• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO ORIENTADO BIOLOGIA_3ANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO ORIENTADO BIOLOGIA_3ANOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

LISTA EXERCÍCIOS – EVOLUÇÃO – 3ºANO ESTUDO ORIENTADO

PROF. WAGNER – BIOLOGIA - MCBM

1. Um levantamento populacional de borboletas realizado no final do século XVIII, no norte da Inglaterra, revelou um grande número de borboletas claras e uma minoria de cor escura, todas da mesma espécie. Um levantamento idêntico, realizado 50 anos mais tarde, constatou uma inversão do quadro, sendo a maioria das borboletas encontradas de cor escura e apenas umas poucas de cor clara. Durante esse período de 50 anos, um grande número de indústrias se instalou na região; seu combustível, carvão, produzia uma acentuada poluição, caracterizada por uma cobertura fuliginosa negra, tanto nas construções como nas plantas. Como poderia ser explicada evolutivamente a mudança na proporção de borboletas claras e escuras?

2. "Para o homem poder suportar a intensa radiação solar nos trópicos, as células de sua pele adquiriram a capacidade de fabricar muita melanina."

Esta é uma frase lamarckista. Critique-a com base no pensamento darwinista.

3. Uma população de bactérias foi colocada em um meio de cultura saturado de um determinado antibiótico. A maioria das bactérias morreu. No entanto, algumas sobreviveram e deram origem a linhagens resistentes a este antibiótico.

a) Explique o processo segundo a teoria lamarckista de evolução.

b) Explique o processo segundo a teoria darwinista de evolução.

4. Um trecho de um trabalho científico diz o seguinte: "Quando o antibiótico foi adicionado à cultura de bactérias, apenas algumas sobreviveram. As sobreviventes se reproduziram e sua descendência era resistente ao antibiótico." Como Lamarck teria interpretado esse trecho? E Darwin?

5. Leia com atenção as seguintes informações: INFORMAÇÃO I:O número de espécies de insetos que comem plantas na região tropical é, aproximadamente, três vezes maior que o de espécies que comem plantas na região temperada. INFORMAÇÃO II: As plantas produzem substâncias, com os alcalóides, que são tóxicas para muitas espécies de insetos que se alimentam de plantas.

Um estudo mostrou que 35% das espécies de plantas da região tropical produzem alcalóides, enquanto apenas 15% das espécies de plantas da zona temperada produzem essa substância.

Explique o mecanismo evolutivo que, possivelmente, gerou essa diferença percentual entre as plantas das duas regiões.

6. Em algumas ilhas do arquipélago de Galápagos, são encontrados cactos rasteiros, cujas flores ficam próximas ao chão, não sendo constatada a presença de iguanas terrestres. Nas ilhas onde vivem as iguanas, os cactos são arborescentes e suas flores encontram-se localizadas distantes do chão. Como você explica esses fatos, segundo as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin?

7. Considere as seguintes afirmações:

1) "O gafanhoto é verde porque vive na grama". 2) "O gafanhoto vive na grama porque é verde". Na sua opinião, qual afirmação seria atribuída a Darwin e qual seria atribuída a Lamarck? Justifique sua resposta.

8. Tanto para Lamarck como para Darwin, o ambiente tinha um papel importante no processo evolutivo.

a) Qual dos dois cientistas admitia que o ambiente seleciona a variação mais adaptativa?

b) Qual o pensamento do outro cientista sobre o papel do ambiente no processo evolutivo?

9. Em uma determinada espécie, flores amarelas representam uma adaptação bem sucedida em relação a um certo polinizador. Todos os indivíduos atuais dessa espécie apresentam flores amarelas, mas, há muito tempo atrás, existiram flores de outras cores. Cite a teoria que explica esse fato e descreva o processo que levou à existência de uma única cor para as flores dessa espécie.

(2)

10. Escolha a frase que corresponde ao conceito atual de evolução e dê, para cada uma das outras duas, a razão de não a ter escolhido:

I. A evolução resulta da modificação das populações e não dos indivíduos.

II. A evolução ocorrerá tanto mais rapidamente quanto mais os indivíduos se modificarem para se adaptar ao ambiente.

III. Os indivíduos que vencem a "luta pela sobrevivência" são os que determinam o rumo da evolução, não importando se produzem descendentes e quantos eles são.

11. Entre os cães domésticos encontramos uma grande diversidade morfológica (p. ex.: Fox, São Bernardo, Doberman, Poodle e muitos outros). Já entre os cães selvagens (Cachorro-do-mato, Lobo-guará), a diversidade é muito menor.

a) Como se explica, em termos evolutivos, essa diferença?

b) Que nível taxonômico atribuímos à grande diversidade encontrada dentro de cada grupo de animais domésticos? Por quê?

c) Por que os cães "vira-latas" são, em média, mais resistentes a doenças que os cães com pedigree? 12. Considere os esquemas 1 e 2 a seguir, representativos das populações A e B em dois momentos diferentes.

Em um primeiro momento, a situação seria como representado em 1, após um determinado período de tempo, a representação seria com mostra o esquema 2:

Compare os dois esquemas e responda:

a) O que representa a região hachurada no esquema 1?

b) O que poderia ter ocorrido com os indivíduos correspondentes a essa região, no esquema 2?

13. Nas regiões industrializadas da Inglaterra, as populações de mariposas 'Biston betularia' de cor clara foram substituídas gradativamente por outras de cor escura, a partir de 1900. Esse relato constitui um exemplo clássico de a) competição. b) recapitulação. c) seleção natural. d) irradiação adaptativa. e) convergência adaptativa.

14. Em um experimento, um pesquisador colocou sobre as árvores de bosques poluídos por fuligem e de bosques não poluídos, igual número de mariposas claras e escuras. Depois de observar o comportamento dos pássaros, durante um período de tempo considerado, ele verificou que, no bosque poluído, os pássaros tinham devorado 43 mariposas claras e apenas 15 escuras; no bosque não poluído, haviam sido devoradas 164 mariposas escuras e apenas 26 claras.

Este experimento demonstra uma seleção a) principalmente devido à predação diferencial. b) principalmente devido à ação de genes para a resistência a agentes poluidores.

c) onde o sabor das mariposas é um fator importante a ser considerado.

d) onde a influência do meio ambiente não é significativa.

e) onde o fator determinante são os feromônios liberados pelas mariposas.

15. "Tuberculose contra-ataca com bactéria indestrutível"

Depois de ter sido quase erradicada nos países ricos e controlada no terceiro Mundo, a doença volta a se espalhar, sob forma mais ameaçadora - uma variedade resistente a drogas.

("Folha de São Paulo" - 23105/93). Essa variedade de bactéria resistente é fruto da: a) ação mutagênica de certos antibióticos.

b) ação direta de certos antibióticos sobre o DNA bacteriano.

c) contínua exposição das bactérias a determinados antibióticos que induzem a resistência.

d) seleção natural de bactérias acostumadas ao antibiótico.

e) seleção de linhagens de bactérias mutantes, resistentes aos antibióticos.

(3)

16. Segundo a hipótese atualmente aceita sobre a origem e evolução da vida na Terra, os primeiros seres surgidos seriam heterotróficos por absorção (saprobiontes) com respiração anaeróbica. Com as alterações climáticas do planeta e as atividades desses primeiros seres, o alimento disponível para os saprobiontes começou a rarear. "Em virtude da escassez de alimento, os seres iniciais desenvolveram a capacidade de produzir o seu próprio alimento."

A frase entre aspas foi empregada:

a) corretamente, pois os seres sofreram mutações orientadas pela ausência de alimento disponível. b) corretamente, pois os seres se modificaram para tornarem-se capazes de produzir seu próprio alimento.

c) corretamente, pois a escassez de alimento induziu a formação de características favoráveis nesses seres.

d) erradamente, pois a capacidade de produzir seu próprio alimento é determinada pelo material genético do ser.

e) erradamente, pois foram as alterações climáticas que permitiram o desenvolvimento da capacidade de produzir seu próprio alimento.

17. Analise o texto a seguir:

"No balcão da farmácia alguém diz, interrogando: - Amigo, por que a minha infecção não foi eliminada com o remédio que tomei? Será que ele está vencido?

Responde o balconista:

- Bem, as bactérias que causaram a infecção se acostumaram com o antibiótico e tornaram-se resistentes a ele. Veja, a data do vencimento! Ainda faltam dois anos. O cliente, desesperado, pergunta: - E agora, vou morrer?

O balconista retruca:

- Não! Vamos trocar por outro antibiótico mais forte, e acabaremos com elas.

O cliente, apavorado, grita:

- E, se elas também se acostumarem, o que fazer? O balconista ironiza:

- Comece a rezar...".

Assinale a alternativa que revela a teoria evolucionista que está contida de maneira indireta no diálogo anterior. a) Lamarquismo. b) Biogênese. c) Neodarwinisnio. d) Seleção natural. e) Mutação genética.

18. Considere as frases a seguir.

I. A semelhança do bicho-pau a um graveto é devida à seleção natural.

II. Os peixes do interior de cavernas são cegos, por não fazerem uso da visão.

III. Os herbívoros desenvolveram um estômago complexo, por só comerem vegetais.

IV. As girafas atuais têm pescoço comprido porque seus ancestrais se esticavam para atingir as folhas das árvores.

Refletem o pensamento de Lamarck, a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas. c) II e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

19. As infecções hospitalares podem ser de difícil combate por meio de antibióticos comuns. Esse fato deve-se a:

a) indução nas bactérias de resistência aos antibióticos.

b) convivência de diversos portadores de diversos tipos de infecção.

c) seleção de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos.

d) rejeição dos antibióticos pelo organismo humano. e) tendência da bactéria a se habituar aos antibióticos.

(4)

20. O esquema a seguir mostra dois tipos de indivíduos (A e B) de uma mesma espécie, reproduzindo-se ao longo de quatro gerações.

A análise dessa seqüência permite afirmar que os indivíduos do tipo B:

a) desenvolveram resistência às variações ambientais.

b) possuíam variações favoráveis em relação ao ambiente onde estavam.

c) transmitiram características adquiridas no meio ambiente para seus descendentes.

d) não sofreram ação da seleção natural pois eram mais aptos.

e) criaram mutações vantajosas para esse ambiente em particular.

21. Existem duas grandes teorias que tentam explicar os mecanismos pelos quais os organismos evoluíram e continuam a evoluir. Tanto Lamarck como Darwin apresentam um fator como primordial para a evolução. A diferença é que, para Lamarck, este fator é a causa direta das variações e, para Darwin, este mesmo fator seria o que seleciona dentre as variações possíveis a mais adaptada. Este fator é

a) o ambiente.

b) a grande capacidade de reprodução. c) a competição.

d) a variação hereditária transmissível. e) a migração.

22. Na época de Darwin, as Ilhas Galápagos abrigavam uma grande variedade de espécies de pássaros, hoje conhecidos como "Tentilhões de Darwin", semelhantes entre si quanto à estrutura geral do corpo, mas diferentes quanto ao bico, adaptados a diferentes tipos de alimentos. Estas espécies diferentes originaram-se de uma população ancestral através de um processo conhecido por: a) seleção natural.

b) evolução convergente. c) convergência adaptativa. d) coevolução.

e) oscilação genética.

23. Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Segundo Lamarck, os organismos teriam evoluído pela transmissão de modificações adquiridas pelo uso ou desuso de certos órgãos.

b) Para Darwin, a evolução resultaria da sobrevivência dos organismos mais aptos na competição por espaço e alimento.

c) A grande diversidade de estruturas e comportamento dos indivíduos de uma população pode ser explicada pelas mutações.

d) Duas populações só constituem efetivamente duas espécies distintas quando perdem a capacidade potencial de trocar genes entre si.

e) A seleção natural garante o equilíbrio genético da população através dos processos de adaptação. 24. Assinale a opção que apresenta a SEMELHANÇA e a DIFERENÇA entre a teoria darwinista clássica e o neodarwinismo, respectivamente:

a) Seleção natural e mutação. b) Seleção natural e fixismo.

c) Seleção natural e caracteres adquiridos. d) Mutação e oscilação genética.

e) Mutação e freqüência de gens.

25. Durante o ano de 95 no "Jô Soares Onze e meia" surgiu um questão interessante "Por que as baratas inglesas são mais resistentes aos venenos e inseticidas comuns?" Uma explicação coerente com as idéias de Darwin e neodarwinista seria que: a) as baratas inglesas ganharam, com o passar do tempo, resistência aos venenos, tornando-as imunes aos mesmos

b) as baratas inglesas são mais sadias, mais bem alimentadas que de outras partes do mundo

c) as baratas inglesas foram selecionadas durante toda a industrialização inglesa por conviverem com lixo tóxico, sobrevivendo apenas aquelas com características resistentes a todo tipo de toxinas d) as baratas inglesas tornaram-se imunes as toxinas de tanto comê-las

(5)

comem, evitando assim de comer lixo tóxico.

26. São mecanismos responsáveis pelo aumento da variabilidade genética dos organismos a:

a) mutação, a seleção natural e a partenogênese. b) mutação, a autogamia e a recombinação gênica. c) mutação, a segregação independente dos cromossomos e a recombinação gênica.

d) seleção natural, a segregação independente dos cromossomos e a autogamia.

e) seleção natural, a recombinação gênica a partenogênese.

27. Um estudante levantou algumas hipóteses para explicar porque em alguns rios de caverna os peixes são cegos. Qual delas está de acordo com a teoria sintética da evolução?

a) No ambiente escuro das cavernas, os olhos se atrofiaram como conseqüência da falta de uso. b) Os olhos, sem utilidade na escuridão das cavernas, se transformaram ao longo do tempo em órgãos táteis.

c) No ambiente escuro das cavernas, os peixes cegos apresentaram vantagens adaptativas em relação aos não cegos.

d) A falta de luz nas cavernas induziu mutação deletéria drástica que levou à regressão dos olhos num curto espaço de tempo.

e) A falta de luz nas cavernas induziu mutações sucessivas que ao longo de muitas gerações levaram à regressão dos olhos.

28. A teoria sintética ou teoria moderna da evolução é a mais consistente do que a teoria da evolução elaborada por Darwin, principalmente porque ele não teve condições, em sua época, de explicar a ocorrência da:

a) seleção natural. b) mutação gênica. c) migração.

d) adaptação ao meio.

e) transmissão das características adquiridas. 29. A alta freqüência de uma doença, numa população local, que se originou a partir de um pequeno número de indivíduos, sendo que um deles era portador do gene responsável por essa doença, é um exemplo de a) mutação. b) adaptação. c) seleção natural. d) oscilação genética. e) isolamento geográfico.

30. Para explicar as origens das variações entre os seres vivos, surgiu o conceito de mutação, que foi usado por a) apenas Lamarck. b) apenas Darwin. c) Neodarwinistas. d) Lamarck e Darwin. e) Darwin e Neodarwinistas.

31. Sobre conceitos básicos de evolução, são feitas as seguintes afirmativas:

I- A forma do corpo da baleia e do tubarão, que os adapta bem à natação, é exemplo de irradiação adaptativa.

II- Danças nupciais em peixes, canto de insetos e coaxar de sapos são exemplos de isolamento reprodutivo.

III- "O urso polar é branco porque vive na neve" é uma frase que apresenta uma concepção darwinista de evolução.

Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s): a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) Apenas II e III.

(6)

32. A seguir temos a representação esquemática de uma população de indivíduos A de uma determinada espécie. Nesta população surge um mutante M, cuja origem é desconhecida.

Assinale a alternativa que se relaciona corretamente com o gráfico

a) a mutação em M determina a manifestação de caráter indesejável, tornando o indivíduo menos apto a sobreviver.

b) a mutação em M melhora sua relação com as exigências do meio. ambiente, tornando o indivíduo mais apto à sobrevivência.

c) os indivíduos A foram certamente, contaminados por um vírus mutante que se desenvolveu nos indivíduos M, provocando sua extinção.

d) os indivíduos M foram, certamente, afetados por um vírus que os tornou também mutantes e mais aptos a sobreviver, facilitando a sobrevivência dos indivíduos A.

e) as mutações em M tornaram, certamente, os indivíduos A estéreis, razão fundamental de sua extinção.

33. A seguir são dadas algumas informações sobre evolucionismo:

I - Populações novas que já podem ser consideradas como espécies distintas.

II - População original homogênea.

III - Acúmulo de diferenças genéticas entre as populações.

IV - Estabelecimento de isolamento reprodutivo. V - Aparecimento de barreira geográfica.

VI - Populações novas que já podem ser consideradas como raças distintas.

Assinale a alternativa que ordena em seqüência a formação de duas espécies novas a partir de uma população ancestral.

a) II, V, VI, I, III e IV. b) I, II, III, IV, V e VI. c) IV, V, III, VI, I e II. d) III, VI, I, II, IV e V. e) II, V, III, VI, IV e I.

34. O processo de formação de raças se inicia através do(a): a) diversificação gênica b) seleção natural c) isolamento reprodutivo d) isolamento geográfico e) biocenose

35. Uma população foi subdividida em duas por uma barreira geográfica. Após um longo tempo, essa barreira desaparece e as populações entram em contato. Para que tenha havido especiação, é fundamental que tenha ocorrido

a) variabilidade genética. b) oscilação genética. c) mutação cromossômica. d) isolamento reprodutivo. e) alteração fenotípica.

(7)

36. Duas populações de pássaros morfologicamente semelhantes e designadas por A e B, vivem em ecossistemas diferentes. Na área de transição entre esses ecossistemas pode, ocasionalmente, ocorrer cruzamento entre membros das populações A e B com descendentes férteis.

A partir da análise dessa situação, um estudante aventou as seguintes hipóteses:

I - As populações A e B podem ser sub-espécies ou raças de uma mesma espécie.

II - As populações A e B podem estar em fase de especiação.

III - O DNA das populações A e B apresenta grande semelhança quanto às seqüências de bases nitrogenadas.

Pode-se considerar: a) apenas I viável. b) apenas II viável. c) apenas III viável. d) II e III viáveis. e) I, II e III viáveis.

37. Existe um dito popular que pergunta: "Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?". Sendo a galinha uma ave, do ponto de vista biológico e evolutivo, a alternativa correta para responder a essa questão é:

a) o ovo, pois as aves são todas ovíparas.

b) o ovo, pois as aves descendem dos répteis, que também põem ovos.

c) a galinha, pois o ovo surgiu nas aves posteriormente.

d) o ovo, que deu origem às aves e depois aos répteis.

e) a galinha, pois os répteis que originaram as aves não punham ovos.

38. Especiação é um processo de formação de novas espécies. O mecanismo diretamente responsável pela especiação é chamado de:

a) hibridação.

b) isolamento reprodutivo. c) esterilização.

d) recombinação gênica. e) multiplicação celular.

39. Encontram-se a seguir etapas de um processo de especiação.

I - Quando a temperatura da região se eleva, duas populações se isolam nas encostas de montanhas diferentes.

II - Uma espécie de pássaro, adaptada ao frio, habita todo um vale.

III - As diferenças genéticas acumuladas durante o período de isolamento não permitem que os membros das duas populações se cruzem.

IV - Após milhares de anos, a temperatura volta a baixar e as duas populações espalham-se pelo vale. A seqüência lógica dessas etapas é:

a) I, II, III, IV. b) II, I, III, IV. c) II, I, IV, III. d) II, III, IV, I. e) IV, III, II, I.

40. A mutação gênica, nos organismos eucariontes a) constitui a principal fonte de variabilidade genética.

b) ocorre exclusivamente pela ação de agentes mutagênicos.

c) origina apenas seres recessivos.

d) ocorre devido a alterações na molécula de DNA. e) origina somente combinações gênicas adaptativas.

Referências

Documentos relacionados

As tecnologias ampliam as possibilidades de ensino para além do curto e delimitado espaço de presença física de professores e alunos na mesma sala de aula. A

Em aço inox AISI 304 Lavável na máquina da louça a 50°C com água e detergente adequado Secar no forno a 180ºC durante 25 minutos. 22/04/2021

O objetivo deste trabalho é implementar a simulação de uma destilaria autônoma de etanol usando um modelo cinético (Ghose e Tyagi, 1979) e duas configurações

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Porém, a Administração – composta por Vasco Alberto Hipólito Parreira (Presidente), Vasco Parreira, Vasco Esteves Fraga, António de Albergaria Pinheiro e

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

--- A Câmara deliberou, por unanimidade, certificar de acordo com as minutas propostas que se anexam ao presente termo de aprovação de minuta. --- --- A presente deliberação

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language