• Nenhum resultado encontrado

O MAR QUE NOS UNE 20n

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O MAR QUE NOS UNE 20n"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

50n 40n 30n 20n 10n 50n 40n 30n 20n 10n

O MAR QUE NOS UNE

EL MAR QUE NOS UNE / THE SEA THAT UNITES US

(2)

70n 60n 50n 40n 30n 70n 60n 50n 40n

CEIMAR, O MAR QUE NOS UNE

A Universidade de Huelva (UHU), a Universidade de Málaga (UMA), a Universidade de Granada (UGR), a Universidade de Almeria (UAL) e a Universidade de Cádis (UCA), sendo esta última a coordenadora, apresentam o projeto “CAMPUS DE EXCELÊNCIA INTERNACIONAL DO MAR, CEI·MAR” na convocatória CEI 2011.

A Comunidade Autónoma Andaluza é uma das regiões de Espanha com maior número de quilómetros de costa (910 km). Aqui confluem as duas zonas marinhas mais importantes da Península Ibérica, o Oceano Atlânti-co e o Mar Mediterrâneo através do Estreito de Gibraltar. O espaço marítimo do Estreito constitui um dos pontos geográficos e geoestratégi-cos mais importantes a nível mundial. Trata-se da ponte entre continentes (Europa e África), entre países (Espanha, Marrocos), sendo uma das passagens marítimas de maior intensidade de tráfego naval, de mistura de culturas, de comércio, etc.

O meio marinho é estratégico para a economia do sul de Espanha, para as nossas empresas, para a indústria, para o nosso desenvolvimento, para o nosso património cultural… para a nossa FORMAÇÃO, INVESTI-GAÇÃO, INOVAÇÃO, TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO.

CEI·MAR é um projeto de campus de excelência internacional altamente especializado no mar. As universidades que aderem ao CEI·MAR integram as Ciências do Mar, a Oceanografia, a Aquicultura e Pesca, a Gestão Integrada de Litorais, a Engenharia Naval e Oceânica, a Marinha Civil, a Logística e o Transporte Marinho, o Direito do Mar, a História ou o Património Histórico e Arqueológico.

O CEI·MAR conduz este projeto juntamente com os principais organismos públicos de investigação e as entidades que desenvolvem o estudo e o conhecimento do mar: o Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), o Conselho Superior de Investigações Científicas através do Instituto de Ciências Marinhas da Andaluzia (CSIC-ICMAN), o Instituto Andaluz de Ciências da Terra (IACT), o Instituto de Investigação e Formação Agrária e Piscatória (IFAPA), o Real Instituto Observatório da Armada (ROA), o Instituto Hidrográfico da Marinha (IHM), o Centro de Arqueologia Subaquática Instituto Andaluz do Património Histórico (CAS-IAPH) e o Museu Nacional de Arqueologia Subaquática (ARQUA).

O CEI·MAR conta com as alianças estratégicas dos outros campus de excelência marinha de Espanha: o Campus Do Mar (Galiza), Campus Mare Nostrum (Múrcia) e Campus Atlântico Tricontinental (Canárias). O estudo e a gestão do mar nas costas andaluzas não estariam completos se não fossem realizados em consonância com a costa portuguesa e marroquina. A Universidade do Algarve (UAlg) (Portugal) e a Universidade de Abdelmalek Essaâdi (UAE) (Marrocos) acompanham as universidades e instituições espanholas na direção deste projeto, conferindo assim um forte caráter transfronteiriço e internacional ao Campus.

Com esta associação principal, o CEI·MAR fomenta a criação de um espaço comum de conhecimento e inovação, especializado no meio marinho, por sua vez diverso, através das suas áreas de especialização, onde estão presentes os ramos da CIÊNCIA, as ENGENHARIAS e as HUMANIDADES em torno do mar.

O CEI·MAR, um campus capaz de se converter numa referência interna-cional em matéria de docência e investigação de excelência em que o mar desempenha o papel de protagonista absoluto.

2 3

20n

(3)

20n 10n 70n 60n 70n

ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO

UM CAMPUS DE EXCELÊNCIA FUNDAMENTAL E ESTRATÉGICO

CEI·MAR nasce com um forte apoio dos setores empresariais da área, em que se destacam as empresas relacionadas com a construção naval, aquícolas e de comportamento dos materiais.

CEI·MAR promove um processo de câmbio integral da sociedade de que faz parte, fomentando a inter-relação CEI·MAR-Sociedade. Para tal, a cooperação das autarquias, e em geral das administrações locais e regionais, torna-se fundamental.

CEI·MAR torna-se uma referência de integração social, institucional, empresarial e territorial, promovendo o conhecimento e a conscienciali-zação sobre o mar e a sua importância na configuração dos territórios e da cultura.

Os participantes no projeto CEI·MAR estão cientes de que um Campus de Excelência Internacional do Mar no sul de Espanha e da Europa é fundamental e estratégico.

O CEI·MAR é um projeto único para se constituir um grande “CAMPUS DO MAR”.

CEI·MAR define cinco áreas de especialização, identificadas em função da força e potencialidade do campus.

• O Conhecimento do Mar • O Mar como Fonte de Recursos • A Gestão do Mar

• As Engenharias e o Mar • O Valor Cultural do Mar

(4)

20n 10n 70n 60n 50n 40n 30n 70n 60n 50n 40n 6 7

Nesta área, inclui-se, por um lado, o estudo dos aspetos concretos das ciências básicas (biologia, física, química, geologia e matemática) no meio marinho e, por outro, o estudo e o desenvolvimento da oceanografia como ciência interdisciplinar que estuda os processos que ocorrem tanto na faixa litoral como no oceano.

Através desta área de especialização é possível obter uma conceção global do conhecimento e do funcionamento dos oceanos e das zonas litorais e da sua interação com outros constituintes do meio físico e biológico.

O mar constitui uma fonte de recursos fundamental para o desenvolvi-mento e a manutenção da atividade humana. O desenvolvidesenvolvi-mento científi-co e técnicientífi-co melhora as possibilidades de aproveitamento sustentável do mar.

Os “Recursos do Mar” em que CEI·MAR se especializa são: “Recursos

Biológicos”, “Recursos Minerais”, “Recursos Energéticos”, “Recursos Paisagísticos” e “Recursos para Potabilização”.

CEI·MAR engloba todos os aspetos relacionados com a gestão do mar, distinguindo várias subáreas: “Gestão de Áreas Litorais”, “Impactos

Antropogénicos, Proteção do Meio, Estudos de Câmbio Global”, “Conser-vação das Espécies e Hhabitats”, “Riscos Naturais e Vulnerabilidade Costeira”, “Navegação e Transporte Marítimo”, “Gestão portuária e Logísti-ca” e “Política Marítima”.

1.

O Conhecimento do Mar

2.

O Mar como Fonte de Recursos

(5)

20n

10n

70n

60n

70n

CEI·MAR engloba todas as áreas de conhecimento e as linhas de investi-gação desenvolvidas pelas diferentes “Engenharias Marinhas” que se desenvolvem atualmente no âmbito territorial do Campus: “Engenharia

Naval e Oceânica” e “Engenharia Civil: Portos e Costas”. Além disso, aborda o estudo do comportamento dos materiais.

Desde a origem da humanidade até aos dias de hoje, as sociedades têm conservado uma forte e constante ligação com o meio marinho, no qual condicionou o seu desenvolvimento e idiossincrasia, constituindo assim uma parte significativa do património cultural.

A nossa cultura não é compreensível sem o mar. Por isso, CEI·MAR inclui as “Humanidades”: “Historia Marítima”, “Património Arqueológico” e “Património Cultural”.

Para alcançar a excelência nestes campos, CEI·MAR propõe 26 atuações distribuídas por 8 programas, entre elas:

ATUAÇÕES DO CAMPUS. A BUSCA DA EXCELÊNCIA EM MATÉRIA MARÍTIMA.

CEI·MAR tem como missão alcançar a excelência nas suas atividades de docência, formação, investigação, transferência de conhecimento e relação com a sociedade.

Para tal, propõe um conjunto de programas e atuações concretas.

• Criação do Centro Internacional de Investigação e Transferência do Mar do Sul de Europa (CIITMAR)

• Rede Internacional de Docência e Investigação em Estudos do Mar

• Plano próprio de investigação avançada “ReSEArch” • Criação de um “Observatório do Estreito”

• Programa de conexão Universidade – Empresa – Sociedade

Para obter a excelência na docência, CEI·MAR propõe 28 atuações distribuídas por 9 programas, pelo que se destacam pela sua singularida-de especialização as seguintes:

• Escola Doutoral Internacional em Estudos do Mar • Cursos internacionais de alta especialização em temáticas

marinhas

• Novos espaços docentes. Plantas de cultivo de espécies

marinhas, centros de alta especialização em navegação, embarcações, laboratórios submersos de experimentação laboratórios avançados de experimentação em ciências do mar, etc

• Potenciação da docência interuniversitária e internacional

4.

As Engenharias do Mar

5.

O Valor Cultural do Mar

1.

Melhoria da docência

(6)

20n 10n 70n 60n 50n 40n 30n 70n 60n 50n 40n 10 11

4.

Internacionalização do Campus

Para mais informações sobre as notícias e atividades de CEI·MAR, queira consultar a nossa página internet: www.campusdelmar.es

A internacionalização faz parte da visão de CEI·MAR e constitui, por sua vez, uma das suas razões para a sua existência. Está presente de forma transversal em todos os objetivos estratégicos.

Com o objetivo de consolidar a dimensão internacional de CEI·MAR, são propostas uma série de estratégias para a internalização:

CEI·MAR nasce com a vocação de se transformar num Campus sustentável, equitativo e responsável, melhorando a gestão do meio ambiente e fomentando a sua integração na sociedade.

Para que esta integração seja bem-sucedida, CEI·MAR implementa um conjunto completo de atuações de transformação do Campus, entre as quais se podem destacar:

• Plano de empregabilidade

• Plano de inter-relação CEI·MAR-Sociedade: Criação do Centro de Recursos para a Aprendizagem e a Inovação do Mar • Fomento de atividades de desporto – saúde – mar

• Plataforma IPTV CEI·MAR

• Potenciação do Campus Transfronteiriço com Marrocos e Portugal • Programa de Estímulo da Colaboração e Mobilidade Internacional • Programa de Incremento da Oferta Docente Internacional

• Potenciação de projetos de investigação interdisciplinares e internacionais nas áreas de especialização CEI·MAR • Criação do Centro Internacional de Investigação e Transferência do Mar do sul da Europa: CIITMAR

(7)

50n 40n 30n 20n 10n 50n 40n 30n 20n 10n

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A partir da análise dos questionários, utilizados como instrumento de pesquisa referente à atividade desenvolvida em sala de aula com o auxílio da cartilha “Sensoriamento Remoto: os

As bandas 3 e 4 resultantes da fusão foram empregadas na geração da imagem NDVI, utilizada na classificação orientada a objetos para diferenciar a classe vegetação das demais

Pode-se observar na Tabela 3 que, na ausência de irrigação, os coqueiros provenientes de mudas com sete meses de idade apr sentaram uma emissão foliar, nos 12 primeiros meses apds

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

índios, durante o prazo de validade do Concurso Público, conforme a legislação vigente e conforme consta no Regulamento. 4.8 Os candidatos que desejarem concorrer

Para tal, constou de pesquisa de natureza aplicada à 4 sujeitos, os quais foram selecionados devido às suas condições de paraplegia Os dados coletados foram analisados de