• Nenhum resultado encontrado

Professor da UFV; 5 Doutorando em Fitotecnia-UFV Doutorando em Fitopatologia-UFV;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Professor da UFV; 5 Doutorando em Fitotecnia-UFV Doutorando em Fitopatologia-UFV;"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Caracterização de 33 cultivares de batata com clorofilômetro.

Marcelo Cleón de C. Silva1; Henrique da Silva Silveira Duarte2; Antônio Fernandes Nogueira Junior3; Laércio Zambolim 4; Paulo Cezar R. Fontes4; Heder Braun5; Fabrí-cio S. Coelho5.

1

Pós-Doutor em Fitotecnia-UFV; 2Doutorando em Fitopatologia-UFV; 3Graduando em Agronomia-UFV; 4 Professor da UFV; 5Doutorando em Fitotecnia-UFV e-mail: mdecastro70@yahoo.com.br;toim_ufv@yahoo.com.br.

RESUMO

Objetivou-se estabelecer o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida em cultivares de batata. O experimento foi conduzido em um campo experimental da Universidade Federal de Viçosa no período de 16 de novembro a 18 de dezembro de 2008. Utilizaram-se 33 cultivares de batata c u l t i v a d a s e m t o d o m u n d o . O delineamento utilizado foi o de blocos c o m p l e t o s c a s u a l i z a d o s c o m t r ê s r e p e t i ç õ e s , e c a d a t r a ta m e n t o f o i representado por uma cultivar. Conclui-se que as diferentes cultivares obtiveram índice SPAD distintos na quarta folha bem como na folha mais velha.

Palavras-chave: Solanum tuberosum L.; diagnóstico; SPAD.

ABSTRACT

Characterization of 33 cultivate of potato with chlorophyll meter.

The objective of paper was to establish the SPAD index from the terminal leaflet of the fourth leaf from the apex completely expanded in cultivars of potato. The experiment was set in the experimental field at Universidade Federal de Viçosa in the period of November 16 to December 18, 2008. It was used 33 cultivars of potato cultivated in all world. The cultivars were conducted in a randomized block design with three replications, and each treatment was represented by one cultivar. It is ended that the different ones cultivars they obtained index different SPAD in the fourth leaf as well as in the old leaf.

Keywords: Solanum tuberosum L.; diagnostic; SPAD

A batateira tem como centro de origem a América do Sul, mais precisamente na Região Andina. Por volta de 1570 os colonizadores espanhóis exportaram-na para Europa, tornando-se um alimento muito importante, principalmente na Inglaterra. A partir daí foi distornando-seminada para as regiões tropicais e subtropicais do mundo (Pereira e Daniels, 2003). A batateira é cultivada em centenas de países e a batata é o quarto alimento mais produzido no mundo. Em 2008, a produção mundial de batata foi de 314,14 milhões de toneladas com uma área colhida de 18,19 milhões de hectares, obtendo uma produtividade média de 17.267 Mg ha-1 (FAO, 2010). A produção brasileira de batata no ano de 2009 foi de 3,45 milhões de toneladas com uma área colhida de 139.927 ha, obtendo uma produtividade média de 24.673 Mg ha-1 (IBGE, 2010). A batata tem sido cultivada principalmente na região sudeste e sul do Brasil, correspondendo a 49,6 e 41,7% de área plantada, respectivamente. Os principais estados produtores são: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia, correspondendo a 32,8; 20,5; 18,7; 10,5 e 7,9% da produção, respectivamente (IBGE, 2010).

(2)

No Brasil, plantam-se inúmeras cultivares de batata, visto que o país tem dimensões continentais e diferentes tipos de clima e solo. As cultivares diferem pelas características agronômicas desejáveis, com alta produtividade, adaptações a condições edafoclimáticas, precocidade, resistência a pragas e doenças, tolerância a condições de saturação hídrica, dentre outras.

Dessa forma é imprecindível um correto manejo da cultura. Uma das técnicas para manejar o estado nutricional de nitrogênio (N) da batateira de maneira rápida, simples, eficaz, com custo relativamente baixo e em tempo real na cultura da batata é a utilização do clorofilômetro, também denominado de SPAD, aparelho portátil que mede a intensidade do verde das folhas sem destruí-las (Fontes, 2001; Fontes e Araújo, 2007; Gil, 2001; Silva, 2007).

Diversos fatores que podem afetar o índice SPAD, como as condições edafoclimáticas, a cultivar, a folha amostrada, o estádio de crescimento, ataques de pragas, doenças e plantas daninhas (Arregui et al., 2000).

Objetivou-se estabelecer o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida em cultivares de batata.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido em um campo experimental da Universidade Federal de Viçosa, no município de Viçosa-MG, localizado na Zona da Mata de Minas Gerais (20º44’44"S; 42º50’59"W, 661 m acima do nível do mar) no período de 16 de novembro a 18 de dezembro de 2008. A temperatura e a umidade média foram de 20,5 ºC e 81,5%, respectivamente. A precipitação pluviométrica foi de 259 mm. O solo da área experimental foi classificado como Podzólico Vermelho-Amarelo Câmbico (EMBRAPA 2006).

As 33 cultivares testadas e suas respectivas origens foram: Ágata (Holanda), Almera (Holanda), Aracy (Brasil), Aracy Ruiva (Brasil), Asterix (Holanda), Atlantic (EUA), Baraka (Holanda), Baronesa (Brasil), BRS Ana (Brasil), BRS Elisa (Brasil), Caesar (Holanda), Canelle (França), Catucha (Brasil), Chipie (França), Colorado (França), Cupido (Holanda), Éden (França), Elodie (França), Emeraude (França), Eole (França), Florice (França), Fontane (Holanda), Gourmandine (França), Gredine (França), IAPAR Cristina (Brasil), Itararé (Brasil), Ibituaçu (Brasil), Markies (Holanda), Melody (Holanda), Monalisa (Holanda), Naturella (França), Opaline (França), Soléia (França) e Voyager (Holanda).

O delineamento utilizado foi o de blocos completos casualizados com três repetições, e cada tratamento foi representado por uma cultivar. O espaçamento utilizado foi de 0,80 m entre fileiras da parcela e 1,60 m entre as parcelas. Cada parcela foi constituída de duas fileiras de 2,5 m de comprimento.

A calagem, adubação em pré-plantio e em cobertura (primeira amontoa) foram realizadas de acordo com os resultados da análise de solo e foi baseada na 5ª Aproximação (Fontes, 1999). A irrigação foi realizada utilizando o sistema de aspersão. A lâmina de água foi estabelecida a partir da estimativa da evapotranspiração de referência e do coeficiente de cultura (Kc). A estimativa de evapotranspiração de referência foi realizada pelo método de Penman-Monteith, proposto pela FAO (Allen, 1993). O solo foi mantido com a umidade

(3)

próxima à capacidade de campo.

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar o estado nutricional nitrogenado da planta e, na folha velha da batateira (Fontes, 2005). Foram marcadas quatro plantas por parcela onde foram realizadas as leituras. A média entre as quatro plantas consistiram o índice SPAD da parcela. A leitura foi realizada com o medidor portátil de clorofila SPAD-502 (Soil-Plant Analysis Development-502), seguindo-se os procedimentos indicados em Fontes e Araújo (2007).

Os dados foram submetidos à análise de variância. Utilizou-se o programa Análises Estatísticas e Genéticas (SAEG) (Ribeiro Júnior, 2001).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Verificou-se na Tabela 1 que em todas as épocas de coletas a folha mais velha apresentou-se maior índice Spad, provavelmente, tem-se maior teor de clorofila e consequentemente maior quantidade de N. Em função das analise realizadas é provável ter ocorrido movimentação do N das folhas mais velhas para as mais novas, como citado por Taiz e Zeiger (2004) nos Estados Unidos.

Em ambas as épocas de coleta os índice SPAD da quarta folha sobressairam-se nas cultivares, Caesar, Colorado, Cupido, Emeraude, Ibituaçu, dessa forma percebeu-se a ótima eficiência dessas cultivares em absorver o N no solo (Tabela 1).

Com relação a folha mais velha em ambas as épocas de coleta o indice SPAD obteve os maiores valores nas cultivares, BRS Elisa, Emeraude e Ibituaçu.

Segundo Bullock e Anderson (1998) o genótipo/cultivar pode afetar o índice SPAD, importância deve ser dada também ao conhecimento do nível crítico, a partir daí será recomendado a quantidade correta de N em cobertura para cada cultivar.

Trabalhando com a cultivar Monalisa na mesma época de plantio e utilizando adubação nitrogenada (185 kg ha-1 de N) em pré-plantio no Município de Viçosa Silva (2007) obteve índice SPAD de 42,6, verificou-se na Tabela 1 que o índice SPAD para Monalisa foi de apenas 37 unidades SPAD quando se aplicou dosagem de 190 kg ha-1 de N , respectivamente. A quantidade aplicada de N foi muito similar, porém o índice SPAD teve uma variação maior e que essa variação pode depender de inúmeros fatores.

Conclui-se que as diferentes cultivares obtiveram índice SPAD distintos na quarta folha bem como na folha mais velha. Verificou-se a existência de dois grupos de batata, com as cultivares Emeraude e Ibituaçu sobressaíram-se com os maiores índices SPAD (grupo A) e, as cultivares Canelle, Elodie, Soléia e Voyager com os menores índices SPAD (grupo B) em ambas as épocas de coleta na quarta folha e na folha mais velha. Podendo dessa forma auxiliar na aferição do estado nutricional nitrogenado da cultura

AGRADECIMENTOS

À FAPEMIG pelo apoio financeiro e ao CNPq pelas bolsas de Pós-graduação cedidas aos autores.

(4)

REFERÊNCIAS

ALLEN RG. 1993. New approaches to estimating crop evapotranspiration. Acta Horticulturae 335: 287-293.

ARREGUI LM; MERINA M; MINGO-CASTEL, A.M. Aplicacion del medidor portatil

de clorofila em los programas de fertilizacion nitrogenada en patata de siembra. En

Pascualena, J.; Ritter, E. (Ed) 2000. Libro de Actas Del Congresso Iberoamaricano de investigacion y Desarrollo en Patata. Patata 2000. Vitoria-Gastéis. España, p. 157-170.

BULLOCK DG; ANDERSON DS. 1999. Evaluation of the Minolta SPAD-502 chlorophyll meter for nitrogen management in corn. Journal of Plant Nutrition 21: 741-755.

EMBRAPA. 2006. Centro Nacional de Pesquisa de Solos (Rio de janeiro, RJ) Sistema brasileiro

de classificação de solos – Brasília: Embrapa. Produção de informação; Rio de janeiro:

Embrapa. Solos. 306p.

FAO Food and Agriculture Organization. Disponível e m:http://faostat.fao.org/site/ 567/DesktopDefault.aspx?PageID=567#ancor. Acesso em 01 de março de 2010: 2010.

FONTES PCR. Diagnóstico do estado nutricional das plantas. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2001. 122 p.

FONTES PCR. 2005. Olericultura: teoria e prática. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa. 486p.

FONTES PCR; ARAÚJO C. 2007. Adubação nitrogenada de hortaliças – princípios e práticas

com o tomateiro. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa. 148p.

FONTES P CR. Comissão de Fertilidade do solo do Estado de Minas Gerais. Recomendações

para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais – 5a Aproximação. Viçosa-MG,

1999. 359 p.

FONTES PCR.; ARAUJO C. Adubação nitrogenada de hortaliças. Princípios e práticas com

o tomateiro. Viçosa: Editora Universidade Federal de Viçosa, 2007. 148p.

GIL PT. 2001. Índices e eficiência de utilização de nitrogênio pela batata influenciados por

doses de nitrogênio em pré-plantio e em cobertura. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa.

81p. (Tese mestrado).

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ home/estatistica/indicadores/agropecuaria/lspa/defaulttab.shtm Acesso em 01 de março de 2010: 2010.

PEREIRA AS; DANIELS J. O cultivo da batata na região sul do Brasil. Brasília-DF: EMBRAPA Clima Temperado. 567p. 2003.

RIBEIRO JÚNIOR JI. 2001. Análises estatísticas no SAEG – Viçosa: Universidade Federal de Viçosa. 301p.

(5)

SILVA MCC. Critérios para o manejo da adubação nitrogenada da batata em duas épocas de

plantio. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa. 2007, 144p. (Tese Doutorado).

TAIZ L; ZEIGER E. Fisiologia vegetal. Tradução: Eliane Romanato Santarém... [et al.]. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

(6)

Tabela 1. Índice SPAD aos 07, 14 e 21 dias após a emergência (Dae) na quarta folha completamente expandida (Qf) e na folha mais velha (Fv) de cultivares de batata [Index SPAD to the 07th, 14th and 21th days after the emergency (Dae) on fourth it leafs completely expanded (Qf) and in the oldest leaf (Fv) of you cultivate of potato]. UFV, Viçosa, 2008.

Índice SPAD

Cultivar 07 Dae 14 Dae 21 Dae

Q f F v Q f F v Q f F v Ágata 48,2 b* 50,9 b 43,1 a 45,2 b 38,6 b 43,8 b Almera 49,0 b 50,5 b 43,1 a 47,5 a 40,5 b 41,8 c Aracy 47,8 b 51,0 b 39,2 c 47,2 a 38,53 b 40,7 c Aracy Ruiva 49,5 b 50,6 b 44,5 a 47,0 a 42,0 a 45,0 b Asterix 47,2 b 47,7 c 41,7 b 46,8 a 39,5 b 40,4 c Atlantic 48,7 b 51,2 b 42,9 a 47,4 a 38,9 b 42,3 b Baraka 47,3 b 50,3 b 41,5 b 47,8 a 37,8 b 41,8 c Baronesa 51,0 a 53,8 a 43,8 a 49,1 a 39,6 b 44,0 b BRS Ana 44,4 b 45,6 c 38,0 c 42,9 b 35,6 c 39,6 c BRS Elisa 48,2 b 54,8 a 44,8 a 49,4 a 43,4 a 48,4 a Caesar 52,6 a 55,7 a 43,8 a 50,3 a 41,3 a 44,8 b Canelle 43,3 b 45,9 c 36,1 c 41,0 b 34,3 c 35,7 d Catucha 51,2 a 51,1 b 41,1 b 41,1 b 40,5 b 43,3 b Chipie 47,9 b 51,2 b 42,0 b 49,5 a 40,1 b 42,7 b Colorado 52,1 a 51,0 b 45,9 a 50,4 a 43,5 a 45,9 a Cupido 51,1 a 51,9 b 46,3 a 52,2 a 44,0 a 49,2 a Éden 51,0 a 52,2 b 43,6 a 47,9 a 43,1 a 43,8 b Elodie 48,3 b 52,1 b 38,5 c 44,1 b 38,4 b 36,8 d Emeraude 51,9 a 53,9 a 45,2 a 48,8 a 45,1 a 46,7 a Eole 45,8 b 47,4 c 40,6 b 43,0 b 38,3 b 39,4 c Florice 46,7 b 49,5 b 39,4 c 47,1 a 38,1 b 38,6 d Fontane 46,6 b 50,6 b 37,5 c 44,5 b 38,2 b 42,6 b Gourmandine 49,6 b 49,8 b 43,7 a 45,8 b 41,9 a 43,2 b Gredine 48,7 b 51,8 b 43,2 a 45,0 b 43,0 a 43,1 b IAPAR Cristina 47,7 b 51,0 b 41,8 b 46,8 a 37,0 c 41,3 c Itararé 45,9 b 47,2 c 38,9 c 43,2 b 36,4 c 40,6 c Ibituaçu 51,9 a 53,1 a 46,7 a 49,6 a 41,0 a 46,1 a Markies 56,0 a 55,5 a 47,6 a 52,8 a 43,2 a 43,8 b Melodie 47,7 b 51,5 b 44,8 a 47,8 a 39,8 b 41,0 c Monalisa 48,5 b 49,6 b 41,9 b 45,0 b 37,0 c 43,1 b Opaline 46,5 b 47,9 c 41,0 b 43,7 a 40,3 b 41,0 c Soléia 46,5 b 48,5 c 42,0 b 44,5 b 39,9 b 38,3 d Voyager 48,1 b 45,3 c 40,0 b 44,1 b 38,8 b 38,1 d C.V.(%) 5.1 4.0 5.3 6.3 4.1 5.4 *

Referências

Documentos relacionados

fenício, conhecido como Cadmo (fundador da cidade de Tebas) é que o alfabeto e a linguagem grega se desenvolveram. Toda uma visão da tradição cultural e também das lendas

Consideramos que os estudos literários não são casos acabados, fechados, mas plausíveis de muita discussão, valendo para tanto buscarmos novos olhares para as velhas

Como seguir horizontes que não terminam, como voltar a acreditar em nossa sensibilidade e intuição, fazer parte do mundo dos 99% aparentemente invisíveis, recuperar o direito

imagem, mudo a maneira que as pessoas veem os produtos, as empresas, as pessoas e eu vi como te mostram [mídia]‖. No primeiro resgate, mostrado pelo filme, Hancock destrói

geral, de produtos e serviços; (b) correspondente bancário; (c) serviço de recarga de telefone celular; (d) serviço de venda de plano de assistência médica e plano

Logo em seguida fure a cabine utilizando uma furadeira com broca 5mm e logo em seguida uma 10mm para expandir. OBS: Tome Cuidado

cobre nativo e outros minerais secundários de cobre como malaquita, azurita e crisocola é muito típica.. As cores intensas da cuprita e crisocola mascaram eventuais cores

A memória de longo prazo, como o próprio nome indica, é uma memória duradoura, onde, além de todo o nosso conhecimento enciclopédico, estão armazenados vários tipos de