• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE MATO GROSSO-IESMT DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE MATO GROSSO-IESMT DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LOGÍSTICA REVERSA NA EMPRESA CENTRO NORTE COMÉRCIO DE METAIS LTDA.

(2)

2 RESUMO

O artigo apresenta uma pesquisa realizada na empresa Centro Norte Comercio de Metais Ltda. Localizada na capital Cuiabá-MT. A questão da reutilização e da reciclagem passam a criar um fluxo reverso de materiais e produtos descartados pós-consumo, a Logística reversa pode auxiliar no desempenho da empresa o que gera possibilidade de aproveitamento do que foi gerado e do que seria descartado. Dessa maneira, esse aproveitamento econômico poderá contribuir para redução dos impactos ambientais e sociais do lixo gerados de sucatas. O objetivo do desenvolvimento da pesquisa acadêmica é apresentar a importância da logística reversa no setor de sucatas, seguido dos objetivos específicos que apontou todos os produtos recebidos na empresa Centro Norte Comércio De Metais Ltda. Apresentam-se ainda os fluxogramas dos três principais produtos que fomentam a receita da empresa, e demonstração de valores que contribuem para redução da poluição ambiental, apresentam-se os resultados obtidos através da coleta de dados em pesquisa de campo e discussões seguidas de propostas de intervenção.

Palavras-Chave: Logística Reversa, Reutilização, Reciclagem.

ABSTRACT

The article presents a survey conducted at the company Centro Norte Comercio de Metais Ltda. Located in the capital Cuiaba-MT. The issue of reuse and recycling start to create a reverse flow of materials and products discarded post-consumer, reverse logistics can assist in the performance of the company which leads to recovery of which was generated and that would be discarded. Thus, this economic use can contribute to reducing environmental and social impacts of waste generated scrap. The goal of the academic research development is to present the importance of reverse logistics in the scrap sector, followed by the specific objectives that pointed all products received the company Norte Metals Trade Center Ltda. It presents also the flowcharts of the three main products that promote the company's revenue and statement of values that contribute to reducing environmental pollution, the results are presented obtained by field survey data collection and followed discussions of proposals intervention.

(3)

3 Na atualidade, empresas buscam estratégias para aperfeiçoarem ou até mesmo criarem novos caminhos para atender ao mercado. O tema que será abordado neste trabalho vem se tornando cada vez mais presente, e sendo uma alternativa de diferencial competitivo frente à concorrência. A logística é um fator determinante para as empresas quanto à distribuição física dos produtos, devido aos crescentes volumes transacionados e a necessidade de ter-se o produto certo, no tempo certo e no local certo atendendo a diversidade de clientes e garantindo o posicionamento no mercado.

O processo logístico é responsável pelo planejamento, operação e controle do fluxo de mercadorias e informações, desde o fabricante até o consumidor. Considerando o aumento do consumo, a globalização das economias, a criação de padronização de produtos e a diminuição do ciclo de vida dos produtos, o fluxo de mercadorias tende a atingir um volume cada vez maior. Por isso deve-se levar em consideração a reciclagem ou descarte apropriado dos produtos consumidos. A logística reversa veio para impactar a forma pela qual o Brasil trata o seu lixo, ela visa ao recolhimento de resíduos gerados na cadeia produtiva, para tratamento, reprocessamento, reutilização ou descarte definitivo. A mesma passou por muitas mudanças nas últimas décadas, ganhando agora uma visão mais aprofundada e tornando-se uma ferramenta de competitividade entre as empresas.

O objetivo geral do trabalho foi apresentar a importância da logística reversa no setor de sucatas, seguido dos objetivos específicos que apontou todos os produtos recebidos na empresa Centro Norte Comércio De Metais Ltda. Apresenta-se ainda o fluxograma dos três principais produtos que fomentam a receita da empresa, demonstrando os valores de poluentes que a empresa está retirando do meio ambiente.

Nos próximos capítulos apresentam-se as teorias e bases referenciais sobre os fundamentos de cadeia de suprimentos, conceitos e definições de logística, logística reversa, a dimensão dos mercados da mesma, fatores de influência na organização de um canal de distribuição reverso de pós-consumo, fatores modificadores da organização de um canal de distribuição reverso, impactos da lei federal N° 12305/2010 PNRS -Política Nacional de Resíduos Sólidos- para as empresas, além do estudo de caso realizado na empresa Centro Norte Comércio de Metais Ltda. com metodologia de pesquisa, abordagem, procedimentos, amostra e resultados e discussões.

(4)

4 2 REVISÃO TEÓRICA

Possibilita-se fundamentar, dar consistência a todo o estudo. Tem a função de nortear a pesquisa, apresentando um embasamento da literatura já publicada sobre o mesmo tema, demonstrando que o (a) pesquisador (a) tem conhecimento suficiente em relação a pesquisas relacionadas e a tradições teóricas que apoiam e cercam o estudo.

2.1 CADEIA DE SUPRIMENTOS

A intensa competição dos mercados globais, a introdução de produtos com ciclos de vida reduzidos e a grande expectativa dos clientes forçaram as empresas a investir e focar a sua atenção na cadeia de suprimentos. Esses fatores, juntamente com os avanços contínuos em tecnologia de comunicação e transporte (por exemplo, comunicação móvel e entrega noturna) promoveram a contínua evolução da cadeia de suprimentos e das técnicas utilizadas no seu gerenciamento. Em uma típica cadeia de suprimentos, as matérias-primas, são adquiridas, os itens são produzidos em uma ou mais fábricas, transportados para depósitos para armazenamento temporário e, então despachados para varejistas e clientes. Consequentemente, para reduzir os custos e aumentar o nível de serviço, as estratégias eficazes da cadeia de suprimentos devem considerar as interações nos vários níveis da cadeia. (LEVI et al.2003) Segundo Levi et al (2003)

A gestão de cadeia de suprimentos é um conjunto de abordagens utilizadas para integrar eficientemente fornecedores, fabricantes, depósitos e armazéns, de forma que a mercadoria seja produzida e distribuída na quantidade certa, para a localização certa e no tempo certo, de forma a minimizar os custos globais do sistema ao mesmo tempo em que atinge o nível de serviço desejado. (SIMCHI-LEVI et al 2003, pág. 27). Uma cadeia de suprimentos engloba todos os estágios envolvidos, direta e indiretamente, no atendimento de um pedido ao cliente. A cadeia de suprimento não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. Dentro de cada organização, como por exemplo, de uma fábrica, a cadeia de suprimento inclui todas as funções envolvidas no pedido do cliente, como desenvolvimento de novos produtos, marketing, operações, finanças e o serviço de atendimento ao cliente, entre outras. (CHOPRA, 2003).

2.2 LOGÍSTICA

A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-la de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo. As atividades de transporte, estoque e comunicações iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiões vizinhas. Hoje, as empresas devem realizar essas mesmas atividades como uma parte essencial de seus negócios, a fim de prover seus clientes com os bens e serviços que eles desejam. Entretanto, a administração de empresas nem sempre se preocupou em focalizar o controle e a coordenação coletivos de todas as

(5)

5 ganhos principais resultantes de se rever a administração das atividades logísticas estão transformando a disciplina numa área de importância vital para uma grande variedade de empresas. (BALLOU, 1993, p.18). A logística também tem importância numa escala global. Na economia mundial, sistemas logísticos eficientes formam bases para o comércio e a manutenção de um alto padrão de vida nos países desenvolvidos. (BALLOU, 1993, p.18). Segundo Leite, 2009

A logística pode ser entendida como uma das mais antigas e inerentes atividades humanas na medida em que sua principal missão é disponibilizar bens e serviços gerados por uma sociedade, nos locais, no tempo, nas quantidades e na qualidade em que são necessários aos utilizadores. (LEITE, 2009, p. 3)

2.3 LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa é a área da logística empresarial que tem a preocupação com os aspectos logísticos do retorno ao ciclo de negócios ou produtivo de embalagens, bens de pós-venda e de pós-consumo, agregando-lhes valores de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros (LIVA et al. 2003). O conceito de logística reversa ainda não está totalmente definido. Devido às novas possibilidades de negócios relacionados com o crescente interesse empresarial e pesquisas na área, este conceito apresenta-se em evolução. (BALLOU,1993, p.18). Segundo Leite, 2009

Entendemos a logística reversa como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuições reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros. (LEITE, 2009, p.16-17).

Um dos conceitos que está por trás da logística reversa é o conceito de ciclo de vida do produto. O ciclo de vida dos produtos pode ser dividido em quatro estágios: lançamento, crescimento, maturação e declínio. A fase de introdução refere-se ao lançamento do produto no mercado, com demanda mínima e ainda é necessário ajuste. Na fase de crescimento o produto começa a ser conhecido no mercado e, consequentemente, competitivo. Na fase de maturidade o produto já é aceito pelos consumidores e a concorrência já se encontra igualada. Com isso, inicia-se a fase de declínio pela obsolescência do produto.

O profissional em logística precisa estar constantemente a par do estágio do ciclo de vida dos produtos a fim de poder adaptar os padrões da distribuição a cada estágio em busca da eficiência máxima. A logística reversa, para os fins de reciclagem e descarte, está presente no último estágio, o declínio. Neste estágio, o

(6)

6 produto pode ser revertido em matéria-prima para a fabricação de outro produto ou ser descartado de maneira adequada. (BALLOU,1993 p.18)

A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. Segundo Leite, 2009

O objetivo estratégico econômico da implementação da logística reversa justifica a consideração anteriormente feita sobre o valor da economia reversa, quando compara o valor produzido com matérias-primas primárias e secundárias, diferentemente do modo tradicional de avaliação, pelo valor do produto de pós-consumo. (LEITE, 2009, p 103)

2.4 IMPACTOS DA LEI FEDERAL N° 12305/2010 PNRS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA AS EMPRESAS.

O Decreto 7.404. De 23/12/2010, regulamenta a Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cria o Comitê Interministerial da Política Nacional e o Comitê Orientador para implantação dos Sistemas de Logística Reversa. A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, as responsabilidades dos geradores, do poder público, e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis. Ela consagra um longo processo de amadurecimento de conceitos: princípios como o da prevenção e precaução, do poluidor-pagador, do eco eficiência, da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, do reconhecimento do resíduo como bem econômico e de valor social, do direito à informação e ao controle social, entre outros. (ROLLEMBERG, 2013). A Lei estabelece uma diferenciação entre resíduo e rejeito num claro estímulo ao reaproveitamento e reciclagem dos materiais, admitindo a disposição final apenas dos rejeitos. Inclui entre os instrumentos da Política as coletas seletivas, os sistemas de logística reversa, e o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas e outras formas de associação dos catadores de materiais recicláveis. (ROLLEMBERG, 2013).

(7)

7 ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem emprego de métodos científicos. A especificação da metodologia de pesquisa é a que abrange maior número de itens, pois responde, a um só tempo ás questões como? Com que? Onde? Quanto? Materiais e métodos compreendem-se o instrumental empregado e a descrição das técnicas adotadas, incluindo-se a experimentação com pormenores. A seleção do instrumental metodológico está, portanto, diretamente relacionada com o problema a ser estudado; a escolha dependerá dos vários fatores relacionados com a pesquisa, ou seja, a natureza dos fenômenos, o objeto da pesquisa, os recursos financeiros, a equipe humana e outros elementos que possam surgir no campo da investigação. Tanto os métodos quanto as técnicas devem adequar-se ao problema a ser estruturado, ás hipóteses levantado e que se queira confirmar, ao tipo de informações com que se vai entrar em contato.

Apresenta-se a metodologia na pesquisa de campo utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual procura-se uma resposta, ou de uma hipótese, que queira comprovar, ou, ainda, de descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles.

3.1 PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

Utilizou-se o procedimento de coleta de dados por meios quantitativos, qualitativos, exploratório e questionário que se caracteriza como um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de 13 perguntas abertas e fechadas, aplicada a gestora da empresa Centro Norte Comércio de Metais, na data de 24 de novembro de 2015.

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Após análise do diagnóstico realizado na empresa Centro Norte Comércio de Metais LTDA, e considerando-se todo conceito de cadeia de suprimentos, logística e logística reversa, no qual ambos conceitos estão amplamente relacionados ao tripé da sustentabilidade, que relaciona os parâmetros: ambiental, social e econômico. Ambiental.

Social: Através do desenvolvimento da logística reversa, a imagem corporativa da empresa deve atentar as necessidades sociais, buscando ser uma empresa socialmente justa. Econômico: Algumas das contribuições da logística reversa para o setor econômico da empresa são: recuperação de valor e redução de custo entre outras, procurando realizar o que é economicamente viável. Por meio da coleta de dados realizada na empresa Sucatão Centro Norte de Comércio de Metais, apontam-se todos os produtos recebidos na empresa:

Figura 5- Produtos Recolhidos pela Empresa, os três principais. Produtos recolhidos pela

empresa Os principais Alumínio Ferro Cobre Alumínio Ferro Cobre Latinha

(8)

8 Fonte: Dados Obtidos

Dentre os produtos citados acima, os mais importantes são: o cobre, ferro e o alumínio, pois constatou-se que geram e tem participação de maior receita para a empresa. Observou-se que todos os produtos recebidos na empresa pós-consumo, estão relacionados diretamente com a reciclagem industrial, ou seja, separado por cada tipo e realizado todo processo de separação, limpeza, descarte, amassamento dos produtos. Em sequência, realiza-se o desmanche industrial, reuso consolidação e coletas. Sendo assim, todo o processo desde o recebimento dos produtos pós-consumo, até a coleta (onde ocorre o retorno dos produtos para os fabricantes como matéria-prima secundária) está relacionada diretamente com a cadeia de suprimentos.

Em relação aos produtos não ferrosos ferro e aço são destinados a siderúrgica Arcelormittal uma das maiores produtoras de aços longos e trefilados no Brasil, especializada na produção de fio-máquina para aplicações na indústria e uso geral, laminados para a construção civil e trefilados. A Arcelormittal Aços Longos, atua no Brasil desde 1921. Controla um conjunto de usinas siderúrgicas e de trefilarias no País (Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia), na Argentina (Acindar), na Costa Rica (Arcelormittal Costa Rica) e em Trinidad y Tobago (Arcelormittal Point Lisas).

4.1 DISCUSSÕES

Após a análise dos resultados fornecidos, pode-se observar alguns pontos positivos e negativos onde podem ser melhor esclarecido no quadro a seguir:

PONTOS POSITIVOS PONTOS NEGATIVOS Fomenta o comércio local. Não possui missão, visão e valores definidos. Contribui para redução da poluição. Poluição Visual Local. Gera emprego direto e indireto. Não possui parcerias. Gera renda. Não

disponibiliza de equipamentos de trabalho adequados. Contribui para sustentabilidade dos recursos naturais. Sucatas e plásticos ficam a céu aberto.

Fonte: Dados obtidos 2015 Fonte: Dados obtidos 2015

(9)

9 Com base nas informações coletadas, conclui-se que a Logística reversa é realmente um diferencial competitivo, que traz vantagens para a sociedade, meio ambiente e para a própria empresa.

Referente ao estudo de caso realizado na empresa Centro Norte Comercio de Metais Sucatão, pode-se observar o processo reverso dos resíduos gerados pós-consumo. Observaram-se as etapas necessárias para o retorno dos resíduos, iniciando-se pela responsabilidade compartilhada, seguida pela logística reversa com o intuito de se obter receitas para a organização.

De acordo com a pesquisa de campo, sugere-se o estabelecimento dos princípios (missão, visão, valores), para o reconhecimento da mesma perante a sociedade; a utilização de equipamentos de trabalho apropriado (EPI) e o estabelecimento de parcerias visando maior abrangência e reconhecimento do trabalho realizado. Referente aos dados financeiros, relatando custos com os transportes dos resíduos sólidos, planilhas financeiras apresentando em valores os lucros com a comercialização de metais, não foram disponibilizados devido serem informações restritas.

(10)

10 REFERÊNCIAS

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial - Transportes, Administração) e

Materiais, Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 1993.

CHRISTOPHER, Marin. Logística e Gerenciamento da cadeia de suprimentos

criando redes que agregam valor 2° edição Thompson 2007.

CHOPRA, Sunil Meindl. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Estratégias,

Planejamento e Operação. São Paulo Pearson 2003.

GUARNIERI, Patrícia, CHRUSCIACK Daniele, OLIVEIRA Ivanir, HATAKEYAMA kazuo, SCANDELARI Luciano. et al. WMS -Warehouse Management System.

Adaptação Proposta para o Gerenciamento da Logística Reversa. Prod., São

Paulo, v. 16, n. 1, p. 126-139, abr. 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010365132006000100011& lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 22 out. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132006000100011.

LEITE, Paulo Roberto. Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002

OLIVEIRA NETO, Geraldo Cardoso de et al. Avaliação das Vantagens Ambientais

e Econômicas da Implantação da Logística reversa no setor de vidros impressos.Ambient. soc., São Paulo, v. 17, n. 3, p. 199-220, set. 2014 Disponível

em<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2014000300012&lng=pt&nrm=iso>.acesso em 22 out. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2014000300012.

ROGERS, D. S.; TIBBEN-LEMBKE, R. S. As Tendências e Práticas da Logística

Reversa 1999. Disponível em: <http://www.rlec.org/reverse.pdf>. Acesso em: ago. 2010. ROLLEMBERG, Francisco

Impactos Da Lei Federal N° 12305/2010 PNRS Política Nacional De Resíduos Sólidos para as Empresas Disponível em http://www.portalresiduossolidos.com/lei-12-3052010-politica-nacional-de-residuos-solidos/, acesso em 17/10/2015.

Referências

Documentos relacionados

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

VI Cancelamento por adequação a novo RAC (vencimento do 1º. Submeter ao Cgcre, para análise e aprovação da utilização, os memorandos de Entendimento, no escopo

Cultural Brasil/Noruega 2014, pela representante do Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Oslo.. 20:30 - Intervalo Intervalo Intervalo - Coquetel

(NOME COMPLETO), nacionalidade, estado civil, profissão, portador(a) da carteira de identidade RG n.º (número de RG), inscrito(a) no CPF sob n.º (número de CPF),

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às