• Nenhum resultado encontrado

Hip Hop. Guia de Curso. Nível II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hip Hop. Guia de Curso. Nível II"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Guia de Curso

Hip Hop

(2)

Pág. 2 / 8

Índice

Apresentação CEF ... 3

 

Cursos Nível II:... 3

 

Hip Hop ... 3

 

Publico Alvo ... 3

 

Modalidade de Formação ... 3

 

Competências a Adquirir ... 3

 

Conteúdos Programáticos: ... 4

 

Condições de Acesso ... 5

 

Critérios de Selecção de Formandos ... 5

 

Avaliação dos Formandos ... 5

 

Estágio ... 5

 

Certificação dos Formandos ... 6

 

Transferência de curso ... 6

 

Interrupção do Curso ... 6

 

Organização da Formação e Duração ... 7

 

Horários ... 7

 

Datas ... 7

 

Local do curso ... 7

 

Preço ... 7

 

Forma de Pagamento ... 7

 

Processo de Inscrição ... 8

 

Informações e Inscrições ... 8

 

(3)

Pág. 3 / 8

Apresentação CEF

O Centro Estudos Fitness nasceu do empreendedorismo de Alice Rodrigues, professora universitária há 25 anos e responsável pela cadeira de Aeróbica na ULHT (Universidade Lusófona e Humanidades e Tecnologias) desde a sua fundação.

Neste âmbito, foi pioneira na implementação de diversos cursos de formação de instrutores na área do Exercício Físico e Saúde, incrementando e fomentando relações de cooperação e colaboração entre o CEF e o meio empresarial do fitness português.

O CEF é hoje um marco nacional do fitness português, tendo como principal objectivo incrementar esta área no nosso país através da organização de eventos com qualidade, da formação de profissionais competentes e da divulgação da importância da actividade física como meio de uma vida saudável.

Cursos Nível II:

Os cursos de nível II integram-se na formação contínua nas várias áreas do conhecimento e procuram dar formação profissional de base a todos aqueles que se interessam pelo fitness e áreas afins. Enquadram-se igualmente na formação complementar para estudantes e licenciados nas áreas de exercício e saúde.

O acesso é dado a todos os indivíduos com pelo menos o 11º ano de escolaridade, caso sejam estudantes ou licenciados nas áreas de exercício e saúde podem requerer equivalência ao módulo de Anatomofisiologia.

Os formandos serão sujeitos a avaliação teórica e prática, devendo igualmente frequentar no mínimo 80% do número total de sessões para serem sujeitos a avaliação contínua. A última etapa do curso consiste num estágio profissional.

Hip Hop

Na versatilidade cada vez mais exigida ao profissional de fitness, a área da expressão corporal é factor imprescindível na sua formação. Sem esta, jamais um professor transmitirá aos seus alunos emoções, estados de espírito, descontracção, beleza física, entre outros. Este curso fornecerá um conhecimento global da história do hip-hop, as várias técnicas e expressão corporal e pretende-se aproveitar as melhores qualidades de cada futuro profissional, potenciando-as para o seu melhor.

Conseguir o salto qualitativo para a sua performance global é o nosso objectivo.

“A repercussão mundial do Hip-Hop retrata o reconhecimento do trabalho e não um simples modismo”.

Publico Alvo

- Jovens à procura de 1º emprego; - Desempregados de curta duração; - Activos;

- Jovens estudantes; - Profissionais do sector; - Profissionais de outros sectores.

Modalidade de Formação

Contínua

Competências a Adquirir

Anatomofisiologia:

Reconhecer a Organização do Corpo Humano

(4)

Pág. 4 / 8 Compreender os Fundamentos Básicos de Osteologia

Conhecer a Osteologia do Esqueleto Axial: Cabeça, Coluna Vertebral e Tórax Conhecer a Osteologia do Esqueleto Apendicular: Membro Superior e Membro Inferior Compreender os Fundamentos Básicos de Artrologia

Compreender os Fundamentos Básicos de Miologia Entender a Fisiologia Muscular

Compreender os Fundamentos Básicos da Análise da Participação Muscular no Movimento

Conhecer, saber identificar e enumerar a Miologia Antero-Lateral do Pescoço e dominar a análise da participação dos respectivos músculos no movimento

Conhecer, saber identificar e enumerar a Miologia do Membro Superior e dominar a análise da participação dos respectivos músculos no movimento

Conhecer, saber identificar e enumerar a Miologia do Dorso e dominar a análise da participação dos respectivos músculos no movimento Conhecer, saber identificar e enumerar a Miologia do Tórax e dominar a análise da participação dos respectivos músculos no movimento Conhecer, saber identificar e enumerar a Miologia do Abdómen e dominar a análise da participação dos respectivos músculos no movimento Conhecer, saber identificar e enumerar Miologia do Membro Inferior e dominar a análise da participação dos respectivos músculos no movimento

Hip Hop:

Conhecer a história e cultura do hip-hop;

Conhecer e diferenciar os diferentes tipos de música Hip-Hop; Dominar os diferentes passos básicos e o seu respectivo ensinamento; Diferenciar tempos musicais de contratempos;

Saber distinguir as diferentes partes da aula de hip-hop;

Domínio a nível da instrução, do feedback, gestão e clima da aula;

Saber explorar a sua performance dando vida e expressão a várias personagens transmitindo-as (aos seus futuros alunos); Saber montar uma coreografia para um espectáculo;

Saber ministrar uma aula completa

Conteúdos Programáticos:

Anatomofisiologia:

A Organização do Corpo Humano

Terminologia e Planos no Estudo do Corpo Humano Fundamentos Básicos de Osteologia

Osteologia do Esqueleto Axial Osteologia do Esqueleto Apendicular Fundamentos Básicos de Artrologia Fundamentos Básicos de Miologia Fisiologia Muscular

Fundamentos Básicos da Análise da Participação Muscular no Movimento

Miologia e Análise da Participação dos Músculos da Região Antero-Lateral do Pescoço no Movimento Miologia e Análise da Participação dos Músculos do Membro Superior no Movimento

(5)

Pág. 5 / 8 Miologia e Análise da Participação dos Músculos do Tórax no Movimento

Miologia e Análise da Participação dos Músculos do Abdómen no Movimento Miologia e Análise da Participação dos Músculos do Membro Inferior no Movimento

Hip Hop:

Enquadramento da história do Hip Hop A cultura Hip Hop

A música Os passos básicos Tempos e contra-tempos Ritmo

Partes da aula (aquecimento, parte fundamental, regresso à calma) Dimensões de ensino (Instrução, Feedback, Gestão e Clima)

Condições de Acesso

Habilitações mínimas ao nível do 11º ano;

(Estudantes ou licenciados nas áreas de exercício e saúde podem requerer equivalência ao módulo de Anatomofisiologia); Curso de Rhythm&Dance performance – nível I OU curriculum na área como praticante;

Vocação para a actividade física; Gosto pela comunicação; Boa interacção humana.

Critérios de Selecção de Formandos

1.º - Evidência de cumprimento das condições de acesso; 2.º - Ordem de inscrição.

Avaliação dos Formandos

O modelo global contempla a existência de duas tipologias de avaliação: avaliação contínua e avaliação por exame final.

A avaliação contínua é a que decorre durante o período de formação e onde se verifica e avalia o nível e qualidade do processo de aquisição das competências previstas como essenciais para o curso. Têm acesso todos os formandos que tenham assiduidade mínima de 80% do número total de sessões do curso.

Tem acesso à avaliação por exame final, todo o formando que não obtenha aprovação em avaliação contínua, ou queira proceder a melhoria de nota.

A classificação final em avaliação contínua ou exame final é apurada da seguinte forma: • 60% da nota prática (≥9,5) e 40% da nota teórica (≥9,5).

A aprovação no curso requer que a nota final do formando seja igual ou superior a 10 valores.

Estágio

O curso prevê a realização de estágio prático efectuado em contexto de trabalho mas de carácter facultativo e decorre após frequência e aproveitamento no curso. O formando não depende da realização do estágio para obter o certificado, o CEF apenas assegura a realização desse mesmo estágio a todos os formandos interessados no mesmo.

(6)

Pág. 6 / 8 O estágio não é avaliado. O estagiário tem um orientador de estágio na entidade parceira do CEF que o acolheu e que zela para que o estagiário cumpra os horários e tarefas de estágio. No final o mesmo garante que a entidade que o acolheu lhe emita uma declaração de realização de estágio.

Confirmação de Frequência de Estágio

Um mês antes do final do curso, o formando demonstra a intenção de realizar estágio através do preenchimento de uma Ficha de Inscrição – Estágio, onde indica em que datas e horários se encontra disponível para a realização do estágio, bem como (caso queira) duas entidades nas quais tem preferência em o realizar.

Com o preenchimento da ficha de inscrição, é entregue ao formando o Regulamento Estágio - Estagiário, bem como a Folha Presença estágio.

Parcerias

O CEF tem Protocolos com vários Parceiros de forma a garantir a realização de estágios. Caso o formando indique na Ficha de Inscrição – estágio a preferência em realizar estágio em Entidade com a qual o CEF não tenha Protocolo, o CEF entrará em contacto com a entidade indicada, através dos contactos fornecidos pelo formando, de modo a realizar uma parceria de estágio. Caso a Entidade não tenha interesse em realizar protocolo, o formando terá de se cingir à oferta que o CEF lhe apresentar.

Realização Estágio

Após confirmação, por parte do parceiro, da disponibilidade para a recepção do formando, o CEF, até uma semana antes do início do estágio, dará indicações ao formando quanto ao local, datas e horários da realização do mesmo.

No primeiro dia de Estágio, o Parceiro dará a conhecer ao Estagiário os regulamentos e procedimentos internos deste, sob pena de exclusão em caso de incumprimento.

Fim de Estágio

O fim do estágio dá-se com o cumprimento das 40 horas previstas para o mesmo, que se confirma com a entrega, até 15 dias após término deste, da folha de presenças que apenas terá validade com a assinatura do Orientador e carimbo da entidade.

Com a conclusão do estágio o Parceiro emite uma Declaração de Estágio, que deverá ser apresentada ao CEF para que desta forma se complete o processo de formação do formando.

O CEF não se responsabiliza pela emissão da declaração de estágio junto do Parceiro, caso o formando não entregue a folha de registo das presenças até 15 dias após o término do estágio.

Certificação dos Formandos

Após conclusão do curso com aproveitamento, o formando deve requerer a emissão de certificado de formação e cartão de instrutor CEF mediante preenchimento de formulário e pagamento da respectiva taxa.

Transferência de curso

Caso até ao final da 2ª sessão do curso, o formando pretenda transferir a matrícula para um outro curso que decorra no mesmo ano lectivo, que tenha vagas, pode fazê-lo, com o consentimento expresso do CEF, desde que respeite as condições descritas no Contrato de Formação formalizado entre o formando e o CEF.

Interrupção do Curso

O formando pode solicitar interrupção do curso por motivos de força maior não previsíveis no início do mesmo e que ocorram em qualquer altura do curso. Neste caso, o valor correspondente ao período não frequentado poderá ser utilizado pelo formando, durante o prazo de 2 anos na frequência de futuros cursos CEF. O pedido de interrupção deve respeitar as regras e procedimentos descritos no Contrato de Formação formalizado entre o formando e o CEF.

(7)

Pág. 7 / 8

Organização da Formação e Duração

O Curso tem a duração de 150 horas, organizadas da seguinte forma: • 18 sessões de 4 horas de Hip Hop

• 13 sessões de 3 horas de Anatomofisiologia (estudantes ou licenciados nas áreas de exercício e saúde podem requerer equivalência a este módulo)

• 40 horas de estágio

Horários

Sábado das 09h30 às 12h30 – Anatomofisiologia - teórica Sábado das 14h30 às 18h30 – Hip Hop – teórico/prática

Datas

7 de Março 2009 a 11 de Julho 2009 - Hip Hop

10 de Janeiro 2009 a 25 de Abril 2009 OU 2 de Maio 2009 a 25 de Julho 2009 - Anatomofisiologia

Local do curso

Hip Hop Anatomofisiologia

ACADEMIA Life Club FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE PORTUGAL Rua da Cintura do Porto a Santos, Armazém J Estrada da Luz, 30A

1200 – 109 Lisboa 1600 – 159 Lisboa Telef. 21 393 40 20 Telef: 21 814 11 45 www.academia-lifeclub.pt www.gympor.com

Preço

120 € taxa de inscrição

Curso Curso COM equivalência a Anatomofisiologia 1 055 € (pronto pagamento) 825 € (pronto pagamento)

6 x 202 € (prestações) 6 x 162 € (prestações)

Caso se inscreva em simultâneo no curso de Rhythm&Dance – nível I obtêm o seguinte desconto: • pagamento 100% do valor do primeiro curso e 50% do valor do segundo curso

Condições especiais para Instrutores CEF com cartão de instrutor CEF actualizado, para mais informações contacte o CEF. Descontos não acumuláveis.

Forma de Pagamento

O formando pode pagar o curso a pronto pagamento ou em prestações.

O pagamento a pronto pode ser realizado em cheque, numerário ou transferência bancária à ordem de Alice Rodrigues Lda., no valor indicado no item Preço. Caso o pagamento seja realizado por cheque, este deve ser igualmente entregue no acto da inscrição, mas pode ser datado para no máximo, até 6 dias úteis antes do início do curso.

O pagamento em prestações deve ser realizado no acto de inscrição, sob a forma de cheques, passados à ordem de Alice Rodrigues Lda., em número igual ao das prestações (6), no valor indicado no item Preço e datados sucessivamente e mensalmente até ao término das prestações, sendo o primeiro datado para no máximo, até 6 dias úteis antes do início do curso.

(8)

Pág. 8 / 8

Processo de Inscrição

a) Inscrição no curso

Pode efectuar a inscrição presencialmente ou por correio, para tal deve solicitar a documentação ao CEF.

A inscrição só é efectiva, quando o respectivo pagamento do curso e taxa de inscrição forem realizados e a totalidade dos documentos de inscrição forem entregues.

b) Documentos a apresentar no acto de inscrição ƒ Bilhete de Identidade

ƒ Cartão de Contribuinte ƒ Certificado de Habilitações ƒ 1 foto tipo passe

ƒ Documentos internos CEF: o Ficha de inscrição

o Termo de Responsabilidade, que assegura que o formando não tem quaisquer contra-indicações para a prática de actividades desportivas

o Contrato de formação o Inquérito

Para fazer o pedido de equivalência ao módulo teórico de Anatomofisiologia o candidato deverá apresentar os seguintes documentos, caso tenha concluído a disciplina com outra entidade formadora:

• Pedido de Equivalência - documento interno CEF

• Certificado de Habilitações com a nota da(s) disciplina(s) correspondentes a Anatomofisiologia • Declaração com conteúdo programático descriminado e nº de horas da disciplina de Anatomofisiologia

Caso o candidato não tenha ainda consigo o certificado de habilitações, pode o mesmo fazer a entrega do documento em falta nos 15 dias seguintes à inscrição, não podendo nunca ultrapassar a data de início do curso.

c) Prazo de Inscrição

O candidato pode fazer a sua inscrição no curso até ao final do 6º dia útil anterior à data de início do mesmo.

Informações e Inscrições

CEF® - Centro Estudos Fitness

Avenida Brasil 43 - 12º 1700 - 062 Lisboa Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 10h00 às 18h30 Contactos: T. 217 901 600 F. 217 901 609 Tlm. 919 523 933 | 965 768 204 | 933 856 778 email: cursos@cefitness.com www.cefitness.com

Referências

Documentos relacionados

Os exemplos de proteção aos cadáveres e, conseqüentemente, às armas do guerreiro abatido são inúmeros: Ájax, Telamônio, ao matar Ânfio, corre para despojá-lo, mas os troianos

Caso o produto não tenha sido totalmente utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro do prazo de validade, será permitida a devolução da embalagem em até 6 meses após o término

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

A finalidade deste projeto foi o desenvolvimento de um Sistema de Informação para Avaliação da Qualidade da Água que propõe uma forma de auxílio nos cálculos

• Buscar uma solução para Campus Inteligente capaz de oferecer opções para minimizar os problemas apontados: financeiro, interoperabilidade

Aniversários: Paraná e Taubaté A Volkswagen do Brasil comemora 14 anos da unidade industrial de São José dos Pinhais, Paraná, e 37 anos da fábrica de Taubaté, Estado de

Este trabalho teve como objetivo determinar as propriedades físicas (ângulos e coeficientes de atrito estático e dinâmico com a parede, ângulo de repouso, ângulo de atrito

Este Código, que contém regras gerais de condutas éticas, baseadas nos nossos valores e crenças, assim como na legislação vigente, visa orientar a atuação de todos aqueles que