• Nenhum resultado encontrado

QUALIDADE DE VIDA BEM-ESTAR NUTRIÇÃO ESPORTE SUSTENTABILIDADE IMUNIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUALIDADE DE VIDA BEM-ESTAR NUTRIÇÃO ESPORTE SUSTENTABILIDADE IMUNIDADE"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)
(2)

MUITAS

possibilidades,

UM objetivo:

reforçar sua

imunidade

As marcas exclusivas das lojas Cia da

Saúde unem-se para cuidar de você!

(3)
(4)

Nós sabemos, 2020 não foi fácil, mas temos a certeza de que 2021 será o ano da esperança! Os novos tempos vem nos mostran-do quão fortes po-demos ser.

Desco-brimos que nosso corpo, é nossa casa, por isso, o que mais importa é que estejamos bem.

A gente vem se dando conta, cada dia mais, de que sustentabilidade é o futuro, de que empresas precisam ser mais responsáveis e de que a palavra SAÚDE renasce com ainda mais potência e atenção. Nós renascemos também por aqui. Por isso, estive-mos ausentes na versão impressa durante o ano que passou, pensando na melhor maneira de estarmos presentes neste, fazendo a diferença de fato. Você perceberá, muita coisa mudou, mas nossa es-sência permanece a mesma. Continuaremos dando o nosso máximo para te ver e te fazer bem. Bem para que você enfrente desafios, ou simplesmente para que inspire qualidade de vida, dia a dia. Bem para compartilhar suas experiências, aproveitar os bons e simples momentos e, acima de tudo, bem para escrever histórias inesquecíveis.

Faz bem, estar bem! Angelo Pimentel | CEO

REDE CIA DA SAÚDE

QUERIDO

Leitor

@REDECIADASAUDE REDECIADASAUDE.COM.

BR

Distribuição gratuita, nacional e exclusiva nas lojas da Rede Cia da

Saúde.

Tiragem: 10 mil exemplares. Projeto gráfico e direção de arte:

Alberto Régis Elias. Diagramação: Alberto Régis Elias.

Revisão: Marine Silva Floriano Jornalista

Departamento Nutrição: Carla Espíndola CRN 7005 Departamento Comercial:

Adilson da Silva

As ideias expressas nos artigos assinados, são de responsabilidade

(5)

receita da nutri: queijo de minas grelhado com mel vocÊ sofre com estu-famento abdominal

acontecendo na cia EQUILÍBRIO

NUTRIR SEU CORPO e ALIMENTAR sua alma sem culpa e julga-mento é mais importante do que voçê imagina

QUERIDO

Leitor

06

dica da nutri: REDUZA A TPM ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO dica esportiva: aeróbico em jejum, AERÓBICO CONTÍNUO OU HITT: O QUE QUEIMA MAIS?

08

CHÁ verde emagrece: verdade ou mito?

10

kombucha COMO INSERIR EM SEU DIA A DIA

14

16

18

28

20

22

sustentabilidade COMO ASSIM “CASA SEM LIXO”?

26

dica da nutri: quem são os aliados da nossa imunidade?

(6)

6

Revista Cia da Saúde – 3ª edição

M

in

d

fuln

es

s &

M

in

d

ful

E

at

in

g

Com a industrialização, há uma mudança no comportamento alimentar, uma vez que passamos a consumir alimentos pron-tos ou semipronpron-tos, de rápido preparo, geralmente com alto teor de carboidratos refinados (farinhas, açúcares), gorduras (saturada e trans) e sódio. Essa mudança na maneira de se alimentar traz consequências importantes à saúde, pois au-menta o risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes mellitus, hipertensão ar-terial sistêmica, esteatose hepática, obesidade, entre outras,

Equi

lÍbrio

Nutrir seu corpo

e alimentar sua

alma sem culpa

e julgamento é

mais importante

do que você

imagina

Padrões de beleza

definidos pela

sociedade modificam

a real necessidade da

alimentação e podem

causar consequências

graves à vida das

pessoas

(7)

7

Revista Cia da Saúde – 5ª edição

M

in

d

fuln

es

s &

M

in

d

ful

E

at

in

g

terapia cognitiva comportamental, ferramentas de coaching nutricio-nal, entre outras, treinar a mente de uma pessoa para que ela consiga mudar hábitos de vida, dentre eles, os alimentares e sua relação com a comida, para que possa emagre-cer de forma consciente, saudável, sustentável, desenvolvendo auto aceitação, autocuidado, sem cul-pas e julgamentos para um estilo de vida ideal.

É muito importante um trabalho para esclarecer as dúvidas com relação à nutrição e alimentação e o papel essencial que o alimento representa para cada pessoa, além do nutrir. Pense que você deve nutrir seu corpo e alimentar sua alma, e isso não está relacionado apenas a contar calorias, retirar carboidra-tos ou gorduras da sua alimentação. Tem a ver com memória afetiva, com prazer em comer algo que você gosta, sem culpa, proibições e julgamentos.

Adriana Salum Nutricionista CRN 10 / 0199 Coach de Saúde e Bem-Estar CEO Slimm Academy @slimmacademy e carências por falta de nutrientes,

principalmente vitaminas e minerais. A alimentação está relacionada à necessidade, ao prazer, ao lazer, a realizações e estreitamente ligada à satisfação emocional. O alimen-to que fornece os nutrientes para o crescimento e manutenção do organismo, passa a ser ameaçador, uma vez que a magreza valoriza--se e a obesidade estigmatizavaloriza--se. As consequências psicológicas são devastadoras. Padrões de beleza exi-gentes com corpos magros, atléticos, musculosos e bem torneados trazem comportamentos deturpados com relação à forma de se alimentar, e com tanta disponibilidade de ali-mentos, como fazer para alcançar o que a mídia e a sociedade impõem, principalmente às mulheres? Resposta: - Dietas restritivas, que trazem sérios prejuízos ao corpo, além do risco de desenvolver-se uma compulsão alimentar, anorexia e bulimia nervosa, estas, doenças psiquiátricas. O efeito sanfona e uma eterna insatisfação e frustração por não conseguir manter o peso dese-jado torna-se, nestes casos, uma realidade.

Nosso cérebro comanda nossos atos através de um sistema consciente e outro inconsciente (dopaminérgico). O sistema inconsciente, responsá-vel por todas as nossas emoções e sentimentos, está relacionado aos nossos desejos, afeta nosso comportamento, nos faz agir por impulso na busca de recompensa imediata. Nessa hora, comemos sem pensar, apenas pelo prazer. O sistema consciente é responsá-vel pela razão e comportamentos controlados. Pensamos antes de agir, na busca de recompensa tardia. Conseguimos através de técnicas da

(8)

8

vocÊ

SOFRE COM ESTUFAMENTO

ABDOMINAL?

Uma queixa comum que encontra-mos na população em geral é o es-tufamento abdominal, sendo que um dos principais motivos para esse desconforto é a intolerância a alguns tipos de carboidratos, denominados FODMAPs.

Os FODMAPs são a abreviação em in-glês dos termos fermentáveis, oligos-sacarídeos, disoligos-sacarídeos, monossaca-rídeos e polióis, que são carboidratos de cadeia curta e digeridos com mais dificuldade em alguns casos.

Os sintomas variam de diarreia até do-res e estufamento e/ou distensão do abdômen. Além disso, alguns podem manifestar também a constipação, ou seja, funcionamento do intestino mais lento.

Importante ressaltar que a sensibi-lidade varia conforme cada indiví-duo e vai depender da quantidade do alimento consumido ou das al-terações na microbiota intestinal. Temos então a disbiose intestinal, que acontece quando há desequi-líbrio entre bactérias benéficas e bactérias patogênicas presentes no intestino.

Uma investigação da história do indi-víduo, com rastreamento dos sinais e sintomas, e posterior elaboração de uma dieta com baixo teor de FODMAPs (Low Fodmap) é impor-tante para aliviar este desconforto. Os indivíduos com síndrome do in-testino irritável também beneficiam -se dessa estratégia alimentar.

(9)

9

Revista Cia da Saúde – 5ª edição

r

Marina Castagna Rodrigues Nutricionista CRN 10 - 4618 Graduada na UFSC Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional - VP Atendimentos clínicos em Joaçaba, Lages e Balneário Camboriú- SC @nutrimarinacastagna O tratamento consiste em uma

die-ta elaborada por nutricionisdie-ta, com período mínimo de duas semanas e máximo de oito. Ela deve ser tempo-rária, pois exige bastante disciplina e é mais restritiva, devendo sempre ser feita sob orientação de profissionais capacitados, a fim de não haver de-ficiências nutricionais.

Inicialmente, há a fase da eliminação dos alimentos causadores dos des-confortos, para posterior reintrodução gradativa dos alimentos, objetivan-do identificar quais são os maiores causadores de tal desconforto. Em seguida, introduz-se uma alimentação personalizada conforme a tolerância. Há diversos grupos alimentares com alto teor de FODMAPs. Conheça al-guns exemplos:

- Frutas: abacate, pêssego, maçã, caqui, pêra, melancia, frutas secas, como damasco;

- Hortaliças e leguminosas: alho, cebola, feijão, couve flor, brócolis, couve; - Laticínios: leite de vaca, sorvete,

iogurte, queijos, como ricota, cream cheese;

- Cereais e massas: contendo trigo, centeio;

- Outros: adoçante xilitol, mel, cas-tanha de caju, xarope de milho. Sendo assim, o nutricionista pode auxiliar no planejamento alimentar e cardápio, substituições e receitas nutritivas, além da suplementação personalizada quando necessário para modular os sintomas.

(10)

10

CHÁ VERDE

emagrece:

VERDADE OU MITO?

Conheça os benefícios de um dos mais populares chás do Brasil

O consumo de chá verde apresenta diversos benefícios à saúde huma-na. Substâncias que fazem parte dele, como por exemplo a catequina, atuam no sistema nervoso simpático e auxiliam a aumentar o processo de termogênese e oxidação de gorduras, ou seja, previnem o acúmulo destas e ajudam na perda de peso. Além disso, o chá verde apresenta importante ação antioxidante que combate os radicais livres e protege contra danos celula-res. Outro importante efeito da bebida, é o desintoxificante, que estimula a proteção da pele contra os raios UVB solares.

Vale ressaltar que o chá verde possui propriedades que de fato promovem a manutenção da sua saúde, uma vez que atuam no metabolismo e excreção de compostos tóxicos provenientes de bebidas alcoólicas. Ou seja, para aque-les que acreditam que o chá verde pode

ser um aliado pós-festas, a ideia não está totalmente equivocada. Dentre seus benefícios, destaca-se também o sabor marcante, refres-cante e cítrico, o que faz dele um ótimo acompanhamento de bebidas, como sucos e outros chás.

Mas, é importante lembrar: os com-postos bioativos do chá verde são absorvidos pelo organismo quando ocorre a infusão de suas folhas. En-tretanto, é necessário ter cautela com a recomendação de chá verde, devido a sua concentração de ca-feína, composto que pode exercer efeito desagradável em indivíduos sensíveis, e também devido a pos-síveis interações com a glândula tireoide. Portanto, a indicação de qualquer planta deve atender as necessidades individuais, para que o tratamento seja seguro e efetivo.

(11)

11

Falando em chá verde, que tal acrescentar uma dose dele em seu suco verde?

Afinal, todo dia é dia de suco verde! Sabe por que?

Porque ele nutre seu corpo, é rico em vitaminas, recheado de sabor e super prático. 1 banana pequena 1 maracujá 2 folhas de couve 1 colher (sobremesa) de farelo de aveia 200ml de água Pedras de gelo 1 scoop de Chá Verde em pó (marca da sua preferência) 💚 Utilizamos o de sabor limão para dar aquele toque especial

Vamos

de receita

??

SUCO VERDE

+ CHÁ VERDE

= DEU MATCH

Sendo assim, o acompanhamento nutricional ou médico é sempre a melhor opção antes de incluir qualquer alimento ou bebida em sua dieta.

(12)

12

Revista Cia da Saúde – 3ª edição

COMO PREPARAR

... 200ml 5 min Esquente 200ml de água

Deixe o sachê em infusão por 5 minutinhos Adicione bastante gelo

Deixe esfriar

Aproveite cada gole!

A MELHOR

BEBIDA PARA

O VERÃO

É saudável

É prática

É deliciosa

NOSSAS APOSTAS PARA O VERÃO

Desinchá Mix de verão

Criado especialmente para o consumo gelado durante a estação mais quente do ano. São dois sabores irresistíveis: piña colada (com toda a refrescância do abacaxi + a cremosidade do coco) e pink lemonade (com um toque especial de hibiscus, morango e limão siciliano).

Desinchá Sabores

A mesma fórmula do Desinchá que conquistou o Brasil + aromas 100% naturais de frutas. São três opções, uma mais gostosa que a outra: abacaxi com limão siciliano (o mais refrescante), pitaya com blueberry (o mais exótico) e maçã com canela (o clássico que traz uma sensação gostosa de conforto).

Desinchá Dia

O chá número 1 do Brasil. Feito com apenas 8 ingredientes naturais (e nada mais). Tome quente ou gelado, como o primeiro hábito saudável do seu dia, à tarde, ou como acompanhamento para petiscos deliciosos.

C ALORIAS ZERO EM DE AÇUCAR SEM ADIÇÃO PREMIUM INGREDIENTES EXCLUSIVAS FÓRMULAS DESINCHA.com.br

(13)

13

Revista Cia da Saúde – 3ª edição

COMO PREPARAR

...

200ml

5 min

Esquente 200ml de água

Deixe o sachê em infusão por 5 minutinhos Adicione bastante gelo

Deixe esfriar

Aproveite cada gole!

A MELHOR

BEBIDA PARA

O VERÃO

É saudável

É prática

É deliciosa

NOSSAS APOSTAS PARA O VERÃO

Desinchá Mix de verão

Criado especialmente para o consumo gelado durante a estação mais quente do ano. São dois sabores irresistíveis: piña colada (com toda a refrescância do abacaxi + a cremosidade do coco) e pink lemonade (com um toque especial de hibiscus, morango e limão siciliano).

Desinchá Sabores

A mesma fórmula do Desinchá que conquistou o Brasil + aromas 100% naturais de frutas. São três opções, uma mais gostosa que a outra: abacaxi com limão siciliano (o mais refrescante), pitaya com blueberry (o mais exótico) e maçã com canela (o clássico que traz uma sensação gostosa de conforto).

Desinchá Dia

O chá número 1 do Brasil. Feito com apenas 8 ingredientes naturais (e nada mais). Tome quente ou gelado, como o primeiro hábito saudável do seu dia, à tarde, ou como acompanhamento para petiscos deliciosos.

C ALORIAS ZERO EM DE AÇUCAR SEM ADIÇÃO PREMIUM INGREDIENTES EXCLUSIVAS FÓRMULAS DESINCHA.com.br

(14)

14

Kombucha

?

Como inserir

seu

dia?

dia

a

Uma alimentação adequada e sau-dável está intimamente relacionada com a variedade de alimentos que compõem o cardápio. O hábito, a fal-ta de tempo ou limites no repertório culinário são alguns fatores que nos induzem a refeições monótonas e repetitivas.

Os fermentados fazem parte da cultura alimentar há milhares de anos, sendo importantíssimos para a conservação dos alimentos. No Bra-sil, muito recentemente, tornou-se popular o consumo do kombucha ou kombuchá.

Essa bebida é consumida na China há mais de cinco mil anos. Foi dissemi-nada para o Japão como um medica-mento e chegou até a Rússia e leste europeu através de rotas comerciais. O kombucha é obtido a partir da fer-mentação do chá verde ou chá preto por culturas simbióticas que podem ser de bactérias (komagataeilbacter, Gluconobacter, Acetobacter espécies), lactobacilos (Lactobacillus, Lacto-coccus) ou leveduras (Schizosac-charomyces pombe, Sac(Schizosac-charomyces cerevisiae, Zygosaccharomyces bai-lii, Torulaspora delbrueckii, Bretta-nomyces bruxellensis), conferindo ação probiótica no nosso organismo. Esse processo de fermentação pro-duz um biofilme que fica sobre a su-perfície do chá (chamado de Scoby

- symbiotic culture of bacteria and yeast) que vai se desenvolvendo de acordo com a atividade da cultura. O sabor característico decorre da presença dos ácidos acético, glucô-nico, tartárico e málico e, em menor proporção, do ácido cítrico, o que confere um sabor ácido, lembrando o gosto avinagrado.

Dentre os efeitos atribuídos ao con-sumo regular de kombucha, estão descritos: melhora da microbiota intestinal (melhorando o funcio-namento do intestino e auxiliando o tratamento da prisão de ventre), melhora do sistema imunológico, potencial inflamatório e anti-carcinogênico. Tais benefícios estão associados aos produtos da fermen-tação, como ácido glucurônico, po-lifenóis e vitaminas do complexo B. O kombucha pode ser in natura ou saborizado. Para consumi-lo de uma maneira criativa, nós, da

“Alimentan-em

(15)

QUEM SOMOS

A “Alimentando Experiências” nasce dos sonhos, vivências e experiências profissionais de três nutricionistas e professoras, com a missão de “colo-car em prática a ciência da nutrição”. Temos observado um crescente inte-resse da população em ter uma ali-mentação saudável, resultando num aumento exponencial de programas televisivos e livros sobre culinária e gastronomia, além de aplicativos so-bre o tema, mas que muitas vezes não conseguem dialogar adequada-mente com as práticas alimentares. Comer saudavelmente tornou-se tão obsessivo que esquecemos de cultivar uma relação de amor com a comida. Compreendendo que uma alimentação saudável e adequada deve considerar as dimensões

nu-Ingredientes:

1 colher (sopa) de kombucha in natura 1 colher (sopa) de molho de romã 6 colheres (sopa) de azeite de oliva Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo: Num bowl, misture

todos os ingredientes e bata até o líquido ficar homogêneo.

do Experiências”, desenvolvemos uma receita deliciosa para você diversificar sua salada.

tricionais, sensoriais, sociais, simbó-licas, afetivas e ambientais, busca-mos, através do conhecimento dos alimentos, seus nutrientes e formas de preparo, reconectar a saúde e os princípios nutricionais com o prazer de comer. Fazemos isto através de preparações nutritivas, fáceis e sa-borosas, fundamentadas na ciência da nutrição, que podem ser utilizadas no seu dia a dia. Para saber mais sobre a Alimentando Experiências, cursos e workshop visite nossas redes sociais.

Revista Cia da Saúde – 5ª edição

15

(Conheça a nossa história e quem somos na Alimentando Experiências @alimentandoexperiencias) Patrícia Acioly Nutricionista e Educadora Física. Pós Graduada em Atividade Física e Saúde, Mestre em Saúde Coletiva pela UFSC. Coordenadora de curso de Nutrição Estácio/ SC, docente SENAC/SC. Roberta Caetano Nutricionista, Pós Graduada em Nutrição Clínica e Nutrição Clínica Funcional, Mestre e Doutora em Nutrição pela UFSC. Docente do Centro Universitário Estácio de SC.

Aline M. Salami Nutricionista, Mestre em Agroecossistemas pela UFSC. Possui experiência em nutrição, gastronomia e sistemas alimentares sustentáveis. É membro do Grupo Meiembipe.

MOLHO PROBIO

PARA SALADAS!

(16)

16

Quem são os aliados da

nossa imunidade?

DICA DA

Nutri

A imunidade do corpo humano é com-plexa e deve-se a diversos fatores. Porém há alguns hábitos do dia a dia que auxiliam o organismo a dispor de uma boa resposta imune quando há substâncias externas, como bactéria e vírus.

Todas as células, que compõem nossos órgãos, precisam de nutrientes para funcionar, e com as células de defesa do organismo não é diferente. Os nos-sos “soldados” de defesa precisam dos nutrientes adequados para funcionar adequadamente e deixar nosso orga-nismo menos susceptível a diversos tipos de microorganismos.

Uma alimentação variada, com muitas cores e sabores e alimentos mais próximos de sua forma natural, por exemplo, deve ser a base das nossas refeições, assim, garantindo uma grande oferta de nutrientes ao corpo. Contudo, alguns deles, espe-cíficos, bem como alguns alimentos, destacam-se quando o assunto é o cuidado com a nossa imunidade. Os principais deles são:

VITAMINA D

Ela colabora para o funcionamento do sistema imune, e está disponível em alguns alimentos como peixes, cogumelos e ovos, além de ser obtida

A alimentação balanceada, aliada à suplementação correta,

ajuda nosso corpo a enfrentar vírus, bactérias e doenças gerais

(17)

DERIVADOS APÍCOLAS A própolis possui ação antifún-gica, antiviral e antibacteriana, sendo um incrível aliado à saú-de. Além dela, outros produtos apícolas incríveis são a geleia real, o mel e o pólen.

ÔMEGA 3

Os peixes e algas são ótimas fontes de ômega 3, além da semente de linhaça, chia e as oleaginosas, como cas-tanhas, amêndoas, nozes... Este nutriente atua como anti-inflamatório.

PROBIÓTICOS E PRÉBIOTICOS

Existe uma grande relação en-tre imunidade e intestino, e isso vem ganhando cada vez mais destaque na ciência. As bac-térias boas do nosso intestino são chamadas probióticas, e são encontradas em fermenta-dos como iogurte e kombucha. Para multiplicarem-se e se for-talecerem elas necessitam de prébioticos, estes, encontrados nos alimentos ricos em fibras. BRÁSSICAS E ALHO

Os principais representantes desse grupo são o brócolis, a couve flor e o repolho. Esses alimentos têm atividade antio-xidante e anti-inflamatória. O alho contém alicina, que auxilia também na defesa do organis-mo, e é encontrado na versão crua do alimento.

Nosso corpo, é nosso lar. Pre-cisamos e podemos cuidar bem dele. E como percebe-mos, não é difícil encontrar-mos em nosso dia a dia os alimentos que nos ajudam nessa missão.

pela exposição ao sol. Suplementos de vitamina D são uma boa opção para quem não se expõe frequen-temente à luz solar.

VITAMINA C

É um ótimo antioxidante que co-labora para o fortalecimento do sistema imunológico. Na alimen-tação, é presente em frutas cítricas e vegetais verde escuros.

VITAMINA E

Potente antioxidante, que melho-ra a resposta imunológica. Marca presença nas oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, além do abacate e alguns grãos.

SELÊNIO

Este mineral é um forte antioxidante, também muito presente nas oleagi-nosas, com destaque para a casta-nha do Pará, que ganhou fama pelas grandes quantidades do nutriente. ZINCO

O zinco melhora a resposta imunoló-gica, sendo um nutriente disponível nas ostras, peixes, cereais integrais, sementes, nozes e leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico. ANTI-INFLAMATÓRIOS NATURAIS Os alimentos ricos em anti-inflama-tórios e antioxidantes combatem os radicais livres, desta forma, o sis-tema imune é “desocupado” desta função, podendo atuar com maior força no combate aos micro-orga-nismos. Alimentos como cúrcuma, gengibre e chá verde possuem pro-priedades antioxidantes e anti-in-flamatórias significativas de forma totalmente natural.

Shanti Trein Rodrigues de Freitas Nutricionista funcional, CRN 105367. Atua no mercado verde há 12 anos.

(18)

2 fatias grossas de queijo minas frescal (com cerca de 1 cm)

Ingredientes

Com um papel toalha, seque bem as fatias de queijo minas – assim o queijo doura mais facilmente.

Esta receita é uma boa opção para o lanche da tarde, pois além de fornecer cálcio e proteína através do queijo, minimiza a vontade de doce com a adição de mel. E, detalhe: a presença da proteína reduz a resposta glicemica do mel! Adicione uma fruta para com-pletar este lanche, pois assim terá uma refeição com cálcio, proteína, fibras e vários outros nutrientes!

QUEIJO DE MINAS

GRELHADO COM MEL

Leve uma frigideira (ou grelha) antia-derente ao fogo médio para aquecer. Coloque as fatias de queijo, uma ao lado da outra, e deixe dourar por cerca de 2 minutos. Atenção: alguns queijos podem demorar mais para dourar que outros, fique de olho.

Com uma espátula, transfira as fatias para um prato, coloque 1 colher (chá) (5g) de mel em cada fatia e sirva a seguir.

Receita simples, deliciosa e saudável!

MARINA BAILÃO, NUTRICIONISTA, MESTRE EM SAÚDE E EDUCAÇÃO, ESPECIALIZADA EM NUTRI-ÇÃO ESPORTIVA E PEDIATRIA

18

Revista Cia da Saúde – 5ª edição

DICA DA

Nutri

(19)

19

Revista Cia da Saúde – 3ª edição

Estudo inédito indica

benefícios da própolis

no tratamento da Covid-19

Um estudo brasileiro e inédito indica que o extrato de própolis é benéfico no tratamento da Covid-19. A pesqui-sa mostrou que a administração da substância em pessoas infectadas é capaz de reduzir em 50% o tempo de internação e diminuir os danos renais. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após avaliar o impacto da substância em 124 pessoas com Co-vid-19 entre junho e agosto de 2020. Todos os voluntários tinham cerca de 50 anos, comorbidades similares, apresentavam sintomas havia cerca de oito dias e o mesmo grau de acometi-mento pulmonar – em torno de 50%. Os participantes foram divididos alea-toriamente em três grupos: o primeiro era composto por pacientes que foram submetidos ao tratamento hospitalar padrão para a doença. Já os outros dois receberam, além do protocolo padrão, doses diferentes de extrato de própolis, 400 mg ou 800 mg por dia. Os resultados mostraram que os pacientes que receberam extrato de

própolis se recuperaram mais rápido, com um período de internação 50% menor do que aqueles submetidos apenas ao tratamento padrão. Além disso, aqueles que tiveram acesso à substância apresentaram índice menor de lesão renal aguda. Em pacientes que receberam a dose maior, o risco foi de 4,8%; já entre os que recebe-ram a dosagem menor, o risco atingiu 12,5%. Por fim, no grupo que recebeu o tratamento convencional do hospital, o risco atingiu 23,8%.. (...) A pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). “O fato de se tratar de um produto facilmente acessível por toda a sociedade também representa um ganho importante no combate à doença”, comenta o David De Jong, pesquisador do grupo e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Pau-lo.. “Ela [a própolis] tem proprieda-des antibióticas, anti-inflamatórias, imunoreguladoras, antiproteinúricas e antioxidante”, escrevem os autores

Pesquisadores brasileiros mostram que o extrato

de própolis reduz em 50% o tempo de internação.

Informe publicitário

Escrito por: Giulia Vidale | Matéria disponível em: https://veja.abril.com.br/saude estudo-inedito-indica-beneficios-do-propolis -no-tratamento-da-covid-19/

(20)

Reduza a TPM através

da alimentação

dica DA

Nutri

Irritabilidade, vontade de comer do-ces, ansiedade, aumento de apetite, retenção de líquidos, cólicas, dores nos seios e dores de cabeça. Esses sintomas são muito comuns durante a Tensão Pré-Menstrual, mais conhecida

como TPM.

Normalmente, estão relacionados com um desequilíbrio hormonal, que pode ter causas genéticas, mas ocorrem, principalmente, pelo estresse, maus hábitos alimentares e de vida. Uma alimentação rica em açúcares, ali-mentos refinados, industrializados, bebidas alcoólicas, corantes, aditivos alimentares, gorduras trans e gorduras saturadas, intensificam os sintomas. Sabendo disso, vamos ao que interes-sa: “o que é preciso fazer para reduzir a TPM?”

Além de evitar os alimentos descritos acima, siga as orientações específicas para cada Fase do Ciclo menstrual:

Na Fase I do ciclo menstrual

(Do primeiro dia da menstruação até a metade do ciclo)

- Evite carnes vermelhas, prefira peixes e frango orgânico

- Consuma brócolis, couve-flor, couve folha, rúcula, agrião ou repolho - Consuma fontes de vitamina C

(la-ranja, tangerina, limão, acerola, goiaba, morangos)

- Tome chás antioxidantes (chá verde, dente de leão, alecrim, gengibre) Gisele de Faria e Manoela

Menegazzo, nutricionistas do Cozinhando para elas

MOUSSE

PARA TPM

Ingredientes: 2 bananas maduras 5 colheres de sopa de abacate 1 colher de sobremesa de

cacau em pó Modo de preparo: bata todos os ingredientes no processador ou liquidificador e pronto. De preferência, consuma gelado. Faça essas alterações em sua rotina alimentar e sinta os benefícios que uma nutrição adequada irá lhe proporcionar! Para mais receitas, acesse o Instagram: @cozinhandoparaelas e baixe gratuitamente e-books de receitas no site: www. cozinhandoparaelas.com.br

- Consuma fontes de betacaroteno (cenoura, abóbora, mamão, acerola) - Use temperos naturais como açafrão,

gengibre, pimenta preta e alecrim

Na Fase II do ciclo menstrual

(Da metade do ciclo até o dia anterior a menstruação)

- Reduza o consumo de leite e deriva-dos, açúcar, álcool, farinhas refinadas, embutidos e alimentos processados - Consuma fontes de antioxidantes

como morango, mirtilo, framboesa, ameixa, amora, tomate, cacau e chá verde

- Consuma fontes de Triptofano (cacau, banana, aveia e grão-de-bico) - Consuma boas gorduras (azeite de

oliva, peixes, abacate, oleaginosas, sementes)

Para lhe ajudar a incluir alguns desses alimentos de forma prazerosa no seu dia a dia, compartilhamos uma recei-tinha deliciosa que está ali ao lado.

(21)

Quando chega a TPM, chega também um problema muito comum entre as mulheres. E essa sigla que não é ne-nhum pouco agradável, vem com um significado desastroso, traz a alteração de hormônios e faz com que o corpo feminino, passe por mudanças tanto físicas, quanto emocionais.

Sofrendo grandes variações de humor, e apresentando sintomas psicológicos, como irritações, sensibilidades, triste-zas, as mulheres podem prejudicar-se em seus relacionamentos com outras pessoas e até mesmo em sua produ-tividade, além de, sentirem sintomas físicos como dores nos seios, cólicas, enxaquecas, cansaço, entre outros. E com o sobe e desce desses hormônios, esses incômodos que aparecem em um mês, podem dar lugar a outros no ciclo seguinte, pois nem sempre, e nem todos, são repetitivos.

O Nature Woman, é um suplemento com fórmula biotecnológica à base de bioativos, que auxiliam na modulação hormonal feminina.

Dentre seus ingredientes e ativos, destaca-se a amora, fruta fonte de resveratrol e de ácido elágico, além de vitaminas e minerais associados aos Pró-colágenos Especializados. Totalmente natural, e com uma

se-leção especial de nutrientes para a saúde e melhor absorção, seu Blend Nutricional foi desenvolvido para agir sinergicamente no equilíbrio hormonal da mulher em todas as suas fases. Com uma dose diária de 15ml do Na-ture Woman, você sentirá na primeira semana de uso os efeitos benéficos dessa nutrição fisiológica.

Sem alternativas de como excluir essa fase, pois faz parte do ciclo natural do corpo da mulher, passe por ela com harmonia.

PS.: Converse com seu consultor nas lojas da Rede Cia da Saúde sobre a sinergia entre nosso Blend de prebióticos: o Nature Fiber, junto com a dose diária de Nature Woman e otimize sua qualidade de vida !!

41 99925-1016

Invista em você,

em seu bem-estar

e sinta-se bem

em todas as fases

??

(22)

22

dica

Esportiva

Tatiane Moreira Boing Formada em Educação física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós graduada em musculação e atual estudante de Nutrição. Personal Trainer, possui um aplicativo de treinamento online, onde pessoas de vários países utilizam a plataforma. Atualmente estuda Low Pressure Fitness ou técnica da barriga negativa, vinda da Espanha.

AERÓBICO EM JEJUM,

AERÓBICO CONTÍNUO OU HITT:

O QUE QUEIMA MAIS?

Três diferentes exercícios com uma mesma finalidade: a queima calórica. Mas afinal qual o melhor exercício: HITT, aeróbico em jejum ou aeróbico contínuo. Bom, para responder essa questão devemos primeiro enten-der como funciona cada uma dessas atividades.

Aeróbico em jejum é o exercício realizado sem nenhum tipo de in-gestão de alimentos ou suplemen-tação. Ele deve ser realizado em baixa frequência cardíaca e com duração aproximada de vinte minutos. A ideia desse tipo de atividade física é que o indivíduo promova uma queima de gordura maior durante todo o dia. Essa queima acontece após a ingestão de carboidratos, feita na refeição após o exercício.

O exercício aeróbico contínuo é o exercício de longa duração, com frequência cardíaca de moderada a alta, porém constante durante todo a atividade. Sua duração pode ser maior que 40 minutos.

O High Intensity Interval Training ou HITT era amplamente utilizado na década de 70, mas ficou mais

co-nhecido em pleno século XXI jus-tamente porque prometia queimar mais gordura que outras atividades aeróbicas. O HITT é um treinamento intervalado que é utilizado de forma intensa durante um período menor de tempo, aproximadamente entre quinze e trinta minutos de treino. A maioria das pessoas passou a acreditar que esse tipo de exercício poderia promover uma melhora na composição corporal, após a publica-ção de alguns artigos que indicavam que essa se tratava de uma atividade aeróbica com mais queima calórica quando comparada com outras. No entanto, um artigo publicado na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde em 2017, demonstrou que há controvérsias quanto a esta melhora da composição corporal. Segundo esse artigo, não houve muita dife-rença na composição corporal das pessoas praticantes de atividade aeróbica contínua e HITT. Segundo os autores, a diminuição da circunfe-rência da cintura de indivíduos com sobrepeso praticantes de aeróbico contínuo ainda foi maior do que a dos

(23)

23

praticantes de HITT, muito embora

tenha sido de pouca relevância. O HITT possui uma grande contribui-ção para a melhora da capacidade aeróbica do indivíduo enquanto que essa mesma característica não é ob-servada no treinamento em jejum. A conclusão que podemos tirar desse estudo é que essas atividades são diferentes. Enquanto o exercício

aeróbico em jejum promove queima de gordura ao longo do dia, o treina-mento aeróbico contínuo e o HITT são semelhantes quanto a diminuição de gordura no indivíduo.

A questão então deveria ser: quanto tempo você tem disponível para trei-nar? Se você não possui tanto tempo, aposte no HITT, porém o que conta mesmo é a sua preferência. E então, qual atividade você mais gosta de fazer?

(24)
(25)
(26)

26

Revista Cia da Saúde –5ª edição

Susten-

tabilidade

Nicole Berndt é ativista ambiental, de Florianópolis | SC. Criadora do: @casasemlixo

casasemlixo.com youtube.com/casasemlixo

COMO ASSIM ‘‘CASA SEM LIXO’’?

Há pouco mais de três anos conheci o Movimento Lixo Zero, um verdadeiro encontro com uma realidade pouco divulgada. Foi impossível prosseguir como antes ao ler que “em apenas quarenta anos, mais da metade da vida natural do planeta foi extinta” (Fundo Mundial para a Natureza – WWF). Sonhei em ter uma família, mas espera! Temos, talvez, mais 30 anos de vida “saudável” no planeta!? Há quem diga ser muito menos! Brotou assim, em nosso lar, um es-forço mútuo e intencional de nos livrarmos de tudo que afeta ne-gativamente o meio-ambiente, ou que não terá um destino saudável. Afinal, um futuro possível é feito de escolhas que se sustentam. Como escreveu Bea Johnson: “A casa de-veria ser um santuário. Nós – mães, pais, e cidadãos – temos o direito, se não o dever, e certamente o poder, de trazer mudança positiva para o mundo através das nossas decisões e ações diárias.”

As mudanças foram acontecendo or-ganicamente. Uma delas foi pesquisar e buscar o consumo sustentável, “sem lixo”, que produz o mínimo de rejeitos! As compras à granel já faziam parte da rotina, mas eu comprava como a maioria das pessoas, colocava tudo em sacos plásticos e ao chegar em casa transferia para os potes. Bom, descobri que a reciclagem é quase um mito quando pensamos no planeta.

No Brasil, reciclamos de fato apenas 3% de tudo que poderia ser reciclado. A geração de resíduos é muito maior do que nossa capacidade de reciclar. Diante disso, em uma das idas à Cia da Saúde do nosso bairro, onde já era cliente, conversei com a Cláudia. Perguntei se poderia comprar direto nos meus potes, se ela teria como vender sem o plástico. Para minha surpresa e alegria, a Cláudia pronta-mente disse sim, mas quis entender a razão. A partir dali iniciamos uma amizade e um diálogo constante so-bre sustentabilidade. Outros clientes da loja inspiraram-se e começaram a consumir da mesma forma. Os desafios continuaram, diversas mudanças aconteceram e conti-nuam acontecendo em várias áreas das nossas vidas. Desde 2017 com-partilho nas redes sociais da Casa Sem Lixo nossa jornada diária, de escolhas constantes, na esperança de construirmos um futuro possível para as próximas gerações. Falamos sobre erros e acertos, sobre quebra de paradigmas, sobre vivermos Sem Lixo.

Casa Sem Lixo é um lugar onde as pessoas se relacionam umas com as outras e, com o planeta de forma integral. Da lista do supermercado, ao tom de voz; da marca da roupa, às horas gastas no celular... Somos responsáveis por cada decisão e pelo impacto gerado por elas.

(27)

27

Revista Cia da Saúde – 3ª edição

(28)

28

ACONTEcendo

na

Cia

Inaugurada em agosto de 2018, a Cia da Saúde Vila Izabel, localizada em Curitiba/PR, é sinônimo de FAMÍLIA! Para a proprietária Lays Coutinho, es-tar trabalhando com sua mãe e tia, faz toda a diferença na entrega da prestação de serviço de sua loja. Afi-nal, qual cliente não quer sentir-se em casa em qualquer lugar? Segundo a empresária, ter como princípios basi-lares, os familiares, tornam o contato com o seu cliente algo muito mais natural, humano e próximo.

Além de oferecer os melhores pro-dutos naturais do país, o estabeleci-mento, localizado em um dos bairros mais agradáveis da capital paranaen-se, é referência quando o assunto é suplementação esportiva. Dentre seu diverso público, o esportista e feminino é a maioria, mas isso não quer dizer que a loja não tenha

pro-O melhor da Cia,

são as histórias

escritas por de

trás de cada loja

Conheça uma das Cia da Saúde da capital paranaense e descubra

porque temos os melhores franqueados do Brasil

dutos para todas as idades, gêneros e necessidades.

Com um mix variado de alimentos a granel (biscoitos e cookies integrais, grãos e cereais, farináceos, frutas de-sidratadas, especiarias, sementes e oleaginosas), de marcas renomadas e de muito mais itens como veganos e orgânicos, a possibilidade de trans-formar a vida das pessoas através da alimentação saudável torna-se realidade dia a dia dentro da Cia da Saúde Curitiba Vila Izabel. Para Lays, “uma dieta equilibrada melhora as ta-xas de diabetes, colesterol e, além dos estudos que comprovam isso, temos ainda os resultados positivos dos nossos clientes, que apostam no que ofertamos e têm muito mais qua-lidade de vida”.

Instalada dentro do Centro Comercial Arthur Bernardes, a loja levanta, ainda, a bandeira da “sustentabilidade”, tão ressaltada dentro da própria Rede Cia da Saúde. A proprietária conta: “A Rede vem se atualizando no tema sustentabilidade, fornecendo para nós franqueados, muitas ideias de brindes que não agridem o meio am-biente. Entendemos, na loja, que isso tem tudo a ver com nosso nicho e, que acima de tudo, contribui ainda mais para um mundo saudável, que é o que buscamos”.

(29)

29

Novas lojas

O melhor da Cia,

são as histórias

escritas por de

trás de cada loja

FOI UM SUCESSO EM 2020...

Luiza, proprietária da Cia da Saúde Brusque Archer/SC,

inaugurada em fevereiro de 2021. Leda, proprietária da Cia da Saúde Capinzal/SC, inaugurada em dezembro de 2020.

O ano de 2020 foi de superação. Mas, mesmo diante de um cenário incerto, a Rede Cia da Saúde abriu 16 lojas em todo o país e mostrou que investir em franquias de alimentação saudável, é uma crescente.

Já, neste ano, Teresina/PI e Brusque/SC, foram contempladas, cada uma das cidades, com mais uma Cia da Saúde.

O L-Triptofano, da Nature8, marca exclusiva da Cia da Saúde, foi sucesso de vendas em toda a Rede. Os componentes do produto foram aliados de muita gente que precisou de uma ajuda para colocar o sono em dia, desviar-se do mal-estar, ou até mesmo melhorar o humor.

(30)

30

Revista Cia da Saúde – 5ª edição

com produtos para bem-estar em

alta, rede planeja chegar A 500

unidades no Brasil

Se você está à procura de um bom negócio, saiba que vale

a pena investir na qualidade em saúde, no modelo de franquia

Você está pesquisando sobre o melhor negócio para planejar a vida? Então irá observar que as opções são muitas. Mas como encontrar a forma de desta-car-se e realmente ter os dife-renciais que o mercado exige? Um caminho que tem dado re-sultados surpreendentes é o de multiplicar cases de sucesso por meio de franquias, reproduzindo algo que já foi bem pensado e demonstrou que dá certo.

Um exemplo a ser seguido

Um exemplo de franquia bem-suce-dida que tem sido destaque no mer-cado brasileiro é a Rede Cia da Saúde, que possui mais de 130 lojas em 15 estados e planeja uma expansão para 500 unidades até 2025.

Quem conta um pouco sobre o pro-cesso de expansão da Cia da Saúde é Anderson Alcides de Souza, Gerente Nacional de Expansão da Rede Cia da Saúde.

Por que é vantajoso ter uma franquia de produtos para a saúde?

O segmento de produtos naturais cresce ano a ano e a preocupação cada vez maior das pessoas com a saúde tem tornado as franquias de produtos saudáveis muito atrativas aos olhos dos empreendedores.

Os produtos da Cia da Saúde são considerados um sucesso no mercado. A que você atribui esses bons resultados?

Anderson Alcides de Souza, Gerente Nacional de Expansão da Rede Cia da Saúde.

ciadasaude@redeciadasaude.com.br

(48) 3258-6972 (48) 9 9918-8979

(31)

31

Todos os produtos são homologados,

ou seja, aprovados pela Rede, seguin-do criteriosamente as exigências seguin-dos órgãos competentes. Eles entram no mercado com alto poder de con-correr com grandes marcas, seja por sua composição qualificada, seja pelo trabalho de marketing que enobrece os produtos.

Por que você diria que vale a pena ser um franqueado da Rede Cia da Saúde? Qual o diferencial desta franquia, entre tantas no mercado?

Posso enumerar alguns diferenciais, veja:

- Visibilidade da marca no mercado através de uma bandeira única; - Prospecção de produtos novos e

ne-gociações comerciais com preços e condições mais vantajosas;

- Faturamento direto da indústria e dos parceiros comerciais para o franqueado;

- Consultoria personalizada para cada região.

Entrevista realizada por Alessandra Cavalheiro - Jornalista

+ 130

lojas

estados

15

em

il

A MELHOR

REDE de lojas

do

braS

(32)

Referências

Documentos relacionados

Tendo uma compreensão ecossistêmica e holística da relação ser humano e natureza, compreendendo a crise ambiental como a crise de identidade do sujeito e de valores,

Os objetivos específicos buscam: (a) Averiguar os incentivos para a produção de leite bovino; (b) Confrontar as políticas públicas realizadas no Brasil e nas demais

Nesta nota técnica, pesquisadores do Climate Policy Initiative/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/ PUC-Rio) analisam a tramitação legislativa do projeto da

Troglóbios são animais restritos ao ambiente subterrâneo, que evoluíram sob um regime seletivo muito particular – ausência total de luz, estabilidade ambiental e

Avaliação de opções reais através do método dos mínimos quadrados de Monte Carlo / Rubens Oliveira de Araújo ; orientador: Tara Keshar Nanda Baidya.. – Rio de Janeiro :

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

Em pouco tempo, a tecnologia tomou proporções gigantescas e trouxe variações de realidade virtual e as mais diversas aplicações para todas as áreas possíveis, e

Para o efeito neste trabalho usou-se a técnica de programação linear para estimar a fronteira de eficiência técnica das unidades orgânicas da UJES, achou-se melhor