• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: DENSIDADE POPULACIONAL DA TARTARUGA MARINHA CHELONIA MYDAS NA CIDADE DE SANTOS, SÃO PAULO, REGIÃO DO SUDESTE BRASILEIRO

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ECOLOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): GUSTAVO DARLIM DE OLIVEIRA, BEATRIZ CASTILHO MARCONDES, DANIELLE GARCIA ARAÚJO, LETÍCIA LEITE LEMOS, VINÍCIUS ESTRELLA SILVA CARVALHO

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): JOÃO ALBERTO PASCHOA DOS SANTOS ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): VINICIUS ESTRELLA SILVA CARVALHO COLABORADOR(ES):

(2)

Resumo

O trabalho consistiu em registrar aproximadamente a densidade populacional da espécie de tartaruga Chelonia mydas na cidade de Santos-SP, região sudeste do Brasil, que foi realizado no mês de Abril, fim do período chuvoso durante aproximadamente nove horas em quatro dias diferentes. Para esse registro, foi utilizado um método de análise visual, em um deck localizado na entrada do Canal do Porto. A maneira como foi feita a contagem de tartarugas tinha como base contar o número de aparições devido sua respiração. Foi registrado um total de 61 tartarugas demonstrando que mesmo a região sendo bastante antropizada as Tartarugas Chelonia mydas frequentam aquela região seja de passagem ou como local de alimentação.

Introdução

As tartarugas marinhas são répteis existentes há milhares de anos e que habitam os mares tropicais e subtropicais do globo. Elas são conhecidas como os maiores migradores, pois as áreas de alimentação e nidificação estão frequentemente separadas (Pough et al., 1993), vivendo assim seu maior tempo de vida em alto mar (Tamar, 2004).

De acordo Sanches (1999) e Albareda e Prosdocimi (2003) das sete espécies existentes, cinco visitam o litoral brasileiro, são elas: tartaruga-verde (Chelonia mydas); tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata); tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea); tartaruga cabeçuda (Caretta) e tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea). As tartarugas marinhas se aproximam do litoral do Brasil em seu período reprodutivo, quando as fêmeas sobem às praias para colocar seus ovos em locais denominados sítios de nidificação. Também se aproximam para se alimentar em regiões próximas à costa, nos chamados sítios de alimentação (Bondioli et al. 2005).

Historicamente, a pesquisa de tartarugas marinhas tem sido conduzida em praias onde esses animais se aproximam da costa somente para desova. Contudo, no presente local de estudo, sabe-se que há apenas uma espécie, a Chelonia mydas que apresentou um comportamento diferenciado, tangenciando o costão rochoso apenas para alimentação. Em ambos os casos, existe a dificuldade de observação

(3)

desses animais no mar, até os dias atuais, o que tem impedido uma boa compreensão do comportamento deles. (Houghton et al., 2000)

Chelonia mydas é conhecida como Tartaruga Verde devido à cor de sua gordura localizada abaixo de sua carapaça que possui a cor amarelada, possuem uma coloração que pode ser escura, amarronzada e tons esverdeados, sua carapaça tem a forma oval.

As águas das praias e estuário de Santos estão em um nível crítico em relação à poluição, que se dá por um modelo insustentável de desenvolvimento, com falta de planejamento e políticas públicas inconscientes (Ambrozevicius, 2010).

Objetivo

O objetivo deste estudo é analisar a densidade populacional de Chelonia mydas de acordo com as condições ambientais durante um curto espaço de tempo.

Metodologia

Este estudo foi realizado em um Deck denominado “Deck do Pescador” (23°59’26.92’’S 46°18’25.39’’O), localizado na ponta da praia (Santos-SP) (Figura 1), com a utilização da técnica de censo visual a fim de registrar a frequência de ocorrência de tartarugas marinhas (Chelonia mydas), no mês de Abril. As observações foram realizadas no período diurno, com aproximadamente duas horas de duração a cada dia observado. As ocorrências foram registradas com o número de aparições.

(4)

Fatores ambientais como a fase da lua, clima, porcentagem de nuvens, vento e marés foram anotados como assimilação ao comportamento das tartarugas (Tabela 1).

O local de estudo possui nível de poluição relacionado ao turismo e devido à proximidade ao maior sistema portuário da América Latina.

Desenvolvimento

As coletas dos dados foram realizadas simultaneamente por dois observadores posicionados na lateral direita do Deck, onde foi definida uma área com um ângulo de aproximadamente 20°, a qual foi dividida em duas partes, sendo uma voltada para o costão rochoso e a outra para o alto mar (Figura 2).

Figura 1. Cidade de Santos, SP; Ponta da praia localizada na extremidade inferior.

(5)

O desenvolvimento foi feito em períodos de quinze a quinze minutos, sendo dez de observação e cinco para anotações de dados. Foram observadas dez horas aproximadamente, em quatro dias.

Nas anotações, “tartarugas aparentes” representam todas as vezes que alguma tartaruga subia à superfície para respirar. Já “tartarugas reais”, é o número de indivíduos que apareceram no local durante o período de estudo. Para isso, foi proposto que as tartarugas que respirassem em um curto intervalo de tempo seriam denominadas indivíduos diferentes. Sendo assim acredita-se que espécimes que respiravam em longo intervalo de tempo, fosse o mesmo indivíduo.

A coleta de dados ecológicos foi realizada no início das observações a partir de análises visuais. Porcentagem de nuvens durante o período observado, como também o clima e as mudanças dos ventos. A maré foi consultada com utilizando a tábua de marés, assim como a fase da lua.

Resultados

Foi registrada a aparição de 61 tartarugas durante o período de estudo. Registramos que a maior frequência de aparições ocorreu quando o tempo estava ensolarado, assim quando estava chuvoso registramos menos ocorrência das tartarugas.

Durante o período de estudo somente registamos a ocorrência da espécie Chelonia mydas o que demostra ser a espécie dominante na região.

A população de Chelonia mydas na região da entrada do porto de Santos é estimada em 172 indivíduos nessa época do ano. Observou-se que mais para o meio dia antes das 16 horas, as tartarugas ficavam próximas ao costão rochoso.

A proximidade das tartarugas ao costão rochoso se dá pela sua alimentação. Foi observado uma grande quantidade de resíduos boiando na água o que indica ser uma região bastante afetada por estes, além da proximidade com o Porto de Santos. Mesmo com esses fatores, ainda havia presença dos indivíduos.

(6)

Dados Ecológicos Dia 08/04/2014 Dia 10/04/14 Dia 21/04/14 Dia 26/04/2014 Horas de

observação 3h e 25min 2 horas 2 horas 1 Hora Início 14h50min 15h40min 15h50min 16h00min

Fim 17h30min 17h20min 17h50min 17h00min

Período Tarde Tarde Tarde Tarde

Vento Médio Sem

vento Sem vento Forte

Nuvem (%) 0% 100% 5% 80%

Lua Minguante Minguante Crescente - Clima Ensolarado Nublado Ensolarado Nublado com

garoa rápida

Maré Alta-baixa Baixa Alta Alta

Tartarugas

aparentes 35 26 28 21

Tartarugas reais 26 14 14 7

Considerações finais:

A maior problemática para a realização do trabalho seria o grande nível de poluição da água devido ao fato do local de estudo estar próximo ao porto e evitando a presença de tartarugas marinhas. Porém, no primeiro dia de observação confirmou-se a preconfirmou-sença de tartarugas marinha (Chelonia mydas) nessa área.

Não se pode concluir que com o nível atual de poluição na água, as tartarugas deixem de frequentar a área de estudo. Portanto, com o aumento desse nível é possível que os organismos produtores sejam afetados e assim as tartarugas marinhas poderão migrar para um ambiente mais favorável.

Uma continuação do trabalho deve ser realizada para melhor compreensão do comportamento de Chelonia mydas.

(7)

Fontes consultadas:

Alkmim, Bruna Elisa, et al. "ESTUDO DA OCORRÊNCIA DE TARTARUGAS MARINHAS NO COSTÃO ROCHOSO DO RATO, PARATY, RJ."

Ambrozevicius, Andrea Pimenta. Poluição aquática em Santos (SP): uma abordagem interdisciplinar. Diss. Universidade de São Paulo, 2010.

Bondioli, Ana Cristina Vigliar et al. “OCORRÊNCIA, DISTRIBUIÇÃO E STATUS DE CONSERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS PRESENTES NA REGIÃO DE CANANÉIA, SP.”.

Guebert, Flávia M. et al. “MONITORAMENTO DA MORTALIDADE DE TARTARUGAS MARINHAS NO LITORAL PARANAENSE, SUL DO BRASIL.”.

Petitet, R¹, and B. Meurer. "ESTUDO COMPORTAMENTAL DE TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE ARAÇATIBA, ILHA GRANDE, ANGRA DOS REIS-RJ-BRASIL."

Referências

Documentos relacionados

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

oportunidades de estudo e viagens, aumentava sua instrução, cultura e distinção de maneiras. Esta elite proveniente das propriedades agrícolas formaria o quadro de

Esta nova variável surge do somatório do valor com que foi classificado cada sujeito em cada uma das categorias, em que se atribui o valor zero se o sujeito não relata essa forma

Com base no estudo empregado, são lícitas as seguintes conclusões: a Os 44 alunos que realizaram o preparo químico-mecânico de canais radiculares em dentes humanos extraídos durante

Os raios X são produzidos por meio da aceleração de um feixe de electrões, a partir de um cátodo (emissor de electrões) em direcção a um ânodo onde se encontra um alvo (emissor

Multa (x3) e Apreensão do Veículo Gravíssima Condutor Mediante abordagem Não computável Sim Art.. Quando autuar Não autuar Definições e Procedimentos Campo

indeterminado e em início de carreira. Esta postura por parte do Governo Regional vem, mais uma vez, mitigar o desfasamento existente entre os funcionários públicos, nomeadamente

Serve o presente catalogo para dar conhecimento de todos os serviços actualmente praticados pela empresa JR—Sports Care.. Objectivos