• Nenhum resultado encontrado

Pré-Vestibular Social RELAÇÕES INTERNACIONAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pré-Vestibular Social RELAÇÕES INTERNACIONAIS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Pré-Vestibular Social

Grupo SOA

Suporte à Orientação Acadêmica

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Nos anos 1970 e 1980, quando o Facebook nem sonhava em existir, um jogo de tabuleiro chamado War era uma febre entre os jovens. Você, orientando com 18 ou 20 anos, provavelmente não lembra ou sequer ouviu falar desse brinquedo que testava a atenção e a estratégia necessárias para dominar os seis continentes. De todo modo, a brincadeira chamou a atenção de inúmeras pessoas, ainda que de forma indireta, para o relacionamento entre os países na esfera econômica, política, tecnológica e cultural. Se você se identifica com estudos dessa natureza, o seu lugar é numa faculdade de Relações Internacionais.

1- Definição

O curso estuda as formas de interação entre os povos, Estados e empresas no cenário internacional, sempre priorizando a boa ética institucional na solução dos problemas que envolvem esses agentes. Trocando em miúdos, o estudante precisa desenvolver ao longo da graduação as suas habilidades de negociação, de compreensão de diferentes culturas, de visão global e, principalmente, o seu senso de coletividade. Um bom profissional da área, mesmo que trabalhe para uma instituição privada, precisa ter em mente que o interesse público deve orientar as suas atividades.

2- Disciplinas

Tomando como base o fluxograma da UFF, em anexo, destacamos o bom volume de leitura no decorrer dos oito períodos. Por ter uma formação generalista, o curso discute questões mais amplas, como as ligadas à Ciência Política, Antropologia, Economia, Filosofia, Direito e História. Outro detalhe muito importante é o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira. O inglês, para inicio de conversa, é fundamental. Por isso, vale a matrícula num curso de idiomas para acelerar a sua integração com a área. Não tem condições de custear as aulas? Não tem problema! Instituições como o Clac (UFRJ) e o Licom (UERJ) oferecem cursos de língua estrangeira de qualidade e com preço bem acessível. Recomendamos uma pesquisa no site das universidades. Se você é mais ousado e quer sair na frente, opte pelas línguas alternativas, mas que vão acrescentar grande valor ao seu currículo, como o alemão, italiano, russo e, claro, o mandarim. A posição de destaque dos chineses no cenário político e econômico mundial requer a atuação de bacharéis com formação sólida e diversificada, a começar pelas noções desse idioma.

Frisamos que a língua estrangeira não é necessariamente oferecida na grade obrigatória das instituições, sendo necessária, assim, a inscrição em algum curso regular dentro ou fora da faculdade. Algumas disciplinas obrigatórias são Teoria das Relações Internacionais, Economia Brasileira, Direito das Relações, Sociologia das Relações Internacionais, Relações Internacionais e Geopolítica e Introdução ao Comércio Internacional. É necessária a apresentação de trabalho de conclusão de curso no 8º período.

3- Mercado de trabalho

Nos últimos quinze anos, o Brasil vem tomando a dianteira nas relações internacionais no âmbito latino-americano e já é um dos protagonistas no jogo político externo. Com o papel de liderança regional, o país tem

(2)

Pré-Vestibular Social

Grupo SOA

Suporte à Orientação Acadêmica

requisitado profissionais especializados e capazes de olhar criticamente a situação política do Mercosul e de outros pactos e acordos bi e multilaterais celebrados entre as nações. Confira a seguir o que você pode fazer nessa área.

Agências governamentais/representação da Administração Pública no exterior – o especialista tem a

missão de assessorar e planejar ações para os governos federal, estadual e municipal. Você, basicamente, vai defender os interesses do poder público ao apresentar a cidade ou estado para investidores, com o intuito de trazer empreendimentos ou atrair capital para execução de projetos internos.

Analista internacional – Trabalhando para órgãos governamentais, empresas e ONGs, o profissional faz

coleta de dados e elaboração de relatórios sobre o cenário externo. Uma atividade interessante é participar dos programas de cooperação com entidades internacionais, como a Unesco, a Unicef etc.

Comércio exterior – Essa é a área mais técnica de atuação do bacharel em Relações Internacionais. Aqui, é

necessário analisar, estudar e enxergar oportunidades comerciais para o poder público ou empresas privadas. O objetivo é ajudar a incrementar a troca de bens e mercadorias nos fluxos de importação e exportação. No início de 2012, o Ministério do Comércio Exterior realizou concurso público para preenchimento do cargo de analista de comércio exterior, cujo salário inicial é de R$ 12.900,00. No entanto, muita calma nessa hora: não se deixe levar pela quantidade de dígitos no contracheque porque tomar posse de um cargo desse nível exige muita preparação e domínio da matéria, sem falar, claro, que a concorrência costuma ser grande. Se você for um aluno aplicado ao longo dos quatro anos de curso, certamente enfrentará esse obstáculo sem traumas.

Diplomacia – O sonho de muitos formados em Relações Internacionais é ingressar no famoso Instituto Rio Branco, uma espécie de “escola de diplomatas”, pertencente ao Ministério das Relações Exteriores, que fica em Brasília. Em primeiro lugar, para ingressar no Rio Branco não é necessário ter formação exclusiva numa determinada área, pois hoje temos profissionais que são geógrafos, historiadores, economistas, médicos etc. Contudo, ter noções sólidas de Direito, Política, Sociologia, entre outras disciplinas obrigatórias no curso de Relações Internacionais, é mais do que importante. Mais uma vez, a língua estrangeira é um pré-requisito: ter a capacidade de dominar dois ou mais idiomas é algo extremamente necessário como ferramenta de trabalho. Mas, afinal, o que faz o diplomata? Ele essencialmente representa os interesses políticos, econômicos e comerciais do seu país nas embaixadas e consulados onde estiver, seja nos Estados Unidos ou no Uzbequistão. Em junho de 2012, antes da reunião entre chefes de Estado na Rio +20, diplomatas de várias nacionalidades sentaram para negociar o texto que pautou as discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade. Viu como esse cara tem responsabilidades? Pois é, se você se identifica com esse perfil, prepare-se para estudar bastante e respirar a diplomacia – sem deixar de lado, quando houver tempo, os momentos de lazer. Recomendamos entrar no site do Ministério das Relações Exteriores e fazer uma pesquisa sobre as formas de ingresso no Instituo Rio Branco, bem como as condições do respectivo concurso.

Área acadêmica – após os quatro anos de faculdade, você pode aprofundar seus estudos em determinado aspecto da ciência internacionalista nos cursos de graduação (especialização, mestrado e doutorado). O pós-graduado pode dar aulas na universidade, criar e coordenar grupos de pesquisa e também trabalhar para empresas ou poder público.

4- Instituições

Aqui no Rio de Janeiro, as universidades públicas que oferecem Relações Internacionais, como você pode conferir no seu folder de boas-vindas, são a UFRJ (campus da Praia Vermelha, zona sul da cidade), a UFF (campus

(3)

Pré-Vestibular Social

Grupo SOA

Suporte à Orientação Acadêmica

Gragoatá, em Niterói) e a Rural (campus Seropédica). Todas ocupam posição de destaque no estado, de modo que a aprovação para qualquer uma é um grande feito. Vale lembrar que a UFRJ oferece, desde 2010, o bacharelado em Defesa e Gestão Estratégica Internacional, focado nas questões ambientais globais e segurança. A UFF, por sua vez, apresenta duas habilitações: uma enfatiza os Estudos Estratégicos (é só lembrar do jogo War, ao qual nos referimos no início do texto) e a outra, o Comércio Exterior. O fluxograma que anexamos é comum para ambas as habilitações. O tópico não faria sentido se não citássemos a UnB (Universidade de Brasília), outra grande referência na área internacionalista e lugar certo de grandes professores e alunos capacitados para ocupar posições de destaque no mercado. A universidade, por enquanto, aceita o Enem apenas para vagas remanescentes, mas você pode se inscrever no vestibular tradicional. Há vagas reservadas pelo sistema de cotas. Procure no site da UnB alguma possibilidade de ajuda estudantil, como concessão de bolsa e alojamento.

Voltando ao Rio, as particulares que também oferecem a graduação é a PUC (atenção para o ProUni!), a Cândido Mendes, ESPM, Ibmec, Estácio, UniverCidade e a Universidade Católica de Petrópolis. Reforçamos, novamente, a busca pela informação: entre no site das instituições e tire suas dúvidas!

Referências

Guia do Estudante – Vestibular 2011: Profissões. Editora Abril, 2011.

Site G1: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/guia-de-carreiras/noticia/2011/05/guia-de-carreiras-relacoes-internacionais.html Coseac/UFF - https://sistemas.uff.br/iduff/sid137avUfd98/consultaMatrizCurricular.uff UFRJ: www.ufrj.br Rural: http://r1.ufrrj.br/wp/ichs/cursos/relacoes-internacionais/ UnB: http://www.unb.br/estude_na_unb/formas_de_admissao/vestibular

(4)

MATRIZ CURRICULAR - UFF

GRAU - Graduação

Currículo: 59.03.001

Curso: RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Versão: 1 Turno: Matutino

(OB) Carga horária obrigatória: 2220 (O) Carga horária optativa: 300

Carga horária eletiva: 0

(E) Carga horária obrigatória de escolha: 0 (ON) Carga horária optativa de ênfase: 0

(OL) Carga horária obrigatória livre: 0 (AC) Carga horária de atividade complementar: 300

Carga horária total: 2820

Titulação: BACHAREL Habilitação: Enfâse: Linha de Formação:

-TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO EM SEMESTRES LETIVOS:

MÁXIMO - 12 PREVISTO - 8

1º período

CHE Nome

Código Tipo CHT CHP Pré-requisitos Co-requisitos

DEI00007 INTRODUCAO AS RELACOES

INTERNACIONAIS OB 60 0 0

DEI00047 HISTÓRIA DAS RELACOES

INTERNACIONAIS I OB 60 0 0

GAP00112 ANTROPOLOGIA I OB 60 0 0

GCP00068 POLITICA I OB 60 0 0

GFL00024 INTRODUCAO A FILOSOFIA OB 60 0 0

SEN00076 TEORIA MACROECONOMICA I OB 60 0 0

360 Total de Carga Horária do Semestre:

2º período

CHE Nome

Código Tipo CHT CHP Pré-requisitos Co-requisitos

DEI00009 TEORIA DAS RELACOES

INTERNACIONAIS I 0 0 DEI00007

INTRODUCAO AS RELACOES INTERNACIONAIS

OB 60

DEI00011 ECONOMIA POLICICA INTERNACIONAL 0 0 SEN00076

TEORIA

MACROECONOMIC A I

OB 60

DEI00048 HISTÓRIA DAS RELAÇÕES

INTERNACIONAIS II 0 0 DEI00047 HISTÓRIA DAS RELACOES INTERNACIONAIS I OB 60 GCP00069 POLITICA II OB 60 0 0 GCP00068 POLITICA I

GHT00312 HISTORIA DO BRASIL III OB 60 0 0

SEN00083 FORMACAO ECONOMICA DO BRASIL 0 0 SEN00076

TEORIA MACROECONOMIC A I OB 60 1 Gerado em: 02/07/2012 - 14:43

(5)

MATRIZ CURRICULAR - UFF

GRAU - Graduação

360 Total de Carga Horária do Semestre:

3º período

CHE Nome

Código Tipo CHT CHP Pré-requisitos Co-requisitos

DEI00012 TEORIA DAS RELACOES

INTERNAICONAIS II 0 0 DEI00009

TEORIA DAS RELACOES INTERNACIONAIS I

OB 60

DEI00013 POLITICA EXTERNA BRASILEIRA I 0 0 GHT00312 HISTORIA DO

BRASIL III

OB 60

DEI00042 POLÍTICA INTERNACIONAL PÓS-GUERRA

FRIA OB 60 0 0

DEI00045 SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES

INTERNACIONAIS I OB 60 0 0

GCP00070 POLITICA III OB 60 0 0 GCP00069 POLITICA II

SEN00064 ECONOMIA BRASILEIRA 0 0 SEN00083

FORMACAO ECONOMICA DO BRASIL

OB 60

360 Total de Carga Horária do Semestre:

4º período

CHE Nome

Código Tipo CHT CHP Pré-requisitos Co-requisitos

DEI00010 DIREITO DAS RELACOES OB 60 0 0

DEI00016 POLITICA EXTERNA BRASILEIRA II 0 0 DEI00013 POLITICA

EXTERNA

OB 60

DEI00043 TEORIA DAS RELAÇÕES

INTERNACIONAIS III 0 0 DEI00012

TEORIA DAS RELACOES INTERNAICONAIS

OB 60

DEI00046 SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES

INTERNACIONAIS II 0 0 DEI00045

SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I

OB 60

GCP00071 POLITICA IV OB 60 0 0 GCP00070 POLITICA III

GET00169 ESTATÍSTICA BÁSICA PARA CIÊNCIAS

HUMANAS I OB 60 0 0

360 Total de Carga Horária do Semestre:

5º período

CHE Nome

Código Tipo CHT CHP Pré-requisitos Co-requisitos

DEI00017 ORGANIZACOES INTERNACIONAIS 0 0 DEI00010

DIREITO DAS RELACOES INTERNACIONAIS

OB 60

DEI00018 PROC. DE INTEGRACAO NA AMERICA DO

SUL 0 0 DEI00010

DIREITO DAS RELACOES INTERNACIONAIS

OB 60

DEI00039 RELAÇÕES INTERNACIONAIS E

GEOPOLÍTICA OB 60 0 0

DEI00049 INTRODUCÃO AO COMERCIO

INTERNACIONAL OB 60 0 0

2 Gerado em: 02/07/2012 - 14:43

(6)

MATRIZ CURRICULAR - UFF

GRAU - Graduação

GCP00134 PODER E DESENVOLVIMENTO NO

BRASIL VII 0 0 DEI00016

POLITICA EXTERNA

OB 60

GET00047 LEVANTAMENTO ESTATISTICO OB 60 0 0

360 Total de Carga Horária do Semestre:

6º período

CHE Nome

Código Tipo CHT CHP Pré-requisitos Co-requisitos

DEI00001 ESTUDOS ESTRATEGICOS I OB 60 0 0

DEI00050 COMERCIO INTERNACIONAL I 0 0 DEI00049

INTRODUCÃO AO COMERCIO INTERNACIONAL

OB 60

GSO00154 METODOS E TECNICAS DE PESQUISA I OB 60 0 0

180 Total de Carga Horária do Semestre:

7º período

CHE Nome

Código Tipo CHT CHP Pré-requisitos Co-requisitos

DEI00002 ESTUDOS ESTRATEGICOS II OB 60 0 0

DEI00051 COMERCIO INTERNACIONAL II 0 0 DEI00050 COMERCIO

INTERNACIONAL I

OB 60

GGZ00013 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS I 0 0 GSO00154

METODOS E TECNICAS DE PESQUISA I

OB 60

180 Total de Carga Horária do Semestre:

8º período

CHE Nome

Código Tipo CHT CHP Pré-requisitos Co-requisitos

GGZ00014 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS II 0 0 GGZ00013 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS I OB 60 60 Total de Carga Horária do Semestre:

Não periodizada ( optativas e atividades complementares)

CHE Nome

Código Tipo CHT CHP Pré-requisitos Co-requisitos

DEI00003 RELAC.INTERNAC.E ESTRATEGICAS:

BRASIL O 60 0 0

DEI00004 ESTUDOS DA DEFESA O 60 0 0

DEI00005 RELAC.INTERNAC. E ESTUDOS

ESTRATEGICOS O 60 0 0

3 Gerado em: 02/07/2012 - 14:43

(7)

MATRIZ CURRICULAR - UFF

GRAU - Graduação

DEI00006 TEORIA E ANALISE ESTUDOS

ESTRATEGICOS O 60 0 0

DEI00015 ELEMENTOS DE ANAL. DE POL.

INTERNACIONAL O 60 0 0

DEI00024 A AFRICA NAS REL. INTER. E

ESTRATEGICAS O 60 0 0

DEI00025 A AMER. LATINA NAS REL INTER E

ESTRATEG. O 60 0 0

DEI00026 A ASIA NAS REL. INTER. E O 60 0 0

DEI00027 A COMUN. EUROP. NAS REL INTER E

ESTRATEG O 60 0 0

DEI00028 A IND DE DEF E O EST:CAPIT E PODER O 60 0 0

DEI00029 A INDUSTRIA DE DEFESA NO BRASIL O 60 0 0

DEI00030 DEFESA E SEGURANCA: AMERICA O 60 0 0

DEI00031 DEFESA E SEGURANCA: BRASIL O 60 0 0

DEI00032 DESENV. E DESIGUALDADE O 60 0 0

DEI00033 ECON. POLITICA DO CAPIT.

CONTEMPORANEO O 60 0 0

DEI00034 O EXECUT. E A AVAL DE POL PUB DE

DEF NAC O 60 0 0

DEI00035 O LEGISL E A AVAL DE POL PUB DE DEF

NAC O 60 0 0

DEI00036 O ORIENTE MEDIO NAS REL INTER E

ESTRAT O 60 0 0

DEI00037 OS ESTADOS UNIDOS NAS REL INTER E

ESTRAT O 60 0 0

DEI00038 TÓPICOS ESPECIAIS EM RELAÇÕES

INTERNACIONAIS I O 60 0 0

DEI00040 TÓPICOS ESPECIAIS EM RELAÇÕES

INTERNACIONAIS II O 60 0 0

DEI00041 TÓPICOS ESPECIAIS EM POLÍTICA

EXTERNA I O 60 0 0

DEI00044 TÓPICOS ESPECIAIS EM POLÍTICA

EXTERNA II O 60 0 0

GAP00146 ANTROPOLOGIA POLITICA I O 60 0 0

GAP00147 ANTROPOLOGIA DA SOCIEDADE

BRASILEIRA O 60 0 0

GCP04025 RELACOES INTERNACIONAIS I O 60 0 0

GCP04026 RELACOES INTERNACIONAIS II O 60 0 0

GCP04027 RELACOES INTERNACIONAIS III O 60 0 0

GCP04047 RELACOES INTERNACIONAIS IV O 60 0 0

GCP04048 RELACOES INTERNACIONAIS V O 60 0 0

GET00045 ANÁLISE DE REGRESSÃO O 60 0 0

GET00071 ANALISE DE SERIES TEMPORAIS O 60 20 0

4 Gerado em: 02/07/2012 - 14:43

(8)

MATRIZ CURRICULAR - UFF

GRAU - Graduação

GGZ00012 ATIVIDADES COMPLEMENTARES AC 300 0 0

GHT00362 HISTORIA DA AMERICA II O 60 0 0

GHT00363 HISTORIA DA AMERICA III O 60 0 0

GHT00364 HISTORIA DO BRASIL II O 60 0 0

GLC00292 LIBRAS I O 30 0 0

SEN00103 FINANCAS INTERNACIONAIS O 60 0 0

SEN00111 ECONOMIA INTERNACIONAL O 60 0 0

SEN00112 TOP ESPEC EM ECONOMIA

INTERNACIONAL I O 60 0 0

SEN00113 TOP ESPEC EM ECONOMIA

INTERNACIONAL II O 60 0 0

SEN00145 TOPIC ESPEC EM COMERCIO

INTERNACIONAL I O 60 0 0

SEN00146 TOPIC ESPEC EM COMERCIO

INTERNACIONALII O 60 0 0

-Total de Carga Horária do Semestre:

5 Gerado em: 02/07/2012 - 14:43

Referências

Documentos relacionados

Os(as) alunos(as) matriculados(as) nas disciplinas de Pesquisa em Relações Internacionais I e II serão orientados(as) por professores(as) do Curso de Bacharelado em

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,coreia-do-norte-lanca-missil-curto-apos-teste- nuclear,376408,0.htm.. Não obstante as observações feitas por diversos autores

Para isso, utilizou-se dos tipos de negação que Cohen (2001) considera como interpretativa e implicatória para, ora eufemizar, ora justificar as atrocidades

Esse foi o caso, por exemplo, dos calçados, tanto os de couro como os de borracha e plásticos, dos polímeros de etileno e de polipropileno em formas primárias, dos tratores e dos

Embora o câmbio já se venha valorizando desde a segunda metade de 2004, em 2006 essa valorização acentuou-se, conforme pode ser visto no Gráfico 1, dificultando, com isso,

Curso de Graduação em Relações Internacionais Disciplina: Teoria das Relações Internacionais B Código: ECO 02068.. 60 horas (3.600 minutos) - 04 créditos Turma U

Com base em informações divulgadas pela justiça criminal dos Estados, o UNODC, por meio do “Global Report on Trafficking in Persons” identifica a dinâmica do tráfico

Sendo que, tais atores não usarão uma forma pacífica para conseguir obter o controle do padrão do poder mundial, que precisamos sim nos decidir por uma alternativa, e a