• Nenhum resultado encontrado

A FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

M

M

B

B

A

A

e

e

m

m

F

F

i

i

n

n

a

a

n

n

ç

ç

a

a

s

s

c

c

o

o

m

m

e

e

s

s

p

p

e

e

c

c

i

i

a

a

l

l

i

i

z

z

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

e

e

m

m

G

G

e

e

s

s

t

t

ã

ã

o

o

d

d

e

e

I

I

n

n

v

v

e

e

s

s

t

t

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

s

s

(2)

M

M

B

B

A

A

e

e

m

m

F

F

i

i

n

n

a

a

n

n

ç

ç

a

a

s

s

c

c

o

o

m

m

e

e

s

s

p

p

e

e

c

c

i

i

a

a

l

l

i

i

z

z

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

e

e

m

m

G

G

e

e

s

s

t

t

ã

ã

o

o

d

d

e

e

I

I

n

n

v

v

e

e

s

s

t

t

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

s

s

A FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

A FGV é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo de ser um centro voltado para o desenvolvimento intelectual do país, reunindo escolas de excelência e importantes centros de pesquisa e documentação focados na economia, na administração pública e privada e na história do país.

Ao longo desses 60 anos de existência, a FGV dedicou-se ao ensino e avançou pelas áreas da pesquisa e da informação até convertendo-se em sinônimo de centro de qualidade e de excelência. Líder na criação e no aperfeiçoamento de idéias que contribuam para o desenvolvimento nacional, a FGV investe e estimula a pesquisa acadêmica, o que tem resultado em produção de relevância, reconhecida nacional e internacionalmente. Os temas abrangem a macro e a microeconomia, finanças, direito, saúde, previdência social, pobreza e desemprego, poluição e desenvolvimento sustentável. A FGV realiza trabalhos, sob encomenda para o setor público, a iniciativa privada e organismos internacionais, como o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em 1951 criou o Instituto Brasileiro de Economia – IBRE responsável pela apuração e análise dos dados econômicos , financeiros e empresariais mais utilizados no País, tendo sido pioneiro no cálculo do PIB brasileiro. Atualmente é responsável pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) utilizado na correção de tarifas de serviços públicos e do endividamento dos estados com a União.

Os bens, produtos e serviços oferecidos pela FGV contribuem, de modo permanente, para a elevação da produtividade e da competitividade de um grande número de empresas e para o aprimoramento de organismos públicos municipais, estaduais e federais. O sólido conhecimento das dinâmicas e práticas do mercado e da alta competência acadêmica e experiência internacional de seu corpo docente possibilitaram à FGV conceber uma oferta diversificada e abrangente para as necessidades e expectativas de seu público, seja da área governamental ou do setor privado.

Composta por diversas unidades, destacam-se duas grandes escolas: A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAPE e a Escola de Pós-Graduação em Economia – EPGE, centros de excelência em educação e pesquisa, pelos conhecimentos técnicos e científicos que produzem.

A EBAPE, criada em 1952 com o apoio das Nações Unidas, é a mais antiga escola de administração da América do Sul, tem como missão servir aos atuais e futuros líderes, executivos e profissionais de empresas privadas, instituições governamentais e organizações sem fins lucrativos, por meio do oferecimento de oportunidades de ensino e excelência, nas áreas de gestão pública e empresarial. A EPGE, criada em 1961 pelo Prof. Mário Henrique Simonsen, é a mais antiga escola de pós-graduação em economia do Brasil, tem como missão prover o mais alto nível de educação e pesquisa em Economia no Brasil – comparável aos bons programas internacionais – e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País, por meio do treinamento de economistas para o setor público e privado, bem como da realização de pesquisa aplicada a problemas brasileiros.

(3)

M

M

B

B

A

A

e

e

m

m

F

F

i

i

n

n

a

a

n

n

ç

ç

a

a

s

s

c

c

o

o

m

m

e

e

s

s

p

p

e

e

c

c

i

i

a

a

l

l

i

i

z

z

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

e

e

m

m

G

G

e

e

s

s

t

t

ã

ã

o

o

d

d

e

e

I

I

n

n

v

v

e

e

s

s

t

t

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

s

s

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - IDE

Criado em 2003, o Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) tem como objetivo prover canais de distribuição únicos, presenciais para os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização, aperfeiçoamento e extensão), virtuais para todos os demais cursos, lato sensu e stricto sensu (mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados) e de graduação, originados de todas as unidades da FGV. Com isso, o Instituto visa não só consolidar o modelo inovador de Educação Continuada, desenvolvido na década de 1990 pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) e pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) - na época, as duas únicas escolas da FGV no Rio de Janeiro -, mas também ampliar seu alcance de atuação.

O IDE é composto pelo programa FGV Management e sua Rede Conveniada, pelo programa de Ensino a Distância (EAD), FGV On Line, pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos (PDE), pela Divisão Financeira e de Inteligência de Negócios, e, finalmente, pela Gerência de Programas Especiais, todos com a assessoria da Central de Qualidade. Conta, ainda, com o suporte de dois órgãos: o Conselho Acadêmico e o Comitê Operacional. Com essa estrutura sólida, o IDE vem reforçar, de forma objetiva e consistente, a missão da FGV de levar às mais distantes localidades brasileiras um ensino de qualidade, equivalente ao oferecido em suas escolas do Rio de Janeiro e São Paulo.

O FGV MANAGEMENT

O FGV Management foi criado em 1999 como um programa de educação continuada para executar a distribuição e administração de cursos de pós-graduação lato sensu dos programas desenvolvidos, utilizando material didático padronizado e livros especializados, pelas diversas unidades da FGV. Com sede no prédio da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro, na Praia de Botafogo 190, 12º andar, o FGV Management oferece ao mercado brasileiro, modernos programas de pós-graduação em níveis de especialização, aperfeiçoamento e atualização, incluindo os denominados MBA (Master of Business Administration), em sua rede de conveniados em todo o Brasil.

A experiência acadêmica e profissional dos professores da FGV, faz com que os cursos aliem teoria e prática de forma equilibrada, possibilitando que os conhecimentos adquiridos sejam rapidamente incorporados ao dia-a-dia das empresas.

A MISSÃO DO FGV MANAGEMENT

A missão do FGV Management é formar executivos de empresas privadas, governamentais e do terceiro setor, levando aos talentos do nosso país instrumental necessário para desenvolver seu potencial e agregar valor às empresas onde atuam, estimulando o desenvolvimento de sua região, nos mais diversos segmentos.

(4)

M

M

B

B

A

A

e

e

m

m

F

F

i

i

n

n

a

a

n

n

ç

ç

a

a

s

s

c

c

o

o

m

m

e

e

s

s

p

p

e

e

c

c

i

i

a

a

l

l

i

i

z

z

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

e

e

m

m

G

G

e

e

s

s

t

t

ã

ã

o

o

d

d

e

e

I

I

n

n

v

v

e

e

s

s

t

t

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

s

s

SOBRE O MBA

A Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas

A Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas é líder em pesquisa e ensino de economia e finanças no Brasil. É a única escola de economia avaliada pela Capes, órgão do Ministério de Educação, com nota máxima, um reconhecimento à excelência acadêmica de seu corpo docente e seu método de ensino.

SOBRE O CURSO

O curso visa formar profissionais para o mercado financeiro e para a área financeira de empresas. É composto de um modulo básico e uma especialização em gestão de investimentos.

O objetivo do módulo básico é dar uma formação sólida nos fundamentos de finanças. Esta formação requer conhecimentos em matemática, estatística e microeconomia, que também serão ensinados no módulo básico. As especializações aprofundam o conhecimento de finanças na direção de maior utilidade para cada tipo de profissional.

Já a especialização de Gestão de Investimentos tem como objetivo dar fundamentos à gestão de diversos tipos de carteira, como fundos de investimento, carteiras de ações, de renda fixa, wealth management, etc.

O diploma de MBA será dado ao aluno que completar com sucesso o módulo básico, uma especialização e apresentar monografia ao fim do curso.

A abordagem dos temas não envolverá formalização excessiva, mas não abrirá mão de um certo nível de rigor conceitual que servirá de base para a consideração de problemas concretos. Consideramos também, que qualquer curso de qualidade em finanças não pode prescindir de algumas cadeiras mais analíticas. Neste sentido em termos de nível de formalização, o MBA em Finanças se situará entre os demais MBA´s e o mestrado profissionalizante de Finanças da FGV. Buscamos assim uma instrumentalização de fronteira para os alunos.

A coordenação geral do MBA de Finanças será a mesma que a do bem sucedido programa de Mestrado em Finanças e Economia Empresarial da Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV.. Adicionalmente, cada disciplina será coordenada por um professor doutor, com excelente qualificação e vasta experiência acadêmica, que será responsável pelo conteúdo ensinado e método de ensino empregado. O envolvimento dos professores de tempo integral da Escola de Pós-Graduação em Economia será um diferencial de qualidade em relação aos MBA´s de oferecidos pelas instituições concorrentes.

Quadro Docente: professores da Fundação Getulio Vargas; professores convidados com excelente qualificação e vasta experiência acadêmica.

(5)

M

M

B

B

A

A

e

e

m

m

F

F

i

i

n

n

a

a

n

n

ç

ç

a

a

s

s

c

c

o

o

m

m

e

e

s

s

p

p

e

e

c

c

i

i

a

a

l

l

i

i

z

z

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

e

e

m

m

G

G

e

e

s

s

t

t

ã

ã

o

o

d

d

e

e

I

I

n

n

v

v

e

e

s

s

t

t

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

s

s

OBJETIVO GERAL

Proporcionar uma formação sólida em finanças que permita ao profissional da área financeira dar soluções originais e teoricamente embasadas a problemas novos com que se deparam.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O profissional se habilitará a:

-precificar ações, títulos de renda fixa e derivativos

-gerir diversos tipos de carteiras e fundos com base em análise de mercado calcada em teoria de finanças e em finanças comportamentais.

-wealth management, incluindo alocação estratégica de ativos para o longo prazo.

PÚBLICO ALVO

Profissionais do mercado financeiro e do setor financeiro de empresas que buscam uma formação sólida em finanças.

ESTRUTURA CURRICULAR

O MBA de Finanças envolve 432 horas/aula, divididas em 10 disciplinas. Haverá uma seqüência inicial (“Módulo Básico”) de 6 cadeiras: Matemática, Estatística, Microeconomia, Investimento I e Investimento II e Finanças Corporativas. Estas seriam seguidas por um bloco com 4 cadeiras correspondentes a especialização em Gestão de Investimentos.

De acordo com as normas fixadas pela CAPES, será exigido dos alunos trabalho final de natureza específica, apropriado aos objetivos do programa. Esse trabalho terá um caráter aplicado e se diferencia da dissertação de mestrado usual por tratar de tema mais circunscrito e pelo prazo mais reduzido de elaboração.

(6)

M

M

B

B

A

A

e

e

m

m

F

F

i

i

n

n

a

a

n

n

ç

ç

a

a

s

s

c

c

o

o

m

m

e

e

s

s

p

p

e

e

c

c

i

i

a

a

l

l

i

i

z

z

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

e

e

m

m

G

G

e

e

s

s

t

t

ã

ã

o

o

d

d

e

e

I

I

n

n

v

v

e

e

s

s

t

t

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

s

s

Módulo Básico 1 Matemática 2. Microeconomia 3. Estatística 4. Investimentos I 5. Investimentos II 6. Finanças Corporativas I

Especialização em Gestão de Investimentos

1 Derivativos 2 Finanças Internacionais 3. Finanças Comportamentais

4. Alocação de Ativos e Gerenciamento de Investimentos CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO : 432 Horas/Aula

EMENTAS DOS CURSOS

MÓDULO BÁSICO

Matemática

Funções; Sistemas de Equações Lineares; Limites, Tangentes e Derivadas; Regras de Derivação; Representação Gráfica de Funções e suas Derivadas; Aplicações das Derivadas; Máximos e Mínimos de Funções de uma Variável; Funções de mais de uma variável; Derivadas Parciais, Otimização Condicionada,

Microeconomia

Teoria do Consumidor: Restrição Orçamentária; Preferências Individuais; Funções de Utilidade; Escolha do Consumidor; Função de Demanda; Demanda de Mercado; Elasticidade; Excedente do Consumidor, Equilíbrio dos Mercados. 2) Teoria da Firma: Tecnologias de Produção; Minimização de Custo; Maximização de Lucro; Função de Custo, Função de Oferta; Oferta de Mercado; 3) Estrutura e Equilíbrio de Mercados:

(7)

M

M

B

B

A

A

e

e

m

m

F

F

i

i

n

n

a

a

n

n

ç

ç

a

a

s

s

c

c

o

o

m

m

e

e

s

s

p

p

e

e

c

c

i

i

a

a

l

l

i

i

z

z

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

e

e

m

m

G

G

e

e

s

s

t

t

ã

ã

o

o

d

d

e

e

I

I

n

n

v

v

e

e

s

s

t

t

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

s

s

Estatística Descritiva: • medidas de tendência central: média, moda e mediana • medidas de dispersão: variância, desvio padrão, covariância, correlação, curtose, assimetria e coeficiente de variação Probabilidade: • definição, espaço amostral, eventos e freqüência relativa • propriedades da probabilidade subjetiva • probabilidade condicionada e independente. Variáveis Aleatórias: discretas: distribuição binomial e de poisson • contínuas: uniforme, normal, log-normal e qui-quadrado • medidas de dispersão e posição de variáveis aleatórias discretas e contínuas • propriedades: lei dos grandes números e teorema do limite central; intervalos de confiança; teste de hipótese;

Investimentos I

Valor dos Ativos: Custo de Oportunidade, Valor Presente, Taxa Interna de Retorno; Risco: Rentabilidade e Risco. Mercados de Títulos; Avaliação de Títulos sem Risco; seleção de Portfólio: Diversificação do Risco; Modelo de Markowitz; Modelo CAPM; Modelos Multifatoriais; Modelo APT. Avaliação de Títulos de Renda Fixa; Duração e Convexidade.

Investimentos II

Estrutura a Termo da Taxa de Juros; Gerenciamento de Portfólios de Títulos de Renda Fixa; Avaliação de Ações;.Opções e Futuros; Gerenciamento de Investimentos e Avaliação de Performance;

Finanças Corporativas I

Alternativas de Financiamento de Projetos, Opções e Valor; Eficiência de Mercado; Estrutura de Capital: Endividamento, Dividendos, Impostos; Controle do Capital; Fusões e Aquisições.

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INVESTIMENTOS

Derivativos I

Contratos a Termo e a Futuro; Swaps; Modelos Estatísticos do Comportamento dos Preços das Ações; Modelo de

Black-Scholes e Apreçamento Risco-Neutro; Opções: Ações, Índices, Câmbio e Futuros; Método Geral de Apreçamento de Derivativos; Hedging de Carteiras de Derivativos

Finanças Internacionais

Balanço de pagamentos e contas nacionais; taxa de câmbio, balanço de pagamentos e regimes cambias; taxas de juros e taxa de câmbio: ajustamentos, crises e regimes; modelo intertemporal de ajuste da conta corrente; a taxa de câmbio real; mercado de câmbio e condições de paridade; ataques especulativos e crises de balanço de pagamentos; avaliação de regimes cambiais; dívida externa; sistema financeiro internacional

(8)

M

M

B

B

A

A

e

e

m

m

F

F

i

i

n

n

a

a

n

n

ç

ç

a

a

s

s

c

c

o

o

m

m

e

e

s

s

p

p

e

e

c

c

i

i

a

a

l

l

i

i

z

z

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

e

e

m

m

G

G

e

e

s

s

t

t

ã

ã

o

o

d

d

e

e

I

I

n

n

v

v

e

e

s

s

t

t

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

s

s

Finanças Comportamentais

Definições de eficiência de mercado. Limitações à arbitragem. Psicologia: desvios da racionalidade na formação de conjecturas; teoria prospectiva; aversão à ambiguidade. Aplicações ao mercado agregado: os “puzzles” do prêmio das ações e da volatilidade. Aplicações a carteiras de ações: o prêmio por tamanho, reversões de longo prazo, o poder preditivo das razões de preço, momento, estudos de evento. Fundos fechados. Comportamento do investidor. Aplicações a finanças corporativas.

Alocação de Ativos e Gerenciamento de Investimentos

Condições sob as quais a abordagem míope (tradicional) é válida. Falácias comuns na discussão de alocação de ativos. Implementação Black-Litterman do modelo de Markowitz. Oportunidades de investimento variáveis no tempo: taxas de juros reais variáveis, variações no tempo do prêmio de risco das ações e dos títulos de longo prazo. Características individuais dos investidores: renda do trabalho e capital humano; diferenças de idade e ciclo de vida; investidores com outros ativos ilíquidos: empresa familiar, imóveis, stockoptions, etc.

COORDENAÇÃO

• Marco Antonio Cesar Bonomo - Ph.D., Princeton University • Pedro Cavalcanti Ferreira - Ph.D., University of Pennsylvania

COORDENADORES DE DISCIPLINA

• Carlos Eugênio da Costa – Ph.D., University of Chicago. • Eduarda La Rocque – Doutora, PUC-Rio.

• Humberto Luiz Ataíde Moreira – Doutor, IMPA.

• João Victor Issler - Ph.D., University of California, San Diego • Luiz Henrique Braido – Ph.D., University of Chicago

• Luiz Renato Lima - Ph.D., University of Illinois (Estatística) • Marcelo Fernandes – PhD., Université Libre de Bruxelles • Marco Antonio Cesar Bonomo - Ph.D., Princeton University • Maria Cristina Trindade Terra - Ph.D., Princeton University • Pedro Cavalcanti Ferreira - Ph.D., University of Pennsylvania • Ricardo Simonsen –Doutor, EPGE/FGV

(9)

M

M

B

B

A

A

e

e

m

m

F

F

i

i

n

n

a

a

n

n

ç

ç

a

a

s

s

c

c

o

o

m

m

e

e

s

s

p

p

e

e

c

c

i

i

a

a

l

l

i

i

z

z

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

e

e

m

m

G

G

e

e

s

s

t

t

ã

ã

o

o

d

d

e

e

I

I

n

n

v

v

e

e

s

s

t

t

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

s

s

INVESTIMENTO

Parcelado em até 24 (1 + 23) parcelas mensais de R$ 887,00 - Válido para matrículas realizadas até 28/02/2005. Outros planos de parcelamento sob consulta.

LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO

BOTAFOGO Início: 5 de abril de 2005 Horário: 3as e 5as das 19:00 às 22:30h Local: Praia de Botafogo 190 10º andar – sl 1022 cep: 22250-040 Rio de Janeiro – RJ Tel.: 0800 285 5900

Referências

Documentos relacionados

Para Vygotski (1996) a esferas da ciência, da arte e da própria filosofia são internalizadas por meio dos conceitos científicos, ou seja, quando a criança começa a operar

ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO 13:30-14:20 NUTRIÇÃO ANIMAL E FORRAGENS

Os inúmeros corpos negros, corpos humanos antes de tudo, são empurrados para um nível inferior de união, em que não correspondem mais a uma obra musical interpretada, que é

A Coordenação do Curso de Design convida os discentes do curso a participarem da seleção de bolsistas voluntários para colaborar com as atividades de celebração aos 10 anos do

Para a manutenção da Escola Profissional da Construção Civil, os empregados, por sua vez, autorizam a seus empregadores, durante a vigência da presente Convenção

Trata-se de um estudo de corte transversal realizado em uma Unidade Distrital de Saúde de Ribeirão Preto-SP que teve como objetivo geral analisar a satisfação

1º Consignar à TELEVISÃO INDEPENDENTE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO LTDA, autorizatária do Serviço de Retransmissão de Televisão, na localidade de SÃO MATEUS,

Effec- tiveness of subcision using carboxytherapy plus fractional carbon dioxide laser resurfacing in the treatment of atrophic acne scars: comparative split face