• Nenhum resultado encontrado

começa com 13 times e outro ainda pode sair

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "começa com 13 times e outro ainda pode sair"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Com desistências, Master

começa com 13 times e outro

ainda pode sair

Conselho técnico do campeonato Master Módulo A aconteceu na noite desta segunda-feira, na s e d e d a L i g a U b e r a b e n s e d e Futebol. Os representantes das equipes definiram a forma de disputa da competição, mas o p r i n c i p a l a s s u n t o f o i a p o s s i b i l i d a d e d e n ã o t e r o convênio com a Funel, que paga as taxas de arbitragem. Se a

(2)

parceria não for firmada, pelo menos um clube desistirá da competição.

Por ora, o Master terá 13 times. Peirópolis, Água Compridense e Vila Militar desistiram antes da bola rolar. Se o convênio não for assinado, o Bom Retiro também se retira. Não haverá descenso nessa temporada (o número ideal de participantes seria 16, conforme o presidente da LUF).

Na primeira fase, serão duas chaves, e de cada uma classificam-se quatro times para as quartas-de-final. A partir daí, é mata-mata até a final. Nas fases eliminatórias, em caso de empate na soma dos resultados dos jogos de ida e volta, a decisão é nos pênaltis, uma nova regra (no ano passado, havia vantagem para a equipe dona de melhor campanha; a mudança foi feita por votação).

O Master Módulo A começa no dia 4 de março, abrindo a temporada do futebol amador. Os clubes confirmados são Fabrício, Parque das Américas, Asa Branca, Verissimense, Arem, Bonsucesso, Pinheiros, Independente, Ipiranga, Hawaí, Madureira, Vila Nova e, ainda a confirmar, o Bom Retiro.

Taxas – O presidente da Liga, Roberto Fernandes, mostra-se

preocupado em relação ao convênio com a Funel, já que ainda há parcelas em atraso do ano passado e, assim, um novo convênio não poderia ser assinado para esse ano.

Com exceção do Bom Retiro, os representantes dos demais times afirmam que podem pagar as taxas de arbitragem, optando por ter apenas o árbitro, sem os assistentes, na primeira fase, e contando com o trio completo nas fases finais (ou em clássicos ou jogos em que os dois clubes concordassem em pagar o trio). No caso do Master, cada equipe desembolsaria, por jogo, R$ 74 (para um árbitro e o mesário) ou R$ 119 (trio completo mais o mesário).

(3)

38 gols na abertura do Módulo

B do Amador

O Campeonato Amador Módulo B começou com muitos gols. Foram 3 8 e m 1 4 j o g o s n a p r i m e i r a rodada da competição, neste domingo, média superior a 2,7 tentos por partida.

(4)

por 3 a 0, com dois gols de Paulinho (o artilheiro da Segundona do ano passado) e um de Iego.

O Mogiana ganhou do Parque São Geraldo por 1 a 0. Outro goleador resolveu: Acácio marcou para o time ferroviário. O Vila Militar venceu o Costa Teles por 2 a 1, com gols de Silvinho e Babalu, contra um de Ednaldo.

A Água Compridense derrotou o Leblon por 3 a 1. O Aliança folgou na rodada.

Na Chave B, o único 0 x 0 da rodada. No Valdirão, os goleiros foram bem e Madureira e Flamengo não mexeram no placar. O Fla comemorou muito o resultado.

A Merceana venceu o Olímpico por 1 a 0, contando com um chute de primeira de Edson na segunda etapa. O Villa Planalto ganhou do São Benedito por 2 a 0, gols de Eduardo e Diogo.

O Juventude superou o Ponte Alta no Barretão: 3 a 2, com dois gols de Jonathan e um de Juninho, remanescentes do time campeão do Módulo C no ano passado. Por fim, São Cristóvão e Bom Retiro empataram por 1 x 1. Vitor marcou pro SC e Luciano igualou pro Tigre.

Na Chave C, a maior quantidade de gols. Foram 17 em cinco jogos. O Santa Marta, com gols de Obina, Rafael Assis e Chitão, fez 3 a 0 no Baixa, do veterano goleiro Zazu, que ainda fez grandes defesas. Pelo mesmo placar, o Beira Rio derrotou o Boca Junior, com gols de Everton, Maicon e Avelino, que foi entrando e marcando.

(5)

O Atlético venceu a Verissimense por 3 a 1, com dois gols do a t a c a n t e W a l t i n h o e u m d o l a t e r a l J o ã o C a r l o s . O Mangueiras ganhou do São José por 3 a 2, com gols de Cássio, Éber e Rogério. Hawaí e Butantã empataram por 1 a 1. Felipe marcou pro Hawaí e, aos 45 do segundo tempo, Renan deixou tudo igual.

Os seis melhores de cada chave se classificam para a segunda fase.

A rodada Chave A

Vila Esperança 3 x 0 Ata

Água Compridense 3 x 1 Leblon Mogiana 1 x 0 Parque São Geraldo Vila Militar 2 x 1 Costa Teles Aliança – folga

Chave B

Merceana 1 x 0 Olímpico

Villa Planalto 2 x 0 São Benedito Madureira 0 x 0 Flamengo

Ponte Alta 2 x 3 Juventude São Cristóvão 1 x 1 Bom Retiro

Chave C

Santa Marta 3 x 0 Baixa Atlético 3 x 1 Verissimense Beira Rio 3 x 0 Boca Junior Hawaí 1 x 1 Butantã

(6)

Flamengo vai brigar pelo

acesso, afirma técnico

(7)

O F l a m e n g o está praticamente pronto para a disputa do Módulo B do Amador. O time do conjunto Uberaba I se prepara sob o comando do técnico Djavan Moraes, que crava: a equipe vai brigar pelo acesso.

“Podem pensar que vou falar loucura, mas nosso time vai brigar entre os primeiros para conseguir uma das quatro vagas”, afirma. “Estou montando o time, faltam uma ou duas peças para fechar o grupo, é uma turma nova, muito boa”, continua.

Djavan comenta que o clube rubro-negro está se organizando e conta com a ajuda dos próprios jogadores. “Boa parte dos atletas é do bairro. O presidente Marcelo e alguns atletas me convidaram. Aqui ninguém ganha dinheiro, pelo contrário, todo mundo gasta. Os jogadores ajudam, correm atrás de patrocínio. Devagarzinho estamos organizando a casa. Dentro de casa o Flamenguinho é muito forte e temos certeza que vamos fazer um bom campeonato”.

O Urubu tem no elenco conhecidos da torcida e novatos trazidos pelo técnico. “Tem uma turma do Fabrício vice-campeão Junior no ano retrasado e uma base que estava comigo no Mangueiras no

(8)

ano passado. Fizemos quatro amistosos e ganhamos três. Amistoso não pode servir de base, mas serve para dar padrão de jogo, analisar o perfil da equipe. Tenho certeza que estamos no caminho certo”.

Neste domingo, o Fla fez um amistoso com o Juventude, e ganhou por 2 a 1, de virada. O Juve marcou primeiro com GTA, de cabeça. Lucas Sorriso, de pênalti, empatou ainda no primeiro tempo. E Rodrigo Motoki fez o gol da vitória, na segunda etapa. O goleiro Juca ainda defendeu um pênalti.

(9)

Rodada de muitos gols no

Mirim

A 2ª rodada do Campeonato Mirim, neste domingo, foi de muitos gols. No total, foram 25 em quatro jogos, média de mais de seis tentos por partida.

Só no jogo entre Butantã e Corinthians, foram nada menos que onze gols. A Cobrinha, que tinha folgado na primeira rodada, estreou vencendo o Timãozinho por 7 x 4. A vitória foi construída com gols de Zé Augusto (4), Igor (2) e Ítalo, com Joel e Gabriel, duas vezes cada, anotando para o Corintinha. A maior goleada coube ao Independente. O atual campeão derrotou o Nacional por 6 x 0. Os gols do IAC foram de Miguel (3), Gabriel (2) e Leonardo.

(10)

Goleada também no Abadia. O Atlético venceu o Fabrício por 4 x 1, com gols de Everton (2), Fábio e Diego, contra um de Kaíque. E, pra fechar, o Uberaba ganhou do Pinheiros por 3 x 0, com gols de Felipe Saldanha, Kleber e Bruno.

Lembrando que a forma de disputa esse ano prevê os seis melhores da primeira etapa se classificando para a segunda fase, quando serão dois grupos de três times cada, de onde sairão os semifinalistas.

Uberaba e Independente lideram com 6 pontos cada; seguidos por Atlético (4), Butantã e Fabrício (3 cada), Corinthians (1), Beira Rio, Pinheiros e Nacional (todos sem pontuar). Confira aqui a tabela e a classificação da categoria.

A rodada

Butantã 7 x 4 Corinthians Atlético 4 x 1 Fabrício Pinheiros 0 x 3 Uberaba Nacional 0 x 6 Independente Beira Rio – folga

(11)

Barcelona mantém a base do

time semifinalista de 2016

Thalison foi eleito para a Seleção REPLAY do Módulo A de 2016

Disputando o Módulo A do Amador pela primeira vez em 2016, o Barcelona fez bonito e chegou às semifinais. Para essa temporada, o objetivo é ir ainda mais longe. Para isso, a base do time foi mantida.

(12)

E reforços foram contratados. Entre as novidades, o volante Alex Antônio, Fabrício, e o atacante Morcego, ex-Bonsucesso. O Barça ainda apresenta o atacante Da Hora, um novato no Amador, elogiado pelo técnico Sussu. “Ele disputava o varzeano, fez gols nos amistosos, é rápido, não tem medo, vai pra cima”, comenta.

Da equipe do ano passado, o Furacão perdeu o goleiro Xandão, que será substituído por Getúlio (titular na conquista do Módulo B em 2015). Permanecem no grupo destaques como Leandro, Thalison, Ataíde, Matoso e Ricardinho.

Sussu afirma que o elenco está confiante e treinando desde já, mesmo com o Módulo A começando só no segundo semestre. “No ano passado foi por pouco. Agora queremos ir além. O grupo está focado, os jogadores estão treinando todo dia”, conta o técnico, que preferiu não ser auxiliar no Santa Marta para se dedicar ao Barcelona. Ele ressalta ainda que o entrosamento dos atletas deve fazer a diferença – muitos jogam juntos há anos.

O meia Thalison foi um dos destaques do Barça nas últimas temporadas. Ele foi eleito para a Seleção REPLAY do Módulo A no ano passado e, em 2015, foi premiado como o craque do Módulo B. Thalison tinha convites de outras equipes, mas honrou a palavra e fica mais um ano no BEC.

O jogador também demonstra confiança em uma boa campanha. “A expectativa é das melhores, até porque mantemos a base do ano passado e o grupo entrosa cada vez mais. Sabemos o quanto o Amador é disputado, com equipes qualificadas, mas esperamos apresentar um bom trabalho e trazer alegria para o torcedor do Barcelona”, declara.

O Barça disputou o Amador pela primeira vez em 2012, e logo de cara foi vice-campeão do Módulo C, subindo para o B. Em 2015, o time conquistou o título da Segundona e o tão sonhado acesso para a Primeira Divisão.

(13)

Craque do Módulo B acerta com

o Vila Esperança

Eleito como o craque do Módulo B na Seleção REPLAY do Amador no ano passado, quando defendeu o União, o atacante Paulinho já sabe que equipe defenderá em 2017. O atacante acertou com o Vila Esperança.

(14)

à Segunda Divisão e, para conseguir o retorno à elite, aposta de novo em Paulinho. A parceria deu certo em 2014, quando o jogador conduziu o time ao segundo lugar da Segundona, conquistando o acesso.

O goleador teve convites de outros times, mas preferiu voltar ao Gafanhoto.

“Recebi uma proposta muito boa, tive de outros times, mas ficaram abaixo da proposta do Vila Esperança, e tenho amigos lá também, por isso fechei”, comenta.

Paulinho afirma que o time que está sendo montado vai entrar para brigar pelo acesso. “Estão montando uma equipe competitiva e contam comigo. Sabem que faço gol, quero repetir a fase boa”, declara.

Três vezes o melhor

A fase boa a que Paulinho se refere não ocorreu só em um ano. Em três temporadas, o jogador conquistou uma “tríplice coroa” pessoal, sendo eleito o melhor da Segundona pelos leitores do

REPLAY, conseguindo o acesso e sagrando-se artilheiro.

Em 2012, com o União, ele foi campeão do Módulo B e marcou 22 gols. Em 2013, com o Vila Esperança, foi vice-campeão e fez 17 gols. Em 2016, de volta ao União, de novo foi campeão e artilheiro, agora com 18 tentos.

No Módulo A, Paulinho também se destacou. Em 2014, com o Vila Esperança, ele foi o vice-artilheiro da divisão principal, marcando nove gols, sendo que a equipe nem se classificou para a segunda fase.

Os três troféus de craque do Amador B na Seleção REPLAY representam um recorde. Com a conquista do ano passado, Paulinho superou Murilo Chimeca, o único outro que tem mais de um prêmio de craque do Módulo B, ganhando em 2008 e 2009.

(15)

Com nova vitória, Fabrício

comemora o título do Master

(16)

A festa estava preparada. Faltava cumprir o protocolo. O Fabrício venceu o Parque das Américas por 2 x 0, na tarde deste sábado, no Glayer Leite, no jogo de volta da final do Master, e comemorou o título – o quarto seguido – que estava “encomendado” desde a semana passada, com a goleada de 4 x 0 na primeira partida da decisão.

Foi um jogo sem grandes emoções, em que os dois times jogaram em ritmo de cumprir tabela, que era o que realmente faziam. Neste enredo, o artilheiro do campeonato, que no primeiro jogo tinha passado em branco, aproveitou para se sobressair. Carlinhos Tatu fez os dois gols do confronto, um em cada tempo. No primeiro, recebeu livre na área e chutou no canto. No segundo, bateu de fora da área, já no finzinho, e fechou o placar. E o terceiro só não veio porque o chute tirando do goleiro foi na trave.

(17)

O Parque ficou com o vice

Depois do apito final, o camisa 10 do Vulcão recebeu o troféu de artilheiro, com 26 gols – 12 a mais que o vice-artilheiro, o também fabriciano Pi. Nada mal para a estreia de Tatu na categoria.

Já o goleiro menos vazado foi Fernando Chicabon, do Bonsucesso, que levou sete gols em sete jogos – para concorrer ao prêmio, é preciso disputar pelo menos 60% das partidas da equipe.

Após a partida, a galera do Fabrício partiu pra merecida festa. E a turma do Parque não lamentou o segundo lugar, considerando uma vitória ter chegado à final.

(18)

Recorde:

USC

vence

Corinthians por 25 x 0 no

Infantil

A 5 ª r o d a d a d o C a m p e o n a t o Infantil da LUF, neste domingo, registrou a maior goleada dessa edição. A vítima só poderia ser o Corinthians. O carrasco foi o Uberaba Sport, ao ganhar por 25 x 0 – e só não foi mais porque o jogo teve só o primeiro tempo.

(19)

perdido de 6 x 2, de 23 x 0 e de 6 x 0 (esse último, em partida de apenas 11 minutos).

O Corintinha chegou em cima da hora ao CT Colorado, com apenas nove atletas. Sem goleiro, os meninos foram se revezando na meta. Enquanto o arqueiro do USC assistia encostado na trave, os jogadores de linha do clube da casa iam se alternando para fazer os gols. Na equipe visitante não havia organização nenhuma. Foram várias ocasiões em que o Uberaba chegava com quatro ou cinco na área contra só um marcador e o goleiro, enquanto os demais alvinegros só olhavam do meio do campo. Um verdadeiro racha.

A própria torcida do USC comentava que os jogadores do time adversário não tinham motivação nenhuma. Por mais que seja importante o Corinthians colocar os pequenos em campo, tirando a molecada da rua, é preciso ter o mínimo de preparo para incentivar os garotos.

No intervalo, o dirigente Marquinho disse ao juiz que o time não voltaria pro segundo tempo. Não ia ter “cai-cai” para encerrar a partida, os meninos não retornariam e pronto – Marquinho até propôs um “amistoso” para usar mais atletas, que estavam lá, mas sem carteirinha. Uma verdadeira pelada.

Se o árbitro e o mesário não erraram as contas, o placar final ficou em 25 x 0. Anote os gols: Caio (6), Gabriel (3), Valber (2), Rafael (2), Renato (2), Pedro Henrique (2), Fred (2) e Lucas Prata, Felipe, Lucas, Keven, Victor e Flávio. Que baba!

Outros jogos

Não faltaram gols também nos outros jogos. O Butantã, com dois gols de Rafael, bateu o Atlético por 3 x 1. O Beira Rio goleou o Arem por 8 x 1. Pedro Henrique fez dois. E o líder Independente ganhou do Pinheiros por 7 x 1, com três de Everton e dois de Arhur Contarin.

(20)

Beira e Galo possuem 9 pontos cada. O Butantã, com 6 pontos, fecha o G-6. Depois, aparecem Pinheiros, com 3, e Arem e Corinthians, ambos ainda no zero. Confira aqui a tabela e a classificação do Infantil.

A rodada

Arem 1 x 8 Beira Rio Butantã 3 x 1 Atlético Uberaba 25 x 0 Corinthians Independente 7 x 1 Pinheiros Nacional – folga

Com adequações, convênio da

arbitragem é confirmado

(21)

Roberto Fernandes

Demorou, mas saiu a resposta! O convênio através do qual a Prefeitura paga as taxas da arbitragem nos campeonatos do futebol amador será assinado. Em reunião na quarta (22), entre o prefeito Paulo Piau; o presidente da Liga Uberabense de Futebol, Roberto Carlos Fernandes; e o presidente da Funel (Fundação Municipal de Esporte e Lazer), Luiz Alberto Medina, o martelo foi batido. Para isso, adequações foram feitas.

Para reduzir os custos, os jogos das primeiras fases dos campeonatos Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Master Módulo B e Sênior não terão assistentes, só o árbitro central (podendo as equipes envolvidas em cada partida combinarem de tirar a grana do bolso para pagar os bandeirinhas).

Outra novidade é que, no Amador, Master e Sênior, serão permitidos no máximo cinco atletas de fora de Uberaba por time. Nas categorias de base, nenhum “forasteiro” poderá participar.

Por causa da indefinição até ontem, o presidente da LUF, Roberto Fernandes, ainda não fez as tabelas das competições que abrem a temporada, que começariam no primeiro fim de semana de março, porque, caso o convênio não fosse firmado, as equipes que não tivessem como arcar com os custos da arbitragem poderiam desistir. Com o acordo renovado, Roberto preferiu adiar a abertura dos campeonatos em uma semana. Assim, o Master Módulo A começa no dia 11 de março; e o Infantil e o Amador Módulo B, no dia 12.

(22)

Convênio deve sair, mas Funel

limita jogadores de fora

Conforme relatado em matérias anteriores, a Liga Uberabense de F u t e b o l a i n d a e s p e r a a assinatura do convênio com a Funel (Fundação Municipal de Esporte e Lazer), através do qual é liberada a verba para o pagamento da arbitragem nos campeonatos do futebol amador. O

presidente da LUF já avisou aos dirigentes que, caso o acordo não aconteça, os clubes serão os responsáveis pela remuneração dos árbitros e mesários.

Nesta sexta-feira, em contato com o UP/REPLAY, o presidente da Funel, Luiz Alberto Medina, afirmou que o convênio deve ser

(23)

firmado. Entretanto, há uma “pressão” para que a Liga limite jogadores de fora de Uberaba nas competições.

Segundo Medina, essa não seria uma condição para a liberação do convênio, porém, há uma resistência da Prefeitura e até da Câmara Municipal em ter atletas que não são de Uberaba disputando os campeonatos.

Grana em Uberaba

“Não é nada imposto, é um acordo de cavalheiros. Esse é um pedido da Prefeitura e da Câmara, não uma imposição. Temos times em que a maioria dos jogadores não são de Uberaba. O que os clubes gastam com jogadores não interessa, interessa é que quem paga a arbitragem, quem banca o campeonato, é a Prefeitura, então que o campeonato seja para quem é da cidade”, explana. A ideia é permitir no máximo três atletas de fora nas categorias de base e até cinco nas demais.

O vereador Ismar Marão é o representante da Câmara que está à frente da iniciativa de coibir os “estrangeiros” nas competições. “Se a Prefeitura paga a arbitragem, os clubes têm que dar uma contrapartida. Tem clube gastando muito com jogador enquanto outros não teriam condições de pagar a arbitragem. Tem clube que paga jogador de fora, mas não investe em categoria de base. Tem que haver bom senso. Se os clubes não precisam se preocupar com a arbitragem e podem pagar jogadores, que sejam daqui. O dinheiro tem que ficar aqui, circular em Uberaba”, pontua.

(24)

P a r a o p r e s i d e n t e d a L U F , R o b e r t o C a r l o s F e r n a n d e s , estipular um limite de atletas de fora não vai mudar muita coisa. “Já fizemos isso nas categorias de base, atendendo a um pedido da Prefeitura, porque realmente estava extrapolando na época. Mas nos time do Amador, do Master, são poucos que têm cinco jogadores de fora”, comenta. Ele lembra que a Prefeitura não pode interferir nas regras dos campeonatos, em que pese pagar as taxas de arbitragem. “A Liga é uma entidade privada, não pode haver interferência de fora. Para mudar essa regra teríamos que fazer uma reunião com os clubes”, afirma.

Em meio às discussões, Roberto não garante a mudança, mas, pensando no convênio, acena que deve “oficializar” esse limite para cumprir um “protocolo”. Ele se preocupa com os árbitros, que ainda têm vencimentos do ano passado para receber. “Se não for pra primeira parcela do convênio sair em maio, melhor nem assinar. Muitos árbitros já falam em parar por causa dos atrasos”.

O presidente da Funel diz que resta pouca coisa para pagar do ano passado e o acerto será feito em breve.

Enquanto isso, diretores de algumas equipes relatam que não têm condições de pagar a arbitragem e, sem o convênio, vão desistir de competir.

(25)

Para garantir o convênio, a Funel pediu que a LUF reduzisse os custos, informa Medina. A s s i m , d e v e s e r a p r o v a d o o orçamento sem assistentes nos jogos das primeiras fases dos campeonatos Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Master B e Sênior.

O presidente da Liga apresentou duas planilhas. A que englobava assistentes em todas as fases de todos os campeonatos tem o valor de R$ 282 mil. Sem os bandeirinhas em todos os jogos, o total é de R$ 253 mil.

A taxa de arbitragem, por jogo, varia conforme a categoria. O menor valor é R$ 173, no Pré-Mirim e no Mirim. Desse montante, o árbitro recebe R$ 64, cada assistente embolsa a metade desse valor, ou seja, R$ 32, o mesário também fica com R$ 32, e o diretor de arbitragem, com R$ 13.

No Amador B, cujo arbitral já foi realizado, a taxa é de R$ 288, sendo R$ 110 pro juiz, R$ 55 para cada bandeira, R$ 55 para o mesário e R$ 13 pro diretor de arbitragem.

O valor mais alto é para os jogos do Amador Módulo A: R$ 318. São R$ 122 para o árbitro, R$ 61 para cada assistente, mais R$ 61 pro mesário, e R$ 13 para o diretor.

O repasse de R$ 13 para o diretor de arbitragem é um “rateio”, já que ele não vai a todos os jogos, mas organiza as escalas e substituições de árbitros, comparece a certos jogos para avaliar a conduta dos árbitros e mesários etc.

No ano passado, o convênio foi de R$ 340 mil, mas não abrangeu só os campeonatos do futebol amador, mas também outras competições promovidas pela Funel, com a LUF intermediando os pagamentos.

Referências

Documentos relacionados

§ 7° No caso de contrato de trabalho em vigor (carteira sem baixa sem data de saída) o candidato deverá informar por meio de declaração à data do término ou

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Motores de bomba classificados para utilização com alimentações de frequência variável ou não- sinusoidais devem ter os dispositivos de protecção térmica ligados de forma a que

Por exemplo, se sua empresa desejasse direcionar ofertas de campanha a pessoas com idades entre os 20 e 30 anos, seria possível usar o Editor de seleção para criar os critérios

No caso das 50 imagens analisadas, apesar de a proposta do Programaê ser de inclusão de todos e todas na área de computação, ela ainda é contraditória,

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10

1.4 Identificação do fornecedor da ficha de dados de segurança Bioquímica e Química Ltda.. Identificação de perigos 2.1

Portanto, quanto aos mecanismos utilizados pelos programas, projetos e demais ações de extensão na UTFPR, as modalidades são abrangentes e desenvolvidas de forma integral