• Nenhum resultado encontrado

1 SEMESTRE [ ] PROFESSORAS Maria José Guedes Macêdo e Silvania Ferreira Valtudes. ANO 2014 CARGA HORÁRIA 64h/a N DE VAGAS 40

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 SEMESTRE [ ] PROFESSORAS Maria José Guedes Macêdo e Silvania Ferreira Valtudes. ANO 2014 CARGA HORÁRIA 64h/a N DE VAGAS 40"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PERÍODO 2º DISCIPLINA Expressão Gráfica II

1° SEMESTRE [ ] PROFESSORAS Maria José Guedes Macêdo e Silvania Ferreira Valtudes

2° SEMESTRE [ x ] CURSO Artes Visuais Licenciatura

ANO 2014 CARGA HORÁRIA 64h/a N° DE VAGAS 40

CLASSIFICAÇÃO [ X ] OBRIGATÓRIA [ ] OPTATIVA

EMENTA

Desenvolvimento de linguagens do desenho, métodos e técnicas, processos, meios e sistemas normativos tradicionais e contemporâneos para capitação, registro, utilização de imagens e criação em Artes Visuais

OBJETIVO GERAL

Propiciar o desenvolvimento e a capacidade de ver, representar e expressar graficamente a imagem observada ou idealizada.

OBJETIVOS

ESPECÍFICOS Desenho é uma linguagem e meio de comunicação.

Compreender a representação como habilidade a ser desenvolvida através da prática junto com a teoria.

Realizar desenhos através da observação, da criação e de técnicas da expressão gráfica. Desempenhar desenhosde observação eseus detalhes, como:analise visual, traço à mão livre, olhar diferenciado, enquadramento, direção da linha, proporção, ângulo/inclinação, linha auxiliar de construção/estrutura,perspectiva paralela e perspectiva oblíqua.

Conhecer características que especificam determinado modelo.

Ter ciência quanto à relação das dimensões, proporções da forma global e entre as partes. Entender as formas e suas interrelaçõesentre si e no plano e no espaço.

Distinguir e representar às formas, o volume, a direção da luz e da sombra.

Representar e expressar características distintas de estilos de épocas ou movimentos sucedidos na Historia da Arte.

Conscientizar-se da importância da disciplina como pré-requisito para a criação e a construção de competências necessárias à profissão.

(2)

CONTEÚDO

PROGRAMÁTICO Unidade I: Perspectiva de observação Paralela e Oblíqua.

a) Recapitulação da matéria do semestre anterior e a importância da proporção para desenhar a perspectiva de observação.Construção e estrutura linear: coordenação motora á mão livre, análise visual, enquadramento, proporção, inclinação e ângulo. b) Perspectiva de observação paralela. Saber situar e aferir: Linha de Terra, Linha do

Horizonte e Ponto de Fuga.

c) Perspectiva de observação obliqua. Saber situar e aferir: Linha de Terra, Linha do Horizonte e Pontos de Fuga.

Unidade II: Teoria de observação e prática sobre o volume,a luz e a sombra.

a) Luz natural, luz artificial, sombra própria e sombra projetada. b) Valores e contraste tonal e de cor entre a superfície ou as fases. c) A força do contrastes de tons na forma e na composição. d) Interferência do entorno no objeto.

Unidade III:Representações das formas básicas, revolução e introdução as cores.

a) Cores primárias e a sua contribuição na formação das demais cores, com acréscimo do preto e branco.

b) Volume, luz, sombra própria e projetada. c) Natureza morta e superfícies diversificadas.

Unidade IV:DesenhosCriativos.

a) Composição realizada pelo aluno e transformar, expressar em uma série de releituras remetendo a determinados estilos de época ou movimentos, estudado durante este semestre em Historia da Arte II.

b) Identificar, descrever eescrever a respeito das características específicas escolhidas, suas similaridades aos estilos de época ou movimentos de cada uma das releituras desenhadas e expressadas.

Obs.: As quatro primeiras unidades estão distribuídas ao longo do semestre e intercaladas.A unidade V será esclarecida no início deste semestre. Com a finalidade para que os alunos possam amadurecer, planejar e desenvolver.

(3)

PROCESSOS AVALIATIVOS

Observação: Pode ocorrer alguma alteração em caso de algum imprevisto.

Artes Visuais Licenciatura / Expressão Gráfica II

.

Critérios da Primeira Avaliação – valor: 100 pontos. Data da entrega de trabalhos: 02/09/2014.

Unidade I Técnica de ObservaçãoPerspectiva Paralela e Obliqua:Ambiente e Objetos.

Atividades extraclasses: perspectivas de observação paralela de ambientes eobjetos. . Quarto, sala de estar, copa e cozinha.20 pontos.

Atividades realizadas na Escola: perspectivas de observação paralela deambientes e . objetos.40 pontos.

Perspectiva de observação Obliqua objetos. 20 pontos.

Desenho de criação: perspectiva, luz, sombra própria, projetada e aplicação técnica de. . acabamento.20 pontos.

(4)

Desenho de observação o discente deverá distinguir e demonstrar conhecimento sobre traço à

PROCESSOS METODOLÓGICOS

Aulas práticas, aulas teóricas e aulasexpositivasem que o aluno deverá observar um determinado objeto para interpretar-lo,desenhá-lo e poder expressar ou transformar com a orientação das professoras.

RECURSOS DIDÁTICOS

(5)

mão livre, direções das linhas, ângulos, distâncias, enquadramento, proporções, linhas auxiliares de construção / estruturação, saber situar, identificar a Linha de Terra (LT). Linha do Horizonte (LH), Ponto(s) de Fuga (PF) e aferir o desenho.

Perspectiva e criação, aluno necessitará solucionar com criatividade, originalidade e de acordo com o enunciado.

Critérios da Segunda Avaliação – Valor: 100 pontos. Data da entrega de trabalhos: 21/10/2014.

Unidade II e III: Teoria e Prática de Observação luz,sombra e volume.

Atividades extraclasse: série de desenhos de observação das formas básicas e a.. . representação de luz, sombra própria e projetada e volume. 20pontos.

Atividades realizadas em classe: desenhos de observação luz e sombra própria e projetada. .

20pontos.

Desenho das formas básicas e transformar, criar e aplicar a luz e sombra própria e . projetada. 20 pontos.

Desenho de observação o aluno deverá conhecer e demonstrar conhecimento sobre traço à mão livre, direções das linhas, ângulos, distâncias, enquadramento, proporções, linhas auxiliares de construção de estruturação.

O aluno deve de ter ciência sobre luz e sombra própria e projetada. Determinar o ponto de luz e o ponto de projeção e o seu respectivo desenvolvimento lecionado em classe. Distinguir contrastes de gradação tonal entre faces ou superfície e representar volume.

Desenho de criação, aluno necessitará solucionar com criatividade, originalidade e de acordo com o enunciado.

Avaliação Final: valor: 100 pontos. Data de entrega: 25/11/2014.

1) Entrega do portfólio na data, folha de rosto, apresentação, formatação A4, planejamento, organização e em ordem cronológica.

Composição de observação individual selecionada pelo aluno e deve de ser apresentada no portfóliono formato A4 (Xerox ou impresso). 20 pontos.

2) Série de cinco releituras e de transformações remetendo a determinados estilos de época ou movimentos estudado durante este semestre em Historia da Arte II.50

pontos.

3) Coerência ao escrever e ao expressargraficamente, identificando cada estilo de época ou movimento de acordo com cada uma das releituras desenhadas e expressadas. Descrever as características marcantes em que foram exploradas, que possuemsimilaridadesaosestilos ou movimentos representados.30 pontos.

Critérios Avaliativos:

O aluno deve de mostrar conhecimento,habilidade, originalidadee capacidade ao expressargraficamente, por meio de: ponto, linha, forma, mancha, síntese, tons, cores e entre outros.

Saber transmitir a idéia em cinco representações diferentes por meio de releituras que possua característica especifica de determinado estilo de época ou movimento estudado neste semestre na matéria Historia da Arte II.

Escrever sobre cada uma das cinco releituras: identificar o estilo ou movimento, saber relatarconsiderando as características especificas e determinantes em que foramescolhidas e aplicadas dasquaispossuem semelhanças e similaridade com os movimentos ou estilosde épocasescolhido, porém sem repetir o mesmo estilo ou movimento.

Segunda Oportunidade valor:100 pontos. Data: 09/12/2014.

Desenho de observação: estrutural e composição. 40 pontos.

Releitura da composição emque expresse um estilo de época ou movimentoestudado durante estesemestre namatériaHistoria daArteII. 40 pontos.Identificar, relatar por meio da escritaa respeito dascaracterísticas especificae determinante exploradas. 20 pontos.

BIBLIOGRAFIA

BÁSICA CHING, Francis D. K. JUROSZEK, Steven P. Representação Gráfica para Desenho e Projeto. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2001.

EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado Direito do Cérebro. Trad. Roberto Raposo, São Paulo SP, Editora Tecnoprint AS, 1984.

(6)

Professoras Responsáveis: Maria José Guedes Macêdo e Silvania Ferreira Valtudes

BIBLIOGRAFIA

COMPLEMENTAR ARAÚJO, Tânia C. Jorge, Ciências e Artes “Encontros e Sintonias”.Rio de Janeiro, Editora SENAC, 2004. ESCHER, Maurit C. The Grafic Wold of M. C. Escher, New York, Ballantine Books, 1975.

GADNER, Howard. Inteligência “um conceito reformulado”. Trad. Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro. EditoraObjetivaLTDA. 1999.

HALLWELL, Phillip, A Mão Livre. São Paulo SP, Editora Cultura, 1995.

NORLINE, Ernest, Prespective Drawing, California Pub by Walter sd.(capítulodisponível no xerox). ROM VAN DER, Frank Meer, No Mundo da Arte.Editora Melhoramentos, 2000.

Referências

Documentos relacionados

O Convênio, que certamente trará benefícios mútuos na condução das atividades de supervisão em ambos os países, propiciará, sem dúvida, um incremento na troca

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

› As recomendações abaixo são válidas para todas as linhas Eucafloor: Ambience / Elegance / Evidence / Prime. Caso contrário, poderão ocorrer alterações dimensionais no produto.

Um pêndulo simples está pendurado no teto do vagão.. 19) Um pêndulo simples no interior de um aviâo tem a extremidade superior do fio fixa       no teto.. Quando o avião está

exploracao mineral (Ouro e Diamantes), com a proibicao do garimpo de ouro no brasil, os garimpeiros brasileiros, que tinham no garimpo a sua profissao, ficaram abandonados,

As seguintes fontes de dados foram preparadas durante a missão: a) O ICP foi completado com os dados mensais contidos num ficheiro do Excel para ligado ao NADABAS; o sistema

Você não deve usar algestona acetofenida + enantato de estradiol se apresentar as seguintes condições: alergia a qualquer um dos componentes do produto, estiver grávida ou com