• Nenhum resultado encontrado

TESTE DA CHAMA SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA CAT ROBERTO SIMONSEN CENTRO EDUCACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TESTE DA CHAMA SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA CAT ROBERTO SIMONSEN CENTRO EDUCACIONAL"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA

CAT ROBERTO SIMONSEN – CENTRO EDUCACIONAL

TESTE DA CHAMA

ESTUDANTE: Náyra Cristina Alves Batista N°23 1°ano do Ensino Médio D DISCLIPLINA: Química PROFESSOR: Rogério Maciel São Paulo, 28 de agosto de 2018

(2)
(3)

3

SUMÁRIO

1. Objetivos ... 5

2. Introdução ... 5

3. Metodologia ... 7

3.1.

Materiais ... 7

3.2.

Reagentes ... 7

3.3.

Procedimentos ... 7

3.4.

Observações ... 8

4. Questões ... 9

5. Conclusão (considerações finais) ... 11

(4)
(5)

5

1. OBJETIVOS

• Identificar, por meio da cor produzida na chama, alguns cátions;

• Reconhecer e determinar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o Modelo Atômico de Bohr;

• Aplicar o conceito de distribuição eletrônica dos elementos.

2. INTRODUÇÃO

O Modelo Atômico de Bohr apresenta o aspecto de órbitas onde existem elétrons e, no seu centro, um pequeno núcleo.

.

O físico dinamarquês Niels Henry David Bohr (1885-1962) deu continuidade ao trabalho desenvolvido com Rutherford. Ele preencheu a lacuna que existia na teoria atômica proposta por Rutherford.

Por esse motivo, o átomo de Bohr pode também ser chamado de Modelo Atômico de Rutherford – Bohr.

Niels havia conhecido Rutherford no laboratório da Universidade de Cambridge e foi levado por ele à Universidade de Manchester onde passaram a trabalhar em conjunto. Bohr conseguiu explicar como se comportava o átomo de hidrogênio, o que não era possível mediante a teoria atômica de Rutherford.

Mas, embora tenha aperfeiçoado o modelo atômico de Rutherford, o modelo de Bohr ainda não é perfeito, uma vez que continuam havendo lacunas por explicar.

Em 1913 Bohr promoveu experimentos que mostravam essas falhas e propunha um novo modelo.

(6)

6

Se o modelo proposto de Rutherford estivesse correto, ao serem acelerados, os elétrons emitiriam ondas eletromagnéticas. Na sequência, essas partículas perderiam energia e consequentemente colidiriam com o núcleo atômico.

O que acontece, na verdade, é que o elétron emite energia. Quanto maior a sua energia, mais afastado ele fica do núcleo do átomo.

(7)

7

3. METODOLOGIA

3.1 MATERIAIS / 3.2 REAGENTES

o Solução de cloreto de potássio, o Solução de cloreto de sódio, o Solução de cloreto de cálcio, o Solução de cloreto de lítio, o Solução de cloreto de bário o Solução de sulfato de cobre; o fios de níquel – cromo; o Pinça de madeira

o 6 tubos de ensaio e estante para tubos de ensaio; o Béquer 100 mL

o Solução de HCl concentrado 1mol/L; o Bico de Bunsen ou lamparina com álcool.

3.3 PROCEDIMENTOS

1º. Passo: Prepare as soluções nos tubos de ensaio na ordem de Potássio (K), Sódio

(Na), Cálcio (Ca), Lítio (Li), Bário (Ba) e Cobre (Cu);

2º. Passo: Acenda a lamparina e observe a cor da chama (se for utilizar o bico de

Bunsen calibre a entrada de ar para obter uma chama azulada quase transparente);

3º. Passo: Limpe os fios metálicos que serão utilizados no experimento, mergulhando

os em solução de HCl concentrado, previamente colocada no béquer, e em seguida, aquecendo-os em rubro na chama do fogo. Esse processo deve ser repetido até que a chama não altere sua coloração;

4º. Passo: Mergulhe o fio limpo na solução contida no tubo 1 em estudo e leve até a

chama. Observe a coloração da chama;

5º. Passo: Mergulhe novamente o fio no ácido aquecendo na chama para limpá-lo.

Mergulhe na solução do tubo 2 e verifique a cor. Repita esses processos até o tubo nº6.

(8)

8

Logo após acendermos o fogo e limparmos a metal, mergulhamos o metal no tubo de ensaio que continha o potássio. E assim como nos foi instruído colocamos o metal em contato com o fogo. Nesse momento o fogo mudou de cor e pudemos observar a cor roxa.

Assim fizemos com todos as outras substâncias dos tubos de ensaio. Sem esquecer que lavávamos o metal para que as matérias não se misturassem, provocando um problema no resultado.

Depois disso, confeccionamos uma tabela, na qual representamos os elementos químicos com as cores que fizeram a chama ficar. A tabela é a seguinte:

TUBO CÁTION

COR DA CHAMA

1

Potássio K

+

Roxo

2

Sódio Na

+

Laranja

3

Cálcio Ca

2+

Vermelho tijolo

4

Lítio Li

+

Vermelho carmim

5

Bário Ba

2+

Amarelo

6

Cobre Cu

2+

Azul esverdeado

Com esse resultado em mãos, procuramos entender os motivos pelos quais a chama muda de coloração. E depois de algumas pesquisas entendemos que cada cor observada é característica do elemento presente na substância aquecida, isto é, cada átomo forma um diferente elemento, ao qual possui seus elétrons nas camadas eletrônicas de forma bem definida.

E que quando aquecemos o metal o que ocorre é que o elétron absorve a energia calorífica da chama e salta para uma órbita mais distante do núcleo. Sendo que as órbitas mais distantes sempre abrigam elétrons com mais energia. A isso denomina-se salto quântico, e ocorre quando está em estado excitado. No entanto, este processo é bem curto de modo que o elétron é obrigado a voltar. E nessa mudança ele libera a energia que recebeu. O elétron solta a energia em forma de luz visível e esta é a cor que vemos na chama.

(9)

9

4. QUESTÕES:

1) O teste de chama é uma técnica utilizada para a identificação de certos átomos ou

íons presentes em substâncias. Nesse teste, um fio metálico é impregnado com a substância a ser analisada e, em seguida, é colocado numa chama pouco luminosa, que pode assumir a cor característica de algum elemento presente nessa substância. Este quadro indica os resultados de testes de chama, realizados num laboratório, com quatro substâncias:

Substância Cor da Chama

HCl

Não se observa cor

CaCl

2 Vermelho tijolo (ou alaranjado)

SrCl

2 Vermelho

BaCl

2 Verde-amarelado

a) Indique, em cada caso, o elemento responsável pela cor observada:

Vermelho tijolo (ou alaranjado) Cloreto de cálcio

Vermelho Cloreto de Estrôncio

Verde-amarelado Cloreto de Bário

A cor vermelho tijolo (ou alaranjado) é causada pelo cálcio, vermelho causada pelo estrôncio, tal qual o bário pelo verde-amarelado.

b) Utilizando um modelo atômico em que os elétrons estão em níveis

quantizados de energia, explique como um átomo emite luz no teste de chama.

Quando o átomo ganha energia os elétrons dão saltos quânticos subindo de nível e ao voltarem ao nível normal perdem a energia que conseguiram e essa energia vira luz visível, a qual podemos observar quando fazemos a experiência do teste da chama. Cada átomopossui uma cor, porque cada um tem seus elétrons organizados de certo modo na eletrosfera.

2) (UFRN-RN) As cores de luz exibidas na queima de fogos de artifício dependem de

certas substâncias utilizadas na sua fabricação. Sabe-se que a frequência da luz emitida pela combustão do níquel é 6,0×1014 Hz e que a velocidade da luz é 3×108 m.s-1.

Com base nesses dados e no espectro visível fornecido pela figura a seguir, assinale a opção correspondente à cor da luz dos fogos de artifício que contêm compostos de níquel.

a) vermelha b) violeta c) laranja d) verde

(10)

10

λ = (3 × 10⁸ m/s) ÷ (6 × 10¹⁴ s⁻¹)

λ = 5 × 10⁻⁷ m

500 nm = 500 × 10⁻⁹m = 5 × 10⁻⁷m

5 × 10⁻⁷ m = 500 nm

No espectro eletromagnético, um comprimento de onda de 500 nm se situa entre a região da cor verde (≈ 500 - 565 nm). Portanto a resposta é a alternativa D.

3) Faça a distribuição eletrônica para os íons analisados durante o teste da chama:

(Consulte a tabela preenchida durante os procedimentos)

K18 =1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6. Na10 = 1s², 2s², 2p6. Ca18= 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p6. Li2 = 1s². Ba54 = 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p6, 4s², 3d10, 4p6, 5s², 4d10, 5p6. Cu27 = 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p6, 4s², 3d7.

(11)

11

5. CONCLUSÃO

O teste de chama é uma experiência usada para detectar íons metálicos, baseado na cor que ele libera em uma chama durante o procedimento, ele pode ser utilizado em

experimentos básicos e até avançados.

Nele utilizamos um metal, no qual impregna-se uma substância e se expõe a uma chama, com isso podemos perceber, a mudança da cor da chama. Causado por um fenômeno chamado salto quântico, no qual o elétron sai de uma órbita mais próxima do núcleo e vai para uma mais afastada, isso acontece porque quando ele recebe a energia fica em estado excitado, levando-o a saltar para uma órbita onde se encontram elétrons com mais energia. No entanto, este processo não é estável, e o elétron volta para uma órbita mais próximo do núcleo, nessa volta acaba liberando a energia, que é solta em forma de luz visível.

A luz é transmitida em ondas eletromagnéticas, conforme seu espectro diferenciam-se as cores. As cores de cada substância variam, porque cada átomo possui uma organização de elétrons em suas camadas eletrônicas.

Isso é de extrema importância, já que com isso a ciência deu mais um passo, observando que cada átomo tem sua cor especifica, e que com esse aprendizado observamos coisas de nosso cotidiano, que parecem ser novas, mesmo nos deparando com elas todos os dias. Como luzes que normalmente possuem cores muito fortes e características, agora podemos especular que provavelmente há elementos, como os que estudamos nessa experiência em sua composição.

Permitindo nos refletir mais sobre o mundo no qual vivemos, ligando conceitos escolares a nossa vida, entendendo a importância da química para a humanidade como um todo e além de tudo saber que a química está em tudo que conhecemos, e assim levamos aprendizados da escola para fora desta, assim como levamos para nossas vidas.

Portanto, posso afirmar que os objetivos deste trabalho foram alcançados com êxito, já que pude identificar a cor de cada cátion apresentado. Entender os motivos pelos quais a chama, um dos instrumentos principais da experiência, mudou de cor com o decorrer do processo, ligando-a ao modelo atômico de Niels Henrik David Bohr e aplicar o conceito de distribuição eletrônica dos elementos. Além das pesquisas e conversas realizadas com meu grupo durante o experimento, aprendizados quanto a trabalho em conjunto e aplicação dos conceitos da atividade fora de uma sala de aula.

(12)

12

https://www.ptable.com/?lang=pt - último acesso em 25/08/2018

https://www.tabelaperiodicacompleta.com/elemento-quimico/potassio/ - último

acesso em 25/08/2018

https://www.infoescola.com/elementos-quimicos/calcio/ - último acesso em

24/08/2018

https://www.industriahoje.com.br/o-que-e-cobre-e-qual-sua-principal-utilizacao -

último acesso em 24/08/2018

https://pt.scribd.com/document/232213081/Luz-e-Eletromagnetismo - último acesso

em 24/08/2018

https://www.infoescola.com/quimica/aplicacoes-do-teste-da-chama/ - último acesso

em 24/08/2018

https://www.infoescola.com/quimica/explicacao-em-bohr-para-o-teste-da-chama/

- último acesso em 24/08/2018

https://www.todamateria.com.br/modelo-atomico-de-bohr/ - último acesso em

24/08/2018

https://www.normaseregras.com/normas-abnt/capa/ - último acesso em 24/08/2018

https://sesisenaispedu-my.sharepoint.com/personal/rogerio_fragoso_portalsesisp_org_br/_layouts/15/Doc.a spx?sourcedoc=%7B00af9ed3-2d93-4ac9-9001-181bdd892d21%7D&action=default&slrid=6604889e-c026-6000-234c-9188a59fc44d - último acesso em 25/08/2018 https://sesisenaispedu-my.sharepoint.com/:w:/r/personal/rogerio_fragoso_portalsesisp_org_br/_layouts/15/

Doc.aspx?sourcedoc=%7Bdd5fe377-573f-4f21-8438-7a4a1d3e5d8f%7D&action=default - último acesso em 25/08/2018

Algumas coisas têm preço outras tem valor. Sempre preferi as que

tem valor: sã

o raras.

Referências

Documentos relacionados

43, tradução nossa e reconhecem o papel fundamental dos meios de comunicação social na alteração da representação dos idosos: b Encorajar os meios de comunicação a promover

The study deals with the Jesuit-Guarani Missions of São Miguel Arcanjo, located in Brazil, more precisely in the Rio Grande do Sul state, as National Heritage

Para eficiência biológica, de forma geral, utiliza-se a comparação de produtividades entre sistemas (monocultivo e cultivo consorciado), sendo avaliados a partir de

Por outro lado, partindo-se da terceira e última premissa que rege este estudo, que corrobora o caráter não linear do percurso de expansão de uma iniciativa de

Neste estágio foi possível desenvolver um método de ensaio para a distribuição do tamanho de partículas usando o equipamento zetasizer, sendo este o mais

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

No caso deste artigo, abordaremos a expressão facial das emoções básicas em seres humanos, onde buscou-se o objetivo de contribuir para organização do que há de relevante