• Nenhum resultado encontrado

Manual de. Integração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de. Integração"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

Índice

CÓDIGO DE ÉTICA Profissionalismo e Responsabilidade... 05 Nossa Finalidade... 06 Nossos Valores... 06 POLÍTICA E PRÁTICAS Relacionamentos... 07 Clientes... 07 Colaboradores... 07 Fornecedores... 08 Concorrente... 08 Sócios... 09 Comunidade... 09 Imprensa... 09 Órgãos Públicos... 09 Propaganda e Publicidade... 09

Roubo e/ou Uso Indevido dos Bens da Empresa... 09

Uso de registro das informações... 10

Uso dos meios eletrônicos de comunicação... 10

Meio ambiente... 10

ADMINISTRAÇÃO E APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA Cumprimento do código... 11

Violação do código... 11

Responsabilidades perante o código... 11

Regulamento interno... 12

Admissão ... 12

RESPONSABILIDADES, DIREITOS E DEVERES DO COLABORADOR Compromissos... 13 Cartão de Ponto... 13 Ausências e Atrasos... 14 Remuneração... 14 Férias... 14 Licenças... 15 Proibições... 15 Penalidades... 16 Relações Humanas... 16 Disposições Gerais... 16

(3)

“O trabalho dignifica o homem.”

Pontífice João Paulo II

(4)

Códigode ÉtiCa

PROFISSIONALISMO E RESPONSABILIDADE

Este Código de Ética estabelece não apenas as diretri-zes que devem orientar a conduta Ética de cada profissional da Rede, como também a forma que conduzimos o nosso negócio e a nossa participação na sociedade Alagoana.

O Código de Ética representa um instrumento fundamen-tal para o crescimento do negócio, e este só será efetivamente aplicado se antes de qualquer condição, existir a ÉTICA pessoal de cada parte integrante desta Empresa.

A partir de agora você é mais que colaborador(a), você faz parte da família Unicompra e Bella Compra. A sua integração iniciará através deste código e do regulamento interno e terá continuida-de com os treinamentos, palestras, entre outras ações que serão realizadas.

Leia o Código de Ética e o Regulamento interno com muita atenção, conheça assim seus direitos e deveres , e utilize-o sem-pre que sem-precisar.

Desejamos a você muito sucesso e esperamos que com entusiasmo,motivação, conhecimentos e habilidades somados ao apoio da Rede Unicompra e Bella Compra, você atinja seus obje-tivos profissionais e pessoais.

Seja Bem-vindo!

Arapiraca, 17 de Março de 2008.

(5)

Nossa FiNalidade

O Código de ética Unicompra e Bellacompra tem por obje-tivo disponibilizar uma apresentação transparente sobre as con-dutas que norteiam o nosso negócio e relacionamentos, assim como,garantir a segurança dos direitos e obrigações da empresa e dos seus colaboradores, demonstrando o nosso compromisso e respeito quanto:

• A postura ética e honesta perante todas as relações pes-soais e profissionais;

• A correta manutenção das informações dos documentos e também a divulgação dos mesmos internamente e na mídia;

• Ao cumprimento de todos os princípios regidos por este código de ética;

Os princípios deste código aplicam-se a todos os colaboradores, prestadores de serviços, consultores e fornecedores da empresa. Cada gestor é responsável pelo acompanhamento e realização dos procedimentos estabelecidos, visando garantir o conheci-mento e divulgação do código de ética.

O código de ética não deve ser entendido com um manual com-pleto para orientação de todas as situações, desta forma o regu-lamento interno da empresa pode ser complemento das diretri-zes determinadas pelo código.

Nossos Valores

O compromisso com a satisfação dos nossos clientes e a excelên-cia dos nossos serviços são condições essenexcelên-ciais para o fortaleci-mento dos princípios da empresa. Os valores da Rede de Super-mercados Unicompra e Bellacompra são patrimônio dos homens e das sociedades que constituiem o Grupo. E estes valores são:

• Solidariedade; • Calor Humano; • Respeito;

• Honestidade e integridade; • Humildade e coragem;

• Compromisso com a qualidade; • Responsabilidade;

• Clareza e precisão na divulgação de informações; • Preservação e sustentação das condições ambientais.

(6)

POLÍTICAS E PRÁTICAS

relaCioNameNtos

Devemos manter a integridade e responsabilidade nos relacionamentos com os nossos clientes,colaboradores,fornece-dores,concorrentes,acionistas,comunidade,imprensa e órgãos públicos,tratando a todos com dignidade, respeito,honestidade e transparência.

ClieNtes

O grupo orgulha-se de ter um relacionamento caloroso e respeitável com seus clientes, e considera isto a chave do cresci-mento e do sucesso da empresa.

Assim, devemos sempre:

• Tratar nossos clientes sem nenhum tipo de discriminação e privilégio;

• Oferecer produtos e serviços com honestidade e respeito; • Proporcionar que o cliente encontre na loja o sortimento,

qualidade e preço veiculados na publicidade;

• Controlar as condições de preservação, segurança e arma-zenamento dos diferentes produtos;

• Respeitar integralmente o código de defesa do consumidor; • Manter o sigilo sobre toda e qualquer informação sobre os

nossos clientes.

Colaboradores

A conduta ética de nossos colaboradores e prestadores de serviços é o principal requisito para a execução eficiente das atividades profissionais. As relações de trabalho devem ser ali-cerçadas na conduta ética de todos, e para isto é necessário:

• Que colaboradores, prestadores de serviços e fornecedo-res cumpram rigorosamente as leis e normas internas re-lativas à Medicina e Segurança do Trabalho;

• Que não haja nenhum tipo de discriminação no ambiente de trabalho;

• Ser proibido qualquer tipo de abordagem inoportuna ou assédio;

• Ter uma política de Recursos Humanos baseada na justiç a,transparência,imparcialidade e profissionalismo;

(7)

• Não admitir comportamentos no ambiente de trabalho que o tornem hostil, intimador e ofensivo;

• Que os colaboradores não se prevaleçam de seus cargos para benefício próprio;

• Não admitir o consumo de bebida alcoólica, bem como está sob efeito desta durante a jornada de trabalho; • Não permitir que parentes: pais,cônjuge,filhos,irmãos,net

os,cunhados e primos de primeiro grau trabalhem na mes-ma loja ou centro de custo;

• Que qualquer outra atividade remunerada paralela à exer-cida na empresa deve ser autorizada pela chefia imediata ou diretoria da área;

• Sempre que o colaborador estiver representando a em-presa, em situações profissional ou social, deve agir sem comprometer a imagem da empresa;

• Que nenhum colaborador, independente de cargo ou setor, receba qualquer tipo de gratificação, monetária ou de ou-tra forma, para favorecer algum fornecedor ou cliente.

ForNeCedores

• Devem ser íntegros na produção, entrega e cumprimento dos contratos firmados;

• O grupo garante uma conduta ética na seleção,negociação e administração de todas atividades comerciais, respeitan-do torespeitan-dos os fornecerespeitan-dores;

• É proibido obter ganho pessoal nas negociações feitas en-tre funcionários da empresa e seus fornecedores e presta-dores de serviço;

CoNCorreNtes

Em nenhum momento a concorrência ou a competitivida-de fará com que a empresa competitivida-desconsicompetitivida-dere sua gestão ética;

• Não é permitido que o colaborador forneça informações ou discuta com concorrentes os planos de comercialização, promoção e divulgação dos nossos produtos e serviços; • Deve-se manter um relacionamento de respeito e ética

(8)

sóCios

A Rede de Supermercados Unicompra e Bellacompra cum-pre efetivamente as leis municipais, estaduais e federais, vigen-tes e aplicáveis ao seu negócio.Qualquer um que violar uma des-tas leis prejudicando a reputação da empresa ou de seus sócios, sofrerá as devidas punições.

ComuNidade

O grupo investe na preservação, sustentação e desenvolvi-mento das comunidades onde está inserido, e estabelece parce-rias com órgãos governamentais, e outros grupos ou programas sociais que viabilizem o crescimento destas comunidades.

impreNsa

A relação da empresa com a imprensa é de respeito e trans-parência, disponibilizando todas as informações necessárias ao es-clarecimento e divulgação de suas ações para seus sócios, clientes, fornecedores e comunidade. As informações referentes aos seus clientes só poderão ser dadas com a autorização dos mesmos.

órgãos públiCos

Os representantes de órgãos públicos identificados por credenciais recebem tratamento profissional e isento, sendo con-cedido aos mesmos informações, dados registros pertinentes e exigidos por lei.

propagaNdae publiCidade

As ações de marketing e propaganda da empresa são es-senciais na preservação da imagem ética do grupo diante dos diversos públicos. Toda e qualquer divulgação, como, artigos, anúncios, catálogos, encartes, entre outros deve seguir aos pa-drões do código de ética vigente e precisa ser autorizado pelo departamento responsável.

rouboe/ouusoiNdeVidodosbeNsda empresa

Todos os colaboradores e prestadores de serviço são re-sponsáveis pelo uso, manutenção e proteção do patrimônio da Rede. As chefias devem comunicar aos colaboradores quais pro-cedimentos precisam ser adotados para a preservação adequada dos recursos materiais e físicos.

(9)

usoeregistrodasiNFormações

Os documentos, contratos, registros financeiros e con-tábeis, relatórios de qualquer natureza, projetos, pesquisas de opinião e de mercado, planos comerciais e de marketing são pro-priedades da empresa e não podem ser utilizados fora empresa a não ser que seja autorizado.

usodosmeioseletrôNiCosdeComuNiCação

Os recursos e equipamentos de comunicação eletrônica da empresa são para uso exclusivo de atividades de seu interesse. O grupo reserva-se ao direito de monitorar o acesso a internet de todos os equipamentos interligados ao seu sistema de tecnologia de informação.

meio ambieNte

Os colaboradores devem se preocupar em realizar suas ativi-dades com respeito ao meio ambiente, procurando sempre seguir as normas e regulamentações sanitárias de forma a nunca prejudicar o equilíbrio natural. Assim deve ter sempre os seguintes procedimen-tos:

• Usar recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente; • Armazenar e regulamentar resíduos de acordo com as

nor-mas e regulamentações sanitárias; • Usar material reciclável;

• Projetar novas instalações e reformas sem prejudicar o equilíbrio natural do meio ambiente;

(10)

admiNistração e apiliCação do Código de ÉtiCa

CumprimeNtodo Código

Este código de ética aplica-se a todos os colaboradores e prestadores de serviços e reflete os valores e a cultura da em-presa. O seu cumprimento revela o profissionalismo e a transpar-ência em todas as nossas ações no trabalho.

Violaçãodo Código

A violação deste código resultará nas medidas disciplinares apropriadas para a situação. Sendo assim, qualquer pessoa com vínculo na empresa tem o dever de informar qualquer violação. E a empresa manterá sigilo a respeito das informações recebidas e da pessoa que transmitiu a informação.

respoNsabilidadesperaNteao Código

Lideranças

• Ser exemplo da conduta ética;

• Ler, compreender, cumprir e fazer cumprir o código de ética; • Divulgar o código entre seus colaboradores e certificar-se

de sua leitura e compreensão;

• Responsabilizar-se pelo preenchimento e assinatura do termo de compromisso do código de ética e seu devido envio para o departamento pessoal;

• Comunicar a diretoria casos de descumprimento do código;

Colaboradores

• Ser exemplo de conduta ética para seus colegas; • Ler, compreender e cumprir o código de ética;

• Comunicar a sua chefia imediata situações ou fatos que violem o código de ética;

Recursos Humanos

• Ler, compreender e cumprir o código de ética;

• Divulgar o código de ética e informações relativas ao as-sunto;

Direção Executiva

(11)

po-líticas e práticas contidas no código de ética.

• Conduzir os colaboradores sob sua responsabilidade à to-tal adesão para com os princípios e orientações do código de ética;

• Aprovar a elaboração, revisão e divulgação do código de ética;

• Tomar as medidas administrativas nos casos mais graves de violações do código de ética.

Compromisso e Adesão

A reputação e integridade ética da Rede de Supermercados Uni-compra e BelaUni-compra é responsabilidade de cada um de nós e dos prestadores de serviços que interagem com nossas ações, nossos produtos e nossos serviços, e constitui orientação funda-mental para nossas práticas diárias.

Rede de Supermercados Unicompra e Bellacompra.

reulameNto iNterNo

Este regulamento tem por objetivo informar para todos os funcionários as normas e rotinas disciplinares que norteiam o andamento das atividades durante a jornada de trabalho. Este documento servirá de orientação no seu dia –a – dia para que possamos desenvolver um bom trabalho em conjunto com os demais funcionários em benefícios de todos.

admissão

Art. 1º - A admissão dependerá de Exames de Seleção técnica,psicológica e médica e mediante a apresentação dos do-cumentos exigidos, com prazo determinado. E após a admissão o funcionário terá de 30 a 90 dias de experiência para que seja efetivado definitivamente.

Art. 2º - É proibido a admissão de cônjuge ou parentes até 3º grau na mesma loja.

(12)

RESPONSABILIDADES, DIREITOS E DEVERES DO COLABORADOR

Compromissos

Art. 3º - Todo empregado deve cumprir com todos os compromissos assumidos no contrato individual de trabalho, tais como:

• Zelo; • Atenção;

• Competência profissional;

• Obedecer ordens e instruções dos superiores hierárquicos; • Cumprir o código de ética da empresa.

Devem também:

• Promover maior eficiência no serviço; • Manter a disciplina no local de trabalho;

• Zelar pela conservação das instalações, equipamentos,má-quinas,ordem e asseio no local de trabalho;

• Manter na vida profissional e privada conduta compatível com a dignidade do cargo ocupado;

• Usar uniforme completo; • Usar EPIs quando necessário;

• Colaborar juntamente com os colegas no bom desempe-nho das funções com espírito de união.

O empregado poderá responder por prejuízos causados a Empresa, mediante descuido ou imprudência, responsabilizando-se por:

• Danos em mercadorias sujeitas ao manuseio ou a sua guarda;

• Erros intencionais que prejudiquem a empresa financeira-mente;

• Sonegação de valores e objetos que estejam sobre sua guarda;

Cartãode poNto

Art. 4º - É expressamente proibido marcar cartão de pon-to de outra pessoa e os eventuais enganos, referente a marcação de ponto deverão ser comunicados ao superior.

(13)

Art. 5º - O cartão de ponto deve ser marcado no início da jornada, nos intervalos para refeição e no término da jornada.

ausêNCiase atrasos

Art.6º - O empregado que sair antes do término da jor-nada de trabalho, faltar por qualquer motivo, ou até mesmo se atrasar, deve comunicar o fato ao seu superior.

A empresa tolera atrasos no início da jornada, de 10min ou até 20min semanais, excedida esta tolerância a entrada ao trabalho se efetua mediante a autorização da chefia.

A empresa cabe descontar os períodos relativos aos atra-sos, saídas e faltas não justificadas, e terão as seguintes penali-dades: • Advertência verbal; • Advertência escrita; • Suspensão; • Demissão. remuNeração

Art.7º - A empresa paga os salários até o 5º dia útil do mês subseqüente ao trabalho.

Art. 8º - Os adiantamentos salariais são concedidos na base de 40% ( quarenta por cento ) do salário mensal, caso o funcionário deseje. E a empresa também disponibiliza para os colaboradores um chequinho onde é possível comprar em uma das lojas do grupo, sendo descontado no recebimento do salá-rio.

FÉrias

Art. 9º - Anualmente, são gozadas as férias em período fixado por conveniência da Empresa, ressalvados as exceções legais.

Art. 10º - As faltas não justificadas poderão refletir nas férias da seguinte maneira:

• até 05 faltas – 30 dias de férias • de 06 a 14 faltas – 24 dias • de 15 a 23 faltas – 18 dias • de 24 a 32 faltas – 12 dias

(14)

emprega-liCeNças

Art. 10º - A empresa concede aos colaboradores os se-guintes dias de licenças mediante as respectivas situações:

• 02 dias consecutivos quando ocorre falecimento de mãe,pai,irmão, esposa e avós;

• 03 dias consecutivos para casamento;

• 05 dias para nascimento de filho( licença paternidade ); • 01 dia a cada 12 meses para doação de sangue; • 02 dias consecutivos ou não para título de eleitor; • Exigências do serviço militar;

• Provas de vestibular;

proibições

Art.11º - É expressamente proibido:

• Divulgar por qualquer meio, assunto ou fato privado da empresa;

• Introduzir pessoas estranhas ao serviço, em qualquer de-pendência da empresa, sem prévia autorização;

• Propagar ou estimular a insubordinação ao trabalho; • Fazer parte de empresas ou iniciativas que concorram com

quaisquer atividades da empresa;

• Retirar do local de trabalho, sem prévia autorização,qualquer equipamento, objeto ou documento;

• Fumar em locais proibidos ou consumir goma de mascar; • Usar palavras ou gestos obscenos, nas dependências da

empresa;

• Promover algazarras, brincadeiras ou discussões durante a jornada de trabalho;

• Ocupar-se de quaisquer atividades que possa prejudicar os interesses do serviço;

• Fazer compras na loja durante a jornada de trabalho; • É proibido trabalhar embriagado ou consumir bebidas

al-coólicas durante o expediente de trabalho. A embriaguez habitual ou em serviço é motivo de rescisão de contrato por justa causa, art. 482 - CLT .

(15)

peNalidades

Art 12º - Aos empregados que transgridem as normas deste regulamento, aplicam-se as penalidades seguintes:

1º Advertência verbal; 2º Advertência escrita; 3º Suspensão

4º Demissão.

Art 13º - As penalidades são aplicadas segundo a gravi-dade da situação e as chefias devem enviar ao departamento pessoal relatórios escritos e justificados.

relações HumaNas

Art 14º - Todos os empregados sem distinção devem co-laborar, de forma eficaz, para os fins da empresa;

Art 15º - Harmonia, respeito, cordialidade e compreensão, devem predominar nos contatos estabelecidos entre todos.

Art 16º - A Diretoria da empresa, via departamento pes-soal, procura, sempre que solicitada e/ou julgar conveniente, co-laborar na solução de problemas de ordem pessoal, e familiar e também moral dos funcionários.

Art 17º - A empresa adota nas relações com os colabora-dores:

• Cumprir com sua legislação própria;

• Reconhecer o mérito do funcionário e premia-lo digna-mente. As promoções se regulam mediante seu perfil e capacidade de exercer o cargo. Quanto melhor o conceito do empregado maior a possibilidade de promoção.

disposições gerais

Art. 20º - A aparência pessoal determina boa imagem da Empresa junto aos clientes. Por isso exigimos de todos os fun-cionários o asseio pessoal , demonstração de bons hábitos, pos-tura correta e simpatia.

Observar as seguintes atitudes: a) Asseio Pessoal:

(16)

• Barba fazer diariamente;

• Unhas, mantê-las sempre limpas e aparadas; b) Roupas:

• Devem ser discretas. É proibido o uso de minisaia, vestidos transparentes pelas mulheres e bermuda pelos homens e mulheres.

c) Sapatos

• Usar sapatos fechados sempre limpos;

• Não é permitido o uso de chinelos durante o expediente. d) Postura

• Tenha bons hábitos, mantenha boa postura. Evite compor-tamentos ou atitudes que possam prejudicar sua imagem e da Empresa. Na presença de clientes evite:

• Ficar sentado;

• Debruçar-se sobre balcões ou cadeiras; • Cruzar os braços e as pernas;

• Consumir goma de mascar;

• Espreguiçar-se,bocejar,coçar-se e fumar; • Colocar o dedo no nariz ou ouvido; • Assoar o nariz;

• Elevar a voz.

Art. 21º Ao empregado é garantido o direito de formular sugestões ou reclamações para qualquer assunto do serviço e atividades da Empresa aos seus superiores.

Art. 22º O presente Regulamento pode ser substituído por outro, sempre que a empresa julgar conveniente, em conse-qüência da alteração na Legislação social.

beNeFíCios

A Empresa proporciona aos seus funcionários os seguintes benefícios:

1-Salário

O salário mensal de acordo com a política salarial da Em-presa, considerando sempre os seguintes aspectos:

• Pontualidade no pagamento; • Salário compatível com a função;

(17)

• Reajustes dentro da política legal;

• Reajuste segundo o desempenho da empresa e colaboradores.

2 – Uniforme

A empresa fornecerá para todos os funcionários o uniforme completo e este ficará incumbido de usa-lo durante o expediente de trabalho.

O funcionário obriga-se a lavá-lo sempre que necessário e man-ter conservado até a data da sua devolução para a Empresa, seja na necessidade de troca ou eventual saída da Empresa.

3 – Vale Transporte

Para todos os funcionários que dependem de condução para o trabalho, no caso das lojas da Capital.

4 – República

Os colaboradores que trabalham em lojas fora da sua ci-dade de residência, a empresa disponibiliza a república, onde os mesmos instalam-se.

5 – Promoção

Pelo esforço, dedicação e perfil de cada colaborador , a empresa dar oportunidade dos mesmos participarem de seleções internas, e assim mudarem de cargos e função;

6 – Treinamentos

Curso de treinamento são oferecidos para todas as áreas da empresa, que podem ocorrer na própria loja ou em locais especializados.

7 – Armários para objetos pessoais

A empresa oferece armário individual com chave, para que seus pertences estejam seguros durante o trabalho.

(18)

TERMO DE COMPROMISSO

Entendo que o Regulamento Interno da Empresa e o pre-sente Código de Ética revelam os valores e princípios da Rede de Supermercados Unicompra e Belacompra, refletindo compromis-so de profissionalismo e transparência. Comprometo-me a cum-pri-los integralmente em todas as minhas ações no trabalho.

Nome: ______________________________________________ ______________________________________________ Cargo: ______________________________________________ Loja: ___________________________________________________ _____________________,_____de______________de ______. ___________________________________________________ ASSINATURA

(19)

Referências

Documentos relacionados

O empregador deverá realizar a avaliação ambiental de poeira de asbesto nos locais de trabalho em intervalos não superiores a seis meses.. Os registros das avaliações deverão

Reconhecimento de face utilizando banco de imagens monocromáticas e coloridas através dos métodos da análise do componente principal (PCA) e da Rede Neural Artificial (RNA)

Por fim, o estudo mostrou que a relação de volume retirado e a carga crítica de flambagem são inversamente proporcionais, obtendo uma geometria ótima para todos

A seqüência analítica • Definição do problema • Escolha do método • Amostragem • Pré-tratamento da amostra • Medida • Calibração • Avaliação •

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

O SUBPROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, PARA A ÁREA JURÍDICO-INSTITUCIONAL, usando das atribuições que lhe foram delegadas pela PORTARIA Nº 4574/2013-MP/PGJ, de 24 de Julho de

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-