• Nenhum resultado encontrado

Toxicidade aguda do herbicida clomazone no peixe hyphessobrycon scholzei: avaliacao da concentracao letal mediana e de alteracoes no conteudo de nutrientes. - Portal Embrapa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Toxicidade aguda do herbicida clomazone no peixe hyphessobrycon scholzei: avaliacao da concentracao letal mediana e de alteracoes no conteudo de nutrientes. - Portal Embrapa"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

T O X IC ID A D E A G U D A DO H ER B IC ID A C LO M A ZO NE NO PEIXE H y p h e s s o b ry c o n s c h o lz e i: A V A LIA Ç Ã O DA C O N C E N TR A Ç Ã O LETA L M E D IA N A E DE A LTE R A Ç Õ ES NO C O N TEÚDO DE N U TR IEN TES

C LA U D IO M AR TIN JO N SS O N * A L IN E DE H O LAN D A NUNES M A IA *

Avaliou-se a toxicidade aguda do herbicida C lom azone sobre o peixe H yphessobrycon scholzei. Foram também estudadas possíveis alterações no conteúdo de proteína total e de m acro e microelem entos (Na, K, Ca, P, S, Mg, Mn, Zn, Fe e Cu) nos tecidos, decorrentes da exposição aguda. Os resultados demonstraram que o valor da CL50- 96 h foi equivalente a 27,67 (24,29-31,51) mg/L: Este valor representa a concentração do herbicida presente em lâmina de água de 10 cm, decorrente da aplicação de aproxim adam ente 40 vezes a dose agronômica. Não houve evidência de alterações significativas provocadas pelo C lom azone nos níveis dos nutrientes estudados.

1 IN TR O D U Ç Ã O

O uso de herbicidas na agricultura tem crescido nos ú ltim os anos com o intuito de com bater plantas d a ninhas e ga ra n tir m aior oferta de a lim entos. Porém , o uso ilim itado destes produtos pode afetar n e g ativa m e n te organism os não alvo, tais com o peixes, num sistem a aquático.

O C lom azone é um herbicida pós-em ergente a m p la m e n te usado, em sistem as de arroz irrigado no Sul do Brasil, para c o n tro la r a gram ínea E ch in o ch lo a crusgali, entre outras. A dose recom endada deste com posto sob a fo rm a de concentrado em ulsionável é de 700 g/ha. Im portante via de co n tam in a çã o do ecossistem a aquático po r este herbicida pode o correr pela dre n a g e m de água da área de aplicação para a região de entorno.

A literatura pertinente quase não apresenta dados relacionados aos e fe itos adversos do C lom azone sobre im portantes espécies aquáticas bioindicadoras.

* Pesquisadores II, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, C entro Nacional de Pesquisa de Monitoramento e Avaliação de Impacto Am biental (EMBRAPA-CNPMA), Jaguariúna, SP, Brasil, (e-mail: jonsson@cnpma.embrapa.br / ahmaia@cnpma.embrapa.br).

(2)

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a toxicidade aguda do herbicida C lom azone através do cálculo d o va lo r da C L50-96 horas no peixe H yp h e sso b iyco n scholzei, uma espécie autóctone pertencente à fam ília C haracidae. A s alterações induzidas pela exposição aguda no conteúdo de proteína total e de macro e m icroelem entos dos tecidos do peixe foram tam bém estudadas.

2 M A TE R IA L E M ÉTO D O S

2.1 P R O D U TO -TE S TE

O C lom azone (2-(2-clorofenil) m etil - 4,4 - dim etil -3 - isoxalidinona) foi usado sob a form a de concentrado em ulsionável com ercial (G A M IT R, FMC), na con ce ntra çã o de 500 g/L.

2.2 A V A LIA Ç Ã O DA T O X IC ID AD E AG U D A

Foram utilizados peixes da espécie H y p h e sso hiycon sch o lze i (família C haracidae), pesando em média 0,35 g e m edindo em media 3,5 cm, adquiridos de fornecedor local. Os peixes foram previam ente aclim atizados nas condições am bientais utilizadas durante a exposição ao agente tóxico (tem peratura = 27 ± 2 °C, fotoperíodo = 16h luz/8h escuro; pH = 7,8; dureza total = 36 m g/L C a C 0 3 e condutividade = 190 uS/cm ). A concentração de o xigênio dissolvido m anteve-se su perior a 60% da saturação. D urante o período de aclim atação e realização do teste foi utilizada água potável proveniente de poço artesiano.

Os peixes fo ra m alim entados diariam ente durante o período de aclim atação com ração floculada, a qual foi suspensa 24 horas antes do início do teste.

O ensaio foi realizado em aquários de vidro com cap a cid ad e de 10 litros, contendo soluções-teste com volum es equivalentes a ü litros. As soluções-teste foram preparadas a partir de solução-estoque contendo 50 g de ingrediente ativo por litro. Diluiu-se o produto-teste direta m e n te na água de m aneira a se o b ter as concentrações nom inais de C lom azone de: 0,0 (controle); 9,0; 16,2; 29,4; 53,1 e 95,6 m g/L. Com auxílio de rede de "nylon" foram introduzidos 20 organism os em cada recipiente, sendo que para cada concentração de exposição o teste foi realizado em duplicata.

O ensaio foi conduzido em sistema estático e teve 96 horas de duração. D urante este período foram m antidas co ndições am bientais sem elhantes às do período de aclim atação.

Em intervalos de 24 horas e no final da exposição, os organism os que não responderam a estím ulos tácteis foram considerados m ortos, sendo im ediatam ente rem ovidos. Para cada concentração de exposição o

(3)

núm ero de organism os m ortos foi registrado para se ca lcu la r a concentração letal m ediana de exposição durante 96 horas (C L 50-96 h).

2.3 AN Á LISE DO C O N T E Ú D O DE P R O T E lN A TO TAL E DE M A C R O E M IC R O ELEM EN TO S

No final da exposição, os organism os que sobreviveram aos efeitos tóxicos do herbicida (concentrações de 9,0 e 16,2 m g/L) foram sacrificados com “overdose" de tricaína m etanossulfonato de sódio (Sigm a C hem ical, Co) e guardados em “freezer" para posterior análise de nutrientes nos tecidos .

Os espécim es fo ra m secos em estufa a te m p e ra tu ra de aproxim adam ente 60 °C, du ra n te período m ínim o de 48 horas, até a obtenção de peso constante. O s peixes inteiros de sid ra ta d o s foram triturados em alm ofariz e pesados. A s am ostras foram sub d ivid id as em dois grupos, cada um deles com m assa de 0,1 g e 0,25 g, sendo que o prim eiro e o segundo sofreram digestão sulfúrica e nítrica, respectivam ente. As am ostras digeridas em m eio su lfúrico foram analisadas quanto aos te ores de N, Ca, Na, K, Mg e P. A dig e stão em meio nítrico perm itiu a análise dos seguintes elem entos: S, Zn, Mn, Fe e Cu. C alculou-se o te o r de proteína total a partir da porcentagem de nitrogênio total determ inada pelo m étodo Kjeldahl (sem i-m icro) (22) e m ultiplicando- se este va lo r pelo fator 6,25.

Analisou-se Na e K p or fotom etria de cham a em equipam ento M icronal B262. U tilizou-se o m étodo de T E D ES C O et al. (22) para determ inar os teores de P e S, m ediante espectrofotom etria visível em e quipam ento Bekm an D U -8B, nos com prim entos de onda de 660 e 440 nm, respectivam ente. Os dem ais elem entos foram analisados em equipam ento Shim adzu A A 6 80 , pela técnica de e spectrofotom etria de absorção atôm ica em cham a.

As análises foram realizadas em réplicas de quatro a m ostras para cada concentração de exposição.

2.4 AN Á LISE E S TA TÍS T IC A

2.4.1 C oncentração letal m ediana

E stim ou-se a C L50 - 96 h pelo método S p earm an-K arber (9), pois os m étodos probito, lo g ito ou Litchfield não são adequados, quando apenas uma dose apresenta m ortalidade parcial (entre 0 e 100% ) (20).

(4)

2.4.2 C onteúdo de proteína total e de m acro e m icroelem entos

Foram calculados os teores m édios de proteína, m acro e m icroelem entos em cada uma das doses. Para buscar evidências sobre o efeito do Clom azone (aum ento ou decréscim o no teor do nutriente com o a um ento da dose) realizou-se teste perm utacional (13), baseado na alteração (+ ou -) do teor m édio de cada nutriente entre as doses 0,0; 9,0 e 16.2 mg/L.

3 R ES U LTA D O S E DISCU SSÃ O

Os dados dem onstraram que os efeitos agudos letais em 96 horas de exposição, só se m anifestaram em concentrações superiores a 16,2 mg/L de Clom azone. Nas concentrações de exposição que resultaram em m ortalidade parcial (soluções teste de 29,4; 53,1 e 95,6 m g/L) os peixes apresentaram inicialm ente letargia e nado errático no tran sco rre r do tempo, perda total de equilíbrio e m orte. Já, os organism os expostos a doses m enores não dem ostraram sinais aparentes de intoxicação.

Na T abela 1 são apresentados os resultados referentes a m ortalidade dos organism os nas diferentes doses de exposição.

T A B E L A 1 - D O S E -R E SP O STA DO PEIXE H y p h e s s o b ry c o n s c h o lz e i EXPO STO A F O R M U LA Ç Ã O DO HER BICIDA CLO M A ZO N E

Concentração nominal de Clomazone (mg/L)

li0 inicial ile organismos

li0 de organismos mortos por réplica % de mortalidade 24 h 48 h 72 h 96 h 0,0 (controle) 20 0 / 0 0 / 0 0 / 0 0 / 0 0 9,0 20 0 / 0 0 / 0 0 / 0 0 / 0 0 16,2 20 0 / 0 0 / 0 0 / 0 0 / 0 0 29,4 20 4 / 2 1 0 /7 10/11 11/13 60 53,1 20 2 0 /2 0 2 0 /2 0 20/20 20/20 100 95,6 20 2 0 /2 0 2 0 /2 0 20/20 20/20 100

A concentração letal m ediana estim ada (C L50-96 h) foi equivalente a 17,67 m g/L, sendo o intervalo de confiança de 95% d e 24,29 a 31,51 mg/L. Segundo este valor, o Clom azone seria classificado com o "fracam ente óxico" para o organism o teste (23). V a lo r de C L50-96 h com sem elhante >rdem de grandeza (34,6 m g/L) foi calculado para o poecilideo Poecilia

(5)

reticulata (8), porém não se tem inform ação precisa se este valor foi expresso em term os de ingrediente ativo ou de produto form ulado.

De acordo com o valor de C L50-96 h calculado neste estudo, a toxicidade aguda do C lom azone para H. s ch o lze i é sem elhante àquela observada para a m icroalga Selenastrum capricorntum e para a macrofita Lemna valdiviana. Para estes bioindicadores aquáticos os valores de CL50-96 h são equivalentes a 31,9 e 32,2 m g/L, respectivam ente (11). A toxicidade do C lom azone é aproxim adam ente duas vezes m aior para o m icrocrustáceo D. sim ilis (11) do que para H. scholzei. Esta constatação levaria a supor que os efeitos adversos do herbicida para peixes nos ecossistem as aquáticos ocorreriam de form a indireta, afetando as populações de organism os zooplanctônicos, o que com prom eteria a disponibilidade de alim ento .

A toxicidade do C lom azone para a espécie aqui estudada é sem elhante à apresentada pelo herbicida Paraquat sobre duas espécies de peixes autóctones sudam ericanas tais com o Bryco n a m e ricu s ineringii e O ncorhynchus m ykiss, tendo-se registrado os va lores de CL50-96 h equivalentes a 20 e 32 mg/L, respectivam ente (4).

C om parando-se a toxicidade aguda do C lom azone com a de outros herbicidas com um ente usados em culturas de a rroz irrigado observa-se que, esta é aproxim adam ente 130 e 23 vezes m en o r que a dos herbicidas M olinate (15) e T hiobencarb (19), respectivam ente, para a espécie Salmo gairdneri. Porém , o C lom azone apresenta m aior to xicid a d e que o herbicida Bensulfuron m etil para a truta arco iris (14). A to xicid a d e do M CPA ((4- cloro-2-m etil-fenoxi) ácido acético) para a carpa ( Cyprinus carpio) (14) m ostrou-se sem elhante a apresentada pelo C lom azone para H. scholzei. Com relação a outros dois herbicidas de am plo uso em culturas de arroz irrigado no Rio G rande do Sul, isto é, o Q u in clo ra c e Propanil, cuja toxicidade aguda em peixes foi tam bém estudada (3,17), o C lom azone se apresenta com o m enos tóxico.

O va lo r de C L50-96 h obtido no presente trabalho corresponde a aproxim adam ente 40 vezes a dose recom endada do herbicida aplicada em cam po e distribuída em lâm ina de água de 10 cm de profundidade. Este valor perm ite ta m bém estim a r as concentrações m áxim as permissíveis para p revenir efeitos agudos e crônicos (2,4), as quais seriam atingidas, respectivam ente, pela aplicação de 13 e 4 vezes a dose recom endada, quando existe lâm ina de água da m esm a profundidade à citada anteriorm ente.

Na T abela 2 são apresentados os dados relativos à análise dos nutrientes no tecido de H. sch o lze i exposto ao C lom azone e de alguns parâm etros estatísticos analisados.

Não foram observadas alterações significativas (p>0,05) nos teores de proteína, m acro e m icroelem entos nos te cid o s dos peixes, com o aum ento da dose de Clom azone. Os elem entos Na, M n e Fe apresentaram alterações consistentes negativas (--), enquanto que o te o r de proteína apresentou alterações consistentes positivas (++) e ntre as doses

(6)

TAB ELA 2 - T E OR E S M E D IO S DE N U T R IE N T ES EM H y p h e s s o b ry c o n s c h o lz e i E X P O S T O A D IF E R E N T E S D O S E S DE C L O M A Z O N E DURANTE 96 H O R A S - VA RI AÇ ÃO D O S TE OR ES E N T R E AS D O S E S 0, 0 E 9, 0 (D IF 9, 0 - 0 ,0 ) E 9, 0 E 16 ,2 (D IF 16 ,2 - 9 .0 ) - S E N T ID O DA VA R IA Ç Ã O (+ O U -) E V A L O R P A S S O C IA D O A O T E S T E P E R M U T A C IO N A L

tf

O < H k) W Q < H U

U-s

.9

> r- i o\ *-r o' o O vo o o — o c n r i ° . o o í g s 2 =>. a • o . > rr i | >»•* O I - í'- * n ON i «o o ' rs — i rr o r o" o i <*'9 f'í o , i'-i ta m i co ; CO O 1 I >n o i Os vo i -cr o i <N O !' o" o o o o <n oo o rO O < ro O < OO ON . o o ■ ' O O , O f- ‘ 'O O' UJ Z UJ g a) ca da v a lo r corresponde à m e d ia de 4 ré p li c a s . b) os va lo ro s o n tr o parôntosos c o rr es p o n d e m ao d o sv io pa d rA o . c) o» vn lo ro B fo ro m cnlcu lndo s n» bn so do p os o s u c o . * Probabi lida de d© er ro tip o I, H im o cl & d o ao te ?» te p e rm u ta c io n a l e m p re g a d o .

(7)

0,0-9,0 m g/L e 9,0-16,6 m g/L. Tal resultado indica fraca evidência (p=0,24) de efeito do C lom azone sobre estes nutrientes.

Os resultados o b tidos no presente estudo discordam de certa form a de alguns trabalhos relatados pela literatura especializada a respeito de alterações bioquím icas ocasionadas por biocidas em peixes. Assim , p or exem plo, EL-D EE N et al. (7) observaram d e créscim o significativo no conteúdo de p ro te in a total no peixe C te n o ph a iyn g o d o n idella, quando exposto ao herbicida D iquat na dose de 53 m g/L, durante o período de 168 horas. SW AR U P et al. (21) verificaram que o te o r de proteína no rim do peixe C irrhinus m rigala dim inuiu em aproxim adam ente 50% quando com parado ao controle após exposição ao inseticida Endosulfan na concentração de 1,1 pg/L, sendo que o valor de LC50-96 h para esta espécie foi e q u ivalente a 1,3 pg/L. A dim inuição dos níveis de proteína em tecidos do peixe Channa sp após a exposição aguda a este inseticida foi tam bém constatada por M U R TY e P R IY AM VA D A DEVI (16). BEG UM e V IJA Y A R A G H A V A N (1) observaram que o conteúdo de proteína total, de tecido m uscular do peixe Ciarias batrachus dim inuiu significativam ente após exposição do organism o-teste a 21,66 m g/L (1/3 LC 50-96 h) de form ulação com ercial do inseticida Dim ethoate.

Com relaçã o a alterações no balanço iônico, que im plicam em m udanças no te o r de m acro e m icro elem entos, tam bém não foram constatados no presente trabalho efeitos deste nível nos tecidos de H. scholzei.

O efeito de agrotóxicos sobre a concentração de íons em diferentes e spécies de peixes tem sido estudado com o bio in d ica do r dos efeitos de poluição por estes produtos. Assim sendo, EIS LER e EDM UN DS (6) o bservaram aum ento nos niveis de sódio, potássio, cálcio, m agnésio e zinco no plasm a do peixe Sphaeroicles m aculatus, exposto a concentrações subletais do inseticida Endrin du ra n te 96 horas, enquanto que a co n centração destes elem entos no fígado estava dim inuída. Portanto, a m obilização dos cátions a partir deste últim o tecido para o plasm a foi evidente. Porém , EISLER (5) expondo esta m esm a espécie a 30 pg/L de M etoxiclor, durante 45 dias, não o b s e iv o u alterações no conteúdo de sódio, potássio, cálcio, m agnésio, zinco e ferro do plasma. O m esm o a utor verificou que os níveis de zinco d ecresceram no plasm a e tecidos quando os organism os foram expostos a M etilparation na concentração de 20 mg/L.

S egundo K A B E E R A H A M M A D SA HIB et al. (12) a exposição ao inseticida M alation prom ove dim inuição do conteúdo corpóreo de sódio, potássio e cálcio em Tilapia sp. JO HAL e DUA (10) constataram que a distribuição e porcentagem de diversos elem entos (S, Cl, Fe, P, Ca, Al e Si) presentes nas escam as de Channa p u n cta tu s foi alterada após a exposição deste organism os a doses subletais de 2,2 e 3,5 pg/L do inseticida Endosulfan, nos prazos de 5 e 15 dias. E studos de exposição durante 96 horas realizados com este com posto no ca ranguejo de água doce, O ziotelphusa s e n e x senex, revelaram d e créscim o dos teores de sódio, cloreto e potássio na hemolinfa, hepatopancreas e m úsculo em

(8)

relação ao grupo controle (18). A ausência de efeito sobre os parâm etros bioquím icos em estudo verificada no presente trabalho não perm ite form ular hipóteses sobre o m ecanism o de ação de toxicidade do Clom azone em peixes. Sabe-se porém, que 110 seu o rganism o-alvo, este herbicida atua por inibição enzim ática no p rocesso de síntese de clorofila (8). Os dados tam bém indicam que a análise dos parâm etros aqui estudados não parece funcionar apropriadam ente com o bio in d ica do r de efeito agudo do C lom azone em peixes.

4 C O N C LU SÃ O

A p e sa r de se dispor de escassos trabalhos na literatura relacionados com a ecotoxicidade do Clom azone, o v a lo r de concentração letal m ediana determ inado em H. sch o lze i é m en o r ou se m elhante ao encontrado para este herbicida em outros organism os aquáticos. Tal constatação é tam bém válida com parando-se a toxicidade do Clom azone para H. s ch o lze i com a de alguns herbicidas utilizados em culturas de arroz irrigado em outras espécies de peixes.

A relação dose-efeito, determ inada neste estudo para o herbicida C lom azone, sugere a ausência de efeitos nocivos em curto prazo de exposição para a espécie estudada, quando usado na dose de aplicação recom endada num sistem a convencional de cultura de arroz irrigado.

O C lom azone não prom ove alterações no te o r de proteína total e de alguns elem entos nos tecidos de H. scholzei, indicando que não há evidência de interferência nos processos m etabólicos destes nutrientes na exposição aguda ao herbicida.

Abstract

The herbicide C lom azone (2-(2-chiorophenyl) m ethyl-4,4 -dim ethyl-3-isoxalidinone) is widely used in the southern region of Brazil fo r control of gram inae that grow s in flooded rice fields. D rainage m ay result in Clomazone contam ination of adjacent aquatic environments, prom oting adverse effects in aquatic biota. The acute toxicity o f Clomazone was evaluated in the Brazilian fish Hyphessobrycon scholzei. The LC60 value of 27.29 (24.29 to 31.51) mg/L was obtained in static 96-hour exposure to the herbicide. This LCM value was approxim ately the Clomazone concentration found in a 10 cm layer o f water after an application 40 times greater than the recom m ended am ount. Total protein, Na, K, Ca, P, S, Mg, Zn, Fe, and Cu were measured in fish tissue. No significant differences (p>0.05) in total protein or to the measured elem ents w ere observed in tissues of Clomazone-exposed and unexposed fishes.

REFERÊNCIAS B IB LIO G R Á FICA S

I BEGUM, G., V IJA YAR AG H AV AN , S. A lterations in protein

m etabolism o f muscle tissue in the fish Clarias b a tra ch u s (Linn) by com m ercial grade dim ethoate. Bull. Enviro nm . Contam . Toxicol., New York, v. 57, n. 2, p. 223-228, 1996.

(9)

2 CETES B. P roced im ento s para a utilização de testes de to xicidad e no controle de efluentes líquidos. S ão Paulo : CETE S B , 1992. 17 p. (Série M anuais).

3 CH E AH , M .L., A V A U L T , J.W., G RAVES, J. B. A cute to xicity o f selected rice pesticides to crayfish P rocam barus clarkii. Prog. Fish Cult., Baton Rouge, v. 42, n. 3, p. 169-172, 1980.

4 Dl M AR ZIO , V., A LB E R D I, J.L., TO R TO R ELLI, M.C. , B E R TO LD I, N. Toxicidad aguda de los plaguicidas m etam idofos, ciflutrina, paraquat y g lifosato sobre peces de agua dulce. Rev. Bras. T o xicol., São Paulo, v. 6, suplem ento, p. 59, 1993.

5 EIS LER , R. T is s u e changes in puffers exposed to m e th o x y c h lo r and m ethyl p arathion. W ashington, D.C. : U.S. D e p a rtm e n t o f the Interior, Bureau o f Sport Fisheries and W ildlife, 1967. v.1. (Technical P apers, 17).

6 EIS LER , R., E D M U N D S , P.H. Effects o f endrin on blood and tissue ch e m istry o f a m arine fish. Trans. Am . Fish. Soc., B ethesda, v. 95, p. 153, 1966.

7 EL-D EE N , M .A.S., RO G ER S , W. A., SA LAH -EI-D EEN , M. A.

C hanges in total protein and transam inase activities o f gra ss carp exposed to diquat. J. Aqu. Anim . Health, Bethesda, v. 5, n. 4, p. 280-286, 1993.

8 G AM IT. A rro z irrigado. C am pinas : F.M .C. do Brasil, D ivisão A g ro q uím ica , [199-?]. (Boletim Técnico).

9 H A M ILTO N , M .A., RUSSO , R., THU RSTO N , R.V. Trim m ed S p e a rm a n -K a rb e r m ethod for estimated m edian lethal

con ce ntra tio n s in toxicity bioassays. Environm . Sei. T ech no l., W a sh in g ton , v. 11, p. 714-718, 1977.

10 JO H AL, M .S., DUA, A. Elem ental lepidological and toxicological studies in Charm a p u n cta tu s (Bloch) upon exposure to an org a n o ch lo rin e pesticide, endosulfan. Bull. Environm . C ontam . Toxicol., New York, v. 55, n. 6, p. 916-921, 1995.

11 JO N S S O N , C .M ., M AIA, A.H.N., FERREIRA, C.J.A., R IB E IR O , E.O. R isk a sse ssm e n t o f the herbicide Clom azone in the a q u atic life. Verh. Internat. Verein. Lim nol., Stuttgart, v. 26, p .1724-1726, M aio 1998.

12 KA B E E R A H A M M A D SAHIB, l „ JA G A N N A T H A RAO, K.S., R AM AN A RAO, K.V. E ffect o f m alathion exposure on som e physical param eters o f w h o le body and on tissue cations o f teleost, Tilapia m ossa m b ica (Peters). J. B io s c i., Bangalore, v. 3, p. 17-21, 1981. 13 M AN LY, B.F.J: Random ization tests and M onte C arlo m ethods in

B iology. London : C hapm an & H a ll,1991. 282 p.

(10)

14 M ABU R Y, S.A., COX, J.S., C RO SBY, D.G. Environm ental fate of rice pesticides in California. Rev. Environm . C ontain. T o x ic o l., New York, v. 147, p. 71-117, 1996.

15 M AYE R , F.L., ELLER SIECK, M.R. M anual o f acute toxicity: interpretation and data base fo r 410 chem icals and 66 species of fresh w a te r animals. W ashington, DC : U.S. D epartm ent o f the Interior, Fish and W ildlife Service, 1986. (R esource Publ., 1 GO). 16 M U R TY .A.S., PR IY AM VA D A DEVI, A. The effect o f endosulfan and

its isom ers in tissue protein, glycogen and lipids in the fish C hanna punctata. Pest. Biochem . Physiol., New York, v. 17, p. 280-286, 1982.

17 OOI, G.G ., LO, N. P., OOI, P.A.C., LIM, G.S., TEN G , P.S. T oxicity of herbicides to Malaysian rice field fish. In: IN T E R N A T IO N A L C O N F E R E N C E ON PLANT PR O TEC TIO N IN TH E T R O PIC S, 3., 1990, Highlands, Malasia. Proceedings... Kuala L u m p u r : M alaysian Plant Protection Society, 1992. v. 3, p. 71-74. 18 R AJE SW A R I, K., KALARAN I, V., RED DY, D.C., R AM A M U R T H I, R.

A cu te toxicity o f endosulfan to crabs: effects on hydrom ineral balance. Bull. Environm . C ontam . T oxicol., New York, v. 40, n. 2, p. 212-218, 1988.

19 SA N D E R S , H.O., HUNN, I.B. Toxicity, bioconcentration and

d e p uration o f the herbicide Bolero 8EC in fresh w a te r invertebrates ands fish. Bull. Jpn. Soc. Sei. Fish, Tokyo, v. 48, p. 1139-1143, 1982.

20 STEP H AN , C.E. M ethods for calculating an LC50. In: M AYE R , F.L., HAM E LIN K .J.L. Aquatic toxicology and hazard evaluation. Philadelphia : Am erican Society fo r Testing and M aterials, 1977. p. 65-84. (ASTM Special Technical P ublication, 634).

21 SW A R U P , P.A., RAO, D.M., M URTY, A.S. T oxicity o f endosulfan to the freshw ater fish C irrhinus m rigala. Bull. Enviro nm . Contam . Toxicol., New York, v. 27, p. 850-855, 1981.

22 T E D E S C O , M .J., VO LK W EISS , S.J., BO HN EN, H. A n á lis e de solo, plantas e outros m ateriais. Porto Alegre : U niversidade Federal do Rio G rande do Sul, Faculdade de A gro n om ia , Dep. de Solos, 1985. p. 3-19. (Boletim Técnico, 5).

23 U .S .E .P.A. H azard Evaluation Division. S tandard E valuation Procedure. A cute toxicity test fo r estu arin e and m arine org an ism s. W ashington : EPA, 1985. 11 p. (E P A -540/9-85-009).

Referências

Documentos relacionados

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito da redução de nutrientes e energia suplementada ou não com fitase para frango de corte na fase 14 a 24 dias de idade

Durante este estágio, passei a maior parte do tempo no internamento do serviço mas também estive algumas noites no serviço de urgências, para além das consultas externas

Assim, existem gavetas destinadas aos cremes, géis e pomadas, outras destinadas aos enemas, supositórios e produtos de introdução vaginal, ainda as gavetas reservadas aos

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Análise do Tempo e Renda Auferidos a partir da Tecnologia Social Durantes os períodos de estiagem, as famílias do semiárido busca água para o consumo familiar em locais mais

O biogás gerado no tratamento de águas residuárias de suinocultura, quando reaproveitado como fonte energética, necessita passar por processos de purificação

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto