• Nenhum resultado encontrado

EXPLORANDO UMA VIDA COM PROPÓSITO INSCRIÇÕES ABERTAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXPLORANDO UMA VIDA COM PROPÓSITO INSCRIÇÕES ABERTAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Rua Amazonas, 504, Jardim Dom Bosco. Jaguariúna/SP.

Campus I - Tel: (19) 38378810 / (19) 981016479

E-mail: perspectivaedu@gmail.com

www.faj.br

INSCRIÇÕES ABERTAS

(2)

1.1. PROGRAMA VIDA SAUDÁVEL EM FOCO.

1.2. PROGRAMA BEM-ESTAR SOCIAL NO CURSO DE VIDA.

2.1. CONDICIONAMENTO FÍSICO E ATIVIDADE ORIENTADA.

2.2. INTERAÇÃO MENTE E CORPO: YOGA; TAI CHI e LIAN CON

1.

Programa de Palestras e Eventos.

I N F O R M A Ç Õ E S

Ciclos de palestras variáveis proporcionando conhecimentos em temas específicos para a prevenção em saúde no envelhecimento.

Ciclos de palestras variáveis para proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos sobre aspectos relacionados ao processo do envelhecimento humano, cultura e transformações sociais na velhice.

2. Programa de Atividades Físico-esportivas.

2.

Promover o aperfeiçoamento, o desenvolvimento e o condicionamento físico global, proporcionando uma melhora postural e das funções cardio-respiratórias, aumento da força e resistência, redução de riscos de quedas e obesidade e promoção da saúde global.

Despertar atitudes para o bem estar, noções de saúde mental, autocuidados, serenidade, a clareza mental com atividades de relaxamento e meditação proporcionando alívio do estresse e renovação da resiliência, ou seja, atividades que trazem benefícios para o corpo e a mente de forma integrada.

1º e 2º semestre Sextas-feiras Horário: 14h às 17h00 Vagas: mínimo 5, máximo

60

Público alvo: Adultos

maiores de 50 anos e idosos que estejam inscritos em

algum módulo da FATI.

1º e 2º semestre Vagas: mínimo 5, máximo

60.

Público alvo: Adultos

maiores de 50 anos e idosos.

1º e 2º semestre Vagas: mínimo 5, máximo

60.

Público alvo: Adultos

(3)

Proporcionar uma melhora do equilíbrio, da coordenação motora, da percepção dos movimentos, flexibilidade e desempenho da memória e atenção por meio dos métodos de dança de salão, trazendo também benefícios para a auto-estima.

2.3. DANÇA CIRCULAR

2.4. DANÇA TERAPÊUTICA DE SALÃO

3.1. PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL: INFORMÁTICA.

Proporcionar ao corpo maior consciência e expressividade dos movimentos, melhor organização postural e equilíbrio; maior criatividade e coordenação dos movimentos; maior flexibilidade e tônus muscular, vitalidade e disposição. I N F O R M A Ç Õ E S

Desenvolver a alfabetização digital em idosos, possibilitando a manutenção de seus papéis sociais, do exercício de cidadania, o acesso a uma sociedade dinâmica e complexa, mantendo a mente ativa e maximizando a autonomia e a independência através de conhecimentos de informática e a criação de estratégias que viabilizem a inclusão do segmento idoso no mundo tecnológico.

3.

Programa Didático-Cultural

Complementar.

1º e 2º semestre Vagas: mínimo 5, máx. 25.

Público alvo: Adultos

maiores de 50 anos e idosos.

1º e 2º semestre

Vagas: mínimo 5, máx. 60. Público alvo: Adultos

maiores de 50 anos e idosos.

1º e 2º semestre

Vagas: mínimo 5, máximo

30 por turma.

Público alvo: Adultos e

idosos.

O curso é inteiramente prático com aulas no laboratório deinformática,

sempre um aluno por computador. I N F O R M A Ç Õ E S

(4)

CURSO DE FOTOGRAFIA

3.2. PROGRAMA DE CURSO DE LÍNGUAS: INGLÊS, ESPANHOL, ITALIANO E FRANCÊS.

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA.

Estimular e aperfeiçoar as habilidades linguísticas com o aprimoramento da língua materna, práticas de letramento, a habilidade literária e o aprendizado de outras línguas. I N F O R M A Ç Õ E S Viabilizar a produção fotográfica entre os idosos através de conhecimentos práticos e teóricos, contribuindo para a inclusão no processo digital da fotografia, aumentando sua autonomia e liberdade de expressão.

Desenvolver estratégias de organização e produção textual e estratégias que os leitores têm à sua disposição para a produção coletiva e individual de textos diversos, a construção de sentidos, a expressão literária, propiciando também a análise e discussão de diversos gêneros textuais.

1º e 2º semestre Vagas: mínimo 5, máximo

30.

Público alvo: Adultos e

idosos.

Pré-requisitos:

alfabetizados.

1º e 2º semestre Vagas: mínimo 5, máx. 30.

Público alvo: Adultos e

idosos.

Pré-requisitos: ensino

fundamental.

1º e 2º semestre Vagas: mínimo 5, máx. 30.

Público alvo: Adultos e

(5)

4.1- OFICINA EXERCITE SUA MENTE.

4.2. OFICINA ESPECIAL MENTE ATIVA.

5.1. OFICINA DE ARTERAPIA.

4.

Programa de Práticas Sociocognitivas.

I N F O R M A Ç Atividades práticas e interativas para exercitar as funções mentais, promovendo o aprendizado por meio de jogos diversos, exercícios específicos para treinamento da memória, atenção, percepção, raciocínio lógico, linguagem, interação social, dinâmicas de grupo, técnicas de reminiscências, autobiografia, revisão de vida e história oral.

Grupo de práticas interativas e sociocognitivas com pessoas idosas com diagnóstico de provável transtorno cognitivo leve e demência de grau leve (fase inicial), preferencialmente do tipo Alzheimer, mediante confirmação por avaliação médica e/ou neuropsicológica comprovado pelo familiar.

5.

Programa de Atividades Artísticas e Corporais.

I N F O R M A Ç Õ E S Desenvolver e aprimorar habilidades em arte-educação, na forma de um lazer instrutivo e criativo por meio de atividades práticas em ateliê, inclui instruções, montagem, exposição didática e visitas a centros de exposição de artes.

1º e 2º semestre Vagas: mínimo 5, máximo

30.

Público alvo: Adultos e

idosos.

1º e 2º semestre Vagas: Máximo 10. Público alvo: Adultos e

idosos.

1º e 2º semestre Quintas - feiras Horário: 15h30 às 17h30 Vagas: mínimo 5, máx. 30.

Público alvo: Adultos e

idosos. I N F O R M A Ç Õ E S

(6)

Proporcionar vivências com o universo teatral desenvolvendo habilidades em aulas de interpretação teatral, improvisação, dramatização e expressão corporal.

5.2. ARTES CÊNICAS (Teatro).

5.3. ARTES MUSICAIS (Musicoterapia e Cantoterapia).

5.4. DESIGN DE JÓIAS.

Desenvolver e aprimorar as habilidades de ritmo, por meio de vivências musicoterápicas, danças programadas, cantoterapia e aprendizagem de instrumentos musicais. Desenvolver habilidades técnicas de criação estética para a produção de joias para que o aluno possa atender às exigências de cada estabelecimento industrial e estar preparado para trabalhar na esfera joalheira em geral, colaborando também no aprimoramento de coleções personalizadas. Além disso, o idoso poderá montar seu próprio ateliê.

I N F O R M A Ç Õ E S 1º e 2º semestre Terças - feiras Horário: 15h30 às 17h30 Vagas: mínimo 5, máx. 30.

Público alvo: Adultos e

idosos.

1º e 2º semestre Quintas - feiras Horário: 15h30 às 17h00

Vagas: mínimo 5. Público alvo: Adultos e

idosos.

1º e 2º semestre Terças - feiras Horário: 15h30 às 17h30 Vagas: mínimo 5, máx. 30.

Público alvo: Adultos e

(7)

Proporcionar noções dos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de envelhecimento, comporta atividades orientadas ao auto-cuidado com a pele e cabelos com ênfase no resgate da auto-estima, a prevenção e a promoção de uma vida saudável.

Este curso tem o objetivo de proporcionar aos participantes momentos de reflexão sobre a importância de se viver com propósitos, sonhos e projetos. Irá auxiliá-los na identificação da razão das próprias escolhas e avaliarem seus impactos na qualidade de vida.

O programa está baseado em temas biopsicossociais do envelhecimento.

Este curso tem o objetivo oferecer ferramentas para a mulher ocupar o seu espaço com conhecimento e profissionalismo na sociedade atual, sendo valorizada e informada sobre os direitos da mulher e a detecção e prevenção da violência contra a mulher para o alcance de uma velhice bem sucedida.

6.1. OFICINA DE ESTÉTICA.

6.1. OFICINA CAIXA DE FERRAMENTAS DA MULHER.

6.2. EXPLORANDO UMA VIDA COM PROPÓSITO.

6.

Programa Saúde e Bem-estar.

1º e 2º Semestre Vagas: mínimo 5, máx. 30.

Público alvo: Adultos e

idosos.

1º e 2º Semestre Vagas: mínimo 5, máx. 30.

Público alvo: Adultos e

idosos.

1º e 2º Semestre Vagas: mínimo 5, máx. 30.

Público alvo: Adultos e

idosos. I N F O R M A Ç Õ E S

(8)

Coordenação da Faculdade Aberta à Terceira Idade – FAJ – CAMPUS I

Profa. Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé

INFRAESTRUTURA COMPLETA

Fonoaudióloga, Mestre em Gerontologia pela FE/UNICAMP. Doutora em Linguística pelo IEL/UNICAMP. Coordenadora da Associação Brasileira de Alzheimer = ABRAz Sub-regional Campinas. Especialista em Educação em Saúde pelo IEP – Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês – parceria Faculdade Max Planck – Indaiatuba/SP. Coordenadora da do Centro de Educação continuada do Adulto e do Idoso da Faculdade de Jaguariúna e da Faculdade (FAJ) Max Planck de Indaiatuba (Faculdade Aberta à Terceira Idade). Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da FAJ e Max Planck. Coordenadora de cursos de Pós-graduação e extensão do Centro Educacional Perspectiva, parceria Polis Educacional – Faculdade de Jaguariúna e Faculdade Max Planck.

Referências

Documentos relacionados

Caso seja verificado que o número de votantes não corresponde ao número de cédulas oficiais, e esta diferença resulte, comprovadamente, de fraude, a urna será lacrada e será

As validações realizadas foram baseadas em questionários onde os estudantes responderam como se sentiam diante de questões que envolviam diferentes níveis de complexidade, se o

3 Lilian Volpato Legat Troy Orsegups ESCOLA SHC 4 Ângela Carolina Regiani Stawny Flamingo Orsegups ESCOLA SHC 5 Samuel Gonçalves Alanis Pingo Orsegups ESCOLA SHC 6 Amanda Martim

Esse trabalho tem por objetivo apresentar um mapeamento das teses e dissertações que englobam o tema Building Information Modeling (BIM), assim como exibir,

Troglóbios são animais restritos ao ambiente subterrâneo, que evoluíram sob um regime seletivo muito particular – ausência total de luz, estabilidade ambiental e

Após realizar a busca do material dado baixa, será possível selecionar o mesmo para desfazer a baixa.. Gerenciamento

b) - para efeitos deste inciso, somente serão conside radas as sessões extraordinárias convocadas pelo Prefeito para apreciaçao de materia urgente; se a sessão extraordinária

Este processo contribui para indicar as tendências das pesquisas de uma dada área de conhecimento, bem como possibilita que os objetivos específicos da pesquisa fossem