• Nenhum resultado encontrado

Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã. Relatório de Actividades. Referente ao Ano de 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã. Relatório de Actividades. Referente ao Ano de 2010"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã

Relatório de Actividades

Referente ao Ano de 2010

Presente à Assembleia-Geral de 20 de Março de 2011

(2)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

Índice

1. Introdução ... 2 2. Actividades Desenvolvidas ... 4 Âmbito Geral... 5 Recursos Humanos... 7 Estágios e Voluntariado ... 8 Etnografia ... 9 Arqueologia ... 9 Paleontologia ... 10

Laboratório de Conservação e Restauro ... 12

Projecto “Parque Temático do Jurássico” ... 13

3. Conclusão ... 13

(3)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

1. Introdução

Terminado o ano civil, e de acordo com o disposto nos Estatutos, vem a Direcção do Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL) relatar as acções e actividades realizadas, bem como os respectivos resultados, durante o ano de 2010.

Continuando o modelo adoptado em anos anteriores, o Relatório vai do geral para o particular. Começa por apresentar de uma forma geral as actividades desenvolvidas pelo GEAL, que abrangem todas as áreas do Museu da Lourinhã (Arqueologia, Etnografia e Paleontologia), pormenorizando-se seguidamente, em ordem a cada uma delas.

Durante o ano de 2010 realizaram-se eleições para os Órgãos Sociais do GEAL. Dado que todos os membros efectivos da anterior Direcção foram reeleitos, ainda que alguns tenham mudado de funções, e pese embora a existência de cinco novos membros, entre efectivos e suplentes, pode afirmar-se que a Direcção seguiu, no essencial, os objectivos anteriormente traçados, procurando em todas as circunstâncias honrar o GEAL e o Museu da Lourinhã e promovendo a divulgação do mesmo quer ao nível nacional quer internacional.

A Direcção deu continuidade às linhas estratégicas anteriores: a consolidação institucional, procurando criar condições que viabilizem a integração na Rede Portuguesa de Museus; o apoio e incentivo da investigação científica, com prioridade para o estudo do acervo do Museu; a continuação da divulgação do acervo; o ensino, fortemente baseado na interacção com as Escolas e no apoio às visitas escolares; a requalificação dos funcionários; e o acompanhamento e incentivo à realização do projecto do Parque Temático do Jurássico, em parceria com a Câmara Municipal da Lourinhã.

Na área dos Recursos Humanos, realizaram-se dois contratos pelo período de um ano cada, ao abrigo do programa “Emprego Inserção+ 2010”, e um outro, a termo certo resolutivo, que simultaneamente supria a substituição de uma funcionária em situação de baixa prolongada e garantia as necessidades próprias da época estival.

Em complemento, buscou-se o apoio de programas de voluntariado, procurando tirar partido da sua disponibilidade para realizar algumas actividades que só são viáveis quando se junta um grupo numeroso de participantes, por exemplo, a arrumação das reservas e uma intervenção mais ampla ao nível da limpeza e requalificação das instalações. Assim, durante a primeira quinzena de Julho, acolheu-se um Campo de Trabalho Internacional em que participaram 16 jovens oriundos de vários países da Europa e da Ásia, aos quais foi também proporcionada a participação em trabalhos de prospecção arqueológica e uma visita de campo.

(4)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

Para além do apoio dado pelos voluntários, contou-se também com a colaboração de diversas entidades, entre as quais se destacam a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Lourinhã.

Visando buscar informação útil ao desenvolvimento do projecto do Parque Temático do Jurássico, organizou-se, em conjunto com a Câmara Municipal da Lourinhã, uma visita institucional a Dinópolis, parque temático dedicado à paleontologia, em Teruel, Espanha.

Acções de divulgação como a participação no evento “

Walking with Dinosaurs – The Live

Experience

”, a exposição “Dinossauros na Tela”, no Posto de Turismo da Praia da Areia Branca, e a colocação de dispensadores de folhetos em locais de afluência turística, terão certamente contribuído para a consolidação do número de visitantes acima dos 20.000. Esta realidade é melhor compreendida quando comparada com os anos anteriores, e levando em conta as características específicas do ano de 2009, já caracterizadas no Relatório Anual de Actividades desse ano (ver Figura 1). Relativamente a 2008, regista-se um crescimento de 18,4%.

Figura 1 – Comparativo mensal de visitantes em 2008, 2009 e 2010

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total

2010 1126 954 1793 2112 2092 2326 2407 4694 1756 1355 1127 789 22531

2009 1095 1294 2005 2806 3108 1880 2820 4942 1768 1111 1254 741 24824

2008 1438 1513 1412 1783 1438 1287 1497 4128 1208 1476 1176 669 19025

(5)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

A Tabela 2 mostra a evolução do número anual de visitantes ao longo da história do Museu. Parece estar “conquistada” a barreira dos 20.000 por ano. São visíveis, por exemplo, o efeito da queda da parede lateral do Museu, em 1988, a diminuição em 1996, devida à necessidade de remodelações, que levaram ao seu encerramento, o posterior incremento coincidente com a apresentação pública do ninho de ovos de Paimogo, em 1999, bem como o “pico do LEGO”, em 2009, ano em que também se inaugurou a chamada “Rotunda dos Dinossauros”.

Figura 2 – Evolução anual do número de visitantes

A Direcção prosseguiu a política de contenção nos gastos, tendo em conta a situação de crise económica e a redução dos apoios efectivamente percebidos, mas que, ainda assim, permitiu executar um conjunto significativo de programas, acudir a algumas situações imprevistas, e editar o livro “Dinossauros da Lourinhã e Paleontologia para Principiantes”, o primeiro livro que o GEAL edita.

Os meios disponíveis não permitiram a realização das obras necessárias no alpendre do edifício principal, nem da recuperação da fachada e a reorganização do circuito expositivo, todas com impacto directo no processo de credenciação que, assim, se vê adiado para novo exercício.

2. Actividades Desenvolvidas

No decorrer do ano de 2010, o GEAL continuou a levar a cabo um largo conjunto de actividades, nas várias áreas de competência, procurando alcançar diversos tipos de público.

Enumeram-se agora sucintamente essas actividades, remetendo o detalhe para o contexto das respectivas secções.

(6)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

Âmbito Geral

A. Registou-se a admissão de 30 novos Associados.

B. Prosseguiu-se a depuração e requalificação da base de dados de Associados, tendo os novos dados sido já utilizados para a Assembleia-Geral de 28 de Dezembro.

C. Prosseguiu-se a colaboração com a Câmara Municipal da Lourinhã no âmbito de projecto do Parque Temático do Jurássico, tendo-se efectuado uma visita institucional conjunta a Dinópolis, em Teruel, Espanha.

D. Continuou-se a reabilitação e melhoria dos edifícios do Museu, de que relevamos: a. Pintura da balaustrada e colunas da varanda do edifício do Museu;

b. Tratamento e conservação dos barrotes do alpendre do Museu;

c. Na Casinha Tradicional, pintura do beirado, esquadros das portas e janelas, caiação geral e reparação e substituição de telhas;

d. Pintura do espaço do Ferrador;

e. Limpeza e reordenação da casa do compressor e conservação da máquina;

f. No edifício administrativo, pintura da escada de acesso e reorganização do salão do 1º andar, com pintura do mesmo e reparação de diversos móveis;

g. Pintura dos gradeamentos e do portão do pátio;

h. Limpeza da forra de pedra da parede lateral do Museu, pedra de canteiro nos degraus junto ao Pavilhão de Paleontologia, igualmente, em toda a pedra envolvente do pátio;

i. Colocação de produto isolante na placa do Pavilhão de Paleontologia; j. Limpeza profunda de todas as instalações.

E. Continuou-se a monitorização e controle do ambiente do Museu, nomeadamente em relação aos parâmetros temperatura, humidade e luminosidade.

F. Colocou-se em funcionamento o sistema de vídeo vigilância, originalmente instalado em 2007.

G. Reparou-se a central telefónica.

H. Assinalaram-se as seguintes efemérides:

8 Março – Dia Internacional da Mulher; 19 Março – Dia do Pai;

21 Março – Dia da Árvore e da Floresta; 18 Abril – Dia dos Monumentos e Sítios;

3 Maio – Dia da Mãe;

18 Maio – Dia Internacional dos Museus; 1 Junho – Dia Mundial da Criança;

24 Junho – 26º Aniversário do Museu; 12 Agosto – Dia Internacional da Juventude; 1 Outubro – Dia do Idoso;

5 Outubro – Dia da Implantação da República.

I. Apoiou-se a investigação científica, nomeadamente na área da Paleontologia. J. Assinou-se um protocolo com o Museu Nacional de Geologia, de Moçambique.

(7)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

K. O GEAL esteve representado em várias conferências e seminários, através da participação e apresentação de comunicações dos investigadores Octávio Mateus, Rui Castanhinha, Ricardo Araújo, Bruno Pereira e Carlos Natário e da funcionária Carla Tomás.

L. Realizou-se um “Campo de Trabalho Internacional” que contou com 16 jovens oriundos de vários países da Europa e da Ásia, durante a primeira metade do mês de Julho. M. Promoveu-se a imagem do Museu, ao nível local, nacional e internacional, através das

seguintes acções:

a. Visibilidade em órgãos de comunicação social de nível regional e nacional;

b. Publicidade nos postos de turismo do concelho da Lourinhã e concelhos limítrofes, bem como através de vários operadores turísticos;

c. Realização do evento “Visita às Paisagens Rurais do Concelho da Lourinhã”, incluído no Dia do Património, 18 de Abril, promovido pelo IGESPAR;

d. Participação no evento “BRINKA – Uma aventura no mundo do LEGO”, na Lourinhã, de 3 a 9 de Maio;

e. Participação no evento “

Walking with Dinosaurs – The Live Experience

”, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, de 14 a 16 de Maio;

f. Exposição “Dinossauros na Tela”, no Posto de Turismo da Praia da Areia Branca, de 20 de Julho a 22 de Agosto;

g. Realização do

workshop

internacional

PaleoArt Teaching – The Complete Lost

World Journey

, de 23 a 31 de Agosto, orientado pelo pintor italiano Fabio Pastori, vencedor da 6ª edição do CIID, e pelo professor Sante Mazzei, especializado em técnicas de desenho apoiado por computador;

h. Exposição temporária sobre répteis voadores, que incluiu as recém-descobertas pegadas de

pterosaurus

. Inaugurada a 6 de Agosto, a exposição encerrou a 31 de Janeiro de 2011;

i. Realização da jornada “

Birds & Dinosaurs

”, em parceria com a empresa Birds & Nature, em 11 de Setembro, com visita das arribas, Museu e cabo Carvoeiro;

j. Colaboração no evento “Caminhada Rota dos Dinossauros”, organizado pela Câmara Municipal da Lourinhã, em 26 de Setembro;

k. Preparação da exposição “Dinossauros da Lourinhã na Academia das Ciências de Lisboa”, a inaugurar em Fevereiro de 2011;

N. Prosseguiu-se a divulgação do Museu da Lourinhã junto das escolas, promovendo visitas guiadas ao Museu e ao campo.

O. Preparou-se e anunciou-se a 7ª Edição do CIID – Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros. Neste âmbito construiu-se um conjunto de páginas que permitem a pesquisa temática e a visualização via Internet a quase totalidade das 369 obras apresentadas a concurso nas edições anteriores.

P. Realizou-se o concurso “Desenhossaurus Escolaris”, em colaboração com a Câmara Municipal da Lourinhã, do qual resultou uma exposição das obras, que decorreu de 26 a 30 de Outubro, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã, e que encerrou com a cerimónia de entrega dos prémios.

(8)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

Q. Execução da maleta pedagógica sobre os artefactos relacionados com os períodos desde o Paleolítico ao Neolítico, em colaboração com o Grupo de Património da Escola Básica 2,3 Dr. João das Regras, denominado “Máquina do Tempo”.

R. Iniciou-se a publicação da folha de divulgação Fl@sh Info, da qual se fizeram sair três edições.

S. Continuou-se a publicação do

Journal of Paleontological Techniques

, tendo-se editado dois números.

T. Manteve-se a actualização do sítio do Museu na Internet.

U. Criou-se uma conta no Facebook, de modo a ter-se mais um canal para divulgação de actividades.

V. Elaborou-se um conjunto de fichas que caracterizam os dinossauros que fazem parte do acervo, que se disponibilizaram à Câmara Municipal da Lourinhã para divulgação autónoma.

W. Realizou-se um magusto no S. Martinho, com os funcionários, colaboradores e voluntários.

X. Editou-se o livro “Dinossauros da Lourinhã e Paleontologia Para Principiantes”, da autoria de Simão Mateus, que foi lançado em sessão pública a 25 de Novembro.

Y. Realizou-se o Jantar de Natal, com Funcionários e Associados, no qual se homenageou a funcionária Adelinda Jorge, que se aposentava.

Z. Continuou-se a procura de um novo espaço para melhor alojar as reservas do Museu.

Recursos Humanos

Durante 2010 realizaram-se dois contratos comparticipados pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, ao abrigo do programa “Emprego Inserção+ 2010”. No final do ano de 2010, a aposentação de um funcionário criou uma vaga que se decidiu vir a ser suprida no início de 2011, pela contratação de um destes colaboradores. Uma situação de baixa prolongada, iniciada em Julho, foi suprida por uma contratação a termo certo, que também reforçou a época estival.

Tendo em consideração os programas disponibilizados através do IEFP e dando execução à deliberação que visa o alargamento do quadro de pessoal, fez-se anúncio público de duas vagas para estágio de jovens com formação profissional de nível 3 em áreas afins às actividades do Museu (contrato de formação em contexto de trabalho). Não se tendo recebido candidaturas com as características exigidas pelo programa que garantia o co--financiamento, retomou-se este processo no último trimestre do ano, convertendo uma das vagas em estágio destinado a jovens licenciados. Ficaram, assim, criadas as condições para se proceder à admissão destes colaboradores logo no início de 2011.

(9)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

A. Em relação à formação dos funcionários, registamos:

a. Apoio aos Mestrados de Simão Mateus e de Carla Tomás, ambos concluídos durante 2010, tendo obtido, respectivamente, a nota final de 17 valores e de 16 valores;

B. Na formação de colaboradores, regista-se:

a. Apoio ao trabalho de doutoramento de Rui Castanhinha, no Instituto Gulbenkian de Ciência, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian;

b. Apoio ao trabalho de doutoramento de Ricardo Araújo, na

Southern Methodist

University

, Texas, EUA, que recebeu uma bolsa da Comissão Fulbright.

C. Aceitaram-se 2 pessoas, ao abrigo do regime de prestação de serviço à comunidade, em articulação com a Direcção Geral de Reinserção Social, para tarefas de manutenção e apoio à vigilância. Os acordos totalizam 660 horas de trabalho. Transitam ainda de 2009 dois outros acordos, que se concluíram em 2010.

Estágios e Voluntariado

O Museu continuou a beneficiar do contributo de dezenas de voluntários:

• Ao longo do ano registou-se a presença de vários voluntários que realizaram tarefas diversas, nomeadamente no laboratório, animação, etnologia, arqueologia e paleontologia.

• Participaram na campanha de escavações de Verão várias dezenas de voluntários. Acolheram-se dezasseis voluntários, na primeira quinzena de Julho, participantes de um Campo de Trabalho Internacional, organizado em colaboração com a Associação ProAtlântico, que realizaram várias acções de requalificação dos edifícios e espaços do Museu, além de prospecção paleontológica e arqueológica. Os detalhes desta acção constam de relatório próprio, oportunamente divulgado aos Associados.

Continuando a sua orientação de apoio à comunidade, o Museu recebeu oito estagiários de diferentes instituições, que se agrupam por programa.

Formação em contexto de trabalho:

• ESCO - Curso Animador Sociocultural (03/05 a 01/06) – um estagiário;

• Escola Secundária da Lourinhã:

o Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

(22/03 a 17/06) – dois estagiários;

(10)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

• EB 23 Afonso Rodrigues Pereira - Operadores de Informática (17/05 a 30/06) – dois estagiários;

• Mega Expansão – Curso EFA3 (13/1 a 26/1) – um estagiário; Estágio curricular:

• Licenciatura de Informação Turística da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (21/6 a 30/7) – um estagiário.

Etnografia

Na área da Etnografia, salientamos as seguintes actividades:

A. Inauguração em cenário expositivo próprio, na sala das profissões, de uma exposição relativa à profissão de Barbeiro que inclui um conjunto significativo de peças.

B. Limpeza, tratamento e pintura de vários estrados de exposição de peças do salão das antigas profissões.

C. Recuperação do espaço do ferrador, pintura da chaminé do pátio e bomba de água, bem como pintura da Casinha Tradicional.

D. Intervenção em peças de madeira, incluindo carroças, carro de bois, carros de mão, várias máquinas agrícolas, tronco (ferreiro), barris, diversas peças do mobiliário da Casinha Tradicional, elementos das exposições do Carpinteiro, Serrador/Resineiro, Segeiro, Oleiro, Torneiro, peças do tear, utensílios agrícolas.

E. Intervenção em peças metálicas, entre as quais a armação para fabrico de barris, o engenho de furar, a bomba de água, ferramentas e utensílios do ferrador, a balança do carvoeiro e ferros de engomar a carvão.

F. Limpeza, tratamento, conservação e restauro de dois foles de forja.

G. Recuperação de diverso mobiliário do antigo tribunal, incluindo uma secretária, cadeiras e vitrinas.

H. Limpeza, tratamento, conservação e restauro de diversas espingardas.

Arqueologia

No âmbito da Arqueologia assinalam-se as seguintes actividades:

A. Prospecção e limpeza de uma gruta situada na freguesia de Moledo, Lourinhã. A gruta foi descoberta por um particular, na sua propriedade, tendo a prospecção decorrido de 5 a 9 de Julho, dirigida por Horácio Mateus e Isabel Mateus, nela participando os

(11)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

voluntários do Campo de Trabalho Internacional. Encontraram-se ossos de animais e pedaços de cerâmica.

B. Preparou-se um crânio e diversos ossos provenientes dos achados da gruta da Feteira.

C. Celebrou-se um protocolo com a Universidade de Iowa, EUA, no âmbito do qual se regista a deslocação de uma aluna de doutoramento, que examinou peças do acervo, provenientes da gruta da Feteira.

Paleontologia

No âmbito da Paleontologia assinalam-se as seguintes actividades:

A. Foram publicados 12 artigos ou resumos científicos, em revistas da especialidade ou congressos (ver Anexo).

B. Prospecção regular do terreno, com escavação e recolha de exemplares.

C. Realização da terceira expedição ao Triásico do Algarve, na zona da Penina, com recolha de material, que começou a ser preparado no laboratório.

D. Escavação de uma jazida de pegadas de pterossauro do Jurássico, na Peralta.

E. Realização da campanha de escavações de Verão, na zona da Lourinhã, com recolha de material fóssil.

F. No âmbito do Projecto PaleoAngola, fizeram-se campanhas nas províncias de Cabinda e do Namibe, de onde resultou a recolha de grande quantidade de material fóssil (mais de três toneladas) incluindo plesiossauros, mosassauros, quelónios, peixes osteíctios e cartilagíneos.

G. No âmbito do Projecto PalNiassa, fez-se uma campanha na província do Niassa, Moçambique, durante a qual foi recolhida mais de meia tonelada de fósseis de sinapsídeos e pararépteis.

H. Durante o trabalho de campo em Moçambique, e no âmbito do Projecto PalNiassa, foi seleccionado o estagiário Salimo Mário, para receber formação em preparação de fósseis, durante 2011, no Museu da Lourinhã.

I. Ainda no âmbito dos projectos PalNiassa e PaleoAngola, foi feita preparação de fósseis e realizados diversos manuscritos preparatórios de artigos científicos.

J. Desenvolveu-se trabalho na evolução e paleobiologia dos dinossauros e outros vertebrados mesozóicos.

K. Modelaram-se dois exemplares em forma de vida do

Rhamphorhynchus

, baseados na réplica de esqueleto adquirida. Estes serviram de base a uma exposição temporária. L. Edição de dois números do “

Journal of Paleontological Techniques

”, estando mais

quatro números preparados para publicação em 2011.

(12)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

N. Foram dadas 18 palestras, que incluem as efectuadas em congressos, em Portugal, Alemanha, Angola, Espanha, EUA, Inglaterra, Moçambique e Suíça (ver Anexo).

O. Apoiou-se a formação avançada (doutoramentos) de Rui Castanhinha e Ricardo Araújo.

P. Participação de Rui Castanhinha na final nacional do concurso Famelab.

Apoio a formação pós-graduada

Sob a supervisão de Octávio Mateus, o GEAL apoiou os trabalhos de investigação de

• Estudante de doutoramento Emanuel Tschop, Universidade Nova de Lisboa

• Estudante de doutoramento Christophe Hendrickx, Universidade Nova de Lisboa

• Estudante de mestrado Eliza Estrup, University of Copenhagen, Denmark

Investigadores Visitantes

O Museu contou com a visita de 3 investigadores:

• Richard Butler,

Bayerische Staatssammlung für Paläontologie und Geologie

• Steve Brusatte ,

Division of Paleontology, American Museum of Natural History

• Jessica Whiteside,

Geological Sciences, Brown University, USA

Bolsas e Financiamentos Externos

Foram aprovadas as seguintes candidaturas:

• DINOEGGS – Ovos e embriões de dinossauros de Portugal: implicações paleobioló-gicas e enquadramento paleoambiental. Este projecto decorrerá até 2014, sendo financiado, em cerca de €120.000, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

• Jurassic Foundation, Bolsa de Investigação conjunta com Richard Butler e Stephen Brusatte (2010).

• Bolsa para estágio de preparador moçambicano, concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian, e cujo início de actividade se prevê para o 1º trimestre de 2011.

(13)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

Laboratório de Conservação e Restauro

Durante o ano de 2010, o laboratório do Museu da Lourinhã teve como principais actividades:

• Conservação e restauro das peças já referidas nas secções de arqueologia e etnologia;

• Preparação de materiais recentes:

o Mandíbula e costela de baleia;

o Crânio e outros ossos da gruta da Feteira.

• Preparação, por solicitação da Academia das Ciências de Lisboa:

o Crânio humano;

o Diversos ossos de urso e outros.

• Preparação de fósseis, que incluiu:

o Ovos e embriões da Peralta;

o Pegadas de

Pterosaurus

da Peralta;

o Falange de

Plesiosaurus

;

o Úmero de

Turiasaurus

;

o Consolidação de ossos de dinossauro, de Angola; o Tartaruga de Angola;

o Fósseis do Triásico do Algarve;

o Crocodilo da Nazaré; o Peixe de Paimogo.

• Elaboração de moldes e réplicas, incluindo:

o Molde suporte de fémur de

Ceratosaurus

;

o Réplicas de fémur e tíbia de

Ceratosaurus

; o Réplica de braço de

Turiasaurus.

• Reparação do modelo de estegossaurídeo “Margarida”;

• Reparação e limpeza da réplica de

Turiasurus

junto à entrada do Museu;

• Manutenção de equipamentos e instalações. A actividade do laboratório pressupõe também:

• Coordenação de voluntários;

• Apoio a estágios;

• Apoio a

workshop

da Escola Secundária da Lourinhã, sobre “rendas” de papel;

(14)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

Projecto “Parque Temático do Jurássico”

É consensual a importância estratégica deste projecto, para o GEAL, para a Lourinhã, para a região e para o país.

Prosseguiu-se a colaboração com a Câmara Municipal da Lourinhã, designadamente prestan-do apoio técnico à elaboração prestan-do projecto de financiamento.

Um grupo de estudo integrando elementos da Direcção do GEAL e da Vereação da CML realizou uma visita institucional a Dinópolis, em Teruel, Espanha, tendo colhido valiosa informação sobre as soluções de financiamento e organizativas aí adoptadas, bem como as opções tomadas nos âmbitos museológico e operacional.

3. Conclusão

2010 foi um ano de contenção. No entanto, não se descuraram as vertentes da expansão e divulgação do conhecimento, do fomento do gosto pela ciência, em especial nas crianças e jovens, continuando a ter-se particular foco nas escolas, sendo alunos quase 40% dos visitantes. Registou-se um total anual de 22.531 visitantes, o que constitui um aumento de 18,4% em relação a 2008, embora se registe uma diminuição em relação a 2009, que se confirma ter sido um ano atípico.

O GEAL continua a receber um importante contributo por parte dos colaboradores regulares, com especial empenho e valor na área da paleontologia, de muitas dezenas de voluntários, alguns dos quais contribuindo já várias vezes, bem como de outros amigos do Museu. Apraz--nos registar a consolidação e crescimento deste verdadeiro “património”, factor efectivo de progresso e melhoria do Museu.

De entre as várias actividades em que os voluntários colaboraram, destacam-se, ainda que de forma breve:

 Apoio na recepção e vigilância;  Prospecção arqueológica;  Campanhas de escavações;

 Preparação de fósseis e outras acções no Laboratório;  Animação da Casinha Tradicional;

 Levantamento de locais de interesse paleontológico;  Apoio a visitas culturais.

(15)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

Releva-se a participação empenhada por parte dos funcionários e dos colaboradores do GEAL, sem a qual boa parte das acções aqui descritas não teria sido viável. Vejam-se os avanços conseguidos ao nível dos trabalhos de restauro, dos “alindamentos”, da depuração da base de dados de associados, bem como a realização de exposições temporárias ou a participação noutros eventos.

Pel’A Direcção

(16)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

4. Anexo

Este anexo enumera as palestras efectuadas, as comunicações (apresentadas em congressos), os artigos e resumos científicos publicados e as colaborações em livros e outras.

Comunicações Orais por Convite

Palestras e Comunicações Científicas:

 “Projecto PalNiassa”, R. Castanhinha, R. Araújo e L. C. Júnior, Museu Nacional de História Natural de Moçambique, Julho 2010.

 "Dinosaur and other Mesozoic Vertebrates from Angola”, O. Mateus, Salas de los Infantes, Spain, 17/9/2010

Divulgação de Ciência:

 "Cretaceous Skeleton Coast of Angola", O. Mateus, Museu da Lourinhã, 16/1/2010  "Two paleontological projects: Portugal and Angola", O. Mateus, Museu da Lourinhã,

23/1/2010

 Castanhinha R. e Araújo A. 2010. Antepassado de Moçambique, National Geographic Fev. 2010

 "Dinossauros de Portugal", O. Mateus, ISPA-Inst. Superior de Psicologia Aplicada, 5/5/2010

 Final nacional do concurso de comunicação de ciência: Famelab (concurso internacional organizado pelo Cheltenham Science Festival, British Council e Ciência Viva) R. Castanhinha, Pavilhão da Ciência Viva, Lisboa, 8/5/2010.  Palestra sobre o “Sismo de 1755 e Enquadramento Tectónico Português”, Carla

Alexandra Tomás, Zambujeira, 17/5/2010

 Palestra e saída de campo sobre “Protecção de Zonas Costeiras”, Carla Alexandra Tomás, Escola Secundária da Lourinhã, 17/5/2010

 "Paleo biodiversity", O. Mateus, Universidade Lusófona, 18/5/2010  "Dinosaurs", O. Mateus, Escola Sta Iria da Azóia, 19/5/2010

 "Dinossauro da Região Oeste", O. Mateus, Caldas da Rainha, 25/5/2010  Publicados vários artigos no blog Lusodinos, O.Mateus

(17)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

Comunicações Orais em Congressos e Seminários

 Jacobs, L., Polcyn, M., Araújo, R., Strganac, C., Mateus, O. 2010. Physical drivers of evolution and the history of the marine tetrapod fauna of Angola. Journal of Vertebrate Paleontology. Journal of Vertebrate Paleontology, 30 (suppl. to 3)

 Smith, A., Araújo, R., Mateus, O. (2010) A plesiosauroid skull from the Toarcian (Lower Jurassic) of Alhadas, Portugal. Journal of Vertebrate Paleontology, 30 (suppl. to 3)

Posters em Congressos

 Adams, T.L., Polcyn, M.J., Mateus, O., Winkler, D.A. & Jacobs, L.L. 2010. New occurrence of the long-snouted crocodyliform, Terminonaris cf. T. robusta, from Woodine Formation (Cenomanian) ot Texas. Journal of Vertebrate Paleontology, 30, 52A.

 Araújo, R., Polcyn, M., Mateus, O., Schulp, A. 2010. Plesiosaurs from the Maastrichtian of Bentiaba, Namibe Province, Angola. Journal of Vertebrate Paleontology, 30(suppl. to 3): 55A.

 Castanhinha, R., Araújo, R., and Júnior L. C. 2010. New anomodont taxon from a largely unexplored basin: on the presence of Diictodon feliceps in the Mozambican Karoo (Niassa Province), Late Permian. VI Encontro Nacional de Biologia Evolutiva, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Artigos Científicos

 Jacobs, L. L., M. J. Polcyn, O. Mateus, A. Schulp, K. Ferguson, C. Scotese, B. F. Jacobs, Strganac, C.; Vineyard, D.; Myers, T. S.; Morais, M. L. 2010. Tectonic Drift, Climate, and Paleoenvironment of Angola Since the Cretaceous. AGU Fall Meeting Abstracts, 1:02

 Kasprak, A. H., J. H. Whiteside, F. M. Lopes, S. L. Brusatte, R. J. Butler, e O. Mateus. 2010. New Paleoenvironmental and Biotic Records from the Triassic-Jurassic Boundary Interval of the Algarve Basin, Portugal. AGU Fall Meeting Abstracts, 1:0410.

 Mateus, O & J Milàn (2010) First records of crocodile and pterosaur tracks in the Upper Jurassic of Portugal. New Mexico Museum of Natural History and Science Bulletin 51: 83-87

 Polcyn, M., Jacobs, L., Schulp, A.S., Mateus, O. 2010. The North African Mosasaur Globidens phosphaticus from the Maastrichtian of Angola. Historical Biology. 22 (1 – 3): 175–185 DOI: 10.1080/08912961003754978

(18)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

 Brandão, J.M., Callapez, P.M., Mateus, O. & Castro, P. (editors). 2010. Colecções e museus de Geologia: missão e gestão. Ed. Universidade de Coimbra e Centro de Estudos e Filosofia da História da Ciência. Coimbra. 393 pp. ISBN 978-989-96564-0-6  Mateus, O. 2010. Paleontological collections of the Museum of Lourinhã (Portugal). in

Brandão, J.M., Callapez, P.M., Mateus, O. & Castro, P. (editors). Colecções e museus de Geologia: missão e gestão. Ed. Universidade de Coimbra e Centro de Estudos e Filosofia da História da Ciência. Coimbra. pp. 121-126. ISBN 978-989-96564-0-6  Araújo, R., Castanhinha, R. and Mateus, O. 2010. Evolutionary major trends of

ornithopod dinosaurs teeth. In: J.Calvo, J. Porfiri, B. Gonzalez Riga y D. Dos Santos (scientific editors), Dinosaurios y paleontología desde América Latina, EDIUNC, Editorial de la Universidad Nacional de Cuyo (ISBN 978-950-39-0265-3), Mendoza, 25-31 pp.

 Jacobs, L., Polcyn, M., Araújo, R., Strganac, C., Mateus, O. 2010. Physical drivers of evolution and the history of the marine tetrapod fauna of Angola. Journal of Vertebrate Paleontology. Journal of Vertebrate Paleontology, 30(suppl. to 3)

 Smith, A., Araújo, R., Mateus, O. (2010) A plesiosauroid skull from the Toarcian (Lower Jurassic) of Alhadas, Portugal. Journal of Vertebrate Paleontology, 30(suppl. to 3)

Estudos em curso

No âmbito do doutoramento e Projecto PaleoAngola:

 Araújo, R., Myology of the pectoral girdle and appendicular skeleton in Sauropterygia – foi feita a investigação

 Araújo, R., Finite-element modeling of the pectoral girdle on a structural extreme from Angola – foi feita a investigação;

 Araújo, R., Biomechanical insights from paraxial swimmers: geckos as an analogue to plesiosaur locomotion, experiments using electromyography and flow tanks – no início do projecto;

 Araújo, R., Plesiosaur fauna from the Maastrichtian of Angola - foi feita a investigação;  Araújo, R., Adductor chamber musculature musculature and finite-element modeling of the Libonectes cranium: insights to Plesiosauria masticatory apparatus – foi feita a investigação

 Araújo, R., Time-averaging bonebeds mimicking mass-mortality events: taphonomy of a marine vertebrate bonebed from Angola – foi feita a investigação.

(19)

Relatório Anual de Actividades

Relativo a 2010

 Castanhinha, R. Araújo, R. and Júnior L. C., A nearly complete skeleton of a minute synapsid from the Metangula Graben, Mozambique – em preparação.

 Castanhinha, R. Araújo, R. and Júnior L. C., New anomodont taxon from a largely unexplored basin: on the presence of cf. Diictodon in the Mozambican Karoo (Niassa Province), Late Permian – foi feita a investigação.

No âmbito do Projecto DINOEGGS

 Castanhinha, R. Araújo, R. and Mateus, O., Reptile eggshell diversity from the Lourinhã Formation – em preparação.

 Araújo, R. Castanhinha R. and Mateus O., Filling the gaps on eggshell phylogeny: theropod nest and embryos from the Late Jurassic of Portugal – foi feita a investigação.

Outros projectos

 Araújo, R., A new plesiosauroid skull from the Toarcian (Lower Jurassic) of Portugal (em preparação).

 Araújo, R., An inexpensive method to mount a sieving lab – (no prelo).

 Mateus, O. Araújo, R. Natário, C. and Castanhinha, R. A new specimen from the early Cretaceous of Portugal of the theropod dinosaur Baryonyx and the taxonomical validity Suchosaurus – (no prelo).

Referências

Documentos relacionados

Passiflora edulis, popularly known in Brazil as sour passion fruit is the most widely cultivated species of the genus Passiflora, and is of economic importance in Brazil for

a) O modo de aplicação única ou parcelada do regulador de crescimento na densidade populacional de 6 a 14 plantas m -1 não interfere na produção de algodão em caroço das

O presente trabalho aborda a temática trânsito, especificamente seu processo administrativo, tendo por objetivo analisar como este deve se desenvolver, com observância dos

A indústria alimentar recorre usualmente a aditivos sintéticos para garantir ou melhorar as características e propriedades dos alimentos [1]. O sorbato de potássio (E202) é um dos

Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo analisar uma série temporal de transplantes de órgãos humanos em diversos Estados e quais as políticas públicas

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.