• Nenhum resultado encontrado

4º) Informações pessoais e privadas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4º) Informações pessoais e privadas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

4º) Informações pessoais e

privadas

Objetivos de Aprendizagem

(1A-IC-17) – Trabalhar de maneira responsável e segura com outros de maneira online.

Competências da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) Utilizadas

Esse plano de aulas tem como objetivo de conscientizar o aluno sobre os riscos da comunicação online e como podemos fazer isto de maneira segura.

Esta aula compõe os pilares de Letramento Tecnológico e Letramento Científico da metodologia Flylab da Barco Voador.

Contexto

Levante-se, sente-se

Tempo sugerido: 10 minutos Orientações:

(2)

Para cada afirmação que eu ler, se for verdade sobre você, levante-se. Se não for verdade, fique sentado. Após cada afirmação, olhe ao redor para ver quem mais está de pé ou sentado.

Leia as declarações abaixo para sua classe, dando tempo para os alunos se levantarem ou sentarem depois de cada uma. Peça a todos os alunos que se sentem novamente antes de passar para a próxima declaração.

Levante-se se você ou sua família falam outro idioma além do português.

Levante-se se você tiver dois ou mais irmãos. Levante-se se você tiver um animal de estimação. Levante-se se você já visitou o site do YouTube.

Levante-se se você já compartilhou algo sobre você online.

Peça aos alunos que se sentem e pergunte: O que você aprendeu ao fazer essa atividade? Você gostou? Por que ou por que não?

Convide voluntários para compartilhar. Se necessário, acompanhe os alunos que respondem, pedindo-lhes que expliquem o que acharam divertido ou não divertido.

Discuta com a turma:

Diga: O objetivo dessa atividade era ser divertida para nos conhecermos melhor. Existem muitas situações em que compartilhar informações sobre você pode ser divertido e positivo. Uma dessas situações é na internet, onde compartilhar seus gostos, opiniões e outras informações pessoais – mas não informações privadas – pode ser positivo e divertido.

(3)

Por que as pessoas compartilham?

Tempo sugerido: 10 minutos Orientações:

Dê continuidade a aula, dizendo: Na lição de hoje, vamos falar sobre estar online – e maneiras de compartilhar coisas sobre você que são divertidas e que conectam você com outras pessoas. Também vamos falar sobre as maneiras de se proteger para não compartilhar mais do que deveria.

Projete “Você Sabia?”. (Slide).

Pergunte: O que você observa neste slide? Qual é a ideia principal que ele está tentando mostrar? Compartilhe suas ideias com seu colega.

Peça aos alunos que compartilhem suas respostas. Se necessário, esclareça o significado de conectado como algo com que você nasceu, que compartilhar é algo que os humanos fazem naturalmente e que há muitos benefícios nisso.

Pergunte: O que você pode compartilhar com outras pessoas que lhe daria um desses benefícios? Revezem-se para compartilhar suas ideias com seu colega.

Discuta com a turma:

Peça aos alunos que compartilhem suas respostas. Continue pedindo que expliquem qual benefício o exemplo lhes daria (sentir-se bem, aprender, conectar-se ou persuadir). Se o aluno não tiver certeza, abra-o para o resto da classe. Os exemplos podem se conectar a mais de um benefício.

Mão na Massa

(4)

Tempo sugerido: 15 minutos Orientações:

Continue a aula dizendo: Portanto, há muitos motivos para compartilhar informações sobre você. No entanto, nem tudo sobre você pode ser compartilhado. Pense sobre quais informações podem ser compartilhadas e quais não são. Projete o Slide e mostre as Informações Privadas e Pessoais. Convide os alunos a responder à pergunta para discussão e peça-lhes que deem exemplos de informações pessoais e particulares. Esclareça que informações privadas são as mais arriscadas de compartilhar, porque podem ser usadas para identificá-lo individualmente. (Slide).

Diga: Agora, vamos jogar outro joguinho. Para cada exemplo que eu disser, discuta com seu colega se é particular ou pessoal. Para decidir, pergunte-se: “Essa informação também seria verdadeira para muitas outras pessoas?” Nesse caso, é pessoal. Caso contrário, é privado.

Leia em voz alta o primeiro exemplo, “Idade”. Dê aos alunos um minuto para discutir e decidir.

Diga: Se você acha que esta é uma informação privada, levante-se. Se você acha que é pessoal, fique sentado.

Depois que os alunos se levantarem ou permanecerem sentados, peça aos alunos que expliquem por que escolheram a resposta que deram. Faça o acompanhamento, pedindo-lhes que consultem as definições de privado e pessoal. Se necessário, ajude os alunos a esclarecer que há muitas pessoas (na escola, na cidade, até na classe) que têm a mesma idade que eles.

Diga: Todos que ainda estão sentados, vocês têm razão! Essas informações são pessoais, não privadas.

(5)

Endereço residencial (particular) Endereço de e-mail (privado)

Data de nascimento (privado) Música favorita (pessoal)

Quantos irmãos e irmãs você tem (pessoal) Números de telefone (privados)

Informações do cartão de crédito (privado) Comida favorita (pessoal)

Nome do seu animal de estimação (pessoal)

Nome da sua escola (particular) (Explique que embora o nome da escola seja verdadeiro para muitas pessoas, é arriscado compartilhá-lo com alguém que você não conhece e você deve primeiro obter permissão de um adulto de confiança.)

Diga: Para encerrar, você vai responder a duas perguntas curtas para reflexão sobre o que aprendemos hoje. Você terá cinco minutos para escrever. Peça a eles para abrirem o material na página 16, ou imprima aqui: folheto.

Discuta com a turma:

Dê aos alunos cinco minutos para escreverem suas reflexões. Convide voluntários para compartilhar com a classe.

Sistematização

Informações pessoais e privadas

Quais informações sobre você podem ser compartilhadas online?

Orientações:

É da natureza de nossos alunos compartilhar e se conectar com outras pessoas. Mas o compartilhamento online apresenta alguns riscos. Neste capítulo você ajudou as crianças a construírem relacionamentos fortes, positivos e seguros online! Os ajudou a aprender a diferença entre o que é pessoal e o que é melhor deixar privado.

(6)

Os alunos serão capazes de:

Identificar os motivos pelos quais as pessoas compartilham informações sobre si mesmas online.

Explicar a diferença entre informações privadas e pessoais.

Explicar por que é arriscado compartilhar informações privadas online.

Referências Bibliográficas:

CASTELAN, J.; BARD, R. D. Implementação das metodologias ativas de

aprendizagem nos cursos presenciais de graduação. Revista Vincci, v. 3, n. 1,

p. 2-22, 2018.

MATTAR, J. Metodologias Ativas para a educação presencial blended e a

distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

ZWICKER, M. R. G. A aprendizagem ativa e o cérebro: contribuições da

neurociência para uma nova forma de educar. In: SANTOS, C. M. R. G.;

Websites:

Referências

Documentos relacionados

Para a questão 3, entretanto, os alunos deverão ser capazes de fazer uma análise mais profunda, estabelecendo relações entre o texto de Mário de Andrade e o conteúdo principal a

Capacitar os alunos a entender como os fundos de investimento funcionam, a legislação vigente, os instrumentos de governança, as regras para formação de carteira, as

O conceito de elemento feminino de Winnicott (1966), bem como as ideias de Klein (1932b) sobre a fase feminina, servem de suporte e fundamento para o que entendo como o

Quando pensamos o imaginário coletivo como manifestações simbólicas de subjetividades grupais que conformam ambientes humanos, configurando.. 52 verdadeiros mundos em

§ 2° - As três equipes melhores classificadas devem realizar uma nova rodada, seguindo a mesma forma da fase anterior. 42 - Os casos omissos serão

Alguns dos impactos ambientais provocados pela falta de efetividade ou, em alguns casos, pela inexistência de políticas públicas que disciplinam e ordenam os fluxos da

Com o outsourcing de TI, a empresa não precisa se preocupar com esse aspecto, pois sua parceira cuida de tudo para oferecer tecnologia de ponta para os seus clientes... VANTAGENS

This 1857 is brought to you for free and open access by the Spiritana Monumenta Historica at Duquesne Scholarship Collection. It has been accepted for inclusion in Angola:1596-1867