• Nenhum resultado encontrado

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA (CSS) UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DA UNICRUZ EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA (CSS) UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DA UNICRUZ EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 48

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA (CSS) – UMA AÇÃO DE EXTENSÃO

DA UNICRUZ EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

FOGAÇA, João Eduardo1; VIRGOLIN2, Isadora W. Cadore; SILVA3, Enedina

Teixeira da; ISER4, Fabiana.

RESUMO

Este artigo é resultado da experiência obtida a partir da implementação do projeto de extensão da Coleta Seletiva Solidária (CSS) na Universidade de Cruz Alta (Unicruz). A metodologia da CSS está organizada em quatro etapas que são: diagnóstico dos resíduos produzidos na universidade, planejamento de estratégias de sensibilização para a separação dos resíduos e lançamento da campanha para a comunidade local e a última fase ainda em vigência, é a de manutenção da CSS que compreende o desenvolvimento de ações educativas e de sensibilização permanentes na instituição. A partir dessa experiência local, observou-se a importância do envolvimento da comunidade acadêmica em ações de preservação ambiental e de práticas para um desenvolvimento sustentável que tem como finalidade propiciar aos acadêmicos da instituição conhecer também outras formas de geração de trabalho e renda, na consolidação de iniciativas que buscam a mudança de comportamento e formação universitária.

Palavras-chave: Coleta seletiva. Sustentabilidade. Projeto de extensão. Organizações de catadores.

ABSTRACT

This article is the result of experience obtained from the implementation of the project of extension of the Selective Solidarity Collection (CSS) at the University of Cruz Alta (Unicruz). The CSS methodology is organized in four stages that are diagnostic of the waste produced in the university, planning strategies to raise awareness on

1

Estudante do Curso de Jornalismo da Unicruz e bolsista do Projeto de Extensão da Coleta Seletiva da instituição. joão_fogaca@hotmail.com

2

Assistente Social, docente da Universidade de Cruz Alta e coordenadora do projeto de extensão da Coleta Seletiva Solidária na instituição. isadoravirgolin@yahoo.com.br

3

Economista, docente da Universidade de Cruz Alta e colaboradora do projeto de extensão da Coleta Seletiva Solidária na instituição. eteixeira@unicruz.edu.br

4

Jornalista, docente da Universidade de Cruz Alta e colaboradora do projeto de extensão da Coleta Seletiva Solidária na instituição. fabianaiser@yahoo.com.br

(2)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 49 waste separation and launch of the campaign for the local community and the last phase is still in force is the CSS maintenance that includes the development of educational and permanent sensitization in the institution. From this local experience, the importance of the involvement of the academic community in environmental preservation actions and practices for sustainable social development was observed and aims to give students knowledge the other ways to generate jobs and income, aiming in the consolidation of initiatives that seek to change behavior and university education.

Keywords: Selective collect. Sustainability. Extension project. Organization pickers.

INTRODUÇÃO

O desequilíbrio do meio natural configura-se em uma problemática ambiental, com relevância e caráter social, uma vez que, suas proporções refletem-se de forma nociva para a qualidade de vida do homem. Só neste momento, em que a natureza reage às agressões sofridas pelo homem é que este inicia um processo de discussões, conscientizações e mobilizações, para que de forma colaborativa e comprometida inicie-se uma defesa em prol do meio ambiente.

O atual padrão de desenvolvimento de caráter imediatista, passageiro e mutável, caracteriza-se especialmente pela exploração excessiva e constante dos recursos naturais, pela geração de resíduos e pela crescente exclusão social. O consumismo exagerado e efêmero gera um descarte de resíduo exorbitante, que na maioria das vezes, cabe aos municípios dar conta de todo o processo pós-descarte.

A partir da década de 1980, os municípios começaram a realizar ações de saneamento público e de organização das populações de rua e dos catadores. Segundo Bortoli (2013) “na medida em que os municípios tornaram-se responsáveis pela limpeza urbana, os catadores constituíram-se como segmento para atuar diretamente nesses serviços, visto que já desenvolviam as atividades de coleta seletiva nas ruas das cidades”.

(3)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 50 É a partir de 1990 que com as transformações do papel do Estado e com as atribuições recaídas sobre o poder público municipal que o saneamento básico e a gestão de resíduos sólidos passaram a ser realizados pelos municípios com a ajuda de organizações da sociedade civil. De forma geral, a coleta e a destinação de resíduos sólidos nos municípios brasileiros tornam-se um dos principais problemas enfrentados e que devem ser administrados pelo poder público municipal.

Neste sentido, a coleta seletiva pode ser encarada como uma das soluções para o problema da destinação dos resíduos pós-descarte pela população, no que tange a responsabilidade em gerir, pelas prefeituras, o melhor destino do lixo consumido pelas comunidades locais.

Para poder ser implementado projetos de coleta seletiva é preciso, primeiramente clarificarmos o que é de fato o processo de coleta seletiva. Para GRIMBERG, E. & BLAUTH,

[...] a coleta seletiva de lixo não é a separação de materiais em si, mas uma etapa entre esta separação e o processo de reciclagem (ou outro destino alternativo aos aterros e incineradores - veja esquema abaixo). Este termo aplica-se, portanto, ao recolhimento diferenciado destes materiais (já separados nas fontes geradoras), por catadores, sucateiros, entidades, prefeituras, etc., normalmente em horários pré-determinados, alternados com a coleta do lixo propriamente dito. Deve ficar claro, portanto, que não adianta separar materiais do lixo se não houver um sistema de recolhimento especial, a coleta seletiva de lixo, que permita que os materiais separados sejam recuperados para reciclagem, reuso, ou compostagem (1998, p.15).

Infelizmente o conceito de ‘sustentabilidade’ não é um consenso na literatura e muitas vezes o uso da palavra sustentabilidade foi empregada em sentido adjetivo e atendeu a interesses contraditórios. Porém, normalmente quando falamos em desenvolvimento sustentável aparecem expressões como o “crescimento desordenado das cidades”, a “falta de oportunidade de trabalho formal”, o “consumismo e o gerenciamento inadequado dos resíduos” tornam-se temas entre

(4)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 51 outros, que estão na pauta das discussões atuais que justificam a necessidade de uma preocupação cada vez maior e mais séria com a sustentabilidade.

O debate sobre a noção de sustentabilidade, segundo Rocha (2011, pg.15)

“evoluiu no sentido de incorporar dimensões diversas além daquela relacionada aos recursos naturais. No entanto, ainda pode-se identificar, tanto no âmbito das investigações científicas como na formulação das políticas de intervenção social, duas grandes correntes predominantes: a) A que considera que o problema é, antes de tudo, ecológico, que a ameaça fundamental consta nos danos aos quais as ações dos homens submetem a terra: patrimônio e base de sua existência presente e futura. A "sustentabilidade" que deve-se procurar é a ecológica. Isso é a tendência "protecionista" e "conservacionista" dura.

b) A que considera que a questão da sustentabilidade não se coloca apenas em termos ecológicos, mas também sociais: para alguns autores porque não tem resposta aos problemas ambientais sem tratamento dos problemas sociais; para outros a natureza não tem valor intrínseco, mas que este valor origina-se da própria existência dos homens e dos usos que dela eles fazem. Esta é a tendência "desenvolvimentista".

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (BRASIL, 2010a) define a reciclagem como o processo de transformação dos resíduos sólidos, o qual envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos. Para Magera (2005), a reciclagem pode ser entendida como “reprocessamento de resíduos que permite sua reutilização”.

A questão da separação do lixo, decorrentes das coletas seletivas, deve ser conduzida de forma digna, como um meio de geração de trabalho e renda para muitos trabalhadores, além de ser um dos caminhos para um desenvolvimento sustentável. Segundo Teixeira,

[...] Ainda que o trabalho executado cause satisfação, os catadores almejam outras ocupações a fim de garantirem um maior reconhecimento social, embora não busquem qualificação para tal. Essa questão pode ser explicada pelo fato de, ao trabalharem com o

(5)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 52

lixo, ou seja, com aquilo que não é mais importante para os ditos "incluídos", os catadores se percebem como parte deste lixo. Assim, são depreciados e se autodepreciam, como não sendo dignos de pertencer a um mundo que não consideram como sendo, também, deles. (2015, p.104)

Potencialidades da Coleta Seletiva - Um exemplo local

A Universidade de Cruz Alta (Unicruz) que tem na sua missão o compromisso com a formação de cidadão críticos, éticos, solidários e comprometidos com o desenvolvimento sustentável, a partir da sua inserção comunitária e do desenvolvimento de projetos de extensão voltados a catadores de materiais recicláveis, vem desde 2006 propondo executando alternativas capazes de fazer disparar iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável, através de ações ligadas a geração de trabalho e renda e ao cuidado com o meio ambiente.

Com a execução do projeto Profissão Catador I: Entre o viver e o sobreviver do lixo, financiado desde 2010 pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e de outros projetos financiados pela Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES, VONPAR e Sulgás através da Rede de Parceria Social foram criadas e formalizadas quatro associações de catadores de materiais recicláveis em Cruz Alta.

A partir do ano de 2014 por meio de um novo projeto denominado de Profissão Catador II, financiado pelo Programa Petrobras Socioambiental está ocorrendo a expansão das ações para os municípios de Salto do Jacuí, Tupanciretã e Júlio de Castilhos onde os catadores estão sendo organizados também em cooperativas e associações.

Por meio destes projetos de extensão os trabalhadores da catação de materiais recicláveis passaram a contar com a disponibilidade de espaços físicos para instalação das associações, maquinários e equipamentos para a execução das

(6)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 53 atividades. Além disso, esse trabalhores contam com equipamentos de proteção individual, capacitações em gestão, produção, cidadania e equipe de profissionais contratados para o acompanhamento sistemático do processo organizativo.

Por influência dessas ações e considerando a missão institucional foi implantada em 2009 por meio de um projeto de extensão universitária a Coleta Seletiva Solidária – CSS na Unicruz com o objetivo de destinar os resíduos recicláveis descartados para as associações de catadores de Cruz Alta e incitar a mudança de atitudes da comunidade universitária em relação à separação de resíduos.

Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de apresentar a experiência do processo de implantação, o desenvolvimento e os resultados da coleta seletiva solidária na referida instituição. A coleta seletiva torna-se solidária, quando os materiais recolhidos na instituição são destinados para as associações de catadores do município. A Unicruz acredita que tal experiência poderá servir de referencia e incentivo para outras instituições de ensino que desejarem também estimular um desenvolvimento sustentável.

METODOLOGIA

A metodologia do projeto da Coleta Seletiva na UNICRUZ cumpriu algumas etapas até chegar na fase atual que é a de manutenção. Na primeira etapa denominada de diagnóstico, foi realizado um levantamento sobre o perfil dos resíduos descartados na instituição. Na segunda etapa ocorreu o planejamento para a implantação através da definição de estratégias, responsabilidades e definição da nova logística dos resíduos (acondicionamentos, localização de lixeiras, periodicidade da coleta e destino). Na terceira etapa ocorreu a implantação a partir da substituição das lixeiras da Unicruz e do lançamento de uma campanha de comunicação para sensibilização da comunidade acadêmica e também de abrangência para entidades do município interessadas em implantar o processo de

(7)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 54 coleta seletiva e destinar os materiais recicláveis para associações de catadores. Nesta fase com a colaboração de profissionais da área da comunicação social foram criadas várias peças gráficas tais como: cartazes, adesivos, imãs, banners, selo, camiseta, spot e um VT o qual contou com a participação de diversos atores da comunidade acadêmica (funcionários de diferentes setores, alunos (as) e dirigentes da instituição).

Atualmente, o projeto se encontra na fase de manutenção que objetiva acompanhar e potencializar a coleta seletiva na Unicruz através da realização de ações educativas voltadas a sensibilização da comunidade acadêmica acerca das implicações da não separação dos resíduos sólidos e biodegradáveis para o meio ambiente, bem como sobre as repercussões da separação adequada destes materiais para famílias que tem a reciclagem como possibilidade de trabalho e geração de renda.

A seguir, algumas imagens das peças publicitárias da divulgação do projeto na instituição.

(8)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 55

Imagem 3: Cartaz explicativo Imagem 4: Cartilha

Imagem 5: Ímã RESULTADOS E DISCUSSÃO

Estão elencados a seguir, os resultados do projeto, especialmente na etapa de manutenção:

1) Quanto às adequações físicas efetivadas na instituição para atender as demandas do descarte correto dos resíduos

Além da substituição das lixeiras externas que ocorreram logo no início do projeto do projeto em 2009, foram adquiridas e substituídas, em 2014, cerca de120

(9)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 56 lixeiras internas (salas de aula e departamentos) e foram disponibilizadas lixeiras específicas para o descarte de erva- mate e borra de café.

2) Quanto a sensibilização da comunidade acadêmica

Foram fixados adesivos indicativos em todas as salas de aula com as especificações dos resíduos recicláveis e biodegradáveis e com frases de sensibilização direcionadas a comunidade acadêmica.

Além disso, realizaram-se reuniões com proprietários dos estabelecimentos do Centro de Convivência da Unicruz e com os funcionários do setor de limpeza para monitoramento e orientações quanto ao descarte e acondicionamento correto dos resíduos.

Foi realizada a distribuição de materiais gráficos sobre a CSS pelo boneco (mascote) do projeto e a projeção do vídeo institucional da CSS em eventos institucionais tais como Seminário Interinstitucional, Seminário Internacional do MERCOSUL, Fórum de Sustentabilidade do COREDE Alto Jacuí.

Realizou-se uma oficina no Seminário Internacional do MERCOSUL sobre a metodologia de implantação da coleta seletiva solidária e foram produzidas matérias para o Facebock e BLOG do projeto que contabilizam 45,901 acessos.

Foram realizadas, também, visitas pelo bolsista, funcionário do setor de administração do campus e catadores aos setores da instituição para sensibilização, orientações e monitoramento da separação dos materiais recicláveis.

3) Quanto ao volume dos materiais enviados por intermédio da CSS para as associações de catadores de Cruz Alta

Houve um aumento significativo do volume de materiais recicláveis enviados para as associações de catadores. Está sendo enviado em média 656,8 kg de materiais. Os principais materiais são: papel branco, papelão, papel e ultimamente está sendo enviado um volume importante de sucata.

(10)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 57 A reflexão acerca do compromisso tanto pessoal quanto profissional com o desenvolvimento sustentável, por meio das ações de sensibilização realizadas a partir do projeto de extensão da CSS, também são apontados como resultados positivos.

Neste sentido, segundo Akerman (2004),

O desafio para o século XXI não é mais apenas o de coordenar a produção e distribuição de bens e serviços, mas o de organizar em torno de um projeto comum as energias, os recursos, as capacidades de sujeitos e organizações sociais. (p.33).

Em consonância a este pensamento é que a Unicruz, enquanto uma instituição de ensino compromete-se em informar aos seus estudantes sobre o papel da conscientização, da coleta seletiva, do reaproveitamento e da reciclagem como um meio de promovermos uma melhoria no ambiente onde ocorre o projeto. Acreditamos assim, conforme Freire (1989) menciona que

A desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança, quando começam a se ver com seus próprios olhos e se tornam capazes de projetar. Quando vão interpretando os verdadeiros anseios do povo. Na medida em que vão se integrando com seu tempo e seu espaço e em que, criticamente, se descobrem inacabados (p. 54).

Frente a isso, os acadêmicos da instituição, vivenciam situações das quais necessitam de reflexões atitudinais que se tornam frequentes no cotidiano do estudante, não somente no interior da instituição, mas também no exterior dela, pois o objetivo do projeto CSS é a promoção e a disseminação de ideias e ações que promovam a conscientização ambiental solidária.

(11)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 58 Outro importante resultado desse projeto é a possibilidade de formação acadêmica por meio de um projeto de extensão universitária, visto que desde o início do mesmo, já tivemos a participação e o engajamento de alunos/ bolsistas de diferentes áreas de atuação: Publicidade e Propaganda, Serviço Social, Ciências Econômicas e por último, Jornalismo.

Assim como também, o projeto sempre foi executado contando com a participação efetiva de professores colaboradores de diferentes áreas de atuação.

No que diz respeito aos resultados voltados a formação dos bolsistas, através da ação extensionista acredita- se que houve a promoção de um processo de ensino- aprendizagem contextualizado com a realidade social contemplando o movimento dialógico teoria/ prática, bem como o compromisso institucional de uma formação voltada não só a dimensão profissional, mas também atenta aos aspectos de formação pessoal e social coerente com a realidade visto que para desenvolver as ações previstas no projeto da CSS houve a necessidade destes conhecerem a realidade social e a vulnerabilidade socioeconômica que cerca os catadores assim como uma outra forma de organização para o trabalho – o associativismo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Unicruz, a partir do projeto de extensão universitária da Coleta Seletiva Solidária está confirmando e ampliando o seu compromisso com a formação acadêmica e com a preocupação para um desenvolvimento sustentável, dando o exemplo de que é possível implementar e executar ações para diminuir o envio de resíduos recicláveis aos lixões.

Além disso, ainda contribui para geração de trabalho e renda de populações que se mobilizam e se organizam em torno de outra forma de trabalho - o associativismo/cooperativismo. Os seres humanos e as instituições encontram- se atualmente em um estágio em que as ações humanas conflitam com obrigações e

(12)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 59 direitos que afetam o destino do homem. O descarte e a gestão dos resíduos é uma destas obrigações.

Na Unicruz ainda não foram atingidos plenamente os objetivos previstos no projeto da CSS, mas uma das constatações feitas até o presente momento é de que a educação ambiental deve ser vista como um processo contínuo e permanente e, sendo assim, a mesma se constitui em um importante instrumento de mobilização para a mudança de hábitos e comportamentos, especialmente em projetos relacionados à coleta seletiva e a sustentabilidade das cidades e do planeta.

É preciso difundir a ideia de que para alcançarmos o tão almejado desenvolvimento sustentável, precisamos partir de iniciativas locais, em microrregiões, a exemplo, dos munícipios, para podermos expandir as práticas e conquistas realizadas a um nível maior, como capitais e o próprio país.

As ações institucionais locais, por sua vez, objetivam disseminar essa ideia para que ela deixe de ser apenas algo teórico e torne-se, uma prática, ou melhor, um comportamento que pudesse abranger o maior número de locais possíveis.

A CSS na Unicruz é um projeto de compromisso com o futuro e com um novo olhar comportamental, tanto em âmbito individual, quanto no âmbito coletivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AKERMAN, M. Território, governança e articulação de agendas. In: Gestão Local nos Territórios da Cidade. São Paulo: Secretaria Municipal das Subprefeituras de São Paulo, 2004.

BORTOLI, Mari Aparecida. Processos de organização de catadores de materiais

recicláveis: lutas e conformações. Rev. katálysis [online]. 2013, vol.16, n.2, pp.

248-257. ISSN 1414-4980.

BRASIL. Presidência da República. Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasil, 2010a.

(13)

CATAVENTOS ISSN: 2176-4867 – ANO 8, N. 01, 2016. 60 FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

GRIMBERG, E. & BLAUTH, P. Publicação Pólis: Coleta seletiva de lixo reciclando materiais, reciclando valores. São Paulo: Instituto de estudos, assessoria e formação em políticas sócias, 1998.

MAGERA, M. Os empresários do lixo: um paradoxo da modernidade. Campinas: Editora Átomo, 2005

PROJETO DE EXTENSÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA. Universidade de Cruz Alta, 2014.

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO DE EXTENSÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA. Universidade de Cruz Alta, 2014.

ROCHA, Jeferson Marçal da. Sustentabilidade em Questão – Economia, Sociedade e Meio Ambiente. Jundiaí: Paco, 2011.

TEIXEIRA, Karla Maria Damiano. TRABALHO E PERSPECTIVAS NA

PERCEPÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. Psicol. Soc.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

3- Afivele o cinto de segurança assegurando-se de que a cinta da cintura passe por baixo dos dois apoios de braço e a cinta diagonal passe por cima do apoio de braço, próxima à

a) Montagem das amostras(12cm² por 1mm de espessura), onde se realizou uma soldagem com fio de cobre, e em uma das faces foi isolado com a resina acrílica. Foi soldado também o

No direito brasileiro, a transmissão da propriedade imóvel acima de determinado valor (art. 108 Código Civil brasileiro) exigirá documento elaborado exclusivamente pelo notário e

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

[r]