• Nenhum resultado encontrado

NCE/15/00047 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NCE/15/00047 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NCE/15/00047 — Relatório preliminar da CAE

- Novo ciclo de estudos

Caracterização do pedido

Perguntas A.1 a A.10

A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Lisboa

A.1.a. Outra(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s):

A.2. Unidade(s) orgânica(s) (faculdade, escola, Instituto, etc.): Faculdade De Medicina (UL)

A.3. Designação do ciclo de estudos:

Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas Emergentes A.4. Grau:

Mestre

A.5. Área científica predominante do ciclo de estudos: Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas e Para

A.6.1 Classificação da área principal do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF):

720

A.6.2 Classificação da área secundária do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF), se aplicável:

720

A.6.3 Classificação de outra área secundária do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF), se aplicável:

720

A.7. Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120

A.8. Duração do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006, de 26 de Março): 4 semestres

A.9. Número de vagas proposto: 15

A.10. Condições específicas de ingresso:

Podem candidatar-se os titulares de licenciatura (ou equivalente legal) em áreas das Ciências da Saúde. Destina-se sobretudo a licenciados nas áreas de Saúde (medicina, medicina veterinária, enfermagem, ciências farmacêuticas, análises clínicas, ciências da saúde, ou áreas afins) que procuram uma formação aprofundada e competências científicas na microbiologia clínica/doenças infeciosas emergentes. Destina-se igualmente a licenciados que pretendam desenvolver investigação científica na microbiologia / doenças infeciosas emergentes, como acontece maioritariamente no Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).

Relatório da CAE - Novo Ciclo de Estudos

1. Instrução do pedido

(2)

do ciclo de estudos:

Existem, são adequadas e cumprem os requisitos legais

1.1.2. Evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada:

Deliberações dos Conselhos Científico e Pedagógico da FMUL, vertidas em documentos assinados pelos respetivos presidentes.

1.2.1. Docente(s) responsável(eis) pela coordenação da implementação do ciclo de estudos: Foi indicado e tem o perfil adequado

1.2.2. Evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada:

A ficha curricular de ambos os docentes indicados (José Augusto Gamito Melo Cristino e Emília de Jesus da Encarnação Valadas) evidencia claramente a adequação académica (formação médica, grau de doutor, atividade de gestão), científica (adequabilidade e qualidade das publicações) e

pedagógica (eg publicações de índole pedagógica e experiência letiva). Ambos têm vínculo a tempo integral com a instituição.

2. Condições específicas de ingresso, estrutura curricular e plano de estudos.

2.1.1. Condições específicas de ingresso:

Existem, são adequadas e cumprem os requisitos legais

2.1.2. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada:

É explicitado que os candidatos devem ser titulares do grau de licenciado ou equivalente legal (de acordo com o artigo 17º, DL 74/2006). É explicitada a grande área específica dessa formação (Ciências Biomédicas) e ainda as áreas preferências dentro dessa (medicina, medicina veterinária, enfermagem, ciências farmacêuticas, análises clínicas, ciências da saúde, ou áreas afins). A

formação de base nas áreas indicadas é adequada à especificidade do ciclo de estudos. 2.2.1. Designação

É adequada

2.2.2. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas. Está de acordo com o conteúdo programático explícito no plano de estudos

2.3.1. Estrutura Curricular e Plano de Estudos:

Existem, são adequados e cumprem os requisitos legais

2.3.2. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada:

A estrutura curricular é adequada, apresentando um total de 120 ECTS, distribuídos por 4 semestres lectivos , estando de acordo com o estipulado no artigo 20º DL 74/2006. Nomeadamente, apresenta um conjunto organizado de unidades curriculares a que correspondem 50% do total dos créditos do ciclo de estudos e uma dissertação/trabalho de projecto/Relatório de estágio, correspondendo a 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3. Descrição e fundamentação dos objetivos, sua adequação ao projeto

educativo, científico e cultural da Instituição e unidades curriculares

3.1. Dos objectivos do ciclo de estudos

3.1.1. Foram formulados objectivos gerais para o ciclo de estudos: Sim

3.1.2. Foram definidos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:

Sim

3.1.3. O ciclo de estudos está inserido na estratégia institucional de oferta formativa face à missão da Instituição:

Sim

(3)

3.1.3.:

Os objectivos gerais, objectivos de aprendizagem e inserção na estratégia institucional de oferta formativa, tendo em conta a missão da Instituição, foram claramente indicados e adequadamente fundamentados. Apesar de ser afirmado que que a missão primária da FMUL, é o ensino das ciências médicas a nível pré-graduado (Curso de Mestrado Integrado de Medicina), como consta do seu sítio institucional na internet, o presente mestrado cabe dentro dos objectivos aí enunciados: “Em

cooperação com o Instituto de Medicina Molecular e com o Hospital de Santa Maria, a Faculdade integra o Centro Académico de Medicina de Lisboa (…). Os seus objetivos são o incremento da atividade científica e o desenvolvimento da investigação de translação entre as Ciências Biomédicas e a Medicina Clínica, a diferenciação tecnológica e inovação nos serviços clínicos e o

desenvolvimento dos programas de Formação Pós-Graduada, de Mestrado e Doutoramento para médicos e outros profissionais de Saúde.”

3.1.5. Pontos Fortes:

Enquadramento na estratégia de ensino da FMUL; Ambiente académico e de investigação básica e clínica proporcionados pela FMUL, HSM-CHLN, IMM; A estratégia assumida na definição dos objectivos, dentro do quadro das doenças infecciosas a nível global (eg foco especial doenças emergentes, resistências/multi-resistências a antimicrobianos).

3.1.6. Recomendações de melhoria: Nada a assinalar

3.2. Adequação ao projecto educativo, científico e cultural da instituição

3.2.1. A Instituição definiu um projecto educativo, científico e cultural próprio: Sim

3.2.2. Os objectivos gerais definidos para o ciclo de estudos são compatíveis com o projecto educativo, científico e cultural da Instituição:

Sim

3.2.3. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 3.2.1 e 3.2.2.: Os objetivos do ciclo de estudos estão de acordo com a definição do projeto educativo, científico e cultural da FMUL, disponível também no website da instituição. Isso inclui as menções feitas às instituições parceiras no CAML.

3.2.4. Pontos Fortes:

Enquadramento na vocação da FMUL, HSM-CHLN e IMM; Infraestrutura disponível no âmbito da microbiologia e doenças infecciosas.

3.2.5. Recomendações de melhoria:

Inclusão da formação pós-graduada na missão principal da instituição (FMUL)

3.3. Da organização do ciclo de estudos

3.3.1. Os conteúdos programáticos de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências):

Sim

3.3.2. As metodologias de ensino (avaliação incluída) de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências):

Sim

3.3.3. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 3.3.1 e 3.3.2.: Os conteúdos programáticos são em geral bem adequados aos objetivos de aprendizagem definidos. Está patente o carácter multidisciplinar e abrangente (básico/clínico) da formação. Nesse sentido, o currículo contém UCs claramente vocacionadas para um perfil de investigação, mas também mais

(4)

aplicado/profissionalizante. Tanto a microbiologia clínica como a vertente mais específica das doenças infeciosas emergentes estão presentes. É particularmente interessante a inclusão de uma UC que aborda especificamente as zoonoses emergentes, uma área cuja perceção pelo público em geral é bastante alta e que tem vindo a merecer o interesse crescente da Organização Mundial de Saúde (http://www.who.int/zoonoses). A UC estágio como antepreparação da dissertação facilitará a transição para o 2º ano curricular.

Além das aulas teóricas ou expositivas, a componente laboratorial e prática é referida adequadamente em várias UCs.

3.3.4. Pontos Fortes:

Adequação dos conteúdos programáticos das várias UCs; Carácter multidisciplinar e abrangente da formação; Avaliação distribuída por várias componentes (contínua; trabalho/relatório; exame final) na generalidade das UCs.

3.3.5. Recomendações de melhoria:

A realização de trabalhos escritos com um peso de 50% na avaliação final é comum a quase todas as UCs. Apesar de promover e reforçar competências de auto-aprendizagem, será recomendável

demonstrar alguma coordenação entre as várias UCs nesta matéria.

A ênfase curricular em malaria é compreensível dada capacidade instalada nessa área temática no CAM e a sua importância a nível mundial, e nos PALOP em particular, países estrategicamente importantes no âmbito deste mestrado. Contudo, o espaço onde são abordadas outras infecções parasitárias com importância clínica significativa. Seria recomendável procurar um melhor

equilíbrio curricular na área das doenças parasitárias. Num sentido mais amplo, UCs com conteúdos muito específicos (Malária, Tuberculose, HIV) poderão colocar constrangimentos futuros caso possa ser pertinente a introdução de novos conteúdos. Seria recomendável não designar as UCs de modo tão restritivo a promover de oferta de UCs opcionais.

4. Recursos docentes

4.1. O corpo docente cumpre os requisitos legais (corpo docente próprio, academicamente qualificado e especializado na(s) área(s) fundamental(ais)):

Sim

4.2. A maioria dos docentes tem ligação estável à Instituição por um período superior a três anos. A Instituição mostra uma boa dinâmica de formação do seu pessoal docente:

Sim

4.3. Existe um procedimento de avaliação do desempenho do pessoal docente, de forma a garantir a necessária competência científica e pedagógica e a sua actualização:

Sim

4.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada em 4.1., 4.2. e 4.3: O corpo docente próprio corresponde a uma percentagem de 77.2% dos docentes em tempo integral, superando deste modo o mínimo de 75% exigido por lei. A percentagem de docentes com grau de doutor nas áreas de especialização fundamentais do ciclo de estudos é de 83.1%, podendo assim ser classificado como qualificado e especializado, de acordo com o Decreto-Lei nº 107/2008. Uma grande percentagem (equivalente a 83.1%) tem ligação à instituição por um período superior a 3 anos. O procedimento de avaliação do desempenho do pessoal docente está devidamente referido e legalmente enquadrado (de acordo com o Regulamento de Avaliação do Desempenho dos Docentes da Universidade de Lisboa, despacho nº 12292/2014, publicado em Diário da República, 2ª série, nº 192 de 06 de outubro de 2014).

4.5. Pontos fortes:

(5)

processos de avaliação exigentes. 4.6. Recomendações de melhoria: Nada a assinalar.

5. Descrição e fundamentação de outros recursos humanos e

materiais

5.1. O ciclo de estudos dispõe de outros recursos humanos indispensáveis ao seu bom funcionamento: Sim

5.2. O ciclo de estudos dispõe das instalações físicas (espaços lectivos, bibliotecas, laboratórios, salas de computadores, etc.) necessárias ao cumprimento dos objectivos:

Sim

5.3. O ciclo de estudos dispõe dos equipamentos didácticos e científicos e dos materiais necessários ao cumprimento dos objectivos:

Sim

5.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 5.1, 5.2 e 5.3.: É referido o apoio técnico e administrativo à formação pós-graduada proporcionado pelo Instituto de Formação Avançada da FMUL, Instituto de Microbiologia e Clínica Universitária de Doenças

Infecciosas e Parasitárias. Alem do apoio que estas entidades proporcionam, é também referido no que respeita a actividades laboratoriais o envolvimento de estudantes de doutoramento e

“post-docs”.

As instalações descritas (espaços laboratoriais de ensino e investigação, salas de conferencia,

audiovisuais, ligação à internet, Wi-Fi, bibliotecas, acesso à b-on, biotério, espaços de refeição e sala para alunos, etc.) parecem suportar adequadamente o funcionamento do curso.

5.5. Pontos fortes:

Ligação ao Hospital e a grupos de investigação e serviços científicos com insfraestrutura bem consolidada, incuindo equipamento científico de ponta.

5.6. Recomendações de melhoria: Nada a assinalar

6. Actividades de formação e investigação

6.1. Existe(m) centro(s) de investigação, em que os docentes desenvolvem a sua atividade científica, reconhecido(s) e com boa avaliação, na área predominante do ciclo de estudos:

Sim

6.2. Existem publicações científicas do pessoal docente afecto ao ciclo de estudos, na área predominante do ciclo de estudos, em revistas internacionais com revisão por pares nos últimos cinco anos:

Sim

6.3. Existem actividades científicas, tecnológicas, culturais e artísticas desenvolvidas na área do ciclo de estudos e integradas em projectos e/ou parcerias nacionais e internacionais:

Sim

6.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 6.1, 6.2 e 6.3.: O IMM tem classificação de “Excelente”. O nível elevado de qualidade das publicação científicas na área específica do ciclo de estudos é excelente, mesmo tendo em conta padrões internacionais. São listados vários projectos, que incluem parcerias internacionais, na área específica do ciclo de estudos.

(6)

A qualidade da produção científica; Adequação da actividade científica às areas científicas fundamentais do ciclo de estudos.

6.6. Recomendações de melhoria: Nada a assinalar

7. Actividades de desenvolvimento tecnológico, prestação de

serviços à comunidade e formação avançada

7.1. A oferta destas actividades corresponde às necessidades do mercado e à missão e objectivos da Instituição:

Sim

7.2. Evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada em 7.1.:

A FMUL tem boa oferta de actividades de formação avançada, mestrados, programas doutorais e cursos de especialização (como pode ser verificado em

http://www.medicina.ulisboa.pt/ensino/formacao-avancada/) no âmbito da missão e objectivos da instituição. A prestação de serviços na área do ciclo de estudos é realizada essencialmente no âmbito do Centro Hospitalar Lisboa Norte, sendo identificados os serviços de Patologia Clínica e Doenças Infeciosas. São também identificadas actividades de desenvolvimento tecnológico, essencialmente em diagnóstico microbiológico.

Os cursos superiores na área da saúde estão entre os que têm empregabilidade mais alta. 7.3. Pontos fortes:

Ligação estreita com o Centro Hospitalar Lisboa Norte e IMM; Recursos tecnológicos existentes naquelas instituições. Vocação assistencial dos serviços hospitalares.

7.4. Recomendações de melhoria:

Prestação de serviços no âmbito específico das doenças infecciosas emergentes.

8. Enquadramento na rede do ensino superior público

8.1. Os estudos apresentados (com base em dados do ME) mostram previsível empregabilidade dos formados por este ciclo de estudos:

Sim

8.2. Os dados de acesso (DGES) mostram o potencial do ciclo de estudos para atrair estudantes: Em parte

8.3. O novo ciclo de estudos será oferecido em colaboração com outras Instituições da região que leccionam ciclos de estudos similares:

Não

8.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 8.1, 8.2 e 8.3.: São identificadas instituições na região que oferecem ciclos de estudos na mesma área (IST e FCUL) e nos quais há colaboração por docentes do ciclo de estudos proposto. Contudo, não é fornecida evidência de que o novo ciclo de estudos seja oferecido em colaboração com essas Instituições, no sentido de que não há lecionação partilhada de UCs.

8.5. Pontos fortes:

O carácter clínico do ciclo de estudos torna-o bastante diferenciado das outras ofertas formativas na mesma área

8.6. Recomendações de melhoria: Nada a assinalar.

(7)

9. Fundamentação do número total de créditos ECTS do

novo ciclo de estudos

9.1. A atribuição do número total de unidades de crédito e a duração do ciclo de estudos estão justificadas de forma convincente:

Sim

9.2. Existe uma metodologia para o cálculo dos créditos ECTS das unidades curriculares: Sim

9.3. Existe evidência de que a determinação das unidades de crédito foi feita após consulta aos docentes:

Em parte

9.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 9.1, 9.2 e 9.3.: A atribuição do número total de unidades de crédito está justificada, e é explicita a metodologia seguida. Esta baseia-se em deliberação “dos órgãos de decisão da Universidade”, mas também na experiência adquirida dos docentes. É referida consulta aos docentes (não se concretiza de que modo) e ajustes decorrentes da mesma.

9.5. Pontos fortes: Nada a assinalar

9.6. Recomendações de melhoria:

Deverá ser melhor clarificado o número de ECTS atribuido às UCs Diagnóstico em Microbiologia Clínica e Modelos Experimentais de Infeção. Apesar de o número de horas de contacto ser maior que em outras UCs, o cariz predominantemente laboratorial destas UCs não parece justificar de forma clara o número de horas de trabalho indicado (168).

10. Comparação com ciclos de estudos de Instituições de

referência no Espaço Europeu de Ensino Superior

10.1. O ciclo de estudos tem duração e estrutura semelhantes a ciclos de estudos de Instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior:

Em parte

10.2. O ciclo de estudos tem objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) análogos às de outros ciclos de estudos de Instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior:

Sim

10.3. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 10.1 e 10.2.: Alguns dos exemplos indicados apresentam uma estrutura claramente modular, com distribuição de créditos diferenciada da apresentada neste ciclo de estudos. A totalidade dos exemplos apresentados refere-se a formações no Reino Unido, não se oferendo referencias num espaço Europeu mais

alargado.

10.4. Pontos fortes:

Há oferta de ciclos de estudos em âmbito semelhante em várias Universidades do espaço Europeu; a ênfase em doenças emergentes e re-emergentes, incluindo as zoonoses.

10.5. Recomendações de melhoria:

Não se verifica na generalidade dos ciclos de estudos oferecidos em áreas semelhantes a existência de UCs ou módulos de âmbito tão restrito como algumas das UCs oferecidas neste ciclo de estudos (eg Malaria, Tuberculose, Infeção por HIV). Poderá ser de considerar dar um carácter mais alargado a estas UCs.

(8)

11. Estágios e períodos de formação em serviço

11.1. Existem locais de estágio e/ou formação em serviço: Não aplicável

11.2. São indicados recursos próprios da Instituição para acompanhar os seus estudantes no período de estágio e/ou formação em serviço:

Não aplicável

11.3. Existem mecanismos para assegurar a qualidade dos estágios e periodos de formação em serviço dos estudantes:

Não aplicável

11.4. São indicados orientadores cooperantes do estágio ou formação em serviço, em número e com qualificações adequadas (para ciclos de estudos de formação de professores):

Não aplicável

11.5. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 11.1 a 11.4.: NA 11.6. Pontos fortes: NA 11.7. Recomendações de melhoria: NA

12. Conclusões

12.1. Recomendação final:

O ciclo de estudos deve ser acreditado

12.2. Período de acreditação condicional, em anos (se aplicável): <sem resposta>

12.3. Condições (se aplicável): NA

12.4. Fundamentação da recomendação:

O ciclo de estudos é oferecido numa área onde a empregabilidade pode ainda ser considerada alta e não é redundante face à oferta de outros ciclos de estudo em área semelhante. Apresenta

características que o tornam bem integrado dentro da missão e projecto educativo e científico da FMUL e, de modo mais alargado, da oferta formativa no espaço Europeu. Contém alguns aspectos distintivos que podem torná-lo competitivo no panorama actual, no âmbito da microbiologia clínica (abordagem de doenças emergentes e re-emergentes, incluindo as zoonoses). O programa curricular encontra-se bem estruturado e em geral o esforço apresenta-se adequadamente creditado. Contudo, a demasiada especificidade de algumas unidades curriculares, poderá colocar alguns

constrangimentos à incorporação de novos conteúdos que possam vir a ser considerados pertinentes. A ausência de unidades curriculares opcionais limita a oferta de um currículo mais personalizado. O corpo docente é próprio, especializado e estável na Instituição, apresentando produção científica de grande qualidade nas várias vertentes do programa curricular. A multidisciplinaridade do corpo docente perspectiva que a orientação das dissertações não se afigure difícil de implementar. A inserção no CAML é um dos aspectos que fortalece o ciclo de estudos facilitando a integração nas vertentes clínica e de investigação. Os espaços e equipamento disponíveis, acesso a recursos informáticos e conectividade são adequados, podendo em alguns casos estar ao nível do estado-da-arte.

Referências

Documentos relacionados

Uma vídeo- aula assíncrona e uma síncrona para tirar dúvidas Teste semanal para fixação de conteúdo e aferição de frequência. Lista de exercícios; Vídeos e ou

Apesar da Associação caminhos de pedra atuar constantemente no intuito de preservar a paisagem cultural o mais íntegra possível, atualmente observa-se que nem a atividade

[r]

No caso dos produtos mais significativos em termos de emissões de GEE, a produção estimada em 2020 foi obtida diretamente com as empresas por meio da Abiquim, que informaram

I para o meio II, como mostra a figura, foi verificada uma mudança na direção de propagação das ondas. A velocidade de propagação da onda sísmica é maior em rochas mais

Técnicas laboratoriais para confecção de próteses total e parcial removível: área chapeável, zonas da área chapeável, modelos anatômicos e funcionais (técnica

2.2.9. A participação no certame está condicionada, ainda, a que o interessado declare, ao acessar o ambiente eletrônico de contratações do Sistema BEC/SP,

Explicitação das evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada: A docente responsavel pela coordenação do presente ciclo de estudos tem desempenhado a