• Nenhum resultado encontrado

REGIMENTO DO CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE. Capítulo I Dos Objetivos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIMENTO DO CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE. Capítulo I Dos Objetivos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGIMENTO DO CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE Em vigor a partir de 1º/05/2010

Capítulo I Dos Objetivos

Artigo 1o - Este regimento complementa as normas de funcionamento do Departamento de Contabilidade – RCC, estabelecidas pelo Regimento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP e pelo Estatuto e Regimento Geral da Universidade de São Paulo –USP.

Capítulo II

Da Administração do Departamento

Artigo 2o - A administração do RCC, consoante dispõem as normas legais referidas no artigo anterior, é exercida pelo Conselho do Departamento (CRCC), como órgão deliberativo, e pela Chefia do Departamento como seu executor, conforme artigos 53 e 54 do Estatuto da USP, artigo 44 do Regimento Geral da USP e artigo 21 do Regimento da FEA-RP/USP. § 1o - A constituição do CRCC e a escolha do Chefe do Departamento regem-se pelo artigo 54 e 55 do estatuto da USP.

§ 2o - As competências do Departamento, por meio do CRCC e do Chefe do Departamento, são determinadas nos artigos 52 do Estatuto da USP, artigos 43, 45 e 46 do Regimento Geral da USP e artigos 23 e 24 do Regimento da FEA-RP.

§ 3o - As normas internas serão regulamentadas por meio de Portarias Internas, aprovadas em reunião do CRCC.

Capítulo III

Das Reuniões do Conselho do Departamento (CRCC)

Artigo 3o - O Conselho do Departamento (CRCC) reunir-se-á em caráter ordinário uma vez por mês, devidamente convocado por seu Chefe.

§ 1o - As reuniões ordinárias do CRCC deverão ser convocadas com antecedência de, pelo menos, cinco dias úteis e, as extraordinárias, com antecedência de 48 horas, devendo, em qualquer caso, ser distribuída a pauta da reunião, na qual conste a matéria relativa à Ordem do Dia.

§ 2o - A matéria que comporá a Ordem do Dia das reuniões ordinárias deverá estar em posse da Secretaria do Departamento com seis dias úteis de antecedência e, no caso das reuniões extraordinárias, com 24 horas de antecedência.

§ 3o - Na primeira reunião de cada semestre letivo, o Chefe do Departamento comunicará os dias já previstos para as reuniões ordinárias do CRCC, inclusive a data da primeira reunião do semestre seguinte.

Artigo 4o As reuniões do CRCC poderão ser realizadas em primeira e segunda convocações, com a presença da maioria de seus membros.

(2)

REGIMENTO DO CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE Em vigor a partir de 1º/05/2010

§ 2º - O disposto neste artigo não se aplica aos casos em que o Estatuto da USP exija

quorum especial.

Artigo 5o - A primeira, a segunda e a terceira convocações de uma reunião do CRCC, ordinária ou extraordinária, poderão ser feitas no mesmo dia, com intervalo mínimo de meia hora entre uma e outra convocação e em um mesmo edital.

Artigo 6º - Os trabalhos das reuniões do CRCC serão iniciados pela leitura, discussão e votação da ata da sessão anterior podendo-se, também por votação, dispensar a leitura se, anteriormente, os membros do Conselho tiverem tido conhecimento de seus termos.

Artigo 7º - Aprovada a ata, os trabalhos terão prosseguimento com a matéria do Expediente, que consistirá em comunicações, esclarecimentos, requerimentos, moções e indicações. Artigo 8º - Terminado o Expediente, passar-se-á à Ordem do Dia, devendo as matérias serem discutidas observando-se a sequência da pauta, salvo se, por decisão dos presentes, for dada prioridade a algum item.

Artigo 9º - Assuntos não constantes da Ordem do Dia poderão ser incorporados à pauta desde que apresentados ao final do Expediente e que sua inclusão conte com a aprovação de, pelo menos, 2/3 dos presentes.

Artigo 10 - Quando a matéria for de natureza a exigir um parecer prévio, antes de incluí-la na Ordem do Dia o Chefe do RCC encaminhará os autos a um docente para que se manifeste, no prazo improrrogável de uma semana, antes da realização da reunião do CRCC.

Parágrafo único – Preferencialmente, os pareceres serão emitidos por professores externos ao RCC, sendo que a indicação dos docentes é prerrogativa da Chefia dos Departamentos a que pertençam.

Artigo 11 - Para se proceder à votação de matérias constantes da Ordem do Dia das sessões do CRCC deverão ser observados os seguintes preceitos:

I – Mediante solicitação, devidamente aprovada, de qualquer membro do CRCC, o voto poderá ser nominal;

II – Deverá sempre constar da ata o número total de votos favoráveis, contrários, em branco, e abstenções. Qualquer membro do CRCC poderá fazer declaração de voto e solicitar para que conste de ata;

III – Além do voto como membro do CRCC, o Chefe do Departamento tem seu voto de desempate;

IV – Assuntos afins poderão ser votados em bloco, salvo destaque especial proposto por qualquer membro do CRCC;

V - É facultado a qualquer membro do CRCC pedir vista dos processos em pauta, não podendo o prazo de vista exceder a duas semanas. Quando houver dois ou mais requerentes, será esse tempo dividido entre eles igualmente. O pedido de vista sempre obrigará manifestação, por escrito nos autos, de seu autor, e somente poderá ser negado quando, posto em votação, não merecer aprovação de dois terços dos presentes. Se julgar conveniente, no curso da discussão, o Chefe do Departamento, com aprovação dos presentes, poderá atribuir a um docente a incumbência de se manifestar sobre a questão pertinente ao processo.

(3)

REGIMENTO DO CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE Em vigor a partir de 1º/05/2010

Artigo 12 - Da ata da sessão, lavrada pelo(a) Secretário(a) do Departamento, deverão constar:

I – A natureza da sessão, data, horário e local de sua realização;

II – Nome de quem a presidiu, dos presentes, dos que justificaram sua falta e dos demais ausentes;

III – As discussões e retificações eventuais a respeito da ata da Reunião anterior e a votação final;

IV – O expediente;

V – Os votos apresentados por escrito;

VI – As matérias discutidas, aprovadas ou não; VII – As propostas apresentadas por escrito; VIII – As demais ocorrências da sessão.

Capítulo IV

Dos Conjuntos de Disciplinas

Artigo 13 - Para fins de eficácia do planejamento e controle das atividades de ensino e pesquisa, as disciplinas do Departamento serão agrupadas por conjunto de disciplinas, devendo ser designado para cada um deles um coordenador.

§ 1o - Os conjuntos de disciplinas e a distribuição dos respectivos professores por conjunto serão definidos por meio de portaria interna do Conselho do Departamento de Contabilidade. § 2o - A indicação dos coordenadores de conjunto de disciplina será feita pelo Coordenador dos Cursos de Graduação e do Pós-Graduação, ouvidos os professores do referido conjunto, e deverá ser aprovada pelo CRCC, permitidas reconduções.

Artigo 14 - Para cada um dos conjuntos de disciplinas do Departamento, deverá ser indicado um coordenador.

Artigo 15 - Compete ao coordenador de conjunto de disciplinas:

I - promover periodicamente reuniões dos professores do seu conjunto de disciplinas, para exame das modificações e inovações a serem propostas, em função do perfil do profissional a ser formado e suas competências e habilidades;

II - articular a execução dos programas das disciplinas que compõem o conjunto de disciplinas;

III - para melhor aproveitamento pedagógico, dar conhecimento, aos professores do conjunto de disciplinas, a bibliografia que estiver sendo recomendada;

IV - transmitir à Chefia do Departamento toda e qualquer irregularidade de que tiver conhecimento, sugerindo as medidas corretivas que lhe parecerem adequadas;

V - promover, pelo menos uma vez em cada semestre, reunião dos professores do conjunto de disciplinas, planejamento e controle de suas atividades, estudo dos programas adotados, da bibliografia recomendada e da metodologia didática acolhida e, principalmente, para exame das modificações e inovações a serem propostas;

VI - acompanhar a aplicação integral do plano de aulas (conteúdo programático) de cada disciplina, pelos diferentes professores alocados para lecioná-la;

(4)

REGIMENTO DO CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE Em vigor a partir de 1º/05/2010

VII - cuidar para que a Chefia do Departamento tome conhecimento de eventual ausência de professor alocado para ministrar a disciplina e formas de reposição de aulas, mediante comunicação por escrito;

VIII - representar seus colegas perante a Chefia do Departamento.

Parágrafo único – O respectivo coordenador de conjunto de disciplinas deve ser

necessariamente ouvido em processo de pedido de afastamento de docentes que estiverem lecionando disciplinas.

Capítulo V Da Carga Horária

Artigo 16 - A carga didática será atribuída aos docentes conforme determinações vigentes da Reitoria da Universidade de São Paulo.

Capítulo VI Das Comissões

Artigo 17 - O CRCC poderá criar comissões para assessorar os trabalhos do Departamento, conforme disposto no Artigo 56 do Estatuto da USP.

Parágrafo único – Cumpre a cada Comissão, por seu Coordenador, comunicar à Chefia do Departamento a periodicidade de suas reuniões e transmitir-lhe a pauta e a ata de cada uma delas, até sete dias após a realização, sendo que a elaboração da ata será de

responsabilidade do próprio coordenador.

Artigo 18 - As comissões transitórias serão constituídas com o objetivo de solucionar problemas específicos e pontuais.

§ 1o - Ao constituir a Comissão, o CRCC designará também seu Coordenador e, sempre que possível ou conveniente, o prazo em que deverão ser concluídos seus trabalhos.

§ 2o - O CRCC cuidará para que as designações para servir em Comissões não recaiam sempre sobre os mesmos docentes.

§ 3o - As atividades das Comissões Transitórias expiram, mediante apresentação de relatório, com o encerramento das atribuições a elas conferidas.

Capítulo VII Da Monitoria

Artigo 19 - As normas aplicáveis ao recrutamento e regime de atividades dos monitores deverão estar em conformidade com os artigos 208 e 209 do Regimento Geral da USP e com os artigos 50 a 53 do Regimento da FEA-RP.

§ 1o - O CRCC poderá elaborar, caso necessário, regras adicionais em relação às regulamentações previstas no caput deste artigo, por meio de Portarias Internas do

(5)

REGIMENTO DO CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE Em vigor a partir de 1º/05/2010

Departamento de Contabilidade.

§ 2o - As regras adicionais, em consonância com o Regimento Geral, deverão ser aprovadas pelo CRCC.

Capítulo VIII Dos Afastamentos

Artigo 20 - Nos afastamentos de docentes e funcionários em que o CRCC for solicitado a manifestar-se, o exame dos pedidos deverá obedecer às normas constantes no Estatuto, Regimento da USP, Resolução 3532, de 22/06/1989, e deste Regimento.

Capítulo IX

Do Concurso para Livre-Docência

Artigo 21 - Cumprindo determinações do artigo 163 do Regimento Geral e artigo 40 do Regimento da FEA-RP/USP e conforme inciso XIII do artigo 45 do Regimento Geral, o RCC deve elaborar, e encaminhar à Congregação, semestralmente (nos meses de abril e outubro), programa de disciplina ou conjunto de disciplinas para o edital de abertura de concurso para livre-docência e, havendo candidato(s), deve preparar os procedimentos necessários para a realização do mesmo.

Capítulo X

Do Relatório de Atividades

Artigo 22 - O RCC elaborará, ao final de cada ano letivo, uma relação com todas as atividades realizadas durante o ano, nos âmbitos acadêmico e administrativo, tanto interna quanto externamente, e deverá enviá-lo à diretoria da FEA-RP, conforme determinações do artigo 24, inciso II, do Regimento da FEA-RP/USP.

Capítulo XI

Das Disposições Gerais

Artigo 23 - Qualquer modificação deste Regimento dependerá de aprovação da maioria absoluta dos membros do CRCC, isto é, o primeiro número inteiro imediatamente superior à metade de seus membros, em reunião expressamente convocada para exame de proposta de alteração.

Artigo 24 - O comparecimento às reuniões do CRCC é dever de seus membros, salvo motivo justo.

(6)

REGIMENTO DO CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE Em vigor a partir de 1º/05/2010

Departamento justificativa de sua ausência, declarando expressamente o motivo.

§ 2o - O membro do CRCC ou seu suplente que faltar sem justificativa escrita a duas sessões consecutivas, ou três intercaladamente, em cada semestre deverá ter sua ausência comunicada ao plenário, para conhecimento e deliberação.

§ 3o - Em se tratando de membro do CRCC representante de categoria, seu suplente somente será responsabilizado na forma do parágrafo anterior se, pelo menos 48 horas antes, houver recebido aviso de que deveria comparecer à reunião como suplente.

§ 4o - Prévio acordo entre o representante de categoria e seu suplente para comparecimento alternado às reuniões deverá ser homologado pelo CRCC. Caso contrário, será sempre responsabilizado, na forma do §2° deste Artigo, o r epresentante efetivo da categoria.

§ 5o - No início de cada ata o(a) Secretário(a) do Departamento deverá relacionar obrigatoriamente o nome dos docentes ausentes e o fato de terem ou não justificado o seu não comparecimento.

Artigo 25 - Os casos omissos neste Regimento serão decididos pelo CRCC e regulamentados por meio de portarias internas.

Capítulo XII

Das Disposições Finais

Artigo 26 - Este Regimento entrará em vigor na data de sua publicação, devidamente aprovado pela Congregação da FEA-RP, revogadas as disposições em contrário.

Referências

Documentos relacionados

Se o canhão antitanque dispara um obus com velocidade de disparo de 240 m/s e com elevação de 10,0 o acima da horizontal, quanto tempo a equipe do canhão teria de esperar antes

É, precisamente, neste âmbito que se apresentam quatro áreas que, dada a sua forte vertente estratégica, poderão influenciar significativamente as organizações, a

A utilização de um site como ferramenta no ensino de aprendizagem pode levar à introdução de um novo conceito, o e-portefólio, servindo este espaço de repositório de trabalhos

The DCF model using the Free Cash Flow to the Firm (FCFF) method, estimates in the first place the Enterprise Value of the company, that represents the value of all future cash

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

ADLANE VILAS BOAS FERREIRA, 150266, 30 19:00 22:30 (Qui) UNI064 BIG AGRONOMIA, AQUACULTURA, ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL e outros TÓPICOS EM DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA B - Análise e

(DBO), Sólidos Suspensos, Nitrogênio Amoniacal, pH e Condutividade Elétrica; além de servir como centro de pesquisas para a universidade. O princípio do tratamento são