• Nenhum resultado encontrado

Nutrição mineral de plantas de maxixe-do-reino.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Nutrição mineral de plantas de maxixe-do-reino."

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

Pesq. agropec. bras., Brasília, v.40, n.7, p.719-722, jul. 2005 Nutrição mineral de plantas de maxixe-do-reino 719

Notas Científicas

Nutrição mineral de plantas de maxixe-do-reino

Luiz Arnaldo Fernandes(1), Daniel Soares Alves(1), Sílvio Junio Ramos(1), Fernanda Ataíde de Oliveira(1), Cândido Alves da Costa(1) e Ernane Ronie Martins(1)

(1)Universidade Federal de Minas Gerais, Núcleo de Ciência Agrárias, Caixa Postal 135, CEP 39404-006 Montes Claros, MG. E-mail: larnaldo@ufmg.br

Resumo – O objetivo desse estudo foi o de caracterizar as limitações nutricionais para a produção de matéria seca do maxixe-do-reino, Cyclanthera pedata (L.) Schrad. Foram realizados dois cultivos sucessivos, em vasos de 3 dm3 de solo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em treze tratamentos, com três

repetições. Os tratamentos foram baseados na técnica do elemento faltante (em que se omite a calagem e cada um dos macronutrientes e micronutrientes). A produção de matéria seca da parte aérea e raiz foi reduzida pela acidez do solo e baixa disponibilidade de macronutrientes, principalmente P, Ca, Mg e S; as plantas foram pouco afetadas pela baixa disponibilidade de micronutrientes.

Termos para indexação: Cyclanthera pedata, adubação, hortaliça não convencional.

Mineral nutrition of

Cyclanthera pedata

Abstract – The objective of this work was to characterize the nutritional limitations for dry matter production of

Cyclanthera pedata (L.) Schrad. Two successive cultivations were conducted in 3 dm3 pots with soil. The

experimental design was totally randomized with 13 treatments and three replications. Treatments were based on the missing element technique (with omission of liming and each one of the macro and micronutrients). Cyclanthera pedata plants have their dry matter production reduced by soil acidity and low macronutrients availability, mainly P, Ca, Mg and S, and were little affected by low micronutrients availability.

Index terms: fertilizer application, no conventional vegetable crops.

O maxixe-peruano, Cyclanthera pedata (L) Schrad., é uma hortaliça-fruto originária da América do Sul. Pode ser encontrado, cultivado ou em condição subespontânea, em diversos países (Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Argentina e Peru); sua ocorrência, na forma cultivada, sobressai-se no Peru onde é uma cultura de significati-vo valor econômico. Há registros de seu cultisignificati-vo, ainda, na Itália e no México, e neste último, além dos frutos, os brotos são utilizados como alimento (Lima & Costa, 1997).

No Brasil, os pequenos agricultores comercializam seus frutos em pequena escala, em nível local. Os frutos são consumidos recheados ou cozidos, em ensopados à base de carnes, ao molho, e também ao forno. Seu sa-bor se assemelha ao do aspargo e pouco se conhece sobre suas propriedades nutritivas (Klien et al., 1989). A planta também é conhecida por suas propriedades medicinais purgativas, e seu sabor amargo pode estar relacionado com a presença de compostos fenólicos. A espécie tem ação antiinflamatória, hipoglicemiante e redutora do nível de colesterol (Tommasi, 1996).

O fruto apresenta diversidade de nomes, dependen-do da região onde é encontradependen-do, como boga-boga, em Tabatinga, município amazonense, cayo, em municípios de Rio Branco e Sena Madureira e, na literatura, é no-meada, às vezes, como taiuá-de-comer, chuchu-de-vento, chuchu-paulista, chuchu-do-reino, pepino-co-mer, pepino-do-ar e maxixe-do-reino, entre outras de-nominações (Lima & Costa, 1997).

(2)

Pesq. agropec. bras., Brasília, v.40, n.7, p.719-722, jul. 2005

L.A. Fernandes et al. 720

O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no Instituto de Ciências Agrárias, UFMG, em Montes Claros, no período de janeiro a dezembro de 2003. Utilizaram-se amostras de solo coletadas da camada de 0–20 cm de pro-fundidade, de um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico típico, sob vegetação de cerrado, do município de Montes Claros, MG, com os seguintes atributos, determinados con-forme Embrapa (1997): pH em água 4,1; P, 1 mg dm-3;

Ca, 2 mmolc dm-3; Mg, 1 mmolc dm-3; K, 0,5 mmolc dm-3;

Al, 20 mmolc dm-3; H+Al, 100 mmolc dm-3; Zn,

0,3 mg dm-3; Mn, 2 mg dm-3; Fe, 6 mg dm-3; Cu,

0,1 mg dm-3; B, 0,1 mg dm-3; matéria orgânica, 20 g kg-1;

areia, 500 g kg-1; silte, 80 g kg-1 e argila, 420 g kg-1.

Foram realizados dois cultivos sucessivos com maxi-xe-do-reino (Cyclanthera pedata); no segundo cultivo

foi avaliado o efeito residual da adubação realizada no primeiro cultivo. Após o primeiro cultivo, o solo de cada vaso foi passado em peneira com malha de 4 mm, para a retirada das raízes, e novamente acondicionado no mesmo vaso para o segundo cultivo. A retirada das raízes foi feita manualmente, desprezando-se as que passa-ram pela peneira.

O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com 13 tratamentos e três repetições. Os tratamentos, baseados na técnica do elemento faltante, foram os seguintes: 1) testemunha, adubado com N, P, K, B, Cu, e Zn, com calagem (completo 1); com-pleto 1, sem calagem, com Ca e Mg como sulfato (com-pleto 2); com(com-pleto 1, sem calagem; com(com-pleto 1 sem N; completo 1 sem P; completo 1 sem K; completo 1 sem S; completo 1 sem B; completo 1 sem Cu ; completo 1 sem Zn; completo 2 sem Ca e completo 2 sem Mg.

Nos tratamentos que receberam calcário, as doses foram baseadas em curva de incubação, para elevar a saturação por bases (V) a 60%, determinada em pré-ensaios. Usou-se o calcário dolomítico calcinado e micropulverizado, com 350 g kg-1 de CaO, 150 g kg-1 de

MgO (PRNT igual 100%), 0,01% de Zn, 0,01% de B, 0,02% de Fe, 0,02% de Mn e 0% de Cu (dados do for-necedor).

No primeiro cultivo, foram aplicados por dm3 de solo,

100 mg de N, 300 mg de P, 100 mg de K, 200 mg de Ca, 60mg de Mg, 40 mg de S, 0,5 mg de B, 1,5 mg de Cu e 5 mg de Zn, omitindo-se, quando era o caso, o nutriente pertinente ao tratamento. As fontes utilizadas, reagentes p.a., foram: Ca(H2PO4), KH2PO4, NH4H2PO4,

NaH2PO4, NH4NO3, K2SO4, CaSO4, MgSO4,

Mg(NO3)2, MgCl2, H3BO3, CuCl2 e ZnCl2.

Após a aplicação dos tratamentos, os vasos foram irrigados com água desmineralizada até a capacidade de campo, obtida por curva característica de umidade. Foram semeadas, posteriormente, seis sementes de maxixe-do-reino por vaso, desbastadas para duas plântulas após duas semanas da emergência. A umidade dos vasos foi mantida próxima à capacidade de campo, durante todo o período experimental, mediante pesagens periódicas dos mesmos, completando-se o peso com água desmineralizada.

Nos dois cultivos, as plantas foram colhidas após 120 dias da emergência (foi verificado em pré-ensaio que, após esse período, morreram muitas plantas dos tratamentos de onde foram omitidos os macronutrientes). Após a colheita, o material vegetal foi secado em estufa de circulação forçada de ar até massa constante, para a determinação da matéria seca total da parte aérea e das raízes. Foram determinados, também, os teores de nutrientes na parte aérea, conforme Malavolta et al. (1997).

Todas as variáveis foram submetidas à análise de variância, e os tratamentos foram comparados pelo tes-te de Tukey a 5% de probabilidade.

No primeiro cultivo, a produção de matéria seca da parte aérea e da raiz nos tratamentos completo 1 em que se omitiu a calagem, P, S, Ca e Mg e no completo 2 foi semelhante à do tratamento testemunha sem adubo (Tabela 1). A ausência de N, de K e dos micronutrientes Zn, B e Cu não influenciou, estatisticamente, a produ-ção de matéria seca, uma vez que nesses tratamentos os valores foram semelhantes ao do tratamento com-pleto 1. Tais resultados indicam que a falta de calagem e de P, S, Ca e Mg limitou o crescimento do maxixe. Na ausência de N, K, Zn, B e Cu, não foram verificados sintomas de deficiência e nem redução no crescimento das plantas.

(3)

Pesq. agropec. bras., Brasília, v.40, n.7, p.719-722, jul. 2005 Nutrição mineral de plantas de maxixe-do-reino 721

aumento de matéria seca (parte aérea e raiz), quando comparados ao tratamento C2. Visualmente as plantas ficaram pequenas e a coloração das folhas não foi afe-tada.

No tratamento com omissão de N, a produção de maté-ria seca da parte aérea e da raiz corresponderam a 88% e a 67% da produção do tratamento C1 (Tabela 2). Nesse tratamento foi verificado amarelecimento generalizado das folhas mais velhas, próximo à colheita das plantas, porém o crescimento radicular não foi visualmente comprometi-do (Tabela 1). O teor de N existente no solo foi, supos-tamente, capaz de suprir as necessidades da planta. Segundo Marschner (1995), sob um suprimento defici-ente em N, o carboidrato exceddefici-ente é estocado na for-ma de amido e substâncias graxas, ou é desviado para a síntese de lignina (metabolismo secundário), fato este que pode explicar um maior desenvolvimento radicular do maxixe, que busca manter sua nutrição adequada, em detrimento de um menor desenvolvimento da parte aérea.

Na ausência de P (C1-P) observou-se uma redução significativa na produção de matéria seca. Quando se omitiu o P, a produção de matéria seca da parte aérea correspondeu a 14%, e a da raiz a 10%, daquela obtida

no tratamento C1 (Tabela 2). Segundo Lopes (1983), esse elemento é o que mais limita a produção das cultu-ras, principalmente quanto se trata de solos do cerrado. Provavelmente, a deficiência de P não permitiu uma multiplicação celular adequada para o crescimento e desenvolvimento da planta, mesmo tendo sido realizada a calagem prévia do solo desse tratamento. Também foi verificada coloração arroxeada nas pontas e nas mar-gens das folhas, sintomas descritos por Malavolta et al. (1997) como indicadores da deficiência de P.

O fato de se ter utilizado um solo de textura média pode ter contribuído para um menor efeito do que o es-perado do tratamento sem K (C1-K), fato que pode ser justificado pela presença de K adsorvido às partículas de argila, que tiveram sua capacidade de troca aumen-tada, quanto se fez o uso da calagem (Raij, 1991). A produção de matéria seca da parte aérea e raiz, do tra-tamento C1-K correspondeu a 79% e 71%, respectiva-mente, da obtida no tratamento C1 (Tabela 2). Nesse tratamento não foi verificado sintoma visual de defici-ência nas plantas.

Quando o S foi o elemento ausente (C1-S), a produ-ção de matéria seca da parte área correspondeu a 26% do tratamento C1, enquanto a da raiz correspondeu a

Tabela 1.Produção de matéria seca (g vaso-1) da parte aérea e da raiz, e acúmulo de macronutrientes (g vaso-1) e

micronu-trientes (mg vaso-1) na parte aérea do maxixe-do-reino (Cyclanthera pedata), no primeiro e segundo cultivo(1).

(4)

Pesq. agropec. bras., Brasília, v.40, n.7, p.719-722, jul. 2005

L.A. Fernandes et al. 722

16% (Tabela 2). De acordo com Marschner (1995), o N e o S são dois nutrientes básicos para a síntese de proteínas, e o suprimento inadequado de um desses nu-trientes acarreta menor desenvolvimento de raiz e parte aérea. Quando o S foi omitido, verificou-se um amarelecimento generalizado das folhas mais novas, primeiro sintoma visual de deficiência nutricional verifi-cado no experimento.

A omissão de Ca (C1-Ca) ou de Mg (C1-Mg) pro-moveu redução significativa na matéria seca da parte aérea e raiz, que correspondeu a 25% e 13%, respecti-vamente, daquela verificada no tratamento C1 (Tabe-la 2). A menor produção do maxixe, nesses tratamen-tos, pode estar relacionada às anormalidades no siste-ma fisiológico da planta, causadas pela deficiência des-ses nutrientes (Marschner, 1995). No presente estudo foi verificado uma redução visual do crescimento em altura das plantas.

Em relação aos tratamentos com omissão dos micronutrientes Zn, B e Cu, não foi verificada redução significativa da produção de matéria seca da parte aé-rea e da raiz, em relação ao tratamento C1, porém, no tratamento em que se omitiu o elemento B, ocorreu au-mento no acúmulo de matéria seca (Tabela 2), o que mostra que as plantas de maxixe-do-reino são bastan-tes sensíveis a esse elemento, provavelmente por causa de toxidez. A não aplicação desses micronutrientes evi-dencia que o maxixe é uma hortaliça adaptada a solos com teores mínimos desses elementos.

Quanto ao acúmulo de nutrientes na parte aérea, no primeiro cultivo, a ordem crescente de nutrientes

acu-mulados nas plantas cultivadas no tratamento C1 foi: N>Ca>K>Mg>P>S>Fe>Mn>Zn>B>Cu. Nos demais tratamentos, a quantidade de nutrientes acumulada foi muito variável, possivelmente pelo desequilíbrio nutricional provocado pela omissão dos mesmos.

No segundo cultivo, verificou-se que a produção de matéria seca foi afetada em todos os tratamentos (Ta-bela 2). Mesmo no tratamento C1, tanto a produção de matéria seca da parte aérea como a da raiz foi estatisti-camente semelhante à da testemunha (Tabela 1). Es-ses resultados indicam que o cultivo sucessivo dessa espécie, na mesma área, sem reposição dos nutrientes, pode comprometer a produção da mesma.

A ordem crescente de acúmulo de nutrientes, pela par-te aérea das plantas cultivadas no tratamento C1, do se-gundo cultivo, foi: N>Ca>K>Mg>P>S>Fe>Mn>Zn>B>Cu. Essa ordem foi semelhante à do primeiro cultivo, tanto para os macronutrientes quanto para os micronutrientes.

Referências

CARDOSO, M.O. Maxixe-peruano. In:CARDOSO,M.O. (Coord.).

Hortaliças não-convencionais da Amazônia. Brasília:

Embrapa-SPI; Manaus: Embrapa-CPAA, 1997. p.105-111.

KLIEN, V.L.; BRANDÃO, M.; LACA-BUENDIA, J.P. Cyclanthera pedata var. edulis (Naud.) Cogn. Uma Cucurbitaceae pouco conhecida na alimentação humana. Acta Botanica Brasilica, v.1, p.8-13, 1989.

LIMA, R.R.; COSTA, J.P.C. da. Coleta de plantas de cultura

pré-colombiana na Amazônia brasileira: I- Metodologia e

expedições realizadas para coleta de germoplasma. Belém: Embrapa-CPATU, 1997. 148p. (Embrapa-CPATU. Documentos, 99).

LOPES, A.S. Solos sob cerrado:características, propriedades e manejo. Piracicaba: Potafos, 1983. 162p.

MALAVOLTA, E.; VITTI, G.C.; OLIVEIRA, S.A. Avaliação do estado nutricional das plantas: princípios e aplicações. Piracicaba: Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato, 1997. 210p.

MARSCHNER, H. Mineral nutrition of higher plants. London: Academic Press, 1995. 889p.

RAIJ, B. van. Fertilidade do solo e adubação. São Paulo:

Agronômica Ceres; Potafos, 1991. p.342.

TOMMASI, N. Studies on the constituents of Cyclanthera pedata (Caigua) seeds: isolation and characterization of six new Cucurbitaceae in glycosides. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v.4, p.2020-2025, 1996.

Recebido em 29 de janeiro de 2004 e aprovado em 14 de fevereiro de 2005

Tabela 2. Produção relativa de matéria seca da parte aérea

Imagem

Tabela 1. Produção de matéria seca (g vaso -1 ) da parte aérea e da raiz, e acúmulo de macronutrientes (g vaso -1 ) e micronu- micronu-trientes (mg vaso -1 ) na parte aérea do maxixe-do-reino (Cyclanthera pedata),  no primeiro e segundo cultivo (1) .
Tabela 2. Produção relativa de matéria seca da parte aérea (MSPA), raiz (MSRA) e total (MSTO) do maxixe-do-reino, em relação ao tratamento completo 1.

Referências

Documentos relacionados

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos

Sylvia L. F. Reis 1 , Arlene M. S. Freitas 2 * , Geraldo D. de Paula 3  Marcílio S. R.  Freitas 4    

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

ter se passado tão lentamente como muda uma montanha, aos nossos olhos eternamente parada e cujas mudanças só são percebidas pelos olhos de Deus” (DOURADO, 1999, p.

[4] Website Imprensa da Universidade de Coimbra (1).. 13 como periódicos de estudantes e folhetos; mas, também de livros de matrículas e de exames, cartas de curso, teses e