• Nenhum resultado encontrado

IMPERATRIZ IMPERA -MA TRIZ MAIO ECONOMIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IMPERATRIZ IMPERA -MA TRIZ MAIO ECONOMIA"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

ECONOMIA

IMPERATRIZ-MA

IMPERATRIZ-MA

IMPERATRIZ-MA

(2)

RELATÓRIO SOBRE O COMPORTAMENTO

DOS CONSUMIDORES DE

IMPERATRIZ-MA

(3)

Nenhuma parte desta publicação pode ser gravada, armazenada em sistemas eletrônicos, fotocopiada, reproduzida por meios mecânicos ou outros quaisquer sem autorização prévia da Faculdade de Educação Santa Terezinha - FEST.

B114 Relatório sobre o comportamento do consumidor de Imperatriz. / Fernando Reis Babilônia; Dorgival Pinheiro de Sousa Filho. – Imperatriz, maio, 2015.

22 f.:il

Relatório semestral.

1. Consumidor – Imperatriz – Relatório. 2. Consumidor – Avaliação – Imperatriz. I. Babilônia, Fernando Reis; Sousa Filho, Dorgival Pinheiro de II.

CDU 64.033(821.1 Imperatriz)(047)

Raimunda Cortez Moreira Dourado

(4)

03

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA – FEST DIRETORA GERAL

Roza Maria Soares da Silva

DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

Manoel Ferreira da Silva

VICE-DIRETOR

Kleber Alberto Lopes de Sousa

DIRETORA ACADÊMICA

Conceição de Maria Botelho Martins

COORDENADOR CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Fernando Reis Babilônia

COORDENADOR DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Francisco Lima Soares

COORDENAÇÃO DA PESQUISA

Fernando Reis Babilônia

ELABORAÇÃO DA PESQUISA

Fernando Reis Babilônia Dorgival Pinheiro de Souza Filho

CAPA

José Bispo de Sousa

DIAGRAMAÇÃO

(5)

Adriana dos Santos Gomes Alexandre Araujo Marques Antonio Bruno Araujo Vilanova

Arianne de Cássia Ferreira da Silva

Domingos Martins de Sousa Junior

Eliene Sousa Gomes Geovane dos Santos Barros

Geysa Arruda Campos Jane Kelly Conceição da Silva

Jeferson Luis Gomes Nejelski

Joana Pina de Oliveira Josias Campos Chaves Juliana Kimberly Freitas Brandão

Lanna Thais Mota Rodrigues

Lucas Simão Melo Lucas Sousa Santos Luciân Sipauba Costa Maria Janne Oliveira Rego Maria Keila da Conceição Alves

Patricia Sousa Paiva Andrade

Rafael Chaves Batista Raphaela Moraes da Silva Ricardo dos Santos Cardoso

COLABORAÇÃO

ACADÊMICOS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA - FEST

Samara Loise Damasio Costa

Silvânia Silva de Oliveira Symon Araujo Cordeiro Thays Alves de Sousa Franco

Thiago Sousa Paiva Vinicius Ferreira Passos Walmeston de Oliveira Pedroso

Wellyngton Santos de Araujo

(6)

06

Comportamento do Consumidor de Imperatriz (CCI)

O CCI é uma pesquisa semestral realizada com 500 pessoas na cidade de Imperatriz – MA. Utiliza-se o método de amostragem probabilística de modo a garantir uma margem de erro de 5% a um nível de significância de 95%.

INFORMAÇÕES:

Coordenação do Curso de Ciências Econômicas - FEST Rua Perimetral Castelo Branco, 116 - Pq. Anhanguera

Imperatriz - MA. - Tel.: (99) 2101-0880 www.fest.edu.br

(7)

Introdução

A pesquisa sobre o comportamento do consumidor da população de Imperatriz - MA foi realizada na primeira quinzena de maio de 2015, pela Faculdade de Educação Santa Terezinha – FEST, tendo a participação direta dos acadêmicos do curso de Ciências Econômicas. A pesquisa foi coordenada pelos docentes Dorgival Pinheiro e Fernando Babilônia. A pesquisa apresentou dados importantes sobre o comportamento e expectativas dos consumidores da cidade de Imperatriz. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 500 pessoas, que foram entrevistadas em vários pontos da cidade, utilizou-se o método de amostragem probabilística de modo a garantir uma margem de erro de 5%, com um nível de significância de 95%. O objetivo foi de levantar informações sobre expectativas de consumo, momento da economia de Imperatriz, pretensão de consumo da população, formas de pagamento mais usadas entre outras informações.

Pretende-se com a pesquisa propiciar um maior conhecimento sobre o consumo na cidade de Imperatriz, assim como fornecer uma ferramenta de planejamento para o comércio local, já que conhecendo como pensa e o que quer o consumidor os comerciantes podem se preparar tanto ampliando estoques como também reduzindo os mesmos. A confiança das famílias atua como fator redutor ou indutor do crescimento. Se as expectativas são otimistas em relação ao futuro as famílias irão gastar mais ao passo que se as expectativas são pessimistas elas irão ser mais cautelosas, abrindo mão de um consumo presente para consumir no futuro.

(8)

08

1. Exerce atividade remunerada atualmente

Para verificar as pretensões de consumo das famílias é necessário verificar se elas estão exercendo alguma atividade remunerada, pois sem renda o consumo fica resumido a produtos de primeira necessidade. Sendo assim, foi questionado junto aos consumidores de Imperatriz se eles exerciam alguma atividade remunerada como fica explícito no gráfico 1. Observa-se que 80,0% dos consumidores pesquisados possuem atividade remunerada 20,0% não.

2. Nível de escolaridade consumidores imperatrizenses

O nível de renda está intrinsecamente associado ao nível de escolaridade. Quanto maior o nível de instrução maior será a renda e por conseqüência maior será o poder de consumo. Sendo maior o nível de escolaridade tem-se uma redução da concentração de renda, o que possibilita a participação de um número maior de consumidores no mercado, o que é altamente benéfico.

(9)

Fonte: Departamento de Economia FEST

De acordo com os resultados da pesquisa observa-se que 32,0% dos consumidores pesquisados possuem ensino médio completo, 25,0% superior incompleto e 13,0% superior completo e 3,0% com pós-graduação. Há a tendência que no longo prazo tenha-se um acréscimo na participação de graduados e pós-graduados, dado que há uma crescente na demanda por graduação, e ao término da graduação o passo natural é buscar uma continuação na formação.

3. Faixa salarial dos consumidores imperatrizenses

Conforme a teoria econômica quanto maior a renda maior o consumo. Nestes termos, temos que a variável renda desempenha papel fundamental nas decisões de consumo das pessoas. É com base na renda atual e futura que as pessoas definem seu padrão de consumo, podendo ser maior quanto maior for a renda.

(10)

10

Fonte: Departamento de Economia FEST

O percentual de consumidores que têm renda de um salário até dois salários foi de 58,0%. Tem-se, portanto, uma participação predominante de consumidores que ganham até dois salários.

4. Origem dos rendimentos consumidores imperatrizenses

Estabilidade de renda é uma da condições para a tomada de decisão sobre consumir ou não. Diante de tal condição, a análise da origem dos rendimentos dos consumidores de Imperatriz se fez necessária, pois ao se verificar a fonte de seus rendimentos será possível traçar uma estimativa de consumo tanto no curto como no médio prazo.

(11)

Analisando o gráfico 5, é possível observar que quando indagados sobre como a economia de Imperatriz estará nos próximos doze meses 60,0% respondem que estará melhor e para os próximos cinco anos o índice também foi de 65,0%. Com relação a piora da economia o índice é de 22,0% para doze meses e de 17,0% para cinco anos.

Nesta pesquisa foi possível observar que há predominância de empregos com CLT 64,0% de participação. Sem CLT 7,0% e 14,0% autônomo são os índices que mais se destacam.

5. Opinião dos consumidores sobre a situação econômica de Imperatriz para um horizonte de tempo de 12 meses e de cinco anos

As expectativas dos consumidores são fundamentais para o andamento da economia. Tais expectativas podem definir o crescimento ou não da economia de um município, Estado ou até mesmo de um país. Avaliando de forma isolada, ou seja, a opinião sobre a economia de uma só pessoa, não terá grande impacto, mas quando somada as expectativas de todas as pessoas, os resultados sobre a economia são significativos.

(12)

6. Compra financiada no momento pelos consumidores imperatrizenses

Diante da limitação de renda, o crédito toma cada vez mais importância para as decisões de consumo. Para tanto, foi questionado junto aos consumidores de Imperatriz se eles possuíam alguma compra financiada no momento do levantamento (maio/2014).

12

Fonte: Departamento de Economia FEST

alguma compra financiado, já por outro lado obsrvou-se que 38,0% disseram não possuir compra financiada no momento da pesquisa. Tais informações são relevantes para a economia local, já que ainda há certa margem de endividamento por parte dos consumidores, o que pode ser positivo para a economia como um todo, no que se refere ao consumo local.

7. Situação financeira dos consumidores de Imperatriz

Uma importante forma de avaliar o potencial de consumo é verificar a situação financeira dos consumidores. Para tanto, foi questionado junto ao grupo de consumidores pesquisados como estava sua situação financeira em comparação a um ano atrás.

(13)

Fonte: Departamento de Economia FEST

Conforme apresentado no gráfico 7, observa-se que 79,0% dos entrevistados dizem estar melhor financeiramente em relação a um ano atrás. Neste item, verifica-se um fator gerador de expectativas otimistas em relação à economia de Imperatriz, pois o consumidor pode levar em consideração tal informação para formação de expectativas futuras, ou seja se ele está em uma situação financeira melhor do que estava a um ano atrás, isso pode significar que para os anos à frente ele também se encontrará em situação melhor ainda.

8. Pretensão de compra consumidores imperatrizenses

Uma importante forma de análise de investimentos é conhecer as expectativas do consumidor. Diante desta informação os empresários podem ou não investir em produtos para formação de estoques, para caso haja uma expectativa otimista com relação ao consumo eles estejam prontos a atender a demanda.

(14)

14

Fonte: Departamento de Economia FEST

Observa-se, através do gráfico 8 que para os próximos seis meses 65,0% dos consumidores pretendem compar algo. E para os próximos doze meses este percentual cai para 66,0%. Já os que não pretendem comprar algo tanto para os próximos seis e doze meses é de 32,0% e 31,0% respectivamente.

Ainda com relação às pretensões de consumo dos imperatrizenses, também foi levantado que produtos são pretendidos pelos consumidores.

(15)

Fonte: Departamento de Economia FEST

Observa-se através do gráfico 10, algumas variações nas pretensões de compra por parte dos consumidores de Imperatriz para os próximos 12 meses. O item imóveis sobe em pretensão passando para 18,0%, os outros itens sofrem pequenas variações. Para um prazo mais longo os consumidores pretendem comprar bens com valores maiores, ratificando de certa forma a questão do otimismo dos consumidores de Imperatriz em relação à economia local.

9. Forma de pagamento preferida pelos consumidores imperatrizenses

A forma de pagamento mais adotada pelos consumidores deve ser sempre analisada, pois diante do resultado os empresários poderão adequar suas políticas às opções dos consumidores.

Como destacado no gráfico 9, os automóveis continuam sendo o principal objetivo de compra de consumo em Imperatriz com 22,0% de intenções, seguido pelas motos 14,0%, imóveis 15,0%.

(16)

16

Fonte: Departamento de Economia FEST

Conforme está expresso no gráfico 11, para 54,0% dos consumidores à forma preferida para pagamento é à vista e para 44,0% à prazo. Para os consumidores que optam pela compra à prazo, foi feito o questionamento sobre o que levam em consideração ao efetuar a compra: taxa de juros ou valor da prestação.

(17)

É possível verificar através do gráfico 12, que os consumidores ao comprarem algo financiado priorizam o valor da prestação 49,0% em detrimento da taxa de juros 48,0%.

10. Fatores que influenciam nas decisões de compra dos consumidores imperatrizenses

Ao decidir efetuar uma compra os consumidores levam em consideração vários fatores, dentre eles o momento da economia atual, suas expectativas para o futuro, etc.

Fonte: Departamento de Economia FEST

Observando o gráfico 13, é possível verificar que a necessidade ainda é o principal fator de influencia na decisão de consumo para 50,0% dos consumidores, seguido pelas promoções 25,0% e a propaganda com 11,0%.

11. Forma de pagamento utilizada pelos consumidores imperatrizenses

Em uma economia cada vez mais competitiva e com cada vez mais recursos tecnológicos, é necessário conhecer bem como e quais as principais formas de pagamento são

utilizadas pelos consumidores, pois com esta informação é possível desenvolver produtos específicos para cada perfil.

(18)

No gráfico 14, observa-se que para 42,0% dos entrevistados o dinheiro ainda é a forma preferida para efetuar um pagamento, tal fator pode ser devido a muitos consumidores não possuírem conta bancária, ou estarem com alguma restrição cadastral. Para 31,0% dos consumidores o cartão de crédito é a forma mais utilizada, tendência que a cada pesquisa vem aumentando. O Carnê com 6,0% e o crediário com 8,0% são bastante representativos quando se observa as preferências dos consumidores ao efetuarem os pagamentos.

12. Grau de endividamento atual dos consumidores de Imperatriz

Com o objetivo de avaliar o potencial de consumo das pessoas é importante verificar o quanto endividados eles estão. Diante desta informação tanto empresários quanto governos podem traçar estratégias de alavancagem ou contenção do consumo. Consumidores endividados ficam limitados quando se pensa em consumo, pois já possuem compromissos financeiros e enquanto não cumprirem com estes compromissos não podem assumir novos.

18

(19)

Fonte: Departamento de Economia FEST

É possível observar através do gráfico 15, que 84,0% dos consumidores pesquisados possuem alguma dívida, no entanto, não foi questionado junto aos consumidores que tipo de dívida eles possuíam. Neste sentido, não se pode afirmar que o nível de endividamento das famílias é algo preocupante, pois tais dívidas podem ser de curto prazo e não irão influenciar negativamente no orçamento familiar.

Ainda com relação ao endividamento dos consumidores de Imperatriz verificou-se o peso das dívidas em relação à renda mensal dos mesmos.

(20)

20

Fonte: Departamento de Economia FEST

Analisando gráfico 16, que 40,0% dos consumidores, que possuem dívidas, devem até a metade da renda mensal, 29,0% entre 0,5 e 1 vez a renda mensal e 14,0% entre 1 e 2 vezes a renda mensal. É importante ratificar que não foi objetivo da pesquisa identificar o tipo de endividamento, se é de curto, médio ou longo prazo.

13. Grau de segurança no emprego por parte dos consumidores imperatrizenses

Garantia de renda é fundamental para pretensões de consumo. Para tanto, é necessário ter garantia de emprego, pois assim terá garantia de renda que se transformará em consumo posteriormente.

Através do gráfico 17, é possível observar que para 73,0% dos entrevistados há segurança em seus empregos em maio de 2015. Novamente, ratifica a expectativa otimista dos consumidores em relação à economia de Imperatriz.

Continuando a análise sobre a situação dos consumidores imperatrizenses em seu emprego, foi questionada qual a expectativa dos mesmos em relação à carreira profissional. Está análise é importante, pois melhoria profissional significa, em grande medida, melhoria salarial o que possibilita novas oportunidades de consumo.

(21)

Fonte: Departamento de Economia FEST

No gráfico 18, é possível observar que para a grande maioria dos entrevistados, 81,0%, há a esperança de melhoria profissional. Fato que pode ser devido ao momento econômico positivo de Imperatriz, a qualificação profissional dos trabalhadores (consumidores) ou uma conjunção desses fatores.

14. Resultados em síntese

A pesquisa realizada em maio de 2015 novamente nos mostra alguns pontos importantes relativos ao comportamento do consumidor de Imperatriz. 80,0% dos consumidores entrevistados exercem alguma atividade remunerada. Ainda em relação remuneração foi possível observar que a renda dos consumidores fica entre um e dois salários. Outro ponto importante a ser apresentado é que 64,0% dos consumidores trabalham em regime CLT o que dá mais segurança aos mesmos na hora de efetuar algum tipo de compra. E por fim, o nível de escolaridade vem apresentando melhoras graduais o que para o futuro pode significar melhorias no padrão de consumo em função de aumento de renda.

Em relação a pretensão de compra 65,0% dos consumidores desejam comprar algo nos próximos seis meses e 66,0% nos próximos doze meses. Veículos e motos continuam sendo os

(22)

22

bens mais desejados pelos consumidores, no entanto, é importante observar que o item imóvel tem se destacado nas intenções de compra por parte dos consumidores, principalmente no médio prazo. Verificou-se também que para 54,0% dos consumidores a modalidade preferida de pagamento é à vista. Os fatores que mais influenciam na hora da compra são a necessidade (50,0%), promoções (25,0%) propaganda (11,0%). A forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores é o dinheiro (42,0%), cartão de crédito (31,0%), carnê (6,0%) e crediário (8,0%), ainda em relação a forma de pagamento é importante salientar a queda do uso do cheque como forma de pagamento apenas 2,0% dos consumidores utilizam este meio de pagamento.

Já quando se trata do endividamento dos consumidores observou-se que 84,0% dos consumidores pesquisados possuem alguma dívida. Destes, 40,0% devem até a metade da renda mensal, 29,0% entre 0,5 e 1 vez a renda mensal e 14,0% entre 1 e 2 vezes a renda mensal. Novamente é importante mencionar que não foi objetivo da pesquisa identificar o tipo de endividamento dos consumidores (curto, médio ou longo prazo).

E por fim, em relação à expectativa dos consumidores com a economia de Imperatriz observou-se que tanto para um horizonte de doze meses ou cinco anos há um grande otimismo. Diante disso, os consumidores estarão propensos a expandirem seu consumo. Em conjunto com tal análise verificou-se também que 73,0% dos consumidores se sentem seguros em seus empregos atuais e 81,0% deles tem expectativas de melhoria profissional. E por fim, para 79,0% dos consumidores sua situação financeira atual está melhor do que estava a um ano atrás.

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Faria (2008) identificou que 70% das puérperas tinham dificuldade para levantar do leito, o mesmo ocorreu neste trabalho onde 45% delas tinham essa dificuldade, o que estava

Na sequência dessa fusão e por efeito da transmissão dos direitos e deveres como arrendatário a que acima se faz referência, o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários

Neste que é um dos maiores clássicos da literatura, o prestigiado autor narra a incrível e triste história dos Buendía – a estirpe de solitários para a qual não será dada

No presente artigo abordamos os questionamentos na área do Esporte Adaptado, a partir de um estudo da percepção e metodologias dos professores de Educação Física nas Escolas

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

A contratação pública socialmente responsável.. A alteração ao CCP de 2017 já previa alguns aspetos de execução do contrato, relacionados com condições de natureza social