• Nenhum resultado encontrado

LOGISTICA REVERSA EM BATERIAS DE CELULAR: UM ESTUDO DE CASO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LOGISTICA REVERSA EM BATERIAS DE CELULAR: UM ESTUDO DE CASO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

XXVII ENANGRAD

CAMPINAS, 2016

LOGISTICA REVERSA EM BATERIAS DE CELULAR: UM ESTUDO DE CASO

Alice Antonia dos Santos Simone Rossi Pereira Alexsandra Jardim Silva Alves

(2)

ÁREA DE AVALIAÇÃO:

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGISTICA - GOL

TÍTULO:

(3)

RESUMO

Este artigo tem como objetivo principal, identificar como é feito o processo da logística reversa das baterias de celular em uma cidade da região noroeste paulista. Como procedimento metodológico foi utilizado a pesquisa de natureza exploratória, com estudo de caso e o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário aplicado para os responsáveis das empresas de telefonia Vivo e Claro, em junho de 2016. Ambas as empresas afirmaram que possuem consciência dos problemas que podem ocorrer quando existe o descarte incorreto da bateria do celular, afirmam também que promovem campanhas de conscientização e que não existem desvantagens no processo de logística reversa, trazendo como benefícios a preservação ambiental, além de proporcionar renda com a venda dos materiais, renda esta revertida em projetos de cunho socioambiental.

Palavras-chave: Logística reversa; Baterias de Celular; Projeto Socioambiental.

ABSTRACT

This article aims to identify how is the reverse logistics process of cell batteries in a city in northwestern São Paulo region. As methodological procedure was used to research exploratory, with case study and data collection instrument used was the questionnaire to the heads of live telephone companies and Claro in June 2016. Both companies said they have consciousness the problems that can occur when there incorrect disposal cell battery, also claim that promote awareness campaigns and that there are no disadvantages in the reverse logistics process, bringing benefits as environmental preservation, and provide income from the sale of materials, this income reversed in socio-environmental projects.

(4)

INTRODUÇÃO

Atualmente, nota-se, que esta mais evidente a preocupação e os cuidados com o meio ambiente, fazendo com que o conceito de desenvolvimento sustentável esteja ganhando importância, já que o intuito é atender as necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras.

Com o passar dos anos, o consumo aumentou de forma demasiada, fazendo com que se produza mais, gerando mais resíduos, causando degradação ao meio ambiente e comprometendo os recursos naturais que estão cada vez mais escassos.

Um novo conceito surge, logística reversa, fazendo com que as empresas se conscientizem pela responsabilidade por todo o ciclo de vida de seus produtos, caminhando para um mundo mais sustentável.

Adotando o sistema reverso, as empresas poderão fazer com que seus produtos após o final de sua vida útil retornem para o canal de distribuição nos quais serão reaproveitadas como matérias primas secundárias ou para o descarte correto. Com o avanço acelerado da produção e do desenvolvimento tecnológico, houve aumento significativo do “lixo eletrônico”. Quando estes resíduos entram em contato com o planeta de forma incorreta, acabam se tornando nocivos à saúde, fato este, que leva as empresas produzirem de maneira mais consciente.

O fato da tecnologia da informação apresentar um ciclo de vida cada vez menor faz com que estes sejam descartados mais rápidos, por se tornarem obsoletos de forma acelerada, sendo substituídos em um curto período de tempo. O chamado lixo eletrônico possui substancias químicas que poluem os recursos naturais comprometendo a saúde das pessoas, motivo este, que induz o este estudo sobre como destinar de forma consciente as baterias de celulares no final de sua vida útil.

Logística reversa versus sustentabilidade e meio ambiente: Um estudo de caso em uma empresa de celulares sobre a logística reversa das baterias dos celulares para o desenvolvimento sustentável.

Os produtos eletrônicos estão aumentando cada vez mais com o avanço da tecnologia, alguns deles como os de telecomunicações possuem um ciclo de vida muito curto porque ficam obsoletos devido às novas tecnologias, então são substituídos e descartados rapidamente, acontece que este descarte é feito de forma incorreta.

As baterias dos celulares possuem substancias químicas que em contado com o meio ambiente polui os recursos naturais e gera riscos para a saúde humana. O processo de logística pós-consumo é ideal para as empresas que vendem este tipo de eletrônico, então como é feito o processo da logística reversa das baterias de celulares utilizadas pelos consumidores na empresa, quais os benefícios e a contribuição?

O presente artigo se justifica pela necessidade de adequação das empresas às mudanças que ocorrem constantemente dentro do cenário empresarial, conscientizando o consumidor, a empresa e o governo pela necessidade de preservação do meio ambiente e o papel de cada um neste processo.

Essa necessidade de adequação é a Logística reversa, essa implantação mostra que a empresa busca por um mundo mais sustentável e se responsabilizem pelo produto fabricado após sua vida útil, dando assistência para que não seja feito o descarte incorreto.

(5)

Como o lixo eletrônico é um resíduo perigoso e as baterias de celulares, são cada vez mais consumidas devido aos avanços tecnológicos que vão sendo aprimorados.

As baterias devem ser direcionadas para o centro de produção, podendo ser reutilizadas ou até passar por processos para descarte correto de forma que não prejudique o meio ambiente.

Infelizmente poucos sabem dos riscos que as substancias químicas causam na saúde humana, devido ao descarte inadequado, desta forma os fabricantes devem conscientizar seus clientes e promover campanhas de processo logístico reverso pós-consumo.

Esta é uma atitude que proporciona redução dos custos em aquisição de matérias primas virgens, além da preservação dos recursos naturais reutilizando após seu consumo. O correto é que todas as empresas se responsabilizem pelo destino final dos produtos gerados, reduzindo os impactos que elas causam.

Com o aumento da população o mundo está chegando a um ponto cada vez mais critico, e é preciso pensar na sustentabilidade para não haver um futuro incerto. A logística reversa tem se tornado cada vez mais importante para as empresas, e pode ser uma das soluções para o mundo mais sustentável.

Este artigo tem como objetivo principal, identificar como é feito o processo da logística reversa das baterias de celular em uma cidade da região noroeste paulista. Para atingir o objetivo geral traçado, foram definidos os seguintes objetivos específicos, procurando identificar: a) O processo, as vantagens e desvantagens da logística reversa; b) O nível de preocupação da empresa em relação ao descarte das baterias de celular; c) Os principais benefícios do retorno das baterias ao processo de produção; d) O nível de conhecimento das empresas sobre os impactos que as baterias podem causar ao meio ambiente; e) O nível de conhecimento da empresa sobre a lei 12.305/10.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Logística

A logística trata da movimentação dos materiais e informações deste no momento da aquisição até a entrega do produto pronto ao cliente final.

Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. (CARVALHO, 2002, p. 31).

Para que todo processo da cadeia de suprimentos seja eficaz, a logística contribui significativamente para melhoria em qualquer processo produtivo.

Atualmente as empresas necessitam minimizar da melhor forma seus custos sem interferir na qualidade do produto, entrega rápida e com garantia de satisfação do consumidor final, para isto é necessária toda uma integração entre gestão de estoques, compras, distribuição, armazenamento, produção, transportes, comunicação e informações, para entregar o produto certo, no local certo e na hora certa.

A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de

(6)

movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. (BALLOU, 2014, p. 17).

A Logística Empresarial tem como maior objetivo, redução dos custos e conservação da qualidade, poder atender os clientes no momento certo, garantir a disponibilidade dos produtos sempre, manter e aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes.

Figura 1 – Áreas de atuação da logística empresarial

Fonte: Adaptado de Ballou (2014).

A figura anterior explica todo o procedimento logístico na cadeia de suprimentos, desde os materiais novos até o consumidor final, e depois procedimento reverso para tornarem materiais reaproveitados e voltar ao mercado consumidor.

Logística Reversa

Com o aumento da população, ocorre o aumento de resíduos que degradam o meio ambiente. As empresas se preocupam apenas em produzir e não se responsabilizam com o que ocorre com seu produto pós-consumo.

As empresas deveriam se conscientizar da importância de reaproveitar os insumos utilizados dentro do processo produtivo criando até mesmo outros produtos, e também reutilizar seus produtos pós consumo, ou pelo menos garantir o descarte correto sempre pensando na conservação do meio ambiente.

A logística reversa é um método para retorno de produtos depois de utilizados, eles retornam ao mesmo local onde foram adquiridos.

Logística reversa é a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós venda e pós consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, de imagem corporativa, entre outros. (LEITE, 2005, p.16-17)

Com a escassez de recursos naturais este método tem um papel importante para rumo ao movimento sustentável, além de se destacar diante a concorrência.

(7)

A logística reversa inclui todas as atividades físicas e de gestão que apoiam a coleção destes produtos, transporte, produção, ponto de distribuição ou consumo, ponto de recuperação ou ponto de eliminação adequada. Ela trilha o caminho inverso da logística dos canais de distribuição, pois ao invés de levar um produto da fábrica para consumidor, faz todo o processo inverso, traz de volta um bem ou produto (seja por defeitos ou até mesmo o final de sua vida útil), do consumidor para a fábrica ou lugar de eliminação. (ROGERS & TIBBE-LEMBKE, 1998).

É importante para as empresas, pois as organizações que mostram grande interesse em preservação ao meio ambiente sempre estão à frente da concorrência, cumprindo com a legislação ambiental, garantindo a sustentabilidade, além de estar reduzindo custos está colaborando de uma forma legal com a natureza, isso pode até gerar uma estratégia de marketing.

Segundo Tadeu et. all. (2013) o avanço dos sistemas de produção, de informação e de tecnologia aliados á escassez de matéria-prima básica, bem como questões de ordem ecológica e ambiental possibilitou o surgimento de um novo perfil de consumidor, um consumidor mais consciente e exigente. Esse novo perfil de consumidor forçou agentes públicos e privados a acompanharem a tendência que, de forma pontual, possibilitou o desenvolvimento dessa nova área de logística empresarial. Assim, agregou-se um novo fluxo de distribuição denominado canal de distribuição reverso.

A vida útil do produto não termina após a entrega para o consumidor final, temos dois tipos de produtos, os duráveis e semiduráveis, após entrar no canal reverso eles podem ser aproveitados, a indústria pode transforma-los em matéria prima e fabricar um novo produto ou aproveitar algumas peças para fazer um produto secundário.

Essa ferramenta sempre existiu, mais agora a preocupação das empresas é constante devido à escassez de recursos naturais que não são renováveis que são usados para produzir matéria prima. O aumento da população cresce a cada dia, maior é a degradação do meio ambiente. Com essa nova preocupação as empresas buscam aplicar a logística reversa de seus produtos, para reciclar e a fim de diminuir os impactos causados. Tadeu (2013).

Tipos de logística reversa

Figura 2 – Tipos de Logística Reversa

(8)

Logística Reversa de Pós-consumo

É a operação do fluxo dos produtos que são descartados pela sociedade, como mostra a imagem passam em todos os processos de reciclagem destes produtos que chegaram ao fim da vida útil.

Pós-venda quando ouve falhas após a venda, como expedição errada, garantia da qualidade, e possui o fluxo reverso a solução.

São produtos adquiridos em pontos de vendas que são consumidos pelo consumidor final, após sua utilidade retornam ao canal reverso para tornarem matéria prima secundária, reuso ou descarte correto. Só pode ser considerada pós-consumo quando não possuir mais utilidade para o consumidor, ou seja, o fim de vida útil do determinado produto.

Os canais de distribuição reversos de pós-consumo constituem-se pelo fluxo reverso de produtos ou materiais constituintes que surgem no descarte dos produtos depois de encerrada a vida útil e que retornam ao ciclo produtivo (LEITE, 2003). Esses canais podem ser de reciclagem ou de reuso.

O canal reverso de pós-consumo pode ser reciclado, reutilizado ou para desmanche, vai para destinação final ou para reaproveitamento de matérias primas secundárias e mercados secundários com um ciclo sem fim.

“A vida útil de um bem é entendida como o tempo decorrido desde a sua produção original até o momento em que o primeiro possuidor se desembaraça dele” (LEITE, 2003, p. 34). Um produto ou material torna-se bem de pós-consumo quando sua vida útil é encerrada, mesmo assim, ainda pode ser aproveitado para algum fim específico.

Para Leite (2003), existem inúmeros motivos para que as empresas adotem e pratiquem a Logística Reversa de pós-consumo, motivos esses de ordem econômica, ecológica, legal, tecnológica, entre outros, que diferem em intensidade e sentido de empresa para empresa.

Depois de usado o consumidor poderá descarta-lo de qualquer forma, a empresa que adota esse procedimento de pós-consumo poderá coletar esses produtos para contribuir com o meio ambiente e inserir novamente para a produção. Leite (2003) reforça que a aplicação da Logística Reversa de pós-consumo gera vantagens econômicas, tendo em vista a utilização de matérias primas secundárias ou recicladas reintegradas ao ciclo produtivo, que geralmente apresentam preços menores em relação às matérias-primas virgens. Consequentemente também gera uma redução no consumo de insumos energéticos, como economia de energia elétrica, energia térmica, dentre outros, atentando ao fator sustentabilidade, ou seja, menor custo produtivo com menor utilização de recursos naturais. Com isso, beneficia a empresa de forma econômica, preservando o meio ambiente, com menor utilização de recursos naturais e garantindo assim melhor qualidade de vida à sociedade.

Logística Reversa de Pós-venda

São os produtos que por algum motivo voltaram para a cadeia de distribuição direta, seja por defeitos, arrependimento, local incorreto, produto errado; são retornados ao comercio para serem substituídos. Este serviço é assegurar que o cliente tenha maior aproveito com o que adquiriu e valor da sua compra, e claro que pode falhar então a logística de pós-consumo entra para minimizar o tempo que o cliente pode ficar sem a sua aquisição.

(9)

Para Leite (2002) citado por Mello ett. all. a logística reversa de pós-venda, é uma atividade que vem impactando na fidelização dos clientes, e essa assistência técnica de pós-venda além de fidelizar o cliente, alavanca a imagem e marca empresarial. Estes motivos foram agrupados nas categorias: Comerciais; Garantia/Qualidade e Substituição de Componentes.

É uma forma de competitividade em destacar-se obtendo um diferencial em fidelizar os clientes oferecendo essa assistência garantindo a satisfação do cliente e melhorar a imagem da empresa.

Resíduos Sólidos

Resíduos sólidos é todo resto de atividades humanas e não humanas este nome foi dado atualmente para o que chamamos de lixo, é considerado como lixo os produtos que consumimos no dia a dia, que são velhos e não prestam mais para uma nova utilização.

Estes resíduos eram considerados sem nenhuma utilidade e nem valor comercial, atualmente não podemos dizer o mesmo, hoje em dia surge uma preocupação com o desenvolvimento sustentável, sabemos que os recursos naturais são escassos, e precisamos usar esses recursos sem desperdícios e levar em conta não apenas a necessidade de nossa geração e sim das gerações futuras. Os materiais são reciclados de maneira direta e indireta, que podem virar insumos e matérias primas.

Existem diferentes formas de classificação de lixo, que afetam a legislação existente no tratamento. Uma delas, de maior interesse aqui, classifica o lixo de acordo com a sua fonte ou origem.

Quadro 1 – Tipos de Lixo

Domiciliar Formado por resíduos sólidos de atividades residenciais, contém grande quantidade de matéria orgânica, plástico, metal, vidro. Lixo comercial Formado por resíduos sólidos das áreas comerciais. Composto

por matéria orgânica, papéis, diversos tipos de plásticos. Lixo público Formado por resíduos de limpeza pública.

Lixo especial

Formado por resíduos, cujo tratamento, manipulação e transporte devem ser especiais, como baterias, pneus, embalagem de agrotóxicos, de combustíveis, venenos.

Lixo industrial

Classificado como lixo especial, deve ser submetido ao mesmo processo, indústrias urbanas que produzem resíduos

semelhantes ao domestico devem ter o mesmo tratamento. A disposição final inadequada de resíduos industriais, por exemplo, em lixões, na margem das estradas ou terrenos baldios,

compromete a qualidade ambiental e da vida da população. Lixo de serviço de saúde

Os serviços hospitalares, ambulatoriais e de farmácia são geradores dos mais variados tipos de resíduos, que, em contato com o meio ambiente ou misturado ao lixo doméstico, poderão ser vetores de doenças.

Lixo tecnológico

Materiais descartados de alta tecnologia, tais como aparelhos eletrodomésticos ou eletrônicos e seus componentes, de uso doméstico, industrial, comercial e de serviços.

Lixo atômico Resíduo tóxico e venenoso formado por substâncias radioativas, resultantes do funcionamento de reatores nucleares.

Lixo marítimo Os oceanos recebem toneladas de lixo provenientes de fontes terrestres (75%) ou de embarcações.

(10)

O quadro acima mostra toda classificação de lixo existente cada um são classificados de acordo com sua origem, e cada tipo de lixo recebem um tratamento especifico. E é de responsabilidade da legislação brasileira que varia com cada estado e municípios.

Para Kanayama (1999) são esses todos dos tipos de lixo existentes, e possui algumas alternativas de disposição que são: Reciclagem, reutilização, compostagem, incineração, aterro sanitário ou depósito em lixões. É comum vermos lixões como alternativos, porém não é responsável como uma forma mais adequada para depositar resíduos.

Quadro 2 - Problemas Decorrentes da Geração de Lixo.

Aspectos sanitário e ambiental

 Contaminação da água pelo chorume produzido pela decomposição da matéria orgânica;

 Contaminação do solo pelas condições favoráveis ao desenvolvimento de fungos e bactérias;

 Poluição do ar pelas emissões de poeira, gases e mau cheiro;  Disseminação de doenças como botulismo e o tétano, causadas por

fungos e bactérias, diarreias infecciosas, amebíase, tifo, peste bubônica e a leptospirose, causadas por vetores como baratas, moscas e ratos;

 Riscos de acidente aéreos com aves;

 Desabamentos provocados pelo lixo jogado nas encostas e carregado pela chuva;

 Enchentes causadas pela obstrução de rios e córregos.

Aspecto social

 Lixo jogado a céu aberto atrai populações de baixa renda que, por meio da captação e comercialização de materiais recicláveis, buscam uma forma de sustento;

 Alta exposição dos catadores a uma gama moléstias: ferimentos gastrointestinais e doenças de pele;

 má qualidade de vida dos catadores;

Aspecto econômico

 Elevados investimentos para recuperação de áreas e mananciais degradados;

 Altos custos de implantação e operação de aterros que ocupam imensas áreas, cuja vida útil se esgota rapidamente;

 Pesados gastos com saúde no tratamento de doenças ocasionadas pela disposição inadequada do lixo;

Fonte: Kanayama (1999).

Toda geração de lixo estão existentes os problemas, a tabela mostra os problemas em cada aspecto, devido a grandes quantidades de resíduos a falta de localidade para todo esse volume, são descartados e expostos inadequadamente, gerando todos os tipos de problemas classificados.

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação

(11)

ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado). MMA (2016, on-line).

A Politica Nacional de Resíduos Sólidos é uma lei ampla de 56 artigos de regras claras que devem ser seguidas por empresas, governo e também pela população. Ela possui um guia de gestão que indica qual a ordem que devem ser aplicado á gestão dos resíduos sólidos está ordem é: 1) Reduzir; 2) Reutilizar; 3) Reciclar; 4) Recuperar; 5) Destinar sobre o solo.

Uma das consequências mais esperadas desta legislação é o fim dos lixões, insalubres, desumanos, e tóxicos.

Os lixões são proibidos, pois causam danos a saúde humana além de degradar o meio ambiente, os aterros sanitários não são proibidos, porque a toda uma preparação no solo onde são colocados os lixos que são tratados e aquela área depois poderá ser recuperada.

Figura 3 – Aterros Sanitários

Fonte: Wordpress (2016, online).

A imagem mostra o aterro sanitário com todos os processos que são feitos para que não haja mau cheiro e nem poluição do lençol freático, é um terreno preparado e nivelado com terra e argila. O aterro recebe todos os dias uma cobertura para não haver o mau cheiro e poluição visual.

Como a toneladas de lixo produzidas pelos seres humanos não a mais espaço para aterros sanitários, então o novo método é reciclar os tipos de resíduos que podem ser recuperados, resíduos chamamos de todo lixo que podem ser recuperados e lixo é o que não pode ter aproveito nenhum como papel higiênico, fraldas, plásticos, peles, então somente eles que devem ir para uma destinação final no caso seria os aterros.

Reciclagem

A reciclagem contribui para diminuir o uso dos recursos naturais, ela serve para produtos que podem voltar ao seu estado normal. Surgiram ainda na idade média os primeiros serviços de coleta de lixo. Com a Revolução industrial aumentou a produção e o consumo e começou a causar impactos sanitários, acharam

(12)

necessário encontrar medidas para minimizar está situação, e iniciou a grande preocupação do descarte.

É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou sem relação com o anterior. O material que foi transformado é chamado de reciclado. É importante não confundir o conceito de reciclagem com reutilização, visto que na reutilização o material não é transformado em um novo produto. Ao reutilizar um produto, podemos aplica-lo na mesma função ou em outras funções, um exemplo é o uso de garrafas como objetos de decoração. INFOESCOLA (2016, online).

Temos esses dois conceitos, a reciclagem e reutilização, como sabemos a reciclagem é o produto que pode voltar ao seu estado anterior, o papel, por exemplo, não pode voltar a seu estado normal então ele é classificado na reutilização.

A reciclagem depende da coleta seletiva para poder separar corretamente os materiais recicláveis que é uma parte do lixo que são reaproveitados.

Figura 4 – Classificação por Cores dos Materiais Reciclaveis

Fonte: Clickescolar (2016, online).

A coleta seletiva é um método que pode separar os tipos de resíduos é a Lei 12.305 que obriga o poder público a financiar projetos de coleta seletiva.

Assim além de separar corretamente os resíduos, ajuda a não contaminação do lixo e uma grande vantagem é a melhoria da qualidade desses materiais.

(13)

Quadro 3 – Exemplos de Produtos Recicláveis

Vidro Potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

Papel Jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.

Metal Latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.

Plástico Potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Embalagens longa vida Leite, de tomate, de sucos, etc.

Fonte: Adaptado de Wordpress (2016, online).

Classificando corretamente os tipos de lixo e o que podem ser reciclados, facilita o trabalho para o caminho da sustentabilidade, além de não contaminar todo o lixo quando são misturados.

Ela e a logística reversa podem ter algo em comum, mas possuem algumas diferenças, mais elas buscam o mesmo objetivo, diminuir a degradação do meio ambiente e estar a caminho da sustentabilidade.

Quadro 4 – Diferença Entre Logística Reversa e Coleta Seletiva Logística

Reversa

É praticamente uma obrigação dos fabricantes, empresas, distribuidores e comerciantes, elaborar uma estrutura, para que os resíduos retornem ao ciclo produtivo, para que sejam aproveitados ou para descarte adequado. É uma obrigação do setor empresarial pois trata-se de resíduos perigosos.

Coleta seletiva

É uma obrigação do poder público, que são serviços de manejo de resíduos sólidos.

Fonte: Adaptado de Wordpress (2016, online).

METODOLOGIA

O procedimento metodológico utilizado no trabalho foi a pesquisa de natureza exploratória, onde a mesma exalta a ideia de proporcionar maior familiaridade ao problema através de levantamentos bibliográficos e entrevistas de modo que a pesquisa possa ser feita com uma maior compreensão e precisão, o intuito desse tipo de estudo é procurar padrões, ideias ou hipóteses.

O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, sendo definido como pesquisa qualitativa que nada mais é que um estudo empírico que busca determinar ou testar uma teoria, e que tem as entrevistas como uma das fontes de informações mais importantes.

As técnicas de amostragem utilizadas foram a não probabilística (amostra intencional), pois escolhem pessoas que podem ajudar na pesquisa porque já conhecem o assunto.

O instrumento de coleta de dados utilizado neste estudo foi o questionário, aplicando-se a entrevista com os responsáveis das empresas de telefonia Vivo e Claro em uma cidade da Região Noroeste Paulista, no mês de junho de 2016, com o propósito de coletar informações sobre o processo de logística reversa das baterias utilizadas pelos consumidores.

ANÁLISE DE RESULTADOS

Esta pesquisa foi aplicada em duas operadoras de celular, vivo e claro. No quesito sobre como é feito o processo de logística reversa das baterias utilizadas

(14)

pelos consumidores, a operadora claro respondeu que na venda o cliente é informado que no descarte do aparelho, baterias e carregadores o cliente ganha um bônus caso ele encaminhe a nossa loja.

Quando o cliente devolve a bateria, o mesmo é coletado periodicamente por uma empresa parceira e levado ao destino correto, e a operadora vivo respondeu que No ato da venda o cliente é informado que no descarte do aparelho, baterias e carregador seja encaminhado até nossa loja. Possuímos urnas de recolhimento onde o cliente devolve o lixo eletrônico, inclusive as baterias.

Temos empresas terceirizadas que recolhem as urnas: Belmont Trading é uma empresa especializada em reforma de componentes eletrônicos e em logística reversa global objetivando o reuso de materiais eletrônicos no mercado. Sipi Metals Corporation, empresa especializada em reciclagem dos materiais eletrônicos, obtendo anualmente 12 toneladas de ouro, 200 toneladas de prata, 4 toneladas de platina, 2 toneladas de paládio e 10 mil toneladas de cobre, além da GM&C – Empresa de transporte especializada em logística reversa em todo território nacional.

Quando questionado se a empresa tem consciência dos problemas que podem ocorrer quando há descarte incorreto da bateria do celular, ambas disseram que sim.

Sobre se as empresas promovem ou realizam campanhas para conscientizar os consumidores a retornarem ao ponto de vendas as baterias dos celulares após o consumo e claro apresentou o O Claro Recicla, programa de conscientização sobre o descarte correto de celulares, baterias e acessórios e o Claro Clube, programa de relacionamento e fidelização da operadora, fizeram uma parceria para incentivar as pessoas a destinarem de forma adequada seus celulares e baterias fora de uso ou obsoletos e a vivo Projeto Vivo Recicle seu celular.

Ambas alegam que não há desvantagens quando questionadas sobre a prática da logística reversa, enquanto que a operadora claro, através da mesma, estimula seus clientes com bônus que podem ser trocados por prêmios, além de uma marketing positivo para a empresa, a operadora vivo alega ser vantajoso que o descarte adequado das baterias, já que prejudicam a saúde das pessoas e o meio ambiente.

Segundo a claro, a logística reversa das baterias de celulares traz como benefícios a preservação ambiental como contribuição com o planeta e para a operadora vivo, os benefícios seriam a não contaminação do meio ambiente e proteção a saúde das pessoas, acreditando que contribui para um futuro melhor, além de que, segundo a Vivo, a renda adquirida na venda desses materiais é diretamente revertida ao Instituto Ipê, e é investido em projetos de conservação da fauna e flora brasileiras e de nascentes de rios, desenvolvidos pelos projetos Mico-leão-da-cara-preta, Mico-leão-preto e Nascentes Verdes Rios Vivos, do Instituto Ipê. Ambas as empresas se preocupam com o descarte ecologicamente correto ao final do ciclo de vida das baterias, para preservação do meio ambiente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A logística reversa gerencia o fluxo reverso dos produtos em diversos seguimentos e várias situações, podendo ser aplicada no pós venda onde os produtos voltam para sua cadeia de distribuição direta seja por motivo de arrependimento; produto errado e necessitam retornar ao produtor.

(15)

No pós-consumo onde gerencia o fluxo de produtos descartados pela sociedade desde a coleta seletiva até retornarem ao canal reverso para tornarem matéria prima secundária.

Considerando o propósito deste estudo em identificar como é feito o processo de logística reversa das baterias utilizadas pelos consumidores utilizamos as empresas de telefonia Vivo e Claro e obtemos uma visão positiva de ambas as empresas, pois demonstraram preocupação seja por respeito à natureza ou vantagens competitivas adquiridas com a boa imagem de suas marcas.

Com o consumo cada vez maior de produtos eletrônicos, e a rápida obsolescência dos produtos geram grande quantidade de lixo eletrônico, ocasionando uma preocupação geral.

Com a intenção de promover à sustentabilidade as empresas promovem campanhas para conscientizar os consumidores a retornarem ao ponto de vendas as baterias dos celulares após o consumo.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BALLOU, Ronald Henrique. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais, Distribuição Física.. 3ª ed. Lisboa: Edições Silabo, 2002.

_______. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais e Distribuição Física, Editora Atlas, São Paulo, 1995

CARVALHO, José Meixa Crespo de - Logística. 3ª ed. Lisboa: Edições Silabo, 2002. Clickescolar, http://www.clickescolar.com.br/coleta-seletivo-de-materiais-reciclaveis.htm http://web-resol.org/textos/logistica_reversa_de_pos-consumo_como_fator_estrategico_e_sustentavel_dentro_das_organizacoes.pdf http://www.abrepet.com.br/log_reversa.html http://www.fateclins.edu.br/site/trabalhoGraduacao/dnqWKg614jr9WWkC7gc0R2bU AVP1QODJO.pdf (Logistica de pós venda)

http://www.logisticadescomplicada.com/logistica-empresarial-conceitos-e-definicoes/ http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/31365/logistica-empresarial-ea-atividades-primarias-e-de - acesso 10/06/2016 às 22:05 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estrutura-de-um-trabalho-academico/normas-abnt.php http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/507ElenilceLopesCo elis https://portogente.com.br/portopedia/73371-logistica-reversa-de-pos-consumo, INFOESCOLA, http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem/ (24/05/2016)

Mello ett all. (Filipe Augusto Ronconi dos Reis, Rafael Nobre Ravazzi, Fabiana Ortiz

Tanoue de Mello)

http://www.fateclins.edu.br/site/trabalhoGraduacao/dnqWKg614jr9WWkC7gc0R2bU AVP1QODJO.pdf

ou este Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online

com certificado http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/31365/logistica-empresarial-ea-atividades-primarias-e-de#ixzz4BEE2kZwY Wordpress, 2016, https://arquiteturascontemporaneas.wordpress.com/category/uncategorized/page/14/ (20/05/2016)

Referências

Documentos relacionados

O presente Regulamento visa definir critérios a adotar pela Câmara e pela Assembleia Municipal no que concerne à classificação de projetos económicos de interesse municipal

Caso a resposta seja SIM, complete a demonstrações afetivas observadas de acordo com a intensidade, utilizando os seguintes códigos A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões

A Investigação Social terá caráter apenas eliminatório podendo participar desta etapa somente os candidatos não eliminados na Prova Objetiva.. O Teste de Aptidão

Essa revista é organizada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) e por isso foram selecionados trabalhos que tinham como objetivo tratar a

Este estudo, que tem como objetivo a investigação do imaginário de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico, insere-se num

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Simbiose industrial - análise de como energia, subprodutos e co-produtos são trocados entre empresas, ou seja, o foco maior não é no produto principal de cada empresa,

“O aumento da eficiência e o plano de produção fizeram com que a disponibilidade das células de fabricação aumentasse, diminuindo o impacto de problemas quando do