• Nenhum resultado encontrado

INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DA ACIA E COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DO DAIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DA ACIA E COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DO DAIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

www.aciaanapolis.com.br

A

CIA EM

A

ÇÃO

www.aciaanapolis.com.br

Boletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis Ano 11 N.º 332 Novembro de 2016

1936

E D I Ç Ã O

ESPECIAL

INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DA ACIA E

COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DO DAIA

(2)

Boletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis Ano 11 N.º 332 Novembro de 2016

A

CIA EM

A

www.aciaanapolis.com.br

ÇÃO

Pág. 02 NOITE MEMORÁVEL:

Solenidade teve a inauguração da Biblioteca e do Memorial sobre a evolução da economia de Anápolis

Uma noite inesquecível para a história da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) foi vivida na quarta-feira, 09, quando se celebraram o octogésimo ani-versário da entidade e os 40 anos de implantação do DAIA (Distrito Agro Industrial de Anápolis). Prestigiado por dezenas de autoridades e lideranças empresariais, o evento foi marcado por homenagens e pela inauguração de um espaço denomina do Memorial do Comércio e da Indús-tria, onde foram compilados e distribuídos de forma tecni-camente correta, milhares de documentos que relatam os principais acontecimentos da trajetória da ACIA, nascida Associação Comercial de Anápolis, em 1.936.

A Reunião Ordinária de Diretoria, de número 57, foi aberta com os cumprimentos aos diretores, sócios e convi-dados, passando-se à aprovação das atas de números 55 e 56 da atual gestão (2015/2017), seguindo-se a leitura da relação de seis novos sócios, devidamente aprovados pela assembleia. O Presidente Anastácios Apostolos Dagios deu boas vindas aos novos sócios.

Presenças registradas

A solenidade comemorativa dos 80 anos da ACIA e dos 40 anos do DAIA teve como convidados especiais o ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Anápolis, Ira-puan Costa Júnior, em cuja administração efetivou-se a implantação do Distrito Agro Industrial de Anápolis e do empresário Sultan Falluh, que presidia a Associação Comercial e Industrial de Anápolis na mesma ocasião, ou seja, em 1976.

Também, marcaram presença o Chefe de Gabinete Civil da Governadoria do Estado, Frederico Jaime Filho; o

Chefe do Gabinete Militar do Governo Estadual, Coronel Adailton Florentino; o Presidente da AGR (Agência Goiana de Regulação) e ex-presidente da ACIA, Ridoval Chiareloto, que representou o Governador Marconi Perillo; o Presidente da FACIEG (Federação das Associações Comerciais, Indus-triais e Agropecuárias do Estado de Goiás) Ubiratan da Silva Lopes; o Presidente Regional da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, e ex-presidente da ACIA, Wilson de Olivei-ra; o ex-presidente da ACIA Ruy Abdalla; o Secretário Muni-cipal de Desenvolvimento Econômico, Air Ganzarolli; o Tenente Coronel PM Paulo Roberto, subcomandante do Ter-ceiro Comando Regional da Polícia Militar; o vice-prefeito eleito de Anápolis, Márcio Cândido; o Superintendente do INSS, Paulo Henrique; diretores de diversos departamentos e lideranças comunitárias em geral.

(3)

Pág. 03

De 10 a 17 de novembro de 2016 - Ano 11 - Nº 332 - Diretoria 2015/2017

NOITE MEMORÁVEL:

Irapuan Costa Júnior e Sultan Falluh recordaram a luta pela implantação do DAIA há 40 anos

Homenageados destacam a trajetória do empreendedorismo de Anápolis

Na parte inicial da solenidade o Presidente da ACIA, empresário Anastácios Apostolos Dagios determinou a execução do Hino Nacional Brasileiro e, em seguida fez um relato dos motivos que definiram o evento e disse que este era um marco para ser lembrado pelas futuras gera-ções. Falou do trabalho de cinco meses para a formação do Memorial e da Biblioteca, com a definição do espaço, juntada e tratamento dos arquivos e documentos, assim como, a catalogação de todo o material. Depois, enalteceu o feito dos presidentes que o antecederam.

O primeiro orador da noite foi o ex-prefeito de Aná-polis, ex-governador e ex-senador Irapuan Costa Júnior. Ele fez um relato sucinto da criação do DAIA, recordando da visita feita ao, então, Presidente da República Ernesto Geisel, de quem obteve a promessa de se autorizar a libera-ção de verbas para a definilibera-ção do projeto. Segundo ele, em poucos meses o Ministro do Planejamento da época, João Paulo dos Reis Veloso, fez o comunicado da autorização. Irapuan Costa Júnior discorreu sobre o projeto de implan-tação do DAIA, conduzido pelo economista Reinando Fonseca e falou da satisfação em ver os resultados positi-vos. De acordo com ele, o Governo Federal arcou com 95 por cento da despesa, ficando o Governo Estadual

respon-sável por, apenas, cinco por cento. Ainda, em sua fala, Irapu-an Costa Júnior concedeu apartes à Diretora da ACIA, Cleide Gomes, ao Professor Sóstenes Arruda e ao jornalista Manoel Vanderic Correia.

Em seguida, discursou o ex-presidente da ACIA, empresário Sultan Falluh. Ele disse ser o sócio mais antigo da entidade, estando ligado a ela há mais de 60 anos. Falou sobre sua passagem pela Presidência em um momento histórico, justamente quando foi inaugurado o DAIA. Sultan Falluh disse, ainda, da satisfação em rever tantos companheiros de jornada e em especial Irapuan Costa Júnior a quem, em sua opinião, Anápolis deve muito.

(4)

Pág. 04 NOITE MEMORÁVEL:

Ex-presidentes enaltecem o espírito empreendedor dos anapolinos e celebram a data histórica

Todos foram unânimes em reconhecer a importância do DAIA para o progresso de Anápolis

Ao falar durante a Reunião Ordinária do dia 09, quar-ta-feira, o ex-presidente da ACIA, Ridoval Chiareloto, lembrou a luta incessante dos diretores para consolidar Anápolis como pólo industrial no Centro Oeste. Destacou o trabalho dos ex-governadores Irapuan Costa Júnior e Henrique Santillo, assim como do atual, Marconi Perillo. De acordo ele, cada qual em sua época, deu o máximo para que o Município de Anápolis se fortalecesse economica-mente. Ridoval disse que aprendeu muito com a ACIA, desde que chegou à Cidade há mais de três décadas.

Em seguida, discursou o empresário Ruy Abdalla, também ex-presidente da ACIA, que destacou a incessante luta do empresariado para a consolidação do Distrito Agro Industrial de Anápolis. Logo após, usou da palavra o ex-presidente da entidade, Wilson de Oliveira que, igualmen-te, destacou a importância dos 80 anos da ACIA, a qual presidiu em duas ocasiões e sobre o apoio dado pela Fede-ração das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) ao proces-so industrial de Anápolis, nas pesproces-soas dos empresários Pedro Alves, atual presidente, Aquino Porto, já falecido e Waldyr O'Dwyer.

O último ex-presidente da ACIA a falar na solenidade foi o atual Presidente da FACIEG (Federação das Associa-ções Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de

Goiás), Ubiratan da Silva Lopes. Ele se disse feliz por estar presente à solenidade, cumprimentou o Presidente Anastáci-os ApAnastáci-ostolAnastáci-os DagiAnastáci-os pela ideia de implantar a Biblioteca e o Memorial que, para ele, é o resgate da história da economia e da própria Cidade de Anápolis e destacou, também, a implan-tação do projeto ACIA Mulher, que é parte integrante da Dire-toria da instituição.

Na parte seguinte, o Presidente Anastácios Apostolos Dagios fez a grande revelação da noite. A Biblioteca implan-tada pela ACIA leva o nome do Professor João Asmar, advo-gado, membro da diretoria da instituição há várias décadas e autor do livro que conta a história da entidade.

Em um discurso carregado de emoção, o homenageado lembrou fatos importantes da vida de Anápolis, dentro da economia, da política e da sociedade em geral. Agradeceu a todos pela lembrança de seu nome e disse que, apesar da idade (94 anos), se sente disposto a continuar trabalhando por Anápolis. Ao final de suas palavras ele foi aplaudido de pé. Logo a seguir, os convidados desceram ao segundo pavimen-to onde aconteceu o descerramenpavimen-to da placa comemorativa, dando-se por inaugurados, oficialmente, a Biblioteca e o Memorial da ACIA.

(5)

NOVOS ASSOCIADOS

Mais 06 empresas foram cadastradas como associadas da ACIA

Atuação do Departamento Social resulta na inscrição de novos associados

Na última Reunião Ordinária, a de número 57, na noite de quarta-feira, 09 de novembro, foram inscritos mais 06 sócios entre empresas pessoas físicas e jurídicas. As boas vindas ao novo grupo foram dadas pelo Presidente, empresário Anastacios Apostolos Dagios, que convidou a todos a participarem, efetivamente, das reuniões ordinárias de quarta-feira, além de enumerar os benefícios que os associados, seus colaboradores e dependentes passam a desfrutar assim que são inscritos no rol de associados.

Dentre os benefícios oferecidos aos novos associados estão o Cartão de Vantagens ACIA; convênios com laboratóri-os, clínicas e consultórios em geral; descontos em dezenas de lojas, salões de beleza e estabelecimentos afins; acesso a programas de financiamentos; Corte de Conciliação que permite a resolução de conflitos sem a necessidade de se buscar a justiça comum; telefonia celular grátis para contatos entre os sócios; convênios com clubes em Anápolis (Jóquei Clube) e Caldas Novas (HotPark) e uma série de outras facilidades.

Abaixo, a relação dos novos sócios, com a Razão Social e o respectivo Nome Fantasia:

1 - JPR - Serviços Estéticos Ltda - Me / Isaac.com; 2 - Kelly Cristina Morais Freitas de Souza /

Escritório de Advocacia;

3 - F&Sete Contabilidade e Assessoria Empresarial Eireli - Me / F-7 Contabilidade;

4 - Jales Nogueira da Silva / Cultura Lanches; 5 - Disk Gás Distribuidora Ltda - Epp / Gás Fácil; 6 - Flaviane de Oliveira Sousa / Maria Bonita Studio Hair.

Pág. 05

De 10 a 17 de novembro de 2016 - Ano 11 - Nº 332 - Diretoria 2015/2017

Parabéns a todos que direta e indiretamente participaram e

contribuíram para a realização deste memorial.

Anastacios Apostolos Dagios Presidente

(6)

Pág. 06

Memorial ACIA

Sala Professor João Asmar

A preocupação com a conservação de acervos, e com a memória de uma forma geral, é ainda incipiente em nosso país, dependendo muitas vezes da dedicação isolada de profissionais e instituições. Iniciativas desse tipo devem servir como estimulo não apenas à instituições responsá-veis pela guarda da memória anapolina, mas a todas as esferas de eclusão, no sentido de se preocuparem com a preservação dos bens culturais, sejam eles móveis ou imó-veis, entendendo-os como parte fundamental na estrutura-ção da identidade anapolina. Uma politica de preservaestrutura-ção voltada a diferentes instituições deve se constituir uma forma de respaldar sua função social, permitindo que gera-ções futuras possam vir a conhecer suas referências passa-das.

Os diversos tipos de acervos registram a identidade e a diversidade cultural dos países e cidades são fonte primá-ria de informação para um conjunto de produtos e serviços. Neste sentido, a preservação de acervos justifica-se como atividade fundamental para o ciclo de produção, distribui-ção e acesso à cultura e ao conhecimento, permitindo o desenvolvimento de cadeias produtivas, especialmente da economia criativa.

Assim, a iniciativa da ACIA em organizar, preservar e disponibilizar seu acervo documental mostra-se como fundamental para conhecermos aspectos importantes da história da cidade de Anápolis.

‘‘Alegro-me, sim, porque em tantos anos vividos, aqui estive presente e um pouquinho também ajudei Anápolis a crescer.’’

Siga-nos em nossas Redes Sociais

acia.anapolis acia em ação acia anápolis aciaanapolis

www.aciaanapolis.com

A

CIA EM

A

ÇÃO

Referências

Documentos relacionados

presentes na escola a partir de 2011, evidenciando de que maneira a instituição se organizou para atender a nova demanda de trabalho e formação; (ii) analisar de que maneira a

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Essa classificação não leva em consideração vários fatores prognósticos, como instabilidade (colapso do escafoide), necrose do fragmento pro- ximal, presença de artrose

Folha estreito-elíptica, elíptica a ovada, 1,6-6,7 x 0,7-3,4 cm, pubérula, tricomas esbranquiçados; ápice agudo arredondado; base arredondada a cuneada; nervura média plana a

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

O mercado não encontra informações suficientes para manter comportamentos de alta, em um momento em que as exportações norte-americanas podem gerar uma tendência