• Nenhum resultado encontrado

P-CoP-03. Ajuste Directo. Entidade Responsável pela Gestão do Procedimento DGPCP Direcção de Serviços de Contratação Pública

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "P-CoP-03. Ajuste Directo. Entidade Responsável pela Gestão do Procedimento DGPCP Direcção de Serviços de Contratação Pública"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

 

 

 

 

 

P-CoP-03

Ajuste Directo

 

 

 

 

 

Entidade Responsável pela Gestão do Procedimento

DGPCP – Direcção de Serviços de Contratação Pública

Localização Física do Documento

DGPCP - Direcção de Serviços de Contratação Pública

 

Aprovado por: Nome

Paulo Soares

Cargo

Director Geral do Património e Contratação Pública Data:

 

 

Co

ntr

a

ta

çã

o P

ú

bli

ca

Co

ntr

a

ta

çã

o P

ú

bli

ca

(2)

Página 1 Versão elaboração Data de Alteração Motivos da Alteração

1 2009-04-20 Versão inicial

 

 

(3)

Página 2

GLOSSÁRIO

Acto Administrativo – Decisões e deliberações dos órgãos da Administração Pública que, ao abrigo

de normas de direito público, visam produzir efeitos numa situação individual e concreta (artigo 8º do Decreto-Lei nº 15/97, de 10 de Novembro).

Concorrente – Toda a pessoa física ou jurídica que tenha apresentado, dentro do prazo para tal

concedido, uma proposta num processo de contratação pública.

Contratado – A expressão que genericamente designa toda a pessoa física ou jurídica que tenha

assinado com uma Entidade Adjudicante um contrato previsto na Lei, seja fornecedor, empreiteiro, Concessionário de obra, Concessionário de serviço ou Consultor.

Contratante – A entidade do sistema subscritora de um dos contratos previstos na Lei as aquisições

Públicas.

Contrato – Acordo ou convenção para a execução de algo sob determinadas condições.

Entidade Adquirente – A Entidade Adjudicante, enquanto beneficiária directa de um dos contratos

previstos na Lei das Aquisições Públicas e realizadora, com uma UGA e outras Entidades do Sistema, de um processo de contratação.

Entidades Adjudicantes – as entidades previstas nas alíneas do número 3 do artigo 1º e no artigo 2º,

do presente Regulamento: (i) Estado, (ii) os organismos públicos dotados de personalidade jurídica, com ou sem autonomia financeira, que não revistam natureza, forma e designação de empresa pública, (iii) os serviços personalizados do Estado, (iv)os fundos autónomos, (v) as autarquias locais e entidades equiparadas sujeitas à tutela administrativa, (vi) as associações exclusivamente formadas por autarquias locais ou por outras pessoas colectivas de direito público mencionadas nas alíneas anteriores, (vii) Estado de Cabo Verde e países terceiros quando executem ou explorem conjuntamente um dado projecto e (viii) organizações internacionais a que Cabo Verde pertença.

Entidades do Sistema - A ARAP, o Primeiro-Ministro, as Entidades Adjudicantes e Adquirentes, as

UGA, a UGAC e os responsáveis directos do sistema de informação das contratações públicas.

Fornecedor - A contraparte da Contratante num contrato de aquisição de bens ou serviços gerais. Plano Anual de Aquisições Não-Agrupadas da Administração Pública (PAA/AP) - É o documento

de planeamento constituído por mapas de aquisições e por documentos anexos àquele contendo as características identificadoras de cada bem ou serviço a adquirir, não passível de agrupamento.

ACRÓNIMOS E ABREVIATURAS

ARAP – Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas

PAA/AP – Plano Anual de Aquisições Não-Agrupadas da Administração Pública UGA – Unidade de Gestão de Aquisições

(4)

Página 3

1. Objectivo do Procedimento

O presente procedimento tem como finalidade descrever as actividades necessárias à execução do Ajuste Directo, bem como as condições em que o mesmo pode ser aplicado.

2. Campo de Aplicação

O presente procedimento aplica-se à aquisição de bens, serviços, ou obras em que:

 O valor estimado da aquisição seja inferior a 3 500 contos, tratando-se de empreitadas de obras públicas, ou 2 000 contos, tratando-se de bens ou serviços (alínea c) do artigo 72º do Regulamento da Lei das Aquisições Públicas)

Pode ser aplicado o Ajuste Directo independentemente do valor, nas seguintes circunstâncias:  Fornecedor único (alínea a) do nº 1 do artigo 28º da Lei das Aquisições Públicas)

 Serviços complementares não incluídos no contrato inicial, que não possam ser técnica ou economicamente separados do mesmo (alínea b) do nº 1 do artigo 28º da Lei das Aquisições Públicas)

 Entregas complementares destinadas à substituição parcial de bens ou serviços (alínea c) do nº 1 do artigo 28º da Lei das Aquisições Públicas), desde que cumulativamente:

- A mudança de fornecedor traga à Entidade Adjudicante inconvenientes económicos ou financeiros desproporcionados

- A adjudicação seja feita ao fornecedor inicial

 Se trate de repetição de serviços similares a outros já realizados (alínea d) do nº 1 do artigo 28º da Lei das Aquisições Públicas)

 Concurso deserto (alínea e) do nº 1 do artigo 28º da Lei das Aquisições Públicas)

 Urgência imperiosa não imputável à Entidade Adjudicante (alínea f) do nº 1 do artigo 28º da Lei das Aquisições Públicas)

 Aquisições realizadas por associações comunitárias, quando o valor estimado seja superior a 3000 contos e o valor global dos contratos programa ultrapasse 10% do total previsto no Orçamento do Estado e dos Municípios para o emprego público (nº 2 do artigo 28º da Lei das Aquisições Públicas)1

 Razões de Segurança Pública interna ou externa, quando tenha havido dispensa de concurso público (alínea a) do número 1 do artigo 77º do Regulamento da Lei das Aquisições Públicas)

       

1 A redacção do nº 2 do artigo 28º parece estar incorrecta (“O disposto no nº 1 do artigo anterior não se aplica...” – o artigo anterior (27º)

não tem números. Deverá entender-se “nº 1 do presente artigo”?) Por outro lado não é claro:

 O que são “associações comunitárias” (entidades não descritas no artigo “Conceitos” do Regulamento) – serão as entidades definidas na alínea f) do nº 1 do artigo 2º da Lei?

 As condições de opção pelo ajuste directo, uma vez que aqui parece só poder acontecer quando o valor estimado ultrapasse o montante de 3000 contos

 As condições em que é aplicável o ajuste directo para estes casos, dado que parece estar subordinado simultaneamente ao valor isolado da aquisição e ao valor dos contratos programa (esta informação é conhecida?) em conexão com o montante do orçamento previsto para o emprego público inscrito nos orçamento municipais e no Orçamento do Estado

(5)

Página 4  Em caso de rescisão do contrato, quando a adjudicação seja feita ao classificado em 2º lugar e este esteja em condições de a assegurar (alínea b) do número 1 do artigo 77º do Regulamento da Lei das Aquisições Públicas)

 Em casos de dação a favor do Estado (alínea c) do número 1 do artigo 77º do Regulamento da Lei das Aquisições Públicas)

 Quando se encontrar em vigor um contrato que permita que possam ser adicionadas ao mesmo aquisições idênticas de outras entidades adquirentes (alínea k) do número 1 do artigo 77º do Regulamento da Lei das Aquisições Públicas), devendo, neste casos ser notificada a ARAP

3. Situações de excepção

Este tipo de procedimento não é aplicável nas seguintes situações:

Concessões de obras ou serviços públicos, excepto nos casos previstos na alínea f) do artigo 77º do Regulamento da Lei das Aquisições Públicas.

4. Legislação Aplicável

 Lei 17/VII/2007, de 10 de Setembro (Lei das Aquisições Públicas)

 Regulamento da Lei das Aquisições Públicas, aprovado pelo Decreto-Lei nº 1/2009, de 5 de Janeiro

 

5. Responsabilidades

É da responsabilidade de todas as entidades abrangidas pela Lei das Aquisições Públicas a correcta aplicação dos preceitos definidos neste procedimento

A actualização do procedimento, visando adaptá-lo às necessidades, é da responsabilidade da Direcção Geral que tutela a área da contratação pública.

(6)

Página 5

 

6. Prazos relevantes 

Formalidade Prazo

Comunicação À ARAP e à UGAC das especificações completas da aquisição e das razões que afastam o procedimento por concurso público ou por aquisição competitiva (nº 1 do artigo 46º do Regulamento da

Lei das Aquisições Públicas) 20 dias úteis (mínimo)

Resposta da ARAP, que, a ser negativa, pode revestir a forma de Veto ou Parecer Sumário2 (nº 2 do

artigo 46º do Regulamento da Lei das Aquisições Públicas) 5 dias úteis

Comprovação da prestação da caução devida pelo Adjudicatário (nº1 do artigo 108º do Regulamento).

Tempo a contar após o envio da minuta do contrato. O prazo é interrompido quando houver reclamação contra a minuta (nº4 do artigo 109º do Regulamento).

5 a 10 dias úteis

Reacção da Entidade Adquirente face ao Veto da ARAP (nº 3 do artigo 46º do Regulamento da Lei das

Aquisições Públicas), que pode revestir a forma de:  Recurso para o Primeiro Ministro

 Aceitação expressa das razões e correcções sugeridas pela ARAP e comunicação dessa aceitação à ARAP e à UGAC

10 dias úteis

Apreciação do Parecer Sumário da ARAP pelo Gabinete do Primeiro-Ministro ou pelos Presidentes das Câmaras Municipais ou Associação de Autarquias Locais (nº 2 do artigo 45º do Regulamento da Lei das

Aquisições Públicas)

20 dias úteis

 

Os prazos indicados não se aplicam quando se trate de aquisição urgente

       

2 O parecer sumário aplica-se nos casos em que a entidade adquirente seja o Gabinete do Primeiro-Ministro ou as Câmaras Municipais

(7)

Página 6

 

7. Descrição das actividades 7.1 Descrição

O procedimento por Ajuste Directo pode ser lançado na sequência do Plano Anual de Aquisições Não-Agrupadas da Administração Pública (PAA/AP) ou do Plano Definitivo de Aquisições Não-Agrupadas (PDAA). 1 – Especificações Técnicas

A UGA, com a colaboração da entidade adquirente, procede à caracterização da necessidade, elaborando as respectivas especificações técnicas.

2 – Verificação das condições prévias ao início do procedimento

Antes do início do procedimento a UGA deve verificar se estão reunidas as condições previstas no artigo 30º do Regulamento e que, globalmente são as seguintes:

 Especificações técnicas completas  Existência de financiamento disponível  Cabimentação prévia da despesa no SIGOF 3 – Elaboração das peças concursais

De posse das especificações técnicas, a UGA procede à elaboração das peças necessárias ao procedimento:  Convite à apresentação de proposta

 Caderno de Encargos, que define as condições técnicas e jurídicas a observar3

4 – Identificação de potenciais fornecedores e envio do convite

A UGA identifica os fornecedores com capacidade de resposta, utilizando preferencialmente aqueles que tenham sido objecto de pré-qualificação para o tipo de fornecimento em causa, e procede ao envio de convite para apresentação de propostas.

Nos termos do número 5 do artigo 21º da Lei das Aquisições Públicas não é obrigatória a consulta a mais do que um fornecedor.

Contudo, tratando-se de fornecimentos complexos, ainda que sob o regime de ajuste directo, é aconselhável a consulta a vários fornecedores, por forma a que a Administração Pública possa usufruir do direito e privilégio de escolha, contribuindo, assim, para a salvaguarda do interesse público.

       

3 Pode não existir um Caderno de Encargos autónomo, quando as condições técnicas e jurídicas a observar sejam simples e possam,

consequentemente, estar integradas no Convite.De notar, porém, que nos casos de ajuste directo independentemente do valor, a complexidade da aquisição pode exigir a elaboração de um Caderno de Encargos autónomo

(8)

Página 7 5– Esclarecimentos e modificação dos documentos do procedimento

Podem ser recebidos pedidos de esclarecimento, por parte dos concorrentes, até ao fim do 1º terço do prazo estabelecido para apresentação da proposta (nº 1 do artigo 93º do Regulamento).

Até ao fim do 2º terço do prazo estipulado para apresentação de propostas, a UGA pode modificar os documentos base do procedimento, por iniciativa própria ou na sequência de um pedido de esclarecimento (nº 3 do artigo 93º do Regulamento).

A modificação dos documentos do procedimento reveste a forma de adenda e pode levar ao alargamento do prazo para apresentação de propostas, bem como ao estabelecimento de novo período de esclarecimentos. A adenda deve ser enviada a todos os concorrentes e, se aplicável, deve indicar os novos prazos em vigor para o procedimento.

6 – Recepção de Propostas

A UGA, ou o serviço com esta responsabilidade, deve registar todas as propostas recebidas no formulário “Registo de Documentos” em anexo.

A UGA, ou o serviço com esta responsabilidade, deverá passar recibo das propostas recebidas, de acordo com o modelo “Recibo de Entrega de Documentos” anexo.

7 – Avaliação do mérito das propostas

A avaliação do mérito das propostas é da responsabilidade da UGA, que pode, para o efeito fazer-se assessorar por entidades externas (artigo 98ºdo Regulamento)4.

O processo de avaliação das propostas compreende três momentos:

1º - Exame preliminar, tendo em vista determinar se as propostas cumprem os requisitos estabelecidos nos documentos do procedimento.

O desrespeito pelos requisitos estabelecidos no procedimento quanto à forma de apresentação das propostas implica a respectiva exclusão.

A exclusão de propostas, em sede de avaliação, deve ficar registada no Relatório de Avaliação de Propostas.

2º - Esclarecimentos

A UGA pode pedir esclarecimentos sobre as propostas.

Os pedidos de esclarecimento que se mostrem necessários podem ser solicitados e respondidos por escrito ou ser dirimidos em reunião entre as partes, da qual será lavrada acta, contendo todos os detalhes das questões tratadas.

Não é admissível, nesta fase, proceder a alterações das propostas, quer no aspecto das técnicas, metodologias, prazos, produtos a utilizar, quer no que diz respeito ao preço.

       

4 Nos procedimentos por ajuste directo não há lugar à constituição de Júri para efeitos de avaliação de propostas. Contudo, determinado

tipo de procedimentos podem envolver fornecimentos complexos, cuja avaliação deve ser conduzida por elementos tecnicamente qualificados.

(9)

Página 8 Os esclarecimentos solicitados e as respostas que lhe couberem constituem peça do processo de contratação e devem constar no relatório de avaliação.

3º - Aplicação do Modelo de Avaliação e Negociação

O mérito das propostas é aferido por aplicação do modelo de avaliação definido nos documentos concursais.

Quando aplicável, a UGA desencadeia as acções necessárias à negociação com o fornecedor com a finalidade de fixar as condições contratuais que vão vincular o fornecimento

Avaliado o mérito das propostas, a UGA procede à elaboração do “Relatório de Avaliação”, de acordo com o modelo aprovado, donde constará a recomendação de adjudicação, bem como os aspectos que foram objecto de negociação.

8 – Projecto de Adjudicação5

Fixadas as condições contratuais e salvaguardados os interesses da Administração, a UGA elabora o projecto de adjudicação, que envia à Entidade Adquirente, com conhecimento à ARAP, acompanhado do Relatório de Avaliação e dos registos dos resultados das actividades de negociação.

9 – Homologação (artigo 105º do Regulamento)

A Entidade Adquirente analisa o projecto de adjudicação, bem como as peças que o acompanham e exara despacho de homologação.

10 – Comunicação da intenção de adjudicação

Homologado o projecto de adjudicação a UGA, quando aplicável, comunica a todos os concorrentes a intenção de adjudicação, informando-os das respectivas classificações.

Discordando, ou tendo dúvidas quanto à classificação obtida, os concorrentes podem apresentar reclamação, bem como solicitar, para o efeito, os elementos necessários à boa compreensão da aplicação do modelo de avaliação, no prazo de dois dias úteis a contar da data de comunicação da intenção de adjudicação.

A apresentação da reclamação deve ser efectuada, perante a UGA, num prazo de 5 dias úteis contados da data de recebimento das informações consideradas pertinentes.

A UGA analisa a reclamação. Entendendo que a mesma é merecedora de provimento, reavalia as propostas. Caso contrário contesta os argumentos do reclamante.

Da decisão final cabe recurso para a ARAP a interpor num prazo de 5 dias úteis, contados da data de comunicação da decisão final.

O recurso para a ARAP tem efeitos suspensivos (artigo 71º da Lei 17/VII/2007).

Se a ARAP não der resposta no prazo de 5 dias úteis, o recurso é considerado tacitamente indeferido (número 2 do artigo 73º da Lei 17/VII/2007)

       

5 O artigo 101º do Regulamento prevê que o projecto de adjudicação seja enviado à Entidade Adquirente, com conhecimento à ARAP,

antes de se iniciarem as actividades de negociação e pós-qualificação. Contudo, dado que estas actividades podem introduzir modificações substantivas no projecto, entende-se que as mesmas devem ser temporalmente anteriores ao envio do referido projecto de adjudicação às entidades responsáveis. Parece existir conflito entre este artigo e o artigo 105º.

(10)

Página 9 11 – Adjudicação e aprovação da minuta do contrato

O acto de adjudicação e de aprovação da minuta do contrato, quando haja lugar à celebração de contrato escrito, é efectuado pela Entidade competente para autorizar a despesa, tendo em atenção o disposto no artigo 42º do Regulamento:

a) Directores-Gerais ou equiparados e dirigentes de serviços sem autonomia administrativa ou financeira: até 3 000 contos

b) Órgãos dirigentes de serviços dotados de autonomia administrativa e financeira: até 3 000 contos c) Ministros: até 25 000 contos

d) Primeiro-Ministro: até 55 000 contos

e) Conselho de Ministros: superior a 55 000 contos 12 – Aceitação da minuta do contrato

Quando haja lugar à celebração de contrato escrito, a minuta do contrato é enviada, para aceitação, ao Adjudicatário, considerando-se a mesma aceite quando haja aceitação expressa ou quando, não haja reclamação no prazo de 5 dias.

As reclamações contra a minuta são admitidas e dirimidas nos termos do artigo 109º do Regulamento. 13 – Prestação de caução

Havendo lugar à prestação de caução, é determinado um prazo entre 5 e 10 dias, para que o adjudicatário comprove a prestação da caução devida (número 1 do artigo 108º do Regulamento).

A contagem deste prazo interrompe-se se houver reclamações quanto à minuta do contrato.

Caso a caução não seja prestada no prazo indicado, a proposta pode ser rejeitada e a adjudicação ser realizada ao concorrente classificado em 2º lugar, devendo ser previamente analisada a necessidade de realização de actividades de negociação e pós-qualificação.

14 – Celebração do Contrato

Quando haja lugar à celebração de contrato escrito, tal deve ocorrer no prazo de 30 dias contados da data de prestação da caução ou da data de aceitação da minuta do contrato, nos casos em que não há lugar à prestação de caução.

(11)

Página 10 X 7.2 Fluxograma Legenda: Actividade Decisão Comentário / Esclarecimento Conector Fluxo

 

 

 

 

 

 

 

(12)

Página 11

(13)

Página 12

 

 

UGA

(08)

Projecto de adjudicação (artigo 101º do Regulamento) ENTIDADE ADQUIRENTE (09) Homologação (artigo 105º do Regulamento) UGA (10)

Comunicação da intenção de adjudicação

A

Celebração de

contrato escrito? Fim da Fase de Formação do Contrato

ENTIDADE ADQUIRENTE

(11)

Adjudicação e aprovação da minuta do contrato

Entidade Adquirente:

Entidade competente para autorizar a despesa ADJUDICATÁRIO (12) Aceitação da minuta Caução? ADJUDICATÁRIO (13) Prestação de caução Caução:

Definido nos documentos concursais

ENTIDADE ADQUIRENTE / ADJUDICATÁRIO

(14) Celebração do contrato Envio para visto do TC

Contrato:

A celebrar no prazo de 30 dias (artigo 110º do Regulamento), contados a partir da aceitação da minuta ou da prestação da caução

Resultado Bem, Obra ou Serviço adjudicado

Sim

Não

Sim

Não

(14)

Página 13

 

8. Documentos relacionados

 F-CoP-02 – Registo de Documentos

 F-CoP-03 – Recibo de Entrega de Documentos

9. Procedimentos relacionados

 P-PaA-01 – Planeamento Anual de Aquisições (Sector/Entidade)

 P-PaA-02 – Planeamento Anual de Aquisições da Administração Pública  P-PaA-03 – Necessidades não previstas no Plano Anual

10. Contactos para esclarecimento

Para o esclarecimento de dúvidas resultantes da aplicação deste procedimento deve ser contactada a Direcção-Geral que tutela a contratação pública através dos seguintes contactos:

[nome] [telefone] [e-mail]

11. Anexos

 Anexo I: F-CoP-02 – Registo de Recepção de Documentos  Anexo II: F-CoP-03 – Recibo de Entrega de Documentos

(15)

Página 14

Anexo I – F-CoP-02 – Registo de Recepção de Documentos

 

Registo de Recepção de Documentos

Entidade: 

 

[

UGA responsável pelo procedimento de Contratação Pública em causa

Identificação do Procedimento de Contratação 

 

[Código e/ou designação que identifica o Procedimento de Contratação]    Identificação do Concorrente e Elementos de Contacto  Data e Hora de Recepção de  Documentos  Nº do Recibo  Nome da Empresa  Contacto na Empresa 

Nome  Correio Electrónico  Telefone  Fax  Documento  Data  Hora 

       

       

       

F‐CoP‐02  Versão: 1 Página: 14 / 16 

(16)

Página 15

Anexo II – F-CoP-03 – Recibo de Entrega de Propostas

 

 

 

Recibo de Entrega de Documentos

Entidade: 

 

 

[UGA responsável pelo procedimento de Contratação Pública em causa] 

  Procedimento de Contratação    Identificação do Concorrente    Identificação da pessoal que faz a entrega    Documentos Entregues  Quantidade  Tipo              Data de Recepção    Hora de Recepção    Nome da pessoa que assina o recibo   

 

 

__________________________________________  

      (Assinatura e Carimbo) 

 

Referências

Documentos relacionados

A sociedade local, informada dos acontecimentos relacionados à preservação do seu patrimônio e inteiramente mobilizada, atuou de forma organizada, expondo ao poder local e ao

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante