Em 2014 o Museu Grão Vasco registou 80 241 visitas, tendo sido o espaço museológico que mais cresceu em número de visitantes, depois dos museus nacionais. Foi o sexto museu do país que teve mais visitas, colocando Viseu como a segunda cidade onde esse número mais aumentou, ultrapassado apenas por Lisboa.

1

Museu Grão Vasco vai

(3)

O concurso foi publicado em Diário da República no

dia 16 de fevereiro e decorrerá durante 90 dias.

O Município de Viseu, através da Viseu Novo, fez avançar o concurso de ideias para a revitalização do Mercado 2 de Maio.

A decisão da Câmara resulta de uma concertação estreita com a Ordem dos Arquitetos relativamente aos termos e peças do concurso e de uma colaboração positiva com o arquiteto Siza Vieira, autor do projeto de requalificação executado na praça.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “os meses em que tivemos

de investir na preparação deste concurso dão-nos uma garantia mais forte da qualidade do processo e dos seus resultados. O concurso será publicado imediatamente.”

Podem candidatar-se arquitetos e gabinetes de arquitetura, que têm até ao dia 17 de maio

para apresentar as suas ideias. Serão premiados os melhores projetos, com 6000 euros para o primeiro classificado e 2000 euros para o segundo e terceiro.

2

Concurso de ideias

para a revitalização

do Mercado 2 de Maio

tem luz verde

Informações

(4)

Primeiro hostel de Viseu nascerá num edifício

histórico da Rua do Comércio.

Encontra-se aberto o concurso público para a concessão, execução e exploração do futuro hostel do Centro Histórico de Viseu.

O concurso foi publicado em Diário da República no dia 17 de fevereiro e decorrerá durante 90 dias.

A Viseu Novo ficará responsável pelo lançamento, gestão, fiscalização e acompanhamento da obra de construção e exploração do primeiro hostel de Viseu, que ficará localizado no edifício municipal compreendido entre o nº 92 e o nº 106 da Rua Dr. Luís Ferreira (Rua do Comércio).

As peças do concurso poderão ser consultadas na sede da Viseu Novo, SRU, situada na Casa do Miradouro, Largo António José Pereira, 3500-080 Viseu.

3

Lançado concurso

público para conceção

do hostel do

Centro Histórico

Informações

www. viseunovo.pt | viseunovosru@mail.telepac.pt | tlf. 232 448 098

Hostel em Viseu

(5)

Exposição “Artes e Ofícios”

Entre 28 de Fevereiro e 29 de Março, estará patente na Casa da Ribeira a exposição “Artes e Ofícios”. Trata-se de uma amostra que conta com mais de 250 miniaturas, onde

são retratados diversos ofícios tradicionais, tais como a olaria, a agricultura, a pecuária, entre outros trabalhos rurais.

São 20 as artes e ofícios reproduzidos nesta exposição, representados por instrumentos, peças e utensílios, tudo isto em miniatura.

Esta coleção foi doada por António Lopes dos Santos Niz à Casa da Ribeira, e será agora aberta ao público.

Todas as informações adicionais poderão ser esclarecidas através do telefone 232 427 428, ou através do endereço de email: casadaribeira@cmviseu.pt.

4

Casa da Ribeira

apresenta nova

exposição com mais de

250 miniaturas

(6)

Visitas a estaleiros de obra da Viseu Novo

A Viseu Novo está a recuperar o coração da nossa cidade através da reabilitação de edifícios devolutos em zonas que desenharam a história viseense. A Viseu Novo convida toda a comunidade a fazer parte deste processo, proporcionando a possibilidade de fazer uma visita e um acompanhamento real dos trabalhos em curso.

As visitas a estaleiros de obra da Viseu Novo decorrerão entre fevereiro e abril de 2015.

Para participar nas visitas a estaleiros de obra da Viseu Novo deverá preencher uma ficha de inscrição disponível na sede da SRU e enviá-la até 10 dias antes da data em que pretende efetuar a visita, através de uma das seguintes formas:

Em mão: Na sede da Viseu Novo durante o horário de funcionamento (dias úteis:

09h00-13h00/14h00-18h00). Morada: Casa do Miradouro - Largo António José Pereira, 3500-080 Viseu;

Via correio: Em carta fechada, devidamente identificada e endereçada ao Exmo. Presidente

do Conselho de Administração da Viseu Novo, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Almeida Henriques, para a sede da Viseu Novo SRU (Casa do Miradouro - Largo António José Pereira, 3500-080 Viseu);

Via Correio Eletrónico: Para o endereço viseunovosru@mail.telepac.pt com o assunto

“Visita a Estaleiros de Obra da Viseu Novo SRU”.

A sua inscrição será validada após contacto da Viseu Novo.

5

Participe na

recuperação dos

alicerces da nossa

cidade

(7)

Café, bar, espaço de lazer e…flash!

A decoração assume um registo vintage, num conceito que faz lembrar os tradicionais estabelecimentos da Oxford Street de Londres ou as carismáticas lojas do Bairro Alto de Lisboa. Aqui há café, bar e máquinas fotográficas, conjugados de forma perfeita. Revelamos assim esta agradável surpresa: a Pharmacia Coffee Bar and Store.

Filipe Dias é o dono e gerente do espaço. Lisboeta de gema, deixou-se contagiar há alguns anos pelos ares de Viseu. O seu espírito empreendedor reflete-se na dinâmica com que apresenta a identidade do espaço. Idealizou-o há cerca de 1 ano “propositadamente para o

Centro Histórico de Viseu”. Estabeleceu parceria com a LOMO Portugal e depois de alguns

meses de preparativos abriu portas a 31 de janeiro deste ano.

Embora muito recente, a Pharmacia Coffee Bar and Store tem recebido elogios e muitas

críticas positivas. Apesar dos inúmeros desafios, Filipe Dias mostra-se muito agradado e confessa que “as pessoas que nos visitam adoram o espaço”.

Local de lazer, café e bar, a sua “Pharmacia” – termo com que carinhosamente apelida o espaço – assume um conceito original no panorama viseense. Aqui impera a descontração acompanhada da omnipresença da fotografia, que envolve o público num ambiente leve e, simultaneamente, cativante. Disfrutar de uma leitura ligeira por revistas e livros depois de almoço, tomar um café de final de tarde ou um simples copo com os amigos pela noite, são alguns dos pretextos para conhecer o espaço.

No entanto, as valências do local não se ficam apenas pelo lazer. As máquinas fotográficas da LOMO fazem parte da casa e podem ser adquiridas aqui, bem como rolos e outros materiais fotográficos da marca. Através da página de facebook da “Pharmacia” os clientes podem conhecer toda a gama de artigos da LOMO e inclusive fazer encomendas online. Para além disto, aqui vendem-se também outros artigos, tão diversos e tão únicos quanto o espaço: camisas, sabões e “showers”, mapas, etc. Tem também um espaço que serve de galeria para exposição de obras de artistas da região e, futuramente, haverá espaço para workshops de fotografia.

A Pharmacia Coffee Bar and Store pode ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as

14h e as 2h, e ao domingo das 21h às 2h.

6

Memórias de Gente

Pharmacia Coffee

Bar and Store

(8)

Patrocinadores

O Presidente do Município de Viseu, Almeida

Henriques, apresentou no passado dia 16 de março

o 1º pacote de medidas municipais pró-natalidade e

de apoio às famílias numerosas de Viseu.

São 20 medidas que visam instituir no concelho uma política com efeitos no aumento da natalidade, na qualidade de vida, na conciliação da vida profissional com a vida familiar e na coesão social. A habitação foi um dos domínios considerados nestas medidas e, assim, será aplicada uma redução do IMI sobre imóveis para famílias numerosas e será disponibilizado um serviço domiciliário para pequenas reparações domésticas dirigido a famílias numerosas de baixos rendimentos, a cargo da empresa municipal Habisolvis.

Bolsas de estudo para filhos de famílias numerosas, a introdução de “bilhetes de família” em todas as estruturas, eventos e ofertas culturais e desportivas municipais, a criação dos “bilhetes de família” também no Serviço de Transportes Urbano de Viseu e descontos com o número de elementos da família nos passes mensais são outras das medidas apresentadas. A gratuitidade de refeições escolares e das taxas e mensalidades nas Piscinas Municipais a partir do 3º filho são outros exemplos integrados no pacote.

A apresentação destas medidas teve lugar na conferência “A crise da natalidade e o futuro do País: temos respostas?”, que se realizou na Pousada de Viseu numa organização do Correio da Manhã, em

parceria com o Município. Almeida Henriques identificou a crise da natalidade como o “problema

estrutural número 1 do país e do desenvolvimento territorial que afeta particularmente as regiões do interior”. O Presidente da Câmara destacou ainda que este é “um passo mais no fomento da qualidade de vida em Viseu”.

7

Município de Viseu

lança 1º pacote

de medidas

pró-natalidade e de apoio

às famílias numerosas

Referências

Documentos relacionados

A infra-estrutura FTWeb permite que um grupo de serviços web replicados utilizem um componente votador para tolerar faltas de valor, neste caso após a execução do

(13) Para os produtos fitofarmacêuticos com base em substâncias ativas do grupo dos neonicotinóides, só são permitidas duas aplicações, por ciclo cultural e para

incluindo as cópias mais antigas existentes da Bíblia hebraica, foram preservados por dois mil anos pelo clima do deserto quente, seco e da escuridão das cavernas onde.

A nossa casa é um laboratório Propostas adicionais de atividades práticas no Dossiê do Professor Relatório orientado no Caderno de Atividades para cada

A 12ª Vara Especializada de Execuções Fiscais, da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, FAZ SABER, aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento tiverem e interessar

Essa regra, existente para a convenção de arbitragem (art. 409 do Fórum Permanente de Processualistas Civis: “A convenção processual é autônoma em relação ao negócio em

Obras como a Usina Hidroelétrica de Riacho Seco segue para o aumento da matriz energética do Brasil, onde serão implantadas diversas usinas hidroelétricas e até mesmo

Em cada palestra foram debatidos cinco tópicos onde os participantes puderam interagir com os palestrantes sobre os diversos aspectos da realidade vivida pelas comunidades muçulmana