• Nenhum resultado encontrado

INTRODUCÃO A RADIOLOGIA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTRODUCÃO A RADIOLOGIA."

Copied!
26
0
0

Texto

(1)
(2)

INTRODUCÃO A RADIOLOGIA.

A Radiologia na área da medicina é o ramo ou especialidade que utiliza as radiações para a realização de diagnósticos, controle e tratamento de doenças. O uso da radiação permite a visualização de ossos, órgãos ou estruturas (sonoras, eletromagnéticas ou corpusculares), gerando desta maneira uma imagem. O que se iniciou com filmes radiográficos, como veremos, nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos de imagem como a tomografia computadorizada, a mamografia, a ultrassonografia, a ressonância magnética nuclear e a densitometria óssea. Todas as tecnologias e novos equipamentos e muitos outros avanços vieram a contribuir para tornar essa área ainda mais interessante, e extremamente explorável.

HISTORIA E DESCOBERTA DA RADIOLOGIA

O professor físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen (1845 – 1923), ao cair da noite de uma sexta-feira, 8 de novembro de 1895 na Baviera, sul da Alemanha, enquanto trabalhava em seu laboratório acidentalmente, produziu radiação eletromagnética nos comprimentos de onda correspondentes aos chamados atualmente raios X (por se tratar de uma radiação invisível e ainda uma incógnita denominou-a Raios-X). Röntgen foi surpreendido ao ver projetada numa tela sua mão enquanto trabalhava com radiações. Observou que de um tubo de raios catódicos que

ele trabalhava deveria estar sendo emitido um tipo de onda que tinha a capacidade de atravessar o corpo humano. O episódio ficou registrado como a descoberta oficial da radiação ionizante.

[Fig. 1] Símbolo Radiologia.

(3)

Aos cinquenta anos de idade, Röntgen ainda não sabia, mas tivera realizado uma das mais importantes descobertas científicas da humanidade. Esse investigador brilhante, perfeccionista e astuto, fascinado por esta observação passou todo o fim de semana trancado no laboratório onde comia e dormia, e no qual, experimentou materiais que tinha disponível, do cotidiano, investigou a capacidade destes raios de penetrar em corpos opacos à luz mesclando entre o tubo e a placa tudo o que pudesse encontrar praticamente. Sabendo que os raios catódicos sensibilizavam filmes fotográficos, investigou para saber se estes raios, que ele agora descobria, também tinham esta propriedade. Testou pedaços de diferentes metais, livros, pesos de balança, sua espingarda de caça, foram radiografados.

Notando que enquanto segurava os objetos entre o tubo e écran de platinocianeto de bário tinha visto a imagem dos ossos de sua mão, Rontgen decidiu investigar, foi quando convenceu D. Bertha, sua esposa, a colocar a mão sobre um filme fotográfico em chassi de papel e ligou o tubo durante 15 minutos. O filme revelado mostrou claramente a imagem dos ossos e uma

nova era na ciência estava inaugurada.

[Fig. 3] Ilustração Röntgen com D. Bertha.

(4)

Em dezembro de 1985 Röntgen dedicou-se a escrever um artigo sobre sua descoberta, e o sujeitou ao Secretário da Sociedade Físico-Médica de Wurzburg, solicitando do mesmo, sua publicação na revista SITZUNGSBERICHTE, na edição daquele mês saiu publicado o "EINE NEURE ART VON STRAHLEN" (sobre uma nova espécie de raios), o autor relatou detalhadamente suas experiências e observações e relata que:

1. Os raios X atravessam corpos opacos à luz; 2. Provocam fluorescência em certos materiais;

3. A radiopacidade dos corpos é proporcional à sua densidade e para aqueles de mesma densidade, à espessura;

4. São invisíveis;

5. Não são refratários, nem refletíveis, nem podem ser focalizados por lentes; 6. Não são defletidos por campos magnéticos;

7. Os raios X originam-se do ponto de impacto dos raios catódicos no vidro do tubo de gás;

8. Os raios X propagam-se em linha reta; 9. Não sofrem polarização.

Tal publicação rendeu-lhe o merecido primeiro Prêmio Nobel de Física no ano de 1901.

A publicação nos meios científicos acarretou centenas de outros trabalhos ainda

no primeiro ano. Porém, passaram vinte e cinco anos até que novas descobertas das características destes raios fossem descobertas.

(5)

Assim iniciou-se as radiografias diagnosticas, e odontológicas, uma vez que cerca de 20 dias após a publicação de Röntgen, foi feita a primeira radiografia dental, pelo Dr. Otto Walkhoff, de Braunschweig, Alemanha. Ele conseguiu utilizando placa de vidro com emulsão fotográfica, envolvida em papel preto e lençol de borracha. Ele expor sua própria boca por cerca de 25 minutos, e obteve a primeira radiografia odontológica da história.

Daí para frente novos progressos iam sendo conquistados, em 1896 na Inglaterra o Dr. Nelson fez a primeira radiografia de um projétil de arma de fogo foi realizada no interior do crânio de um paciente.

Em 1896 a primeira radiografia foi realizada no Brasil, como a história não relata dia e mês, é atribuída a vários pesquisadores; Silva Ramos, em São Paulo, Francisco Pereira Neves, no Rio de Janeiro, Alfredo Brito, na Bahia; e físicos do Pará, conclui-se que cronologicamente a diferença seja muito pequena entre as datas que cada um realizou a primeira radiografia.

Áreas da radiologia

Os campos da radiografia são vastos, e podemos dividir em especialidades, tais como:

Radiologia médica: Para estudos de órgãos e estruturas de humanos, como exame

complementar de diagnóstico ou como método de intervenção terapêutica.

Radiologia odontológica: Para estudos da odontologia. [Fig. 6] Radiografia da boca do Dr. Otto Walkhoff.

(6)

Radiologia veterinária: Para estudos e diagnóstico dos animais.

Radiologia industrial: poderosa ferramenta de controle de qualidade, utilizada nas

indústrias, linhas de produção, indústria automotiva, indústrias navais, siderúrgicas, aviação, materiais bélicos, como explosivos, petrolíferas, na indústria como um todo.

Radiologia metalúrgica: Para estudos de peças, placas e soldas.

Radiologia esterilização: No tratamento de eliminação de bactérias e fungos. [Fig. 8] Ilustração Radiologia veterinária.

(7)

Radiologia ambiental: Para atenções dadas ao tratamento de solos. Radiologia científica: No que se refere à docência, estudos e pesquisas.

Radiologia alimentícia: No tratamento de eliminação de bactérias e fungos na

área alimentícia. Nesta área é preciso se tomar um grande cuidado, pois a radiação usada e de alta potência na casa de (10 MeV), para matar todo e qualquer tipo de fungos e bactérias. O problema e que eleva o preço dos alimentos. A durabilidade dos alimentos aumenta 1/3 para muitos alimentos ex: cebola de cabeça como conhecida.

Radiologia de projetos: Quando envolve equipamentos médicos.

Como podemos ver há várias áreas para explorar na radiologia, tantas áreas de diagnóstico por imagem como a área industrial e afins.

(8)

O que é processamento radiográfico:

É o termo usado para descrever a sequência de eventos realizados e requeridos para converter a imagem latente, contida na emulsão sensibilizada do filme, em uma imagem radiográfica visível e permanente, este processo denomina-se processamento. Baseia-se na imersão do filme radiográfico em soluções processadoras/reveladoras. A sequência do processo é; revelação, lavagem intermediaria, fixação e lavagem final para o processamento manual, e para processamento automático; revelação, fixação e lavagem final. O filme é submetido à secagem em ambos os processos. Para uma boa interpretação radiográfica é fundamental uma técnica adequada no processamento do filme radiográfico.

Onde ocorre o processamento radiográfico:

A rotina de processamento radiográfico ocorre dentro da câmara escura, e adota uma restrita e especifica rotina para que o filme seja processado com qualidade e hábil para a análise da imagem para diagnostico através da mesma.

CÂMARA ESCURA

É o lugar especifico onde se desenvolve os processos de manuseio e revelação das películas/filmes radiográficos.

A maior característica pela ausência de luz natural, sendo permitida apenas uma luz de segurança, de cor alaranjada/avermelhada e de baixa intensidade (6,5 a 10 W), posicionada a uma distância de 120 cm do balcão.

A câmara escura deve ser construída próximo a sala de exames, visando à agilização do exame radiográfico.

(9)

Ela é dividida parte úmida (tanques de reposição de químicos, mangueiras, torneira, etc.) e parte seca (balcão, chassis, filmes, etc.). O piso deve ser construído com azulejos opacos, para facilitar a limpeza e evitar o acúmulo de poeira, e assim facilitar na manutenção.

A porta de acesso a câmara escura deve possuir um sistema de segurança de trancas para evitar a abertura acidental. Podendo ser aberta apenas pelo profissional

que está dentro da sala.

Um sistema exaustor é necessário e obrigatório, pois os gases provenientes dos químicos são tóxicos, com esse dispositivo, o ar é sempre renovado.

(10)

Iluminação de Segurança

Os filmes são manuseados e abertos

sob iluminação de segurança, e somente sob

ela, é uma luz especial com um filtro de

segurança e lâmpada vermelha de

15watts a uma distância maior que 1,2

metros.

Os filtros de segurança das luminárias

devem ser do tipo adequado (vermelho/âmbar),

como os filmes verdes são mais sensíveis as condições de iluminação de segurança das câmaras escuras (pela proximidade do verde e do vermelho no espectro de cores). É essencial que a manipulação dos filmes ocorra de forma rápida, uma vez que a iluminação de segurança pode aumentar rapidamente o véu desses filmes.

As luzes de segurança são utilizadas em locais escuros onde os cassetes de filme radiográfico são carregados e transportados para a processadora. A luz de segurança é emitida em um comprimento de onda (correspondente ao vermelho) que pode ser vista por nossos olhos, mas que não acarretam exposição no filme.

Portanto, deve-se controlar a cor da luz, brilho, localização ou distância dos filmes e duração do tempo de manipulação dos filmes de forma a minimizar a exposição dos mesmos. Embora os filmes tenham uma sensibilidade muito baixa às luzes de

[Fig.11] Modelo de Câmara Escura.

(11)

exposição do filme). Sensibilidade à Luz de Segurança A cor da luz deve ser controlada por meio de filtros de luz. A luz vermelha é indicada quando se trabalha com filmes sensíveis à luz verde, para tal, usa-se filtros do tipo GBX.

Temperatura

A temperatura ideal deve

estar em torno de 18º C a 24º C, com

umidade relativa do ar de 40% a 60%. O

higroscópio é o instrumento utilizado

para medir a umidade e temperatura

relativa do ambiente.

Armazenagem das caixas de filmes

Devem ser guardadas na posição

vertical, evitando assim a eletricidade

estática, que é produzida pelo atrito

dos filmes. Essa posição também evita

que os filmes sejam pressionados

uns aos outros.

Filmes Radiográficos

São feitos de uma película feita de poliéster, revestidos em ambos os lados por uma emulsão de cristais de prata.

É também duplamente coberto por gelatina, que tem a função de proteger a emulsão de acidentes mecânicos. Quanto ao tamanho dos filmes, são eles: 13 x 18 cm;

18 x 24 cm; 24 x 30 cm; 30 x 40 cm; 15 x 40 cm; 35 x 35 cm; 35 x 43 cm.

(12)

Sensibilidade do Filme radiográfico

Uma característica extremamente importante dos filmes radiográficos é sua hiper sensibilidade. O que

vai determinar a

quantidade de exposição do

filme é sua sensibilidade, para

determinar quanto tempo ele

deve ser exposto para

produzir uma imagem.

Sensibilidade

alta para filme radiográfico

(ou velocidade alta)

significa que o filme

necessita de menos exposição

que um filme de baixa sensibilidade. A comparação de sensibilidade se dá através das quantidades de exposição para produzir uma densidade ótica de valor unitário acima do nível de densidade base+fog.

Ou seja, uma mesma exposição produzirá uma densidade ótica maior em um filme de sensibilidade maior, em relação a um de menor sensibilidade. Portanto, a produção de um valor de densidade unitário (D=1) no filme mais sensível requer uma exposição menor.

Chassis

Item utilizado para o transporte do filme radiográfico, evitando que ele seja velado pela ação da luz. Sua composição externa é feita de alumínio, seu interior possui duas faces, sendo revestidas por espuma e um écran em cada lado, que funciona como um intensificador dos raios x, para que as imagens radiográficas sejam produzidas.

(13)

Processos necessários para obtenção da imagem do filme radiográfico:

Quatro processos são necessários para obtenção da imagem do filme radiográfico; revelação, fixação, lavagem e secagem. Esses processos são necessariamente realizados para formação da imagem latente (que se dá através da absorção de fótons de luz pelos íons de brometo de prata).

Componentes do processamento radiográfico:

• Filme: filme radiográfico propriamente.

• Processadora: onde o filme é colocado para ocorrer à revelação, fixação e secagem do filme.

• Revelador: converte a imagem latente em imagem visível.

• Fixador: remove os aletos de prata, com intuito de preservar (fixar) a imagem no filme.

• Água: usada para não

contaminar o fixador, remover o

excesso de fixador.

REVELAÇÃO MANUAL E AUTOMÁTICA

O que é Revelação em Radiografia?

É uma das etapas de realização do Processamento Radiográfico na qual se

estabelece a diferença entre as áreas do filme que foram ou não expostas à luz, sendo usados os seguintes ingredientes básicos para o exercício dessa atividade:

[Fig. 14] Ilustração de Chassi Radiográfico.

(14)

• Solventes: o solvente básico em um revelador é a água que dissolve e ioniza as substâncias químicas do revelador.

• Agentes Reveladores: é um composto químico, capaz de converter os grãos expostos de haleto de prata em prata metálica.

• Aceleradores ou Ativadores: Aumentam a atividade da reação química, sendo substâncias alcalinas (pH elevado acelera a reação). Exemplos disso é o carbonato de Na ou K (revelador normal) e hidróxido de Na ou K (revelador rápido).

• Preservativos: retarda a oxidação, mantém a proporção de revelação e ajuda a evitar manchas na camada de emulsão do filme.

• Retardadores: os íons que são usados como retardadores, protegem os grãos não expostos contra a ação do revelador.

Entre as formas existentes de se realizar revelações no Processamento Radiográfico podemos observar a Revelação Manual e a Revelação Automática, sendo a maior diferença entre elas o fato desta última ter uma etapa a menos.

O filme tem contato com uma solução reveladora que torna a imagem invisível em visível, atuando sobre os sais de prata sensibilizados pelo Raios-X.

Grampos ou colgadura – segura o filme durante o processamento.

Soluções para revelação – podem ser adquiridos prontos para o uso.

[Fig. 16] Ilustração Solventes.

(15)

Câmara escura – local onde é realizado o processamento.

Segue abaixo o tempo que o filme deve ser submetido ao revelador e ao fixador, assim como à água:

A tabela a seguir dispõe de informações quanto ao tempo de exposição do revelador em relação à temperatura.

(16)

A tabela sendo um tanto antiga revela apenas uma base superficial para se ter ideia do processo, onde não se deve revelar nem abaixo de 16°C onde a solução estará muito fria ocasionando uma demora na reação química e, consequentemente, velamento do filme, nem também revelar acima de 33°C onde uma solução muito quente poderá estragar o filme (acondicionar na geladeira).

Revelação Automática:

É um método de revelação que vem se tornando cada vez mais utilizado, pois a demanda por radiografias fez com que os radiologistas e os departamentos de radiologia no geral fossem desafiados a se tornarem cada vez mais eficientes no uso de instalações disponíveis para produzir radiografias ideais.

A revelação automática de filme de Raios-X tem se tornado um grande fator no manuseio com sucesso, deste crescente volume de trabalho. A automatização da revelação é possível graças à combinação de três elementos: Processadoras; Substâncias químicas especiais; Filmes compatíveis. Trabalhando em conjunto, estes elementos oferecem um meio rápido de produzir radiografias adequadamente reveladas.

(17)

Revelação Manual:

Consiste em realizar o processamento, sendo um método com etapas manuais, como segue abaixo uma ilustração, representando os passos da realização da revelação manual do filme radiográfico, retirada do livro Fundamentos de Radiografia da Kodak.

[Fig. 20] Ilustração Estrutura básica de uma Processadora Automática.

[Fig. 21] Ilustração Imagem de Processadora Automática Kodak M35

(18)

Taxa de Reposição:

A taxa de reposição depende do tamanho do filme. Uma processadora usada apenas

para revelar radiografias de tórax necessita de uma taxa maior de reposição que as usadas para revelar radiografias menores. „

(19)

Contaminação - se o revelador for contaminado com outro químico, como o fixador, por exemplo, ocorrerão alterações abruptas na sensibilidade do filme (aumento ou decréscimo), dependendo do tipo e da quantidade de contaminação. É mais provável que a contaminação do revelador ocorra quando os rolos de transporte são removidos ou substituídos.

(20)

QUÍMICOS FIXADOR E REVELADOR O que é Fixador e Revelador em Radiografia?

É a segunda parte do processo, dando sequência à etapa da revelação onde o filme deve ser imerso totalmente. No processo de fixação o líquido fixador tem por função criar uma espécie de barreira protetora sobre a imagem para que esta não sofra com a ação do tempo e possa, assim, ser manipulada sem qualquer cuidado especial pelo técnico, radiologista e pelo próprio paciente. Uma mistura de 5 produtos diferentes compõe este líquido. Os produtos e suas especificações estão listados a seguir:

• Neutralizador: O ácido acético (Neutralizador que determina a suspensão da revelação, neutralizando o revelador. Fornece a acidez requerida) é o responsável pela interrupção da ação do revelador que fica em atividade na emulsão após o filme abandonar o recipiente que contém esse produto (revelador). Isto é fundamental para que o filme não se torne super-revelado e ocorra o seu velamento.

• Produto de limpeza: A retirada dos grãos não sensibilizados da emulsão deve ser feita por um elemento que não reaja com os grãos enegrecidos. Esse elemento é o Triossulfato de Amônia ou de Sódio (Agente fixador que elimina os cristais de brometo de prata não expostos). A prata se acumula na solução fixadora e pode ser recuperada por um processo de eletrodeposição em uma superfície metálica.

• Preservativo: Possui a mesma função do preservativo da solução reveladora, agindo, agora, sobre o fixador para evitar sua oxidação e reduzir sua atividade. • Endurecedor: Tem a função de contrair e endurecer a emulsão e é composto de

Cloreto de Alumínio (Endurecedor que contrai e endurece a emulsão).

• Água: É o elemento solvente da solução, ou seja, aquele que ajuda a diluir a concentração dos produtos, transporta os elementos químicos até o contato com os microcristais e depois ajuda a carregar os microcristais não expostos para fora da região da imagem.

Uma importante observação a ser levada em conta é o uso do tempo gasto, devendo ser controlado para que não se ultrapasse do destinado para a realização do processo, a ponto do agente fixador acabar atacando a prata enegrecida, destruindo assim a

(21)

O que é Fixação em Radiografia?

É a segunda parte do processo, dando sequência à etapa da revelação onde o filme deve ser imerso totalmente. No processo de fixação o líquido fixador tem por função criar uma espécie de barreira protetora sobre a imagem para que esta não sofra com a ação do tempo e possa, assim, ser manipulada sem qualquer cuidado especial pelo técnico

(22)

LAVAGEM FILME RADIOGRAFICO O que é Lavagem em Radiografia?

A Lavagem tem a finalidade de limpar bem o filme de depósitos restantes dos processos anteriores que, sob a ação do tempo, ar e umidade, poderiam apresentar reações químicas e prejudicar a qualidade da imagem formada.

A conservação da processadora deve

obedecer a uma rigorosa e sistemática

limpeza dos racks e dos tanques. Diariamente, depois de terminado o trabalho, a

tampa deve permanecer aberta até

o dia seguinte no início do trabalho. Os

racks devem ser lavados com água comum a cada 30 dias ou 1200 filmes processados. A lavagem deve ser completa, usando-se detergente próprio do limpador de sistemas. Coloca-se o produto diluído em 1/10 nos tanques de revelação e 1/20 nos tanques de fixação, previamente esvaziados, deixando-se, em seguida, enxaguar os roletes e os tanques, fazendo circular água em todo o sistema de circulação do revelador.

Após o preparo dos banhos do revelador e do fixador nos tanques internos e nas quantidades originais dos mesmos, todos os tanques possuem uma divisória que determina o limite de imersão. Após recolocar os racks e os demais componentes, liga-se a processadora até atingir a temperatura ideal, passando-liga-se alguns filmes para limpeza dos racks enxaguados de químicos.

A lavagem ocorre dentro da processadora.

Lavagem manual.

(23)

O tanque reserva para fluxos são normalmente de 100 e de 50 litros, para preparar 76 e 38 litros respectivamente, para a revelação de novos filmes.

Greco et al. (2006) verificaram a

influência da lavagem final na qualidade da imagem radiográfica,

além de avaliar o efeito causado pela

ausência deste procedimento. Foram

utilizadas 15 radiografias divididas

em três grupos, conforme o tempo de

permanência na lavagem final: sem

lavagem, dois e cinco minutos de

lavagem final. As imagens foram

avaliadas após o processamento,

reavaliadas após três meses e quatro

anos. Constatou-se que as imagens não se alteraram imediatamente após o processamento, entretanto, após 3 meses, o grupo que não ocorreu lavagem final apresentou manchas amareladas; e após 4 anos, foi o grupo de lavagem em 2 minutos. Concluiu-se que, para obter radiografias de boa qualidade de imagem e estas permaneçam com suas propriedades para o radiodiagnóstico, recomenda-se a lavagem final com o tempo mínimo de cinco minutos. “GRECO, A. C. et al. Efeito da diminuição

Lavagem manual.

(24)

do tempo de lavagem final ou sua ausência na qualidade da imagem radiográfica. Rev da ABRO, v. 7, n. 1, jan./jun. 2006.”

SECAGEM DO FILME RADIOGRAFICO O que é Secagem em Radiografia?

A rápida secagem da radiografia depende do adequado condicionamento do filme. A temperatura do secador deve ser a mais baixa possível e não deve exceder o nível de temperatura recomendado. A secagem busca a eliminação de restos de água e soluções usadas o processamento radiográfico. Deve ser feita num ambiente sem poeira. Também, a fonte de ar não deve incidir diretamente sobre a radiografia, pois os cristais de prata poderão se mover, gerando distorções na imagem.

É a etapa mais simples da revelação, e também bastante importante. A secagem indevidamente realizada pode resultar em

marcas de água ou

deteorização da gelatina devido à

excessiva temperatura. As temperaturas de

Secagem manual. Secagem manual. [Fig. 27] Ilustração Secadora Radiológica.

(25)

secagens devem ser rigorosamente seguidas pelas recomendações do fabricante. Tem a função de trazer ao estado normal a emulsão de modo uniforme, limpo e dentro de um intervalo de tempo razoável, nesta fase podem acontecer defeitos, como deposição de pó ou fios na emulsão, presença de pequenas gotas d’água causando manchas e falta de espaçamento entre as películas grudando umas nas outras.

Para evitarmos estes defeitos, após a lavagem devemos imergir o filem em uma solução que contenha agente umedecedor, diminuindo a tensão superficial, reduzindo o risco de que a água seque de forma desigual. Os secadores consistem em uma cabine na qual a umidade é retirada do ar através de substâncias químicas e o ar dês-umedecedor é re-circulado sobre o filme. Assim que estiverem secos, os filmes devem ser retirados do secador para evitar que se torne quebradiço e deve-se cortar as pontas para retirar as marcas dos grampos.

As radiografias podem ser penduradas para secar em bastidores em uma área livre. Independente dos métodos usados para a secagem, os filmes devem estar bem separados uns dos outros, pois se entrarem em contato durante a secagem, eles podem apresentar marcas de secagem ou podem grudar-se uns aos outros.

A secagem ocorre dentro da processadora.

[Fig. 29] Ilustração Interna Processadora.

(26)

CONTROLE DE QUALIDADE DE PROCESSAMENTO.

Para iniciar o processo de controle de qualidade o primeiro passo é ajustar as condições de processamento e se certificar que o mesmo está correto.

• Condições de processamento:

verificar se estão dentro das especificações, temperatura, tempo,

tipo de químicos, taxa de reposição, etc. Os fornecedores de filmes e químicos devem fornecer as condições ideais.

• Verificação do processamento: estando satisfatória as condições ideias recomendadas, um teste para verificar se a sensibilidade e as características de contraste do filme condizem com aquelas especificadas pelo fabricante, para cada tipo de filme deverá ser realizado um teste.

• Processamento Insuficiente: ocorrendo um processamento insuficiente, a sensibilidade do filme e o contraste serão menores que os especificados. Um aumento na exposição compensa a perda de sensibilidade, porém o contraste não pode ser recuperado.

• Processamento Excessivo: quando ocorre processamento excessivo a sensibilidade aumenta. O contraste de alguns filmes aumenta até certo ponto, depois diminui. O maior problema nesta situação é o aumento de fog (densidade base+fog) que contribui para diminuição do contraste.

Referências

Documentos relacionados

A violência é criada pelo próprio sistema, que a utiliza para se legitimar como instrumento de controle social e para reproduzir e manter as relações sociais de poder

Mário Jabur Filho, conforme dispõe a legislação vigente, comunica que estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos para preenchimento de vaga para Médico

E se, no que toca à viticultura, a aposta nas castas autóctones da região, como a Azal, Avesso ou Lou- reiro seria inevitável, a Quinta da Lixa alberga já, nas suas

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

Este desastre do futebol brasileiro diante da Alemanha, em goleada, começou bem antes da lesão propositada em Neymar, veio bem antes de quando Felipão

Os resultados demonstraram que a principal fase responsável pela resistência de aderência entre a argamassa e o bloco cerâmico é a etringita, através

Segunda edição 2008 Súcubo Productions ISBN 978­1­4357­1645­2 Informação: Súcubo Productions PO Box 926344 Houston. TX 77292

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e