• Nenhum resultado encontrado

Espaço Comum Regueirão dos Anjos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Espaço Comum Regueirão dos Anjos"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Espaço Comum

(2)

O “Espaço Comum” funciona a partir de reuniões abertas acerca da construção de um local comunitário e público, na Rua do Regueirão dos Anjos, em frente à asso-ciação Recreativa dos Anjos (RDA).

É um processo coletivo para pensar e con-struir não apenas este espaço em particu-lar, mas também para criar possibilidades de novos tipos de relação com a cidade. Atualmente, em Outubro de 2015, tem uma maturidade de 3 meses de funciona-mento horizontal e um leque de decisões tomadas em consenso, conjugando ideias individuais em pontos de interesse cole-tivos.

Para facilitar o desenvolvimento do pro-jeto, relativo a este local concreto, foram criados grupos de trabalho com as

seguintes temáticas: Lazer; Mobilidade; Verdes. Os grupos reúnem para estru-turar as diversas ideias, conciliá-las e, posteriormente, apresenta-as ao grupo alargado, onde é feita uma deteção de possíveis incongruências ou obtida uma aprovação geral.

Até à data, as decisões dos diversos gru-pos são:

1. LAZER

Conseguir sentar entre 30/40 pessoas em mesas de média dimensão (4/5 pessoas). O mobiliário urbano deve ser de madeira ou cimento e colocado de forma oblíqua ao passeio, intervalado por árvores, de forma irregular, com variações de alinha-mento, tamanho e cor. Deve ser semi-fixo: ter a possibilidade de ficar na via pública e ser utilizado fora do horário de funcion-amento do RDA, mas que também possa ser movido por quem frequenta o espaço. Ainda se está a decidir questões relativas ao formato.

É importante a existência de um espaço livre, para além da porta do RDA, com preferência pela localização a norte desta porta, que poderia ser utilizado pelas ac-tividades mais diversas (jogos, exposições, etc).

2. MOBILIDADE

Pretende-se a colocação de estaciona-mento para 20 bicicletas, aproximada-mente. Os estacionamentos terão forma de “U” e serão 10, de utilização bilateral. Estes “Us” serão distribuídos por ambas as extremidades longitudinais da área de intervenção do projeto.

Devem ser colocadas, na Rua do Regue-irão dos Anjos, nas imediações do projeto de intervenção pública, estruturas de abrandamento de veículos. Estas estru-turas podem ser canteiros que estreitem a largura de passagem ou lombas (esta questão opcional deve ser deliberada pela Junta de Freguesia de Arroios).

Pretendem-se ainda a reserva de espaços no âmbito do estacionamento automóvel, que facilitem o acesso logístico da asso-ciação. Porém, estes espaços devem ter como prioridade a ocupação no âmbito das atividades comunitárias.

(3)

3. VERDES

A norte da porta do RDA será colocada uma pérgola com plataforma superior que cobrirá o passeio, respeitando o de-senvolvimento do boldo e do feijoeiro existentes no local, permitindo ao mesmo tempo conter o crescimento dos mesmos para o espaço de passagem do passeio. Esta pérgola irá prolongar-se sobre a via pública, criando uma area de sombra que estará livre para diferentes tipos de ocu-pação.

Pretende-se a delimitação do espaço co-munitário através da colocação de cantei-ros, e a distribuição dos mesmos, e de arbustos, ao longo de toda a área deste. Será ainda construído um canteiro ao longo da parede sul, entre a porta do RDA e as escadas, ocupando o passeio par-cialmente, deixando amplo espaço para a passagem. As espécies a plantar devem ser perenes, e algumas trepadeiras.

Até à data, percebemos que a nossa von-tade em reorganizar a rua traduz-se no nosso interesse em tornar esta parte do Regueirão dos Anjos num espaço que não sirva apenas os interesses da associação RDA. Mas que não contribua para uma vontade de higienização da cidade sobre pressupostos comerciais ou turísticos. Que seja de todos os que queiram utilizar esta rua, viver nela, passar por ela...

Deve deixar de ser apenas um local de passagem para carros e de acesso a gara-gens mas antes um local de convívio, de criação de relações e de afinidades.

Esta intervenção pretende expandir a uti-lização da rua e as suas possibilidades de organização. Todos os materiais e infraes-truturas serão passíveis de ser retirados e/ou reorganizados consoante as vonta-des e necessidavonta-des. Quer-se a permissão de uma relação contínua entre o seu uso e a sua transformação.

E este processo não termina aqui. Está precisamente a meio caminho. Quando iniciarmos a ocupação desta rua, novas ideias e também novas dúvidas irão sur-gir. Serão ultrapassadas na discussão e experimentação de todos nós. Porque só através da vivência comum e da dis-cussão profunda se pode organizar uma cidade. Por todos e para todos.

Contamos, por isso, que os que partic-iparam até aqui, e os que se queiram juntar, venham aqui pensar as ruas, os lugares, a cidade e comecem a tomá-la como sua.

Assembleia do Espaço Comum Outubro de 2015

(4)

1 0 2 5 10 m 4.40 3 3.80 4.30 2.20 2.25 3.80 4.20 6.30 9.45 1.90

(5)
(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)

Referências

Documentos relacionados

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Desta forma a presente dissertação pretende estudar a influência dos processos de liderança do Chefe de cozinha, como líder de uma equipa, na criação/implementação/execução

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

As métricas por trás do Tomatometer, os seus diversos critérios de cálculo, o selo Certified Fresh, o conceito de Top Critic, como também a possibilidade que usuários cadastrados

A capacidade de tamponamento dos resíduos sólidos orgânicos, estudados a partir dos parâmetros físico-químicos pH, alcalinidade e ácidos voláteis são

Em Campinas, São Paulo, o Ambulatório de Violência contra Criança e Adolescentes (VCCA), localizado no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Estadual de

O objetivo deste artigo é justamente abordar uma metodologia alternativa para a elaboração de análises contábeis e financeiras, denominada de balanço perguntado e