• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO 3. ATRIBUIÇÃO E RESPONSABILIDADE 4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5. TERMINOLOGIA 6. DESCRIÇÃO DO PROCESSO/ATIVIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO 3. ATRIBUIÇÃO E RESPONSABILIDADE 4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5. TERMINOLOGIA 6. DESCRIÇÃO DO PROCESSO/ATIVIDADE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Aprovado '

Elaborado por Fernando Cianci/BRA/VERITAS em 16/09/2014

Verificado por Mercio Sobrinho em 16/09/2014

Aprovado por Sandro de Luca/BRA/VERITAS em 16/09/2014

ÁREA GFI

Tipo Procedimento Regional

Número 45

Título Contas à Receber

Selecione o verificador do Documento:Mercio Sobrinho/BRA/VERITAS

Fernando Cianci16/09/2014 ÍNDICE: SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO 3. ATRIBUIÇÃO E RESPONSABILIDADE 4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

(2)

6.2 FATURAMENTO

6.3 NOTAS DE CRÉDITO (CANCELAMENTO) / GLOSA 6.4 RECEBIMENTO

7. REGISTROS 8. REVISÃO 9. ANEXOS

(3)

TEXTO DO PROCEDIMENTO:

1. OBJETIVO

O objetivo do presente procedimento é definir as rotinas bem como o funcionamento do contas a receber do BUREAU VERITAS BRASIL.

2. APLICAÇÃO

Este documento se aplica ao processo de definição das rotinas do contas a receber do BUREAU VERITAS BRASIL.

3. ATRIBUIÇÃO E RESPONSABILIDADE

3.1 Cabe a Diretoria Financeira a aprovação deste procedimento. 3.2 Cabe a Gerência Financeira a elaboração deste procedimento.

4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

a) Reconhecimento das perdas do recebimento de créditos – dedutibilidade para IRPJ e CSLL conforme artigos 9° a 12° da lei

(4)

Bureau Veritas Brasil – Todos os escritórios e atividades do Bureau Veritas, BVQI, Tecnitas, Inspectorate, AutoReg e AutoVis no Brasil.

GFI - Gerência Financeira

6. DESCRIÇÃO DO PROCESSO/ATIVIDADE 6.1 Cadastramento de Clientes/Contratos

Todos os contratos firmados devem ser imediatamente registrados no ZIG. Para tanto deve ser solicitada ao responsável do cadastro a inclusão do cliente em questão. Todos os campos exigidos no modelo de cadastro do LN (PR 54) devem ser preenchidos.

O contas a receber terá um dia para o registro das solicitações. Qualquer exceção para este prazo limite será formalizada por comunicação interna a ser emitida pela Gerência Financeira.

O cadastro do contrato no SOP deve contemplar todas as informações exigidas e deve ser realizado tão logo tenhamos a confirmação do serviço a ser executado. Deve-se evitar a todo custo a concentração de solicitações de cadastro no momento do faturamento ao cliente.

Todos os custos e receitas relacionados diretamente com a execução de um contrato devem ser, obrigatoriamente, registrados com a referência do contrato no ZIG.

6.2 Faturamento

Existem dois tipos de faturas no sistema (pré-impressa e eletrônica):

• As faturas do tipo eletrônicas são geradas inicialmente no JDEdwards (SOP), pelas áreas Operacionais, criando um número de pré-nota (RPS - Recibo Provisório de Serviços). Após a criação da pré-nota, o analista do contas à receber emite a fatura final pelo site da respectiva Prefeitura Municipal. Este processo converte o número do RPS em um novo número de NF-e

(5)

Os clientes que estiverem incluídos no black list terão o seu faturamento automaticamente bloqueado. O faturamento dos clientes que fazem parte do black list só será liberado mediante aprovação da Gerência Financeira ou Diretoria Financeira.

6.3. Notas de Crédito (Cancelamento) / Glosa 6.3.1 Nota de Crédito

Para cancelamento total, deverá ser emitida uma solicitação de cancelamento de Nota Fiscal, assinada pelo Diretor da área, conforme o modelo anexo I, e encaminhada juntamente com a nota fiscal original (no caso de fatura pré-impressa) para o responsável do contas a receber.

As datas limite para solicitação de notas de crédito serão as mesmas definidas para a emissão de faturas em cada mês.

As solicitações devem ser emitidas com uma periodicidade mínima semanal. Deve-se evitar a concentração de pedidos de cancelamento durante a última semana do mês.

6.3.2 Glosa

Sempre que for necessária a glosa de uma fatura, deverá ser emitida uma solicitação de glosa da Nota Fiscal, assinada pelo Diretor da área, conforme o modelo anexo II, e encaminhada juntamente com a cópia da nota fiscal para o responsável do contas a receber.

Após aprovação da glosa, a área responsável deverá informar ao cliente os dados para pagamento via depósito.

(6)

Caso se faça necessário o depósito em conta, a área operacional deverá informar o código do ZIG, para que o cliente efetue o depósito em conta codificada.

É proibida a utilização de conta bancária diferente da codificada para recebimento de títulos.

Somente à área de cobrança possui autorização para negociar juros e multas existentes sobre títulos em atraso. Qualquer negociação feita pelas áreas operativas deverá ser informada e aprovada pelo GFI antes de concluída.

Caso a negociação seja concluída com juros e prazos diferentes do que consta na boleto bancário, o cliente deverá efetuar o pagamento via depósito bancário.

Toda negociação, depois de concluída pela área de cobrança, deverá ser informada ao contas a receber via LN.

Diariamente o contas a receber envia um arquivo texto (remessa) para o Bradesco com todas as informações das faturas emitidas no dia anterior para registro dos respectivos boletos no banco. Após liquidação desses boletos pelos clientes o banco envia outro arquivo texto (retorno) para baixa dos respectivos títulos no contas a receber e posterior contabilização.

Caso o valor creditado pelo cliente na conta corrente seja diferente do valor líquido do título em aberto, o contas a receber efetuará a baixa parcial do mesmo, retornando para o departamento de cobrança a fim de identificar o real motivo da diferença apontada.

O profissional encarregado pela integração do SOP (Sales Update) no módulo do contas a receber no JDEdwards será responsável pela análise documental e contábil dos registros gerados.

7. REGISTROS

a) Vide anexos

b) Lançamentos contábeis c) Relatório KPI’s

(7)

8. REVISÃO

Revisão 0 em 20/08/2007

Revisão 1 em 20/07/2011 - procedimento teve todo conteúdo e forma revisados Revisão 2 em 28/08/2014

9. ANEXOS

ANEXO I – Solicitação de Nota de Crédito para cancelamento de Nota Fiscal. ANEXO II – Solicitação de Glosa da Nota Fiscal.

Referências

Documentos relacionados

Componente Curricular: Educação Física Professor: André Luis Temas e Tópicos.. TEMA: “Benefícios da caminhada associada a uma

ÁGUA BRUTA, ÁGUA TRATADA, ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO, ÁGUA RESIDUAIS, ÁGUA SUBTERRÂNEA E RESÍDUOS LÍQUIDOS (continuação). Determinação de Sulfeto pelo método pelo

Entrevista individual realizada com os candidatos, na qual será avaliado se as competências e habilidades dos mesmos são compatíveis para execução das atividades propostas,

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Para construirmos uma fórmula de quadratura Gaussiana para este caso, devemos utilizar os zeros desses polinômios como nós e calcular os pesos através dos polinômios de

A questão política que constitui esse acontecimento é movimentada justamente pela necessidade de afirmação da trajetória de vida de Luiz Inácio da Silva, significada tanto por

A infecção leva a formas sintomáticas em até 70% dos infectados, sendo suas formas clínicas, nos pacientes sintomáticos, divididas em três fases: aguda ou febril, com duração de

Entre os assuntos que podiam provocar avaliações consideradas “erradas” pelos integralistas estavam: a relação entre o integralismo e o fascismo; a questão do