• Nenhum resultado encontrado

NO BOLSO! LEVE A SUA FREGUESIA APLICAÇÃO MÓVEL DE CORROIOS DESCARREGUE AQUI GRATUITAMENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NO BOLSO! LEVE A SUA FREGUESIA APLICAÇÃO MÓVEL DE CORROIOS DESCARREGUE AQUI GRATUITAMENTE"

Copied!
100
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

DISPONÍVEL NA

LEVE A SUA FREGUESIA

NO BOLSO!

DESCARREGUE AQUI GRATUITAMENTE

No sentido de estreitar a comunicação com os fregueses e atenta às mais recentes tendências tecnológicas, a Junta de Freguesia de Corroios lançou uma aplicação móvel gratuita que permite aceder a informações e contactar com a autarquia através do seu próprio telemóvel.

Com esta nova solução tecnológica, por enquanto disponível apenas para sistemas Android, os utilizadores podem consultar a agenda de eventos e as notícias da freguesia, mesmo sem ligação à Internet. Para além das áreas das notícias e eventos, a APP possibilita a consulta de informações genéricas sobre as freguesias: rede escolar, associativismo, documentos, serviços, horários e contactos.

A APP permite igualmente o recurso à camera fotográfica do dispositivo para recolha de imagens e envio em tempo real de sugestões e reclamações diretamente para os serviços da Junta.

Intuitiva e de fácil utilização, a APP Corroios faz atualizações automáticas das informações, com particular ênfase nas notícias e agenda, através de uma ligação direta à mesma base de dados usada pelo portal da Junta.

Ao longo do mandato a Junta de Freguesia realizou vários investimentos tecnológicos significativos na desmaterialização de processos e na construção de canais de comunicação com a população.

(4)

ais umas Festas da nossa Vila de Corroios, uma i n i c i a t i va d e g r a n d e importância para a nossa terra, uma mais-valia para a Freguesia de Corroios, para o Concelho do Seixal e para toda a Região de Setúbal, sendo já uma referência da região.

Com os equipamentos do Parque Urbano da Quinta da Marialva, as nossas festas têm cada vez mais potencialidade. Com a participação do nosso tecido empresarial nas Festas de Corroios, a construção do Pavilhão Multiusos veio proporcionar um espaço com mais qualidade, uma mais-valia para a p r o m o ç ã o d a s s u a s a t i v i d a d e s comerciais, melhores condições para os nossos empresários e para os visitantes.

Como previmos, este espaço tem cada vez mais solicitação, do tecido empresarial, do movimento associativo, e de outras entidades para as mais variadas atividades: económicas, culturais e desportivas. Iniciativas que se realizam durante todo ano, mostrando que valeu a pena o investimento da Junta no que respeita a este equipamento. Importa salientar a ajuda de todos, os que ao longo dos últimos anos têm contribuído no apoio financeiro ao espetáculo solidário, que nos permitiu criar as condições de excelência e de polivalência do Parque Urbano da Quinta da Marialva.

As dificuldades resultantes dos significativos cortes colocados às

autarquias, obrigaram-nos a um esforço suplementar no encontro de novas soluções, de forma a continuar a dar o apoio tão necessário às nossas instituições. Iniciámos um conjunto variado de investimentos, como f orma d e r e s p o n d e r à s n e c e s s i d a d e s existentes, sendo auto-suficientes podemos dar resposta nas várias áreas desportivas, sociais e culturais.

Com as obras de requalificação realizadas, nomeadamente na Sede da Junta, é possível dar uma melhor reposta a quem ali se desloca, assim como melhores condições aos trabalhadores e eleitos.

Com o Auditório José Queluz, passamos a poder dar resposta a atividades culturais, havendo um local p r ó p r i o p a r a a r e a l i z a ç ã o d a s Assembleias de Freguesia ou ainda para as reuniões da Comissão Desportiva de Fre g u e s i a . Fo ra m a l i re a l i z a d a s exposições de pintura da Universidade S é n i o r d o S e i x a l , e n t re o u t ra s , p e r m i t i n d o te r a f u n c i o n a r e m permanência o polo da mesma em Corroios.

Com mais investimento, como a aquisição de mais standes pela Junta, foi possível concretizar os nossos projetos e as iniciativas do nosso movimento associativo, da nossa comunidade escolar e outras iniciativas individuais da população da Freguesia de Corroios.

Esta nossa aposta, criou condições para a nossa sustentabilidade em termos dos recursos operacionais e financeiros, permitindo-nos agilizar um conjunto de iniciativas que estão no nosso Plano de Atividades tornando-as sustentáveis.

Irá realizar-se este ano a 42ª edição das Festas da Vila de Corroios e continuamos a apostar em grandes espetáculos no Palco Carlos Paredes, e a dar destaque ao Palco Liberdade, um

E D I T O R I A L

espaço das nossas coletividades, que tanto trabalho desenvolve durante todo o ano, sendo este de grande visibilidade e que não deixa de ser o nosso re c o n h e c i m e n to p e l o e s fo rç o e dedicação das nossas instituições.

Sendo conhecedores e cientes das dificuldades com que nos debatemos, iremos dar continuidade às nossas reivindicações, como é a urgência em terminar as obras da Escola João de Barros, (estando já previsto arranque das obras), continuar a reivindicar a necessidade de a mesma ter um pavilhão desportivo escolar, bem como a escola 2,3 de Vale de Milhaços.

Não estamos a reivindicar nada que não seja uma necessidade, mas sim a dizer que somos uma das maiores freguesias do país, e que não há um único pavilhão a servir a comunidade escolar, a nossa comunidade e, neste caso, também o nosso movimento associativo.

Já assinado o protocolo relativo ao Centro de Saúde em Corroios, vamos continuar com a reivindicação até que o mesmo seja uma realidade, assim como as necessidades do Hospital do Concelho do Seixal, ou de mais efetivos para a Esquadra da PSP em Sta. Marta de Corroios.

Continuaremos a dar prioridade a projetos já enraizados como o Desfile de Carnaval e as Marchas Populares com as escolas do 1º ciclo, temos hoje novas condições para a sustentabilidade destes projetos e de dar melhor resposta á comunidade educativa.

Temos hoje já em funcionamento o Pavilhão Multiusos no parque Urbano da Quinta da Marialva, que se está a revelar uma mais-valia, pelo que iremos continuar a mostrar toda a nossa potencialidade em variadas iniciativas.

Também no Parque Urbano da Quinta da Marialva, destacamos a

M

004

(5)

Eduardo Rosa

Presidente da Junta de Freguesia de Corroios realização da Mostra Mensal de

Atividades Económicas de Corroios, II – Festival VOA, II – Encontro Internacional de VW, Campeonato Nacional de Agility, III – Feira Medieval e ainda a Feira de Projetos Educativos.

Outro espaço de excelência na Freguesia é o Jardim Quinta da Água onde se realizam a Feira do Fumeiro, Feira do Chocolate e ainda a Animação de Espaços Públicos.

O u t r a a p o s t a g a n h a f o i a construção do Parque de Autocaravanas, estando o mesmo ocupado todo o ano com Auto Caravanistas, permitindo também dar resposta a todos os utentes que se deslocam diariamente para os seus empregos, podendo ali deixar as suas viaturas.

Terminámos um conjunto de obras de grande importância na Freguesia c o m o a r e q u a l i f i c a ç ã o d o estacionamento em vários locais, permitindo uma melhor resposta aos moradores e as obras de requalificação do Largo da Igreja em Corroios. Temos também a nosso cargo, e ao abrigo dos Acordos de Execução com a Camara Municipal do Seixal alguns espaços verdes da Freguesia.

Muitas mais obras pretendíamos efetuar, se mais meios humanos estivessem à nossa disposição, e se a Lei das Finanças locais fosse cumprida, mais recursos seriam dados às Freguesias, vindos diretamente do poder Central e não vindos dos Acordos de Execução, visto que os mesmos não respondem às necessidades.

É t o d o u m c o n j u n t o d e constrangimentos que não nos permite responder de uma forma mais rápida e objetiva às necessidades da nossa população, sendo sempre difícil fazer-lhes chegar a informação, existindo sempre esta possibilidade em dias de atendimento. Continuamos a reivindicar e a r e u n i r c o m a s e n t i d a d e s d e t r a n s p o r t e s , nomeadamente, TST, Comissão de Utentes e Câmara

Municipal do Seixal, para tratar da necessidade de alteração da rede de transportes para, de uma forma sustentável com 4 carreiras em circuito fechado, responder às necessidades da população. Esta adaptação à realidade atual da Freguesia de Corroios, permitirá uma captação de novos utentes para os TST, nas suas mais variadas vertentes, aos idosos na mobilidade na área da Freguesia, aos alunos nas deslocações para os estabelecimentos de ensino, ou ainda para os que se deslocam para os seus empregos.

C o n t i n u a r e m o s e s t a n o s s a parceria com a comunidade educativa, v a l o r i z a n d o e d i g n i f i c a n d o o s profissionais da educação, professores, e d u c a d o re s , a u x i l i a re s d e a ç ã o educativa e com as envolvências das associações de pais e famílias, pois só deste modo podemos continuar a reivindicar uma melhor Escola Pública e de qualidade para todos.

A Junta de Freguesia de Corroios vai continuar a trabalhar para a sua população, com dedicação e empenho, num processo de diálogo permanente, no desenvolvimento sustentado da nossa Vila de Corroios.

Vamos continuar a afirmar hoje Corroios como uma grande Vila, para que no futuro seja a nossa Cidade.

Vamos

continuar

a trabalhar

para a

população,

com

dedicação

e empenho!

005

festas 2017

(6)

03

Aplicação Móvel de Corroios

04

Editorial

06

Constituição do Executivo da Junta de Freguesia de Corroios

09

Comissão de Festas

14

Urbanismo e Novos Equipamentos

30

Chico de Corroios - A

história... [Manuel Lima]

36

Vegetação do Sapal de

Corroios [Manuel Lima]

42

Relembre as Festas em 2016

44

Biografias

50

Programa Festas de Corroios

54

Planta Parque Urbano Quinta da Marialva - Festas Corroios

o

56

18. Torneio da Páscoa de Corroios - Futebol Juvenil

Edição Conceção e Coordenação Geral Redação

José Manuel Esteves, Manuel Lima · Colaboração

Conceção Gráfica e Paginação 4iD Design Gráfico · Fotografia Junta de Freguesia de Corroios, Câmara Municipal do Seixal, António Silva, Carlos Santos, Daniel Maia, Hugo José, Hugo Palma, José António Santos, José Armada, José Frade, Luís Miguel Martins, Manuel Guerra,

Manuel Lima, Rui Fernandes e Sérgio Honrado.

Impressão Gráfica Jorge Fernandes, Lda. · Tiragem

Junta de Freguesia de Corroios ·

e Rita Graça Carlos Martins e Renato Rodrigues

20.000 exemplares

Eduardo Rosa · António Nabiça, Eduardo Rosa,

Í N D I C E

Eduardo Rosa PRESIDENTE Atendimento Público 5ª feira - 16:00h às 20:00h presidente@jf-corroios.pt SEDE: Largo do Mercado 2855-100 Corroios Atendimento Público: 9:00h às 12:15h | 14:00h às 17:15h Tel. 212 535 814 • Fax: 212 546 583 jf-corroios.pt | geral@jf-corroios.pt José António dos Santos

TESOUREIRO

Recursos Financeiros, Cultura, Educação e Juventude Atendimento Público 5ª feira - 18:00h às 20:00h cultura@jf-corroios.pt

Maria Luís Valente VOGAL

Saúde e Acção Social Atendimento Público 5ª feira - 17:00h às 20:00h accaosocial@jf-corroios.pt

C O N S T I T U I Ç Ã O

D O E X E C U T I V O

José Pinheiro VOGAL Desporto e Movimento Associativo Atendimento Público 5ª feira - 18:00h às 20:00h desporto@jf-corroios.pt Susete Oliveira VOGAL Comunicação e Informação Atendimento Público 5ª feira - 19:00h às 20:00h comunicacao@jf-corroios.pt Joaquim Garcia SECRETÁRIO Recursos Humanos, Urbanismo e Ambiente Atendimento Público 5ª feira - 16:00h às 20:00h secretario@jf-corroios urbanismo@jf-corroios.pt Francisco Ramalho VOGAL

Cemitério e Mercados Municipais Atendimento Público

5ª feira · 16:00h às 18:00h mercados@jf-corroios.pt

006

festas 2017

58

Corroios Open - 17.ª Edição

60

Agility - Campeonato Nacional

62

Manhãs Desportivas

64

Jogárias da Freguesia de Corroios

66

Loja Social de Corroios

68

Cantar as Janeiras

69

Encontros Mensais de Clássicos

70

Concerto de Ano Novo

71

II Mostra de Teatro de Corroios

72

XXII Festival de Música Moderna

Corroios’2017

o

74

24. Aniversário da Vila de Corroios

78

Animação de Espaços Públicos

79

Encontro Motard de Corroios

80

Concurso de Fotografia de

Corroios

82

X Encontro Intercultural Saberes e Sabores

84

Moinho d'Ouro - 14.º Festival da Canção

85

III Feira do Fumeiro e da Castanha de Corroios

86

III Feira Medieval de Corroios

88

Mercado Livre - Produtos

biológicos

89

Mercado Saloio em Miratejo - 3.ª Edição

90

Mostra Mensal de Atividades Económicas

91

II Feira do Chocolate de Corroios

92

Desfile de Carnaval da Freguesia de Corroios

94

Feira de Projetos Educativos

96

Marchas Populares de Corroios

F I C H A T É C N I C A

(7)
(8)

Pub.

FARMÁCIA

UNIVERSO

Av. 25 de Abril, nº60 B

2855-099 Corroios

Tel. 21 253 50 84

farmacia.universo@sapo.pt

ABERTO TODOS OS DIAS DO ANO

das 8:30h. às 21:00h.

Um Universo de serviços ao seu dispôr...

Secção especializada em

(9)

Foi com grande dedicação e empenho que planeámos, programámos e construímos, esta edição das Festas da Vila de Corroios, de forma a proporcionar à população de

Corroios e a todos os que nos visitam, a fruição de dez dias de alegria, de grande festa e animação, cumprindo esta tradição com 42 anos.

Tra b a l h á m o s n o s e n t i d o d e construir um programa equilibrado, diversificado e de elevada qualidade artística, distribuído por três palcos, e m d ez d i a s d e Fe s t a , q u e esperamos seja do agrado de todos e de todas.

As Festas da Vila de Corroios continuam e continuarão a ser um evento cultural e de animação de grande qualidade, uma das maiores e

Bem-vindos (as) às Festas da Vila de Corroios'2017

009

festas 2017

C O M I S S Ã O D E F E S T A S

J U N T A D E F R E G U E S I A D E C O R R O I O S

da esq. p/a dir. - Susete Oliveira, José Manuel Esteves, Carlos Martins, Renato Rodrigues, José António dos Santos,

Francisco Ramalho, António Nabiça, Eduardo Rosa, Maria Valente, Carlos Santos, Mário Guerreiro e Joaquim Garcia.

mais prestigiadas realizações populares do seu género na região e no país, que com enorme satisfação realizamos, cumprindo uma tradição de que, estamos certos, a população de Corroios se orgulha.

A Comissão de Festas, espera, com a festa de 2017, proporcionar à população de Corroios e a todos os q u e n o s v i s i t a m , g r a n d e s m o m e n t o s d e a l e g r i a e confraternização.

Agradecemos a colaboração da Câmara Municipal do Seixal, trabalhadores da Junta de Freguesia d e C o r ro i o s , c o l a b o ra d o re s , patrocinadores, empresários, comerciantes e feirantes que, de várias formas, contribuíram e tornaram possível a realização desta 42ª edição das Festas da Vila de Corroios. festas corroios ptde •

festas 2017

Sejam bem-vindos (as) à Festa. Divirtam-se!

(10)
(11)

energia

gás

910 368 351 - 938 968 045 - 966 389 275

212 534 312 - 212 555 760/1

LINHA VERDE

800 206 866

COM ENTREGAS

das 9:00h. às 20:00h.

PEDIDOS DE GÁS

José Rodrigues Mirco, Herdeiros, Lda. Rua Leite Faria, nº21 Vale Fetal

Tel. 212 555 774 • e-mail: escritorio@jrmirco.pt

Atenção! Seja Prudente, somos

o único Revendedor

Galp Gás de 1.ª Linha

autorizado no Concelho de Almada desde 1950,

e também no Concelho doSeixal

MIRCO

HERDEIROS, LDA.

desde 1950

Agora mais barato!

MIRCO

energia Revendedor

(12)

Pub.

Criamos soluções!

gestspace.com

MERCADOS • FEIRAS • EVENTOS

LUÍS GRAÇA

UNIP. LDA.

965 488 898 ·

geral gestspace.com 919 848 167 @

RADIANTE

VANGUARDA

PROJECTOS E OBRAS PÚBLICAS, LDA.

965 488 898 962 872 067 radiantevanguarda gestspace.com · @

ESCRITÓRIO E FÁBRICA: Rua Álvaro Ferreira Alves, n.º 35 Pq. Industrial St.ª Marta do Pinhal - 2855-591 Corroios FILIAL ALGARVE: Av. 5 de Outubro 162 9135-024 Almancil

(13)
(14)

ESTACIONAMENTO

AUDITÓRIO JOSÉ QUELUZ

SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA

014

(15)

URBANISMO E NOVOS EQUIPAMENTOS

2013/14

MERCADO MUNICIPAL

LARGO DO MERCADO

015

festas 2017

015

festas 2017

(16)

NOVA CHURRASQUEIRA PÚBLICA

NO PARQUE URBANO DA QUINTA MARIALVA

INTERVENÇÃO NO CEMITÉRIO DE CORROIOS

OBRAS DE MELHORAMENTO

NA QUINTA DA FÁBRICA

REORGANIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO NA RUA DA IGREJA

INSTALAÇÃO DE PAINEL INFORMATIVO NA QUINTA DA ÁGUA

MELHORIA DOS ACESSOS

AO PARQUE URBANO

TRABALHOS DE BETONAGEM NO PARQUE

URBANO DA QUINTA MARIALVA

NOVA CHURRASQUEIRA

PARA APOIO ÀS CARAVANAS

016

festas 2017

(17)

URBANISMO E NOVOS EQUIPAMENTOS

2015

CONSTRUÇÃO DO SKATE PARK

CIRCUITO DE MANUTENÇÃO COM PISO RENOVADO

017

festas 2017

(18)

URBANISMO E NOVOS EQUIPAMENTOS

2015

ESTACIONAMENTO NA RUA CIDADE DE CASTELO BRANCO

INTERVENÇÃO NO ESPAÇO INTERIOR DO PALCO CARLOS PAREDES

018

festas 2017

(19)

INTERVENÇÃO NA ALAMEDA

25 DE ABRIL EM MIRATEJO

INTERVENÇÃO JUNTO

À ES JOÃO DE BARROS

GRADEAMENTO DE VEDAÇÃO

E PROTEÇÃO VIVEIRO

REPARAÇÕES NO PARQUE INFANTIL

DA RUA CIDADE DE AVEIRO

COLOCAÇÃO DE BANCOS DE JARDIM

LIMPEZA DA VALA REAL

E COLOCAÇÃO DE ÁRVORES

EXECUÇÃO DE DRENOS DE ÁGUA

CALÇADA NAS RUAS DO PARQUE URBANO

DA QUINTA MARIALVA

EMPEDRADO NO JARDIM DE CORROIOS

019

festas 2017

(20)

APARELHOS GERIÁTRICOS

EM MIRATEJO

APARELHOS GERIÁTRICOS

EM STA. MARTA DO PINHAL

CONSTRUÇÃO DO PARQUE PARA AUTOCARAVANAS

INTERVENÇÃO NA RUA CASA DO POVO DE CORROIOS

MAIS ESTACIONAMENTOS NA RUA CIDADE DE TOMAR

NOVOS EQUIPAMENTOS

NO PARQUE JOSÉ AFONSO

REQUALIFICAÇÃO NA PRACETA JOÃO BELO

020

festas 2017

(21)

URBANISMO E NOVOS EQUIPAMENTOS

2016

ALTERAÇÕES NO ESPAÇO PÚBLICO EM MIRATEJO

INTERVENÇÃO JUNTO À ASSOCIAÇÃO DE REFORMADOS

021

festas 2017

(22)

LIMPEZA E CORTE DE ERVAS EM STA. MARTA DO PINHAL

PASSEIO ENTRE A RUA DO ROUXINOL

E A RUA CRAVOS VERMELHOS

TRABALHOS DE PINTURA

NA EB DA QUINTA DA CABOUCA

MANUTENÇÃO DOS

ESPAÇOS VERDES

ARRANJO DE ESCADA DE ACESSO

AO PARQUE DE AUTOCARAVANAS

RECOLOCAÇÃO DE APARELHO

GERIÁTRICO EM MIRATEJO

PAVILHÃO DO ÁGUIAS DE VALE DE MILHAÇOS EM CONSTRUÇÃO

022

festas 2017

(23)

URBANISMO E NOVOS EQUIPAMENTOS

2017

CONSTRUÇÃO DO PAVILHÃO MULTIUSOS

NO PARQUE URBANO DA QUINTA MARIALVA

REABILITAÇÃO DO PISO DESPORTIVO DO G.D.C. ÁGUIAS VALE DE MILHAÇOS

023

festas 2017

(24)

URBANISMO E NOVOS EQUIPAMENTOS

2017

CONSTRUÇÃO DA ESCOLA BÁSICA DE STA. MARTA

EB DE CORROIOS PINTADA DE FRESCO

RECOLOCAÇÃO DO CAMPO DE BASQUETEBOL

024

festas 2017

(25)

PINTURA DA FACHADA DA IGREJA E REQUALIFICAÇÃO DO ÁTRIO DA IGREJA

CACIFOS, ESTANTES E ARMÁRIOS

PARA AS NOSSAS ESCOLAS

INTERVENÇÃO NA RUA CIDADE DE AVEIRO

TRABALHOS DE PINTURA

NO JI DA QUINTA DE S. NICOLAU

MANUTENÇÃO DO JARDIM

JUNTO À PASTELARIA CHARME

LIMPEZA DA ROTUNDA JUNTO À JOÃO DE BARROS

CONSTRUÇÃO DE REFÚGIO DE PASSADEIRA

025

festas 2017

(26)

Pub.

www.escolaspmr.com

RUA DOS REFORMADOS, 19 LJ. A

212 543 643 • 967 603 656

Sucesso Aprovação Satisfação

Ensino com qualidade! Porque os alunos são a nossa Prioridade!

ESCOLA DE

CONDUÇÃO

ESCOLA DE

(27)

energia

gás

José Rodrigues Mirco, Herdeiros, Lda. Rua Leite Faria, nº21 Vale Fetal

Tel. 212 555 774 • e-mail: escritorio@jrmirco.pt

Assistência

técnica gratuita

212 555 769

energia

revendedor

gás

ENTIDADE INSTALADORA DE REDES DE GÁS - Credencial nº 2070 ENTIDADE MONTADORA DE APARELHOS DE QUEIMA - Credencial nº 1140

Atenção! Seja Prudente, somos

o único Revendedor

Galp Gás de 1.ª Linha

autorizado no Concelho de Almada desde 1950,

e também no Concelho doSeixal

MIRCO

HERDEIROS, LDA.

desde 1950

QUALIDADE-SERVIÇO-SEGURANÇA

energiaRevendedor

MIRCO

(28)

Pub.

Tel/Fax: +351 212 537 852

TM: +351 969 039 542

Email: madsmateriais@gmail.com

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

MADEIRAS

BRICOLAGE

FERRAMENTAS

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

MADEIRAS

BRICOLAGE

FERRAMENTAS

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

MADEIRAS

BRICOLAGE

FERRAMENTAS

Mário Jorge Pedrosa Santos, Lda.

(29)

Pub. ESPECIALIZADO: TESTES DIAGNÓSTICO PREPARAÇÃO 4X4 4X2 E 4X4 TODO O TERRENO SERVIÇOS: AR CONDICIONADO MECÂNICA ELECTRICIDADE

www.autopombo.pt

Auto-Pombo

Auto-Pombo

Ar Condicionado - Mecânica - Electricidade

Rua da Marialva, nº112 - Vale de Milhaços Tel./Fax: 212 534 278 · Tlm.: 916 074 089 paulopomboh2@gmail.com

(30)

DE CORROIOS

CHICO

A história de um amigo da freguesia

F

rancisco dos Reis Pereira, conhecido popularmente por Chico de

Corroios, nasceu em Caminha, no ano de 1930. Tendo perdido

sua mãe ainda menino, aos treze anos, viajou, de combóio, desde

o Alto Minho até Lisboa, para vir trabalhar, em Corroios. O seu

primeiro local de trabalho foi no designado «Armazém de Gaia

Torres», situado à beira da E. N. 10, próximo da esquina com a rua Casa do

Povo. Esta casa era, nessa época, o principal estabelecimento comercial de

Corroios, vendendo um pouco de tudo. Aqui se podiam comprar produtos de

mercearia, drogaria, estância, vinhos e tudo o que estivesse relacionado com a

actividade agrícola, outrora existente nas quintas da região.

Francisco dos Reis Pereira, conhecido popularmente por Chico de Corroios, com sua esposa Gabriela e filhos António e Valdemar. Finais dos anos sessenta.

Texto - Manuel Lima

030

festas 2017

(31)

Contava-nos, com orgulho, Francisco dos

Reis Pereira que, nesta sua primeira e precoce profissão

de marçano, para poder atender ao balcão tinha de subir

para cima de um caixote de madeira. Sempre que era

necessário, levava as compras à casa dos fregueses, de

cesto às costas ou com o auxílio de uma bicicleta.

Algum tempo depois, ainda muito jovem,

deixou este seu primeiro emprego, para passar a

trabalhar na mercearia e taberna de «Adelino Macaco»,

situada em frente, no outro lado da E.N.10. e que ainda

hoje existe.

Depois de ganhar vasta experiência neste

ramo, em 1954, Francisco dos Reis Pereira, com 23 anos

de idade, abre ao público, em Corroios, o seu próprio

estabelecimento comercial, designado por «Mercearia

Pérola». Situado na rua Casa do Povo nº 35/37, para

além dos produtos de mercearia aqui se vendiam

cereais, legumes, artigos de retrosaria e fanqueiro. Ao

lado da mercearia possuía também uma taberna, onde se

vendiam vinhos e tabacos.

No ano de 1956, Francisco dos Reis Pereira

celebra matrimónio com Maria Gabriela Costa

Portugal, tendo o casal passado a morar numa habitação

anexa ao seu estabelecimento comercial. Foi

igualmente nesta residência, que nasceram os seus dois

filhos, António Manuel Portugal Pereira e Valdemar

Fernando Portugal Pereira.

Em finais dos anos cinquenta, nas traseiras da

taberna, (local onde hoje está o «Minipreço») foi

montada uma esplanada, onde se passaram a servir

refeições e petiscos. Foi também neste novo recinto, que

foi colocado o primeiro aparelho de televisão, de acesso

público aos residentes de Corroios e de outros lugares

vizinhos. Para ver a série Bonanza, aos domingos, ou as

touradas, às quintas-feiras, a esplanada enchia sempre.

Nalgumas ocasiões especiais, chegou mesmo a haver

Almoço servido na esplanada da taberna do Chico, situada na rua Casa do Povo. Finais dos anos cinquenta. Ao fundo, de pé, os proprietários Francisco e Gabriela (casal da esquerda), que nestas instalações preparavam e serviam as refeições.

Valdemar, o filho mais novo do senhor Chico de Corroios, servindo ao balcão da sua taberna, localizada na rua Casa do Povo. Finais dos anos oitenta.

Num jogo de futebol entre os associados do Ginásio Clube de Corroios (solteiros e casados). Ano de 1955. De pé o quarto a contar da direita é Francisco dos Reis Pereira, que durante alguns anos exerceu as funções de tesoureiro, na prestigiada colectividade.

031

festas 2017

(32)

fados ao vivo, nomeadamente, com

a artista Fernanda Maria.

No princípio dos anos

sessenta, o Chico de Corroios

p o s s u í a u m a c a r r i n h a d e

mercadorias, nessa época um dos

poucos veículos automóveis da

nossa freguesia. Foi esta furgoneta

apelidada de “Ambulância de

Corroios”, pelas muitas vezes que,

em momentos de aflição e pela

inexistência de táxi, o próprio

transportava moradores locais, para

o hospital ou centros de saúde.

A partir de meados dos

anos sessenta, Francisco dos Reis

Pereira para além de manter a sua

actividade comercial, inicia o seu

percurso como construtor civil. A

primeira obra, que foi erguida sob a

sua gestão, foi uma vivenda na

Quinta do Brasileiro. Pouco tempo

depois, em 1968, associando-se

com Adelino António Marques, cria

a Sociedade de Construções Reis &

Marques, Lda., que viria a ser a

grande promotora do loteamento e

urbanização da Quinta do Campo.

A Quinta do Campo, que

hoje corresponde a toda a área

urbana do actual centro de Corroios,

onde as ruas foram baptizadas com

nomes de cidades portuguesas, foi

adquirida pela Reis & Marques,

Lda. a D. Anunciação Pinharanda,

filha de Joaquim Trindade e casada

com Francisco Ferreira Pinharanda.

Apesar de muitos lotes

terem sido vendidos a outros

construtores, a título de exemplo,

podemos referir que os prédios onde

se localizam o «Centro Comercial

de Corroios», o «Centro Comercial -

O Chico», a pastelaria «Charme»

ou a pastelaria «Doce Creme»

A velha furgoneta do senhor Chico, apelidada de

“Ambulância de Corroios”, pelas muitas vezes que, em momentos de aflição e pela inexistência de táxi, serviu como tal.

O escritório da empresa de construção civil Francisco dos Reis Pereira, situado, desde princípios dos anos setenta, na rua Cidade de Coimbra, nº1 – 1º Esq.

O senhor Chico de Corroios, de pé, à esquerda, com os operários da sua empresa de construção civil. Ano de 1987.

032

festas 2017

(33)

f o r a m a l g u m a s d a s m u i t a s

construções feitas sob direcção de

Francisco dos Reis Pereira.

À medida que os anos

foram passando, a partir de

determinado momento já com a

colaboração dos seus filhos António

e Valdemar, Francisco dos Reis

Pereira continuou sempre a

construir em variadíssimos pontos

da freguesia de Corroios, incluindo

o Alto do Moinho e Vale de

Milhaços. Hoje, o futuro da empresa

está garantido pelo empenhamento

manifestado pelos seus próprios

netos, que pretendem seguir as

pegadas do avô.

Para além de comerciante e

construtor civil, o Chico de Corroios,

que viveu durante mais de setenta

anos na nossa freguesia, sempre se

revelou um bom amigo desta terra,

que adoptou como sendo sua.

Justamente apelidado de

“Pronto Socorro” por um distinto

dirigente associativo local, o

senhor Chico de Corroios sempre

se mostrou disposto a colaborar

c o m m u i t a s i n s t i t u i ç õ e s d a

freguesia e a apoiar muitos dos seus

projectos. A Casa do Povo de

Corroios, a AURPIC, o Ginásio

Clube de Corroios e a Comissão

Organizadora das Festas Populares

de Corroios são apenas algumas das

entidades que reconheceram

publicamente estes seus gestos. É

ainda de salientar a oferta que fez,

nos anos sessenta, da imagem de

Nossa Senhora da Graça à igreja

paroquial de Corroios.

Muito obrigado Amigo Chico!

A grande urbanização da Quinta do Campo iniciada, em finais dos anos sessenta, pela Sociedade Reis & Marques, Lda., constituida por Francisco dos Reis Pereira e Adelino António Marques. Em primeiro plano O Centro Comercial - O Chico.

Factura da mercearia Pérola, propriedade do senhor Chico de Corroios, relativa a despesa efectuada pela outrora designada Casa do Povo de Amora, em Corroios . Ano de 1956.

033

festas 2017

(34)

Pub.

46 ANOS

AO SEU

SERVIÇO

Tlm. 91 730 85 20

R

u

a

C

a

s

a

d

o

P

o

v

o

,

4

3

A

-

L

o

j

a

5

C

E

N

T

R

O

C

O

M

E

R

C

I

A

L

O

C

H

I

C

O

J

.

R

.

C

C

a

f

e

t

a

a

r

i

a

-

P

f

a

s

t

e

é

l

a

r

i

a

(35)

Pub.

S

ARDO

'

S

D

OM

Salão de Chá

PASTELARIA

Sopas · Saladas

Tostas · Cachorros

Grande variedade

de salgados

Rua Associação dos Reformados, 22-C CORROIOS

(36)

Sapal de Corroios

visto da estrada que liga

o Miratejo à Ponta do Mato

036

(37)

Professor Manuel Lima

Autor do texto e fotografias

A VEGETAÇÃO

DO SAPAL DE CORROIOS

Tal como acontece com outras zonas ribeirinhas do estuário do Tejo, também no

território da nossa freguesia, a vegetação halófila, que se desenvolve sobre vasas

salgadas, apresenta características muito próprias. Estes biótopos, sob influência das

subidas e descidas das marés e designados por sapais, apresentam um desenvolvimento

especial no esteiro de Corroios. As principais manchas de sapal surgem no fundo deste

esteiro ou nas suas orlas ribeirinhas, sendo de destacar o designado Sapal de Corroios,

com uma área aproximada de 55 hectares. Neste tipo de habitat, os sedimentos

aluvionares acumulados são de constituição limo-lodo-argilosa e muito recentes. Logo

que a cota de deposição dos sedimentos atinge um determinado nível, começam por se

instalar as espécies vegetais halófilas designadas por pioneiras, adaptadas a estes solos

hipersalinos. Estas, com os seus complexos sistemas de raízes, contribuem não só para a

consolidação dos sedimentos, mas também para a edificação de substratos, cada vez de

maior dimensão, quer em espessura, quer em área de dispersão.

Morraça (Spartina maritima)

037

(38)

A própria composição destes substratos varia também consoante nos aproximamos das margens ou da zona mais interior do esteiro. Quanto mais afastado da margem e mais no interior do esteiro, maior é a salinidade do meio, maior é a fracção dos sedimentos argilosos e maior é a sua compactação.

E m f u n ç ã o d e s t a g r a d a ç ã o d a s características do substrato paralelamente à orla ribeirinha, se distribui a vegetação halófila, numa sucessão ecológica denunciada pela existência de bandas ou faixas horizontais, cada uma delas constituída por plantas da mesma espécie.

À frente e sujeitas a um maior período de imersão, pelas subidas da maré, estão as espécies estritamente halófilas, que suportam maiores teores de sal. Na retaguarda, nos limites de influência da subida da maré, estão as espécies que suportam menores teores de sal.

Neste ambiente hostil, onde a salinidade dos solos pode atingir percentagens altíssimas, só algumas espécies de plantas conseguem sobreviver, sendo a sua variedade muito limitada.

Todas as plantas halófilas apresentam adaptações morfológicas, que lhes permitem combater o ambiente salgado e manter os níveis de água doce, dentro do seu organismo. Entre outras características, esta comunidade vegetal apresenta quase sempre folhas pequenas e suculentas, com reservas de água doce, assim como são possuidoras de células excretoras dos iões de cloreto de sódio.

Esta fitocenose ou comunidade vegetal, constituída por pouco mais de duas dezenas de espécies diferentes, apresenta, no chamado sapal baixo ou parchal, um porte herbáceo, quase sempre rasteiro, com uma altura média, que raramente ultrapassa os vinte a trinta centímetros. Entre estas espécies, que suportam maiores índices de salinidade e estão mais tempo sob a acção das águas salgadas da maré, poderemos referir a morraça (Spartina maritima) e as gramatas (Salicornia nitens, Halimione portulacoides,

Sarcocornia perennis e Sarcocornia fruticosa).

Já nos designados sapais altos, localizados muito mais próximo das margens, onde o grau de salinidade é menor e o substrato mais arenoso, surgem espécies arbustivas ou subarbustivas, incluindo as que possuem flores mais vistosas. Aqui podemos encontrar plantas como a gramata (Arthrocnemum glaucum), o valverde-dos-sapais (Suaeda vera), o malmequer-do-mar (Aster tripolium), a campana-da-praia (Inula crithmoides), o limónio (Limonium vulgare), a salgadeira (Atriplex halimus), a salsola (Salsola vermiculata.), o junco-das-esteiras (Juncus maritimus) ou, em ambientes de águas salobras, o caniço (Phragmites australis).

Para muitas aves, quer sejam migratórias ou residentes, a vegetação do sapal constitui, não só local de refúgio, mas também de nidificação. Patos, galinhas-de-água, garças ou pernilongos aqui fazem seus ninhos.

O Sapal de Corroios, o maior do concelho do Seixal e um dos mais representativos do estuário do Tejo, produz, em média, cerca de 350 toneladas de biomassa vegetal, por ano. Esta grande produtividade primária, transformada em detritos vegetais, constitui grande parte do alimento base, para as muitas cadeias alimentares aqui existentes. Os mariscos, peixes e aves deste ecossistema, alimentam-se directa ou indirectamente da vegetação halófila do sapal ou do fitoplâncton que se encontra nas águas da maré.

Por outro lado, no que refere à qualidade do ar, a vegetação do Sapal de Corroios, pela fotossíntese realizada, onde se produz grande quantidade de oxigénio e consome dióxido de carbono, é também um dos grandes pulmões da região.

Ainda no que diz respeito às questões ambientais, as raízes de algumas plantas do sapal retêm e filtram poluentes, nomeadamente metais pesados, azoto e fósforo, o que lhes confere extrema importância como agentes depuradores e lhes concede a designação de «rins» da Terra.

Por tudo quanto ficou escrito e certamente por muitas mais razões, podemos constatar o excepcional valor desta vegetação dos sapais, normalmente tão pouco valorizada.

6 Gramata-verde

7 Planta parasita das Gramatas 8 Malmequer-do-mar 9 Junco-marítimo 10 Gramata-branca (Sarcocornia fruticosa) (Cistanche phelypaea) (Aster tripolium) (Juncus maritimus) (Halimione portulacoides) 1 Limónio 2 Salsola 3 Campana-da-praia 4 Valverde-dos-sapais 5 Língua-de-galinha (Limonium vulgare) (Salsola vermiculata) (Inula crithmoides) (Suaeda vera) (Polygonum equisetiforme)

038

festas 2017

(39)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

039

festas 2017

(40)

Pub.

www.motex.pt

OFICINA E SECÇÃO DE PEÇAS

Tel. 212 551 139

Rua Casa do Povo - 11 B CORROIOS

LOJA BICICLETAS

Tel. 962 532 979

Rua Casa do Povo - 10 A/B CORROIOS

LOJA MOTOS

Tel. 212 582 636

Estrada da Algazarra - 20 B FEIJÓ

(41)

Pub.

Santos & Oliveira Lda

Santos & Oliveira Lda

MADEIRAS, DERIVADOS E COMPLEMENTOS

MADEIRAS, DERIVADOS E COMPLEMENTOS

site: www.santoseoliveira.pt | e-mail: geral@santoseoliveira.pt

(42)

D . A . M . A

D a n i e l a M e r c u r y

D i a b o n a C r u z

M o o n s p e l l

B r i g a d a Vi c t o r J a r a

R e m e m b e r

R e v i v a l B a n d

042

festas 2017

(43)

J o ã o Pe d ro Pa i s

Fe s t i v a l d e Fo l c l o r e

M a r c o Pa u l o

C a m a n é

D a p u n k s p o r t i f

R E L E M B R E A S F E S TA S

D E 2 0 1 6 !

043

festas 2017

(44)

B I O G R A F I A S

artistas 2017

PA L C O C A R L O S PA R E D E S

Capitão Fausto é uma banda portuguesa, composta por cinco elementos Domingos, Francisco, Manuel, Salvador e Tomás, que

apresentam uma mistura única de pop progressiva com laivos psicadélicos.

Em 2011 editaram Gazela, o álbum de estreia, que teve no single Teresa um dos pontos mais altos. Em 2014 regressam com

o álbum Pesar O Sol, onde prosseguem os ritmos frenéticos e os riffs acutilantes de uma banda jovem vibrante. 2016 é o ano

do terceiro trabalho Capitão Fausto Têm Os Dias Contados. Estes trabalhos confirmam o projecto como aposta segura,

assente no bom gosto musical e na sensibilidade apurada. Em 2017, a banda apresenta em digressão este último disco, em

modo pop recheado de primor e requinte, que contam as estórias de vida de cada um dos membros da banda.

18

sex

AGO

Os Rua Direita são gente nova com espírito fresco. O

duo de Leiria composto por Donato Rosa e Paulo

Ladeiras, e que foi o vencedor deste ano do Festival

de Música Moderna de Corroios, iniciou atividade a

solo e rapidamente fez da Rua Direita o epicentro do

encontro dos riffs e palavras de um com as batidas

assertivas de outro. O objetivo foi criar temas

memoráveis, povoados por histórias.

O single de avanço Mariana mostrou como um nome

comum pode abrir as portas para um universo pop

que tem tanto de novo como de familiar. Rua Direita

o primeiro trabalho do duo com o mesmo nome está

já disponível nas principais plataformas digitais.

Rua

Direita

[Vencedores

do XXII Festival

de Música Moderna

Corroios'2017]

1.ª Parte

Capitão Fausto

044

festas 2017

(45)

19

sáb

AGO

XXXIII Festival

de Folclore de Corroios

O folclore das mais variadas regiões do nosso país, assim como do estrangeiro, continua a fazer parte do nosso programa das

festas, onde a cultura de um povo por eles representado, tem sido exibida no Palco Principal, ano após ano.

A Casa do Povo de Corroios e o seu Rancho Folclórico, têm este ano a missão de, em parceria com a Junta de Freguesia,

organizar o XXXIII Festival de Folclore de Corroios, fazendo deslocar à nossa terra representantes do Douro Litoral, Ribatejo,

Alto Alentejo e Estremadura Sul, onde os trajes a as danças exibidos pelos dos seus elementos são o garante de uma noite

cheia de cor e alegria.

O Rancho Folclórico de São Salvador de Grijó (Vila Nova de Gaia), o Agrupamento de Danças e Cantares da Póvoa da Isenta

(Santarém), o Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo (Évora), o Rancho de Danças e Cantares de Vale de Milhaços (Corroios) e

o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios, serão o garante do encantamento de uma grande parte da

nossa população.

Convidamos assim, todos aqueles que nos visitam, a parar no Palco Carlos Paredes e assistir a

um espetáculo onde se irão reviver tradições das zonas que os grupos representam,

passando assim por certo mais uma noite agradável de Agosto.

Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo

ÉVORA

Rancho de Danças e Cantares de Vale de Milhaços

CORROIOS

Agrupamento de Danças e Cantares da Póvoa da Isenta - SANTARÉM

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios

SEIXAL

Rancho Folclórico São Salvador de Grijó

VILA NOVA DE GAIA

045

(46)

Considerado pelos seus pares como “cantautor”, Carlos Leitão é uma das maiores vozes de fado da atualidade.Aos 10 anos atuou pela primeira vez, numa noite de fados no Café Portugal, em Corroios. Aos 11, ganhou a Noite de Fado no Coliseu dos Recreios. Na adolescência, aprendeu a tocar viola e como o irmão, quatro anos mais velho, tocava guitarra portuguesa, começaram a apresentar-se os dois nas noites de fado amadoras. Estudou comunicação social e foi durante alguns anos jornalista na área desportiva, na rádio, em jornais, em publicações especializadas, por exemplo, sobre automóveis.

Em 2004, zangou-se com o jornalismo e com Lisboa. Decidiu ir ter com o irmão, que estava em Arraiolos.

Em 2013, gravou aquele que é, oficialmente, o seu primeiro disco, Do Quarto. Já em 2017 edita Sala de Estar, para o qual convidou o irmão, e o guitarrista Carlos Menezes, um velho companheiro. Depois, desafiou músicos muito diferentes, como Jorge Fernando, Rui Veloso, o pianista Júlio Resende, entre outros. O resultado é um disco que é de fado mas que nem sempre soa a fado.

Sobre o álbum, afirmou Carlos Leitão: “Esta é a minha sala de estar, feita de memórias, de saudades, da celebração da vida e da família, onde cabe sempre quem por bem vier. Cá estarei à vossa espera. Sentem-se e sirvam-se! Deixem-se estar à vontade…”.

Fica o convite para as Festas de Corroios.

Uma viagem pelos anos 70, 80 e 90 é o

que nos propõem os Remember Revival

Band que interpretam os temas

disco/pop mais carismáticos dessas

décadas.

OMD, Nik Kershaw, Bangles, Kool and

the Gang, Culture Club, INXS, Village

People são algumas das influências

musicais da banda composta por Sérgio

Fernandes, Pedro Beja, Luís Formiga, Zé

Luís e Pedro Janela e que apresenta um

espetáculo temático, dinâmico e

interativo.

Remember

Revival

Band

Carlos Leitão

20

dom

AGO

AGO

seg

21

046

(47)

Os Moonspell, a mais conhecida banda

portuguesa de heavy metal, nasceram

há 25 anos. A banda liderada pelo

vocalista Fernando Ribeiro começou com

o nome Morbid God e, pouco depois de

fazer as primeiras maquetes, assinou

com uma grande editora e foi gravar o

álbum de estreia à Alemanha.

Rapidamente começaram as suas

digressões de meio ano pela Europa,

consolidando um estilo musical descrito

como metal gótico. Mais tarde,

conquistaram o mundo com atuações

que foram da Sibéria, na Rússia, ao

Dubai, passando pelo México e pelos

EUA. São uma das bandas portuguesas

de maior reconhecimento a nível

mundial com meio milhão de cópias

vendidas dos onze discos que já

editaram.

A banda é composta por Fernando

Ribeiro, Ricardo Amorim, Pedro Paixão,

Aires Pereira e Mike Gaspar.

Quim Barreiros regressa este ano ao palco principal

das Festas de Corroios para animar o público com

o seu acordeão.

Com uma carreira de sucessos imparáveis, temas

como O Brioche da Sofia! e Dar ao Apito, A

Cabritinha, Bacalhau à Portuguesa, Garagem da

Vizinha, e muitos outros, fazem de Quim Barreiros

uma presença muito requisitada em inúmeros

locais do país e do estrangeiro.

Joaquim de Magalhães Fernandes Barreiros, nasceu

em Vila Praia de Âncora, e aos 9 anos já tocava

bateria no conjunto de seu pai (Conjunto Alegria). O

seu primeiro disco foi lançado em 1971 quando

apenas tocava acordeão e folclore minhoto.

Quim Barreiros é também presença assídua nas

festas académicas. Coimbra, Porto, Évora, Lisboa,

Braga, Aveiro, Faro, são exemplos de universidades

que não dispensam a sua participação dos seus

grandes sucessos de duplo-sentido.

Não perca uma noite de grande animação com

Quim Barreiros.

Quim

Barreiros

Moonspell

22

ter

AGO

AGO

qua

23

047

(48)

Diogo Piçarra surge no panorama da música portuguesa como cantor, intérprete, músico, produtor, escritor e artista.

Natural de Faro, foi nas suas primeiras aulas de guitarra que começa pela primeira vez a dar voz a todos aqueles que o rodeavam. Na procura do reconhecimento, Diogo concorre a várias audições de caça-talentos, nomeadamente TVI em 2008, Ídolos 2009, Operação Triunfo 2010, contudo, sem resultados positivos.

Em 2011 Diogo renasce como artista, mas desta vez decide criar as bases para uma carreira a solo. Inicia-se no mundo cibernauta e das redes sociais, através de vídeos de versões acústicas de canções conhecidas no Youtube. Os convites começam a aparecer, os concertos cada vez mais cheios, e, desta forma, decide concorrer à 5.ª edição do programa Ídolos. Foi em 2012 que Diogo Piçarra se sagra no novo Ídolo de Portugal, cujos prémios foram um curso de música na London Music School, em Londres, e um contrato discográfico com a Universal Music Portugal. Volta a Portugal em 2013 com o diploma de melhor aluno do curso e, em 2015 lança o seu primeiro álbum "Espelho" que atinge na primeira semana o número 1 do top de vendas e em 2016 é considerado disco de ouro.

Já este ano lançou o seu segundo disco "do=s" que inclui os singles de "Dialeto" e "História".

Os The Gift nasceram em 1994 e o seu primeiro

registo gravado surge em 1997 com Digital

Atmosphere. Vinyl foi o segundo disco da

banda, editado em 1998.

A edição de um novo conjunto de originais,

intitulado Film, teve lugar em 2001, desta feita

com vista a atingir o mercado europeu. Temas

como Waterskin, Question Of Love, Front Of ou

Me, Myself And I, serviram para a confirmação

absoluta dos The Gift.

O seguinte registo AM/FM, em 2004, apresentou

dois conceitos num disco duplo. O primeiro, AM,

mais calmo introspetivo, enquanto o segundo,

FM, mais dançável e extrovertido. Um ano mais

tarde a banda recebe o troféu para Best

Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards.

Em 2011 regressam ao ativo com o álbum

Explode. Poucos meses depois, em janeiro de

2012, a banda edita Primavera.

O ano de 2015 foi a vez de 20 e 2017 surge o

álbum Altar de onde já são conhecidos os temas

Love Without Violins (feat. Brian Eno), Clinic

Hope e Big Fish.

The Gift

Diogo Piçarra

25

sex

AGO

24

qui

AGO

048

festas 2017

(49)

Em 2016 os GNR comemoraram 35 Anos de Carreira.

Foi uma digressão de sucesso, onde se viu confirmada

a enorme capacidade que os GNR têm de contaminar

multidões.

As comemorações dos 35 Anos terminaram com

quatro espetáculos especiais no Multiusos de

Guimarães, Campo Pequeno, Casino do Estoril e

Coliseu do Porto, onde estiveram presentes como

convidados, Javier Andreu, a incontornável Isabel

Silvestre e a sublime Rita Redshoes.

Já este ano, foi lançado, em DVD, o primeiro filme

comercial dos GNR, intitulado, GNR Os primeiros 35

Anos - Ao Vivo. O DVD, já se encontra à venda e, é o

registo integral do concerto GNR 35 Anos no Campo

Pequeno. Inclui, ainda, 12 temas do histórico concerto

dos GNR no Estádio de Alvalade em 1992.

Os GNR estão prontos para mais 35 anos e 2017 vai

certamente continuar a ser um grande ano para a

banda portuense.

Nelson Freitas é um cantor e produtor musical holandês, de origem cabo-verdiana. O seu estilo musical incorpora R&B e hip-hop combinados com zouk, kizomba e música tradicional de Cabo Verde. Ainda adolescente, aprendeu a entreter público através do breakdance.

É um dos responsáveis para que a kizomba se tenha transformado numa das bandas-sonoras de Portugal. Em novembro de 2013 quando atuou no Coliseu de Lisboa, e um ano depois no MEO Arena. Quando iniciou o seu percurso a solo, com o álbum Magic (2006), vendeu mais de 70 mil cópias, tendo o fenómeno

prosseguido com o segundo My Life (2010), do qual venderia mais de 90 mil cópias.

O último disco FOUR (2016) contém músicas em inglês e português e conta com parcerias com Mayra Andrade, Richie Campbell, Mikkel Solnado e Richie Campbell. Break of Dawn, Bo Tem Mel e Miúda

Linda são alguns dos temas que ouvir nas Festa de Corroios.

Nelson Freitas

GNR

27

dom

AGO

A banda Kontakto foi criada como uma segunda formação por Adérito Monteiro em 2015 com o objetivo de ser uma banda de espetáculos e

concertos. Composta por 11 músicos e bailarinas, a banda inclui maioritariamente música Pop/Rock dos Anos 60 até à atualidade.

26

sáb

AGO

1.ª Parte

Kontakto

049

festas 2017

(50)

festas corroios pt

de

festas 2017

20

dom

AGO

18

sex

AGO

AGO

sáb

19

AGO

seg

21

AGO

ter

22

Duo Musical

Ritmos

Duo Musical

H. C. Som

Duo Musical

Maravilha

Trio Musical

Clave

Trio Musical

Novo Ritmo

Grupo

de Sevilhanas

Rocieras

de Alcochete

Grupo Coral

Gerações

Algueirão

Sahara Dance

Estúdio de Dança

Assoc. Grupo Coral e Instr. “Ventos & Marés” Grupo Coral e Instr.

“Moinho de Maré” Grupo de Concertinas

“Primeira Forma”

Johnny's Band

Grupo Coral Instr.

“Os Sempre Jovens” A.U.R.P.I.C.

18

sex

AGO

AGO

sáb

19

AGO

seg

21

AGO

ter

22

Carlos

Leitão

Capitão

Fausto

Rua Direita

[ Vencedores do XXII FMM Corroios'2017 ] 1.ª PARTE

XXXIII

Festival

de Folclore

de Corroios

Remember

Revival

Band

Quim

Barreiros

20

dom

AGO

P R O G R A M A

PA RQU E U RBA NO DA QU I NTA DA M A RIA LVA

P A L C O

C A R L O S P A R E D E S

2 2 H

P A L C O

L I B E R D A D E

2 1 H

P A L C O

A R R A I A L

2 1 H

050

(51)

27

dom

AGO

23

qua

AGO

AGO

qui

24

AGO

sex

25

AGO

sáb

26

Trio Musical

Ipanema

César Silva

Trio Musical

Ludgero

Cátia Sofia

Duo Musical

Victor Ginja

e Beto

Prof. Virgínia Gonçalves

e suas Classes de Dança

Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho

Noite Cultural CCRAM

Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho

Grupo Coral Instr. “Os Sempre Jovens” A.U.R.P.I.C.

Grupo Coral e Instr. “Cantar é Viver” A.U.R.P.I.M.

Grupo Cavaquinhos “Os Rouxinóis” A.U.R.P.I.C.

Grupo Nafisah

Danças Orientais

Grupo Hip Hop

Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo

Grupo Sway

Danças de Salão

Sevilhanas

AESCA

Grupo Coral

“Os Rouxinóis”

CASMP

Cavaquinhos

e Concertinas

Casa Povo Corroios

27

dom

AGO

23

qua

AGO

AGO

qui

24

AGO

sex

25

AGO

sáb

26

Moonspell

Diogo

Piçarra The Gift

Nelson

Freitas

1.ª PARTE

Kontakto

GNR

PAVILHÃO DE ATIVIDADES ECONÓMICAS

A Mostra de Atividades Económicas é sempre um dos espaços de destaque das Festas da Vila de Corroios e uma aposta da junta de freguesia no tecido empresarial, que ali tem oportunidade de mostrar a sua atividade e área de negócio.

Este ano, o pavilhão multiusos terá 64 standes e, num atenda suplementar estarão representados mais 20 expositores com produtos regionais.

As atividades económicas estão também representadas pelas várias marcas e standes automóveis presentes nas Festas.

A mostra pode ser visitada de 18 a 27 de agosto, de 2.ª a 5.ª, das 20 às 00.30 horas; 6.ª, das 20 à 1 hora; sábados, das 17 à 1 hora e domingos, das 17 às 00.30 horas.

As atividades económicas estão também representadas pelas várias marcas e standes automóveis presentes nas Festas.

18 de agosto · 21:00h.

Abertura das Festas de Corroios

Palco Liberdade

27 de agosto, às 24:00h.

Encerramento das Festas

c/espetáculo piromusical

Encerramento das Festas

c/espetáculo piromusical

P A L C O

C A R L O S P A R E D E S

2 2 H

P A L C O

L I B E R D A D E

2 1 H

P A L C O

A R R A I A L

2 1 H

051

festas 2017

(52)
(53)

Pub.

COMPRA, VENDA E PERMUTA DE IMÓVEIS

ANDARES

LOJAS

MORADIAS

ANDARES

LOJAS

MORADIAS

ALUGAMOS

ALUGAMOS

ANDARES

LOJAS

MORADIAS

ANDARES

LOJAS

MORADIAS

ALUGAMOS

ALUGAMOS

(54)

Apoiam as Festas

de Corroios!

23

22

13

7

23

9

8

4

3

5

19

ENTRADAS DO ESPETÁCULO PAGO

Quinta

Quinta

da

da

Marialva

Marialva

Parque Urbano

Parque Urbano

1 2 3 4 5 • Entrada 1 • Entrada 2 • Entrada 3 • Entrada do parqueamento dos expositores • Entrada 5 6 • Entrada 6 • Entrada do parqueamento das roulottes dos feirantes • Parqueamento dos

expositores

• Parqueamento das roulottes dos feirantes

7 8 9

Pastelaria

Emílio Preto Rego

Tel. 212 538 792

Pastelaria Rollo

Tel. 212 537 012

Restaurante Pontão

Tel. 212 534 074

restaurante-pontao.com

Cervejaria Mil e Tal

Tel. 212 545 159

Pastelaria Charme

Tel. 212 534 972

Pastelaria Doce Creme

Tel. 212 547 139

Restaurante Stemik

Tel. 212 545 737

festas corroios ptde •

festas 2017

054

festas 2017

(55)

BILHETEIRA

2

24

20

19

21

21

22

14

11

18

1

17

12

15

16

17

6

17

10

25

STANDES DA J. F. CORROIOS E C. M. SEIXAL 10 • Parqueamento dos artistas

• Palco Carlos Paredes • Palco Arraial • Palco Liberdade • Anfiteatro 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 • Camarins • WC

• Pavilhões de comércio diverso • Espaço Movimento Associativo • Pavilhões de restauração • Divertimentos infantis 21 22 23 24 • Divertimentos de adultos

• Pavilhão das Atividades Económicas • Espaço automóvel

• Cantinho do Petisco

• Parqueamento Fertagus (1 euro/dia)

25

055

(56)

D E S P O R TO

BELENENSES

VENCEU 18.ª EDIÇÃO

O Campo António Marques Pequeno recebeu nos

dias 14 e 15 de abril, o 18.º Torneio da Páscoa de

Corroios, uma competição que anualmente reúne

jovens talentos do futebol juvenil, assumindo-se

como uma das melhores competições a nível

nacional na área do futebol de formação.

18.º TORNEIO

DA PÁSCOA

DE CORROIOS

FUTEBOL JUVENIL

Na edição deste ano, a equipa do Futebol Clube Os Belenenses foi vencedora do escalão de juvenis e no escalão de iniciados a vitória foi para o Real Sport Clube de Massamá.

A organização do torneio é do Ginásio Clube de Corroios e Junta de Freguesia de Corroios, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal.

O presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa, e o vereador do pelouro do Desporto da Câmara Municipal do Seixal, José Carlos Gomes, estiveram presentes na entrega de prémios.

056

(57)

CLASSIFICAÇÕES

1.º - Futebol Clube “Os Bel

enenses”; 2.º - Ginásio Cl

ube de C orroios; 3.º - Associação Des

portiva e Cultural da Encarnação e Oliv

ais; 4.º - Grupo Des

portivo Estoril Praia Melhor marcador

André Pires, FC “Os Bel

enenses”; Melhor jog

ador Afonso V

alente, Grupo Des

portivo Estoril Praia;

Melhor Guarda-Redes André Duarte, FC “Os Bel

enenses”.

1.º - Real Sport Clube de Mas samá; 2.º - Sport Futebol Damaiense 3.º - Clube Oriental de Lisboa; 4.º - Ginásio Cl ube de C orroios; 5.º - Grupo Des portivo de Sesimbr a. Melhor marcador Rúben Sant

os, Real Sport Clube de Massamá

Melhor jog ador Tiago Loreno, S

port Futebol Damaiense Melhor Guarda-Redes

Rodrigo Mendes, R

eal Sport Clube de Massamá JUVENIS INICIADO S

057

festas 2017

(58)

D E S P O R TO

DANIEL BATISTA

E ELIZABET HAMALIY

VENCEM O TORNEIO

Daniel Batista e Elizabet Hamaliy, foram os vencedores

da 17.ª edição do Corroios Open que decorreu entre os

dias 24 de junho a 2 de julho, nos renovados campos de

ténis do Clube Desportivo e Recreativo Brasileiro

Rouxinol, o promotor deste torneio com o apoio da Junta

de Freguesia de Corroios e da Câmara Municipal do Seixal.

Corroios

Open

17.ª edição

Este é um torneio de nível A e um dos mais importantes do calendário da Federação Portuguesa de Ténis, onde habitualmente participam algumas das maiores jovens promessas do ténis nacional.

No dia 2 de julho realizaram-se as finais masculinas e femininas, onde o português Daniel Batista, de 18 anos, e a ucraniana Elizabet Hamaliy, de 16, se sagraram vencedores. Na final masculina, Daniel Batista, do Beloura Tennis Academy, venceu Gonçalo Pereira, do Clube Escola de Ténis de Oeiras, pelos parciais de 6-4, 4-6 e 6-0. Já na final feminina Elizabet Hamaliy, do Carcavelos Ténis, derrotou Inês Mesquita, do Clube de Ténis das Caldas por 3-6, 6-2 e 6-4. Do programa constou também um torneio de ténis em cadeira de rodas que se realizou entre os dias 30 de junho e 2 de julho. Este III Torneio em Cadeira de Rodas, teve como vencedor João Sanona, do Clube de Ténis de Setúbal, quer na competição individual, quer em pares, onde formou dupla com Paulo Espírito Santo, da Escola de Ténis José Mário Silva.

058

(59)

059

Referências

Documentos relacionados

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO