• Nenhum resultado encontrado

Envie-nos noticias:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Envie-nos noticias:"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

A³EM - SEMOP-BH

Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas

Sociedade dos ex-alunos da Escola de Minas de Ouro Preto em BH. INFORMATIVO Nº69 - Belo Horizonte – Junho/2012 Encontros na Quarta-feira, Almoço no Minas II às 12:00 h.

30ª Diretoria da SEMOP BH 2012 – Eleita em 21/Dez/2011. Presidente – Antônio Geraldo de Pádua Junior, Turma 1973

1° Vice – Floriano Garcia Costa – Turma 1964 2° Vice – Cláudio de Castro Magalhães, Turma 1974 3º Vice – Jorge Wilson Gonçalves Lessa, Turma 1975 Secretário – José de Matos Neto, Turma 1964 2° Secretário – Marcos José Soares, Turma 1973 Tesoureiro – Hugo Lukschal Soares, Turma 1964

2º Tesoureiro – João Epifânio de Andrade Lima, Turma 1962

Diretor Social – Fernando Antônio Peixoto de Villanova, Turma 1979 Diretor Social Adjunto – José Carlos Bicalho, Turma 1976

Conselho de ex-Presidentes: Presidente - Aloysio Sá Freire de Lima, Turma 1948 Vice-Presidente: João Batista Sabino, Turma 1951

Conselheiros: Geraldo de Almeida Fonseca, Turma 1951, Romero Machado Correa, Turma 1961, Ildeo Fantini, Turma 1961, Cyro Cunha Melo, Turma 1962, Márcio de Carvalho Ferreira, Turma 1963.

Envie-nos noticias: www.semopbh.com.br Nossa mensagem

Encerramos o mês de junho com o nosso Jantar de Inverno, um encontro com um Buffet do Restaurante do Minas II-Mangabeiras ao som do piano da Srª Lêda Tavares. A presença não foi a de nossa expectativa mas os presentes confirmaram que o encontro foi muito bom, e que os serviços foram ótimos.Temos a ressaltar o encontro das Esposas dos Ex-Alunos que demonstraram que tendo a Escola de Minas ao fundo as gerações se entendem parecendo que se conhecem a tempos.

Estamos nos preparando para o 1.300º Encontro da SemopBH a se realizar no dia 19 de Setembro, o tempo tem passado mas estamos firmes em manter nossa Tradição de ex-Aluno da Escola de Minas.

Temos recebidos muitos emails de ex-alunos de novas turmas e o que nos deixa alegre é ver nesses jovens mantidos o espírito e a tradição de Escola de Minas quando escrevem, p.ex., 130ª Turma da Escola de Minas-UFOP – 2008 ou Graduado em Engenharia na Escola de Minas da UFOP.

.

Escola de Minas de Ouro Preto da UFOP uma tradição de 136 anos.

Venha à SemopBH.

Nossa missão é manter a chama da tradição “cum mente et malleo”. O Doze do 136º Aniversário da Escola de Minas em 2012:

Dia 11/12, quinta: Missa em Ação de Graças,19 horas,

Às 20.30 horas Assembleia da A³EM no salão nobre da Escola de Minas. Dia 12/12, sexta: Sessão Solene do 136º Aniversário da Escola de Minas às 9 horas,

(2)

Biblioteca Emopiana: Aguardamos fotos de Livros que mencionam a Escola de Minas de Ouro Preto ou que os autores passaram pela casa de Gorceix.

81º Livro “Ouro Preto – 300 anos” Edição comemorativa organizada pelo Jornalista Paulo Lemos, editada em 2011, pela UFOP-Universidade Federal de Ouro Preto.

82º Livro “Formação Histórica do Brasil”, 1957, autoria João Pandiá Calógeras, Turma 1890, que 3 vezes ministro do Brasil sendo uma o Primeiro Civil a ser Ministro da Guerra, uma visão da história brasileira editado pela Biblioteca do Exército.

Pinacoteca Emopiana: Aguardamos pinturas, desenhos, gravuras, aquarelas que retratam nossa Escola de Minas de Ouro Preto, mencionando a quem pertence e quem é o autor, a foto em jpg.

52ª Quadro: Óleo sobre tela de Sivaldo Silva/Brumado-BA, 1982, na Sala Ouro Preto da Fazenda Santo Antônio do Rochedo, em Resende Costa, de Claret Rodrigues da Cunha, Turma 1974.

(3)

Notícias da Escola de Minas, A³EM e Semops:

 ANUIDADE da A³EM (CNPJ 18.295.766/0001-06): Aprovada na Assembléia da A³EM no dia 09/10/2011, às 15,30 horas, no Salão Nobre da Escola de Minas, CA²EM. Valor R$ 1,00 faça sua adesão no site da Escola de Minas e participe das Assembleias no Doze.

 Na ART, no campo denominado ENTIDADE,coloque 0019 – é o código da A³EM.

 Opte junto ao CREA-MG pela A³EM , temos 2 conselheiros na Câmara de Geologia e Minas. Aguardamos neste ano de 2012 a verba referente ao repasse da ART que nos ajudará aumentar as nossas atividades,de acordo com a Resolução nº 1.032 de 30/03/2011 e a DN nº 30 do CREA/MG. Museu da Escola de Minas em série televisiva de documentários sobre museus brasileiros que será exibida nos canais de televisão da EBC, no programa Conhecendo Museus, que apresenta ao público os museus do Brasil, seus acervos e as histórias será exibido pela TV Brasil às 17,30 horas em quartas e sábados, a série é de 52 episódios de 26 minutos cada.

Museu de Ciência & Técnica da Escola de Minas/UFOP: Atividades em Julho:

Exposição Museu do Inferno, no Museu Casa dos Contos: em sua décima edição, a programação da cidade para a Semana Nacional de Museus foi repleta de exposições, oficinas, palestras e apresentações artísticas. Na ocasião foi montada uma exposição sobre o Museu do Inferno que trouxe sátiras atuais sobre os nossos museus e recriou outras do antigo Museu do Inferno.A iniciativa lançou oficialmente o 1º Salão

de Humor do Museu do Inferno que ocorrerá em setembro durante a programação da Primavera de

Museus, uma ação do Sistema de Museus de Ouro Preto em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo. No Museu Casa dos Contos onde permanecerá de 23 de junho a 07 de julho.

Os museus de Ouro Preto oferecem uma oficina para o público Infanto-juvenil no Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2012, evento que começa no próximo dia 8 e vai até o dia 22 de julho. Destinada ao público de 12 a 15 anos, a oficina ocorre nos museus de Ciência e Técnica da Escola de Minas e da Escola de Farmácia da UFOP, Ecomuseu da Serra de Ouro Preto e Museu Casa Guignard entre os dias 9 a 13 de julho das 13h às 17h.

Lançamento da Revista Musear eletrônica da UFOP: site: http://www.revistamusear.ufop.br Programação e Informações: http://www.museu.em.ufop.br-3559-3118

(4)

Fotos do dia 06/06/2012: A SemopBH presenteou Claret Rodrigues da Cunha, Turma 1974, com uma Bandeira da Escola de Minas, presentes Lauro Casaes, Fernando Villanova, Hugo Lukschal, Antônio José, Aloysio Sá Freire de Lima, Naldo Torres, Claret, João Sabino, Hélbio Pereira e José de Matos.

Lembrança da SemopBH ao pessoal do Restaurante do Minas II: Foto 1: Antônio Geraldo de Pádua Junior, Presidente da SemopBH, Angélica, Diretora do Restaurante, João Epifânio e Hugo. Foto 2: Hugo Lukschal, Ângela, Maitre Alexandre, Sebastião, Edvan, Bruno, José Carlos e João Epifânio.

Fotos do dia 20/06/2012: 1ª) Convite da Palestra “Túneis Históricos e sua Consequências”. 2ª Geraldo de Almeida Fonseca, Turma 1951, com sua filha Marilene Fonseca Goulart, e o Aloysio Sá Freire de Lima, Turma 1948 agradecendo ao Palestrante pela SemopBH.

(5)

Foto do 1.287º Encontro da SemopBH no dia 27/06/2012: 1ª)Hugo, Antônio, Lázaro, Fernando, Sérgio Barbosa, Floriano, Aloysio, José de Matos, Mário e Epifânio. 2ª) Hebert, Eduardo, Geraldo Fonseca, Jorge, José Mendo, Ivonez, Ricardo e Wendel.

Fotos dia 14/06/2012: Semopianos que prestigiaram a Homenagem da CEGEM do CREA/MG ao ex Conselheiro Pedro Carlos Garcia Costa, no descerramento da Placa Comemorativa doa 600ª Reunião da Câmara: Cláudio Magalhães, José Margarida. João Epifânio, Antônio Geraldo de Pádua (Presidente da SemopBH), Geraldo Fonseca, Josina, Pedro Garcia, Floriano Garcia, Francisca, Mauro Megale, Fernando Villanova, João César, Sérgio Delgado, Carlos Alberto e Maria Regina, agachados Iocanan, Emerson, Antônio Geraldo e Paulo César.

2ª Foto: Geraldo Fonseca,representante do Plenário na 1ª Reunião da Câmara de Geologia e Minas em 10/11//1983, com os componentes atuais Carlos Alberto, Assessor, Paulo César, Cons. A³EM, Maria Regina, secretária, Pedro Garcia, o Homenageado, Emerson, Cons. A³EM, José Margarida, Cons EM-UFOP, Francisca, Consª. SINGEO/MG.

Recolhimento de Lixo Eletrônico:

Empresa gerada na Incubadora Tecnológica e Empresarial de Betim – ITEBE, localizada no campus da PUC MINAS Betim - prédio 4 - sala 203 - VISITE NOSSO SITE: www.emile.net.br

O recolhimento deste material é realizado após um prévio agendamento. Normalmente fazem dentro da mesma semana da solicitação. (neste caso sem ônus). Recebem tudo que for eletroeletrônico sem utilidade, como eletrodomésticos velhos, telefones, TVs, informática, etc. Emitem uma nota fiscal de doação, sem valor comercial.

(6)

Jantar de Inverno dia 29/06/2012, sexta, 20 horas

Convite e nossas pingas em pequenas garrafinhas.

A Pianistas Dª Lêda Tavares, a mesa de tira gosto e a do jantar.

A Turma de ex-Alunos em papo descontraído, um encontro de gerações. 1ª)Reginaldo, José Lamas, Antônio Geraldo, Francisco Rodrigues, Marcos Tadeu, Pedro Soriano e Joaquim Paes, (Neto de Norberto da Silva Paes,Turma 1918). 2ª) Carlos Alberto, Bicalho, Claret, Marcos Tadeu, João Epifânio, Floriano e Ricardo Cordeiro.

(7)

As “Esposas de Ex-Alunos da Escola de Minas” que abrilhantaram nosso Jantar de Inverno.

A desconcentração e alegria presente em nosso Jantar de Inverno.1ª) As Esposas de Ex-Alunos da Escola de Minas, 2ª) Epifânio, Eli, Claret, Floriano, o filho do Eli, Marcos Tadeu, Ricardo e Hugo.

Ex-alunos mostrando a tradição de ex-Aluno da Escola de Minas. 1ª Fabiano, Hugo, Fontenelle e José Ary. 2ª Claret, Floriano, Epifânio, Ricardo e Bicalho.

(8)

Homenagem da SemopBH aos 30 ex-Alunos e Amigos de 1973 a 1975

Na ordem: Turma 1973-Antônio Geraldo da Silva, Antônio Geraldo de Pádua Junior, Ayrton Hélio dos Santos Mangualde, Cristovam Paes de Oliveira, Jair Carvalho da Silva Junior, José Lamas Chaves, Luiz Alberto Dias Menezes Filho-USP, Manoel Brasileiro Dias, Marcos José Soares, Marcus Rogério Carneiro Lemos, Maria Aparecida Dias Aquino (1ª Engenheira Civil da Escola de Minas), Murilo Botelho Ulhôa, Paulo Roberto Secco, Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, Sérgio Jorge Saliba, Turma 1974-Antônio Pinto de Almeida Neto, Claret Rodrigues da Cunha, Cláudio de Castro Magalhães, Fla´vio Lima de Novais, José Jackson Lopes Ribeiro, Sérgio José Cardoso Buarque, Turma 1975-Eli José Leite, Haylton Aloise, Joge Wilson Gonçalves Lessa, Lucas Ubaldo Resende, Marco Túlio Ribeiro Evangelista, Mário de Figueiredo Santos Filho, Pedro Soriano de Carvalho, Ricardo Rocha Filgueiras, Robinson Ferreira Aquino.

Visite nosso site:

www.semopbh.com.br

(9)

1876-Lembranças do Centenário da Escola de Minas-1976

passaram-se 36 anos

Lembranças do Centenário da Escola de Minas: Discurso Jubileu de Ouro em 1975 da Turma de 1925 por Glycon de Paiva Teixeira, Discurso pelo 97º Aniversário da Escola de Minas. Em 1973, por Luiz de Oliveira Castro, Turma 1955. Informativo da A³EM Outubro 1976, Ano V, Nº 14.

Fotos de brindes: Cinzeiro Doze de 1970, Cinzeiro da Turma Julho 1979, Cinzeiro do Doze de 1981.

Fotos de Brindes: Cinzeiro Doze 1987. Cinzeiro Doze 1988. Caneca Doze 1969. Caneca Doze 1976.

Visite nosso site:

www.semopbh.com.br

(10)

Alguns causos:

1) ...era um daqueles dias de maio de 1949, numa manhã fria de Ouro Preto estavam

os alunos numa aula de desenho quando um colega atrasado chegou elegantemente de paletó e chapéu tirolez sentou-se sem dar a mínima para os presentes. Os colegas então começam a falar com o Professor se aquela seria uma atitude correta daquele aluno que chegara atrasado sem pelo ao menos saudar os presentes. O Professor avaliou e questionou o aluno: seu moço isso não são moldes. O aluno levantou-se e disse não agüento mais a Escola vou tomar uma atitude drástica e saiu pelo corredor. Os colegas voltaram a questionar o Professor se o aluno não poderia tomar uma atitude com final triste. O Professor ponderou e saiu atrás do aluno chamando-o seu moço venha aqui... e o pegou já na portaria, retornando para sala de aula abraçados e sorrindo ao chegar na sala receberam uma salva de palmas pelo final feliz...

2) ...prova oral de química na Escola de Minas nos idos de 1956 com a comissão

composta por 3 Professores. O procedimento para aquela prova era que a matéria dividida em 10 tópicos, tinha os números colocados na cumbuca. O aluno Maurício de Barros, Turma 1960, havia dito a todos cantos da Escola de Minas que não havia conseguido entender o Ponto 8, e naquele dia até a comissão sabia de seu nervosismo. Chegou sua vez na argüição ele foi à mesa e num gesto rápido e nervoso pegou o papel na cumbuca leu o número e desesperado o devolveu a cumbuca exclamando é o Ponto 8! Os Professores da Comissão ficaram estupefatos, pois, o procedimento era deixar o papel numerado sobre a mesa, e rapidamente o Mauricinho foi ao quadro tentar descrever o Ponto 8, enquanto os professores confiriam a cumbuca, no quadro pela sua dificuldade anunciada mas era o único que dominava obteve a nota de aprovação.

Nota de Falecimento: Lamentamos informar que no dia 04/06/2012 faleceu em Belo

Horizonte-MG onde foi cremado o ex-Aluno João Henrique Grossi Sad, Turma 1960, 1ª

Turma de Geologia. ex-Professor da Escola de Minas e do Depto Geologia do

IGC-UFMG, ex-Diretor da Geosol. Aos familiares e amigos nosso consternado voto de pesar e solidariedade.

“Nasceu em Raul Soares, em 24/Junho/1939, chegou em Ouro Preto cursou o cientifico no Colégio Arquidiocesano, interno, passando na Escola de Minas no 1º Concurso para o recém criado curso de Geologia, criado pela CAGE no governo progressista do Presidente Juscelino Kubitschek, morou em uma casa colonial na ladeira da Rua Alvarenga, primeira à direita de quem sobe após a casa da família de Santos Dumont. Um discípulo de Djalma Guimarães,teve como mestres o Prof Aluizio Licínio de Miranda Barbosa, Prof. Moacyr do Amaral Lisboa, Manoel Teixeira da Costa e o Prof. Bem Barnes entre outros. Dono de uma memória incrível em 1965 já era Professor do Planfap, 1º Curso de Pós-graduação em geologia no Brasil. Ingressando na Geosol tornou-se um expoente na consultoria em Geologia do Brasil, recebeu condecorações de destaque nas entidades ligadas à geociências no Brasil, SBG-Sociedade Brasileira de Geologia, SINGEO-MG-Sindicato dos Geólogos em Minas Gerais, de CREA-MG-Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, onde foi o Primeiro representante de Geologia, pela A³EM em 1972. Escreveu com Jorge M.G.D. Valente um livro “Delineação de Depósitos Minerais” publicado em 2007, apoiado pela Geosol e Fundação Victor Dequech.

(11)

Foto1: Prof. Grossi com geólogos da extinta Metamig atual Codemig. João César Freitas Pinheiro-UnB, João César Cardoso do Carmo-Turma 1981, Fernando Antônio Peixoto de Villanova-Turma 1979 e Osvaldo Fritzons-UFRS. Foto 2: Prof. Grossi quando recebeu a Medalha de Honra ao Mérito do SINGEO-MG, 30/05/2006, com Dower Rios Freitas Alvim-UFMG/SingeoMG, Marcos Tadeu Vaz de Melo,-Turma 1962 e Pedro Carlos Garcia Costa-Turma 1973.

Foto 1: Prof. Grossi no dia que recebeu a Medalha do Mérito da Engenharia do CREA-MG, em 14/12/2006, com os conselheiros da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas, José Margarida da Silva-Turma 1991, João Luiz Nogueira de Carvalho-Turma 1991 e Fernando Antônio Peixoto de Villanova-Turma 1979.

Foto 2: Prof. Grossi quando da Homenagem da SemopBH pelo Cinquentenário da 1ª Turma de Geologia da Escola de Minas no dia do Geólogo em 30/05/2010.

Nota de Falecimento: Lamentamos informar que no dia 26/06/2012 faleceu em Belo Horizonte-MG onde foi

cremado o ex-Aluno José Nilson Villaça, Turma 1961, 2ª Turma de Geologia. Profissional notável na pesquisa de minerais radioativos pela Nuclebrás. Aos familiares e amigos nosso consternado voto de pesar e solidariedade.

Fotos: José Nilson Vilaça em uma vinda ao nosso encontro semanal e com o contemporâneo João de Campos Viana, Turma 1965, e os colegas da Turma 1961, Gilberto Vale Corrêa e Eurípedes Palazzo da Silva. Foto já publicada em nosso Informativo nº 56 – Maio/2011.

Referências

Documentos relacionados

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

No tocante à psicodinâmica, a abordagem permite a compreensão da relação entre a organização, a subjetividade e as relações de prazer e sofrimento, ao tratar dos

Em seguida aborda-se estresse e seu contexto geral: tipologias de estresse, estresse ocupacional, fontes de tensão no trabalho, sintomas de estresse, estratégias de

Enfim, está claro que a discussão entre Ghiselin e De Queiroz diz res- peito ao critério de identidade para táxons. Para Ghiselin, um indivíduo é algo que não apresenta

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that